Matérias NA

Onde alugar carros?

 

comprando-carro-eua-1-1024x576 Onde alugar carros?



Planejando aquela viagem e você percebe que irá precisar alugar um automóvel. Porém, como isso funciona? Em vários momentos nos deparamos na internet com informações do tipo: “alugar um veículo da forma tradicional não tem burocracia”. Será que não?

O primeiro passo é saber comparar os preços. Atualmente, temos muitas empresas de aluguel no Brasil. Com a concorrência grande, muitas delas oferecem condições especiais e não podemos esquecer das startups que estão revolucionando esse serviço.

Hoje, contamos com empresas emergentes (startups) que estão inovando o mercado: temos as de serviços bancários que não cobram taxas, as de cartões de crédito que não cobram anuidade, as de serviço de comida que entrega na sua casa e as de aluguel de automóvel que disponibilizam vantagens exclusivas.



comprando-carro-eua-1-1024x576 Onde alugar carros?

Alugando carro compartilhado

Você já pensou em dividir o seu veículo com outras pessoas?

Quando se trata do nosso carro pode até parecer estranho, mas se for um alugado a ideia muda completamente não é? Conhecido como Car Sharing (carro compartilhado), o cliente tem acesso a carros por hora, após realizar o cadastro, tudo fica ainda mais fácil, podendo reservar através de casa ou na rua (tudo pelo celular) e esses automóveis ficam espalhados pela cidade.

Essa modalidade já é muito comum em alguns lugares da Europa e nos Estados Unidos. Ela surgiu em função das necessidades do homem moderno cada vez mais cercado de informações e tecnologia. Os automóveis ficam em pontos estratégicos como em estacionamentos perto de estações de metrô.

comprando-carro-eua-1-1024x576 Onde alugar carros?

A chegada desses aplicativos vem gerando uma grande concorrência. A Zazcar, por exemplo,  é uma empresa de Car Sharing, que disponibiliza os carros em estacionamentos em mais de 100 pontos da cidade de São Paulo. Você instala o aplicativo e localiza o veículo mais próximo. O condutor só paga pelo tempo utilizado e a quilometragem percorrida.

Já uma outra startup, a Vai.Car, oferece a entrega e retirada do veículo na casa do cliente, com zero de caução e sem necessidade de devolver o carro com o tanque cheio. Tudo feito através do celular.

comprando-carro-eua-1-1024x576 Onde alugar carros?

A Moobie é uma empresa que fornece veículos temporariamente e de maneira colaborativa. Você pode cadastrar o seu automóvel para que outra pessoa possa alugar e assim o dono pode ganhar um dinheiro extra.

Ainda há muitos outros apps oferecendo diversos modos de aluguel. Por isso, antes de já sair fechando negócio pesquise bem, veja qual oferece mais benefícios por menos custo.

Alugando um carro de locadora

comprando-carro-eua-1-1024x576 Onde alugar carros?

Além dessas que citamos acima, temos as empresas que já estão há anos nesse mercado. Devido a algumas burocracias, muitas pessoas tem dúvidas de como tudo isso funciona. Por isso, preparamos uma lista com tudo o que você deve saber antes de finalizar um aluguel.

1 – Idade mínima e tempo de habilitação

O tempo mínimo de habilitação é levado em conta pelas empresas, o motorista deve ter, pelo menos, dois anos de CNH. Além disso, a idade mínima que é de 21 anos. Caso esteja com o nome sujo, o locatário também poderá ter problemas para conseguir reservar um veículo.

2 – Documentos necessários

Além da CNH e a idade mínima que mencionamos acima, atente-se aos documentos necessários: a própria Carteira de Habilitação Nacional (original e definitiva), documento de identidade com foto (RG e CPF originais, embora a CNH muitas vezes seja aceita no lugar) e um cartão de crédito para o caução.

