Carros mais vendidos Mercado

Os carros mais vendidos de Dezembro e no acumulado de 2012

gol-10-x-onix-10-11-620x346 Os carros mais vendidos de Dezembro e no acumulado de 2012

As vendas no mês de Dezembro apresentaram ligeira alta, embora com um dia a menos (30), por motivos óbvios. Foram emplacados 343.770 automóveis e comerciais leves, o que representa alta de 15,75% em relação a Novembro e 4,43% em relação a 2011.



O mercado fechou em alta de 6,11% em relação a 2011, com o emplacamento de 3.634.421 automóveis e comerciais leves. O volume superou a previsão do mercado, que era de 3.589.975 unidades. O segmento representou 65,06% do mercado geral em 2012.

Em Dezembro, a liderança nos dois segmentos foi da Fiat com 21,66%, seguida pela VW com 20,61%. GM, Ford e Renault apareceram com 18,18%, 9,00% e 6,49%, respectivamente. No acumulado do ano de 2012, a Fiat fechou em primeiro pelo 11º ano consecutivo com 23,06%, seguida pela VW com 21,14%, GM com 17,68% e Ford com 8,90%. A Renault fechou com 6,65%.

fiat-strada-ce1-620x411 Os carros mais vendidos de Dezembro e no acumulado de 2012

Entre os automóveis, a liderança ficou novamente com o Gol, que pelo 26º ano consecutivo, é o primeiro da lista. No mês passado, logo depois dele, o Palio superou o irmão Uno.

Fox, Siena, Celta, HB20, Onix, Classic e Voyage fecharam os 10 mais vendidos. Sandero e Fiesta amargaram os 11º e 12º lugares, enquanto o Corolla festejou sobre o rival Civic, que junto com o City e Fit, ficaram entre os 20 mais vendidos.

Entre os comerciais leves, a Strada é o Gol dos utilitários, vendendo sempre muito além do segundo colocado, que no mês passado, mais uma vez foi o EcoSport. Este venceu o Duster por pequena margem. Saveiro (antes vice-líder), S10, Hilux, Montana, Amarok, Ranger e L200 fecham os 10 mais vendidos entre os utilitários. A velha Kombi saiu do grupo dos 10 (será o anúncio da aposentadoria?), assim como o Tucson.

Veja abaixo os carros e as marcas mais vendidas de Dezembro e no acumulado de 2012:

Automóveis Dezembro:

1º VW /GOL 28.033
2º FIAT /PALIO 18.430
3º FIAT /UNO 18.260
4º VW/FOX/CROSS FOX 13.581
5º FIAT /SIENA 11.936
6º GM /CELTA 11.304
7º HYUNDAI/HB20 10.665
8º GM /ONIX 10.500
9º GM /CORSA SEDAN 9.994
10º VW /VOYAGE 9.769
11º RENAULT/SANDERO 8.315
12º FORD /FIESTA 7.940
13º GM /COBALT 6.150
14º TOYOTA /COROLLA 6.117
15º FORD /KA 5.792
16º FIAT /PUNTO 5.380
17º HONDA/CIVIC 4.286
18º HONDA/FIT 4.209
19º HONDA/CITY 3.752
20º GM /SPIN 3.612
21º CITROEN/C3 3.415
22º GM /AGILE 3.296
23º NISSAN /MARCH 2.853
24º FORD /FOCUS 2.835
25º GM /CRUZE SEDAN 2.556
26º NISSAN /VERSA 2.512
27º RENAULT/LOGAN 2.304
28º FORD /FIESTA SEDAN 2.272
29º FIAT /IDEA 2.017
30º GM /CRUZE HB 1.899
31º PEUGEOT/207 1.802
32º VW /SPACE FOX 1.700
33º TOYOTA /ETIOS HB 1.628
34º VW /POLO SEDAN 1.548
35º PEUGEOT/308 1.532
36º VW /GOLF 1.520
37º VW /JETTA 1.501
38º RENAULT/CLIO 1.456
39º FIAT /PALIO WEEKEND 1.318
40º HYUNDAI/I30 1.310
41º RENAULT/FLUENCE 1.295
42º FIAT /DOBLO 1.225
43º GM /SONIC SEDAN 1.131
44º NISSAN /LIVINA 1.090
45º TOYOTA /ETIOS SEDAN 1.042
46º FIAT /500 1.037
47º GM /SONIC 1.029
48º FIAT /BRAVO 1.009
49º PEUGEOT/207 SEDAN 993
50º FORD /NEW FIESTA 972

Automóveis 2012:

