Elétricos Europa Mercado Opel

Opel quer ser um fabricante exclusivamente de carros elétricos

opel-ampera-e-1 Opel quer ser um fabricante exclusivamente de carros elétricos







Rüsselsheim, Alemanha, anda agitada com as notícias mais recentes da transferência de controle da Opel – e também da inglesa Vauxhall – para o grupo PSA. Executivos da GM teriam decidido pela venda das duas empresas aos franceses sem consultar os alemães.

Mas, para apaziguar os ânimos e garantir a manutenção de empregos e outros projetos, representantes de Detroit se reuniram com autoridades na Alemanha e Reino Unido. A própria PSA foi até o país vizinho para também garantir que a Opel continuará a ser uma empresa alemã.

No entanto, apesar das conversas, assim como da alta imediata das ações de GM e PSA, as negociações continuarão por mais alguns dias, onde se espera fechar o acordo antes da abertura do Salão de Genebra, no dia 7 de março. Ainda assim, existe a possibilidade de que a compra da Opel/Vauxhall fracasse por muitos motivos.

Diante disso, o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann – que ficara sabendo da decisão de venda das duas marcas poucas horas antes do negócio se tornar público – propõe um Plano B caso o negócio não se concretize. A ideia – dentro do grupo GM – é converter a Opel num fabricante exclusivamente de carros elétricos por volta de 2030.

Originalmente, a GM tem até maio para definir o futuro da Opel, algo que agora está em questão por conta da decisão recente de vender a montadora, junto com sua parceira inglesa. Se não der certo, provavelmente o projeto de Neumann terá boas chances de ser aceito.

A ideia também não é impossível de ser executada, pois a Opel teria 13 anos pela frente para desenvolver e lançar de 10 a 15 modelos elétricos, além de converter suas fábricas para este tipo de veículo, sem contar a produção de baterias. Para a GM, seria uma forma também de expandir-se nesse segmento dentro dos EUA, onde o Bolt e o quase híbrido Volt são as principais ofertas de elétricos.

[Fonte: Foro Coches Eléctricos]




Send this to a friend