3 – Forma de pagamento

Sim, você deve ficar atento a forma de pagamento. A pré-autorização, também conhecido como “caução” é um bloqueio que a locadora faz no seu cartão de crédito. Sendo assim, o limite dele será menor até que você devolva o veículo. Após a devolução, a própria empresa entra em contato com a bandeira do cartão para que seja feito o desbloqueio. Ou seja, sem o cartão crédito fica impossível realizar a reserva.

Já a forma de pagamento, geralmente, é livre. Você pode pagar com dinheiro e cartão de débito ou crédito. Vale confirmar a possibilidade dessas modalidades direto com a empresa.

4 – Proteção do veículo

Muitas delas não oferecem seguro, por esse motivo é recomendado verificar junto a empresa.  Em muitos casos é necessário o pagamento de uma taxa, cujo o valor varia e também irá depender do tipo de cobertura. Ainda é possível pedir mais adicionais como: GPS, cadeirinha de transporte para criança, dentre outros, mas já adiantamos que os preços cobrados são bem altos.

5 – Fique atento com os prazos e o combustível

O carro alugado é entregue com tanque cheio e assim deve ser feito na hora da devolução. Procure saber sobre a multa caso ocorra o não cumprimento dessa regra e os horários de retirada e devolução. A locadora poderá cobrar o combustível usado seguindo uma tabela própria, obviamente que ainda mais caro do que nos postos de gasolina.

6 – Aluguel pela internet

Use a Internet a seu favor. Assim como em passagens aéreas, alugar com antecedência pode sair mais barato. E não é só isso, você pode fazer comparações e o melhor, pode reservar para usar no Brasil ou no exterior.

Através do Skyscanner, por exemplo, o locatário pode realizar essa comparação. Na home do site, coloque o “Local de retirada” depois o “Local de devolução” e por fim as datas e os horários. Ele mostrará os preços mais baratos, a empresa, o que está incluso e algumas informações adicionais. Também existem outros sites que pesquisam isso, como Decolar.com, Kayak, Expedia, Submarino Viagens, etc.

7 – Cuidado com a limpeza

A empresa te entrega um automóvel limpo e você o devolve completamente sujo. Tome cuidado com isso porque poderá gerar uma outra taxa, se a sujeira for exagerada. Não podemos esquecer que outras pessoas usarão o carro depois, ele precisa ser devolvido nas mesmas condições de uso em que foi retirado.

Nada de fazer a devolução com ele sujo de terra, areia, gordura no interior e até com mau cheiro. Ninguém vai gostar de pagar a mais por esse descuido.

8 – Leia o contrato de aluguel

Não deixe a empolgação te atrapalhar. Pode até parecer chato, mas é muito importante ler todo o contrato disponibilizado pela locadora. Veja se tudo o que foi passado para você está em contrato e se não há valores escondidos. Além disso, verifique os horários, as datas e os serviços adicionais.

O mesmo vale para as startups, muitas delas fornecem essas informações direto no site ou no aplicativo. Se mesmo assim tiver dúvida, procure entrar em contato via telefone, chat e também vale dar uma conferida nas avaliações e comentários nas redes sociais, principalmente no Facebook.

Principais locadoras de carros:

  • Alamo
  • Movida
  • Hertz
  • Localiza
  • Avis
  • Unidas

As informações aqui foram extraídas do padrão de mercado. Algumas regras podem sofrer alterações dependendo da empresa, por isso, reforçamos confirmar antes com a locadora cada ponto.

COMPARTILHAR:
  • Unknown

    Matéria interessante. Sempre alugo veículos em minhas viagens com a família e nunca tive problemas. No exterior, indico a Alamo e no Brasil não tenho reclamações da Movida e da Localiza.

    • MMM

      Não sei aonde vc costuma alugar, mas só pra te dar um toque, em geral a Enterprise é imbatível nos Estados Unidos.