1º VW /GOL 293.293
2º FIAT /UNO 255.838
3º FIAT /PALIO 186.384
4º VW/FOX/CROSS FOX 167.685
5º GM /CELTA 137.617
6º FORD /FIESTA 113.546
7º FIAT /SIENA 103.547
8º GM /CORSA SEDAN 98.551
9º RENAULT/SANDERO 98.442
10º VW /VOYAGE 96.394
11º GM /COBALT 66.654
12º FORD /KA 56.932
13º TOYOTA /COROLLA 56.365
14º GM /AGILE 54.045
15º HONDA/CIVIC 50.490
16º FIAT /PUNTO 42.362
17º GM /CRUZE SEDAN 39.530
18º HONDA/FIT 38.623
19º FORD /FIESTA SEDAN 37.209
20º GM /PRISMA 34.932
21º CITROEN/C3 34.923
22º RENAULT/LOGAN 33.910
23º NISSAN /MARCH 33.149
24º HONDA/CITY 30.908
25º PEUGEOT/207 28.393
26º GM /CORSA 26.246
27º FIAT /IDEA 26.243
28º FORD /FOCUS 24.023
29º HYUNDAI/HB20 22.053
30º VW /SPACE FOX 21.134
31º VW /JETTA 20.637
32º NISSAN /VERSA 19.670
33º HYUNDAI/I30 19.262
34º GM /SPIN 18.930
35º FIAT /PALIO WEEKEND 18.629
36º GM /ONIX 18.149
37º RENAULT/CLIO 16.544
38º FIAT /500 15.922
39º RENAULT/FLUENCE 15.336
40º NISSAN /LIVINA 15.278
41º VW /GOLF 15.110
42º VW /POLO SEDAN 14.240
43º GM /CRUZE HB 13.184
44º FIAT /DOBLO 12.278
45º PEUGEOT/308 12.027
46º GM /MERIVA 11.529
47º PEUGEOT/207 SEDAN 11.277
48º FIAT /BRAVO 10.438
49º FORD /NEW FIESTA 10.304
50º RENAULT/MEGANE GT 9.848

Comerciais Leves Dezembro:

1º FIAT /STRADA 10.339
2º FORD /ECOSPORT 6.686
3º RENAULT/DUSTER 6.524
4º VW /SAVEIRO 6.265
5º GM /S10 5.854
6º TOYOTA /HILUX 4.515
7º GM /MONTANA 3.744
8º VW /AMAROK 2.518
9º FORD /RANGER 2.398
10º MITSUBISHI /L200 2.161
11º VW /KOMBI 1.954
12º HYUNDAI/TUCSON 1.917
13º MITSUBISHI /PAJERO 1.884
14º NISSAN /FRONTIER 1.871
15º TOYOTA /HILUX SW4 1.334
16º CITROEN/C3 AIRCROSS 1.176
17º MITSUBISHI /ASX 1.003
18º FIAT /FIORINO 1.002
19º HYUNDAI/IX35 996
20º RENAULT/MASTER 983
21º FIAT /DUCATO 823
22º RENAULT/KANGOO 798
23º KIA/SPORTAGE 782
24º GM /CAPTIVA 717
25º FIAT /FREEMONT 576
26º FORD /COURIER 497
27º HYUNDAI/HR 463
28º SUZUKI /GVITARA 452
29º MITSUBISHI /Outlander 440
30º VW /TIGUAN 396
31º FIAT /DOBLO 368
32º HYUNDAI/SANTAFE 326
33º LAND ROVER /FREELANDER 319
34º BMW/X1 306
35º LAND ROVER /EVOQUE 298
36º FORD /EDGE 276
37º KIA/SORENTO 275
38º PEUGEOT/BOXER 267
39º KIA/K2500 256
40º M.BENZ /SPRINTER 311 218
41º IVECO/DAILY 3514 208
42º JEEP /CHEROKEE 184
43º VOLVO/XC60 176
44º CITROEN/JUMPER 167
45º GM /TRAILBLAZER 164
46º LAND ROVER /DISCOVERY 161
47º TROLER /T4 159
48º JEEP /COMPASS 153
49º FORD /TRANSIT 148
50º DODGE/JOURNEY 144

Comerciais Leves 2012:

1º FIAT /STRADA 117.455
2º VW /SAVEIRO 66.443
3º GM /MONTANA 48.474
4º GM /S10 47.717
5º RENAULT/DUSTER 46.893
6º TOYOTA /HILUX 38.882
7º FORD /ECOSPORT 38.284
8º VW /KOMBI 26.089
9º MITSUBISHI /L200 21.527
10º HYUNDAI/TUCSON 20.963
11º VW /AMAROK 19.825
12º NISSAN /FRONTIER 17.561
13º MITSUBISHI /PAJERO 17.507
14º FORD /RANGER 15.222
15º HONDA/CRV 14.890
16º FIAT /FIORINO 14.318
17º CITROEN/C3 AIRCROSS 11.930
18º FIAT /FREEMONT 11.330
19º HYUNDAI/IX35 11.027
20º MITSUBISHI /ASX 10.781
21º TOYOTA /HILUX SW4 10.397
22º FIAT /DUCATO 10.160
23º GM /CAPTIVA 9.907
24º KIA/SPORTAGE 9.137
25º RENAULT/MASTER 8.540
26º HYUNDAI/HR 8.064
27º FORD /COURIER 7.263
28º KIA/SORENTO 6.192
29º KIA/K2500 5.866
30º RENAULT/KANGOO 5.299
31º FIAT /DOBLO 4.901
32º IVECO/DAILY 3514 4.507
33º VW /TIGUAN 4.479
34º HYUNDAI/SANTAFE 4.440
35º SUZUKI /GVITARA 4.439
36º LAND ROVER /EVOQUE 4.149
37º MITSUBISHI /Outlander 4.019
38º FORD /EDGE 3.828
39º FORD /TRANSIT 3.308
40º HAFEI/TOWNER 3.132
41º PEUGEOT/BOXER 2.920
42º HAFEI/RUIYI 2.677
43º BMW/X1 2.645
44º LAND ROVER /FREELANDER 2.403
45º VOLVO/XC60 2.396
46º PEUGEOT/HOGGAR 2.155
47º CHANA/SC 2.120
48º CITROEN/JUMPER 2.115
49º CHERY/TIGGO 2.052
50º JEEP /CHEROKEE 1.867

Marcas Dezembro:

1º FIAT 74.464 21,66%
2º VW 70.860 20,61%
3º GM 62.493 18,18%
4º FORD 30.925 9,00%
5º RENAULT 22.325 6,49%
6º HYUNDAI 16.862 4,91%
7º TOYOTA 14.669 4,27%
8º HONDA 12.296 3,58%
9º NISSAN 9.210 2,68%
10º CITROEN 6.759 1,97%
11º MITSUBISHI 6.129 1,78%
12º PEUGEOT 5.765 1,68%
13º KIA 2.800 0,81%
14º JAC 1.191 0,35%
15º BMW 1.089 0,32%
16º M.BENZ 826 0,24%
17º LAND ROVER 807 0,23%
18º SUZUKI 656 0,19%
19º AUDI 624 0,18%
20º CHERY 477 0,14%

Marcas 2012:

1º FIAT 838.160 23,06%
2º VW 768.338 21,14%
3º GM 642.536 17,68%
4º FORD 323.642 8,90%
5º RENAULT 241.556 6,65%
6º HONDA 134.938 3,71%
7º TOYOTA 113.728 3,13%
8º HYUNDAI 108.351 2,98%
9º NISSAN 104.791 2,88%
10º CITROEN 74.590 2,05%
11º PEUGEOT 72.050 1,98%
12º MITSUBISHI 60.572 1,67%
13º KIA 41.159 1,13%
14º JAC 18.037 0,50%
15º CHERY 14.216 0,39%
16º M.BENZ 10.555 0,29%
17º BMW 8.847 0,24%
18º HAFEI 8.806 0,24%
19º LAND ROVER 8.180 0,23%
20º SUZUKI 7.115 0,20%

[Fonte: Fenabrave]

  • Lokarro

    A briga entre ONIX e HB20 vai ser muito boa!!!

    • Teixeiracar

      Eu acho que a tendencia é o Onix superar o HB20 nas vendas. Não só pelo fato da GM ter uma rede de assistencia maior, mas tambem pelo fato da GM ter maior capacidade de produção em escala.

      • rajkoothra

        Acho qeu Onix e HB20 nao vao ter folego para desbancar o Gol, mas pelo menos fazem a vida dele mais dificil e colocam um pouco mais de pressao na FIAT e VW…. Que continue a concorrencia.

        Para fazer o trabalho completo a Hyundai deveria ja comecar a ampliar a fabrica no Brasil para conseguir capacidade de producao suficiente para desbancar o Gol nos proximos anos e, quem sabe, alcancar um terceiro lugar entre os maiores produtores.

        O Etios, por sua vez, nunca deveria ter saido da India… Fico com vergonha alheia pela incompetencia demonstrada pela Toyota ao lancar essa coisa….

        • rena587

          Ao meu ver Onix vai disputar top 3, com Gol, Uno e Palio principalmente se não aumentar os preços pos IPI reduzido.

          HB20 deve manter-se estavel em 6ou 7 pela capacidade de produção.

          Outro que pode esquentar a briga é o novo Sandero.

          • duduguazzi

            A Hyundai já subiu os preços. Fico na espera para ver se as outras não seguem a tendencia.

            • experientdriver

              Interessante notar pelo relatório da Fenabrave, o que mantem a Fiat com maior market share é Vendas Diretas a frotistas (carros com baixo valor agregado) e o mille antigo (projeto de 1894), comprovando que ela "compra" liderança em market share às custas de clientes muito menos exigentes e carros de baixo valor. Sob outra ótica, é como se fosse um investimento em Marketing.

              Podemos ver que a Fiat é as "Casas Bahia" das montadoras ao observar que nas vendas de automóveis no varejo (margens de contribuição maiores, clientes mais exigentes) a VW lidera com 21,4% deixando para trás a Fiat com 21,1%. Outro detalhe importante é que a proporção de Mille dentro do valor total de "Uno" é de 50%, enquanto a participação de Gol GIV dentro do valor total "Gol" é pouco mais de 10%.

              • tonimaroni1

                A Fiat em relação a VW tem o Punto que vende muito mais que GOLF e POLO e a Strada. São esses 2 modelos, principalmente a Strada que da essa folga á FIAT.

                • experientdriver

                  A Strada de fato contribuiu com aprox. 50 mil unidades a mais que Saveiro, grande parte dentro do que comentei como Vendas Diretas (a Fiat possui share de 32,9% em VD contra 27,4% da VW). Porém é no segmento de entrada onde existe a maior diferença, com o Mille somando cerca de 90 mil unidades a mais que Gol G IV. Como relação ao Punto x Golf/Polo, a diferença foi bem menor, pouco mais de 17 mil unidades.

                  • Geanmatheus

                    Basta a Fiat lançar um compacto bonitinho de 4 portas para entrar no lugar do Mille que as vendas continuarão em alta….
                    Agora quando a VW lançar a nova geração do Golf é que as coisas podem mudar….

                    • experientdriver

                      Aí que vc se engana. O Mille não vende bem por ser bonitinho, muito pelo contrário. Seu diferencial de vendas é apenas preço. Se o novo compacto não tiver preço, a Fiat deixa de poder comprar Market Share.

                • gcarlos

                  a Strada é simplesmente o 6º automóvel mais vendido

                  • Lokarro

                    bem notado!!

          • ricpts

            Novo Sandero e o New Fiesta nacional, que terá versões 1.0 mais baratas que as 1.6 atualmente vendidas e ganhará câmbio automatizado de dupla embreagem…

            • anderson_sp

              O New Fiesta vai ter versão 1.3/1.4 Sigma de entrada, uma versão 1.0 derivada do Ecoboost agora só no Novo Ka que irá subsituir o mesmo e o Fiesta Rocam, já o Logan/Sandero vão herdar o 1.0 16v do Clio 80cv.

    • EikeBatista

      Vai ser boa sim. Mas pram min o filho da spin(leia-se Onix) ja começa perdendo pro hb20.

    • xeriffe

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embed…!

      por isso que eu ainda tenho esperança em um futuro melhor!!!!!!!!!!!!!!!

  • Danillobar

    hb20 vendeu muito e palio e e onix também etios = MICO

    • Danillobar

      destaque também para a evoque mais de 4000 unidades vendidas no ano

    • rogeriulima

      Mas o Etios é um bom carro… pro mercado indiano.

    • Teixeiracar

      É… quanto ao Etios !!! Bom, melhor nem comentar… Ha não ser pelo fato de que algumas ou todas concessionárias aqui de SP capital, estarem vendendo o mesmo por preços apartir de R$29.000 . Apesar de ser a versão básica não deixa de ser um bom custo & benefício.

    • CharlesAle

      Digamos que o Étios deu um voo de galinha,mas longe do voo de águia dos Õnix e HB20,uma decepção total este Étios,tanto daqueles que gostam dos carros Toyota,como do mercado em geral……..

  • rcm88

    Hyundai tem tudo para tirar o 5º lugar da Renault em 2013.
    O importante nessa lista é que a Toyota está passando vergonha com o Etios…

    • Hellvins

      Renault vai pegar de volta o lugar dela, com o novo sandero!!!

      • ricpts

        Pelo que andei lendo, a Renault está fazendo uma reestruturação na fábrica de São José do Pinhais e deixará de produzir 40.000 carros até fevereiro.
        Acredito que, nesse período, a Hyundai ultrapasse a Renault em emplacamentos. Depois, a disputa volta a ficar acirrada, afinal a Renault aumentará a capacidade produtiva.

    • Pedro Evandro

      Se a Hyundai aumentar a sua linha de compactos e médios fabricados no Brasil, sim.

  • etwasneu

    Não da pra acreditar. HB20 e Onix aparecendo forte nas vendas e nem isso é suficiente pra abalar o Gol. Como pode? Ta certo que o Gol é bom, mas já tem coisa melhor no mercado, principalmente qdo se fala em respeito ao consumidor. Sé o Gol é bom, porque a VW não dá 3 anos de garantia, que é o que a Hyundai e Chevrolet fazem? Nos tratam como subdesenvolvidos (que de fato somos). Seus carros de produção nacional são todos da decada passada, vide Golf IV, Polo, Kombi, Saveiro sem face-lift. Se brasileiro compra, pra que investir em produto novo? E o Etios? Coitado. Fico feliz com as vendas baixas, pois o carro é horrivel! Carro com pintura incompleta nas caixas de roda e parte interna do capo? Nem carro chinês faz isso. To torcendo pro Onix chegar no topo. A Chevrolet merece. Investiu pesado, se bem que nessa leva dos lançamentos recentes, só Onix, Cruze e S10 tão legal. Spin e Cobalt…..poderiam ter caprichado mais no design. E tb ter colocar um motor 1.6 no Onix.

    • SilenceBass

      Tomando como base que as vendas dos mesmos começaram lá por outubro… meio difícil né?

      Em 2013 nós veremos se o Gol será abalado ou não. Eu creio que sim.

    • O_Corsario

      VW não dá garantia pq a maioria de compradores de Gol não quer garantia, gosta de fazer manutenção em qualquer esquina, até pq a VW, como todas as marcas que conheço, cobram em torno de 50% acima do preço de mercado.

