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Os carros mais vendidos do primeiro semestre de 2018

Os carros mais vendidos do primeiro semestre de 2018

Com alta de 13,71% no primeiro semestre, o mercado nacional continua sua lenta recuperação, mas diante das consequências da greve dos caminhoneiros e também por conta das eleições, a Fenabrave reduziu a previsão de alta das vendas de 13% para 9,7% em 2018. De janeiro a junho, o mercado absorveu 1.127.217 de automóveis e comerciais leves. Se o ritmo continuar desse jeito, o Brasil fechará com cerca de 2,25 milhões de unidades, um volume ainda tímido, mas que poderia ser pior.


Nas marcas, a GM fechou o primeiro semestre em primeiro com 16,89%, tendo uma vantagem de mais de 2% de market share em relação à VW, que tem uma diferença um pouco menor que essa quando comparada com a Fiat. Apesar das ameaças de Hyundai e Renault, a Ford manteve sua quarta posição no quarteto líder. Por pouca diferença, a coreana ficou à frente da francesa.

Perto delas, a Toyota isolada, assim como a Honda em relação à Jeep e Nissan, que ainda disputam o nono lugar com pouca diferença. Também a margem que garante a Peugeot na frente da Mitsubishi é pequena, ambas deixando a Citroën mais para trás. A luxuosa Mercedes ficou isolada e lidera as marcas premium, mas perto dela está a Kia, recuperando-se com a extinção do Inovar-Auto. A BMW levou vantagem sobre a Audi, ficando a Land Rover mais para trás. A Volvo se manteve à frente da Suzuki e da Chery.

Os carros mais vendidos do primeiro semestre de 2018


Nos carros, o Onix vendeu quase 90 mil unidades, enquanto o HB20 mal passou de 50 mil no período. Perto dele está o Ka, que pode virar o jogo para cima do coreano com a linha 2019, que trará motor novo, mudanças visuais e ainda o importante câmbio automático. Apesar dos últimos resultados, Polo e Gol continuam bem, assim como o Prisma. Corolla e Compass representa os mais caros no Top 10 e o Argo fecha o grupo, que ainda tem o Kwid em sétimo.

Nos comerciais leves, a Strada mantém uma boa vantagem para a Toro, enquanto a Saveiro fica isolada em terceiro. Mesmo com os últimos resultados, a S10 ainda não conseguiu passar a Hilux, que bota quase 2 mil unidades de diferença. Chama atenção a enorme diferença entre as vendas da van Mercedes Vito e as francesas Citroën Jumpy e Peugeot Expert, montadas no Uruguai.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos do primeiro semestre de 2018:

Marcas

1º GM 190.393 16,89%
2º VW 166.385 14,76%
3º FIAT 146.364 12,98%
4º FORD 106.756 9,47%
5º HYUNDAI 96.903 8,60%
6º RENAULT 93.917 8,33%
7º TOYOTA 90.602 8,04%
8º HONDA 64.704 5,74%
9º JEEP 49.769 4,42%
10º NISSAN 46.576 4,13%
11º PEUGEOT 11.834 1,05%
12º MITSUBISHI 11.029 0,98%
13º CITROEN 9.385 0,83%
14º M.BENZ 6.872 0,61%
15º KIA 6.099 0,54%
16º BMW 5.348 0,47%
17º AUDI 4.159 0,37%
18º LAND ROVER 3.771 0,33%
19º VOLVO 2.670 0,24%
20º SUZUKI 2.276 0,20%
21º CHERY 2.266 0,20%

Automóveis

1º GM/ONIX 89.620
2º HYUNDAI/HB20 50.419
3º FORD/KA 48.262
4º VW/POLO 34.138
5º VW/GOL 32.512
6º GM/PRISMA 32.015
7º RENAULT/KWID 29.678
8º TOYOTA/COROLLA 28.554
9º JEEP/COMPASS 28.194
10º FIAT/ARGO 27.983
11º RENAULT/SANDERO 25.093
12º FIAT/MOBI 24.997
13º HONDA/HR-V 23.149
14º NISSAN/KICKS 21.837
15º JEEP/RENEGADE 21.430
16º HYUNDAI/CRETA 20.152
17º TOYOTA/ETIOS HB 19.509
18º VW/FOX/CROSS FOX 18.727
19º FORD/KA SEDAN 16.937
20º VW/VIRTUS 16.937
21º FORD/ECOSPORT 15.988
22º HYUNDAI/HB20S 15.446
23º VW/VOYAGE 15.282
24º TOYOTA/ETIOS SEDAN 14.927
25º HONDA/FIT 13.832
26º GM/TRACKER 13.440
27º HONDA/CIVIC 13.142
28º NISSAN/VERSA 12.907
29º FIAT/CRONOS 11.185
30º RENAULT/LOGAN 10.098
31º GM/SPIN 9.817
32º VW/UP 9.797
33º GM/CRUZE SEDAN 9.705
34º RENAULT/CAPTUR 9.342
35º FORD/FIESTA 8.977
36º FIAT/SIENA 8.545
37º RENAULT/DUSTER 8.402
38º GM/COBALT 8.309
39º HONDA/WR-V 7.975
40º NISSAN/MARCH 6.592
41º HONDA/CITY 6.335
42º TOYOTA/HILUX SW4 6.142
43º FIAT/UNO 4.761
44º HYUNDAI/IX35 4.514
45º PEUGEOT/2008 4.229
46º PEUGEOT/208 3.994
47º CITROEN/C3 3.639
48º KIA/SPORTAGE 2.997
49º CITROEN/AIRCROSS 2.951
50º MITSUBISHI/ASX 2.934
51º GM/CRUZE SPORT6 2.834
52º HYUNDAI/TUCSON 2.653
53º VW/SPACEFOX 2.511
54º FORD/FOCUS SEDAN 2.382
55º MB/CLASSE C 2.359
56º GM/EQUINOX 2.354
57º FIAT/DOBLO 2.346
58º VW/JETTA 2.279
59º LR/DISCOVERY 2.201
60º TOYOTA/RAV4 2.190
61º FORD/FUSION 2.145
62º BMW/X1 1.995
63º CITROEN/C4L 1.918
64º NISSAN/SENTRA 1.797
65º VW/GOLF 1.721
66º BMW/SERIE 3 1.648
67º CHERY/QQ 1.616
68º FORD/FOCUS 1.615
69º PEUGEOT/3008 1.605
70º KIA/CERATO 1.593
71º GM/TRAILBLAZER 1.535
72º JAC/T40 1.501
73º TOYOTA/PRIUS 1.472
74º VOLVO/XC60 1.407
75º MB/GLA 1.401
76º AUDI/Q3 1.322
77º FIAT/WEEKEND 1.283
78º VW/TIGUAN 1.201
79º FORD/FIESTA 1.138
80º MITSUBISHI/OUTLANDER 1.136

Comerciais Leves

1º FIAT/STRADA 32.512
2º FIAT/TORO 26.062
3º VW/SAVEIRO 22.196
4º TOYOTA/HILUX 17.442
5º GM/S10 15.486
6º FORD/RANGER 8.532
7º VW/AMAROK 7.959
8º RENAULT/OROCH 6.459
9º FIAT/FIORINO 5.608
10º MITSUBISHI/L200 5.275
11º GM/MONTANA 5.205
12º NISSAN/FRONTIER 3.441
13º RENAULT/MASTER 3.349
14º HYUNDAI/HR 2.594
15º IVECO/DAILY 3514 1.023
16º KIA/K2500 923
17º RENAULT/KANGOO 816
18º FIAT/DUCATO 687
19º PEUGEOT/PARTNER 609
20º CITROEN/JUMPY 580
21º M.BENZ/SPRINTER 313 478
22º PEUGEOT/EXPERT 404
23º RAM/2500 252
24º M.BENZ/SPRINTER 207
25º M.BENZ/SPRINTER 415 95
26º JAC/v260 85
27º LIFAN/FOISON 71
28º VW/EXPRESS 56
29º IVECO/DAILY 52
30º M.BENZ/VITO 48
31º EFFA/K01 47
32º IVECO/DAILY 5516 29
33º CITROEN/JUMPER 22
34º EFFA/V21 19
35º FOTON/AUMARK 3.5-14DT 18
36º M.BENZ/SPRINTER 311 15
37º TOYOTA/BANDEIRANTE 14
38º EFFA/K02 14
39º JAC/T8 14
40º CITROEN/BERLINGO 11
41º EFFA/V22 11
42º RELY/RELY PICK-UP 8
43º M.BENZ/SPRINTER 515 6
44º FIAT/DOBLO 5
45º FIAT/TECFORM 5
46º IVECO/DAILY 30S13 5
47º TOYOTA/HIACE 5
48º VW/KOMBI 5
49º FORD/F150 4
50º FORD/F250 4

[Fonte: Fenabrave]

Os carros mais vendidos do primeiro semestre de 2018
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Geraldo Xavier

    Lindo esse ônix effect da foto

    • Louis

      Povo é bastante conservador em relação as cores, nas propagandas dos carros acho que metade aparece vermelho, todo mundo acha lindo, mas na compra vai de branco, prata, cinza ou preto…

      • PEDAORM

        Por mais bonito que seja, acho que cansa mais rápido na garagem ver essas cores chamativas todos os dias… Acredito que tem que ser uma carro que “mereça” e combine determinada cor.

