Mercado

Onix vende o dobro do Ka nas parciais de agosto

Onix vende o dobro do Ka nas parciais de agosto

Nas parciais de agosto, com vendas até o dia 29, o Onix vendeu mais que o dobro dos emplacamentos do Ka, que assumiu a segunda posição, por enquanto. O desempenho do Chevrolet se mantém em alta e mesmo a soma do Ford com o Hyundai HB20, não ultrapassa o volume do hatch da GM.


Na quarta posição, o Gol vem com bom desempenho e até próximo do Hyundai, enquanto o Prisma em quinto nem liga para a chegada do irmão maior, que está bem próxima, ficando na quinta posição. Polo e Creta estão quase juntos, sendo o SUV coreano o mais emplacado no mês e dificilmente deve perder a liderança até o fechamento.

O Kwid vem logo atrás, seguido pelo Argo, que puxou o Mobi para o Top 10, mantendo assim sempre dois produtos da FCA nesse grupo. Mas a turma da Fiat Chrysler permanece unida com Renegade e Compass vindo logo em seguida. Só então aparece o Corolla, que pouco está sendo influenciado com a chegada da nova geração.

Onix vende o dobro do Ka nas parciais de agosto


O Ka Sedan vem bem na 14ª posição, sem ameaça por parte do Sandero, já renovado. Porém, colocado nele está o Virtus, que ainda pode virar o jogo até o fim do mês ou jogar a toalha. HR-V e Kicks continuam próximos, mas longe dos líderes. O HB20S também não foi afetado pela nova geração, que logo estará aí. Por fim, o T-Cross ainda rema para manter-se no Top 20.

Nos comerciais leves, Strada e Toro se mantém em seus lugares, assim como a Saveiro parece ter afirmado que é a terceira do mercado e não quer perder seu posto para a Hilux, cuja presença da S10, sempre próxima, mostra que a Chevrolet quer manter a velha briga.

Em outra disputa, as futuras irmãs Ranger e Amarok ficaram mais distantes, com a Ford bem mais a frente. O restante do grupo cumpre tabela, mas com bons números.

Confira abaixo os 20 automóveis e 20 comerciais leves mais vendidos nas parciais de agosto de 2019:

Automóveis

  1. Onix – 17.979 unidades
  2. Ka – 8.382
  3. HB20 – 7.769
  4. Gol – 7.421
  5. Prisma – 6.751
  6. Polo – 6.387
  7. Creta – 6.311
  8. Kwid – 6.121
  9. Argo – 5.982
  10. Mobi – 5.159
  11. Renegade – 4.858
  12. Compass – 4.489
  13. Corolla – 4.419
  14. Ka Sedan – 4.227
  15. Sandero – 4.073
  16. Virtus – 4.044
  17. HR-V – 3.742
  18. Kicks – 3.469
  19. HB20S – 3.407
  20. T-Cross – 3.346

Comerciais leves

  1. Strada – 6.288 unidades
  2. Toro – 5.083
  3. Saveiro – 4.042
  4. Hilux – 3.004
  5. S10 – 2.863
  6. Ranger – 1.978
  7. Amarok – 1.536
  8. Fiorino – 1.258
  9. Montana – 1.211
  10. Oroch – 842
  11. L200 – 757
  12. Master – 665
  13. Frontier – 550
  14. Ducato – 460
  15. HR – 412
  16. Delivery Express – 300
  17. Expert – 242
  18. Jumpy – 200
  19. Daily 35S14 – 175
  20. Partner – 156
Onix vende o dobro do Ka nas parciais de agosto
Nota média 4.5 de 4 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • O termo “parcial” dá a impressão de que se trata de alguma data intermediária de agosto. Ficou estranho por se tratar do fim do mês. Talvez fosse melhor o emprego da palavra “preliminares”.

    • “Perguntador”

      Ou esperar mais um dia e publicar com os valores finais.

  • Daytona

    Os fãs da VW estavam certos: T-Cross engoliu a concorrência mesmo hein!
    Não sobrou mercado pra ngm com a chegada dele!

    Agora falando serio, aqui em São Paulo tem Confortline por 89k já AUT taxa zero 3 revisões grátis…
    Coitado de quem pagou 99k, já perdeu uns 10k + desvalorização!

    Se lança a 85k AUT não daria tanta raiva da VW… quem defendia que não dava, ta ai 3 meses depois já…

    • Mauro Moraes

      Acho difícil O Tio Cross figurar entre os líderes. Carros da VW vendem mais no lançamento, depois vão caindo. Foi assim com up! e agora com Polo e Virtus que, segundo alguns sites, vendem menos que no ano passado, mesmo com o mercado em alta.

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        Pelo preço que cobram no T-cross até acho que vende bem

        • Robinho

          tbm acho, acabamento porco, um carro feio (opnião subjetiva, eu sei) e caro.

          • Edson Fernandes

            Mas ele é bem equipado se comparar aos demais.

            Ele é um dos poucos dessa faixa de valor (R$87000 em SP) a ter 6 air bags nos altinhos, entre outros pontos.

      • Verdades sobre o mercado

        T-Cross dificillmente conseguiria ser líder na categoria por não ter versão PCD(mesmo caso do HR-V), mesmo que tivesse preços mais competitivos. Polo entre janeiro e agosto deste ano vendeu 1.500 unidades a menos que no mesmo periodo de 2018, porém em Agosto bateu seu recorde histórico de vendas com quase 6.800 unidades. Virtus vendeu 2.300 unidades a mais.

        • Tibúrcio

          Tcross vende PCD, dá uma checada no site da VW…
          E não é de hoje!

          • SDS SP

            Mas não é aquela versão de até 70 mil como é visto em outras marcas.

            • Verdades sobre o mercado

              Foi isso que quis dizer, não existe T-Cross que pegue isenção de ICMS e possa chegar a 55k como acontece com os concorrentes. O mesmo vale para HR-V e com isso estes 2 modelos deixam de participar de uma importante fatia de mercado.

              • SDS SP

                E bota importante nisso. Muita gente ficou muito dependente desse nicho de mercado. O problema é que uma canetada de político pode colocar tudo a perder.

          • Verdades sobre o mercado

            quando falo em versão PCD é uma versão cujo preço esteja dentro do limite de isenção de ICMS (R$ 70.000,00), onde somada à isenção de IPI compra-se um Renegade, Creta, Kicks ou Captur por R$ 55.000,00. Isenção de IPI + desconto de fábrica para PCD Corolla, COmpass e outros também tem. T-Cross para PCD após isenção de IPI + desconto da VW sai por R$ 75.000,00, ou seja, R$ 20.000,00 a mais que os principais concorrentes.

            • Edson Fernandes

              Até porque, se for assim, todas as fabricantes vendem PCD em todos seus produtos…rs

        • Gran RS 78

          O HRV sempre foi líder de vendas até 2017 sem depender dos clientes pcd, portanto isso não procede, pois se o T-Cross fosse um produto bem posicionado no quesito preço e acabamento, teria vendido mais que vários concorrentes diretos.

      • Andre Cupertino

        Vc está bem equivocado: é justamente o contrário. Tradicionalmente, os lançamentos da Volkswagen demoram a engrenar no mercado. Foi assim com o Fox, Voyage, Polo, Virtus…

        • Nnoitra

          No fechamento de Agosto, o T-Cross já chegou muito mais próximo da meta.

          • Tibúrcio

            No último dia do mês emplacaram 1000 Tcross…
            Acho que foi alguma promoção, claro que não foi pra locadora!

      • Bruno Silva

        Polo acabou de quase bater recorde histórico de vendas, e é o 6º mais vendido do Brasil.

      • Edson Fernandes

        O Polo vendeu mais que o atual 6387 vendas?

    • Mr. Pereba

      Difícil saber o que prejudica mais nas vendas do T-Cris: o preço (que até estão tentando resolver com descontos), o acabamento simplório (que dá uma amenizada com o painel digital e a VW deveria disponibilizar urgente como opcional em todas as versões), ou o porte (quem compra SUV compacto não quer algo compacto, quer imponência e “olhar por cima”).

      • Eric PB

        exato, o porte desse carro é muito aquem de um hrv, captur, kicks. Até o tracker tem mais porte. Quando digo porte, é a casca por fora, pois por dentro ele tem um espaço bem resolvido (…) e realmente falta altura nesse carro. E o brasileiro gosta de tamanho.

      • Nnoitra

        O T-Cross não tem nenhuma opção de motor aspirado, por esse motivo ele está vendendo muito bem.

      • Verdades sobre o mercado

        Penso que o T-Cross só está vendendo o que está vendendo porque é um bom produto no conjunto (como já bastante citado pela mídia especializada), porque realmente se for pelo acabamento e pelo porte (brasileiro dá bastante importância para tamanho, especialmente neste segmento) era para vender menos. Também não favorece o T-Cross em vendas o fato de não ter um versão PCD (assim como o HR-V), pois Renegade, Creta e Kicks estão vendendo a rodo para PCD.

        • hinotory O

          T-Cross é um Polo e devia custar como tal.

          • Verdades sobre o mercado

            Então o HR-V devia custar o que custa o Fit … sem noção seu comentário…

            • Helder

              Tem um pouco de razão sim , eh o famoso “SUV” pra idiota , que não sabe o que eh SUV , o hrv tb se enquadra

          • Felipe S. Rangel

            T-Cross é Polo, como Ecosport É Fiesta, como HRV é FIT, como Creta é Hb20. só que com casca diferente e com preço muito inflado… por isso odeio esse segmento.

            • hinotory O

              Oi Felipe, até concordo, porém o HRV, por exemplo, tem uma motorização diferente, é bem maior, vamos até dizer que faria sentido o preço maior, mas o t-cross é miudinho, mesmo motor do polo, mesma interna.. Se fosse nessa linha, o Renegade e Compass também era a mesma coisa .

              • Felipe S. Rangel

                Concordo! Meu ódio pelo segmento me cegou… kkkk… Está corretíssima sua observação. Muito obrigado :)

              • Edson Fernandes

                Então, mas aí vc tem a opção do motor 1.4 TSI….

            • Rafael Alves Dos Santos

              Creta é feito na base do Elantra, é um médio por definição.

              • Gabriel M. Vieira

                e o T-Cross na base do Virtus, só pra corrigir kkkkk

                • Edson Fernandes

                  Olha só quem aparece por aqui….rs

                  E o branco anda mais viu…kkkk

                  O virtus usa a mesma do Polo só que esticada, não vale…rs

                  • Gabriel M. Vieira

                    hahahaha pow eu nunca ia adivinhar que vc é o “Fluencer” infiltrado no nosso grupo!

                    • Edson Fernandes

                      Nem acreditei qdo vi sua foto….rsrsrs

                      As coisas sao assim…rsrsrs

                    • Gabriel M. Vieira

                      Hahaha mas eu comento e participo aqui faz anos! Não fazia ideia que vc eh o Fluencer hahaha bacana!!

                    • Edson Fernandes

                      Na verdade eu acompanho NA desde o inicio…rs

                      E depois de um tempo sendo “top commenter” o Eber me convidou a ser um dos moderadores daqui do site…rs

                      Acho que por aqui eu pude aprender para lidar no grupo deFacebook…kkkk

                      Eu tenho essa foto desde que apareceu uma lamborghinni na porta de casa dos meus pais para lavar. O dono do lava rapido e amigo queria que eu entrasse no carro e eu fiquei com medo. O que eu pedi? Só bater fotos…

                      E desde então ficou ela por aqui. Só no face eu mostro minha cara feia…rs

                    • Gabriel M. Vieira

                      Kkkkk isso explica vc ser ponderado pra caramba. Legal a história da Lambo! Coloca foto do Fluence pow hahaha

                    • Edson Fernandes

                      Deixa a Lambo, assim não gera polemica aqui no site…rsrs

                      A ponderação acho que vem de profissão viu….rs (sou consultor e implanto sistemas…rs)

            • Edson Fernandes

              O Creta usa estrutura do Elantra viu…rs

    • Verdades sobre o mercado

      Bom, a VW disse que o alvo era o HR-V, e em agosto o T-Cross emplacou mais que o Honda (obviamente por ter colocado um bom volume em locadoras). O estranho foi a queda do Kicks que ficou atrás de ambos, sendo que o Kicks sempre vende muito bem por ter versão PCD (Assim como Creta e Renegade). O Creta arrebentou este mês de agosto. Foram 6.600 unidades.

      • Eric PB

        pelos dados da reportagem o vw vendeu 3300 x 3700 do hrv.

        • Verdades sobre o mercado

          A reportagem está contando os emplacamentos até o dia 29. Até o dia 30 o T-Cross passou Kicks e HR-V.

          • Eric PB

            Me passa o link com essa informação, obrigado.

            • Verdades sobre o mercado

              Tem também lá no shit blog, ordenado pelo mês de agosto.

        • hinotory O

          O T-Cross é um polo, igualzinho por dentro e por fora, tirando aquelas lanternas toscas. Como pode custar o polo 71 e o t-cross 99?

        • Tibúrcio

          No último dia do mês as locadoras se abasteceram de Tcross. Ao menos 1000

          • Verdades sobre o mercado

            foram quase 900 T-Cross no último dia, como ele emplaca em média 150 unidades por dia normalmente, provavelmente foram cerca de 700 unidades para locadoras, visto que a outra hipótese seria emplacamento de veículos do próprio estoque dos css, o que é pouco provável em se tratando de VW e veículos desta faixa de preço.

            • Tibúrcio

              Pouco provável?
              Interessa muito para a VW falar que o Tcross “está crescendo”.
              Esperavam vendas mais substanciais, não é segredo pra ninguém!

              • Verdades sobre o mercado

                Se emplacar no final do mês tem que vender emplacado no mês seguinte e aí vende menos 0km do estoque. Não teria porque a VW emplacar T-Cross do estoque em agosto se já estava garantido como o melhor mês de vendas do modelo desde o lançamento.

                • Tibúrcio

                  Marketing. O blog dos manés já grita aos 4 ventos que está bombando e etc…
                  Quando na verdade, não é bem assim

      • MonHoe

        O Creta pra pessoa física estava sendo vendido a 70 mil, automático com mais 5 mil central e câmera de ré, pronto, Creta na faixa de preço de HB20S Premium

        • Verdades sobre o mercado

          Mas esta oferta de 69.990,00 para PF já está rolando desde junho.

      • Duh

        Só que o Honda vende com preço cheio, a Volks já tá praticando descontos. A verdade é que o Tcross deixou a desejar na categoria, não que o Hrv valha mas vende pela marca.

    • Eskarmory .

      Coitado pq? Ninguém foi obrigado a comprar.

  • Verdades sobre o mercado

    Já tem a informação de fechamento do mÊs (afinal são pouquíssimos os emplacamentos em sábados como hoje). Chevrolet como era de esperar acelerou ontem os emplacamentos (provavelmente nas grandes locadoras ou os próprios css emplacando veículos do estoque) visto que foram mais de 5.000 unidades em um único dia (normalmente são menos de 2.000 por dia), sendo 3.800 Onix.
    Renault também acelerou no último dia emplacando 1.300 Kwid (normalmente seriam menos de 300 por dia) e 1.200 Sandero (normalmente seriam menos de 200 por dia). Com isso a Renault que era a 7a colocada até o dia 29 pulou para o 4a lugar.
    VW também acelerou o T-Cross emplacando mais de 800 unidades no último dia (normalmente seriam 150 por dia) passando assim o HR-V e Kicks.

    • Nnoitra

      Na verdade, nem é possível emplacar no sábado porque o Detran está fechado, os supostos emplacamentos de sábado, são emplacamentos da sexta-feira que foram lançados no sistema do Renavam e da Fenabrave no sábado por motivos internos.

      • Verdades sobre o mercado

        Oficialmente o Detran está fechado, mas em alguns estados se rolar uma graninha o Detran emplaca 0 km no sábado.

        • Sonfav

          Taí uma coisa que eu duvido que exista…
          Concessionário ou grandes locadoras pagando propina pra emplacar carro do estoque.

          • LKenappe

            Imagine detran abrindo final de semana pra emplacar 0Km, tinha que ser propina de 1bi pra cima. Galera da uma vacilada na birita no final de semana ae vem com essas marolinhas da conspiração.

            • Sonfav

              Haja birita :D

            • Verdades sobre o mercado

              Eu acompanho este mercado há muitos anos (trabalhei nele por 21 anos) e te garanto que existem emplacamentos aos sábados, obviamente que é algo eventual, mas existe, e só existe para atender à interesses dos css e fabricantes. Não é uma mega propina, é algo pequeno, afinal só depende de 1 ou 2 pessoas de dentro do Detran.

            • Verdades sobre o mercado

              No último sábado(31/08/2019) foram emplacados dos 4 maiores fabricantes (GM, VW, Fiat e Renault) 920 veículos, sendo que 718 foram da GM. Você acha isso uma coincidência ?

          • Verdades sobre o mercado

            Se for interesse do fabricante ou da css certamente eles irão pagar “uma cervejinha” para emplacar e fechar a meta do mÊs. Se for para emplacar carros de locadora obviamente que “a cervejinha” não vai sair do bolso da locadora, e sim de alguma css (a pedido do fabricante).

            • Edson Fernandes

              Essa coisa de vender mais para mostrar os emplacados…. compensa tanto assim para as fabricantes?

    • Tibúrcio

      Unidas e Localiza bombando de Tcross! Se não fossem eles nesse último dia…

  • Nnoitra

    Emplacamentos de Agosto(2019) realizados no Brasil:
    FCA – 41.739
    GM – 41.647
    Volkswagen + Audi + Porsche – 40.016
    Renault + Nissan + Mitsubishi – 29.125
    Hyundai + Kia – 20.309
    Ford + Troller – 19.349

    Rank Modelo Julho(2019) Agosto(2019) Variação[Julho/Agosto] Acumulado(2019)
    1 GM/ONIX 20.070 21.714 8,2% 158.685
    2 FORD/KA 9.075 9.125 0,6% 68.847
    3 HYUNDAI/HB20 9.205 8.167 -11,3% 70.366
    4 VW/GOL 7.275 7.843 7,8% 53.421
    5 RENAULT/KWID 8.069 7.405 -8,2% 55.994
    6 GM/PRISMA 8.377 7.232 -13,7% 56.453
    7 VW/POLO 6.198 6.798 9,7% 45.019
    8 FIAT/STRADA 7.024 6.719 -4,3% 50.050
    9 HYUNDAI/CRETA 5.307 6.633 25,0% 36.185
    10 FIAT/ARGO 6.610 6.551 -0,9% 49.371
    11 FIAT/MOBI 4.702 5.412 15,1% 36.489
    12 FIAT/TORO 6.205 5.373 -13,4% 40.177
    13 RENAULT/SANDERO 2.952 5.307 79,8% 30.625
    14 JEEP/RENEGADE 5.790 5.180 -10,5% 44.016
    15 JEEP/COMPASS 6.170 4.831 -21,7% 39.034
    16 TOYOTA/COROLLA 5.936 4.618 -22,2% 36.637
    17 FORD/KA SEDAN 4.572 4.591 0,4% 32.049
    18 VW/VIRTUS 3.810 4.326 13,5% 30.100
    19 VW/SAVEIRO 3.500 4.235 21,0% 26.724
    20 VW/T CROSS 3.151 4.217 33,8% 15.334
    21 HONDA/HR-V 3.856 4.048 5,0% 31.600
    22 NISSAN/KICKS 5.299 3.882 -26,7% 35.006
    23 HYUNDAI/HB20S 3.400 3.531 3,9% 22.766
    24 TOYOTA/HILUX 3.855 3.296 -14,5% 26.961
    25 GM/S10 3.093 3.050 -1,4% 20.256
    26 FORD/ECOSPORT 2.530 3.016 19,2% 20.979
    27 TOYOTA/YARIS HB 3.488 3.001 -14,0% 24.535
    28 VW/FOX 3.312 2.972 -10,3% 27.088
    29 VW/VOYAGE 3.010 2.854 -5,2% 21.232
    30 GM/SPIN 3.114 2.808 -9,8% 18.294
    31 TOYOTA/YARIS SEDAN 2.487 2.360 -5,1% 19.598
    32 FIAT/UNO 2.201 2.300 4,5% 14.073
    33 RENAULT/LOGAN 1.272 2.277 79,0% 16.247
    34 FORD/RANGER 1.829 2.133 16,6% 13.702
    35 RENAULT/CAPTUR 2.680 2.061 -23,1% 18.523
    36 HONDA/FIT 2.233 2.017 -9,7% 17.443
    37 NISSAN/VERSA 1.988 1.870 -5,9% 13.965
    38 FIAT/CRONOS 1.391 1.780 28,0% 14.162
    39 HONDA/CIVIC 2.402 1.735 -27,8% 17.719
    40 VW/AMAROK 1.664 1.637 -1,6% 12.733
    41 GM/CRUZE SEDAN 1.526 1.484 -2,8% 11.988
    42 GM/COBALT 1.001 1.415 41,4% 9.120
    43 TOYOTA/ETIOS HB 1.866 1.357 -27,3% 12.182
    44 VW/TIGUAN 1.242 1.354 9,0% 8.186
    45 FIAT/FIORINO 2.008 1.325 -34,0% 10.887
    46 GM/TRACKER 1.293 1.286 -0,5% 11.264
    47 GM/MONTANA 1.072 1.275 18,9% 8.754
    48 RENAULT/DUSTER 1.777 1.252 -29,5% 16.041
    49 VW/UP 1.178 1.243 5,5% 8.616
    50 VW/JETTA 1.107 1.228 10,9% 8.166

    Fonte: Renavam / Carblog

    • Murilo Soares de O. Filho

      Não deveria considerar as Vendas conjuntas de Renault-Nissan-Mitsubishi, elas são parceiras, mas não estão fundidas em uma única empresa.

      • Cesar

        A Renault é dona de quase 50% da Nissan.

        • Vae Victis

          43.4%

  • Roxxton

    Se o Ka ao menos recebesse um tapa no visual daquele cluster…

    • David Diniz

      Qual é o problema do Cluster do KA? Não tem milhões de instrumentos? Ou falta o “super necessário” termômetro de temperatura do liquido de arrefecimento da década de 1980?

      • Edson Fernandes

        Eu já acho mto simples mesmo. Poderia ter mais itens no computador de bordo.

    • Guilherme Ferreira Lucio Lemes

      Também acho feio demais…parece de carro antigo.

  • Robinho

    é parece que a Ford tinha razão e deixar a Ranger somente com a opção a Diesel…

  • marcosCAR

    Já tinha comentado aqui, que o GM tem um produto de sucesso inquestionável e o que ela decide? Mudar o carro. Acho que não vai dar boa… Principalmente no início, quando existe um estranhamento do visual e o natural aumento de preços.

    • CanalhaRS

      Concordo. Acho que a velha tática de lançar a nova geração mais cara e manter a versão mais pelada da anterior vai levar os clientes da marca à concorrência. Vai ser um tiro no pé do modelo.

    • Verdades sobre o mercado

      A GM só corre risco se deixar de oferecer o Onix atual nas versões 1.4 (incluindo AT). Se deixar de oferecer 1.4 no Onix/Prisma Joy tem que chegar com preço muito agressivo no Onix/Sedan novo.

  • Dudu Pimentel

    Tá vendendo isso tudo pq a geracão atual está em fim de carreira e a nova já tem data prá ser lançada e para desovar, a GM está colocando preços mais baixos prá acelerar o processo…mas isso não se significa que ele é o melhor produto, só que ele é o mais barato apenas.

  • Edson Fernandes

    Incrivel como Polo e Tcross vendem.

    Agora, se tivesse qdo eu viajei para alugar o TCross eu alugaria! Eu acho que eles irão se beneficiar da opção de aluguel. E pensar que eu aluguei um Renegade(e gostei, exceto o motor).

    Esse motor 1.0 TSI seria otimo para meu uso.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email