Onix 2013: Único do segmento com central multimídia

Onix 2013

Lançado em 2012, o Chevrolet Onix 2013 foi a primeira linha do hatch compacto no Brasil e chegou se destacando por algumas modernidades.

Na época, ele era o único do segmento a oferecer central multimídia com tela sensível ao toque integrada ao painel. Tal equipamento era de série no topo de linha Onix LTZ e opcional nos modelos Onix LT.

Por conta dessas exclusividades, além do visual moderno, interior bem desenhado e com materiais de boa qualidade para o padrão do segmento e motores adequados também para a sua categoria, o Chevrolet Onix conseguiu atrapalhar os concorrentes mais tradicionais logo nos primeiros meses de vendas — leia-se Volkswagen Gol.

Hoje, está disponível “a rodo” no mercado de usados e pode ser uma boa opção para quem busca por um hatch compacto na faixa dos R$ 30 mil.

Modelos

A Chevrolet comercializou a linha 2013 do Chevrolet Onix em três versões de acabamento, sendo uma delas com duas opções de motorização, totalizando quatro configurações diferentes.

Confira abaixo todas as versões do modelo:

  • Chevrolet Onix LS 1.0
  • Chevrolet Onix LT 1.0
  • Chevrolet Onix LT 1.4
  • Chevrolet Onix LTZ 1.4

Avaliação 365 Onix: Opinião de quem usa no dia-a-dia

Itens de série

Chevrolet Onix LS 1.0

Equipado de fábrica com airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, direção hidráulica, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, para-choques pintados na cor da carroceria, abertura da tampa de combustível pela chave, ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro, brake light, alça dianteira retrátil para o passageiro e rodas de aço de 14 polegadas com calotas e pneus 175/70 R14.

Chevrolet Onix LT 1.0

Em relação ao LS, ganha rodas aro 14 com pneus 185/65 R14 (no LT 1.0), tampa do porta-malas com abertura elétrica, alavanca de transmissão com detalhe cromado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, alarme antifurto, banco traseiro bipartido e rebatível, chave tipo canivete com fechamento de portas e vidros, banco do motorista com regulagem de altura, comandos do ar-condicionado com detalhe cromado e controle de luminosidade do painel de instrumentos.

Inclui ainda direção hidráulica, volante com ajuste de altura e detalhe na cor cinza, painéis de porta com detalhes de acabamento em tecido, maçanetas e retrovisores na cor do carro, moldura da grade frontal e das saídas de ar cromadas, protetor de cárter, maçanetas internas cromadas, entre outros.

Opcionais: central multimídia MyLink e ar-condicionado.

Chevrolet Onix LT 1.4

Agrega rodas aro 15 com calotas, faróis dianteiros com máscara negra e lente decorativa na cor Ice Blue, saias laterais com acabamento em preto e lanternas traseiras escurecidas.

Opcionais: central multimídia MyLink e ar-condicionado.

Chevrolet Onix LTZ 1.4

Recebe vidros elétricos traseiros, ar-condicionado de série, rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus 185/70 R15, computador de bordo, central multimídia MyLink, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, sistema de som com quatro alto-falantes, entre outros.

Onix 2013

Valores da gama

Veja abaixo os preços do Onix 2013 quando ele ainda era comercializado como 0 km entre os anos de 2012 e 2013:

  • Chevrolet Onix LS 1.0: R$ 29.900
  • Chevrolet Onix LT 1.0: R$ 31.690
  • Chevrolet Onix LT 1.4: R$ 35.290
  • Chevrolet Onix LTZ 1.4: R$ 41.990

Já a seguir, os preços atualmente no mercado de usados, de acordo com os dados da Tabela Fipe:

Cores

A Chevrolet lançou o Onix 2013 com cinco opções de cores, sendo três sólidas e as outras duas com acabamento metálico. Veja abaixo as cores do hatch compacto:

  • Branco Summit (sólida)
  • Vermelho Pepper (sólida)
  • Preto (sólida)
  • Laranja Flame (metálica)
  • Prata Switchblade (metálica)

Onix 2013

Motores 1.0 e 1.4

O 1.0 SPE/4 do até então novo Onix (que é usado até hoje no Onix Joy) consegue desenvolver 78 cavalos de potência com gasolina e 80 cv com etanol, a 6.400 rpm. Já o torque é de 9,5 kgfm e 9,8 kgfm, nesta ordem, a 5.200 giros.

Já o 1.4 SPE/4 entrega 98 cv com gasolina e 106 cv com etanol, a 5.600 rpm. O torque, por sua vez, é de 12,9 kgfm e 13,9 kgfm, respectivamente, que surge a 4.800 rotações.

Números de consumo

De acordo com a aferição do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Chevrolet Onix 2013 são estes:

Chevrolet Onix 1.0

Etanol

  • Consumo de 7,8 km/l na cidade;
  • Consumo de 11,5 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 9,2 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,5 km/l na estrada.

Chevrolet Onix 1.4

Etanol

  • Consumo de 7,9 km/l na cidade;
  • Consumo de 11,5 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 9,6 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,6 km/l na estrada.

Onix 2013

Performance

Abaixo, você pode conferir os números de desempenho do Onix com motor 1.0 litro e o 1.4 litro, sempre com câmbio manual, conforme os dados divulgados pela própria Chevrolet:

Chevrolet Onix 1.0

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos;
  • Velocidade máxima de 167 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos;
  • Velocidade máxima de 162 km/h.

Chevrolet Onix 1.4

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos;
  • Velocidade máxima de 180 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
  • Velocidade máxima de 180km/h.

Revisões e Gastos de manutenção

Chevrolet Onix 1.0

  • Revisão de 10.000 km: R$ 272
  • Revisão de 20.000 km: R$ 668
  • Revisão de 30.000 km: R$ 768
  • Revisão de 40.000 km: R$ 560
  • Revisão de 50.000 km: R$ 940
  • Revisão de 60.000 km: R$ 860
  • Revisão de 70.000 km: R$ 556
  • Revisão de 80.000 km: R$ 560
  • Revisão de 90.000 km: R$ 768
  • Revisão de 100.000 km: R$ 1.032

Chevrolet Onix 1.4

  • Revisão de 10.000 km: R$ 272
  • Revisão de 20.000 km: R$ 668
  • Revisão de 30.000 km: R$ 768
  • Revisão de 40.000 km: R$ 560
  • Revisão de 50.000 km: R$ 940
  • Revisão de 60.000 km: R$ 860
  • Revisão de 70.000 km: R$ 556
  • Revisão de 80.000 km: R$ 560
  • Revisão de 90.000 km: R$ 768
  • Revisão de 100.000 km: R$ 1.032

Dados técnicos

Motor 1.0 SPE/4 1.4 SPE/4
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 999 1.389
Válvulas 8 8
Taxa de compressão 12,6:1 12,4:1
Injeção eletrônica Sequencial Sequencial
Potência máxima 78 cv (gasolina) e 80 cv (etanol) a 6.400 rpm 96 cv (gasolina) e 106 cv (etanol) a 6.000 rpm
Torque máximo 9,5 kgfm (gasolina) e 9,8 kgfm (etanol) a 5.200 rpm 13 kgfm (gasolina) e 13,9 kgfm (etanol) a 4.800 rpm
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Disco (dianteira) e tambor (traseira) Disco (dianteira) e tambor (traseira)
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço ou liga-leve de 14 polegadas Aço ou liga-leve de 15 polegadas
Pneus 185/70 R14 185/65 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.933 3.933
Largura (mm) 1.705 1.705
Altura (mm) 1.475 1.475
Entre eixos (mm) 2.528 2.528
Capacidades
Porta-malas (L) 280 280
Tanque de combustível (L) 54 54
Carga (Kg) 400 400
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.034 1.039 (MT)
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,35 0,35

Onix 2013 – fotos

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leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.