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Os 10 carros antigos que mais valorizaram em 10 anos

volkswagen-kombi-65-anos-8 Os 10 carros antigos que mais valorizaram em 10 anos

Se você tem uma Volkswagen Kombi fabricada entre 1968 e 1975, a chamada “corujinha”, então você tem uma aplicação financeira de alto rendimento nas mãos. Segundo um estudo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), os veículos antigos com mais de 30 anos de fabricação, renderam muito mais que os investimentos financeiros considerados mais rentáveis do mercado, incluindo tesouro direto, CDB e poupança.



Os valores desses clássicos que há muitas décadas deixaram as linhas de montagem no Brasil ou fora dele, tiveram alta nos últimos 10 anos bem superior à Selic, a taxa básica de juros, chegando a mais que o dobro desta. Em relação à famosa Kombi corujinha, teve uma valorização de 135% acima da Selic do período. Com a pesquisa de 24 modelos no mercado, entre os anos de 2005/2006 a 2015/2016, a FGV EAESP verificou até mesmo desvalorização abaixo da Selic entre os clássicos pesquisados, nesse caso, o Ford Mustang Hard Top, que ficou 32,5% abaixo. Poupança, CDI, IGP-M e Selic foram utilizados na metodologia da pesquisa.

Segundo o pesquisador Luís Henrique Rigato, coordenador de pós-graduação em Administração da FGV EAESP, “assim como o mercado financeiro, você não ganha dinheiro com todos os produtos. Se for investir em carros antigos, é melhor apostar nos carros clássicos, que mais se valorizam”.

Para fazer o levantamento, a FGV EAESP formulou um questionário que foi respondido por 103 colecionadores, bem como foram analisados cerca de 6 mil anúncios de venda de carros antigos. Todos os modelos atendem as normas da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). Ou seja, eles possuem mais de 30 anos de fabricação, conservam características originais e portam o Certificado de Originalidade do Denatran, atestando que não foram alterados.

Confira os 10 carros antigos que mais valorizaram nos últimos 10 anos:

  1. Volkswagen Kombi “corujinha” – Subiu 135% em relação à Selic em 10 anos. O veículo é a primeira geração do comercial leve da marca alemã, que virou cult nos EUA.
  2. Dodge Charger – O clássico V8 da Chrysler, entre os anos 1973 e 1975, valorizou nada menos que 125,9% acima da Selic.
  3. Dodge Dart 2 portas – Outro clássico da marca americana no Brasil, o modelo feito entre 1970 e 1973 ficou 117,7% acima da Selic.
  4. Chevrolet Camaro Coupe – O cupê americano – entre os anos de 1967 e 1969 – teve valorização de 116%.
  5. Ford Maverick GT V8 – Entre 1973 e 1976, o cupê feito em São Bernardo do Campo subiu 75,5%.
  6. Ford Galaxie – De 1967 a 1969, o luxuoso sedã ficou 55,9% acima da Selic.
  7. Chevrolet Opala Diplomata 4.1 – De 1981 a 1986, este sedã topo de linha da GMB ficou 53% mais valorizado.
  8. Chevrolet Camaro Type LT – Este bólido dos states ficou 45,9% acima da Selic, mas para os modelos de 1974 a 1976.
  9. Volkswagen SP2 – O bem brasileiro cupê esportivo feito na Anchieta – entre 1972 e 1974 – valorizou 39,8%.
  10. Ford Landau – O famoso “carro oficial” também valorizou 39,% para modelos de 1977 a 1983.

Galeria de fotos

 

[Fonte: Exame]

  • Rafael Kleinert Giovannini

    Todos tração traseira

  • Nunca cheguei a ver um Volkswagen SP2.
    E quem diria que a Komboza seria a top 1 da valorização.

    • Rogério R.

      Na minha infância vi vários SP2 pelas ruas. Agora imagine qto tá valendo um DKW Vemag, Aero Willys, Rural, cheguei a ver vários nas ruas.

    • Diogo Augusto

      Se o SP2 tivesse tido um motor mais potente ele seria sem dúvidas um dos esportivos mais incríveis do Brasil, porque o design daquele carro… é espetacular!

  • Louis

    Descontaram as despesas com os carros durante os 30 anos ?

    • Zé Mundico

      Mas peraí, qual é o carro que não dá despesa?

      • Louis

        Por isso mesmo, todo carro dá despesa, agora se vai comparar com investimento, tem que descontar o que foi gasto, todo investidor tem que colocar tudo nos cálculos.

        • Zé Mundico

          Tá, mas eu continuo achando que carro nunca foi nem vai ser investimento.
          Eu acho que a matéria faz um comparativo apenas entre os modelos citados. Tanto é que se você pagar outro carro do mesmo ano desses da matéria, não está valendo praticamente nada hoje.
          Claro que vai depender muito da conservação, mas tem carro até mais recente do que esses que hoje não vale nada.

  • Comprei meu Puma GTI por 2700, vendi por 12000 e hoje não encontra por menos de 25000.

  • Franco da Silva

    E o Chevetão?! Esse povo não valoriza o que era bom… huahuahua

    • MauroRF

      Tenho um amigo que tem um DL 92 preto impecável. Pergunta se o cara vende? kkkk, falei para ele me colocar em primeiro na lista se for vender, rs. Outro amigo meu tem um Escort GLi 1.8 96/96, é um azul lindo, com calotas originais, tudo original, com DH e toca-fitas de série. Pergunta também se vende, rs. Capaz de “vender” a mãe dele, mas não o carro, rs.

      • ObservadorCWB

        Escort e Kadett conversíveis EM BOM ESTADO também são hipervalorizados.

  • Ricardo

    Quase nem existem Camaros no Brasil, assim fica fácil ser valorizado.

  • Ricardo

    Gols, Voyages e Paratis quadrados e Fuscas que valiam 5 mil há 10 anos atrás, hoje valem 10 a 15 mil.
    Queria restaurar um Passat GTS Pointer 1988, mas é quase impossível encontrar no mercado.

  • Robinho

    Pampa…meu sogro tentou comprar uma em bom estado e quando encontra é uma facada.

    • joao vicente da costa

      Pampa em bom estado no DF não se encontra por menos de R$12k

  • Mr. Car

    O fato é que de modo muito geral, neguinho perdeu a noção, isto sim.

    • Uranium

      Resumo perfeito.

  • João Cagnoni

    Landau valorizou 39%? Há 15 anos atrás era possível comprar um em bom estado (entre aspas rsrsrs) por 4k, hoje não sai por menos de 50k.

    • Nem precisamos falar de 15 anos atrás (realmente, em 2000 eu não consegui comprar um Charger de um mecânico da minha cidade, ele queria 3.500), podemos falar de apenas poucos anos. Em 2013 comprei o meu Dart por 22.000, hoje venderia ele por 55.000 ou 60.000 tranquilo.

      • afonso200

        os mais caros como maverick GT V8, querem 130mil, prefiro importar um classico anos 70 tipo Lincoln ou Ford LTD top, do que ter um maverick nacional

    • Cmenusi

      Parente meu restaurou uma camionete C15, tá pedindo 60K, acho que essa lista são de “casos e casos”. Tem carros que hoje valem 10x mais que há 10 anos. Mas tbm tem muita sucata velha que não vale o tempo de ir ver… Este mercado é um misto de custo de restauração x tempo gasto x demanda … Pergunta para um “opaleiro” quando ele dá por uma corujinha? Nada … PQ? PQ o lance dele é o opala, simples assim … logo, essa pesquisa só tem algum fundamento se vc usar como base o comércio de nicho de cada carro.

  • Rogério R.

    Na minha infância um amigo do meu saudoso avô tinha uma linda Kombi T1 6 portas azul e branca a famosa cor saia e blusa. Ah, cadê os Fiat 147, Spazio, Oggi e Panorama? rs

    • NaoFaloComBandeirantes

      Oggi e Panorama são horríveis, mas confesso que gosto do “147zinho”!
      Tinha vontade de restaurar um e converter para elétrico.
      Misturar o velho e o novo.

    • MauroRF

      Mais raro ainda um Oggi CSS, cheguei a ver um quando era pequeno, já pensou ter um daquele em ótimo estado?

      • Rogério R.

        Também cheguei a ver um Oggi CSS qdo era pequeno, imagine quanto vale um desse.

  • MauroRF

    Meu sonho de consumo dos autos antigos é ter um Monza Classic de 88 a 90 com pintura em dois tons e, em segundo lugar, um Del Rey Ghia. Assim que o $$$$ permitir, vou iniciar a “caçada”, rs.

    • Com relação ao Del Rey Ghia, corra, pois os preços já estão absurdos… achar um impecável por menos de R$ 20.000 está bem difícil… o meu paguei R$ 9.000 cerca de 3 anos atrás, já estava bem acima da média na conservação, mas depois gastei um bom dinheiro indo de 90% até uns 98% de qualidade e originalidade. Hoje tem emblema da Ford em todos os vidros, nas setas e nas lanternas traseiras, funciona tudo, AC gelando.

      • Paulo Lustosa

        Exato, o meu L 1988 paguei 1000 ao meu avô na época, isso em 2011, mas tava só o bagaço porque ele deixou encostado o carro durante anos tomando sol e chuva, agora depois de indo pra finalização, não vendo de jeito nenhum

    • Paulo Lustosa

      Corra, o que era do meu avô eu peguei só o bagaço e restaurei a funilaria 100% e gastei uma nota e não vendo de jeito nenhum

    • Iran Borges

      Digo o mesmo, mauro, e ainda acrescento um corcel 2 LDO!

  • Luis LC

    Dodge Charger R/T, ai, ai, ai…..

  • Vattt

    Gosto muito de todos da lista, mas no mercado realmente estão absurdamente caros!!! Pelo jeito vou partir para o Fusca mesmo.

    • ale123

      O único problema do Fusca é que ele continua sendo tão roubado quanto na época que era fabricado.Particularmente acho o Del Rey bem interessante : ainda existem muitos em ótimo estado e por um valor não tão exorbitante.

      • Vattt

        Disso eu não sabia!!!!

  • Leonardo

    Cadê o Corolla?

    • ale123

      Se for o primeiro de 1966 vale um bom dinheiro.O duro é achar um aqui.

  • ale123

    E pensar que até o início dos anos 90 os Dodges era abandonados porque não valiam quase nada. Hoje o preço de um R/T passa facilmente dos 100 mil.

  • afonso200

    Adoro o Sta. Matilde 6cilindros

  • Ricardo Blume

    A verdade é que o brasileiro está entrando em uma modalidade onde antes somente os mais afortunados se atreviam. Conheço muitos, digamos, não ricos, que estão se atrevendo a comprar Fuscas, Opalas e outros para restaurar/colecionar. Hoje é fácil encontrar Fusquinhas por 15, 20k e Corujinhas valendo 100k e mais e mais oficinas e funilarias repletas de antigos que antes eram considerados sucatas, sendo recuperados. Espero que o mercado de peças se desenvolva neste quesito também.

  • Jeremias Flores

    isso sem contar o mercado especulativo e os gurmetizadores que inflacionaram praticamente todos os antigos nacionais.

    Alem dos que valorizaram no “embalo” dos listados, o que é o caso das demais versões do opala, maverick, vw air cooled…

    tem também, inúmeros carros que valorizaram muito e não estão nesta lista, os nacionais 80 e inicio de 90 como a linha Gol gt/gts/gti tiveram os seus preços catapultados nos ultimos tempos

  • Eduardo

    Não existe um Fiat na lista dos antigos desejáveis e hipervalorizados.

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