  • Jason

    Entre os 10 mais, temos 3 Vw, 3 fiat e 3 GM, o Hyundai HB20 é o único intruso, hehe… Que assim permaneça!

    Os feinhos (Clio e Etios) estão na lanterna da lista e do segmento. Que assim permaneçam, também.

    Nos hatches médios, o Cruze Hatch tá bem na foto até. Melhor do que as médias do falecido Vectra GT ao que me consta.

    Só poderiam ser melhores as vendas do Bravo, e piores as do GolfSauro.

    • Eugenio C.

      Melhor do que permanecer como está, é o Corcel 2 e o Monza voltarem ao topo do ranking! [ironic level master]

      • Jason

        huehuehuehuehue o povo compraria se eles ainda existissem, pode crer

    • GuiKiev

      Se você analisar mais friamente, temos 04 Fiat e 02 VW, pois a Strada tira o Voyage da lista!

      • Jason

        Tem razão.. O ranking dos comerciais também conta pra manter o market share das marcas.

  • ricardo78scs

    HB20 e Onix ainda podem subir. Especialmente o Onix, se a GM reduzir um pouco as margens de lucro, o que é bem difícil. Já quanto à Hyundai, é impossível.

  • Diogo Oliveira

    Vamos ver como vai ficar com fim do IPI 0%…

    Mas acho que ONIX estará entre os 4 em vendas neste ano, o HB20 não estará a frente por não ter condição de produzir e nao tem css …

    Gol so perde a liderança se a VW parar de produzi-lo… Se for igual a KOMBI.. nunca,,

    A Renault tem que abrir os olhos e trazer caros decentes para o Brasil…

  • Alec_T

    Eu gosto de carros, principalmente os de 4 pneus e 1 volante.

    • MajorAutomotivo

      Vai de Gol 1.0.

      • Felipe_Henrique

        Adendo: G4 Ecomotion!

  • fabritch

    O Palio só aumentou suas vendas depois que a Fiat abaixou o preço dele pós efeito lançamento, mas ainda acho difícil acreditar que 70% das vendas são do novo.

    Não considero mais o Sonic Sedan um mico, se compararmos com o principal concorrente, o Fiesta Sedan, ele está se mantendo ligeiramente na frente (esta categoria compacto premium não merece volume mesmo).

    • ricpts

      Não é um mico, não vende mais porque a própria GM colocou o Cobalt automático como opção aos Sonics sedans mais baratos…
      O Fiesta sedã vai sofrer reestilização no começo do ano que vem, ganhará câmbio automatizado Poweshift, acredito que roubará muitas das vendas do Sonic sedan e será líder no segmento novamente.

      • AndreSS

        E também como muitos não admitiam, o sonic não estava vendendo por motivos de cotas e não pq era o mico desejado pela maioria dos fanboys de outras marcas…..
        jah to começando a ver o carro nas ruas aki de bh e ele e ate bonito.

  • TheReallyJhonny
    • josevaldop

      "Saco" e "Vassoura" pra esse comprador…

    • Hellvins

      Essa e a cara do presidente geral da Toyota, para o presidente brasileiro, QUEM MANDOU LANÇAR CARRO INDIANO NO BRASIL!!!! MATIAS TRAZ O SACO!!!

    • MajorAutomotivo

      Mas o pior é que ainda tem gente comprando e salvo engano vendeu mais que em Novembro.
      Traz a "12".

  • lmcareca

    No acumulado de 2012 a Strada vendeu quase o dobro da Saveiro, diferença massacrante.

  • VictorHugo

    Surpreendente eh a Amarok que parece que vai se consolidar na terceira posicao entre as picapes!

    A Ford que não abre o olho!

  • ProfPR

    Toyota está amargando um raro fracasso em sua estratégia. A corporação que se torna "case" em tudo o que faz, continua fazendo história, mas desta vez o "case" é negativo e o título da monografia poderia ser "Como arriscar a credibilidade da empresa tentando vender um mesmo produto para países com gostos e culturas diferentes"…
    Sou de Sorocaba, estava torcendo muito para que fabricássemos um best-seller tipo HB20 e com o peso da imagem da Toyota…mas que furada esse tal de Etios hein!
    Nem por aqui vemos este monstrinho nas ruas…

    • Hellvins

      putz! verdade uma ótima tese de monografia, três meses de lançamento, sim senhores o eitios é um FRACASSO!!!!

    • radiobrasilcombr

      Somando as vendas da versão hatch + sedan, nao é o fracasso que esse carro merece ser. TORÇO pra que venda cada vez menos.

    • Wikle

      Ainda acho que as vendas dele vão crescer, mas à custa de muitas promoções, aqui em Curitiba está com entrada de 50% e parcelas a juro zero. Entretanto gostaria que micasse de vez, para mostrar à Dona Toyota que o mercado está evoluíndo e já não aceita qualquer produto a qualquer preço: hoje temos opções.

      • GuiKiev

        Desde que lanço eu devo ter visto uns três por aqui. Aqui no Boqueirão vi um ontem, mais de 3 meses depois do lançamento…

  • Wikle

    Tudo voltou ao normal na Fiat. Conforme aumenta a produção, o Pálio vai abrindo vantagem sobre o uno e pode ameaçar mais seriamente a liderança do Gol.

    • ocduarte

      Para ameaçar mais seriamente precisa tirar a diferença de 10 mil unidades mensais que os separa. Não creio que isso aconteça ainda em 2013.

  • davidlynch

    Digite o texto aqui![youtube ifp3L0xYmF4 http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4 youtube]

    • Bikudin

      Isso q me entriga, o pessoal fala mal do Etios e prefere comprar carros pelados e sem qualidade, como o Gol, q continua a lançar carros com super calotas. O Etios é feio,mas não mais q um Frágile, uma Monstrana, ou um Cocobalt, o q freia as vendas do Etios é o seu painel central.

  • MajorAutomotivo

    O Etios teve aumento de vendas se comparados os meses de Novembro e Dezembro?
    Já vi vários exemplares aqui nas ruas de Natal. É feio de doer.

  • ricpts

    Por que a Ford vai trazer o Focus mk3 se o atual vende tanto (quase 3000 em dezembro)?

    Uma pena, aluguei um Focus da nova geração nos EUA, é muito gostoso de dirigir… Acho que o i30 novo não causará tanto impacto nos hatchs médios, pois será caro e terá somente o motor 1.6. O Cruze HB também não chega a ser uma ameaça, até pelo design. Tomara que a VW lance o Golf logo para tirar a Ford da posição de conforto!!

    • MauroRF

      Trazer o MK 3 ela vai, mas com a liderança do segmento, ela ganha tempo. O MK 3 existe desde 2011 lá fora e, acredito eu, em não muito tempo, devem lançar o MK 3,5 e, nesse cenário, com a Ford ganhando tempo, ela poderia trazer direto o MK 3,5, tal qual fez trazendo o MK 2,5. Ele vende bem porque é um excelente carro (tenho um 2.0), dirigibilidade muito boa, firme em curvas, é um carro que não cansa mesmo dirigindo várias horas. O meu senão com ele é o consumo, um pouco alto, e a falta de força até 2500 RPM, mas o desempenho dele acima dos 3000 RPM dá um prazer ao dirigir que compensa, e muito, o consumo meio alto. Finalizando, somando isso, ele tem um preço bom, com descontos, aí junta a fome com a vontade de comer e vende.

  • JOEL2304

    Disputa ali entre Siena e Classic ainda continua acirrada. Que venha o Novo Prisma!

  • rafthehay

    Eu não vou muito com a cara do Etios e não sei se teria um, mas não foi ele que teve o melhor crash test do segmento, cumprindo as tais 4 estrelas, além de ter um câmbio elogiado pela mídia e motores 1.3 e 1.5?

    Não entendo, pessoal reclama dos adesivos Sport e Cross, mas quando lançam um carro que investe em outros pontos todo mundo desce a lenha só porque o carro tem uma Filizola no centro. Por sinal, o acabamento dele não é tão pior que os concorrentes, e pra mim ainda falta o teste do tempo, não adianta ter materiais bonitinhos se meses depois tudo desmancha e bate.

    • duduguazzi

      Problema maior do Etios é que para ter ar e direção voce já gasta 36mil e nessa faixa a alegada vantagem do motor 1.3 some pois os concorrentes tem os mesmos itens mas já com motor 1.4 ou 1.6. O acabamento é sim um descaso, tem nivel de Ka e Celta mas custa igual Palio e Fox. O vidro elétrico só é citado como item na versão de 41mil.

    • CharlesAle

      O Étios pode ter uma carroceria mais segura que os demais,mas em compensação seu painel é ruim de leitura e pode até causar distração e acidentes,assim fica difícil…..

      • rafthehay

        Cara, a Filizola é tão grande que honestamente já teve um ou dois Etios na rua que consegui ler a velocidade e rotação do motor de dentro do meu próprio carro. Até o Arnaldo Keller comentou que à noite aquilo chega a incomodar, de tão grande, hehe.

        Não tenho números de vantagem competitiva do painel em frente ao motorista comparado com painéis centrais (lembrando alguns casos como o C4 e o Mini, em que pese o tacômetro ficar na frente do motorista). Mas de qualquer modo, e sem ser defesa de fanboy, não acho que seja algo que denigra tanto a ponto de deixar de fazer valer o resultado em teste de colisão.

        • 3ic

          painel central é mais para baratear custo ( afinal esse carro é popular) , pois voce não precisa fazer quase esforço algum para colocar o produto em um mercado que tenha as mãos de direção no sentido oposto.

          Ergonomicamente, o painel em frente ao motorista é melhor pois não é necessario o motorista realizar mais de um movimento para visualizar os mostradores principais.