      • Unknown

        Nunca aluguei pela Enterprise, mas gostei do atendimento e preços da Alamo em Miami. No Brasil, uma vez aluguei de particular em Fortaleza. Fiquei desconfiado no começo, mas no fim não tive problemas e acabei pagando metade do preço de uma locadora “oficial”.

  • Se tiver algum problema com seu cartão na hora é possivel fazer a caução apenas com os dados do cartão. Passei por isso uma vez em 2016 na Localiza e sai com o carro sem estar com um cartão em mãos.

  • Fábio A.

    Sempre procuro locadoras parceiras do Km de Vantagens – Ipiranga ou parceiras dos meus cartões de crédito. Sempre consigo bons descontos e upgrade de categoria.

  • pedro

    Eu já pensei em anunciar o meu carro no Moobie, mas acredito que se ocorrer algum sinistro, a seguradora não vai cobrir, por isso tenho medo.

  • Cristiano Melo

    Na Europa sempre uso a Sixt que nao esta listada na materia, mas é excelente. Na Alemanha é a melhor opcao pois é a frota de mercedes, bmw e audi mais nova que existe e os preços sao muito bons

    • Leonardo

      Também sempre uso a SIXT, sem dúvida a melhor e mais “premium” das locadoras europeias. Para quem tem Mastercard Black pode (ou podia, não sei mais) entrar gratuitamente na SIXT platinum, que tem alguns benefícios e descontos. A única coisa “ruim” é que eles tem parcerias com a BMW, então normalmente você nunca acaba pegando as Mercedes da categoria que alugar. Vamos combinar, não tem nem comparação do conforto de uma BMW com o de uma Mercedes né kkkk

  • Zé Mundico

    Sempre estou indo a Europa (Portugal e Itália) e sempre alugo carro para locomoção entre cidades, para não depender de horários fixos e poder curtir melhor a viagem. Dentro das cidades ando mesmo de metrô e busão.
    O conselho que dou é sempre alugar carro nas grandes marcas, pois oferecem carros novos, desenrolados e frequentemente dão descontos, dependendo do período de locação.
    Uma vez fui na Hertz em Peschiera (que funciona numa autorizada Fiat) e pedÍ o modelo mais barato do estoque, que seriam o Fiat Panda ou o Lancia Y. Por incrível que pareça não havia nenhum disponível e acabaram me dando um Fiat 500-X a diesel, que custava muito mais caro. Mesmo assim, paguei as taxas mais baratas e ainda esticaram a devolução do carro até as 8 da noite sem custo adicional. Deixei o carro no pátio da Hertz e joguei a chave por uma janelinha que eles já deixam aberta para esses casos. Nem vigia tinha…..rsrsrsrs
    Outra dica é sempre alugar carro na própria locadora (ou pelo site) e evitar aluguel por terceiros (hotéis, empresas aéreas, clubes, etc) porque sempre cobram uma bendita “taxa de serviço”.

    • Guilherme Batista

      Eu costumo utilizar os sites rentcars.com para os EUA e o autoeurope.com para europa.

      Sempre obtive excelentes preços nesses sites sem taxas a mais, inclusive há opções de pagar na hora.
      Uma vantagem é que sempre tem os seguros básicos incluidos por preços menores do que na própria locadora

    • Guilherme Gimenes

      upgrades sem custo sao normais..se eles n tem o carro da categoria q vc alugou, sao obrigados a te ceder um de categoria acima …uma vez aluguei um chevy aveo, e me deram um elantra.. mas tem q ficar esperto!!! esse upgrade me cobraram, mesmo sem eu pedir! entao vejam sempre o valor final ao devolver o carro… fui no stand da alamo (aeroporto de miami) e em 5min estornaram o valor do cartao

  • MMM

    Outra dica: se você tiver cartão Platinum ou Black, NÃO FAÇA SEGURO da locadora. Se você pagar a locação com o seu cartão, o seguro está incluso. Emita a apólice quando fizer a reserva e recuse qualquer seguro da locadora, senao o do cartão será invalido.

