Mercado

Os 50 automóveis e os 50 comerciais leves mais vendidos de 2013

Fiesta_Rocam_Hatch2014-12-700x421 Os 50 automóveis e os 50 comerciais leves mais vendidos de 2013

Em dezembro, a GM liderou entre os automóveis com 19,68%, seguida pela Fiat com 19,61% e VW com 19,28%. Ford e Hyundai fecharam o mês com 9,22% e 7,18%. Nos comerciais leves, a Fiat manteve a liderança com 18,74%, seguida por VW e GM com 14,89% e 13,36%. Ford e Renault ficaram quase empatadas com 9,89% e 9,80%, respectivamente.



kombi-last-edition5-700x466 Os 50 automóveis e os 50 comerciais leves mais vendidos de 2013

No geral, em dezembro, a Fiat manteve a ponta com 19,41%. VW e GM ficaram quase empatadas com 18,26% e 18,22%, respectivamente. A Ford ainda conseguiu ficar à frente da Renault com 9,37% contra 7,68%. Em 2013, a Fiat é quem deu as cartas e isolou-se com 21,34%, enquanto a VW conseguiu por pouco ficar à frente da GM com 18,64% contra 18,17%. A Ford ficou abaixo de 10% de participação com 9,37% e a Renault com 6,61%.

Em relação aos automóveis e comerciais leves, as posições já foram divulgadas na matéria anterior, dando destaque para o Fiesta na segunda posição em dezembro, além da fixação do Prisma na 10ª. No entanto, a Fenabrave acresceu alguns valores aos números já apresentados, conforme pode ser visto nas tabelas abaixo. No acumulado do ano, os líderes continuam sendo Gol e Strada. Destaque para Fiesta, que ficou em quarto em 2013 e a Kombi, que morreu sustentando a oitava posição.

Abaixo, marcas, automóveis e comerciais leves mais vendidos de dezembro e do ano de 2013:

Dezembro

Marcas

1º FIAT 65.200 19,41%
2º VW 61.357 18,26%
3º GM 61.208 18,22%
4º FORD 31.495 9,37%
5º RENAULT 25.815 7,68%
6º HYUNDAI 22.087 6,57%
7º TOYOTA 17.436 5,19%
8º HONDA 14.486 4,31%
9º CITROEN 6.931 2,06%
10º NISSAN 6.673 1,99%
11º MITSUBISHI 5.949 1,77%
12º PEUGEOT 5.015 1,49%
13º KIA 2.516 0,75%
14º M.BENZ 1.462 0,44%
15º BMW 1.322 0,39%
16º CHERY 1.077 0,32%
17º JAC 1.001 0,30%
18º LAND ROVER 989 0,29%
19º SUZUKI 593 0,18%
20º AUDI 566 0,17%

Automóveis

1º VW /GOL 24.828
2º FORD /FIESTA 16.299
3º FIAT /PALIO 14.319
4º FIAT /SIENA 13.747
5º FIAT /UNO 13.114
6º VW/FOX/CROSS FOX 11.887
7º GM /ONIX 11.761
8º HYUNDAI/HB20 11.318
9º RENAULT/SANDERO 10.626
10º GM /PRISMA 8.383
11º GM /CLASSIC 7.261
12º VW /VOYAGE 7.136
13º GM /CELTA 6.661
14º HONDA/CIVIC 6.095
15º TOYOTA /COROLLA 5.850
16º HYUNDAI/HB20S 5.460
17º GM /COBALT 4.320
18º HONDA/FIT 4.051
19º GM /SPIN 3.766
20º RENAULT/CLIO 3.450
21º CITROEN/C3 3.264
22º HONDA/CITY 3.175
23º FIAT /PUNTO 3.159
24º TOYOTA /ETIOS HB 3.021
25º RENAULT/LOGAN 2.690
26º GM /CRUZE HB 2.660
27º PEUGEOT/208 2.613
28º GM /AGILE 2.588
29º TOYOTA /ETIOS SEDAN 2.262
30º GM /CRUZE SEDAN 2.255
31º VW /GOLF 2.047
32º FIAT /IDEA 1.950
33º FORD /KA 1.877
34º NISSAN /VERSA 1.870
35º FIAT /PALIO WEEKEND 1.551
36º NISSAN /MARCH 1.536
37º FORD /NEW FIESTA 1.502
38º FORD /FOCUS 1.476
39º RENAULT/FLUENCE 1.368
40º FORD /FIESTA SEDAN 1.265
41º VW /SPACE FOX 1.129
42º NISSAN /SENTRA 1.073
43º VW /JETTA 1.053
44º FORD /FUSION 953
45º CITROEN/C4L 931
46º NISSAN /LIVINA 855
47º FIAT /BRAVO 851
48º FIAT /DOBLO 818
49º HYUNDAI/VELOSTER 815
50º PEUGEOT/308 796

Comerciais Leves

1º FIAT /STRADA 11.321
2º VW /SAVEIRO 6.371
3º RENAULT/DUSTER 6.215
4º GM /S10 5.401
5º FORD /ECOSPORT 5.098
6º TOYOTA /HILUX 4.339
7º GM /MONTANA 3.733
8º VW /KOMBI 2.700
9º FORD /RANGER 2.112
10º MITSUBISHI /L200 2.003
11º VW /AMAROK 1.969
12º HYUNDAI/TUCSON 1.567
13º MITSUBISHI /PAJERO 1.510
14º TOYOTA /HILUX SW4 1.355
15º NISSAN /FRONTIER 1.249
16º FIAT /DUCATO 1.242
17º HYUNDAI/IX35 1.157
18º MITSUBISHI /ASX 1.138
19º HONDA/CRV 1.132
20º CITROEN/C3 AIRCROSS 976
21º RENAULT/MASTER 929
22º FIAT /FIORINO 790
23º KIA/SPORTAGE 787
24º MITSUBISHI /Outlander 754
25º FIAT /DOBLO 722
26º LAND ROVER /EVOQUE 719
27º GM /TRACKER 716
28º HYUNDAI/HR 579
29º TOYOTA /RAV4 573
30º VW /TIGUAN 470
31º FIAT /FREEMONT 462
32º RENAULT/KANGOO 449
33º LIFAN/X60 428
34º SUZUKI /GVITARA 334
35º KIA/SORENTO 328
36º PEUGEOT/BOXER 316
37º GM /TRAILBLAZER 303
38º CITROEN/JUMPER 284
39º IVECO/DAILY 3514 270
40º BMW/X1 267
41º KIA/K2500 261
42º FORD /EDGE 245
43º DODGE/JOURNEY 238
44º M.BENZ /SPRINTER 311 232
45º HYUNDAI/SANTAFE 230
46º VOLVO/XC60 213
47º FORD /TRANSIT 210
48º GM /CAPTIVA 207
49º CHERY/TIGGO 200
50º SUZUKI /JIMNY 198

