_Destaque Mercado Salões do Automóvel

Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

carros-marcas-de-fora-salao-automovel Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

O Salão do Automóvel de São Paulo em sua 29ª edição já fechou suas portas. Todavia, alguns carros atuais e montadoras que atuam no mercado brasileiro nem deram as caras por lá. Um bom exemplo é a chinesa JAC Motors, que registrou sua primeira ausência na mostra automotiva desde sua estreia no Brasil, além de modelos como o hatch médio Bravo e o sedã médio Linea, ambos da Fiat.



Confira abaixo alguns dos principais carros e fabricantes que não marcaram presença na edição deste ano do evento:

Fiat Bravo

fiat-bravo-essence-2016-3 Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

Lançado no mercado brasileiro há cerca de seis anos, o Fiat Bravo nunca conseguiu ser um sucesso de vendas entre os hatches médios. Nem o face-lift, aplicado pela marca em fevereiro de 2015, conseguiu reanimar o modelo. Segundo rumores, o carro deixou de ser fabricada (outros contrariam que o modelo teve sua produção interrompida temporariamente) Devido a isso, o modelo não apareceu no Salão do Automóvel de São Paulo.

Ainda assim, alguns exemplares do carro continuam sendo oferecidos (com desconto) nas concessionárias. O Bravo tem preço inicial de R$ 72.120, podendo alcançar os R$ 91.120 na versão mais cara (sem opcionais). As versões Essence, Sporting e Blackmotion usam um motor 1.8 E.torQ, de até 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 18,4 e 18,9 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, com câmbio manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic Plus, também de cinco velocidades.

Já o Bravo T-Jet, o mais caro da linha, esconde sob o capô um motor 1.4 litro turbo a gasolina, com 152 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 23 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automatizada de seis velocidades. Segundo a marca, o carro vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e tem velocidade máxima de 206 km/h.

Fiat Idea

fiat-idea-adventure-dualogic-plus-2015-2 Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

Outro carro da Fiat que ficou de fora do Salão de São Paulo foi o monovolume Idea, que também pode ter deixado a linha de produção. O modelo continua sendo exibido no site da fabricante no País, em três versões de acabamento, com três opções de motorização e preços que variam de R$ 54.660 a R$ 66.590 (sem opcionais).

O Fiat Idea Attractive usa um motor 1.4 litro Fire flex, de até 80 cv com gasolina e 81 cv com etanol, a 5.500 rpm, e torque de 12,2 kgfm e 12,4 kgfm, respectivamente, a 2.250 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Já o Idea Essence é equipado com um 1.6 E.torQ de 115 ou 117 cv, a 5.500 rpm, e 16,2 ou 16,8 kgfm, a 4.500 rpm, com transmissão manual de cinco velocidades ou Dualogic Plus, também de cinco marchas.

Por fim, o Idea Adventure é dotado de um 1.8 E.torQ de 130 cv ou 132 cv, a 5.250 rpm, e 18,4 ou 18,9 kgfm, a 4.500 rpm, com câmbio manual ou automatizado Dualogic Plus, ambos de cinco velocidades.

Volkswagen Fusca

novo-fusca-fotos-avaliacao-na-71 Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

O saudoso Fusca não pôde ser conferido pelos visitantes do Salão do Automóvel de São Paulo neste ano. O cupê de duas portas da Volkswagen foi deixado de lado, mas ainda não se sabe se o modelo deixará de ser ofertado no mercado brasileiro – pelo menos até a publicação desta matéria, ele continua sendo exibido no configurador da marca por a partir de R$ 124,7 mil.

A versão “brasileira” da atual geração do Volkswagen Fusca é equipada com o motor 2.0 litros TSI, que consegue desenvolver 211 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 28,6 kgfm de torque, a 2.000 rpm. Ele trabalha em conjunto com o câmbio automatizado DSG de seis marchas e dupla embreagem e tração dianteira.

Segundo dados da fabricante, o Fusca TSI acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade limitada a 224 km/h.

Entre os equipamentos, há airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, bancos dianteiros com aquecimento, bancos dianteiros com ajuste lombar e de altura, controle de cruzeiro, direção elétrica, retrovisores externos com aquecimento, volante e bancos revestidos em couro, indicador de pressão do turbo, temperatura do óleo e cronômetro no painel, rodas de liga-leve aro 17, ar-condicionado manual e sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 6,3 polegadas e App-Connect.

Fiat Linea

fiat-linea-2015-br Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

O Fiat Linea também é outro que pode ter sido descontinuado há tempos. O sedã médio ainda figura na linha de modelos da fabricante italiana no mercado nacional, mas ele nem sequer apareceu no estande da marca no Salão de São Paulo. Hoje, o carro tem preço inicial de R$ 65.860, mas certamente é possível negociar nas concessionárias para leva-lo por um valor mais em conta.

A gama do Linea dispõe apenas de uma opção de motorização, a 1.8 litro E.torQ, que rende 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 18,4 e 18,9 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm. Junto a ele está uma transmissão manual ou automatizada Dualogic Plus, ambas com cinco velocidades (a segunda opção dispõe de aletas atrás do volante para trocas manuais de marcha).

A versão mais cara do Fiat Linea, a Absolute, que custa R$ 77,1 mil, oferece itens como airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado automático digital, bancos em couro, computador de bordo, direção hidráulica, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis e lanternas de neblina, controle de cruzeiro, rodas de liga-leve de 17 polegadas, sistema multimídia com tela sensível ao toque de cinco polegadas, volante multifuncional, entre outros.

JAC Motors

jac-t5-cvt-2017-13 Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

A JAC Motors não ostentou um estande no Salão do Automóvel por falta de novidades: simultaneamente com o evento, a fabricante chinesa apresentou no mercado brasileiro o novo T5 CVT, que já está disponível por R$ 69.990. Todavia, devido à crise que vem afetando há tempos a marca no Brasil, os visitantes da mostra automotiva não puderam conferir os carros da estrela de cinco pontas.

Atualmente, além do crossover compacto T5, a linha da JAC Motors dispõe do hatch subcompacto J2 (que tem preço inicial de R$ 35.990), do hatch compacto J3S (a partir de R$ 38.990), do sedã compacto J3 Turin S (a partir de R$ 40.990), do sedã médio J5 (a partir de R$ 53.990), da minivan J6 (a partir de R$ 58.990), do crossover compacto T6 (a partir de R$ 77.990) e da minivan T8 (que custa a partir de R$ 95.990).

Volvo

Volvo-XC90-T6-Inscription-2016-8 Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

Outra empresa que não deu as caras no Salão de São Paulo deste ano foi a Volvo. De acordo com um executivo da marca durante uma entrevista, a intenção é consolidar a presença no mercado através de ações direcionadas somente a clientes da marca. Portanto, é de se esperar que nem nas próximas edições do Salão a Volvo esteja presente.

Hoje, a fabricante oferece os modelos V40, V40 Cross Country, S60, V60, XC60 e XC90. O mais barato deles é o V40, que custa a partir de R$ 129,9 mil, enquanto o mais caro é o utilitário-esportivo XC90, que tem preço inicial de R$ 346,9 mil.

Smart

smart-fortwo-cabrio-fotos-2 Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

Segundo fontes, a Smart, empresa da Mercedes-Benz, foi descontinuada no mercado brasileiro. Portanto, quem foi ao Salão tendo como um dos alvos os carrinhos da marca ficou decepcionado. Apesar disso, a Smart ainda tem um site no Brasil e algumas concessionárias em operação na cidade de São Paulo.

A linha da Smart era composta pelo modelo Fortwo em diversas versões, com preços em torno de R$ 70 mil.

Ferrari

Ferrari-California-T-Handling-Speciale-1 Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

Muita gente acaba visitando o Salão do Automóvel tendo como alvo os carros superesportivos que têm cifras astronômicas. Todavia, a edição deste ano decepcionou tal público. A Ferrari foi uma das fabricantes que ficou de fora da mostra automotiva. A Via Itália, importadora dos carros da marca de Maranello, optou por deixar de fora os almejados bólidos italianos.

Todavia, a organização do Salão de São Paulo criou o Espaço dos Sonhos que, como o próprio nome indica, exibiu uma série de carros que a maioria dos visitantes têm como sonho. No caso da Ferrari, houve a California T, atual carro mais em conta da linha, que custa R$ 1.890.000, e usa um motor 3.9 V8 biturbo, de até 560 cv e 77 kgfm, com câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem e tração traseira. A marca diz que o bólido atinge os 100 km/h em 3,6 segundos e tem velocidade limitada a 315 km/h.

Lamborghini

Lamborghini-Huracán-salao Os carros e marcas que ficaram de fora do Salão do Automóvel 2016

Outra marca de superesportivos que não deu as caras na 29ª edição do Salão de São Paulo foi a Lamborghini, também representada pela Via Itália no território nacional. No entanto, assim como a Ferrari, um modelo da marca foi exibido no Espaço dos Sonhos, que ficou localizado próximo à praça de alimentação do pavilhão.

No caso da Lamborghini, o estande exibiu um exemplar do Huracán LP 610-4, o carro mais caro do Salão – a etiqueta tem um preço de R$ 2,6 milhões. O supresportivo é equipado com um motor 5.2 V10, de até 610 cv e 57,1 kgfm, com 57,1 kgfm, com uma transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem e tração integral.

O Huracán vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e de 0 a 200 km/h em 9,9 segundos. A velocidade é limitada a 325 km/h.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend