Carros mais roubados, quais são? (veja 14 modelos)

Resultado de imagem para volkswagen voyage notícias automotivas

A violência no Brasil é algo que vem preocupando muito e isso deve ser levado em conta até mesmo na hora de adquirir um carro. Em várias matérias, o Notícias Automotivas mostrou a importância de analisar e estudar cada ponto antes de comprar um automóvel.

É claro que ninguém compra um veículo já esperando uma batida ou roubo, mas é essencial ter em mente que isso pode acontecer com qualquer pessoa. Por esse motivo que o seguro se torna algo de extrema importância.

Antes de fechar o negócio, pesquise sobre o modelo, veja o índice de roubo/furto, depreciação, revenda, entre outros. Confira também nossa matéria onde apontamos os 10 erros que as pessoas cometem na hora de comprar um carro novo.

Atualmente, temos alguns modelos que são muito visados pelos criminosos. Podemos até dizer que eles são os “preferidos” e por isso ficam marcados entre as estatísticas de “carros mais roubados/visados”. Muitas vezes isso ocorre para a venda de peças ou até mesmo pelas rodas no mercado paralelo.

Existem características que fazem com que o criminoso não se interesse por alguns modelos, incluindo algumas coisas mais chamativas, como cores extravagantes, importados de alto valor (isso porque também chamam atenção), rodas básicas, modelos que não são populares, picapes e SUVs movidos à gasolina, Insulfilm, travas manuais, som de fábrica e veículos sem acessórios externo (estepe, por exemplo).

Por meio dos dados da Susep – Superintendência de Seguros Privados, apuramos para conhecer o IVR (índice de Veículos Roubados), ou seja, os carros mais roubados/furtados em todo o país. Para obter os índices, a Susep apura informações a partir das apólices vigentes e dos sinistros que foram registrados.

É importante ressaltar que, mesmo sendo um órgão governamental, os números fornecidos por eles não são absolutos, porém é possível identificar o cenário atual de veículos roubados no Brasil.

Para facilitar o entendimento desses dados, reunimos os que foram mais roubados até o segundo semestre de 2016 entre os mais vendidos. Confira a lista completa abaixo:

Volkswagen Voyage 1 a cada 59,6 – total de 1.753 roubos

O sedã da Volkswagen lidera no ranking além de ser o modelo mais antigo da lista. O seu concorrente, Chevrolet Prisma, está na frente quando falamos em números de vendas, mas o número de roubos do Voyage é bem maior.

Índice total de roubo do Voyage: 1 a cada 59,6 – total de 1.753

Hyundai HB20 1 a cada 69 – total de 1.911 roubos

Sabemos dessa fama (infelizmente) do Hyundai HB20 ser um dos mais roubados do país. O hatch compacto é um dos mais vendidos hoje no Brasil, ainda assim, entre essa categoria, outros modelos possuem índices nem tão satisfatórios assim. Volkswagen Gol, Chevrolet Onix e Ford Ka também têm altos números de roubos.

Volkswagen Gol: 4.126 roubos
Chevrolet Onix: 1.158 roubos
Ford Ka: 1.216 roubos

Os números do Gol são extremamente altos, mas ele não fica em primeiro lugar nessa categoria porque a frota segurada também é maior.

Volkswagen Golf 1 a cada 71,9 – total de 248 roubos

Lançado com uma nova geração em 2013, o Volkswagen Golf chegou ao Brasil com uma baixa no mercado e os números de roubos e furtos altos. Se comparado com o Ford Focus, o Golf ainda fica atrás, entretanto ele é mais visado.

Volkswagen Gol 1 a cada 74,8 – total de 4.126 roubos

Não se assuste em encontrar tantos Volkwagens nesta lista, como mencionamos acima nos índices do Hyundai HB20, a quantidade Gols roubados também são altos. Ainda assim, o total de segurados também é grande: cerca de 308.615.

Ele já entrou no top 1 dos mais roubados do país (veja aqui Top 10: Os carros mais roubados da cidade de SP), agora, encontra-se apenas em sua categoria.

Chevrolet Onix 1 a cada 85 – total de 1.158 roubos

Já era esperado encontrar o líder de vendas no Brasil aqui nesta lista, a quantidade circulando também faz com que ele seja muito visado. Até a realização desta análise pela Superintendência de Seguros Privados o ônix teve um total de 1.158 roubos (até o final de 2016).

O Chevrolet Onix fechou o mês de março com 12.918 unidades vendidas.

Honda Civic 1 a cada 85,9 – total de 1.355 roubos

Já entre os sedãs médios, o Honda Civic fica em primeiro lugar na categoria devido ao risco de roubo ser maior, mas em números o Toyota Corolla ganha ficando com 1 a cada 115 e 1.537 roubos segundo a Susep.

Ford EcoSport 1 a cada 93 – total de 1.067 roubos

Por vários anos vimos o Ford EcoSport sendo líder de vendas em sua categoria de SUV compacto, assim que o Honda HR-V chegou no Brasil, percebemos uma queda nas vendas e com isso o SUV da Honda conquistou o primeiro lugar.

Hoje, EcoSport e HR-V estão na lista entre os mais roubados. Eco com um total de 1.067 roubos e HR-V com 39 roubos.

Chevrolet Prisma 1 a cada 98,6 – total de 962 roubos

Junto com o Volkswagen Voyage, o Chevrolet Prisma é segundo mais roubado da categoria dos sedãs compactos com um total de 962 roubos e 94.894 segurados. Atualmente o Prisma é quarto modelo mais vendido no Brasil.

Ford Ka 1 a cada 100,7 – total de 1.216 roubos

Na sequência, atrás do Chevrolet Prisma, o Ford Ka é segundo mais vendido no mercado brasileiro. Os índices de roubos e furtos também são altos: 1.216 e 1 a cada 100,7. Entre os hatches compactos, o Ka vem se destacando com o volume de vendas.

Ford Focus 1 a cada 106,9 – total de 593 roubos

A Ford volta para a lista desta vez com o hatch médio Focus. Vindo da argentina, aqui no Brasil possui os seguintes números em roubos: 593 e 1 a cada 106,9. Assim como outros modelos aqui, ele também tem uma grande frota circulando hoje no país o que contribui para que seja muito visado.

Outros modelos entre os mais roubados:

Toyota Corolla 1 a cada 115 e 1.537 roubos

Honda HR-V 1 a cada 152 e 39 roubos

Volkswagen Saveiro 1 a cada 163,2 e 27 roubos

Fiat Strada 1 a cada 296,2 e 39 roubos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011