2013

Marcas

1º FIAT 762.950 21,34%
2º VW 666.707 18,64%
3º GM 649.726 18,17%
4º FORD 335.015 9,37%
5º RENAULT 236.337 6,61%
6º HYUNDAI 212.900 5,95%
7º TOYOTA 176.074 4,92%
8º HONDA 139.268 3,89%
9º NISSAN 77.830 2,18%
10º CITROEN 66.109 1,85%
11º MITSUBISHI 58.157 1,63%
12º PEUGEOT 57.511 1,61%
13º KIA 29.135 0,81%
14º JAC 15.974 0,45%
15º BMW 14.076 0,39%
16º M.BENZ 13.219 0,37%
17º LAND ROVER 10.648 0,30%
18º CHERY 8.067 0,23%
19º AUDI 6.691 0,19%
20º SUZUKI 6.291 0,18%

Automóveis

1º VW /GOL 255.057
2º FIAT /UNO 184.362
3º FIAT /PALIO 177.014
4º FORD /FIESTA 136.712
5º VW/FOX/CROSS FOX 129.927
6º FIAT /SIENA 129.825
7º GM /ONIX 122.333
8º HYUNDAI/HB20 122.320
9º RENAULT/SANDERO 102.514
10º VW /VOYAGE 89.759
11º GM /CLASSIC 86.936
12º GM /CELTA 74.647
13º GM /PRISMA 61.301
14º HONDA/CIVIC 60.970
15º GM /COBALT 59.685
16º TOYOTA /COROLLA 54.103
17º GM /SPIN 41.983
18º HONDA/FIT 40.637
19º FIAT /PUNTO 40.407
20º HYUNDAI/HB20S 35.382
21º TOYOTA /ETIOS HB 34.801
22º CITROEN/C3 33.669
23º GM /AGILE 30.120
24º RENAULT/CLIO 29.911
25º HONDA/CITY 29.243
26º FORD /FIESTA SEDAN 29.048
27º TOYOTA /ETIOS SEDAN 27.236
28º GM /CRUZE SEDAN 26.525
29º FORD /KA 26.252
30º NISSAN /MARCH 24.255
31º FIAT /IDEA 23.451
32º RENAULT/LOGAN 23.036
33º GM /CRUZE HB 22.464
34º FORD /FOCUS 20.825
35º NISSAN /VERSA 20.730
36º PEUGEOT/208 20.729
37º VW /SPACE FOX 16.324
38º FIAT /PALIO WEEKEND 15.554
39º VW /JETTA 14.350
40º RENAULT/FLUENCE 13.878
41º VW /GOLF 13.785
42º PEUGEOT/308 10.931
43º FIAT /DOBLO 10.512
44º PEUGEOT/207 10.385
45º FORD /FUSION 9.562
46º NISSAN /LIVINA 9.542
47º FIAT /BRAVO 9.060
48º FORD /NEW FIESTA 8.498
49º VW /POLO SEDAN 8.187
50º FIAT /LINEA 7.531

Comerciais Leves

1º FIAT /STRADA 122.904
2º VW /SAVEIRO 72.370
3º FORD /ECOSPORT 66.097
4º GM /S10 54.251
5º RENAULT/DUSTER 50.222
6º GM /MONTANA 46.707
7º TOYOTA /HILUX 42.625
8º VW /KOMBI 25.221
9º VW /AMAROK 24.191
10º FORD /RANGER 22.077
11º MITSUBISHI /L200 21.363
12º MITSUBISHI /PAJERO 16.511
13º HYUNDAI/TUCSON 16.213
14º NISSAN /FRONTIER 15.592
15º FIAT /DUCATO 12.734
16º FIAT /FIORINO 12.434
17º TOYOTA /HILUX SW4 12.354
18º HYUNDAI/IX35 10.368
19º MITSUBISHI /ASX 10.115
20º RENAULT/MASTER 10.009
21º KIA/SPORTAGE 9.438
22º CITROEN/C3 AIRCROSS 9.358
23º HONDA/CRV 8.272
24º HYUNDAI/HR 7.166
25º LAND ROVER /EVOQUE 6.606
26º FIAT /DOBLO 5.986
27º VW /TIGUAN 5.598
28º RENAULT/KANGOO 5.160
29º MITSUBISHI /Outlander 4.376
30º TOYOTA /RAV4 4.362
31º HYUNDAI/SANTAFE 3.964
32º IVECO/DAILY 3514 3.875
33º FIAT /FREEMONT 3.873
34º SUZUKI /GVITARA 3.788
35º KIA/K2500 3.636
36º GM /TRAILBLAZER 3.284
37º FORD /EDGE 3.242
38º KIA/SORENTO 3.241
39º PEUGEOT/BOXER 3.089
40º FORD /COURIER 3.052
41º M.BENZ /SPRINTER 311 2.850
42º CITROEN/JUMPER 2.847
43º BMW/X1 2.738
44º GM /CAPTIVA 2.512
45º JEEP /CHEROKEE 2.501
46º DODGE/JOURNEY 2.423
47º GM /TRACKER 2.388
48º FORD /TRANSIT 2.281
49º VOLVO/XC60 2.088
50º LIFAN/X60 1.953

[Fonte: Fenabrave]

  • André

    Extra! Extra! Milhões de pessoas enganadas! Extra!

    • bandaxadibar

      Linea vendeu num ano o que o voyage vendeu em dezembro….otimo produto, mas mau posicionado pela fiat trapalhona

  • Fanjos

    Golf e Cruze vendendo bem, o Golf só não vende mais pq não tem versão de "entrada" para vender.

    Ja o Focus esta falhando miseravelmente, e nessa soma ainda deve ter muito modelo antigo junto…toma essa Ford por ser zoio gordo

    • gcarlos

      Acredito que a versão de entrada é só o ´´indez´´ quem é caipira sabe o que é isso.

