Opel e-Corsa: 40 anos do carro que fez sucesso aqui

opel corsa 40 1

O Opel e-Corsa 40 Years Limited Edition chega ao mercado europeu comemorando os 40 anos do compacto alemão que fez enorme sucesso aqui no Brasil.

Baseado na versão 100% elétrica do atual Opel Corsa, com DNA francês, o e-Corsa 40 Years terá 1.982 unidades produzidas, exatamente o ano em que o Corsa “A” foi lançado.

Numa época em que a GMB ainda preparava o Chevrolet Monza para cá, a Opel apresentava ao mercado germânico um hatch compacto abaixo do Kadett.

opel corsa 40 3

O chamado Corsa A nunca foi feito no Brasil, mas seu motor sim, o GM Família I, que chegou somente em 1994 com o Corsa B, que foi nacionalizado em sintonia com a Alemanha.

Dos 1.982 exemplares do Corsa 40 Years, 1.000 serão do e-Corsa, com motor elétrico de 138 cavalos e 26,5 kgfm.

Suas baterias de lítio possuem 50 kWh, o que garantem 330 km de autonomia no ciclo WLTP.

opel corsa 40 2

Pintado na cor Rekord Red, o Opel e-Corsa 40 Years Limited Edition tem rodas de liga leve aro 17 polegadas em preto brilhante e cinza-fosco.

Enquanto a pintura externa faz referência ao Opel Rekord, que foi base do Chevrolet Opala nos anos 60, o interior tem bancos esportivos com acabamento Tartan, que faz alusão ao Vauxhall Nova SR dos anos 80.

opel corsa 40 4

O e-Corsa 40 Years chama atenção por oferecer um par de meias Tartan em tamanhos médio e grande, que reproduzem o estilo dos assentos do hatch alemão.

Com faróis de LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED e pacote ADAS parcial, o Opel e-Corsa 40 Years Limited Edition tem ainda multimídia com tela de 7 polegadas e câmera de ré.

opel corsa 40 5

Os bancos e o volante possuem aquecimento, enquanto os para-choques possuem sensores de estacionamento, bem como plaqueta numerada no painel.

Produzido na Alemanha em sua geração F, o Opel Corsa tem motor EB 1.2 de três cilindros com 76 cavalos na versão aspirada e com turbo, a potência é de 101 ou 132 cavalos. Uma opção diesel 1.5 tem 103 cavalos.

 

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.