Brasil Chevrolet

Onix Plus 2020 pega fogo novamente e GM suspende entregas

Onix Plus 2020 pega fogo novamente e GM suspende entregas

Mais um caso de incêndio foi registrado com o novo Chevrolet Onix Plus 2020. Desta vez, o caso aconteceu no nordeste. O dono do veículo, identificado como Kleiton James, estava em uma estrada no Maranhão. Ele ia para Teresina, no Piauí.


Durante o trajeto, o rapaz percebeu uma explosão no capô. Uma pequena chama surgiu na parte de cima do motor. Logo em seguida, o fogo consumiu todo o veículo. O caso aconteceu na última quarta-feira (30) e o motorista não relatou ferimentos.

Onix Plus 2020 pega fogo novamente e GM suspende entregas

Ao jornalista Maritonio Dantas, o proprietário do Onix Plus 2020 confirmou que o fogo começou pelo motor. “Eu senti um barulho na parte do motor do carro, barulho do tipo uma pequena explosão, parei o carro no acostamento e quando levantei o capô do carro já avistei as chamas, só deu tempo eu pegar minha mochila que estava no bagageiro aí o incêndio foi total, eu comprei esse carro a uma semana atrás”, disse.


Veja o vídeo do momento em que Onix Plus 2020 pega fogo:

O primeiro caso de incêndio envolvendo o Chevrolet Onix Plus 2020 ocorreu em setembro deste ano, no pátio da fábrica da GM em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o incêndio começou enquanto o carro era manobrado, onde havia outros modelos zero-quilômetro.

O vídeo que mostra o Onix Plus pegando fogo começou a circular na internet após o compartilhamento no WhatsApp, gerando ampla repercussão. No primeiro caso, a General Motors do Brasil não comentou o caso.

Onix Plus 2020: GM suspende entregas

Onix Plus 2020 pega fogo novamente e GM suspende entregas

Com os incêndios, a General Motors resolveu nesta quarta (06) suspender as entregas do novo Onix Plus. As vendas continuam normalmente, no entanto, a empresa já anunciou um recall para sanar o problema.

Em nota de “urgência”, a GM anunciou:

“A General Motors informa que com o intuito de proteger nossos clientes, tomamos a iniciativa de anunciar um recall, e a suspensão de entrega do modelo Onix Plus aos clientes. Em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor)”.

A entrega ficará suspensa até a GM atualizar o software.

Onix Plus 2020 pega fogo novamente e GM suspende entregas
Nota média 4.4 de 9 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Wagner

    Que pena, começando mal hein

    • DevXav

      GM atrasada uns 5 anos em tecnologia, mas agora está “um estouro”!

      • th!nk.t4nk

        Se fosse “agora” até que tava bom, mas a realidade é que se você pegar aí a última década, vai ver que tá cheio de notícias de modelos da GM pegando fogo e/ou fazendo recall por risco de incêndio. Virou característica da marca.

        • Leonardo

          Mantenha a calma hater.

          • th!nk.t4nk

            Fatos: agora em 2019 mesmo teve recall do Tracker, Sonic e Cruze por risco de incêndio (117 mil unidades). Em 2017 foi recall de Onix, Cobalt e Spin, também por risco de incêndio (167 mil unidades!). Em 2016 teve outro recall do Sonic, também por risco de incêndio (quantidades nao divulgadas). E adivinha? Já tinha tido outro recall do Sonic em 2013 pelo mesmo motivo (ou seja, nao consertaram corretamente o problema e voltou a causar incêndios). Enfim, de onde que é ser “hater” por apresentar fatos? Menos fanatismo, por favor.

            • Danilo Duarte de Oliveira

              Fora as explosões do Vectra B que a GM sabia e nunca decidiu fazer o recall.

            • David Ferreira

              Novamente não vai ser corrigido só “apagado”.

        • Walter AB

          Amigo hater, vc já viu quantas Toro pegaram fogo ?

          • David Ferreira

            Jeep Renegade eu ja vi, apos bater em caminhao.

      • Adelson Souza

        motor “firefire”

    • Airplane

      Projeto e qualidade xing-ling !

      • Tales de Muleta

        Não vejo os carros chineses queimarem desse jeito.

    • Deadlock

      As vendas do Onix Plus estão pegando fogo, peraí, não são apenas as vendas…

      • Cesar

        Deve ser resquício da antiga parceira que tinham .

        • Deadlock

          Vc está falando do motor Fire?

          • Cesar

            Isso

        • th!nk.t4nk

          O lineup todo da GM esteve envolvido em recalls por risco de incêndio nos últimos anos. Dá uma olhada no meu post acima. Virou característica da marca já, a essa altura.

    • vicegag

      Acho que a GM vai fazer lobby no congresso: “ Volta Extintor “.

    • A GM deveria ressarci-lo com um Cruze completinho. Eu aceitaria.

      • LL

        Comprei um tiida S em 2008 e veio um lote apenas com airbag do motorista, a nissan recolheu o carro e devolveu um SL.

      • hinotory O

        Que é isso.. Só dar uma lixadinha ali e pintar de novo.

        • leomix leo

          Acho que no polimento resolve.

      • David Ferreira

        com certeza.

    • fabio

      Pena vai ser dos marqueteiros da HIYNDAI nao poderem fazer uma boa propaganda disso em favor do HB20 ia ser muito comico

      • Alexandre Borges

        Sao muito cagoes pra isso.. mas seria legal…

  • Gabriel M. Vieira

    Porque “água de piscina” se combate com “fogo”? (Péssimo…)

    Mas, falando sério, que coisa, hein? Pelo menos a GM está agindo rápido pra tentar conter o estrago. O duro é que queima a imagem do carro (tô mal de trocadilhos hoje). Enfim, torcer pra que os problemas sejam resolvidos e que os donos que compraram o carro logo no lançamento tenham as devidas correções.

    Sobre esse carro incendiado, será que a GM vai arcar com os custos (pelo menos para minimizar o que der em dano à imagem)? Ou vai ser seguro pessoal? Vamos aguardar.

    • Chap

      Claro que é a Chevrolet que deve indenizar/ressarcir o proprietário.

      • Gabriel M. Vieira

        Amigo, nada nesse país é “claro’ assim. Eu concordo com você, e espero que assim seja, mas… em se tratando de desrespeito ao consumidor, eu não duvidaria da GM usar do argumento que o dono preferiu filmar o carro pegando fogo do que tentar apagar o incêndio (como se isso fosse possível, e/ou seguro de se fazer). Vamos ver.

        • vicegag

          Com certeza tem seguro, se não tivesse, teria tentado apagar até com a mão.

        • Luis Burro

          Mas se ele tiver extintor tbm pfv né, podia ter tentado ao menos!

          • Rodrigo

            Carro zero não vem mais com extintor há pelo menos 2 anos… E mesmo que viesse seria inócuo: a população em geral não tem treinamento pra combater um princípio de incêndio. A começar pelo fato de não poder abrir o capô do carro logo de cara (o que ele alegou ter feito).

          • MarcosGojira

            Tentar apagar o incêndio de um carro que acabei de comprar? Pra ninguém ficar sabendo e eu levar na CC e os técnicos inventarem que eu devo ter mexido com produto inflamável perto do carro, e tirar o deles da reta? Jamais. Eu ainda deixaria o celular em algum canto filmando o fogo consumir até o último centímetro do carro, pra ter como prova.

          • More of the punisher

            Não se deve tentar combater sozinho um incêndio veicular com um simples mini extintor caso não esteja colocando ninguém em risco, como nesse caso.
            Deixe que queime. A GM q se vire agora.

      • Zé Mundico

        Se o carro for segurado, a seguradora cobre e dá outro. Mas ela não vai engolir o prejuízo sozinha e vai apresentar a conta para a GM, via judicial.

        • Matthew

          Mesmo que não tenha seguro, a GM vai ser obrigada a ressarcir o cara com o valor integral do bem ou dar outro novo. Brasil é uma zona, ok. Mas também não é assim, de que não vai dar em nada. Processo na justiça pode demorar uns dois anos, mas é causa ganha.

          • Gorpo de Etérnia

            Com a insegurança jurídica existente neste País, nada é causa ganha, meu caro!!

            • Matthew

              aff, nada a ver esse papinho de “insegurança jurídica” que os empresários grandes usam pra justificar seus equívocos, aí o cidadão assalariado adota a mesma ladainha. Várias montadoras já foram acionadas pelo Procon e pelo Ministério público, fora as ações individuais dos consumidores.

              Lorota falar que a Ford saiu impune com o PowerShifit. Óbvio que tem que ter paciência e a sentença não vai sair do dia pra noite, mas ganha sim, ainda mais neste caso flagrante de vício do produto. Carro novo, não deve ter nem mil quilômetros rodados, colocou a vida do condutor em risco, a GM vai alegar o quê, se ela mesma convocou recall e vai recolher todas as unidades que foram vendidas? Larga de ser advogado do diabo.

              Quando é pra conseguir a isenção de PCD, ninguém fala em “insegurança jurídica”, né. Maioria das pessoas conseguem, mesmo que tenha que esperar 6 meses para fazer todo o desembaraço. E outra, a sorte é que não houve nenhuma vítima nestes dois casos. Imagina se é uma família com criança presa na cadeirinha infantil, ou uma pessoa idosa com a mobilidade reduzida, o desespero pra triá-los do veículo. Por isso o Brasil é um país atrasado. O povo sempre arruma desculpa pra empresa estrangeira que explora o consumidor sem dó com preços abusivos, e ainda joga a culpa no cara que poderia ter combatido o incêndio sabe-se lá como no meio de uma estrada deserta, na justiça do país que não serve pra nada etc.

              • Fabrício Sanches

                Assino embaixo Matthew.

        • MarcosGojira

          Se ele comprou a uma semana, acredito que o seguro ainda não está pronto. Me impressionou até já ter placa.

          • More of the punisher

            Seguro fica pronto, e deve ser assim, ANTES de sair com o carro da loja, basta ter um bom corretor. E só pode rodar sem placa da concessionária até a residência e depois ao detran p emplacar. E há também opção de emplacamento que você pagar a parte p emplacar na própria concessionária.

            • Jok Jok

              Procure se informar corretamente meu jovem….

              • More of the punisher

                Eu? Ou o Gojira?

          • leomix leo

            Oxe, comprei um zero, e o seguro fica vigente no dia seguinte, e placa já saí da casa com ela. Vc deve morar em uma roça bem isolada.

            • MarcosGojira

              Moro mesmo. Também conhecida como Toronto

  • Ander33x

    Trocar o software, leia-se trocar a turbina?
    Teve a chance de logo naquele primeiro incêndio resolver os problemas, mas não. Bora vender que dá mais negócio.
    Ela diz condições pouco prováveis mas o carro nº1 pegou fogo no pátio da fábrica e parado.

    • DrG

      Devem ser condições muito específicas, como temperatura ambiente, pressão atmosférica, combustíveis tipo etanol ou gasolina comum kkkk

      • Ander33x

        Pois é. kkkkk

      • Alexandro Vieira Lopes

        interessante a parte da temperatura ambiente, problema no RS e depois no MA, frio e calor!

        • Cesar

          No RS não faz só frio.

          • FearWRX

            mas no dia dava pra ver que estava frio, céu cinza, nublado, bem mais frio que no Maranhão

    • Aristênio Catanduva

      problema mecânico se concertar com software….. sei não hein…… já vi esse filme com uma gigante da aviação que não está dando muito certo vide BOEING 737NG

      • Whering Filho

        Pesadão…

      • th!nk.t4nk

        É só um tapinha pra aguentar enquanto estiver na garantia…

        • Cesar

          Teve uma montadora famosa que para não ter trocar 450 mil motores colocou um óleo mais grosso.

          • th!nk.t4nk

            Shhhh esse assunto já tinha sido esquecido… Lembra que o povo tem memória curta.

          • Guilherme Ferreira Lucio Lemes

            Fiquei curioso…seria a VW?

      • Eduardo Papa

        Kkk nada a ver. Vai desde uma decisão ruim de um CEO até pilotos mal treinados. Cara não tem como comparar as situações..

    • Rodrigo

      Ora ora temos um sherock homes que já previu que o problema era na turbina.

      • TchauQueridos

        Nesse fórum que deveria ser de troca de conhecimentos e experiências, ta mais pra fórum de comédia.
        Cada “engenheiro” e “especialista” que aparece….

        • Eduardo Papa

          Que até de avião estão falando, sendo que não é somente uma falha de software e sim de todo um procedimento incluindo treinamento de pilotos. Agora carro, pode ter ser mesmo apenas um software na ECU, na aviação tem redundância…

  • Bernardo Brasil

    Essa semana fiz o teste drive da versão premier com pacote R8M. Excelente carro, por sinal. Lastimável o ocorrido e, embora a empresa já esteja solucionando o caso, fica a dúvida sobre a confiabilidade do produto a longo prazo. No mais, o NA demorou demais a noticiar o fato.

  • Cleidson

    Se fosse um Chery ou um JAC os comentários aqui seriam bem diferentes…

    • Zé Mundico

      Seriam piores e com toda razão.

    • leomix leo

      Não deixa de ser carro chinês, mostrando pra que veio.

      • Cesar

        Tem alemão por aí soltando o eixo traseiro.

    • Andrei Vieira

      mesma coisa se fosse um Peugeot.

      “Frances só faz perfume”. “peugeot nem de graça”…. mas como é a queridinha da gravata é:

      “começou mal” “ainda bem que agiram rápido”

      • leomix leo

        Tenho 2 franceses C4L e C4 Hatch, nãot por outra marca não, meu próximo carro será o 3008.

    • Adriano Cardoso

      volkswagen então …

      • MFM63

        Nem fala… Se o Zézinho já detona a VW por muito menos, imagine em caso de incêndio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Zé Mundico

    Tenebroso, mas o carro não vem com extintor de incêndio?
    Ou é mais fácil filmar do que tentar apagar a fogueira?

    • Cesar

      É mais fácil filmar

      • Leandro Borges

        Me admirou ele não ter feito uma selfie …

    • tiago

      A GM, provavelmente, vai se defender da seguradora que deve ir atrás dela em ação de regresso, alegando que o segurado (provavelmente o motorista desse onix) não agiu para mitigar as perdas, ou “duty to mitigate de loss”, algo como uma violação da boa-fé, mas não deve colar porque apagar o incêndio pode ser perigoso.

      • leomix leo

        O carro não tem extintor.

    • Lucas de Lucca

      Apagar com o risco de explodir na sua cara??? Para salvar um carro? Eu iria o mais longe possível também e filmaria até como prova que foi sozinho para mostrar para seguradora ou concessionária.

      • Al

        Pois é… carro na garantia, com seguro… começou a pegar fogo, vai apagar pra que? pra correr risco? Além do mais, de repente ainda inventam de consertar o carro. E aí o cliente pode ficar com o carro que comprou novo repintado e com reparos que comprometem a qualidade.

        Apagar o fogo do carro é pra quem tem caro antigo ou sem seguro, que o cara luta pelo patrimônio.

    • Andre Freitas

      Não deve ter extintor, pois já que não há obrigação mais, os carros novos estão vindo sem este item.

    • Dann Pine

      Só sei que o cruze não vem com extintor. Em caso de incêndio só resta filmar e tirar fotos mesmo.

      • Gran RS 78

        Mas nem com extintor adiantaria alguma coisa. O certo é sair de perto o mais rápido possível do carro e chamar os bombeiros.

        • Dann Pine

          Em algumas situações o extintor poderia resolver sim. Poderia pois agora não vem mais. As montadoras só querem saber de reduzir custos e aumentar lucro. Que se lasque o cliente.

          • Gran RS 78

            Se resolvesse alguma coisa, estaria presente tbm nos carros vendidos em outros países, que tbm não possuem esse item.

            • daneloi

              Excelente argumento

    • Romualdo Vieira

      Se ele não tivesse deixado queimar, apenas apagasse o fogo, a GM provavelmente daria trabalho pra ressarcir ele. Assim, ele terá um carro zero km. Fez certo. Eu faria o mesmo. Uma vez quebrou um câmbio de um carro automático meu e a montadora alegou mau uso.Tive que entrar com ação pra ser ressarcido.

    • delvane sousa

      Não há mais obrigação de usar extintor de incendio desde 2015!

      • fabio

        Pra que extintor em carro? nao serve pra nada! deixa queimar o seguro paga e depois a seguradora vai pra cima da GM que ai a historia é outra

        • Dario Lemos

          Se fosse possível eu agiria de forma diferente (tendo um extintor no carro), não conseguiria ficar parado olhando com indiferença ou filmando, acho que tudo dependeria do momento.

        • delvane sousa

          Ok, mas imagina se a situação fosse outra, por exemplo uma vitima ficou presa dentro do veiculo. Por esse motivo sou a favor do extintor de incendio, desde que as pessoas tenha treinamento e saiba usa-ló

          • Henrique12

            As pessoas não sabem nem dirigir…

            • Marcelo Ecosta

              Já presenciei acidente em que houve princípio de incêndio no motor de um carro capotado. A vítima estava presa dentro. Se não fossem os extintores dos carros que pararam para socorrer, nem quero imaginar o resultado da tragédia.

    • Corujinha Feliz

      Os carros novos não vem mais com extintor.

    • Rodrigo

      Só se o MyLink vier com um extintor virtual, ja que há pelo menos 2 anos nenhum carro zero km vem com extintor de fábrica.

    • Matuska

      Depois que o extintor deixou de ser obrigatório, praticamente nenhum veículo zero acompanha.

    • MFM63

      Não vem mais com extintor… se quiser, tem que comprar…

    • Wanderson Perin

      A matéria comenta que o cara é professor, não bombeiro. Os carros não vem mais com extintores, pois como é sabido eles são ineficientes.

  • Andres Oliveira

    Estranho a NA noticiar o fato somente depois da nota da GM suspendendo as entregas. Se a GM não fala nada a NA iria ficar quieta? Acho que deve estar rolando muito publieditorial aqui desse carro.

    • Ander33x

      E perder as regalias desse mundão Andres? até parece….

    • Zé Mundico

      Não sou jornalista nem filho do dono do NA, mas acho que a proposta do site não é fazer denúncia e sim informar, coisas bem diferentes. Denúncia para ser séria tem que embasamento técnico e não pode ser só achismo ou adivinhação.

      • TchauQueridos

        Acho que ele quis dizer que outros sites já haviam dado a noticia que havia mais casos de incêndio.
        NA demorou publicar.

      • El Gato!

        Além disso, o NA publicou a notícia sobre o incêndio no carro dentro da fábrica… e faz tempo.

    • tiago

      Simples, carro dar defeito é comum, se eles fossem noticiar todos os defeitos que ocorrem Brasil afora, as avaliações e lançamentos se perderiam num “mar de relatos de defeitos”.

      • RicLuthor

        Um dia esse assunto entrará na matéria: Onix Plus – Versões, Motores, Preços e Defeitos.

        Rsrsrs…

      • DevXav

        Pegar fogo não é defeito comum..
        A não ser que estejamos falando de Marea, aí é comum..

        • DrG

          Pois é… Deve ser daí a ideia de lançar o motor Fire

        • Rodrigo

          Fiat Tipo também

      • Andrei Vieira

        relativização do problema: se o fiat o fárol queima é igual a GM queimar o carro todo!!!

    • Casos de incendio na rua podem muito bem ser devido ao proprietário fazer alguma instalação mal-feita de sistema de som ou outro acessório. Já sobre vc tentar manchar a reputação do NA nos acusando de recebermos dinheiro para ficar quietos… isso diz mais a respeito da sua índole do que a respeito de nós.

      • Ândres Oliveira

        Vamos lá. Não citei que recebem dinheiro para ficarem quietos, citei que provavelmente vocês estão recebendo para fazer publieditorial do novo Onix, talvez por isso se omitiram. Vocês só citaram esse caso do carro que pegou fogo novamente apenas depois que a GM soltou uma nota paralisando as vendas, assim ficou muito estranho. Acredito que não somente eu, mas muitos leitores no NA estavam ansiosos para ver uma matéria de vocês sobre o caso, até mesmo cobrando uma posição da GM sobre os dois casos de incêndio… ao que parece, não iria acontecer se não fosse essa nota da GM.
        É incêndio, é grave. Seja eles causados por erro no projeto ou devido a instalação mal-feita por parte do proprietário como você citou. Minha observação aqui é que o primeiro caso o carro nem tinha saído do pátio, então nem era possível ser algo feito por um proprietário.
        OBS: Incrível, vocês me baniram por um comentário. Isso mostra mais do caráter de vocês.

        • Você foi banido por uma ofensa gratuita, não por um comentário. Por uma insinuação de que nossos valores morais e editoriais são deixados de lado por uma mísera migalhinha de dinheiro paga por uma montadora.

          Todos que entram aqui nos ofendendo sempre serão banidos. Ou você permite que alguém entre na sua casa e lhe ofenda? Deixa a pessoa sentada ali no seu sofá de boa? Isso aqui é um espaço privado, que não tem obrigação de abrir as portas para mal educados.

          Sobre publieditorial, não fazemos publieditorial para montadoras já fazem mais de 5 anos, e todas as matérias pagas são claramente indicadas como tal.

          • Hunnq

            “já fazem mais de 5 anos” F A Z E M. Ótimo jornalismo.

        • Eduardo

          Get a job… fica aí enchendo o saco dos outros à toa.

    • Ivo Pomarico

      Entrei umas 2 vezes ao dia aqui para ver mais notícias (que outros sites já tinham colocado) e o NA nada..

      É meio estranho mesmo ter esse atraso para informar… aqui sempre sai tudo na frente de outros sites

  • Eduardo Brito

    Só espero que a GM ressarça o dinheiro desse cara que teve o carro queimado pela falha mecânica.

  • Cesar

    Suspenderam logo agora que o Bin Laden ia receber os que ele tinha comprado.

  • Japa palio adventure

    Eu achava que o único defeito desse carro era eu não conseguir ter um

    • DevXav

      Aproveite a “queima de estoque”.
      Garanta já o seu!

  • RicLuthor

    Nessa hora só lembro dos que reclamavam da obrigatoriedade do extintor de incêndio. Melhor ter e não precisar usar, do que precisar e não ter.

    Muito provável que ele conseguiria extinguir a chama e minimizar o prejuízo.

    • Zé Mundico

      Também acho, é aquela história: você pode passar a vida sem usar, mas não hora que precisar é bom ter um.
      Aí eu fico pensando se tem um criança com cadeirinha no carro, se o cara não iria tentar pelo menos apagar o fogo ainda no início….

      • RicLuthor

        Exato, uma criança numa cadeirinha, um idoso, alguém com dificuldade de locomoção…

        Pelo relato e burburinho na internet, pensa-se que ocorre uma explosão “sem volta”, mas pelo vídeo nota-se que surge um pequena chama, então há possibilidade de apagá-la e evitar maiores danos, inclusive a terceiros.

      • fabio

        Extintor de incendio automotivo nao apaga nem bituca de cigarro,é a maior bobagem do mundo ter um

        • Zé Mundico

          Fogo pequeno como esse no início, apaga…pode não apagar quando já tomou o carro todo.

        • Ernesto

          Não fale o que não sabe. Eu mesmo apaguei princípio de incêndio num carro.

        • Dario Lemos

          Apaga sim, mas o principal problema é não sabe usar corretamente o extintor e eu falo por experiência própria: tínhamos um Passat 1.8 84 que sofreu um acidente em 1986, quando o guincho levantou o carro, o álcool na cuba do carburador começou a transbordar, entrou em contato com os tubos de escape e começou a pegar fogo mas, rapidamente, pegamos o extintor, demoramos a acioná-lo e, como se não bastasse, a mira não foi das melhoras, ainda bem que apareceu uma outra pessoa com um extintor que apagou o fogo de uma vez, minimizando o prejuízo no cofre do motor.

        • Marcelo Ecosta

          Você pelo visto nunca passou pela situação de precisar usar o extintor.

    • Cesar

      Você pode comprar um extintor se achar que é importante.

      • RicLuthor

        Posso sim, eu e tantos outros.

      • Marcos

        Não se tornou proibido possuir um, apenas não é mais obrigatório, hehehe.

    • TchauQueridos

      Essa é a questão, o risco que se corre ao tentar “minimizar” o prejuízo.

      • RicLuthor

        O capô já havia sido aberto…

        Então, usava o extintor (caso tivesse) e tentava apagar.

        • fabio

          Besteira! deixa queimar e pega um carro novo

          • RicLuthor

            Só se for via seguro. Se for por conta da GM, ele vai ter que constituir advogado, contratar perito, e esperar uns 10 anos ou mais.

      • Diego

        Melhor deixar queimar tudo logo para o seguro cobrir tudo…. do que se arriscar e evitar maiores prejuízos… local deserto , sem perigo de atingir outras pessoas, queima LOGO ESSA JOÇA , UHSAHUSAHUASHUSA

        • Cesar

          Liga para o cunhado e manda trazer mais uns 5 litros de gasolina e o fósforo.

    • Diego

      Lá vem a galera da obrigatoriedade, AMIGO , não é OBRIGATÓRIO, se vc quiser comprar um o faça, agora não venha pedir para o estado OBRIGAR as montadores a colocar um extintor e aumentar o preço final do carro. Faça vc mesmo e compre um , n precisa do estado nisso. SIMPLES! Tudo vcs querem interferência do estado, depois reclama de imposto….

      • Kleber Freitas

        Voce tem razão, com a retirada da obrigatoriedade do extintor, o valor dos carros no Brasil abaixaram.

        • Cesar

          Não abaixaram mas pode ter certeza que se a obrigatoriedade voltar, eles irão aumentar.

          • Kleber Freitas

            Concordo

      • RicLuthor

        Eu não defendi a obrigatoriedade, mas quem passou pelo fato, deve ter pensado que se fosse obrigatório, teria o item. Como não é obrigatório, optou economizar uns trocados e não ter o item.

        Sobre os outros pontos do seu comentário: um carro não era caro por conta de um extintor, nem ficou barato pela falta dele; o papel do Estado é regular e harmonizar as relações sociais, não existe país sem Estado e Estado sem imposto, se conhecer algum, por favor cite.

        Como não existe Estado sem imposto, o problema não é o imposto, mas o destino que lhe é dado, logo o problema não é o Estado, mas aqueles responsáveis por geri-lo. Alguém honesto, competente, com bom senso e sensibilidade sabe muito bem definir as prioridades para destinar os recursos.

        • Diego

          “Melhor ter e não precisar usar, do que precisar e não ter” Ok , mas você não defendeu né?
          Segundo, óbvio que a inclusão do Extintor o preço final quem paga é o consumidor , empresa nenhuma vai colocar lá de graça e arcar com as regulamentações , obrigações e produção do tal extintor.
          Terceiro, papel do estado não é regular, se existe estado regulatório não existe livre mercado. Assim como não existe estado que cobre imposto , não existe estado IMACULADO que exista pessoas honestas, competentes que posso geri-lo
          Quarto, resumindo tudo, estado não deve se intrometer no mercado, hoje no Brasil , temos uma indústria automobilística subsidiada pelo estado por que ele regulamenta até o volume de produção, resultando em produtos péssimo , caros e que pegam fogo por aí.

          • RicLuthor

            Só esclarecendo os pontos…

            “‘Melhor ter e não precisar usar, do que precisar e não ter” Ok , mas você não defendeu né?” Embora você tenha relacionado a minha frase com a obrigatoriedade, ela frase é igualmente enquadrada na compra espontânea. Há quem não compre por não ser obrigado, eu comprei sem ser, espero não ter que usar, mas se precisar, estará disponível.

            Fabricante de veículo não vai fabricar extintor, ele vai comprar com um fornecedor, aplicar no veículo e repassar o preço. Antigamente, meus carros vinham com estepe com pneu e roda de liga leve igual aos de rodagem, hoje vêm com uma roda de ferro e pneu temporário, nem por isso ficaram mais baratos, ou as reduções de custo me foram repassadas.

            Você não deve conhecer o correto conceito de liberalismo e erroneamente deve se achar liberal como tantos outros. Não existe mercado 100% livre, isso é utopia. Governos regulam mercados para proteger as empresas nacionais, preservar empregos, defender a economia nacional…

            Ou você acha que Trump não é liberal e que a guerra tributária com a China ou o desejo de parar de importar veículos do México não é para defender a economia americana e não são atuações do Estado no mercado? Ou quando o governo alemão comprou parte da Opel que estava prestar a falir, não foi atuação de um Estado liberal no mercado?

            O Brasil não tem marca própria, todas são filiais de empresas estrangeiras; o governo ao legislar a favor delas (mesmo que via lobby, e o lobby ocorre até nos EUA), ainda que acabe por não estimular a competição, a produtividade, mantém os empregos de toda a cadeia e permite que as empresas exportem seus produtos trazendo divisas para o país.

            Nós brasileiros pagamos caros, porque fomos acostumados desde sempre com produtos caros e nos submetemos a isso. Afinal, um BMW importado vai me custar o mesmo que se fosse produzido aqui, no sul do Brasil, como de fato o é.

            Nesse caso, o mercado é livre, o produtor cobra o que achar que deve e o consumidor paga se achar válido. O Estado não controla o preço (salvo exceções assim como em qualquer país), nem o direito do consumidor de adquirir ou não o bem ou serviço.

            • Diego

              Eu não disse que existe mercado 100% livre.
              Trump não é liberal, é protecionista e comparar a realidade Americana com a Brasileiro é um péssimo exemplo
              Governos regulam mercados para proteger as empresas nacionais, preservar empregos, defender a economia nacional… Assemelhar isso ao Liberalismo é absurdamente grave, quem parece desconhecer o conceital liberal aqui não parece ser eu.
              Brasileiros pagam veículos caros pq existe sim uma REGULAMENTAÇÃO E SUBSIDIAMENTO e o fato de não existir empresas próprias no Brasil é JUSTAMENTE PELO FATO DO ESTADO SUBSIDIAR EMPRESA ESTRANGEIRAS A PRODUZIREM AQUI NO PAÍS a ter que abrir o mercado, deixar de taxar os empreendedores e empresários para que a livre iniciativa possa funcionar.
              O ESTADO é um câncer que só afunda este país, ele nunca evoluirá com a intromissão do ESTADO , NUNCA.

              • Zé Mundico

                O Estado é necessário para regrar, normatizar e fiscalizar relações econômicas, não tem prá onde correr. Querer que o DEUS MERCADO regule tudo e seja a divindade reinante entre os homens é desejar a barbárie do mais forte engolindo o mais frac, coisa infantil mesmo. Estado deve ter limite e alcance, mas nunca deve ser o dono do país, se for deixar apenas por conta do Mercado a coisa volta a idade da pedra….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                • Fellipe Z

                  vc fala q nao da, simplesmente pq vc é burro. vai apagar o fogo do seu carro c extintor de incendio, vai. n tem risco de explosao nao, pode demorar o quanto quiser

    • Corujinha Feliz

      Nesse caso específico, eu não tentaria apagar não… vai saber o que causou o estouro, se é combustível queimando… ficaria o mais longe possível e sinalizaria a via.

      • RicLuthor

        Respeito e entendo sua posição. Mas penso, o cidadão tinha seguro? Qual a cobertura?

        É a mesma situação num princípio de incêndio domiciliar, alguns podem optar por não se arriscar, outros podem optar por tentar salvar o patrimônio ou pelo menos minimizar o prejuízo.

        • leomix leo

          Pegou fogo toda instalação elétrica vai pro saco, eu mesmo deixaria ele queimar, pois não será o mesmo carro, caso tenha salvação.

        • Corujinha Feliz

          Não arriscaria minha integridade física por bem material.

    • DevXav

      O problema não é ter ou não o extintor, mas sim “as autoridades” ficarem multando pra arrecadar dinheiro em cima disso.
      Complicado demais.

      • RicLuthor

        No meu ponto de vista, um trabalho educativo em qualquer situação é muito importante, pois é capaz de mudar o comportamento, mas sabemos que existem pessoas não mudam.

    • mariostefa

      te garanto que com aquele extintorzinho que vem nos carros, não conseguiria apagar mesmo.

      • RicLuthor

        O extintor de pó químico é muito eficiente, obviamente que após se alastrar por todo o cofre do motor, seria difícil apagar o fogo. Mas pelo vídeo, no primeiro instante, a chama era relativamente pequena.

  • Zé Mundico

    Sugestão de propaganda para a GM: Onix, no ponto ou bem passado?

    • Rodrigo Pasini

      Flambado!

    • DrG

      Onix: Fiat, aprenda como se faz um motor Fire

  • Ric53

    Para bem ou para mal, pelo menos agiram rápido

    • Alvarenga

      Negativo, o primeiro incendio foi no patio da fabrica ha mais de um mes atras.

      • Ric53

        Pohannn, a Fiat continuou vendendo Tipo por anos e anos kkkkk
        1 mês atrás não é muita coisa, vai

        • Robinho

          kkkkkkkk

        • Matthew

          Há quantos anos foi essa história da Fiat? Quase 25. A GM consegue cometer o mesmo erro agora com muito mais tecnologia. E outra, hoje notícias correm rápido, todo mundo empunha um celular com câmera e conexão a internet, logo não tem como abafar o caso. Se tivesse como esconder, até chegar em alguma revista impressa de relevância, certeza que a GM ia tentar resolver isso na moita.

          • Rodrigo

            Não pode inferir que é o mesmo erro, ja que o problema do Tipo era com vazamento de fluido da direção hidráulica e, ao que me consta, no Onix ela é elétrica.
            De qualquer forma acho válido, com toda sabedoria e experiência acumulada, vc mandar seu CV para a GMB, eles devem precisar de peritos em gerenciamento de riscos…

            • Matthew

              Larga de ser fã boy de marca e de ser advogado do diabo. Não disse que foi o mesmo problema, fera. O fato é que nos dias de hoje há muito mais recursos para testar e validar os automóveis novos na fase de desenvolvimento.

              Tá cheio de gente aqui questionando a conduta do cara, que poderia ter combatido o princípio de incêndio sabe-se lá como no meio de uma estrada deserta. E ainda por cima ligou pro cunhado trazer uma garrafa com álcool pra incendiar o carro de vez. Esse é o mal do Brasil. O povo prefere apostar na má fé de seu próprio conterrâneo do que no equívoco da montadora. Ficam defendendo marca como time de futebol. A GM errou, não tem nada que ficar passando o pano.

              Eu vou mandar o mey CV de perito em gerenciamento de riscos, e vc manda o seu CV de advogado especializado em direito do consumidor. Acho que você terá muito mais chances do que eu de ser contratado.

              • Rodrigo

                Vou reproduzir o que vc escreveu: “Há quantos anos foi essa história da Fiat? Quase 25. A GM consegue cometer o mesmo erro agora com muito mais tecnologia.”
                Do dicionário Priberam:
                “mesmo/ê/
                adjetivo
                1. de igual identidade; não outro.
                “a m. testemunha foi chamada ao tribunal”
                2. exatamente igual a outro(s) em forma, cor e/ou contéudo; idêntico.
                “consulta os m. dicionários que eu”
                1. Não sou fanboy – nem GM tenho (mais), já passei desse nível;
                2. Eu não questionei a conduta do cara – que pra mim foi a única possível naquele momento já que nem extintor nem treinamento ele provavelmente deveria possuir
                3. Não sou formado em direito e a questão nem é essa, já que em outros portais informaram que a GM já contatou o proprietário – possivelmente para entrar em acordo quanto às compensações devidas (um Onix Plus pra ela não vale nem um arranhão à sua imagem como empresa, portanto vai sair barato pra ela mesmo assim).

                • Matthew

                  A consequência, no caso o incêndio, é a mesma. Óbvio que a causa é distinta. Qualquer que seja o motivo do carro pegar fogo, é amadorismo, difícil de entender? Não vai sair barato pra GM essa história. Estão falando em recolher todas as unidades em circulação, e enquanto não for solucionado as vendas estão suspensas.

    • Airplane

      Não agiram rápido, não !

  • Jimmy Rustler

    Será que o Onix consegue trazer de volta o extintor obrigatório?

  • Lucas de Lucca

    Software? Sei… Deve ter é a ver com a gambiarra de adaptar injeção indireta num projeto concebido para ser direta.

    • RicLuthor

      É bem capaz de ser alguma mangueira que esquente ou que fique se atritando até o rompimento.

    • Matthew

      Nada a ver, cara. Na Europa a Renault também usa um 1.0 turbo de injeção no duto na nova geração do Clio.

  • Alvarenga

    Atente para este trecho: “Em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível”. O primeiro caso foi no pátio da fabrica em Gravatai/RS, ou seja frio, chuva e combustivel certificado da propria fabrica. O segundo caso foi no Maranhão, calor dos infernos e combustivel vai saber de onde…….ou seja, condições “bem especificas” realmente como afirma o comunicado…….

    • Matuska

      O primeiro caso foi no pátio, condições bem diferentes desse segundo, que o motorista estava com o veículo ligado, dirigindo.

  • leomix leo

    Troquei o extintor de meu carro essa semana, espero não ter que utilizá-lo, mais se for para socorrer alguém numa situação dessas eu utilizo sem dó.

  • Alvarenga

    Lado bom da coisa: JA TEMOS O SUBSTITUTO DO MAREA NAS PIADAS DO ZAP.

    • leomix leo

      Onix plus dinamite.

  • leomix leo

    Lançamento mais quente do ano, chegaram a dizer que foi mais importante que o do Corolla.
    Carro chinês mostrando pra que veio.

  • Renato Alves

    A GM pelo menos está agindo rápido, não fez que nem a dona Fiat nos loucos anos 90 com o caso do Tipo, que demorou tempos para assumir o erro

    • Corujinha Feliz

      Anos 90 né… não era a mesma cultura atual, sem whatsapp pra propagar noticia negativa, etc… outros tempos!

  • RKK

    Pelo vídeo, o sujeito tinha total condição de apagar o fogo logo no início, evitando uma perda desta magnitude. Mas, ao que parece, o sujeito se assustou e fugiu.

    • Corujinha Feliz

      Apagar com o que?

      • Rodrigo

        Com falsete, ora bolas!

      • RKK

        Conhece a última revolucionária técnica de apagar fogo chamada de pano abafador de chama, ou mesmo areia ?

        • Corujinha Feliz

          Não. E pelo jeito o dono lá também não. kkkkk

    • Mario Trevizan

      temos um Xeroque Romes por aqui

      • RKK

        Só para os experts…

    • Matuska

      O carro está em garantia, mesmo que tivesse como apagar eu prefiro preservar minha segurança do que tentar apagar.

      • RKK

        Isso que é cagar para os recursos disponíveis…

  • “O primeiro caso de incêndio envolvendo o Chevrolet Onix Plus 2020 ocorreu em setembro deste ano, no pátio da fábrica da GM…”
    A GM está fazendo uma queima de estoque nesse mês de Black Friday.

  • Lyn

    Concorrentes comemoram no grupo do zap. kkkkkkkkkkkk

    • fabio

      Vc se refere ao pessoal de SEUL ??

  • Cristiano

    Já é tradição da GM, Ágile (quem lembra das carretas pegando fogo?), família Onix da primeira geração (recall – Onix, Prisma, Spin e Cobalt modelos 2012 a 2014), agora a segunda geração já começa com fogo e recall.

  • Daniel Deichmann

    Chevrolet Onix Plus, o carro que está incendiando o mercado automotivo.

  • Emygdio Carlos

    Dona GM, foi por isso que a Sra. já aumentou o preço do novo Ônix plus?
    É para custear o Recall?
    Safadinha hein!

  • Marcos Paulo

    Assistindo o vídeo achei muito estranho, como assim

    • Diego Vieira

      Se você achou estranho, imagina o dono do carro que pagou uma nota e de repente o carro pega fogo sozinho

  • p3drov

    Que bomba!

  • Felippe2010

    Sinceramente eu não acredito que uma atualização de software vai resolver, a minha opinião é que a GM não sabe exatamente o real problema até porque a explicação que foi passada é extremamente vaga.

    • Zé Mundico

      Também acho, atualização de software não faz milagre. Isso é claramente um defeito mecânico que pode envolver mistura de gases inadequada, aquecimento de materiais, dissipação de calor, isolamento térmico, etc. etc…enfim, pode ser tanta coisa…..
      Até agora, o único software que pode resolver tanto problema é um extintor de incêndio.

      • Matuska

        Imagine que numa determinada condição o mapa da ECU aumente o tempo de injeção e isso cause superaquecimento do coletor de escape. É algo que pode ser corrigido voa software

  • Marcos Paulo

    O cara falou que ouviu pequenas explosões, como deu para abrir o capô com o carro explodindo??? Muito estranho isso!!!

    • Junior

      Caraca em que perguntinha meu amigo..

      Puxando a alavanca que se encontra normalmente no lado do motorista ao lado esquerdo na parte inferior do console, você deve puxar essa alavanca e magicamente o capo destrava dando uma brecha para você acionar outra alavanca para destravar completamente o capo e abrir, tcharam !! e ali voce encontra o motor ja EXPLODIDO (não explodindo, não é uma guerra) e como diz a matéria estava com inicio de incêndio, não tem nada demais..

    • Aristênio Catanduva

      bloco do motor rachando esse foio motivo dos estouros e depois veio o fogo

  • Zé Mundico

    Acredito que o carro esteja coberto por seguro, afinal é um carro zero. Nesse caso o rapaz comunica a seguradora, que fará o devido pagamento do valor do bem. O rapaz recebe o dinheiro dele e se for inteligente nunca mais passa na frente de uma loja da GM.
    Mas a seguradora não vai engolir esse prejuízo sozinha e vai apresentar a conta na GM, via judicial. E aí quem puder mais chora menos.

  • Airplane

    Começou …

  • Diego

    Parecia promissor mas eu não compraria NEM FERRANDO! Demonstra TOTAL NEGLIGÊNCIA DA EMPRESA, O QUE É INADMISSÍVEL!

    • Matuska

      Problemas podem acontecer e acontecem com qualquer marca. A forma com que a empresa lida com os defeitos que demonstrará se ela é confiável ou não.

  • nãotemjornalistajapa.

    Perigoso

  • Leo

    Off-topic: Vi um HB20 novo pessoalmente hoje, é mais feio que nas fotos. Mas pelo menos ainda não pegou fogo.

    • Licergico

      porque ninguém comprou !

      • Rafael Barcellos de Paula

        Decisão difícil; Onix Explode ou HB20 invisible!

        • Annita Fingenberg

          Ou Virtus Water Experience?

  • El Gato!

    Chevrolet Tipo i.e.

  • Junior

    Saudades extintor.

  • DrG

    Onix Plus Fire

  • El Gato!

    Cara, que absurdo esses comentários…
    Parece que estão falando de futebol, de política… estão discutindo e acusando/defendendo um carro como se disso dependesse a honra!!
    Devia estar todo mundo preocupado, cobrando os devidos posicionamentos e soluções da GM, principalmente os proprietários do modelo! Todos os consumidores unidos, regulando o mercado com o único poder que temos: recusar a compra!

  • Luis Burro

    Q bom q o cara para pra filmar mas ñ pode apagar o fogo com o extintor!!!

    • Robinho

      cara se não me engano os carros novos não vem mais com extintor de incêndio e sabe porque? a lei não obriga, se não obriga não é util…

    • Retrato do Papai

      legal, o carro já teve uma explosão e tá pegando fogo, aí o que você deve fazer? meter a cara lá perto e tentar apagar, correndo o risco de haver outra explosão ou crescimento exponencial do fogo… tá sertíssimo

      • Luis Burro

        Nossa mta explosão,era tão grande q mal dá pra ver no começo, até parece fake ou armação de tão ridiculo q foi!

        • Retrato do Papai

          é fake mesmo, é um complô entre a vw e a fiat para acabar com o onix e aumentar as vendas de argo, polo e suas variantes sedan, eles conseguiram infiltrar um cara na fábrica e agora esse suposto “cliente”

      • Zé Mundico

        Conversa, o fogo estava baixo e podia muito bem ter sido apagado…quero ver se acontecesse isso com uma pessoa sem carro no seguro, se o cara ia filmar….

        • Luis Burro

          Né?Só faltava aparecer uma mão do nd tacando álcool pra aumentar a labareda!😅

      • Cesar

        Veja o vídeo. O fogo só se tornou alto muito despois do início da filmagem.

        • leomix leo

          O carro sem extintor, ele iria apagar assoprando?!

  • Daniel Pirolli

    Ja disse e repito o que falei em outras noticias, GM sendo GM. Mas claro que dar problemas de fabrica nao é exclusividade desta marca. Mas pelo menos comigo, so com ela tive problemas.

  • Natán Barreto

    As vezes lançar o carro sem estar 100% pronto da nisso. VW que o diga, mas só chamam atenção mesmo quando dá um problema grave tipo incêndio

    • RicardoVW

      Todos os carros do Brasil são testados nas mãos dos compradores ao invés de antes de lançarem no mercado!

  • José Lôbo

    Fiz teste drive na sexta, pensei, pensei… comprei segunda e hoje essa notícia…🤦🏻‍♂️

  • Luis Burro

    Uma vz eu tava pela rua qndo na minha frente uma Pálio SW começou a pegar fogo mas ñ foi esta mixaria aí ñ, o bombeiro chegou rápido (o caminhão do bombeiro tava passando bem na h) mas em 5 min acabou com o motor… imagina o qnto de tempo ficou filmando só pra ver queimar inteiro, e ñ fez nd!

  • Yuri Silva

    Novo “Marea” 2020 kkkk, se o cara tivesse pegado o extintor daria tempo de apagar o fogo tranquilamente.

  • Corujinha Feliz

    Um fato que arranha demais a imagem do carro. Fico imaginando, se eu fosse proprietário, e mesmo depois da GM dizer que arrumou, como que fica o psicológico ao fazer uma viagem com bagagem, filho em cadeirinha, e poder imaginar que pode pegar fogo! Sinceramente eu não ficaria em paz… lógico que problemas mecânicos podem ocorrer em qualquer carro, mesmo que tenha acabado de sair da fábrica, e que também podem resultar em acidentes graves. Mas pegar fogo é foda…

    • fabio

      Hoje aqui em SP vi um TAXI ONIX PLUS pensei: esse taxisita é gurreiro ja sobreviveu ao ataque dos Aplicativos e agora vaiter que sobreviver as reais possibilidades de o carro pegar fogo. Puts tem gente que realmente a vida é cruel

  • Cleidson

    É, amigos, HB20 é feio mas não pega fogo.

  • Bryan Silva

    Imitando o marea

    • Murilo Soares de O. Filho

      Agora preciso defender o Marea, pelo menos ele não pegava fogo ainda zero km.

      • mariostefa

        nao mesmo. tive 3

  • Cesar Augusto

    Agora “Kleiton James” é um belíssimo nome…..DIGASSIDIPASSAGI !!

  • Bikudin

    Vixxi… será q não erraram e colocaram o software do 737 maxx?

  • Bruno Mendes

    O carro era do Exú, ninguem reparou na placa.

  • Renato Almeida

    Vendedor já entrou em contato e solicitou que leve o carro para o recall. Vão fornecer um carro reserva.

  • Rafael Pereira da Silva

    O motorista chamou os bombeiros antes de começar a gravar o vídeo??

  • CanalhaRS

    Xiaomi da GM incendiando o mercado, literalmente…..kkkkkkkk

  • Mayck Colares

    Teste pra ver se alguém lê 152 comentários até o fim.

  • mariostefa

    A solução é quando estiver frio, não usar o carro, e quando estiver calor, tbm não usar kkkk

  • Charles Almeida

    Esse lançamento prometia mesmo explodir o mercado.

  • Rodrigo Cherigatto

    Até imagino a propaganda da HYUNDAI:
    Pelo certo ou o duvidoso o nosso pelo menos nao pega fogo!!!!

  • Duarte Fonseca

    Onix fire !

  • biscoitao

    Chegamos ao ponto que a potência da luz da injeção queima o carro todo

  • MarcosAntonioBeneteli

    prefiro meu palio 2012 com 13400km, ipva 600, seguro total 900, pneeu 140 e assim vai…

  • MarcosAntonioBeneteli

    tá igual brasilia tá pegando fogo

  • Cesar

    Saiu agora na Globo.
    Descobriram qual a causa dos incêndios do Ônix,

    Foi o Bolsonaro que tacou fogo no ônix

    • Robinho

      se saiu na Globo é bem isso msm…

  • Cesar

    A Fiat vai processar a GM por uso indevido de tecnologia patenteada.

  • Aleferreira1000

    Fiat Tipo mandou um abraço!

  • Quem já comprou o carro é que sofre com a ansiedade. Imagine a preocupação?

  • Bruno Costa

    Cheio de bombeiros nos comentários dizendo que apagariam o fogo até com uma garrafinha d’água… Fica a dica, que aliás é dita em qualquer treinamento de incêndio: a vida é o mais importante. Tira todo mundo do carro, se afaste e fique longe, chame os bombeiros pra lidarem com a situação. Uma das razões para o extintor deixar de ser obrigatório é justamente porque sem treinamento adequado ele não serve pra nada e ainda pode expor o usuário a risco, caso o veículo venha a explodir. É vapor de combustível a rodo, 99% das pessoas não tem condições de avaliar se é seguro intervir ou não. Bem material você briga pra reaver na justiça se for necessário. Sua vida não tem como.

    • Maycon Farias

      Disse tudo. Sensato.

  • Dod

    Eu queria achar alguma diarista que passasse pano tão bem quanto os fãs da GM estão passando pro Onix incendiário.

  • Elciton Rizzato Azevedo

    Parecer técnico enviado pela Chevrolet ao Ministério da Justiça para justificar o problema: “A General Motors do Brasil (GMB), em cumprimento aos artigos 2º e 3º da Portaria MJ nº 618/19, vem, respeitosamente, informar esta Autoridade que recebeu em 5 de novembro de 2019 informações de que os veículos Onix Plus 2020 podem apresentar uma condição de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento de óleo no compartimento do motor. Se o vazamento de óleo ocorrer e o óleo entrar em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, poderá gerar um incêndio. Com base nas informações disponíveis, este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade.

    As informações recebidas pela GMB até a presente data, indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição de pré-ignição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão. Esta condição pode levar a quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente.”

    • RicLuthor

      “…em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade.”

      Se dependesse desse trecho, um modelo não teria queimado no pátio da fábrica!

      • Retrato do Papai

        ou seja, confessaram que já sai da fábrica com combustível vagabundo hehe

    • RKK

      Se não tivessem economizado na injeção e adotado a injeção
      direta como no exterior, não teria ocorrido detonação do motor. GM pagando
      pela mesquinharia.

  • Cleidson

    HB20 1.0 TGDI manda abraços.

  • Alexandre Mello

    Já me chamaram na concessionária para deixar o carro sem prazo para entrega, a funcionária me disse que o carro vai ficar retido para avaliação do bloco do motor, enquanto isso me alugam um veículo. O carro ta com 1000km. Meu primeiro chevrolet e provavelmente o último.

  • RicardoVW

    É olho gordo dos proprietários dos 1.0T da VW. Hahahaha. Isso que dá projeto chinês! Hehe

    • RicLuthor

      Capaz dos chineses estarem criticando a engenharia da GMB, afinal não se tem notícia de Onix incendiando na China.

      Resta saber quantos modelos ainda pegarão fogo até que a solução definitiva seja implementada e espero que não existam vítimas.

      • RicardoVW

        Pois é! Preconceito contra China, já evoluíram muito e fazem produtos de qualidade, deve ser economia porca de brasileiro.

      • Marcos Villela

        Ia perguntar justamente isso, se na China houve algum relato de problema semelhante.

  • marcosCAR

    A Ford fez uma atualização econômica no Ka e agora assiste o HB20 sendo criticado pela feiúra e o Onix pegando fogo.

  • ivan kruger

    Isto não aconteceu com o carro mais vendido do pais (GOL) que para min esta longe de ser alcançado e o onix lamentavel a GM deve estudar mais seus projetos . Me desculpem quem tem este veiculo mas não quero nem de graça.

    • Cesar

      Esse só teve 450 mil motores danificados em que a VW fez o que qualquer porco na esquina faz: Colocou óleo mais grosso.

    • Robinho

      “longe de ser alcançado” vc esta sendo ironico né? porque ja foi alcançado e faz muito tempo…

  • ivan kruger

    Me desculpem mas tem pessoas que não tem qualificação tecnica em mecânica e fica postando o que não sabe no caso do gol foi um erro de usinagem em um mancal que foi resolvido e a vw trocou todos motores eu nunca vi um gol pegando fogo o onix esta pegando fogo em vendas e infeslimente no carro tambem comparar tecnologia americana com alemão só pode ser piada.

    • Cristopher Karpinski

      Os engenheiros estão de parabéns…pensaram..vamos dar uma aumentadinha na pressão da turbina e bengar os vw tsi kkkk só esqueceram da durabilidade ahaha. Esse motor em tecnologia ta parecendo os vw turbo dos anos 2000. So colocaram turbina e esqueceram dos outros componentes do motor.

    • Robinho

      ah sim tecnologia alema, fabricada ali em São Bernardo….

  • Ah se fosse um Chery ou qualquer outra marca não “tradicional”… poderia fazer as malas e se retirar do país.

    O que o mercado precisa entender é que, de uma forma ou de outra, todos agora são “chineses”. O modelo produtivo que busca o maior retorno possível sobre o investimento é o mesmo adotado para tudo aquilo que é fabricado em larga escala. Estão a salvo os modelos (ou itens) de alto luxo feitos quase que artesanalmente para os 10% da população que pode pagar por isso.

    É o “modus operandi” vigente, quem não o seguir, fecha as portas.

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Será que só o software vai resolver o problema?? Pelo menos tá Chevrolet correu atrás e a VW que tá cagando pros problemas do líquido de arrefecimento que explode quente no painel e nas pernas dos sorteados

  • ivan kruger

    Show de bola pegando fogo em vendas e no carro também para quem tirou nota 0 na OMS só pode ser uma piada onix nem de graça.

  • Breno Zanata

    Chupa Stilo.

  • Saraiva

    Mais surpreendente que esta notícia foi a VW ser camarada no preço/pacote de itens do t-cross e não foi nada comentada perto do q está tá sendo

  • Cebobina

    Bons tempos que o motor Fire era fiat… hue

  • Hernande Cruz

    E já teve aumento imagina se não pega fogo!!!

  • Rogério R.

    Pelo visto a comercialização do Onix 2020 atrasará.

    • Cesar

      Vamos juntar a turma aqui no fim de semana para um churrasco com piscina.

  • Cesar

    Um estouro de vendas.

  • Cesar

    O motorista de um Virtus depois de ser rapidamente ultrapassado por um Ônix disse para seu acompanhante:
    – Você viu o Ônix? Passou queimando…

  • Malvino Jose Moreira Junior

    Segundo relato do proprietário, ele escutou um estouro no motor, imagine o barulho, foi lá e abriu o capô do carro e viu o princípio de incêndio, ao abrir o capô em contato com o ar já era fogo se alastra rápido, pelo vídeo podemos ver o fogo fraco acima , mas e em baixo. Princípio de incêndio veicular, primeira regra é abrir uma brecha pequena, direcionar o jato e usar o extintor. Carro novo não tem extintor, negócio correto mesmo é só filmar. GM já disse que vai recolher todos os carros e da carro reserva para os clientes. Segundo relatos o problema é no bloco do motor e não software.

  • BuffyDawn Summers

    Vim pelo vídeo. Queima cabaré nunca foi tão atual.

  • Leumas Ninguem

    Agora vai vender muito HB20 rsrsrs

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Não, Ford Ka pode beliscar a primeira posição se a GM não resolver a tempo esse problema, agora a geração antiga se chama apenas Joy e pode não vender tanto quanto o ka, tanto na categoria Hatch quanto sedan compacto

  • Zé Mundico

    Muito provavelmente esse estouro que o rapaz ouviu foi o bloco do motor rachando e causando quebra dos componentes internos e vazamento do óleo no bloco, causando as chamas.
    Até onde sei, não existe software que resolva isso, se for problema de bloco rachado deve ser uma falha no processo de forja.

    • Cesar

      “As informações recebidas pela GMB até a presente data, indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição de pré-ignição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão. Esta condição pode levar a quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente.”

  • Breno Zanata

    Chupa Marea!

  • Zuneando Rash

    ”Em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor)”

    Achei bem engraçado a desculpa.

  • Gab’s

    Já dá pra fazer uma bagunça no fds:
    Onix Plus leva o fogo
    Virtus a Piscina
    e HB20S a feiúra pq afinal, tem de ter alguém pra zuar num churrasco

  • Cesar

    Botafogo acaba de assinar patrocínio Master com a GM para ser o time propaganda do Ônix Plus.

  • Emygdio Carlos

    A revista Quatro Rodas publicou, hoje, manchete dizendo que a causa dos incêndios foi a quebra do bloco do motor!
    Que bucha hein dona GM!

  • Wagner Baccan

    O Estrago está feito. Marca ruim.

  • Fernando

    ”Em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor)”

    Quer dizer que o primeiro que pegou fogo no pátio da Fábrica estava nestas condições também?

    • Cesar

      “As informações recebidas pela GMB até a presente data, indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações.”

      • Fernando

        Uma manobra no pátio já pode ter esse problema, então é mais grave do que parece.

    • Hélio

      onde foi dito que teria sido o mesmo problema

      • Fernando

        Sequer a GM disse algo quando o primeiro pegou fogo.Ela resolveu falar algo quando o segundo pegou fogo.

      • Fernando

        Ironic[ON] Carros pegam fogo a todo momento, ainda mais de uma mesma marca e modelo. Ironic[OFF]

  • João Senff

    O pessoal não tá entendo que esses Onix pegando fogo são com o opcional churrasqueira.

  • Marcos Villela

    Alguém sabe se na China tb ocorreu esse problema?

  • Matheus Mendes

    Vocês nem sabem se o problema deste carro foi o mesmo do incendiado no pátio da montadora (no qual provavelmente já foi concertado)

    E já foram entregues mais de 10-12mil unidades do carro no qual um infeliz teve este azar… muito ‘engenheiro’ de plantão querendo descredibilizar o projeto.

  • Sato Trebzonte

    Muita gente falando de extintor mas se esquece que o mesmo não é mais obrigatório desde 2015.

  • Samuel Casimiro

    Tava bom demais para ser verdade. Esse carro parecia um “milagre” no mercado nacional. Agora a verdade vem à tona. Uma pena.

  • Victor Abreu

    Sorte do cliente que o dele pegou fogo! kkk pelo menos não vai ficar com essa bomba na garagem encalhada! Casamento certo de quem comprou!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email