Europa Lançamentos Mercado Opel Vans

Opel Zafira Life busca van da PSA para se renovar na Europa

Opel Zafira Life busca van da PSA para se renovar na Europa

A Adam Opel AG faz parte do grupo PSA e, como tal, aproveitará todo o potencial da empresa francesa para renovar seu portfólio de produto. Agora, a marca alemã busca na van média de Peugeot, Citroën e Toyota, uma oportunidade de renovar a proposta da minivan Zafira. Batizada de Zafira Life, a nova opção familiar substitui o anterior Opel Vivaro, derivado da Renault Trafic.


O nome Vivaro deve ser mantido na versão comercial da van, mas a de passageiros e lazer, agora é a Opel Zafira Life, que aqui no Brasil conhecemos como os comerciais Citroën Jumpy e Peugeot Expert. Da mesma forma que na PSA, a nova van alemã terá três tamanhos de carroceria, designadas S, M e L.

Opel Zafira Life busca van da PSA para se renovar na Europa

Embora não seja oficial ainda, a Opel Zafira tradicional, minivan de origem GM, deve sair de cena no mercado europeu até 2020. Ela já não é mais vendida no Reino Unido como Vauxhall, por exemplo. Assim, a PSA inicia o processo de conversão de minivans em práticas vans de passageiros e executivas, buscando novos clientes, dada a queda nas vendas dos monovolumes particulares.


Opel Zafira Life busca van da PSA para se renovar na Europa

Além disso, a PSA já avisou que a Opel Zafira Life terá uma versão eletrificada a partir de 2021, também seguindo a tendência de mercado na Europa. Equivalente aos modelos Citroën SpaceTourer (Jumpy), Peugeot Traveller (Expert) e Toyota ProAce, a van da Opel também terá opção de motores diesel BlueHDi.

Opel Zafira Life busca van da PSA para se renovar na Europa

Ela tem ainda opção de transmissão automática, bem como de tração nas quatro rodas. Nas variantes de tamanho, a Opel Zafira Life S tem 4,60 m de comprimento e 2,93 m de entre-eixos, enquanto a M apresenta 4,95/3,28 m e a L com 5,30/3,28 m, respectivamente. Dependendo disso, o número de acessos varia de cinco a nove lugares.

Bancos dianteiros com aquecimento e massagem, poltronas centrais giratórias e opção de mesas para reunião, são alguns dos itens oferecidos na Opel Zafira Life. Aqui, a antiga Zafira foi vendida pela Chevrolet entre 2001 e 2012, sendo substituída pela Spin.

 

Opel Zafira Life busca van da PSA para se renovar na Europa
Nota média 4 de 4 votos

  • Andre Cupertino

    Que lixo que a PSA fez. A anterior , 2017, parece muito mais moderna e refinada que essa nova. Vilipêndio do nome. Não quero nem ver o que a PSA vai fazer com o restante da linha Opel.

    • Diego Lip

      Como lixo? A outra van que a Opel tinha, era na verdade um Renault, a empresa só mudou de time.

      • Andre Cupertino

        Me refiro à Zafira anterior.

        • Diego Lip

          A outra Zafira continua viva e só deverá sair ano que vem de linha.

    • Marcos

      Essa Van é muita mais refinada que a Opel Vivaro (rebadge da Renault).

    • Luis Burro

      Akela morreu e foi substituida pelo Mokka X ou o Grandland,na europa os Suvs tbm estão em alta.O q a marca fez foi aproveitar o nome só pq é van,pq de resto ñ tem mais nenhuma semelhança!

  • Paulino Lino

    Apaixonado nesse tipo de carro! Não o trocaria por nenhum SUV na mesma faixa de preço.

  • Marcus Vinicius

    Tinha que ser mais aerodinâmica pra se diferenciar um pouco das francesas

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    O segmento de vans poderia ter sido uma baita ” mão na roda ” para as automotivas chinesas : Várias delas possuem vans semelhantes mas poucas foram ás que lançaram i ficando ” renegado ” á T8 da JAC e Link da Chery que não ” vingaram ” !

  • oscar.fr

    Não é de se estranhar o desaparecimento das minivans, elas ficaram caras demais. Nós sabemos isso muito bem no Brasil, pois tivemos apenas a primeira geração delas, já em sua segunda geração Renault Scenic e Citroën Picasso vieram caras demais e com volumes de venda em nada comparáveis aos das gerações anteriores. Atualmente, é mais caro comprar uma Zafira que os SUV da Opel. Uma C4 Spacetourer (novo nome da C4 Picasso) custa mais que um C5 SUV. Não surpreende que a PSA escolha o caminho fácil e torne a Zafari uma van remodelada de suas já consolidadas vans Peugeot e Citroën, ainda mais porque a PSA deverá investir pesado para recuperar Corsa e Astra nos próximos anos.

    • Marcos

      O problema desse movimento é a que a Opel já tem uma van (Opel Vivaro), faria mais sentido se ela usasse o nome da van e não da mini van.

      • Luis Burro

        Mas é q aí tem q ver a categoria pq a tanto as francesas tbm tem em duas categorias,Jumpy e Expert e acima delas Jumper e Boxer q eram feitas com a Ducato (Fiat),provavelmente a Vivaro se encaixa na última.
        Em relação à Renault a Traffic e a Master são a msma van ou tbm se enquadram na descrição anterior?

    • Luis Burro

      Mas outro problema é q só tinha francesa e isto ñ ajudou pra elas,foi só qndo a GM trouxe a Zafira e a Fiat investiu no Idea q deslanchou (eu costumo considerar o Fit tbm mas por definição ele é um hatch).

  • Marcelo Nascimento

    Essa está muito parecida com as vans americadas da década de 80!

    • Luis Burro

      Vdd,mas achava aquelas mais legais ainda!Eternizadas em séries como Esquadrão Classe A,Scooby Doo,etc.

  • Poderia vir pra cá como opção mais acessível que a Mercedes Vitto.

    • matheushms

      Existe o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy, que são a igual a este Opel Zafira.

  • Marcos

    Essa van realmente é boa, mas mataram o nome Zafira pois a Zafira européia era uma mini van de fato e agora é uma van.

  • Hodney Fortuna

    GM, recompra a Opel pelo Amor de Deus! Quero seus modelos de volta no Brasil com a gravatinha Chevrolet!

  • Marcio Souza

    Podem dar outro nome a esse veículo de carga/comercial. Nunca será uma Zafira.

    • Joe Fernando Takeda

      como a cultura brasileira é diferente , no japao esse tipo de carro sao os mais caros e luxuosos na linha familiar , é o sonho de consumo de toda familia, no brasil usa pra caraga ! pesquisem nissan elgrand e toyota alphard

  • Luis Burro

    O nome da empresa é o do fundador?Q legal,achei q fosse só o sobrenome como geralmente costuma ser!
    Nossa mas e por q Zafira,podiam muito bem resgatar o nome Sintra q ñ era tão diferente assim desta,Zafira fica meio sem sentido já q ela era uma minivan de porte bem menor.

  • Luis Burro

    A Opel nunca poderá aparecer no mercado brasileiro ou foi estipulado um tempo no acordo de ñ concorrência assinado pela PSA ao adquirir a Opel/Vauxhall?

  • Luis Burro

    Este mercado de minivans é uma baderna tbm,só a Ford tem 4 categorias!
    Tem a van do Fiesta,a Transit(Courier,Connect,Custom e a minibus) e a Custom tem sua versão de passageiros chamada Tourneo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email