    Mais uma: se for alugar GPS, veja as opções, pois muitas vezes você consegue um carro de categoria superior que já vem com GPS por diferença de diária menor do que a locação do próprio GPS.

    • Guilherme Batista

      Uma vez aluguel um Opel Corsa e queriam me empurrar um GPS, como eu tinha celular, recusei.
      Quando fui pegar o carro, vi que ele ja tinha GPS e por incrivel que pareça, ele ajustava a rota através do tráfico..

    • Guilherme Gimenes

      eu faco isso sempre, mas um detalhe: NAO COBRE TERCEIROS. Sempre nego os seguros, e por isso prefiro usar os totens na loja (99% das x vou de Alamo) pq nao ficam te perturbando empurrando seguros…
      qto ao gps, sempre levo o meu, e algumas x o carro ja veio com gps tb… fiquei com receio de usar e eles “detectarem” q usei e me cobrarem diaria..mas isso nunca aconteceu.

      • MMM

        Vc so paga pela locacao se eles te derem o aparelho avulso. Se o carro tiver gps vc pode usar sem problemas.

    • IPZ.4

      Cara, sempre tive dúvida de como ter certeza de que o seguro do cartão está válido. Como é? Depois que pago a locação tenho que entrar em contato com a administradora do cartão pra confirmar/obter a apólice?

      • MMM

        Vc tem q fazer antes. Qdo fizer a reserva, va no site do seu cartao, tem uma area especifica de beneficios. La vc preenche con os dados do local, locadora, categoria do carro e emite a apolice.

        • Guilherme Gimenes

          Cara, faço isso ha muitos anos, e desconheco q vc tem que emitir apolice ANTES de alugar o carro.. ja liguei pra visa, e falaram que basta utilizar o cartao pra alugar, e o mesmo tem que ser o condutor, e já esta automaticamente valendo, e claro, vc tem que negar os seguros que oferecerão. formularios, vc tem que preencher caso haja sinistro, ai sim … eu tinha essa mesmo duvida que o IPZ.4 , por isso liguei pro cartao pra confirmar .. será que me passaram errado? tem algum link com essas informacoes que vc falou? (nao to duvidando nao, apenas fiquei na duvida mesmo…) abs

          • MMM

            Você tem razão. Uso Master Black e era assim, entretanto acabei de ver no site que a partir de Dezembro de 2017 não é mais necessária a emissão da apólice, Como não usei este ano, não sabia.

            • Guilherme Gimenes

              NMM, essa ligacao q fiz pro cartao pra confirmar, foi ha mtos anos atras.. bem antes de dezembro de 2017 …e nunca preenchi ou imprimi nenhum formulario .. bom, menos mal q nunca precisei usar o seguro, e economizei uma boa grana negando os seguros.. tb uso masterblack ou visa platinum .. e fiz isso com ambos…

          • Charlis

            Acho válido checar constantemente…
            Antigamente era 100% automático pra mim, depois no próprio site do cartão surgiu um fomulário para preencher, mas obviamente a reserva já foi feita.
            O que é indicado, é você acessar o site do cartão e imprimir a apolice, pois lá contém os telefones caso de algum pepino.

            []s

          • Leonardo

            Na mastercard você tira antes, mas nada impede que você tire quando ocorrer o acidente. O importante é que a reserva esteja paga no cartão.

    • Guedes

      Mas na Movida, por exemplo, se você quiser utilizar o seguro do cartão o preço da locação aumenta.

      • MMM

        Essa prática é proibida. O que eles podem aumentar é a caução, que é o valor que vai ser bloqueado no seu cartão, mas não podem aumentar o valor da locação pq você não comprou o seguro deles.

        • Guedes

          Entendo não ser proibida não. Não vejo como venda casada.

    • Charlis

      No meu entendimento isso é relativo,
      Caso você seja “premiado” de bater o carro, utilizando o seguro da locadora você perderá poucas horas das duas férias (ou semana de trabalho).
      Basta fazer o report (B.O.) ligar para a locadora, e já ir pegar o carro novo.
      Porém, se estiver dependendo do seguro do cartão, a estória é um pouco diferente.
      Além de ter que fazer N ligações entre locadora, cartão, seguro, documentar tudo com fotos, você vai arcar com o prejuízo para depois ser reembolsado pelo cartão de crédito. Isso se tudo der certo.

      Ai, é aquela história… eu trabalho o ano inteiro, para ter suadas férias de 20 dias, eu não aceitaria perder 1 hora a mais se quer, para resolver pepinos, que poderiam ser evitados…
      Resumindo, eu utilizada o seguro do cartão, porém depois de algumas experiências, eu voltei a utilizar o da locadora no exterior (aqui no BR ainda utilizo o do cartão).

      Outro erro que eu li aqui,
      Você deve SIM pagar pelo seguro de terceiro (Third Parties), visto que, o seguro do cartão cobre os danos causados apenas no seu carro (CDW ou LDW).
      Se for contemplado com uma batidinha atras de uma F488 … vai perder bons anos de sua vida trabalhando.

      E por fim, sobre o GPS, também tem que ficar esperto.
      Já vi gambiarra das locadoras desativando o menu do GPS na multimidia original do carro.
      Isso já aconteceu comigo nos USA e na Australia.

      A minha sugestão é, fazer o download do mapa da região inteira no Google Maps… e ser feliz!

      []s

      • MMM

        Sem dúvidas. O seguro da locadora vc paga a conveniência e pra quem viaja 1 vez por ano provavelmente é a melhor opção. Ano passado eu aluguei carros por mais de 20 vezes fora do Brasil. E na maioria das vezes a trabalho, ou seja, com cartão corporativo da empresa. E bem lembrado, sempre fazer seguro para terceiros.

        • Charlis

          Sim, o seu caso é diferente…
          Só quis mostrar aqui alguns pontos, para alertar pessoas que não tem costume de viajar, ou até mesmo quem não domina o inglês.
          Pois utilizando o seguro do cartão, é você quem corre atras de tudo, e isso pode ser um pesadelo pra alguns, e muito simples para outros.

          []s

      • Leonardo

        Olha se era assim, não é mais não.
        Há alguns meses, uns tios viajaram para os Estados Unidos e arrastaram o para-choque numa coluna. O seguro era do cartão e foi BEM tranquilo. Quando devolveram o carro informaram o ocorrido e entregaram a apólice do seguro que você mesmo tira do cartão e… pronto, foi isso. A locadora entrou em contato com a Mastercard e resolveu tudo e o processo foi acompanhado daqui do Brasil mesmo pelos meus tios.
        Até porque eles só ficam sabendo que você bateu o carro bem depois que você já devolveu o carro, quando fazem a inspeção (costumo alugar muito carro quando estou viajando, 2 vezes por ano normalmente, e nunca ocorreu de uma perícia “prévia” a devolução).
        Agora se o carro da PT são outros 500, daí já não sei como é. Minha experiência com todos os antedimentos e proteções que precisei e utilizei do Mastercard Black, por exemplo, foi fora de série de tão bom, não acho que seria tão problemático assim, estando dentro do limite da franquia obviamente.

        • Charlis

          Mas a questão ai é que foi apenas estética.
          Com ou sem seguro qualquer, você perderia tempo depois da viagem…

          O problema é bater o carro, e ele não andar mais, ai com certeza o tempo de resolução será bem diferente.

          []s

  • Aristeu Junior

    Aqui no Brasil sempre consigo melhor preço pela Alamo, mesmo ela sendo a Unidas, pelo site Alamo o preço é o menor

  • Daniel dos Santos

    Loco muito a servico qua do visito meus clientes no Brasil. Sou fidelidade platinum Localiza..por ano, consigo cerca de 7-10 cortesias..atendimento nota 10 e muito rapido.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email