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Onde anunciar carros?

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O constante aumento no preço dos carros novos tem causado um efeito direto nas vendas dos modelos seminovos e usados. Quem ainda não pode sair com um automóvel zero km duma concessionária, e também aqueles que não querem fazer isso, certamente olham com carinho para esse outro grupo de veículos.



Segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em fevereiro desse ano foram comercializados 741.381 unidades, entre veículos e comerciais leves, apenas entre os modelos seminovos e usados. No acumulado de 2018 já são 1.611.061 unidades (4,82% a mais do que em 2017, no mesmo período).

Tudo isso mostra um mercado aquecido, com boas oportunidades, caso você esteja pensando em colocar o seu veículo à venda. Mas aí surgem algumas perguntas importantes, se você optar por fazer isso de forma particular. Qual o melhor método para anunciar meu carro? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? E como fazer um anúncio chamativo, independente da forma escolhida?

Anunciar no próprio carro

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Como já falamos anteriormente aqui no NA, vender o carro de forma particular pode demorar um pouco mais, mas garante um preço mais alto do que entregá-lo numa loja multimarcas ou concessionária. E um dos métodos mais antigos e mais usados para se fazer isso é colocando uma placa ou adesivo de venda no próprio veículo.

Esse tipo de anúncio permite que você aproveite o uso normal no dia a dia para anunciá-lo a possíveis interessados. Pra quem roda bastante pode ser uma boa opção, especialmente se ela estiver aliada a outro tipo de anúncio (num jornal ou pela internet). Convenhamos, vender o seu carro apenas colocando um adesivo no vidro é mais difícil, pois limita bastante o número de pessoas que vão olhar e se interessar.

Se optar por essa forma de anúncio, é importante escolher bem a posição do adesivo (colocá-lo no vidro traseiro permite que alguém tenha mais tempo pra ler as informações) e o que você vai dizer ali.

Como não há espaço pra muita coisa, é importante se concentrar nas informações que realmente são importantes, como ano e modelo e seu contato. Além disso, você pode acrescentar “único dono”, “completo” ou detalhes abreviados, como AR ou AC (ar-condicionado), DH (direção hidráulica), TRV ou TE (trava elétrica), entre outros.

Preço: entre R$ 5 e R$ 20 (mais frete), na maioria dos sites que oferecem esse serviço.

Anunciar em seção de classificados no jornal

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Outra maneira bem convencional de anunciar seu carro é através da seção de classificados de um jornal, seja ele especificamente de automóveis ou não. Essa forma se tornou popular no passado por seu custo-benefício frente a outras mídias, como rádio e TV.

É claro que a internet colocou esse tipo de mídia como uma opção secundária. Limite no tamanho do texto no anúncio, alto valor para se acrescentar fotos e a circulação restrita certamente contribuíram para isso, especialmente quando comparamos esses pontos com o que os anúncios online podem oferecer.

Mas se na sua cidade ou região a seção de classificados do jornal ainda representa algo, essa pode ser uma boa opção. Assim como no anúncio colado no próprio carro, os caracteres disponíveis para falar sobre seu carro numa página de jornal são limitados. Por isso, novamente é preciso se concentrar no que realmente importa, talvez citando os itens de série ou acessórios instalados, a quilometragem e o estado de conservação, e assim por diante, além dos itens óbvios (citados acima).

Uma vantagem que temos hoje ao anunciar um carro dessa forma, é que a maioria dos jornais tem um site, e você pode optar por colocar o anúncio nas duas mídias. Fazer isso vai permitir acrescentar algo muito importante, que são as fotos do veículo (vamos falar um pouco mais sobre elas logo abaixo).

Preço: usando como base o jornal de maior circulação no país, o preço dos anúncios de veículos varia entre R$ 40 e R$ 60, por semana.

Anunciar na internet

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Esse é o tipo de anúncio mais barato e abrangente, o que o torna a melhor opção. Mas disso você com certeza já sabia. O que impressiona é o quanto as pessoas preferem os sites de classificados. Segundo uma pesquisa feita pelo Mercado Livre Classificados, 96% dos que pensam em comprar um veículo recorrem à internet para isso.

Ao anunciar seu carro dessa forma, você tem inúmeras opções (várias delas sem custo algum), atinge pessoas de todo o país (ou de vários países) e ainda consegue acrescentar muito mais informações e fotos do seu veículo, o que certamente aumenta consideravelmente as chances de vendê-lo. Mas como fazer um anúncio que se destaque em meio a tantos outros?

Já que você pode falar mais, faça isso. Não tenha pressa ao descrever todas as características do seu veículo, e faça isso com atenção redobrada. É muito comum encontrar anúncios incorretos. Pesquise pelo carro mais caro à venda no WebMotors, por exemplo, e você vai entender do que estamos falando (dica: é uma Nissan Frontier 2012 sendo vendida por R$ 1 bilhão). Outros erros incluem não informar a quilometragem (ou errar no valor), ocultar dados importantes sobre o estado de conservação ou não informar seu contato.

As fotos são um capítulo à parte, pois são uma peça fundamental em um bom anúncio. Tire tempo para fazer isso com calma, num ambiente bem iluminado (luz natural é sempre melhor). Não se esqueça de mostrar todos os detalhes importantes (fotos da frente, traseira, lateral e interior são imprescindíveis), mas faça isso após uma boa limpeza no veículo.

Preço: dentre os muitos sites de classificados online, existem aqueles que permitem anúncios grátis (às vezes limitados a 1 anúncio por cadastro) e os pagos (com valores que chegam a R$ 120, até vender).

Anunciar em redes sociais e leilão online

Além dos tipos de anúncios citados acima, existem outras maneiras de divulgar seu carro que estão ganhando mais adeptos nos últimos anos:

REDES SOCIAIS: Uma delas é anunciar nas redes sociais, como o Facebook. Apesar de não ser uma site de classificados, ele pode cumprir exatamente essa função, pois existem diversos grupos de venda que atraem cada vez mais pessoas. Além disso, se você pretende anunciar seu veículo para um grupo específico (no caso de um modelo de colecionador, por exemplo), essa pode ser uma boa opção. Também, é claro, existe a possibilidade de simplesmente divulgar o anúncio em sua página pessoal.

LEILÃO ONLINE: Se o seu objetivo é vender mais rápido, mas não tão abaixo da tabela como acontece nas lojas e concessionárias, os sites de leilão online pode ajudar. Funciona assim: esses sites contam com centenas ou até milhares de clientes cadastrados (lojas e concessionárias), que podem se interessar pelo seu carro. Para isso, você entra no site e faz uma cotação online. Se os valores forem interessantes, você leva o carro até a empresa ou marca uma visita agendada, para que seu carro seja avaliado em detalhes. Ele então é oferecido para os clientes do site, e quem oferecer o melhor preço, leva. A vantagem é que você recebe o dinheiro na hora e a venda costuma demorar entre 60 e 90 minutos.

FEIRÃO: A venda através de um feirão pode ocorrer de duas formas. A primeira envolve vender o veículo para uma loja que participa dos feirões, mas isso elimina boa parte do que você pode ganhar. A outra, mais vantajosa, é realizar a venda por conta própria (se você tiver alguma vocação como vendedor, melhor ainda), o que exige os mesmos cuidados duma venda particular por outro dos meios citados acima. O custo dessa opção varia em torno de R$ 90 a R$ 140, dependendo da posição que seu carro ficará.

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  • Unknown

    Resumindo, anuncie pela internet! Muito menos trabalho e custo zero!

    • José Barbosa

      De fato, hoje em dia não faz o menor sentido em anunciar em jornal, onde você não vê foto e inúmeros outros detalhes que estão disponíveis na internet. É pagar para jogar dinheiro fora, pois não há atratividade.

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