    • Cristiano_RJ

      Lembre-se que as vendas consideram a soma das duas gerações: o Golf VII e o Golf 4,5 também, que não saiu de linha.

  • gcarlos

    Que atirem a primeira primeira pedra! (sempre quiz dizer isso)… os donos de Ferraris, Lamborguines, BMW e afins, dos brasileiros que compram carroças…

  • Fanjos
    • afonso200

      815 só em dezembro,,,imagina o ano todo….. HB20 vendeu 122mil……tá lokooo deu pau na concorrencia, fez as outras se mecherem e fazerem modelos novos e fabricas no BR

      • Fanjos

        Que vendessem 10 unidades por mês daquela barata gigante capada com motor de HB20 já seria muito pelo preço que cobram.

        • ajntec

          Quem tem a mínima noção de como o mundo gira faz uma escolha melhor com facilidade. Comprar aço a preço de ouro…

    • saosao

      Pior que esse foi o único item que realmente me chamou a atenção…

    • Tejolo

      Carro super bem equipado, muito bem acabado e está com preço beeem bacana agora. Sinceramente acredito que vale a pena dar uma olhada, já que a concorrência não oferece coisa muito melhor. Veja o focus 1.6, oferece muito menos, e com preço não muito longe (preços praticados e não tabela);

      • Fanjos

        Pq?Quanto esta custando O Lerdoster? 50 mil no 2013/2014? Se for ate esse preço vale, mais que isso continua sendo um engodo
        O Focus não é parâmetro e esta se mostrando um verdadeiro fracasso!
        Em resumo carro medio 1.6 aspirado acima de 60 mil = lixo de custo beneficio.
        Tem que comparar com os itens e preços de Cruze e Golf que são os lideres do mercado dos médios….levando em conta que a barata é um médio né (a Hyundai diz que é um Coupe, assim como a Caoa insiste em falar que o carro tem 140cv…ou melhor Caoas de potencia hahaha), ai sim vamos ver se vale a pena ainda.
        E o ESP e ASR são de serie certo?

        • Tejolo

          Bom, fica difícil conversar quando fala que o Cruze é referencia, sendo que ele tem motor com desempenho igual aos 1.6 do focus ou do veloster, só que gastando mais. Além do acabamento extremamente ruim pelo preço cobrado. Também, de um GM não se espera muita coisa mesmo.

          • Fanjos

            Se o Cruze o Golf que são os lideres não são referencia….quem é então?O HB30??Quer dizer i30??
            Aliais vc não respondeu, e o ESP e ASR no Veloster tem quantos?
            Ahh pelo menos o Cruze tem a potencia que diz ter e o Golf tem mais de 30 cavalos a mais, agora a barata gigante diz tem 140 Caoas de potencia que dá 121cv de verdade hahaha.
            https://www.noticiasautomotivas.com.br/hyundai-vel

            Não adianta, Veloster é uma vergonha, feito em cima de propaganda enganosa e preço extorsivo, os descontos (69…70 mil) são para carros 12/13, um 13/13 já custa mais de 75 mil, onde esta o Golf né…e até mesmo o Focus 2.0, ambos já humilham a baratinha.
            Então na casa acima de 70 mil: Golf>>>>>>infinito>>>>Focus>>308 THP>>Cruze>>>Qualquer coisa>>>>Barata gigante.
            Aliais falando em descontos na casa de baixo o Cruze por 60…61 no qual compra um 13/14 ( não um 12/12….12/13 como outros com desconto por ai) e olhe!!! Ele tem ESP e ASR de serie…que coisa não.

            • Tejolo

              Prefiro ainda o silencio a bordo, câmera de ré, sistema multimedia de verdade, o encosto lombar elétrico, o teto panorâmico entre outros vários mimos que foram feitos pensando no conforto do que 12cv a mais no motor que não resultam em desempenho, consumo mais alto e falta absoluta de conforto. Concordo em relação ao ESP, realmente deveria ter por este preço, mas sinceramente botando na balança, o cruze está no máximo, sendo muito otimista, no mesmo padrão de custo x benefício. Se quantidade de vendas fosse referência de qualidade, o que me diz do gol e do uno? São referência de carros?

              • Comprou um Veloster branco por quase 100k e está tentando justificar a compra… kkk

                • Tejolo

                  Negativo, não comprei e não compraria, pois gosto de sedan e caminhonete. Porém a história que o carro não vale a pena era para quando custava mais de 80k, agora por 65k ele está sim bastante competitivo com o que se tem no mercado.

                  • Filipe Augustus

                    Eu so acho que o Veloster poderia ter no mínimo aquele 2.016V do iX35 e custar o que custa hoje.

                    • Tejolo

                      Então, concordo que um bom motor ajudaria de verdade. Agora que a gasolina permite, poderiam trazer o 1.6 turbo, que não trouxeram em função da gasolina,pois seria impeditivo manter a garantia de 5 anos. Vejo casos de jetta TSI com 50.000 ou menos apresentando problemas sérios em função da gasolina.

    • blindzector

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. É meu caro…. as aparencias falam mais qe mil palavras para alguns.. Status para ter um carro que demora 4,7 dias para chegar a 120 km :p

      Meu clio e mais rapido que o Veloster ! :D

      • Edson Roberto

        Isso para quem não conhece o Veloster :D

        Meu cunhado tem um e, tirando que é satisfatorio, não faz vergonha não. Mas bebe consideravelmente. Fiquei assustado com o consumo do Veloster do meu cunhado.

        Entretanto para um carro com rodas aro 18" ele é inclusive confortavel! Por R$65000 eu escolheria ele no lugar de um Focus por exemplo.

        • blindzector

          Se formos colocar os adornos que o Veloster tem, em comparação aos demais, concerteza o Veloster tem seu lugar… mas ainda acho estranho 4 pessoas saindo do carro e uma saindo somente por um lado! kkkk…. Mas é aquela coisa, as vezes comentamos coisas aqui por ironia rs , mas o carro tem certo conforto, da pra encarar… mas sei la, o jeito dele nao me agrada… se fosse um Coupe, acho que gostaria mais… um Coupe duas portas… me agradaria, agora, akela porta… :s

          Dizem todos que o Golf deu uma pa virada no antigo, e ainda mais e em todos que estao no mercado sendo lançamento… estou ainda esperando uma oportunidade para dirigir um para falar o que eu achei! Ele ficou BEEEMMM mais simpatico que nosso conceito de carro do tempo Mk4,333… o interior dele e do jeito que eu gosto, bem bacana, mas ainda nao o dirigi, meu cunhado dirigiu e so deu elogios… mas o dignissimo, ele e fanboy Vw… nao sei aos pontos o qe dizer, se eu compraria ou nao! Sou muito seleto e tenho um gosto para muitas coisas bem variados ( Vc ja meio que me conhece )… O Focus, eu o vejo como uma carta coringa… e bom, sim, e perfeito? Nao! Sabe… ficou em um termo estranho! Mas como o Golf, ainda nao tive a oportunidade de conhecer o carro e dar o meu parecer… Agora de todos estes lançados… o que mais me agradou foi o " Mamae eu cresci e tenho bigode "… o Sentra… ele ficou num lugar bem bacana… so acho que falta recursos ou melhor recursos $$$ para ser o que e!

          Mas… vamos ver como vai andar :)

          • Edson Roberto

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Essa de crescer o bigode é boa. Sobre o Golf…. sem dúvida é um otimo modelo e bem equipado. o problema é que se eu fosse comprar, seria a versão DSG. Por R$75000 já estava ruim para mim, por R$78000 piora…

            E veja… Distantes dos R$69900 do 308 THP e dos R$65000 do Veloster. Para o Veloster são R$13000 e do THP, quase R$10000. É uma diferença consideravel para mim. E por conta disso, abrir mão também. Gosto e gostaria de carro bem equipado, mas não dá apenas para fechar os olhos e pensar em comprar um determinado modelo por gosto, tem que ter conteudo compativel com preço.

            Tanto que antes, sempre falava do mercado que o Golf para quem pudesse dispor de um pouco a mais, em apostar nele, mas com as diferenças de preço que tem ficado sobre os carros, já começo a reduzir a possibilidade. E veja… com esse aumento, o Golf começa a dar possibilidade de vendas do Focus 2.0 SE que está mais equipado.

            Entretanto, veja como se inverteram as coisas e até Veloster podem ser jogados na comparação. Eu tbm não conheço o golf pessoalmente, mas comparando os produtos, vejo que hoje, incrivelmente é melhor negocio o proprio Veloster que o i30!

            • blindzector

              Quanto ao Golf … i have a good news… meu cunhado acaba de pegar um GTI vremei!

              Muuuuuito show! Agora sim, vou poder falar do Golf :) E Depois de guiaro GTI… vou tentar o 1.4 :)

              Ai sim, vou poder falar alguma coisa do taooo supr mega Golf q tanto falam!

  • amovw

    A FIAT vendeu 100.000 a mais que VW, que praticamente empatou com a GM.

    • CharlesAle

      A VW,mesmo com o sucesso do Golf,está em franca decadência no Brasil……….

      • teles

        pior he a gm q toda hora renova e só em,pata coma vw ou perde

        • blindzector

          Enquanto a Gm nao tiver produto para brigar… Massa o Onix ateh segurou bem, mas nao aguenta a pressao dos demais! E um produto modesto!

  • Tosca16

    Chery manteve a frente da JAC nos últimos meses mesmo perdendo no final por muito , ponto de referência ao meu ver por ser contemporâneas. O Lifan X60 já podemos dizer que agradou , está entre os 50 mais vendidos e manteve a meta de 400 unidades mês praticamente todos os meses.

    • blindzector

      Sim sim, interessante isso ai… o lance da Chery e o de sempre… Eles tem mais produtos na linha… e o valor do " carro mais barato " ainda permanece!

      JAC tem ateh " razoaveis " produtos e a garantia de 6 anos qe " agradam " muita gente…

      Quanto ao Lifan X60… gostei demais do carrinho problem…? Sim… rs Tem um agravante.. pessoas com o pémaiorzinho vao ter problemas na hora de passar marcha, os pedais sao muito proximos, com isso ao dirigir, vi muita dificuldade!

      ( Tam do pé? kkkk 48 )

  • gabriel machado

    14º M.BENZ 1.462 0,44%
    15º BMW 1.322 0,39%
    20º AUDI 566 0,17%

  • gabriel machado

    focus fracasso, e a ford nem se mexe

    também… 61 mil num focus manco 1.6, só pq tem tela multimídia, carro que antes era vendido a menos de 50

    • CharlesAle

      Sim,realmente,do jeito que está, o Focus não consegue se recuperar.Vai ter de mexer no preço,não no carro,que ao meu ver,já teve uma leve queda de qualidade no acabamento,principalmente da versão básica…..

      • Filipe Augustus

        Acredito que pra baixar os preços do Focus vão ter que mexer no Fiesta tbm…..

      • jcperes

        Pior que esses dias eu fui a uma css Ford fazer test drive no New Fiesta Sedan e o vendedor me perguntou se eu não me interessava em um Novo Focus (nem no New Fiesta eu estava). O vendedor insistia (em vão) em tentar me convencer que o Focus (mesmo o de entrada) estava mais caro para competir com o Novo Golf e que ele era páreo para este ¬¬
        Ah e teve também a clássica estorinha de vendedor … disse que um primo dele tinha comprado um Novo Golf e estava desanimado com o carro e bla bla bla. Não aguentava mais ouvir tanta baboseira e fui embora dali o mais rápido possível.

    • AlexandreCE

      Multimídia nada… telinha do Sync igualzinha à do Fiesta que possuo. Quem já teve oportunidade de dar uma olhada pode perceber que destoa totalmente do conjunto.

    • Edson Roberto

      Pior que nem isso o Focus tem (central multimidia). Isso só na versão topo de linha Titanium.

  • Fuel

    Incrível o quão empatados tecnicamente HB20 e Onix ficaram, apenas 13 unidades de diferença no ano todo

  • xrs250

    O Fiesta fechou o ano em quarto lugar. será que ele mantém o fôlego no ano que vem?

    • AlexandreCE

      Acredito que sim. O novo hatch vende bem; o Rocam, idem. Com a chegada do novo Ka, acredito que a Ford deverá manter o Rocam como veículo de entrada, coisa típica do Brasil. A não ser que o Ka tenha preços convidativos.

  • edneygoncalves

    A galera fala (incluo-me) do Etios (24º), mas e o 208 hein (27º PEUGEOT/208 – 2.613 unidades) ?!?!?
    Outra coisa que achei interessante: Uno "levou pau" dos irmãos Palio e Siena em DEZ/13, será que já mostra cansaço o pequeno da FIAT, será que a galera já enjoou?
    Abraços a todos e um ótimo 2014 para todos!

    • Ubaldir

      O Uno já está se ressentindo da saída de cena do Mille, que era somado no número de vendas do modelo novo. O "quadrado-redondo" quando considerado em separado nunca foi um verdadeiro campeão de vendas. O modelinho antigo ainda representava cerca de 40% do montante total de emplacamentos computados para o Uno. A Fiat vai "sofrer" com o fim do Mille. Não há outro modelo da marca em condições de substituí-lo no nicho de mercado que ele criou. O Pálio Fire não se encaixa no que o consumidor do Uninho de 1984 procurava.
      Quanto ao Peugeot 208, a comparação com o Etios soa um pouco desproporcional. Os dois estão separados no mercado por um valor expressivo no preço de venda. Enquanto o 208 começa na casa próxima aos 40 mil, o Etios dá as caras já na faixa dos 30. Só mesmo os Etios mais caros se equivalem em preço aos 208 mais baratos.

  • Rodrigo

    Criando a contenda em 3, 2, 1:

    Ford Fanboys, expliquem por favor (números de Dezembro):

    24º TOYOTA /ETIOS HB 3.021
    37º FORD /NEW FIESTA 1.502

    29º TOYOTA /ETIOS SEDAN 2.262
    40º FORD /FIESTA SEDAN 1.265 (somadas as unidades do Fiesta sedam rocam, imagino eu)

    Etios vendeu SÓ o dobro do New (pica das galáxias) Fiesta.

    Ho ho ho ( O_o )

    • BrunoMulsane

      E daí, o étios não deixa de ser lixo, até mesmo perto fiesta rocam 1.6. E se for por vendas, o gol é o melhor carro do Brasil.

      • Hofmann

        Nem precisa contra-argumentar, pois os dados que ele usou não correspondem ao que ele acha ser. O certo é o seguinte:

        37º FORD /NEW FIESTA 1.502 →New Fiesta Sedan
        40º FORD /FIESTA SEDAN 1.265 → Fiesta Sedan Rocam
        2º FORD /FIESTA 16.299 → New Fiesta hatch mais Fiesta Rocam hatch

        • JPaulo10

          Não é correta a comparação, porque o Etios é sedã compacto simples, e nesse segmento toma "de lavada" de Prisma, Voyage, HB20S e Cobalt, todos com mais de 4000 emplacamentos (não sei as vendas de GranSiena).

          A preocupação de New Fiesta é com o City. Mais que o dobro de diferença em favor do Honda.
          Não vale a desculpa de cotas, greve dos metalúrgicos mexicanos, muito sol ou neve no Ártico. A verdade é que o sedã compacto da ford é CARO.

    • Hofmann

      Quis dar uma de "o polêmico", mas não sabe o seguinte:

      37º FORD /NEW FIESTA 1.502 -> New Fiesta Sedan
      40º FORD /FIESTA SEDAN 1.265 -> Fiesta Sedan Rocam
      2º FORD /FIESTA 16.299 -> New Fiesta hatch + Fiesta Rocam hatch

      Não sei exatamente qual a proporção entre New e Rocam hatches, só se sabe que o New vende mais que o Rocam. Chutando que sejam 55% do New, foram vendidos em torno de 8964 New Fiestas hatch, ou seja, praticamente o triplo do (horrível das Índias) Etios.

    • bedotRJ

      No ranking da Fenabrave, quando vc ler New Fiesta, entenda New Fiesta Sedan. E quando vc ler Fiesta Sedan, entenda Fiesta Sedan Rocam. Os hatches estão juntados ambos, New e Rocam, sob o nome de Ford Fiesta lá nas primeiras posições do ranking.

      Assim, a sua comparação entre Etios Hatch e New Fiesta Sedan foi absolutamente sem sentido, A outra, Etios Sedan vs Fiesta Sedan Rocam, faz um pouco de sentido, mas bem pouca coisa.

    • Raniel

      As vendas do New Fiestal Hatch brasileiro estão sendo somadas ao rocam que ficou em 2º FORD /FIESTA 16.299. e o 37º FORD /NEW FIESTA 1.502 é o Sedan novo que pelo preço tá dificil vender (50mil basico). e por ultimo o 40º FORD /FIESTA SEDAN 1.265 é o velho Fiesta Sedan Rocam. Me corrijam seu eu estiver errado.

    • Fabio Thasmo

      Não sou fã da Forde mais se você intendesse pelo menos um pouco da tabela da fenabrave saberia que as vendas do new fiesta hatch e do fiesta Rocam hatch são somadas e em dezembro foram 16.299 unidades somadas com o new fiesta e fiesta rocam e ficou em segundo lugar, atrás apenas do gol.
      já os sedan são separados as vendas do new fiesta (sedan) foi 1.502 e as do Fiesta sedan (Rocam) foi de 1.265

    • luk4z_sl

      Perdeu a chance de ficar quieto pra não falar bobagem.

  • Renato_Dantas

    O trágico Peugeot 408 não entra e nunca entrou nos 50 automóveis mais vendido, deve ser um lixo francês para ser tão rejeitado, a Peugeot deve estar se perguntado em inglês Why my God?, Why jesus?.

    • Bob Granna

      para o consumidor é exclusividade.

    • Cristiano_RJ

      Existem diversas razões para explicar o fracasso comercial de um modelo. Mas essa de "lixo francês" me pareceu curiosa. Mesmo porque brasileiro adora lixo. É só ver a lista dos mais vendidos, e verá que o que não falta é lixo. Na verdade, talvez a explicação seja porque o 408 é francês. Simples assim. Sem adjetivação pejorativa. O "lixo" introduzido por você na verdade é resultado da real causa que está por tráz das más vendas: O PRECONCEITO.

      • Edson Roberto

        Na minha opinião, é a propria marca que não se esforça para conseguir mais clientes. Ela lança um novo produto no mercado e acha que só por lançar já basta….assim fica dificil.

    • Xeneize87

      Lixo está longe de ser…

      Um ótimo carro com excelente acabamento, motor 2.0 de 152cv e agora com câmbio AT6 da Aisin nas versões mais básicas, sem contar o aclamado 1.6 THP em parceria com a Bimmer…

      O problema deve ser o trauma do pós-venda Peugeot e os mexânicos que não manjavam de motores além dos Monzatech (Gamma I) e dos APzaum da VW, fazendo a manutenção ser constante e custando o olho da cara…

      Ps.: Não sou fanboy da Peugeot…

    • Ubaldir

      A Peugeot ainda paga por problemas de pós-venda que foram muito comuns, em especial em seus carros maiores (307 hatch e sedã) no início dos anos 2000. Preconceito não costuma vir de graça, em especial no mundo automotivo.
      Em termos de carro, o 408 impressiona muito. Tem um acabamento interno, em especial nos materiais de revestimento da cabine, que suplanta qualquer concorrente do mercado, além de possuir ótimo espaço interno e bom porta-malas. O preço dele também é bastante convidativo quando analisados os valores cobrados pela concorrência.
      Mas a marca francesa pecou em laçar o modelo com o câmbio automático antigo de 4 marchas, que é muito, muito ruim. Talvez se a caixa de 6 marchas tivesse acompanhado o 408 desde seu lançamento, os números fossem mais favoráveis.
      Há também o peso excessivo do carro em relação aos concorrentes, o que é fruto de uma plataforma já relativamente antiquada, o que faz com que o desempenho do bom motor 2.0 seja desperdiçado para levar os quilos a mais do carro, fazendo de quebra o consumo ficar elevado.
      De toda a sorte, não há outro caminho para a marca do leão em nosso mercado: é perseverar, fornecer bons produtos e pós-venda satisfatório para obter resultados melhores no futuro.

  • Wellington Myph13

    Fiat 762950 – VW 666707 = 96243 / 12 Meses = 8020 Carros…

    Fiat Mille era por volta de 6mil Carros/Mês…
    VW Gol + Kombi da por volta de 10mil Carros/Mês…

    GM com 649726 ainda vai precisar aumentar pra pegar o posto da Fiat, mas deve pegar o 2 Lugar da VW…

    TOMARA que o Up e o Ka tirem o povo da Fiat, e a vendedora de carroças deixe de ser a líder pro resto da vida :)
    (Que ódio da Fiat né?)

    • Filipe Augustus

      Caramba, vc tem um ódio da Fiat mesmo, o que fizeram com você o pessoal de Betin? rsrs

      Sinceramente, eu só queria que Renault, Hyundai, Citroën, Honda e Toyota entrassem nesse bolo pela ponta do mercado com disputas apertadíssimas pela liderança, porque para mim isso significaria algumas coisas mais.
      Melhores preços, maiores variedades e o melhor, o amadurecimento do mercado ;)

      • Wellington Myph13

        E eu tenho um Bravo :)

        Na verdade eu gosto muito do carro, quando tenho que ir passear, viajar, e coisas assim.
        Agora eu trabalho com representação, e uso o carro o DIA TODO, e certas coisas incomodam todo dia…
        Motor 1.8 tem que andar em alta em certas situações pra não passar vergonha. Meu cambio é o Dualogic, confortável em 80% do tempo, mas por dirigir o dia todo, eu passo raiva toda vez que aparece os 20%… e sempre aparece…E o manual eu testei o Linea e um Bravo e achei ele bem "torto" estranho e ruim de engatar toda hora…

        Então assim… o carro é excelente, o motor podia ser melhorzinho, o cambio devia ser AT ou Dupla Embreagem pra ser mais condizente com a proposta do carro.
        O acabamento é bom de se olhar, mas quando se usa o dia todo, nota algumas coisas como, puxar a porta pra fechar, você vê o plástico entortando… Encostar o joelho perto do A/C você vê o plástico todo se retorcendo pra dentro… Bater sem querer no encosto de braço com algo (Minha pasta do Notebook) você vê que ele trepida todo…

        Enfim… essas coisas eu vejo num carro de 60mil da Fiat, e já tive um Uno (Porque ganhei, claro), motorzinho 1.0 bem xexelento e acabamento bem sem vergonha… Então fico imaginando como a Fiat é líder por 12 anos… Líder de Líder, com VÁRIOS carros, se ela fosse só com a Strada eu dava os parabéns pra ela, mas ser líder geral é demais :P

        • gcarlos

          Porque a Strada é líder, porque é pra trabalho, e se quiser carregar algo mais pesado, tem que ser ela mesmo. A Saveiro, sua principal concorrente com sua suspensão dianteira e traseira só é bom pra carregar sonzão. Fora que ela tem mais opções de carrocerias, que tem a probabilidade de conseguir mais consumidores… Não que eu tenha necessidade de uma já que tenho prefêrencia pela picape média, pois se encaixa mais no meu perfil.

          • Wellington Myph13

            A sim, eu sei dessa diferença. Meus clientes sempre elogiaram a capacidade de carga e durabilidade dela. Com disse, se só a Strada fosse líder, não ia ligar, sei que as diferenças pro serviço são boas, mas carros como Uno, Palio e Siena estarem lá no Topo, e ainda tenho certeza que 70% da venda dos dois são pé de boi, sem ar nem direção nem nada… tudo bem, são baratos, mas pelo amor… motorzinho xexelento, acabamento de dar ódio, 1 aninho de garantia…

            • Filipe Augustus

              Cara, eu já tive um Siena 6Marchas e gostava muito dele, era econômico e bem honesto, achava ele melhor que o Classic e outros carros da época ;)

            • Edson Roberto

              O problema é que qdo vc vai pra concorrencia percebe que é tudo farinha do mesmo saco. E como a Fiat costuma conceder preços atrativos, acaba vendendo mais.

            • gcarlos

              Não esquenta com esse negócio de FIAT vender mais…
              1 Se a Ford fabrica produtos melhores e não sabe vendê-los, deve ser incompetência mesmo, ou não quer não entrar no nicho de ´´ pessoa jurídica´´.
              2 Se a Fiat consegue vender produtos inferiores.. deve ter algum meríto, bem que a Ford poderia contratar o pessoal da Fiat pra ver se descola do 4º lugar, né?

  • schweinerei

    Quase 25 mil Gol vendidos. Seria o recorde do modelo? Não lembro de outro número tão expressivo. And haters, dont´t hate me, but Onix and HB20, those ones that muitos profetizaram como futuros líderes, não dão nem pro cheiro.

    • gabriel machado

      esse mês locadoras e frotistas, e outros que usam carro a trabalho, compraram gol em massa ( g4 e g5 ) pois era o último mês sem airbag/abs

    • MarcosBittencourt

      O Gol vende 25mil pq a VW consegue fabricar 25mil por mes, Onix e HB20 se não me engano estão com a produção no limite.

    • gcarlos

      Não já vendeu mais de 30mil um certo mês de 2012 ou janeiro de 2013

  • marcio rodrigues

    tomara,que em 2014,as coisas mudem,não dar,pra ficar o gol em primeiro lugar.tem que mudar o lider de vendas.

  • mvnascimento

    Pra mim é novidade separarem o Fiesta do Fiesta novo. Mais uma bizarrice da Anfavea…

    • Filipe Augustus

      Se você soubesse que o Fiesta Rocam e o New Fiesta estão contabilizados juntos, que esse New Fiesta da lista é o New Fiesta sedan mexicano, e o outro é o Fiesta Sedan Rocam.

    • Cristiano_RJ

      Infelizmente isso não acontece. E bizarrice é exatamente o contrário: a FENABRAVE contabilizar as vendas de carros tão diferentes junto; como se fossem o mesmo carro. Só por que tem nomes parecidos? Assim como faziam com o Uno e o Uno Mille?

      • mvnascimento

        Me expressei mal. O padrão é juntar os modelos e, até hoje, a única dupla diferente era o Fox/Cross Fox, mesmo sendo exatamente o mesmo carro. Agora, Fox e Fiesta são bizarrices no meio das normalidades tortas…

  • Raniel

    7º GM /ONIX 122.333
    8º HYUNDAI/HB20 122.320
    no acumulado de 2013 os dois ficaram com uma diferença de 13 vendas? o que vai ser em 2014?

    • JPaulo10

      E disseram aqui que HB20 era "fogo de palha", só vendia por ser novidade…

      • Cristiano_RJ

        E durante vários meses teve gente comemorando: "fico muito feliz em ver o HB20 caindo". Ou então: "ah, agora sim, o efeito novidade está passando". Outra expressão muito utilizada era essa que você citou: "fogo de palha".

        Acho que vai ter hater perdendo as noites de sono e ficando com alguns fios de cabelo brancos por causa disso.

        • Edson Roberto

          E irão ficar mais desesperados pois enquanto a GM não negocia Onix, a Hyundai negocia e tem ofertado por preços abaixo da tabela o que faz diferença na hora de compra.

          Só no trabalho 3 pessoas compraram HB20.

          • Edson

            Só assim mesmo para o HB20 vender… abaixando o preço do carro.

            O Onix vende sozinho, sem precisar fazer promoções.

            • Edson Roberto

              Pode até vender sozinho… eu se procuro um carro compacto e vejo como melhor opção o carro com desconto que seja mais interessante que o Onix, eu o compro.

              Nesse ponto, eu escolheria o HB20 se esse fosse uma opção para mim.

  • Quero ver se o Gol vai continuar sendo o carro mais vendido do Brasil agora que o G4 (carro de locadora e frotista) saiu de linha.

    • Cristiano_RJ

      Olha, li na Auto Esporte que, diferentemente do que ocorre com o Uno, em que o Mille tem uma participação expressiva, no caso do Gol a maior parte das vendas de longe são do G5. Mas concordo que uma redução será inevitável. Mesmo porque há chances do próprio Up! canibalizar um pouco as vendas do irmão maior.

    • gcarlos

      os frotistas compraram outro. Aí então esse novo prefererido por eles, passará ODIADO por alguns. Poderá ser o Palio Fire..

  • teles

    he gm nao deu pra passar a vw..agora guenta o up!,novo fox,novo santana,taigun,novo jetta,os novos motores 16v e 1.0 3 cilindro,saveiro cab.dupla e quem sabe uma futura nova kombi

  • Maycon102

    Gosto do Bravo, mas as vendas dele é igual a Lua, um dia cresce e outro cai pela metade. kkk vai entender.

    O Corolla (meu favorito todo mundo sabe) foi o grande campeão do ano, pois todos concorrentes estão atualizados e com uma geração na frente mas mesmo assim ele com todo vigor manteve a 2º colocação intacta e com uma margem não tão distante do 1º.
    Parabéns Corolla, e que venha logo o novo!!

    • gabriel machado

      pelo que dizem a capacidade de produção do bravo não passa disso

      aqui no rio tem MUITO bravo, é impressionante a aceitação

      mas em certos lugares ele deve sofrer resistência

      outros carros que vendem muito aqui são 208 e 308, o 208 aqui é agora o "premium"mais vendido com certeza, e o 308, assim como o bravo, estão pau a pau aqui com cruze ( e abaixo do i30 antigo, o que mais vendeu disparado, e o old focus )

    • Anubis

      Novo, só a casca, pois a plataforma e os motores parecem que são os mesmos…

  • MarcosBittencourt

    Um segmento que eu tenho acompanhado com frequência é dos Suvs Medios.
    IX35 (10368) > ASX (-253)> Sportage(-930) > CRV (-2096) > Tiguan (-4770) > RAV4 (-6006) > Freemont (-6495) > G. Vitara (-6850) > Captiva (-7856).
    O que me chamou a intenção foi a vice liderança da ASX , o baixo rendimento da Tiguan, com seu excelente conjunto apesar do alto preço e as baixas vendas da aclamada (aqui no NA) Captiva.
    Seria mais prudente para uma avaliação pegar os numeros dos ultimos 3-4 meses, pois foi onde todos os modelos estavam atualizados.

    • Cristiano_RJ

      O ASX tem a vantagem de ter se tornado nacional e de possuir uma relação custo-benefício mais atraente que os concorrentes diretos. Já o Tiguan sofre com a lista de equipamentos enxuta para um carro que começa nos R$ 112 mil e no elevadíssimo custo dos opcionais. Completo ele encosta nos R$ 150 mil. Inacreditável. Isso sem falar que já está um pouco cansada. A nova geração já está fazendo falta.

      • MarcosBittencourt

        A ix35 e a ASX têm o benefício de serem nacionais e por lógica, não enfrentam cotas de importação, como a CRV enfrenta. Portanto estão entre as líderes. Estive olhando o relatório detalhado da Fenabrave ontem a noite e percebi que a CRV começou a ser vendida no modelo novo apenas no 5 mês do ano, com isso ela se torna a líder virtual do segmento (Media de 1022/mes) (ix35 864/mes) (ASX 842/mes). Com as cotas de importação, esse ano a disputa será intensa no segmento.

        • Cristiano_RJ

          Acho o CR-V muito caro para o que entrega. A versão LX custa R$ 99 mil e vem apenas com air bags duplos e ABS; nada de ESP. Segurança digna de carro popular. O ar é manual, não há couro, sensor de estacionamento, GPS, sensor de chuva e nem teto solar. Por R$ 100 mil (apenas R$ 1.000 a mais), o ASX AWD oferece muito mais. Por isso que citei o melhor custo-benefício.

  • san

    Nos mais vendidos só tranqueira, carro mesmo só começa no civic(14°)…

    • gcarlos

      Com certeza não possui uma….

      • san

        Realmente não possuo…

  • Markin

    Uma coisa é fato: A Strada continua dando o maior cacete na Saveiro e a linha SIENA continua deixando os outros sedãs comendo poeira.

  • Anubis

    Captiva cambaleante mas ainda assim vendendo mais que o Tracker.

    Captou, GM? Baixa esse preço!

  • Higo

    Já que ninguém comentou…
    Sentra mostrando a que veio. Já deixou o Jetta para trás.
    Torço para que ultrapasse logo o Cruze (mas será bem difícil).

    C4L acredito que possa vender mais.

    Me surpreendi também com o Veloster entre os 50 mais vendidos.
    Poucos meses atrás a CAOA vendia entre 300-400 unidades, no mês de dezembro as vendas mais que dobraram. Eu sei que o preço baixou pra caramba, só não sei o quanto.
    Gosto do Veloster mas é absurdamente caro pelo o que oferecem no modelo vendido no Brasil.

  • CharlesAle

    A Renault creio está decepcionada com o primeiro mês cheio do novo Logan,vendendo menos que Étios!!ficou atrás da Hyundai em dezembro no ranking de fabricantes,creio que Logam 1.0 para muitos não dá!!!Peugeot 208 também tá decepcionado e muito!!!!!!!!!!

    • SAM

      O acabamento do Novo Logan = muito ruim. Pelo menos na unidade que vi.

  • Roberto AB

    Tem gente reclamando do Veloster, mas o que mais me impressiona mesmo é o i30 não estar mais nem entre os 50 primeiros hahahaha

    A CAOA posicionou muito bem o produto.

  • Roberto AB

    Tem gente reclamando do Veloster, mas o que mais me impressiona mesmo é o i30 não estar mais nem entre os 50 primeiros hahahaha

  • Rafael

    O site da A.E. destacou a lista da seguinte forma:

    ENTRADA
    1. Volkswagen Gol – 255.057 unidades
    2. Fiat Uno – 184.362
    3. Fiat Palio – 177.014
    4. GM Celta – 74.674
    5. Toyota Etios HB – 34.801

    HATCH PEQUENO
    1. Ford Fiesta – 136.712 unidades
    2. Volkswagen Fox – 129.927
    3. GM Onix – 122.333
    4. Hyundai HB20 – 122.320
    5. Renault Sandero – 102.514

    HATCH MÉDIO
    1. Fiat Punto – 40.407 unidades
    2. GM Cruze HB – 22.464
    3. Ford Focus – 20.825
    4. Volkswagen Golf – 13.785
    5. Peugeot 308 – 10.931

    Não entendi a diferenciação Entrada e Hatch pequeno?

    • adolfofrota

      o punto é um hatch médio? E o bravo é o que?

      • Wellington Myph13

        Essa separação é da ANFAEVA…
        Ela considera o Punto Hatch médio… sabe lá Deus porque…

        • zeuslinux

          Para não levar uma surra em número de unidades vendidas em relação ao Fox da VW…

          O hatch médio da Fiat é o Bravo e ponto final (ou PUNTO final) !

    • Wellington Myph13

      Assim, até tem uma certa diferença…
      O carro de Entrada e um Hatch pequeno com acabamento sem vergonha com redução de custo ao máximo pra ser o mais barato da linha.
      O Palio é de Entrada, mas o Novo Palio não é… Então na lista esta errado, pois não separam…
      O Gol G4 é entrada, mas o Gol G6 não…(Gol g6 até pode ser as versões peladas de 2 e 4 portas, mas ele tem acabamento melhor que os demais, independente da lista de equipamento…)
      O Fiesta Rocam é de Entrada, mas o New Fiesta não, o que também estão contabilizando junto…

      E claro, o Punto só é Médio na cabeça dos animais da Anfaeva…

      Os novos carros de entrada em 2014 serão
      GM com Celta, VW com Up, Ford com Ka, Fiat com Uno e Palio Fire.

      A Toyota com o Etios, eu só consideraria a versão Hatch 1.3 como entrada… mas se melhorarem o carro com o painel e tals em 2015, ele vai "deixar" de ser considerado de entrada, principalmente por ter direção elétrica, acabamento renovado e motor 1.3 não 1.0 como os outros…

  • LUIZ ALENCAR

    O Fluence vendeu 1.305 unidades, sendo que pela venda direta foram incríveis 1.105 unidades, é que normalmente consegue-se descontos de até 16% comprando por CNPJ. Tenho acompanhado e percebo que normalmente a média do Fluence é venda de 50% por CNPJ. Particularmente não gosto deste carro, o design é muito ruim e ainda por ser francês também. Outro dado é que o Camaro que mantinha médias de vendas de 60 unidades, vendeu 140 unidades, puxa um carro de $ 210 k, realmente esta vendendo muito bem, até que chegue outros importados a algura ele continuará reinando.

    • gcarlos

      É, interessante que um certo dia do mês mais ou menos pelo dia 20 só havia vendidos 500 unidades, no dia seguinte apareceu quase 1000 emplacamentos…

  • Xeneize87

    Cadê o I30????

    • Cristiano_RJ

      385 unidades vendidas em dezembro e 6.012 no acumulado do ano. Respectivamente na 8° e 6° colocação dentro do segmento de hatches médios. Ou seja, aquilo que já era esperado quando se decide vender um hatch médio com motor 1.6 aspirado por mais de R$ 70 mil: FRACASSO.

  • Bruno Alves

    Do jeito que as coisas tão indo, o Gol ta garantido na liderança por pelo menos mais 5 anos.

    • alexhmoraes

      5 anos?
      Se existir Gol daqui uns 30 anos, ele será o líder, o consumidor brasileiro não compra o Gol por ele ser isso ou aquilo compra por que a maioria segue cabeça dos outros, as vezes nem conhece outros carros… (eca!)

  • fabritch

    Finalmente a Fiat perdendo participação

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend