Elétricos Europa Opel Vans Veículos Comerciais

Opel Zafira-e Life é uma van elétrica com autonomia de até 330 km

Opel Zafira-e Life é uma van elétrica com autonomia de até 330 km

Zafira. Esse nome é bem famoso no Brasil, atribuído à minivan de sete lugares da Chevrolet. Lançada na Europa pela Opel, seu projeto é de origem Porsche e fez muito sucesso tanto lá quanto cá.


Aqui, ela durou uns 12 anos no mercado e, quando saiu de cena, muitos ficaram de luto por seu fim e, especialmente, pela chegada da sucessora Spin, bastante criticada.

Na Europa, a Zafira evoluiu como se deve, mas mesmo lá, sua forma original findou. Após gerações como uma boa minivan de sete assentos, ela saiu de cena em 2019, mas o nome foi resgatado na versão Opel das vans médias Expert/Jumpy da PSA.

Opel Zafira-e Life é uma van elétrica com autonomia de até 330 km

Assim, o nome Zafira Life surgiu num veículo que é puramente comercial, embora seja também vendido por lá como um particular familiar. Agora, cerca de um ano depois de sua mudança de status, a monovolume da Opel ganha sua versão elétrica.

Tal como no ë-Jumpy, a Opel Zafira-e Life utiliza a plataforma modular EMP2 com a propulsão elétrica da base e-CMP, usada nos Peugeot 208 e 2008, além de Opel Corsa-e e Mokka-e (espera-se esse nome). O DS 3 Crossback e-Tense e o Citroën ë-C4 também se utilizam esse powertrain.

Opel Zafira-e Life é uma van elétrica com autonomia de até 330 km

Com 136 cavalos e 26,5 kgfm, a Opel Zafira-e Life tem duas variantes. A primeira com baterias de 50 kWh, permite alcance de 230 km. Contudo, quando com células de 75 kWh, a autonomia sobe para 330 km.

Para quem pretende usa-la como van executiva, por exemplo, ela oferece teto solar panorâmico, poltronas móveis em couro e portas corrediças de abertura e fechamento elétrico.

Opel Zafira-e Life é uma van elétrica com autonomia de até 330 km

Com capacidade para 1.000 kg de carga, a Zafira-e Life chega a 130 km/h (limitados), tendo ainda sistema de regeneração de energia em frenagens e desacelerações.

O pacote de segurança da Opel Zafira-e Life inclui controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa, alerta de colisão e ponto cego, câmera de ré, frenagem automática de emergência, entre outros. Apesar do nome, ela está longe da antiga. E você, tem saudades da Zafira?

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • VR6icardoW

    Pelo tamanho que tem para armazenar bateria deveria ter uma autonomia muito maior!

    • Rodrigo

      Deve ser pq não é um carro leve, tampouco aerodinâmico. Assim como nos carros movidos por motores à combustão, peso e aerodinâmica são fatores primordiais para uma maior autonomia, nos elétricos é a mesma coisa. Com a desvantagem de que os elétricos possuem baterias que, por si só pesam bastante. Apesar de não ser divulgado, esse carro tem mais de 2 toneladas muito provavelmente.

    • Ricardo Blume

      Aumenta-se o peso do veículo e diminue-se a capacidade de carga.

  • JR_BSB

    Sempre acho estranho o uso de um nome consagrado em veículo de categoria diferente do original, quando não é uma evolução natural do modelo.

  • Lembra bastante o Nissan Elgrand feito até 2010, olha que eu até gostaria de uma dessas, não fica berrando ostentação, tem posição alta para o motorista e deve ser um festival de conforto e versatilidade para qualquer situação que der na cabeça. E com a Opel nas mãos da PSA, as chances de vir para cá são maiores que zero…

  • oscar.fr

    Vale lembrar que apesar de ser endeusada hoje em dia, à época, a Zafari chegou a vender menos que Scénic e Xsara Picasso. Eram três excelentes carros, mais práticos que as SUV de hoje.

  • Marcus Vinicius

    Esse poderia ser o Primeiro Opel a chegar ao Brasil em muitos anos já que seus similares franceses já são vendidos por aqui.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email