          Outra solução que esta surgindo para baratear os paineis são os mostradores digitais ( o analogico hoje em dia é mais caro de se produzir) mas, ergonomicamente e funcionamente , pessimo comparando ao tradicional analogico. Por construção, o analogico assegura uma estreita correspondência entre os valores da grandeza medida e a amplitude do desvio, permitindo assim um controle visual melhor sobre o que esta ocorrendo.

          • rafthehay

            Bem apontado. O curioso do caso do Etios é que, ao contrário de alguns outros painéis centrais, no caso dele é feito a troca de praticamente todos os elementos que compõem o painel, incluindo a tubulação das saídas de ar, máscaras do painel, e todas as peças plásticas. Painéis "perfeitamente centrais" fazem um pouco mais de sentido.

            Já vi alguns estudos interessantes sobre escalas gráficas e numéricas em paineis. Minha premissa básica é: carros de competição buscam eficiência ao máximo então são exemplo, e eles sempre usam escalas gráficas para os dados mais importantes (velocidade é digital em alguns carros de corrida, mas a informação não é tão relevante quanto a rotação do motor, inclusive snme em carros de NASCAR nem velocímetro existe).

            Apenas não tenho essa ojeriza toda ao posicionamento central, estou pra testar ainda (penso em fazer um test drive no Etios).

    • O_Corsario

      Eu acho que um ótimo acerto, como a segurança, não justifica um descaso e desleixo tão grosseiro como aquele painel inutilizável.
      Por fora é feio, mas até dá para relevar se te seduzisse muito com outros atributos. Mas pouco importa se anda bem ou não, vc não consegue saber a velocidade e muito menos a rotação naquele painel monstro.
      A Toyota acertou no mais difícil e errou no mais fácil. Aposto que se tivesse um painel ruinzinho mas normal, como o do March, estaria vendendo tudo que a Toyota planejou.

  • Pedro Evandro

    8º VW /AMAROK 2.518
    9º FORD /RANGER 2.398
    10º MITSUBISHI /L200 2.161

    Pra quem achava que a chegada da nova Ranger iria abalar as vendas da Amarok, taí o resultado.

    • Marco_ABP

      Há quanto tempo a Amarok está no mercado? E há quanto tempo a Ranger está? Dê tempo ao tempo…

    • marcelotavaresA

      Amorok . pode ate vende mais , mais que a Ranger e mais top isso nao tenha duvida …. ale ser a mais Potente .

    • Adriano_Silva

      A Ranger pode ser melhor mecanicamente, em pacote de equipamentos, marca e etc, mas no Brasil ainda se compra por aparência e dos modelos no mercado na minha opinião a menos atraente é a Ranger, por dentro ela até que ganha da certas concorrentes mas por fora não transmite tanta robustez não, realmente não acredito que ela incomode as lideres do segmento. MO.

  • MuriloSoares

    Fiat está na liderança, por mérito dela mesmo, apesar de haver alguns produtos velhinhos, acredito que o novo Uno acabe assumindo o papel do Uno antigo mesmo, baixando os preços, ou então fique o Palio Fire no lugar. Não consigo entender o porque da Ford não vende, corre sério risco de perder a quarta posição, VW é fama mesmo e GM faz milagre com os seus monstrinhos.

    • gcarlos

      Pois é Murilo, o pessoal não imagina q o fato da Fiat vender não quer dizer q lucre mais, haja visto q os produtos mais vendidos tem menos valor agregado. Daí não vejo o ódio de alguns, ou preocupação dos outros por q a FIAT vende mais, ou o GOL é mais vendido. Não vejo por q alguns torcem pra q o HB20 utlrapasse o GOL, sabe-se lá se e Hyundai vai querer pelar o carro pra vender mais… ou não seja melhor vender só a metade do GOL com mais valores agregados lucre mais…

  • b3t0rj

    É incrível como o Corolla vende! Nada abala suas vendas…
    Pode somar uma compra de 308 pra janeiro (o meu :D)…

    • vgdoche

      Vamos ver com a chegado do Civic 2.0 como fica essa liderança.

  • tonimaroni1

    Sobre o Etios, a proprietária da indústria onde trabalho está na sua quarta SW4 Diesel top, o marido tem um Camry e compraram para filha agora que entrou na faculdade um ETIOS hatch 1.5 TOP vermelho/vinho kkk. Acho que são esses os consumidores do Etios e só.

    • tonimaroni1

      Se teve uma ótima experiencia com a marca, e está satisfeito não tem pq comprar outro. Por isso disse que os consumidores de Etios serão os consumidores da marca. Mas não vão pegar compradores de Gols, Palios, Fox, Sanderos, Agiles, Fiestas quem pegou estes foram HB20 e ONIX.

      • Maycon102

        Tambem concordo. Acho que no final de tudo fiquei surpreso com o Gol que não perdeu nada nada nada, realmente ele pode ser o que for e o povo lascar a lenha , mas ele é um grande vençedor.

    • O_Corsario

      Hahaha eu já tinha falado isso antes… Vende para quem é fã de toyota e só. Mais ou menos como os fãs de VW ou de GM.

      • Rods

        Tem gente que só sabe assinar cheque de olhos fechados… É triste ver tanta gente cega assim…. Vida de gado….

