Lançado em 2012, o Chevrolet Onix 2013 foi a primeira linha do hatch compacto no Brasil e chegou se destacando por algumas modernidades.
Na época, ele era o único do segmento a oferecer central multimídia com tela sensível ao toque integrada ao painel. Tal equipamento era de série no topo de linha Onix LTZ e opcional nos modelos Onix LT.
Por conta dessas exclusividades, além do visual moderno, interior bem desenhado e com materiais de boa qualidade para o padrão do segmento e motores adequados também para a sua categoria, o Chevrolet Onix conseguiu atrapalhar os concorrentes mais tradicionais logo nos primeiros meses de vendas — leia-se Volkswagen Gol.
Hoje, está disponível “a rodo” no mercado de usados e pode ser uma boa opção para quem busca por um hatch compacto na faixa dos R$ 30 mil.
Modelos
A Chevrolet comercializou a linha 2013 do Chevrolet Onix em três versões de acabamento, sendo uma delas com duas opções de motorização, totalizando quatro configurações diferentes.
Confira abaixo todas as versões do modelo:
- Chevrolet Onix LS 1.0
- Chevrolet Onix LT 1.0
- Chevrolet Onix LT 1.4
- Chevrolet Onix LTZ 1.4
Itens de série
Chevrolet Onix LS 1.0
Equipado de fábrica com airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, direção hidráulica, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, para-choques pintados na cor da carroceria, abertura da tampa de combustível pela chave, ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro, brake light, alça dianteira retrátil para o passageiro e rodas de aço de 14 polegadas com calotas e pneus 175/70 R14.
Chevrolet Onix LT 1.0
Em relação ao LS, ganha rodas aro 14 com pneus 185/65 R14 (no LT 1.0), tampa do porta-malas com abertura elétrica, alavanca de transmissão com detalhe cromado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, alarme antifurto, banco traseiro bipartido e rebatível, chave tipo canivete com fechamento de portas e vidros, banco do motorista com regulagem de altura, comandos do ar-condicionado com detalhe cromado e controle de luminosidade do painel de instrumentos.
Inclui ainda direção hidráulica, volante com ajuste de altura e detalhe na cor cinza, painéis de porta com detalhes de acabamento em tecido, maçanetas e retrovisores na cor do carro, moldura da grade frontal e das saídas de ar cromadas, protetor de cárter, maçanetas internas cromadas, entre outros.
Opcionais: central multimídia MyLink e ar-condicionado.
Chevrolet Onix LT 1.4
Agrega rodas aro 15 com calotas, faróis dianteiros com máscara negra e lente decorativa na cor Ice Blue, saias laterais com acabamento em preto e lanternas traseiras escurecidas.
Opcionais: central multimídia MyLink e ar-condicionado.
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Recebe vidros elétricos traseiros, ar-condicionado de série, rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus 185/70 R15, computador de bordo, central multimídia MyLink, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, sistema de som com quatro alto-falantes, entre outros.
Valores da gama
Veja abaixo os preços do Onix 2013 quando ele ainda era comercializado como 0 km entre os anos de 2012 e 2013:
- Chevrolet Onix LS 1.0: R$ 29.900
- Chevrolet Onix LT 1.0: R$ 31.690
- Chevrolet Onix LT 1.4: R$ 35.290
- Chevrolet Onix LTZ 1.4: R$ 41.990
Já a seguir, os preços atualmente no mercado de usados, de acordo com os dados da Tabela Fipe:
Cores
A Chevrolet lançou o Onix 2013 com cinco opções de cores, sendo três sólidas e as outras duas com acabamento metálico. Veja abaixo as cores do hatch compacto:
- Branco Summit (sólida)
- Vermelho Pepper (sólida)
- Preto (sólida)
- Laranja Flame (metálica)
- Prata Switchblade (metálica)
Motores 1.0 e 1.4
O 1.0 SPE/4 do até então novo Onix (que é usado até hoje no Onix Joy) consegue desenvolver 78 cavalos de potência com gasolina e 80 cv com etanol, a 6.400 rpm. Já o torque é de 9,5 kgfm e 9,8 kgfm, nesta ordem, a 5.200 giros.
Já o 1.4 SPE/4 entrega 98 cv com gasolina e 106 cv com etanol, a 5.600 rpm. O torque, por sua vez, é de 12,9 kgfm e 13,9 kgfm, respectivamente, que surge a 4.800 rotações.
Números de consumo
De acordo com a aferição do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Chevrolet Onix 2013 são estes:
Chevrolet Onix 1.0
Etanol
- Consumo de 7,8 km/l na cidade;
- Consumo de 11,5 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 9,2 km/l na cidade;
- Consumo de 13,5 km/l na estrada.
Chevrolet Onix 1.4
Etanol
- Consumo de 7,9 km/l na cidade;
- Consumo de 11,5 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 9,6 km/l na cidade;
- Consumo de 13,6 km/l na estrada.
Performance
Abaixo, você pode conferir os números de desempenho do Onix com motor 1.0 litro e o 1.4 litro, sempre com câmbio manual, conforme os dados divulgados pela própria Chevrolet:
Chevrolet Onix 1.0
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos;
- Velocidade máxima de 167 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos;
- Velocidade máxima de 162 km/h.
Chevrolet Onix 1.4
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos;
- Velocidade máxima de 180 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
- Velocidade máxima de 180km/h.
Revisões e Gastos de manutenção
Chevrolet Onix 1.0
- Revisão de 10.000 km: R$ 272
- Revisão de 20.000 km: R$ 668
- Revisão de 30.000 km: R$ 768
- Revisão de 40.000 km: R$ 560
- Revisão de 50.000 km: R$ 940
- Revisão de 60.000 km: R$ 860
- Revisão de 70.000 km: R$ 556
- Revisão de 80.000 km: R$ 560
- Revisão de 90.000 km: R$ 768
- Revisão de 100.000 km: R$ 1.032
Chevrolet Onix 1.4
- Revisão de 10.000 km: R$ 272
- Revisão de 20.000 km: R$ 668
- Revisão de 30.000 km: R$ 768
- Revisão de 40.000 km: R$ 560
- Revisão de 50.000 km: R$ 940
- Revisão de 60.000 km: R$ 860
- Revisão de 70.000 km: R$ 556
- Revisão de 80.000 km: R$ 560
- Revisão de 90.000 km: R$ 768
- Revisão de 100.000 km: R$ 1.032
Dados técnicos
Motor | 1.0 SPE/4 | 1.4 SPE/4 |
Tipo | ||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 1.389 |
Válvulas | 8 | 8 |
Taxa de compressão | 12,6:1 | 12,4:1 |
Injeção eletrônica | Sequencial | Sequencial |
Potência máxima | 78 cv (gasolina) e 80 cv (etanol) a 6.400 rpm | 96 cv (gasolina) e 106 cv (etanol) a 6.000 rpm |
Torque máximo | 9,5 kgfm (gasolina) e 9,8 kgfm (etanol) a 5.200 rpm | 13 kgfm (gasolina) e 13,9 kgfm (etanol) a 4.800 rpm |
Transmissão | ||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | ||
Tipo | Disco (dianteira) e tambor (traseira) | Disco (dianteira) e tambor (traseira) |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Aço ou liga-leve de 14 polegadas | Aço ou liga-leve de 15 polegadas |
Pneus | 185/70 R14 | 185/65 R15 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 3.933 | 3.933 |
Largura (mm) | 1.705 | 1.705 |
Altura (mm) | 1.475 | 1.475 |
Entre eixos (mm) | 2.528 | 2.528 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 280 | 280 |
Tanque de combustível (L) | 54 | 54 |
Carga (Kg) | 400 | 400 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.034 | 1.039 (MT) |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,35 | 0,35 |
Onix 2013 – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!