Chevrolet Hatches Populares

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão ‘aventureira’ (detalhes)

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão 'aventureira' (detalhes)
Chevrolet Onix Activ 2019

O Onix Activ é a versão de visual aventureiro do carro mais vendido do Brasil.

Por mais que não seja um automóvel que se posiciona como referência do segmento, o Chevrolet Onix é, sem dúvidas, o modelo de maior sucesso da categoria.


Entre janeiro e outubro de 2018, o hatch compacto conseguiu emplacar nada mais, nada menos que 168,5 mil unidades. Tal volume é o dobro do registrado pelo Hyundai HB20, segundo mais vendido do País. E o Chevrolet Onix Activ tem uma boa participação em tudo isso.

O Onix Activ é a versão mais “despojada” da linha do Onix. Ele se diferencia pelos penduricalhos estéticos que dão um certo ar aventureiro ao carro, além de alguns detalhes de acabamento exclusivos e também equipamentos adicionais.

Além disso, o modelo é o mais caro da linha.


Tal versão anunciou como uma das novidades da linha 2017 do Chevrolet Onix, que estreou na metade de 2016 e trouxe as primeiras mudanças visuais e de acabamento para a gama do hatch popular.

O novo Onix Activ foi anunciado pela Chevrolet com o objetivo de se posicionar como o líder no segmento de modelos aventureiros.

Na época, o Onix Activ competia diretamente com modelos como Hyundai HB20X, Volkswagen CrossFox, Renault Sandero Stepway. Atualmente, ele divide mercado com o HB20X e o Sandero Stepway, além do novo Ford Ka Freestyle.

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão 'aventureira' (detalhes)

Onix Activ – visual e acabamento

Para seduzir os olhares dos consumidores e ainda justificar o aumento de preço de R$ 3 mil frente ao Onix LTZ, o novo Chevrolet Onix Activ aposta num design mais robusto.

Além disso, ele traz também como diferencial a opção do interior com detalhes de acabamento na cor laranja, que antes era de série e na recém-chegada linha 2019 passou a ser ofertada somente nas unidades com carroceria igualmente laranja.

Entre os diferenciais, há para-choque frontal com desenho exclusivo, marcado pela moldura em plástico preto na parte superior dos faróis de neblina e o detalhe que imita alumínio na tomada de ar inferior. O conjunto inclui ainda a grade frontal com detalhes na cor preta e faróis escurecidos.

Nas laterais, o Chevrolet Onix Activ conta com capa dos retrovisores em preto brilhante, moldura em plástico preto nas caixas de roda e na parte inferior das portas, saias laterais e rodas de liga-leve com acabamento em preto brilhante de aro 15 com pneus maiores (195/65).

A traseira, por sua vez, conta com o nome da versão posicionado na parte inferior da tampa do porta-malas e para-choque com apliques plásticos seguindo a mesma ideia da peça frontal. As lanternas também têm lente escurecida.

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão 'aventureira' (detalhes)

Outro recurso ofertado de série pelo Chevrolet Onix Activ é o rack de teto com formato em “U”. Ao contrário de outros modelos do segmento, ele é realmente funcional e permite acomodar bagagens com peso de até 50 kg.

Partindo para o interior, as primeiras unidades do Onix Activ se diferenciavam pelo acabamento com uma chamativa cor laranja presente na parte central do painel, na forração das portas, nas laterais dos bancos e discretamente na parte central dos assentos, formando combinação com o restante das peças na cor preta e detalhes em cinza e preto brilhante.

Entretanto, na linha 2019, todo o acabamento interno ficou mais discreto – conforme citado no primeiro parágrafo deste tópico. Os detalhes alaranjados ficaram como exclusividade para o Onix Activ 2019 com carroceria também laranja. O carro agora apresenta acabamento que mescla peças na cor cinza, preto, prateado e cromado.

Os bancos mesclam couro e tecido. De resto, o acabamento é bastante simples, sobretudo se formos considerar o fato de que o Chevrolet Onix Activ 2019 pode beirar os R$ 70 mil. Há plástico por todos os lados, sendo que somente as duas portas dianteiras contam com um detalhe em tecido para tornar o habitáculo menos “pobre”.

Vale ressaltar que o Onix Activ não fez parte da primeira leva da linha Chevrolet Onix. Ele já estreou com as mudanças visuais aplicadas na dianteira e na traseira, além de aprimoramentos no acabamento interno.

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão 'aventureira' (detalhes)

Onix Activ – mecânica

Como já era de se esperar, o Onix Activ é um aventureiro que vive mesmo somente de aparências. Ou melhor, quase isso.

Para tornar a experiência ao volante encarando ruas esburacadas, quebra-molas elevados e valetas profundas mais divertida, a Chevrolet promoveu alterações na suspensão do carro, que ficou três centímetros mais alta.

De acordo com a marca, o carro teve uma melhora de 20% no ângulo de ataque. Além disso, o campo de visão do condutor foi ampliado em 40 mm em relação a outras versões do Onix 2019.

A arquitetura, por outro lado, mantém o sistema McPherson na dianteira e a barra de torção na traseira. As rodas de liga-leve são calçadas com pneus de uso misto e com perfil mais alto, de 195/65 R15, adequados tanto para a cidade como para trechos mais acidentados.

O conjunto inclui ainda o sistema de direção elétrica com calibração exclusiva para o Onix Activ, que ainda de acordo com a Chevrolet ficou mais firme e adequada para a proposta do carro.

Fora isso, é tudo igual. O motor usado pelo carro é o 1.4 litro SPE/4 ECO flex de quatro cilindros e oito válvulas, que na verdade é uma evolução do propulsor que equipou carros das gerações antigas da Chevrolet. Na realidade, ele chegou ao Brasil em 1994 com o Corsa.

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão 'aventureira' (detalhes)

Ele recebeu uma série de mudanças, como novos pistões, bielas, óleo lubrificante, módulo eletrônico, sistema de arrefecimento e sistema de gerenciamento de cargas elétricas.

Todavia, ainda fica devendo um sistema de partida a frio mais moderno sem o uso de um tanquinho auxiliar de gasolina.

Tal propulsor é capaz de desenvolver 98 cavalos de potência com gasolina e 106 cv com etanol, a 6.000 rpm. Já o torque é de 13 e 13,9 kgfm, respectivamente, a 4.800 giros.

Ele está associado a uma transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades, sendo que a segunda dispõe de um botão na alavanca para trocas manuais de marcha.

A Chevrolet diz que o Onix Activ 2019 com o motor 1.4 flex pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos. A velocidade máxima é de 175 km/h.

A respeito do consumo, o compacto aventureiro registra 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol e 12,4 e 13,8 km/l, respectivamente, com gasolina.

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão 'aventureira' (detalhes)

Onix Activ – equipamentos

O Chevrolet Onix Activ é ofertado em somente uma versão de acabamento, sendo que o único opcional é a transmissão automática de seis marchas.

Na segurança, ele oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, alarme antifurto, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, faróis e lanterna de neblina, monitoramento de pressão dos pneus, brake light, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, aviso sonoro para cinto de segurança do motorista, alças dianteira e traseiras de teto, entre outros.

Já no conforto, há ar-condicionado, direção elétrica progressiva, controle de velocidade de cruzeiro (ou piloto automático), retrovisores externos elétricos, indicador de troca de marchas (no modelo manual), desembaçador elétrico temporizado no vidro traseiro, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador, faróis com sistema “leve-me” e “siga-me” (acendimento automático ao travar ou destravar as portas), vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema “um toque”, anti esmagamento e fechamento e abertura automáticos pela chave, trava elétrica das portas, tampa do porta-malas e tampa de combustível, volante multifuncional com ajuste de altura, chave tipo canivete dobrável, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, entre outros.

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão 'aventureira' (detalhes)

A respeito de visual e acabamento, o carro dispõe de detalhes internos cromados, retrovisores em preto brilhante, faróis e lanternas escurecidos, luz de posição em LED, maçanetas externas na cor da carroceria, rack de teto, porta-óculos no console de teto, rodas de alumínio de 15 polegadas, volante com revestimento em couro, bancos em couro e tecido, entre outros.

Por fim, na tecnologia, há o sistema OnStar, central multimídia MyLink com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e Bluetooth, câmera de ré, computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e tempo de viagem), entre outros.

Onix Activ – preços

  • Chevrolet Onix Activ 1.4 MT 2017: R$ 52.230
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 MT 2018: R$ 53.840
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 MT 2019: R$ 56.570
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 MT 2019: R$ 63.090 (0 km)
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 AT 2017: R$ 55.124
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 AT 2018: R$ 59.035
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 AT 2019: R$ 61.432
  • Chevrolet Onix Activ 1.4 AT 2019: R$ 68.490 (0 km)

*Preços com base na tabela Fipe e no configurador online da Chevrolet em novembro de 2018.

Onix Activ – concorrentes

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão 'aventureira' (detalhes)

Hyundai HB20X: o primeiro dos principais concorrentes do Onix Activ é o HB20X.

Ele traz como um dos diferenciais o motor 1.6 litro flex, mais moderno e potente, com até 128 cv e 16,5 kgfm.

Entre os equipamentos do HB20X Style (R$ 63.100), há ainda volante com ajuste de profundidade, central multimídia com TV digital, rodas de 16 polegadas e faróis dianteiros com projetor.

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão 'aventureira' (detalhes)

Ford Ka Freestyle: recém-chegado, o Ka Freestyle chama a atenção pelo motor 1.5 flex de três cilindros, que rende até 136 cv e 16,1 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.

Há ainda uma série de itens exclusivos no segmento, como airbags laterais e de cortina, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sistema de proteção anticapotamento, entre outros.

Ele parte de R$ 63.990

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão 'aventureira' (detalhes)

Renault Sandero Stepway: mais velho do quarteto, o Sandero Stepway cativa pelo espaço interno, mas traz lista de equipamentos enxuta e acabamento interno ainda mais simplório.

Há ainda um bom motor 1.6 flex de até 118 cv e 16 kgfm.

O modelo Expression, por R$ 61.790, traz itens como sensor de estacionamento traseiro como um dos únicos diferenciais.

Onix Activ – ficha técnica

Onix Activ 2019

1.4 SPE/4 ECO

Tipo

Dianteiro, Transversal e Flex

Número de cilindros

4

Cilindrada em cm3

1.389

Válvulas

12

Taxa de compressão

12,4:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

106 cv a 6.000 rpm

Torque Máximo

13,9 kgfm a 4.800 rpm

Transmissão

Tipo

Manual ou automática de seis marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Direção

Tipo

Elétrica progressiva

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e pneus

Rodas

Alumínio de 15 polegadas

Pneus

195/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.958

Largura (mm)

1.737

Altura (mm)

1.554

Distância entre os eixos (mm)

2.528

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

375

Tanque (litros)

54

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.062 (MT) / 1.092 (AT)

Porta-malas (litros)

280

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,41

Chevrolet Onix Activ – fotos

Onix Activ: conheça tudo sobre a versão ‘aventureira’ (detalhes)
Nota média 4.8 de 4 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Domenico Monteleone

    Visual de gosto extremamente duvidoso…

    • Ricardo

      Eu já acho menos feio que o original.

  • HugoCT

    Sou mais o Ka Freestyle ou até mesmo um Argo precision

    • Roberto

      O ônix tem preço mais em conta

      • Cleidson

        O Ka tem airbags laterais, ESP, Hill Assist, motor 1.5 moderno…

  • Roberto

    O preço até que esta muito bom pelo que o carro oferece.

  • Diego Sampaio

    Um bonito caixão sobre rodas. Quando bater vai morrer com estilo!

    • Anderson Moraes

      KKkkkk… e vai morrer mesmo! Meia estrela no NCAP

      • Fernando Gabriel

        Creio que sejam três estrelas e para a categoria, seria a normal.

    • About Carros

      Vc compra carro pra bater?

      • Diego Sampaio

        Não, mas imprevistos acontecem. Um buraco, um animal, um outro motorista, etc…

      • Mayck Colares

        Essa é a frase mais idiota que já li.

        • About Carros

          Idiota é falar mau do onix andando de onibus

  • Anderson Moraes

    quem em sã consciência tem coragem de pagar 70K num carro desses?!?

    • Vitor

      Dou 70k num golf ou cruze seminovo ou em um polo 0km

      • Anderson Moraes

        Sim! E muitas outras opções 100x melhores que essa porcaria aí na mesma faixa de preço… nao precisa ter muito raciocínio logico pra ver isso

    • Tem Aventureiro pra tudo msm rsrsrs

    • Fernando Gabriel

      Preço de tabela nunca é praticado na GM, como muitos aqui dizem, só de pisar ma CCS, já te dão desconto e na prática, esse carro sai uns 60k e ainda tem tx 0. Por 60k dá pra pegar um Cruze (modelo antigo), mas seguro, manutenção, valor de revenda e principalmente, histórico do carro compensam? Pra mim, só se for de vizinho e que eu tenha acompanhando o seu cuidado desde 0km.

      • TimeloRegoFundo

        Vc está falando de Cruze que por 60k é quase zero (2016 pelo menos)… Veja outras fabricantes (Toyota) que tem carros muito melhores mesmo na faixa dos 60k

        • Fernando Gabriel

          Sim, claro, há diversas opções, mas usado, só se for como eu descrevi, só se for de vizinho e que tenha acompanhando o seu cuidado desde 0km, ainda mais nessa categoria, mas é possível conseguir sim.

  • Elizangela Oliveira

    Nem entre “aspas” isso pode ser chamado de aventureiro.

  • Henrique Gouveia

    Motor gritador, câmbio automático sem conexão com o motor e excesso de ruídos. Tem algo mais pra colocar na lista pra deixar a vida no volante tediosa?

  • Mario Trevizan

    Pqp, que lixo!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email