        Não pode mudar o capim… Senão, o burro morre de fome…

    • Rods

      Como O_Corsário costuma dizer…

      Pode-se comprar qualquer coisa… Desde que com critérios e pesquisa…

      Não me parece racional comprar esse carro só porque vocês possuem 3 corollas….

      Porque isso implicaria na compra desse carro?!

      Respeito sua vontade… Mas não concordo…

      • Maycon102

        Só comentei que já temos toyota, um critério específico, simplesmente temos amor a nossa vida… por isso não poderia ser os populares mais vendidos e cia com seus péssimos desempenhos em segurança.

        Não me parece racional andar em carro que não me da segurança…
        A Toyota não é a melhor do mundo, mas anda bem juntinho de honda e outras por ai que são otimas em segurança…
        Se voce tem respeito por minha vontade, não deveria dizer que minha escolha não é racional…. Diga isso para os donos de carros mal avaliados pelo latin.

        Não preciso dizer que para nossos norte-americanos o critério de segurança vale tanto quando a marca e design do carro. Então se para eles que são de 1º, eu que moro num país de 2º é mais que obrigação ter essa visão de compra.

  • Diggo

    Acho que a grande surpresa da lista é o Freemont, acredito que nem a Fiat esperava tanto.

    • GuiKiev

      Acho que só não tá vendendo mais por causa da cota do México que fez com que a Fiat se focasse mais no 500!

  • _Nei_

    E mesmo com todas as criticas à GMB, no acumulado do ano, Cobalt em 11º e Spin em 34º (e no caso da Spin em pouco mais de 6 meses de vendas) surpreendem, sinal que o design não é tão importante nesse segmento de veiculo.

  • Felipe_Henrique

    Ué… Não teve Audi no Top 20 Marcas 2012?!
    Caraca!

  • Maycon102

    É verdade cara…. mais de 11 mil vendidos para um carro que a dodge nunca sonhou que venderia tanto por aqui. Ta ai o resultado do controle da Fiat. E olha que teve cotas. Pena mesmo deu do CRV que não apareceu na lista de 12/12.

  • Alannf

    Por favor pessoal, Perdi o J3 e o QQ aqui na lista alguém pode me ajudar a encontrar???

    • Bikudin

      Só aparecem nas marcas de 2012

    • Maycon102

      O Etios Hatch sozinho vendeu mais que todos os carros da Jac, kkkkk isso sim foi o maior fracasso do Brasil

  • tiards

    2º FORD /ECOSPORT 6.686
    3º RENAULT/DUSTER 6.524

    pra mim essa é a melhor briga. renault mostrando que o ford não tem nada demais.

    • vgdoche

      Fora que o a acabamento (rico em plásticos) e o espaço interno no banco de traz são ridículos nesse Ecosport.

  • Adriano_Silva

    8º GM /ONIX 10.500
    22º GM /AGILE 3.296
    GM, tem certeza que vai mesmo ré-estilizar o TrAgile ? rsrrsrsrsrsrsrs

    5º GM /S10 5.854
    6º TOYOTA /HILUX 4.515
    Rsrsrsrsrsr o mito resiste bravamente rsrsrrsrsrsr.

    15º TOYOTA /HILUX SW4 1.334 DETONANDO A CONCORRÊNCIA RSRSRSRS.
    45º GM /TRAILBLAZER 164
    46º LAND ROVER /DISCOVERY 161
    Vai entender essas pessoas que preferiram a Blazer e desdenharam de um Land Rover.

  • O_Corsario

    O mais assombroso é ver que praticamente todos os carros acabam encontrando seu mercado ou seu nicho. Até o Etios, aos poucos, com certeza vai embalar e vender mais. Mas é lógico, vivemos numa euforia imensa, então tudo vende…

  • Adriano_Silva

    Não é um dado muito recente mas serve para mostrar a realidade no meu estado.

    Confira o ranking dos carros e motos mais vendidos e a quantidade comercializada em 2012 (até novembro) por modelo:

    Automóveis

    1º Uno (Fiat) – 7.120
    2º Gol (Volkswagen) – 6.161
    3º Palio (Fiat) – 5.322
    4º Celta (General Motors) – 4.055
    5º Siena (Fiat) – 4.094
    6º Corsa Sedan (General Motors) – 3.623
    7º Fox (Volkswagen) – 2.555
    8º Cobalt (General Motors) – 1.735
    9º Voyage (Volkswagen) – 1.658
    10º Corolla (Toyota) – 1.640

    Comercial leve

    1º Strada (Fiat) – 2.700
    2º Hilux – (Toyota) – 1.265
    3º Saveiro (Volkswagen) – 1.082
    4º S10 (General Motors) – 691
    5º L200 (Mitsubishi) – 652
    6º Duster (Renault) – 642
    7º Ecosport (Ford) – 629
    8º Montana (General Motors) – 598
    9º Kombi (Volkswagen) – 535
    10º Pajero (Mitsubishi) – 511
    http://luisaugustoradialista.blogspot.com.br/2012….

  • fjmeskta

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend