Mercado

Os carros mais vendidos de outubro de 2015

chevrolet-prisma-advantage-2016-1-700x438 (1)

O mercado de automóveis e comerciais leves fechou o mês de outubro de 2015 com baixa de 3,80% em comparação com setembro, emplacando 185. 291 unidades. Na comparação com o mesmo período de 2014, o volume está 36,41% abaixo.

No acumulado do ano, os dois segmentos perderam 23,31% em relação a 2014. Até o momento, 2.066.947 exemplares foram vendidos em 2015. No mercado de automóveis, a GM liderou com 16,24%, seguida de Fiat e VW com 13,43% e 13,00%, respectivamente. Hyundai e Ford ficaram com 10,21% e 9,55%.

novo-renault-duster-2016-2

Nos comerciais leves, a Fiat mantém seu domínio com 32,60% contra 19,63% da VW e 17,28% da GM. Toyota e Renault fecharam com 9,17% e 5,61%, respectivamente. A Ford só aparece em sétimo (atrás da Mitsubishi) com 3,45%. No geral, a GM se deu bem e fechou outubro na liderança com 16,38%, seguida pela Fiat com 15,88% e VW com 13,85%.

A Hyundai passou a Ford em outubro, ficando em quarto com 9,13%, enquanto a americana fechou com 8,77%. A Renault conseguiu manter-se à frente da Toyota, enquanto a Jeep mantém a nona posição com apenas um carro de volume. A Peugeot fechou na frente da Citroën, enquanto a Mercedes ficou na frente das luxuosas.

l200-chrome-edition-1

Entre os automóveis, o Onix simplesmente disparou diante de HB20 e Palio. O Gol voltou a respirar novamente e o Prisma fechou como o sedã mais vendido no mês passado. O Corolla caiu para oitavo. O Renegade ficou à frente do HR-V e o Duster avançou para 17º. O Focus novamente foi o hatch médio mais vendido.

Nos comerciais leves, a Strada continua muito bem, tendo a Saveiro sempre isolada em segundo. A S10 ficou à frente da Hilux em sua eterna briga com a picape japonesa, que será apresentada esta semana em sua nova geração. A Fiorino acelerou nas vendas, puxando a L200, que superou Amarok e Ranger, nessa ordem. A Frontier emplacou bem em décimo. A Oroch fechou em 15º.

Confira abaixo as 20 marcas, 50 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos de 2015:

Marcas

1º GM 30.342 16,38%
2º FIAT 29.428 15,88%
3º VW 25.658 13,85%
4º HYUNDAI 16.925 9,13%
5º FORD 16.243 8,77%
6º RENAULT 13.781 7,44%
7º TOYOTA 13.423 7,24%
8º HONDA 12.512 6,75%
9º JEEP 5.742 3,10%
10º NISSAN 4.497 2,43%
11º MITSUBISHI 2.879 1,55%
12º PEUGEOT 2.286 1,23%
13º CITROEN 2.150 1,16%
14º M.BENZ 1.859 1,00%
15º BMW 1.604 0,87%
16º AUDI 1.423 0,77%
17º KIA 840 0,45%
18º LAND ROVER 837 0,45%
19º CHERY 393 0,21%
20º LIFAN 387 0,21%

Automóveis

1º GM/ONIX 11.131
2º HYUNDAI/HB20 9.748
3º FIAT/PALIO 8.128
4º VW/GOL 6.581
5º GM/PRISMA 6.279
6º FORD/KA 5.880
7º VW/FOX/CROSS FOX 5.676
8º TOYOTA/COROLLA 5.632
9º JEEP/RENEGADE 5.623
10º FIAT/UNO 5.467
11º HONDA/HR-V 5.448
12º RENAULT/SANDERO 5.302
13º HYUNDAI/HB20S 4.578
14º FIAT/SIENA 4.101
15º VW/UP 3.768
16º HONDA/FIT 3.127
17º RENAULT/DUSTER 3.053
18º TOYOTA/ETIOS HB 2.614
19º VW/VOYAGE 2.572
20º GM/SPIN 2.553
21º FORD/FIESTA 2.464
22º FORD/ECOSPORT 2.333
23º FORD/KA SEDAN 2.311
24º TOYOTA/ETIOS SEDAN 2.068
25º RENAULT/LOGAN 2.048
26º HONDA/CIVIC 1.837
27º HONDA/CITY 1.795
28º NISSAN/MARCH 1.544
29º GM/COBALT 1.521
30º GM/CLASSIC 1.518
31º NISSAN/VERSA 1.322
32º FIAT/PUNTO 1.265
33º RENAULT/CLIO 1.179
34º CITROEN/C3 1.153
35º GM/CRUZE SEDAN 1.134
36º GM/TRACKER 1.074
37º NISSAN/SENTRA 1.014
38º FORD/FOCUS 911
39º HYUNDAI/IX35 877
40º RENAULT/FLUENCE 870
41º VW/GOLF 814
42º VW/JETTA 809
43º FIAT/DOBLO 791
44º BMW/320 774
45º FIAT/WEEKEND 748
46º PEUGEOT/2008 717
47º MITSUBISHI/Outlander 688
48º PEUGEOT/208 684
49º GM/CRUZE HB 673
50º MITSUBISHI/ASX 656

Comerciais Leves

1º FIAT/STRADA 6.052
2º VW/SAVEIRO 3.707
3º GM/S10 2.452
4º TOYOTA/HILUX 2.168
5º GM/MONTANA 1.637
6º FIAT/FIORINO 1.075
7º MITSUBISHI/L200 976
8º VW/AMAROK 936
9º FORD/RANGER 817
10º NISSAN/FRONTIER 607
11º RENAULT/KANGOO 574
12º RENAULT/MASTER 485
13º FIAT/DUCATO 433
14º HYUNDAI/HR 429
15º RENAULT/OROCH 269
16º IVECO/DAILY 3514 203
17º KIA/K2500 155
18º FIAT/DOBLO 138
19º PEUGEOT/BOXER 110
20º M.BENZ/SPRINTER 311 97
21º CITROEN/JUMPER 83
22º M.BENZ/SPRINTER 51
23º LIFAN/FOISON 48
24º FOTON/AUMARK 1039 48
25º FIAT/UNO 25
26º PEUGEOT/PARTNER 14
27º JAC/T8 13
28º HAFEI/ZHONGYI VAN 11
29º RELY/RELY PICK-UP 10
30º SHINERAY/P TRUCKS 9
31º VW/KOMBI 6
32º HAFEI/RUIYI 5
33º JINBEI/TOPIC 5
34º M.BENZ/SPRINTER 415 4
35º JINBEI/M35 4
36º IVECO/DAILY 3
37º TOYOTA/BANDEIRANTE 3
38º SHINERAY/TRUCK 3
39º M.BENZ/SPRINTER 515 2
40º SHINERAY/DTRUCK 2
41º MAHINDRA/HWKCD4 2
42º EFFA/START PICK UP 2
43º AGRALE/AGRALE MARRUA 1
44º GM/A10 1
45º GM/EL CAMINO 1
46º GM/SILVERADO 1
47º TOYOTA/HIACE 1
48º TOYOTA/RIBEIRAUTO 1
49º VW/CARAVELLE 1
50º SHINERAY/CARGOV 1

[Fonte: Fenabrave]





  • ObservadorCWB

    A FORD continua errando a mão, e a Hyundai acertando……

    • Vitor Barcellos

      Sim, Ford vacila demais. GM e Hyundai se dando muito bem em suas escolhas

      • O pessoal dizendo que a Hyundai está crescendo, mas nao está. Ela está vendendo a mesma quantidade de sempre, porem é a Ford que está vendendo menos, e assim caindo de posição. O mesmo vale pro HR-V, pois está vendendo praticamente a mesma media dos meses anteriores, e é o Renegade que está aumentando as vendas.

        E eu acho que com o inicio das vendas do Oroch, se bobear a Renault passa a Ford, e essa cai para o sexto lugar. Melhor trazer logo um cambio automatico pro Ka, ou socar telinha ali nas intermediarias e nao deixar como acessorio.

        • ObservadorCWB

          Levanto para seis o seu truco que a Oroch fará Renault superar Ford. Pode até ocorrer no mês de lançamento (o que já acho improvável), mas não passa de dois meses não.

          • RyanSX

            Também to apostando que a Renault supera a Ford logo logo. Fora o Ka não ter nem uma opção de automático, os problema do Powershift também estão afastando alguns possíveis compradores de outros modelos. Fora que alguns modelos como a própria Ecosport caiu em volumo de venda se comparado a alguns meses atrás e foi batida até pela Duster (se não tivesse Renegate e HR-V) certamente a Duster seria a atual líder de vendas. Fora que a Ford não tem nada entre as picapes pequenas e o atendimento em algumas concessionária seja péssimo, mas isso foi experiencia própria.

            • Hiboria

              Fui um que mudou de idéia por causa dos problemas do powershift, mesmo que sejam poucos melhor não correr o risco de dor de cabeça!

            • Gomes

              Depende do ponto de vista…o que a Renault está fazendo é o famoso “comprar o mercado”. Para quem acompanha mais de perto os números, sabe que a Renault passa o mês todo atrás de Honda e Toyota, mas nos últimos 3 dias do mês, disparam nos emplacamentos de vendas diretas, principalmente em BH e Curitiba e principalmente com Duster, que deve ter margem de lucro maior e é bom também para as locadoras. Se expurgar as vendas diretas e comparar só venda varejo, em outubro a Jeep ficou só 300 carros atrás da Renault… Para quem mora em SP é só ver, ou melhor, não ver, que não temos tantos Renault zero circulando, mas, dos que vemos, muitos são com placa de BH, principalmente Fluence e Duster. Ou Taxi… Tá tenso pra mais essa francesa :)

    • what_the_hell??

      E a Hyundai vem crescendo bastante, enquanto q a Ford parece estar satisfeita com os números e não se mexe muito para mudar!

      • Pacheco

        As vezes ela está satisfeita com a lucratividade. Eu acho que a coisa é muito maior do q simplismente numero de vendas.

        Não duvido que o Focus e o Fiesta tenham as maiores margens de lucro do segmento. A Ford está satisfeita com os numeros e ganhando bem. Com pé no chão e ganhando em imagem vendendo carros globais.

        Diferente da Chevrolet q ficou em modelos exclusivos para o Brasil, tem vendas lá em cima e as vezes as margens menores e todo mundo criticando o design.

        • Fábio Henrique

          É difícil saber a margem de lucro. Até pouco tempo atrás em qqr comparativo de carro se via comentários “Aff que caro, prefiro o New Fiesta, o melhor custo benefício”, e “Nossa, como compram GM, são os carros mais caros”. Hj em dia a Ford aumentou o preço do New Fiesta, e a GM fez promoção esse mês pro Onix. Ah, sobre o desenho: pode ter ctz q o desenho criticado do Spin e Cobalt são justamente parte da margem de lucro deles, e pelo fato de quase não terem concorrentes vendem bem.

    • Robinho

      Verdade, eu particularmente acho que tem os melhores carros com algumas exceções, mas a Ford é muito lenta.

    • Fernando Pontes

      O problema da Ford é que ela é muito lenta, Brasileiro adora uma telinha no painel, Veja o Fiesta, todos seus concorrente já possuem, nele só no sedan na versão Titanium Plus. O Ka a mesma história. Conheço gente que deixou de levar o Ka para levar o Onix por causa disso, precisa oferecer esse item em todas as versões, nem que seja opicional. Afinal Brasileiro prefere isso do que itens de segurança.

      • Jackson A

        Central Multimídia e o Sensor Traseiro… esses 2 itens tem muito valor no mercado.

      • A Ford vende a central, mas como acessorio. Porem quase ninguem sabe, por isso sou a favor de vender integrado numa versao intermediaria. Mas eu prefiro um dock mesmo, e coloco o smartphone ali. hehehe

        • Fernando Pontes

          Verdade, ela vende para o Fiesta, porem só para as versões 1.6 e custa uma fortuna, diferente do MyLink do Onix, onde é cara, mas bem mais em conta que a da Ford.
          Já o Ka não tem nenhuma central, somente o Sync.

      • Victor

        Quando troquei de carro recentemente, fiquei justamente entre o ka sel 1.5 e o onix lt 1.4 com multimidia. a unica vantagem do onix era a multimida (se é q podemos chamar de vantagem). A diferença era de 3~4mil do ka pro onix, e o onix não tem, ao meu ver, a segurança que o KA tem. Quando fechei o KA, vieram me oferecer a multimidia. Me cobraram a bagatela de 4mil reais. Passei na hora, não faço questão nenhuma. 99% das pessoas q colocam, só usam o radio. qual a vantagem?

        • Fernando Pontes

          Com certeza, nunca trocaria um Ka SEL por um Onix LT por causa da CM. Bela compra, minha namorada comprou um em abril e o carro é muito bom. Agora achei estranho você falar da CM para o Ka, sendo que o vendedor falou que não tinha e procurando na internet não tem nenhuma, somente para Fiesta, Ecosport e Focus

          • Victor

            me ofereceram na CC aqui de campinas/sp. só volto a pensar numa CM quando popularizar o android auto.

    • Vagnerclp

      Ford Focus despencando…também pagar 98 mil por um titanium plus, ninguém merece.

      • Pacheco

        Mas ainda vende mais q o Golf e o Curze HB. O mercado como um todo caiu. E a Ford não vive de vender Focus Titanium. Ela faz numeros vendendo o 1.6 e os SE.

      • Piloto

        Despencando está a Peugeot e Citroen.
        Jeep com apenas UM carro vende mais que duas montadoras juntas kkkkk

        • GPE

          Impressionante!

      • Gustavo Zoch

        Das opções do focus, na minha percepção, a melhor proposta é o 1.6 SE PLUS, que vem bem completo, por 73.900,00. Na sequência, vem o 2.0 AT, com a mesma configuração do 1.6 SE PLUS, diferindo apenas no motor. Daí por diante é o titanium com seus mimos.

        Na briga, tem o Cruze, que na versão inicial já está em 80k. Golf não foge muito disso e na versão equivalente à do focus 1.6 SE PLUS sai um pouco mais caro. Agrada pelo motor, e só (na minha opinião). Aqui cabe também o i30 e 308, que apesar das novidades, acho que é mais do mesmo.

        Dos sedans, considero muito o fastback, pois na versão de entrada já oferece muito por 77k, enquanto o Civic começa quase no mesmo preço oferecendo bem menos. Corolla considero apenas a versão XEI, mas essa já beira a casa dos 90k.

        No geral, penso que tanto o focus hatch como o fastback são as melhores opções do mercado hoje, tanto pelos itens de série como, e principalmente, pelo preço cobrado nas versões iniciais e intermediárias.

    • konnyaro

      O problema principal é o pós venda e o custo de manutenção.
      Em relação a linha que possui realmente é a única fora os japas que está alinhada com o os produzidos em outros mercados, portanto é questão de tentar reverter esta imagem que já está impregnada na marca Ford.

      • Deadlock

        Isso é verdade. Tenho um Fusion e as revisões não são nada baratas. Mas, não vejo como a Ford possa se recuperar. Vendendo cada vez menos vão ter que esfolar cada vez mais.

    • Raul Cotrim de Mattos

      Imagine quando a hyundai lançar o ‘SUV’ baseado no hb20… Algo inacreditável até uns 2 ou 3 anos atrás, mas ela pode ultrapassar até a VW, basta investir mais, e eu acredito que vão!

      • Pacheco

        Concordo contigo… se ela caprixar no IX-25, ela pode realmente começar a atrapalhar a VW e a Fiat. Só precisa saber equipa-lo e ter preços bons.

    • Bittencourt

      Na minha opinião, o controle de qualidade da Ford é muito ruim, especialmente nos modelos populares.
      São carros bons, mas que pecam demais na montagem.

      • Pacheco

        Não melhorou ainda? Falam que quando o New Fiesta virou nacional, dava até medo das falhas de acabamento.

        • Thales Sobral

          Tem falhas sim, mas “dar até medo” é exagero do pessoal. Eu noto diferenças nos vãos das chapas entre um lado e outro (tive um polo e era melhor nisso), mas não chega a ser o fim do mundo não. Devem ter melhorado.

      • Gustavo Zoch

        Comprei um Fiesta no final de setembro. Mesmo ciente dos erros de montagem que já estavam sendo reportados na internet, pensei em ir até o pátio da css pra ver de perto o carro que seria faturado justamente para fugir de tais problemas. Apostei na sorte e imaginei que não teria nenhum problema. Botaram um belo de um laço no teto do carro e o cobriram. “Desembrulhei” e lá estava a surpresa: Porta-malas MUITO desalinhado… que decepção na hora de sair da loja com o carro. Mas deixei registrado o problema e conseguiram amenizar, não ficou 100%, mas melhorou bastante. Os vendedores responsabilizam os mecânicos de Camaçari/BA, pq é uma mão de obra barata e pouco qualificada. Falta investimento em treinamento no setor de montagem. Lamentável.

        • Stark

          Esse laço, eles colocam porque você pede ou por conta própria? Aqui em casa já compramos carro 0km duas vezes, e em nenhuma veio com laço (ainda bem, não faço questão).

          Agora, se fizeram isso para esconder essa falha, é uma p* falta de respeito.

          O porta-malas do meu Fiesta não é desalinhado, mas de uns tempos pra cá precisa de mais força para fechar. Vou reclamar na próxima revisão. O único desalinhamento que notei foi na porta do passageiro dianteiro, mas é pouca coisa, e acho que nem vale a pena reclamar na concessionária, se duvidar deixam pior.

          • Gustavo Zoch

            Foi por conta da css. Neste mesmo dia haviam outros dois carros “embalados pra presente”, rsrs… o carro era pra minha esposa, então foi legal pra fazer uma moagem na entrega da chave.

            Edit: O porta-malas veio muito desalinhado. Comece a reparar nos modelos que vc encontrar na rua, é fácil constatar. Eu já encontrei vários na rua, inclusive um no show room da css!

    • Pacheco

      Numero de vendas não é sinal de sucesso amigo. As vezes a Ford focou em modelos globais com redução de custo e alta lucratividade… vende 1 carro e lucra por 2. Enquanto a Hyundai vende 2 e lucra por 1. Cada empresa sabe fazer a sua matematica.

  • SDS SP

    Nosso mercado está uma nhaca. Vendas medíocres para o nosso potencial. O de veículos pesados eu tenho até medo de olhar…

    Carros mais “sofisticados” no top 10, só dizem uma coisa: O povão (a tal classe média inventada pelo governo) que consome boa parte dos carros populares está sem aquele crédito a perder vista e agora mal tem dinheiro para pagar a conta de luz e arcar com as parcelas do iPhone feitas via cartão de crédito.

    É o resultado de uma economia sustentada de forma artificial.

    • André

      Presidenta, gerenta incompetenta.

    • Gabriel Torque

      relaxa que a crise está só começando

      e os erros não estão sendo corrigidos

    • Vagnerclp

      O mercado de veículos pesados reflete diretamente o desempenho pífio da indústria, em todos os setores. Do mercado automotivo, é o primeiro a sentir as dores de parto (de uma crise).

      • Foxtrot

        Ninguém mais esta comprando caminhão, me lembro de ter lido que o país tem hoje um excesso de caminhões na casa de centenas de milhares quando levado em consideração a necessidade da produção (PIB). O resultado de uma concorrência exagerada é o preço muito baixo do frete, tornando difícil o lucro para os caminhoneiros.

  • Rodrigo Almeida

    Estou com um Prisma pela empresa é o carro é muito bom! Mas para minha casa troquei meu Cruze HB por um novo Focus 2016. Devo entrar nos emplacamentos de novembro.

    • Brasileiro

      Parabéns pela ótima compra, disparado o melhor carro ate 100 mil, em relação ao Prisma é um bom carro, bastante espaçoso e com porta malas que chega ser maior do que de um Corolla

      • Rodrigo Almeida

        O que tem achado do Focus? O meu foi o Hatch…

        • Brasileiro

          O meu é Hatch tbm, o carro é um espetáculo, maravilhoso, quem tem, nao troca!

          • Gustavo Zoch

            Amigo, poderia tecer breves considerações sobre o seu Focus? Qual é a
            versão e quais foram suas impressões do carro até o momento? Eu estou
            bastante curioso, tenho um modelo 2012 e pretendo trocá-lo por um 2016.

          • Gustavo Zoch

            Amigo, poderia tecer breves considerações sobre o seu Focus? Qual é a
            versão e quais foram suas impressões do carro até o momento? Eu estou
            bastante curioso, tenho um modelo 2012 e pretendo trocá-lo por um 2016

            • Brasileiro

              O meu nao é 2016 e sim 2014 T…ja tive vários Focus e as minhas impressões sempre foram as mesmas, Conforto, estabilidade, suavidade, segurança , tecnologia embarcada, entre outras…na minha opinião é um dos melhores carros a venda no País

    • Gustavo Zoch

      Amigo, poderia tecer breves considerações sobre o seu Focus? Qual é a
      versão e quais foram suas impressões do carro até o momento? Eu estou
      bastante curioso, tenho um modelo 2012 e pretendo trocá-lo por um 2016

      • Rodrigo Almeida

        Olá, as impressões são poucas, muito poucas por enquanto. Retirei o carro ontem à tarde! Dirigi até abastecer e o deixei com minha esposa que o usa mais.

        Fui trabalhar com o carro da empresa. Mas, à noite sai para um evento de trabalho, e dirigi no trânsito. Senti em relação ao Cruze, muito mais disposição, trocas mais suaves de marcha, é uma excelente troca de marchas pela borboleta.

        Adorei a central multimídia, mas tem muita coisa pra mexer ainda, já que está reproduzindo musicas de forma aleatória e ainda não salvei as rádios que quero.

        No mais é isso. Ainda muito pouco o uso.

  • Foxtrot

    Hyundai “entra” no grupo das 4 Grandes que já não é lá grandes coisas, hoje elas tem pouco mais da metade do mercado. Fiat perde a coroa para a GM… É, as 4 grandes só são grandes por causa de seus populares que não estão vendendo tanto. Nos demais seguimentos… Temos o Focus que é destaque nos hatch médios e o Fusion nos sedans grandes. Todo o resto é domínio dos “pequenos”

  • V12 for life

    Quero sobre como está o acumulado do ano entre os modelos.

    • zekinha71

      Tem cada surpresa, Gol perdendo do KA e quase do Uno, Renegade esse mês vai atropelar no mínimo uns 4 e olha que só começou a vender em Abril, Classic despencando.

  • Joildo Dias

    GM 30.342 carros vendidos, 17.407 só a dupla Onix e Prisma caramba se não tiver um queridinho do povo as coisas ficam feia, HYUNDAY 16.925 vendidos, 14.326 da dupla queridinha do povo, JEEP 5.742 vendidos, desses 5.623 do queridinho do povo, as demais tem que acordar e fazer carro queridinho do povo kkkkkkkkk……

    • Andre Hidibertte Pereira

      Não te conheço mas vc deve ser bem chato.

      • Joildo Dias

        Vou levar na esportiva, e não sou chato cara é melhor respeitar as crianças kkkkkkkkk……

  • Brasileiro

    Em breve o Renegade devera passar o Corolla.
    Onix reinara por algum tempo e tem sim muitas qualidades.
    É uma pena ver as vendas dos hatchs médio caindo.

    • 4lex5andro

      o renegade deve figurar no top10 durante um bom tempo, enquanto o ecosport nao está nem entre os vinte ..

      os segmentos de maior valor estao reagindo até bem, á recessao, já a maior parte do mercado (onde estao os carros de menor valor) sofreu forte retraçao (hatches compactos e medios) .. ..

      • Vagnerclp

        Não há crise para o mercado de luxo.

      • Brasileiro

        Uma pena o segmento mais exigente,que sao dos Hatch medios com forte retraçao.

    • Junoba

      Acredito que o Onix só está vendendo muito, por causa dos descontos ´´generosos“ que enchem o olho do cliente. Tem versão até com uns 8k de desconto dependendo da CSS…

      • Fernando

        Não senhor. O Onix e Prisma tem muitos méritos, que se destacam com relação a outros modelos.

        • No que ele exatamente se destaca?
          E no que ele fica devendo para outros modelos?

          • Bruno Wendel Marcolino

            Na minha opinião pessoa, o Onix se destaca visualmente tanto interno como externamente, causando boa impressão de quem vai ver o carro e isso já é bastante coisa, fora que tem menor perda na revenda, manutenção barata(fora da ccs), motor “confiável”, seguro em conta.
            Esses atributos são indispensáveis para quem compra nesse categoria na minha opinião.

            Olhando o conjunto todo, tem uma plataforma atualizada, de 2012 salvo engano, cambio AT6 que ainda é um diferencial na categoria, mas realmente deixa a desejar em motorização e não há como defender esse quesito.

            • “..o Onix se destaca visualmente tanto interno como externamente, causando boa impressão de quem vai ver o carro e isso já é bastante coisa..”

              Embora não goste do visual dele, concordo nesse ponto. Mas… Ele não se destaca frente ao HB20, 208, Gol, Fox, C3, Sandero, Punto e New Fiesta. Acredito que os franceses do Rio e o baiano anglo-americano sejam mais caros.

              “..fora que tem menor perda na revenda, manutenção barata(fora da ccs), motor “confiável”, seguro em conta…”

              Será que ele perde menos que Gol, Fox e HB20 na revenda? Acho que não. Manutenção barata… Quanto mais barata em relação ao coreano de Piracicaba e os alemães paulistas? Motor confiável? Qual dos motores da lista não é? Não tenho o que reclamar da minha experiência com os VW, Renault e PSA. Motor confiável! Ok, agora a ineficiência vira algo bom? O motor dele é inferior ao PSA, Ford e o 1.6 e 1.0 3 cilindros da VW, no mesmo nível que os 4 cilindros da VW e só é superior ao da Fiat. Plataforma atualizada que não demonstra um rodar superior a todos os carros listados e é mais inseguro que eles. Câmbio At6 eu concordo, mas o HB20 empatou o jogo, que ainda tem companhia da Ford. Como podemos ver são conjecturas que na vida real não significam nada. Antes de falar um ponto positivo em relação ao mercado devemos perguntar: A concorrência de fato é inferior? Eu fiz a pergunta e são essas minhas conclusões.

              • radiobrasil

                Comparei por 2 dias um Onix 1.0 e um Ka 1.0. O motor 3 cilindros do Ford “espanca” o GM em TUDO!

                • Fábio Henrique

                  O 1.0 da GM é bem ruinzinho mesmo. Mas cuidado que no espancamento é perigoso o Ka se desmanchar, rs. HB20 e Up são mais confiáveis, dependendo das prioridades de cada um.

                • Acho complicado esse argumento de que “O motor GM tem manutenção mais barata que o Ford”. Quando o motor começar a dar manutenção já estará com outro dono. E nesse meio período você desfrutou da eficiência e economia do motor mais moderno.

              • Alex BH

                Tb jamais compraria um Onix. Recentemente fui comprar um carro com meu sogro e fizemos test-drive em vários carros, Onix foi um dos piores que achamos.

                • Eu acho o Onix uma boa opção. Acho um produto superior a Palio e Uno por exemplo. Se eu estivesse em dúvida entre os dois fabricantes e não pudesse comprar o Punto, escolheria o Chevrolet sem dor no coração. Mas as vezes a Fiat poderia conseguir no preço do Onix, um Palio automatizado, ou com airbags laterais, ou com teto solar… Itens que fazem diferença para mim… E escolheria o Fiat… Espaço interno? Excetuando Sandero e Etios em uma ponta e Celta em outra, eu não vejo espaço interno como argumento para escolher um ou outro nessa categoria. As vezes uma taxa zero, uma valorização maior do usado… Fazem mais diferença na compra que o produto em si.

                  • Eu sinceramente acho o comportamento dinâmico dos carros da Fiat (Palio/Uno) muito aquém da concorrência. Toda vez que dirijo um deles dá uma sensação danada que você está “brigando” ccom o carro para ele fazer o que você quer. Também iria de Onix, nesse caso.

                    • A Fiat melhorou muito com essa última atualizada na plataforma, onde deixamos de ter Mille com suspensão de caminhão e bancos de colchão d’água para contrabalancear e Palio com 4 travesseiros no lugar de 4 amortecedores. Ficaram mais equilibrados… Mas ainda aquém da Ford, para minha a melhor nesse quesito desde o penúltimo Fiesta. E olha que prefiro o estilo firme de VW/Peugeot e Honda. Acho o interior dos Fiat mais receptivos que o Chevrolet, e a superioridade do americano paulista poderia ir em algum item que a Fiat me oferecesse achasse vantajoso.

                  • automotivo

                    cara você compara onix com punto!? Às vezes o cara só quer gastar o valor de onix na ´´promoção´´

                    • Sim! E as vezes na promoção o Punto fica no preço do Ônix.
                      Mas não entendi: Porque não devia comparar? Os dois são compactos. O Punto “teoricamente” pertence uma categoria acima, que quer dizer um acabamento melhor. E só. Não há quem busque em um compacto uma funcionalidade que tenha em um e não tenha em outro. E escrevo exatamente isso: Para as pessoas pararem de comparar (Ou melhor, tentar impor suas escolhas) coisas na internet e irem no mundo real ver como funcionam. E escrevi diversas vezes sobre isso aqui. O preço do Ônix tende a ser mais baixo que do Punto, mas há variações mercadológicas onde um pode ser comparado com o outro sim. Sempre falei sobre promoções, taxas de juros, valorização do usado e tal… Quando comprei meu Gol, paguei 27 mil reais, mas tinha pretendido gastar 22. Não foram poucos o que falavam “No seu lugar tinha comprado o Corsa 1.4 por 29 mil reais”. Primeiro: Não existia o tal Corsa no mundo real, na minha região. O valor dele era 34 mil reais em todas as concessionárias da minha cidade. Segundo: É fácil falar “é só dois mil reais mais caro” quando não se sabe que você já aumentou muito seu valor final de compra (O que foi possível pela taxa menor do Banco VW em relação aos outros). E para você ter uma idéia, por 27 mil só tinha o Celta como opção. Não me arrependo da escolha.

                    • automotivo

                      Pois é quando compara os de entrada com um outro um pouco acima. Na boa, mas quem compra esses carros entrada (palio,uno,onix,ka) 3000,00 a mais ou a menos pode fazer a diferença(ou já está, o que suspeito por essa volumosa venda de onix, pode ser as promoções).

                    • Também é minha suspeita.

                    • Aliás, revendo meu comentário, olha o que escrevi:

                      “Se eu estivesse em dúvida entre os dois fabricantes E NÃO PUDESSE COMPRAR O PUNTO”. Respondo sua pergunta com outra pergunta: Sério que você viu comparação aí?

              • Eu assino onde? hehe. O Onix é mais um capítulo da saga “Gol/Palio”. O brasileiro analisa muito pouco as virtudes técnicas de um modelo antes de comprá-lo. A compra normalmente é feita de modo muito superficial, baseando-se em critérios subjetivos, como valor de revenda, custos de manutenção futura, confiabilidade da marca.
                Só para ficar em exemplos recentes em termos de valor de revenda, o que dizer de quem comprou Agile, Sonic, Malibu e Captiva? Grande mico na mão é pouco para os infelizes adquirentes desses modelos, o que joga por terra a tese da confiabilidade da marca em termos de valor de revenda.
                Em termos de manutenção, tive uma larga experiência com GM’s em casa entre 2001 e 2008 (foram 5), e posso dizer de cadeira: foi a manutenção mais cara que já enfrentei na vida, em especial se considerar os valores de revisão em autorizadas (as fora de concessionária também não eram nada em conta). O que dizer de uma revisão de 45 mil km de um Corsa 1000 em 2008 sair por R$1.300,00 sem nenhum serviço extra?
                Quanto ao Onix em si, pode-se dizer que possui um dos motores mais defasados tecnicamente (tanto na versão 1.0 quanto na 1.4) do mercado, está longe de possuir o melhor comportamento dinâmico, não tem um diferencial na sua relação custo x benefício e nem na oferta de equipamentos. A ergonomia também, apesar de razoavelmente resolvida, não é a melhor na categoria (aqueles puxadores de porta são muito mal localizados). Portanto, tecnicamente pode-se dizer que não há um diferencial concreto que justifique a compra do Onix.
                Claro, compra de automóvel é muito regida pela emoção, e o design conta muito. Ao que me parece, o visual do GM caiu no gosto de várias pessoas, a despeito de não me agradar na versão hatch (o Prisma eu acho bonito).

                • Minha vez de assinar! heheh
                  GM tem itens de suspensão mais caros do mercado, excetuando a Ford e as premium’s. Na parte motriz ela cobra mais que Fiat e no mesmo nível da VW, ganhando novamente da Ford. Mas quem tem que ficar trocando motor e câmbio todo o tempo? Problemas nessa área só tive com um Palio que tive que trocar o câmbio, Fusca que fiz o mesmo serviço e Fiesta que fundi o motor.

                  • Eu, em termos de motor fiz a troca do de um Fusca que comprei com um motor 1300 bem ruinzinho – coloquei um 1600 zero km completinho na época, ficou uma tetéia. Fora isso, troquei retentores de válvula em uma Parati 1.8 e em um Vectra da primeira geração (ambos com uns 130 mil km rodados) e tive que fazer o cabeçote de um Kadett da esposa que arrebentou a correia dentada.

              • Fábio Henrique

                Vamos lá, vc está sempre se perguntando no que o Onix se destaca. Primeiro, um carro não precisa ser o melhor em tudo, basta ter um conjunto de qualidades prioritárias para o comprador.

                1 – Sim, ele tem um visual que chama mta atenção. Nas pesquisas o desenho dele sempre está acima da média da categoria. (Lembrando que C3, Fiesta, Punto e etc não entram nessa categoria).

                2 – Sim, é o menos desvalorizado, e se não me engano o Fox e o Gol não estão nem no top 3.

                3 – Motor é ruim, principalmente o 1.0.

                4 – Todo mundo já falou que o Onix tem um rodar superior ao da categoria graças a plataforma GSV. E de onde tirou que ele é menos seguro que todos os concorrentes, a maioria nem foi testado, rs. Ele perdeu uma estrela não pela plataforma, e sim pelos materiais do console. A carroceria ficou estável no teste. O HB20 tirou 3 estrelas no primeiro teste, o Palio tb, Depois foram retestados. A GM diz inclusive que já melhorou os pontos apresentados para tirar 4 estrelas. Vamos aguardar.

                5 – Câmbio AT6, só a Hyundai tem, isso sem contar o de dupla embreagem da Ford que pegou uma puta má fama.

                Ah, e entre as 4 grandes é a marca melhor avaliada no pós venda.

                Tudo isso não significa nada na vida real? kkkk. Os concorrentes são inferiores? A maioria tem um ponto inferior, assim como ele tb tem seus pontos inferiores. Repito: não existe carro perfeito: existe o com as qualidades mais valorizadas pelo comprador ou com defeitos os quais o comprador não liga.

                Como exemplo o Up é seguro, tem motor moderno, ótima construção, mas tem espaço reduzido, aparência interna simples, e um exterior “simpático” qd a tendência é ser agressivo. Espaço e aparência contam mto pro brasileiro, por isso que o UP é coadjuvante.

                • Bons argumentos! Vamos lá:

                  1-Como já tinha dito discordo, mas respeito.

                  2-Legal que ele é o melhor carro para se vender então? O melhor carro para o próximo proprietário!

                  3-Concordamos

                  4-Todo mundo quem cara-pálida? Acho que esse argumento inválido! Todo mundo fala, todo mundo diz.. Nem todo mundo fala a verdade, nem todo mundo compra… Bem, dos que foram testados ele mostrou o mesmo nível que o Gol e Palio, inferior a Étios, 208 (Lembrando que aqui a questão não é categoria, mas preço. Você deixaria de comprar carros que tem a mesma finalidade, Hatch compactos, porque são de “categorias diferentes”. Eu já discordo que são de categorias diferentes. E o Ônix concorre em preço sim com Fiesta, 208 e C3), New Fiesta e up! E sabe porque não coloquei o Ká como mais seguro? Porque as suas prometidas 4 estrelas ainda não foram testadas. A GM diz, foi culpa do painel… Isso não quer dizer nada… Você diria que o Uno é seguro e a culpa foi do assoalho? Os sensores dos dummies não tem a paixão que alguns tem na hora de defender um objeto. Eu não preciso aguardar nada. O Chevrolet é inseguro. Quem tem que provar que não é, é o próprio fabricante. Quando ele provar se muda o conceito. Não antes. E só brasileiro para ficar aceitando um produto dito moderno ser inseguro viu…

                  5-Como eu já tinha dito, o HB20 empatou. E má-fama não move veículos. A questão é se o carro que comprar vai dar problema ou não. E não discutiremos a eficiência de um dupla-embreagem em relação a um de conversor de torque.

                  “Ah, e entre as 4 grandes é a marca melhor avaliada no pós venda”

                  Ela é melhor avaliada que a Hyundai? Pois pelo que estou vendo logo acima, ela é das 4 “grandes”. E sorte que não estamos em 1990 para ter 4 fabricantes não é?

                  “..Tudo isso não significa nada na vida real? kkkk. Os concorrentes são inferiores? A maioria tem um ponto inferior, assim como ele tb tem seus pontos inferiores. Repito: não existe carro perfeito: existe o com as qualidades mais valorizadas pelo comprador ou com defeitos os quais o comprador não liga…”

                  Significa muito, senão tudo. Não me viu questionar a liderança do Ônix, mas os argumentos que estão inventando para justificar isso. Argumentos parecidos com o que sustentarem o Gol nessa posição durante 27 anos. E corroboro com esse seu último parágrafo, o que me faz positivar seu comentário.

                  • Fábio Henrique

                    1 – sobre o desenho estou falando da maioria. Acho o Ka um C# de desenho, mas a maioria acha bonito, então nem questiono. kkkk

                    2- Ué, claro que é um carro melhor para o primeiro dono. Se eu compro o Onix por 42 e vendo um ano depois por 40 e comparativamente compro um 208 pelos mesmos 42 e depois vendo por 38 (apenas um exemplo).

                    3 – todo mundo a imprensa, que testa todos os carros :) não me diga que vai querer questionar isso. Aí entro naquela: ng disse que ele tem o melhor rodar, mas é melhor que a maioria. O Etios é melhor nesse quesito? Sim, mas é feio pra caramba, o 208 tb é o superior? Sim, mas a confiabilidade da marca está lá embaixo. Colocando esses dois exemplos na balança o Onix é preferencia da maioria.

                    5 – Meu, de um universo de Palio, Uno, Sandero, C3, 208, Punto, HB20 e Fiesta apenas dois são “páreo” para o câmbio. Isso sem contar “Vc prefere um câmbio um pouquinho melhor que tem chance de dar problema ou um confiável também bom?” – Mais uma vez se coloca na balança.

                    5 – No pós vendas a Hyundai está na frente mesmo, e não por acaso que o HB20 é o segundo mais vendido. Aliás, o HB20 é outro carro super equilibrado, só não é lider pela rede reduzida.

                    Ah, a insegurança, Pelo jeito vc não leu o resumo do teste. Quem disse isso que eu reproduzi foi o latin ncap, não a GM :)

                    “Tanto a cabeça quanto o pescoço do motorista receberam boa proteção no impacto frontal. Os sistemas de retenção ofereceram uma proteção fraca ao peito do motorista. A cabeça do acompanhante foi bem protegida. Foram observadas estruturas perigosas na região do painel contra as que poderiam vir a impactar os joelhos do motorista e do acompanhante. O carro conta com SBR (lembrete para o uso do cinto de segurança) apenas do lado do motorista. O chão da área dos pés do motorista foi aberto depois do impacto, apresentando risco de ferimento. A estrutura do compartimento dos passageiros do veículo foi classificada como estável durante o impacto”. E eu não prometi 4 estrelas, só estou dizendo que mesmo pros poucos compradores que ligam pra isso o Onix não é nenhum “bateu/morreu”, tem apenas detalhes para corrigir assim como os concorrentes fizeram.

                    Qual argumento é inventado?

                    • “.,.. E eu não prometi 4 estrelas, só estou dizendo que mesmo pros poucos compradores que ligam pra isso o Onix não é nenhum “bateu/morreu”,..”

                      Você não prometeu? Espera aí, estou falando com um representante da GM?

                      Sem mais, meritíssimo.

                    • Fábio Henrique

                      Ainda estou aguardando os argumentos inventados.
                      Ao invés de perguntar no que o carro se destaca pra ficar rebatendo com “ah, mas tal concorrente é melhor nesse ponto” ou “o outro concorrente não é tão ruim assim” . Mas acho que vc entendeu o conceito de equilíbrio, não de “o melhor em tudo”.

              • automotivo

                Deveria entender que esses compactos que estão na cabeça dificilmente serão os melhores, não adianta torturar o comprador, por que esse modelo ou aquele com certeza o diferencial vai ser o preço ´´menor´´, a facilidade de encontrar peças fora das autorizadas, mão de obra, facililidade de encontrar uma a peça. Podes crer a maioria do pessoal nem usa a garantia de um ano inteiro. Aqui na loja já kit de embreagem de HB20 (580,00), o de um onix está em torno de 230,00. O cara só fez pesquisar o preço na autorizada, mas não comprou.

                • A parte de torturar foi boa! Hehehe… Estou rindo sozinho!
                  Amigo, ele não comprou porque de certo não precisou trocar! Essa é uma das questões que coloquei. O pessoal leva em conta o preço de uma manutenção que dificilmente eles irão fazer porque venderão o carro com 60 mil km por exemplo. Claro que é uma boa referência pesquisar o preço de peças para eventual manutenção. Até porque ninguém escolhe a hora que algum cidadão vai encher a traseira do nosso carro. E nem entrarei no mérito da peça do Hyundai eventualmente ser mais durável que a do Chevrolet, porque não acredito nisso e seria incoerente com o que sempre prego aqui, que não existe hoje nenhuma super marca ou super peça em quesito nenhum.

              • Bruno Wendel Marcolino

                Pois é, a questão visual geralmente define muitas compras no Brasil, acho que o Onix é superior nesse quesito perante vários concorrentes, mas talvez o que faça ele vender muito é o falso poder de “negociação”, do tipo, te parcelo em 48x e te dou 5.000 de desconto, porém tendo 10.000 de juros hehe.

                Na verdade o Onix é farinha do mesmo saco que Gol, Fox, Palio, etc. Mesmo tendo motores defasados vende bem.

                Sinceramente também não o vejo superior aos concorrentes, porém não é um lixo como muitos afirmam.

            • Onix/Prisma equipado com AT6 representam uma parcela ainda pouco significativa das vendas do modelo, sendo que essa “vantagem técnica” não justifica a escolha do veículo com câmbio manual. Portanto, não explica a liderança no mercado.

              • Bruno Wendel Marcolino

                sim, são versões de poucas vendas, porém não dá pra negar que é um diferencial perante as demais montadoras. Nesse caso só falta motor hehe

                • Só o HB20 tomou providência até agora para tirar esta desvantagem. Dizem que a nova caixa de 6 marchas dos coreanos e boa.
                  A da GM é bem razoável, mas o casamento dela com o motor 1.4 não é dos mais felizes. De qualquer forma, frente ao que se tem na concorrência, é um diferencial e tanto para as versões de topo.

          • Fernando

            Motor moderno (não precisa regular válvulas como em Hyundai e Honda), torque bom em qualquer faixa de rotações, conforto exclusivo que só um Chevrolet oferece, custo de reparo, custo de manutenção, custo de seguro, beleza, mercado, e muito mais….(é apenas um resumo para a sua questão).

        • Brasileiro

          Onix e Prisma, so perdem no motor para o HB20,é defasado porem confiável.
          Amplo espaço interno,plataforma moderna, acabamento bom e com detalhes cromados é um detalhe mas faz diferença, bancos com o melhor acabamento entre os populares.

          • Fernando

            Brasileiro, o motor do Onix e Prisma jamais são defasados. O da Hyunday nem tucho hidráulico ainda é… Os motores do Onix e Prisma tem 98% do torque máximo à 2.300RPM, e são os mais potentes de suas categorias. O 1,4 entrega 106 cv no álcool….

      • Brasileiro

        Sim!
        Por causa dos descontos e por oferecer mais do que a concorrência.
        Aqui acho Onix LS com ar e direçao por 35.990,00 enquanto que o HB 20 custa 37.990,00

    • Rodrigo Almeida

      Quem está comprando os SUV’s , tem deixado de comprar Hatch e até sedans. Os novos queridinhos, exceto o Renegade, são Suv’s com cara de Hatch bombados. Mas, sem a dirigibilidade deles…

      • radiobrasil

        Eu troquei um Captiva por um sedan grande (Fusion). Entre os desinformados amigos, um chegou até me perguntar: Pq “regrediu” para um sedan se poderia ter comprado um novo SUV? rsss
        Realmente os crossovers são a nova mania da REAL classe média brasileira. Agora o cara fica em dúvida entre o HRV e o Corolla.

  • Victor Hugo

    A Oroch está sendo apresentada mas não sendo entregue até o momento. Muitos clientes de Duster estão pensando em trocar o mesmo pela Oroch. Se não me engano as vendas de verdade começa este mês.

  • Rodrigo

    Já repararam que, na história recente, as marcas que são “líderes”, por uma feliz coincidência do destino, tem representantes seus nas cadeiras da presidência da ANFAVEA?

    Observem só as coincidências:
    Abril 2010 – Abril 2013 – Presidente da ANFAVEA: Cledorvino Belini (FIAT)
    Abril 2013 – Abril 2016 – Presidente da ANFAVEA: Luiz Moan Yabıku Jr (General Motors)

    Interessante, né?!

    • Junoba

      Lembrando que a Anfavea está envolvida em escândalos de corrupção, como aquele caso da redução do IPI…

      • tjbuenf

        E o próprio Moan já foi condenado por formação de cartel.

    • CorsarioViajante

      É óbvio, as marcas que tem mais representação ,história e presença no país vão ter mais protagonismo.

    • Fábio Henrique

      Será que se a Ford ter um presidente da ANFAVEA vira líder? rs. Nesse mês a GM foi líder pois deu grandes descontos. Onix 1.4 estava a 40.000,00. No acumulado acho que será difícil passar a fiat.

  • Gabriel Torque

    VW quando emplaca um pequeno, o outro cai

    brasileiro é clubista com carro, ele sai de casa para comprar a marca e não o carro… muitas vezes muda até de categoria

    sobe gol, desce fox

    e up pode fazer o que for que não sobe…

    • Doccar

      Ta ruim pra VW mesmo, mas péssimo pra Fiat que vem perdendo a liderança que, por enquanto é a do mês, mas logo logo, acho que ano q vêm já não será mais líder. Ela vem fazendo o q a VW fez há alguns anos até perder o posto de líder. Dormir no ponto com uma frota de carros desfasados.

      • Gabriel Torque

        Tá ruim pras duas, quero mais é que as duas quebrem

        Não faço parte do duelo fiat x vw, não se pode falar da vw que vem alguém justificar com a rival (???)

        • Aldo Raine

          “quebrem”… eita povinho

          • Gabriel Torque

            qual o certo pasquale ?

            • Aldo Raine

              O problema não eh a palavra, e sim seu odio e inveja… Brasileiro sendo Brasileiro, metendo o pau nas empresas e votando no PT vai entender…..

        • Se elas quebrarem com certeza o mercado vai melhorar, não é? Milhares de trabalhadores nas ruas, menos modelos para concorrência… Com certeza teremos um mercado muito melhor..

        • Doccar

          Pq então não comentou sobre os Fits, q vem tendo a maior queda?

      • Alex BH

        Cara, tô há alguns meses com um Gol 1.6 “MSI” 2015 (o enganoso 8v) alugado desde zero da empresa. O carro é muito ruim, e essa de Gol não dar problema e ter manutenção barata já foi pro ralo há anos! E eu já tive um Gol bola 1.6 por anos e digo: ele era muito melhor que esses novos, tanto em acabamento, preço, manutenção, consumo, câmbio, motor (AP), etc.

        • Doccar

          Troca por um Pálio Fire..

  • Rodrigo

    Gente, sério mesmo que o carro mais vendido da Peugeot esse mês foi o 2008 (717) seguido pelo 208 (684)?
    Nossa, o que está havendo com a marca???

    • Bruno Silva

      Estratégia totalmente erradas para o mercado brasileiro. Às vezes penso se realmente a Peugeot tem interesse em vender, ou faz o que dá quando dá na telha rsrs.

      • Rodrigo

        Mas não pode ser só isso… O 2008 não ter um câmbio AT na versão Griffe THP até vai, mas ele vender mais que o 208 tem algo (muito) errado.
        Revendas fechando, modelos novos (e alinhados com a Europa) não vendendo. Tá feia a coisa pra eles.

        • tjbuenf

          Você mesmo acabou de dizer algumas das possíveis respostas para sua própria pergunta.

        • Hox

          Brasileiro é idiota mesmo, prefere comprar gambiarras feitas para nosso mercado como Onix do que um 208 pelo mesmo preço.

          • SDS SP

            O problema é que não há css do grupo PSA nas áreas mais remotas do Brasil. Tomara que isso mude, pois o 208 é um bom produto.

          • Jackson A

            Fui ver o preço do 208 e entendi na hora o motivo… assim tbm não da.
            Já o 2008 tem um preço mais em conta.

            • Hox

              O 208 custa o mesmo que outros hatches de categoria igual ou até inferiores em versões dignas, como o HB20.

              • Jackson A

                Quase 64 mil o 208 com um Al8 e alta desvalorização, não vejo como isso valer a pena.

                • Gomes

                  Alta desvalorização no caso do 208 acho que é mito…saiu na Exame que ele está entre os que menos desvaloriza, em 9o lugar, enquanto o Fit está em 11o…

              • Jackson A

                O problema é esse… o carro vende pouco, tem desvalorização atenuada e custa o mesmo do hb20 que não tem esses problemas, entende o que quero dizer ?

                Não vai emplacar desse jeito.

            • O 2008 de entrada sai de 5 a 6 mil a mais que o 208 top de linha (equipados com o mesmo câmbio). E olha, são carros idênticos na funcionalidade e nos equipamentos.
              Só mesmo o visual dos dois modelos os diferenciam. O resto fica nos detalhes: acionamento elétrico da cortina do teto panorâmico (a cortina do 2008 é muito translúcida, vedando pouco o sol em dias de maior insolação); alavanca do freio de mão diferenciada no 2008 (a do 208 é bem melhor de utilizar); porta-trecos entre os bancos dianteiros no lugar do descansa braço; porta-malas um pouco maior; suspensão alguns milímetros mais alta.
              E ainda temos versões do 208 em valores bem mais acessíveis, na faixa anterior aos 50 mil reais. Difícil entender que ele venda menos que o 2008.

            • Gustavo73

              Altinho agora vende mais que hacht.

        • motstand01

          Acredite, é isso. A PSA não soube ler o mercado brasileiro, cometeu um erro atrás do outro de uns 10 anos pra cá (e continua cometendo). Veio a crise, terminou de enterrar a marca. Metade das ccs fecharam.

          Pessoal aqui chama brasileiro de burro por não comprar PSA. Eu pergunto: quais dessas pessoas comprariam o 208 realmente? Ou um 2008 de 4 marchas? Ou 308 requentado? Ou um Aircross de 4 marchas ao invés de um HR-V ou Renegade? Pois é…

          A PSA está pagando pela arrogância de vender o que dá na telha, com preços iguais aos de concorrentes que são muitas vezes superiores, achando que o mercado brasileiro absorve qualquer coisa. Absorve muita porcaria sim, de fato, mas a PSA tem que entender que as porcarias têm que atender o gosto do mercado local, caso contrário encalha tudo.

          • MarcioMaster

            Falou tudo

          • edet

            Eu acho que a questão bastante local. Aqui em Porro Alegre vejo muito Peugeot. Comprei mês passado um 208 Active com pintura metálica por 44,8k. A versão Active Pack saía na faixa de 48, 49k. O 308 15/15 saía por 55k. Dado o que a concorrência oferece, acho opções muito boas. As vezes que visitei a concessionária ela estava bem cheia e oferecendo boas concessões. Já na GM… vazia e não tinha Onix pra test-drive, sendo que estavam (ou estão ainda) ocupando dois autódromos para estocar Onix e Prisma encalhados.

            • motstand01

              Sim, assim como em Curitiba a Renault é líder. Mas se você olhar no ranking de vendas, vai ver que embora a presença aí seja maior, ainda assim a Peugeot vende pouco, mesmo olhando o ranking local. Nos dois maiores mercados de carros do Brasil, SP e MG, a Peugeot tem vendas relativamente baixíssimas. Enquanto Onix, HB20, Ka, Renegade, HR-V, etc, fazem um sucesso absurdo.

    • _oliveira

      O que está havendo com a BMW, a Audi e a Mercedes?

    • Maycon Farias

      Tenho a sensacao que essa marca vai fechar as portas no Brasil. Financeiramente com esse volume de vendas ela está quebrada.

  • Stark

    Já esperava mais cedo ou mais tarde que a Ford perderia a quarta colocação, acho que muito disso se deve ao pós venda tão criticado (embora eu não tenha nenhuma reclamação quanto a isso) e a chegada do HR-V e Renegade, que de repente deixaram o EcoSport cansado.

    Os crossovers da Honda e da Jeep conquistaram o público, mesmo com os pontos negativos que eles possuem (relação equipamentos x preço no HR-V e motor 1.8 Flex subdimensionado no Renegade), mas que não deve assustar tanto quanto o alto índice de reclamações do Powershift no EcoSport. Além disso, o crossover da Ford não apresenta muitos ganhos em relação ao Fiesta, por exemplo, pois o espaço interno é muito parecido, sendo o ganho no porta-malas relativamente pequeno, some-se a isso o acabamento que não condiz com o preço, embora não seja uma porcaria como muitos dizem.

    • Junoba

      Pensando racionalmente, o Crossovers é totalmente dispensável. O único que tem utilidade é Duster e Renegade pro fora de estrada. O resto só serve para veículo de imagem ( na maioria dos clientes ).

      • Rodrigo

        De onde tirou isso?
        Então a pessoa que quer comprar um EcoSport só o faz por “imagem”.
        Argumentação totalmente equivocada.

        • Junoba

          Me diga outro motivo então…

          • Rodrigo

            Conforto, posição para dirigir, acesso a porta-malas e banco traseiro (quem carrega criança sabe bem).
            Não o culpo por não saber, já que ainda não tem experiência nenhuma.
            Mas vai entender um dia, não se preocupe! ;)

            • Jackson A

              Um dia todos vão entender, é apenas uma fase.

            • Junoba

              ´´Não o culpo por não saber, já que ainda não tem experiência nenhuma.“… aff !

              • Rodrigo

                Então conte-nos sobre sua vasta experiência.

                • Junoba

                  Então me conte como você conseguiu essa afirmação !

                  • Rodrigo

                    Aqui pelo NA. Você já fez chororô pelo pessoal às vezes te cornetar por ser menor de idade.
                    Não vejo isso como problema, é legal se interessar.
                    Mas estando aqui, onde a maioria absoluta é adulta e já tem certa experiência, alguns argumentos mostram-se muito vagos e sem base.
                    Desculpe se você se sentiu mal por eu externar isso.
                    Mas achar que só se compra SUV por status é falta de conhecimento, e com o tempo você vai ver que cada um tem seu interesse e necessidade.
                    Claro que há quem só ve status, mas não generalize.
                    Continue interessado, pois isso é bacana!

            • Junoba

              Caso não sabe, carro é pura imagem no BR, ou seja, status.

              • Rodrigo

                Sério mesmo?!?!?! rsrsrs

                • Junoba

                  Ue, parece mesmo é que não caiu sua ficha ainda. Melhor admitir que é status do que tentar arrumar desculpas.

                  • Rodrigo

                    Claro… eu e a galera toda.

          • Eee Junoba, eu trocaria o meu Focus pelo HR-V num piscar de olho. Segue a lista de argumento REAIS:

            1- Espaço interno, nao raro ser melhor que o Focus.

            2- Rack no teto, útil e quase inevitável para levar bikes, pranchas, etc. Lembrando que aqueles suportes de bike para colocar no porta-malas, muitos deles acabam ocultando a placa, e é proibido pelo codigo de transito. Alem de nao danificar a lataria.

            3- Posição de dirigir, muitas vezes sem esticar as pernas, bom para as pessoas que nao tem muita estatura, e otimo para as mulheres que usam sapato com salto medio devido a nao raspar no chao. É bom tambem para quem usa saias, pois na hora de descer do carro evita de dobrar demais as pernas e o perigo de mostrar a calcinha. Voce já deve ter visto tais fotos nas revistas.

            4- Facilidade em entrar no carro, bom para os idosos, alem da facilidade em colocar o bebê ou criança no banco traseiro, pois nao é preciso dobrar tanto a coluna para manusear a cadeirinha. Alem de que criança ou bebe (pode até ser leve), mas quando voce segura elas dobrando a coluna, todo peso passa a ser sustentado nos seus braços. Se para homem já é um sacrificio, para as mamães é um inferno.

            5- Transpor ruas esburacadas, e até mesmo um pouco de alagamento. Quem vive em ruas bem asfaltadas, ou que vai apenas em locais bem asfaltados, nao vai saber a diferença. No meu caso, ir para itapecerica – SP, o Focus enfrente varias buraqueiras, raspa a parte de baixo, e quando alaga tem que dar meia volta, e ir pela BR-116. Já quem tem os utilitarios, passam rindo por mim.

            Esse negocio de “altinho”, surgiu mais porque o Ecosport anterior era um lixo, peladao, nada com nada. Alias, idem pro Duster, mas esse com espaço interno maior que o Sandero.

            – O Tiguan é tambem um “altinho” em relação ao Golf GTI, e custa mais, mas ninguem reclama.

            – O Captiva é tambem um “altinho” em relação ao Cruze, e custa mais, mas ninguem reclama.

            – A Audi Q3 é tambem um “altinho” em relação ao A3, e custa mais, mas ninguem reclama.

            etc etc etc. No mundo inteiro o crossover compacto custa o mesmo que de um medio. Nao importa a marca, as de luxo tambem sao assim. A diferença é que antes o Ecosport custava o preço de um Focus, mas sem nenhum equipamento, tao pouco qualidade estrutural. O que nao é mais o caso. O unico que continua devendo é o Duster, esse consegue ter interior pior que o Sandero.

            • Aplaudindo de pé. Não é nem questão de concordar (Eu preferia o Focus), mas contra fatos não há argumentos. Não é achismo de internet, nem nada. Você simplesmente destruiu utilizando apenas argumentos factíveis e analisáveis. Parabéns.

            • radiobrasil

              4- Facilidade em entrar no carro, bom para os idosos….
              Tive um Captiva e os idosos sempre SOFRIAM pra entrar no carro mais alto.

            • Stark

              Gostei dos seus argumentos, mas acho que hoje prefiro carro baixo, apesar de bater aquela inveja quando os crossovers/SUVs passam por buracos, lombadas e alagamentos com a maior facilidade.

              Off: você que é o cara dos vídeos de perseguição policial, viu uma em que perseguem um Renegade, e a viatura acaba capotando? Não quero subir pro meu canal do YouTube, mas se quiser coloca no teu e manda aqui pro NA.

              Vídeo:
              drive(ponto)google(ponto)com/file/d/0B-_OOdU2BxjxOVFIVHZsUFhSZ2s/

              • Interessante o video. Mas os que eu envio para o NA, são para apoiar os policias. Logo, videos onde a policia perde, eu nunca enviei pro NA.

                • Stark

                  Ah, beleza, faz sentido.

          • CorsarioViajante

            Meu pai trocou o jetta dele porque não conseguia mais entrar ou sair do carro. Comprou um carro “altinho” e agora é só alegria. Além do mais com o carro anterior perdia um pneu por semana, com o novo, que tem pneu com mais borracha, o conforto é maior e a resistência também.

  • Rodrigo Pasini

    44º GM/A10 1
    45º GM/EL CAMINO 1

    A10? EL CAMINO? É sério isso?

  • Derek Chatter Phenon

    TEM KOMBI NA LISTA, MAS NAO VENDE MAIS o.O

  • Matheus

    A hora que o povo tirar a cabeça da bund@ talvez o mercado traga opções de qualidade, pode falar o que quiser, mas eu ando de ônibus mas n tiro carro 0km… os preços atuais estão ridículos…

    • automotivo

      Que bom pra vc. Não precisa de carro.

      • Matheus

        ja pensou em tirar a cabeça do traseiro?

  • C.A.

    O que a Toyota Hiace e GM El Camino fazem nessa lista? Interessante é notar que tem até Silverado nela!

  • Lucas Duarte Martins

    Final da lista: el camino e Silverado. Importação independente?

  • Fernando

    O Onix e o Prisma merecem essa posição, pois são carros diferenciados no padrão de compactos. Parabéns GM!!!

    • Diferenciados no que?

      • Fernando

        Em tudo, simplesmente…

    • Raphael

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…….. melhor piada do dia Fernando…parabéns…voce é um ótimo comediante..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Fernando

        Não adianta querer impor o seu gosto amigo. Não sou comediante não! Queira ou não GM não tem pra ninguém… Líder mundial em transmissões automáticas, sabe fazer excelentes carros de alto, médio ou baixo custo, tem conforto exclusivo, e muito mais…

        • Raphael

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….. essa piada foi melhor do que a primeira…….cara…ou voce é acionista da GM ou Vendedor….tah de brincadeira….essas carroças que a GM vende aqui….nem se comparam com as oferecidas em outros países, meu amigo tem uma captiva que esta mais de 2 meses na concessionaria chevrolet esperando uma peça da caixa de cambio, que voce diz ser a melhor do mundo, apesar dele pagar uma bagatela de R$ 7mil na peça, ainda espera esse tempo todo……..e eu não quero impor meu gosto não…voce que quer…..eu não citei marca alguma…como vc fanboy super fanático fez…kkkkkkkkkkkkkkk…… vai andar de onix com seu poderoso motor 1.0 super seguro e barato…..realmente….esse é o diferencial da GM no Brasil……mais um pouco de kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pra vc……..
          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Fernando

            Você é mentiroso e tendencioso. Sou fã da GM e vou continuar defendendo a marca. Conheço bem o mercado multimarcas e tudo isso que você menciona não é verdadeiro. A GM tem o maior estoque de peças. Hoje, se você for na css procurar peça original de Opala você encontra…
            Não adianta impor a sua opinião, pois a GM é consagrada e melhor que as demais…

            • Raphael

              eu to falando de captiva retardado e não de opala!!!!!!!!!!!!!!!! eu não tenho necessidade de mentir….não sou fã boy nem hater de marca nenhuma……..vc tem problema mental…….vá se tratar…….

              • Fernando

                RETARDADO É VOCÊ SEU IDIOTA. OPALA É UM EXEMPO SEU BURRO. VOCÊ, ALÉM DE TENDENCIOSO É UM DESCONTROLADO. VÁ PRA PQP.

            • Você esta perto de ser banido, primeiro por ofender o outro leitor e segundo por ficar com fanatismo nos comentários, depois não diga que não avisamos.

              • Fernando

                Moderador do Notícias Automotivas: O Raphael me chamou de retardado, outros tiraram sarro, e sou eu que estou ofendendo? No site está cheio de comentários tendenciosos, fanáticos e mentirosos contra uma excelente marca, que é a Chevrolet.
                Eu tenho o livre arbítrio para defender o que eu quiser, pois sou da “democracia”.
                Procurem terem ao menos o cuidado de analisar onde está o fanatismo, as ofensas para depois enviar essas ameaças ridículas e sem educação.

                Já estou achando que vocês são os principais tendenciosos…………….
                Sem mais…..

    • Maycon Farias

      O diferencial deles é que a grade frontal e os faróis são maiores que de ônibus e trator.

      • Na verdade ele diria que o grande diferencial é o amor que ele sente pelos carros.

  • Matafuego

    BMW 320 vendendo mais que Peugeot 208. Que fase, hein Peugeot?

    • Bruno Wendel Marcolino

      ou, que fase ein BMW.

    • Maycon Farias

      Aqui no Es fecharam todas ccs da pug.

    • zekinha71

      Propaganda da BMW direto na tv, agora do 208, só passam de vez enquanto a do 2008 e é a mesma do lançamento.
      Renegade já teve várias versões de propagandas e passa em todo lugar.

  • Fábio

    A crise economica no Brasil está somente para quem sempre teve pouco dinheiro. Pq os ricos estão comprando de vento em poupa. Cresce as vendas de carros caros e cai a venda de carros baratos. Eu não entendo isso. Eu estou tendo dificuldades até para comprar pneu, e a galera dos carros de 100 mil estão só aumentando.

  • Retrato do Papai

    falando somente em relação a projetar um produto adaptado ao mercado, a GM foi inteligentíssima com o onix… vejamos:

    1) carroceria bonitinha para mostrar para o vizinho (embora gosto seja muito pessoal, a maioria das pessoas o veem como um carro bonito e alguns até acham que ele é de um segmento superior, assim como o HB20);

    2) telinha no painel, também para mostrar para o vizinho (mesmo que ela seja toda bloqueada e inferior às CMM xing ling que são vendidas aos montes nos mercados livre da vida);

    3) motor 8v re-requentado que qualquer mexânico de esquina sabe mexer, ou seja, manutenção barata (no entendimento do povo);

    esses fatores acima (méritos) somados ao fim da dupla Mille/Gol G4 (oportunidade) levou o onix à liderança…

    • Jackson A

      Eu coloria ai tbm a facilidade de negociação na GM, uma vez que eles aceitam ate sogra como entrada.

      Isso é muito importante no segmento de entrada, muitas pessoas deixam de compra “X” carro pela falta de negociação / flexibilidade.

      • Raphael

        cara…voce tocou no ponto chave que pra mim explica isso….voce pode ir em qualquer agencia, a GM vai te atender melhor….te mostram todos os carros com calma, mesmo sabendo que vc foi olhar o celta “pelado”, te oferecem agua, café, te chamam na mesa pra sentar, enfim….são muito mais atenciosos que qualquer outra marca….vc se sente mais a vontade para comprar lah……se eu não fosse tão “fominha” e viciado em carros, certeza que eu tinha comprado da GM só pelo tratamento….

    • Alex BH

      Realmente. Mas eu sou um dos que não conseguem ver qualidades nesse carro. Acho ele estranho demais, os faróis e grades muito grandes, o capô parece uma testa com galo, o vidro traseiro não “conversa” com o resto da traseira… Fora o interior, achei espartano demais, sem falar no painel de moto. Isso de desvalorizar menos é a mesma lenga lenga da época do Celta. Veja se vou comprar um Celta ou Onix porque “desvaloriza menos”. Você anda anos em uma lata de sardinha desconfortável pra poder vender depois e falar isso. Qualidade só vejo no câmbio dele.

      • radiobrasil

        Concordo em todos os itens. E a segurança dele comparado aos rivais? Ja teve crash-test do GM?

  • zekinha71

    Siena e Voyage, levaram uma surra do Prisma, Cruze HB sempre levando do Focus e Golf, Classic já pode começar a abrir a cova.
    Hyundai pelo jeito entrou na 4ª posição e vai ficar alí, nas posições seguintes vai ser um troca troca de posições, por causa dos lançamentos que virão.

    • Alex BH

      Mas pensa bem: Qual é o sujeito que compra Siena e Voyage hoje? Só se veio junto com o McFly na máquina do tempo…

  • gustavo

    E o povo fica revoltado o carro GM vende absurdo !! a Volks com seu lançamento do século, com seu Ncap estrelado comendo poeira !!

    • Durante quase 30 anos as posições foram invertidas! Calma e não venda suas ações da GM ainda!

      • gustavo

        Hehe vc e bem comédia rs rs rs !!!

    • Gênesis Cardoso da Cruz

      Não falha! Toda postagem aqui do NA.

  • Agnaldo Gastaldi

    Por que o Onix vende tanto?? Ele é o mais ultrapassado…

  • Fábio Henrique

    E tinha gente certa de que a Ford ia pro 3 lugar com seus carros mal montados porém com ESP

  • FocusMan

    Com esse volume de vendas na categoria Hatch médio, em pouco tempo não teremos mais modelos sendo fabricados no Mercosul.

    Vamos ver o que acontecerá com o Golf nacional. Muitos consumidores não compraram o carro por perder status de importado e ter menos tecnologia que o importado.

  • LeoPlugged

    48º TOYOTA/RIBEIRAUTO 1?

  • Gustavo Zoch

    Focus vendendo mais que o Golf, nada de anormal. Mas ainda não vi nenhum exemplar do novo Focus aqui em Cuiabá. Seria a crise, o preço ou a aceitação do novo modelo??

    • Acho que o motivo é Cuiabá! hehehe… Brincadeira amigo! Aliás, sempre acreditei que aí seria a terra das Pick-ups…

      • Gustavo Zoch

        Aí que vc se engana! Tem muita pick-up sim por conta das inúmeras fazendas que existem na região e no interior, mas o mercado de automóveis aqui é bem aquecido, pra todos os gostos e bolsos. Vejo nas ruas, e com certa frequência, belíssimos exemplares de ferrari, lambo, audi, corvette, bmw e mb, logicamente, de um grupo seletíssimo de consumidores!

    • Thales Porto

      Eu troquei meu Focus titanium hacth 14/14 por um Golf highline com pacote elegance, rodas madrid e teto panorâmico, sendo ambos na cor preta. Posso dizer, sem dúvidas, que o Focus é um ótimo carro, há apenas um fator que o prejudica, qual seja a FORD, principalmente pelo câmbio problemático que trepida, apresentando um funcionamento extremamente instável e também pelo pós venda, particularmente achei que o Focus desvalorizou muito, uma vez que paguei R$ 78 mil, em março de 2014, e o vendi por R$ 65 mil, em outubro do ano corrente. Já o Golf de fato é bem mais caro, ainda mais se for um com os mesmos “mimos” do Focus, mas hoje não tenho dúvidas que o Golf é de uma categoria superior, o motor turbo, o acabamento, a qualidade de construção, o câmbio mais rápido que pensamento, entre outros fatores, fazem dele um carro diferenciado, porém, ao meu ver, nada disso desabona o Focus, apenas “justifica” a diferença de preço cobrado.

  • Dricks

    1000 unidades do tracker vendidas, me pergunto onde rodam pq é mais raro do que um nissan versa esse carro pqp

  • GPE

    Focus sedan nem apareceu na lista. Ta mal!

  • G. Pierin

    Olho para este ranking e não consigo ver nenhum carro que eu pudesse dizer “quando eu crescer terei um desses”… Nosso mercado só vende carros populares, sedãs tradicionais e agora esses ‘mini suv’, vendendo mais que pãozinho quente na padaria. Pessoalmente não suporto esses SUV , e não adianta argumentar, infelizmente é o futuro.

  • Júlio Câmara

    GM A10 e GM Silverado?!

  • Gran RS 78

    BMW 320 vendendo mais que Weekend, o nosso mercado está mudando mesmo.



Send this to friend