        • Louis

          Se enjoa não sei, mas que dá mais “trabalho” que um prata isso é fato. As sujeiras e riscos aparecem mais. Mas com o preto também é preciso bastante cuidado.

          • PEDAORM

            Dá mais trabalho para revender depois também… kkk

            • Fabão Rocky

              Esse negócio de dá mais trabalho p/ revender é mito. O problema é q as pessoas só compram carro pensando na revenda, achando q vai ser mais fácil de revender por causa da cor. Acredito q mais da metade desse público q só compram carro branco e prata não seja por gosto pessoal e sim pensando na revenda. Eu particularmente acho mto bonito carros de outras cores como aquele azul da linha Sporting da Fiat, Punto T-Jet e Gol Rallye amarelos são mto bonitos tbm. Ford Ka e Onix vermelhos são mto bonitos tbm. Cor cansativa é prata e branco q é o q mais tem pelas ruas, não a cor do carro q nós temos na garagem. Depois dizem q brasileiro é apaixonado por carro! Quem é apaixonado por carro n pensa em revenda e sim na cor q te agrada mais. A maioria dos carros q eu já tive é preto. Dá mais trabalho sim, p/ manter sempre brilhando, mas qdo tá todo polido, fica mto bonito.

          • fschulz84

            Eu gosto muito de carro preto (já tive 3) mas dá mais trabalho para manter limpo do que qualquer outra cor mesmo…

            Eu sou daqueles que não curte a tendência (tirando o preto) do prata/branco… Meu atual 208 é azul e o carro que me lembro que eu era mais apegado era meu Focus MK1,5 Verde Ubatuba, eu gostava muito de sempre deixar ele brilhando! :)

            • Carlos AM

              Já tive carro preto também e realmente é muito dificil de manter sempre limpo.
              E para minimizar as neuras quanto aos riscos a alternativa é fazer uma cristalização ou vitrificação na pintura. Assim se evita aqueles risquinhos chatos que aparecem só de olar.

        • Fabão Rocky

          Esse negócio de dá mais trabalho p/ revender é mito. O problema é q as pessoas só compram carro pensando na revenda, achando q vai ser mais fácil de revender por causa da cor. Acredito q mais da metade desse público q só compram carro branco e prata não seja por gosto pessoal e sim pensando na revenda. Eu particularmente acho mto bonito carros de outras cores como aquele azul da linha Sporting da Fiat, Punto T-Jet e Gol Rallye amarelos são mto bonitos tbm. Ford Ka e Onix vermelhos são mto bonitos tbm. Cansativo msm é prata e branco q é o q mais tem pelas ruas, não a cor do carro q nós temos na garagem. Depois dizem q brasileiro é apaixonado por carro! Quem é apaixonado por carro n pensa em revenda e sim na cor q te agrada mais. A maioria dos carros q eu já tive é preto. Dá mais trabalho sim, p/ manter sempre brilhando, mas qdo tá todo polido, fica mto bonito.

          • Renato Duarte

            Não é mito não,, brother. Pega um carro que não é prata branco ou preto, e na hora da revenda você vai ouvir todos os comentários a respeito da cor. Carro prata com ar e direção,, consegue vender pelo preço da FIPE,, poucos irão pedir o “Chorinho”. Agora vê se o amarelo tem a mesma sorte??

            • Fabão Rocky

              Cara, isso é relativo. Até quem vai comprar um usado tem essa mentalidade de “na hora da revenda”. Eu já tive 2 carros pretos e vendi num piscar de olhos. Tive uma moto azul e aí teve um comprador q veio olhar a moto mas ele queria vermelha e um outro comprador queria preta. E tanto um como o outro queria depreciar minha moto pq eles queriam moto de cores diferentes. Eu aí falei assim: “Cara, se tu kiser uma moto de outra cor q n seja azul, blz; vc tá no seu direito de escolher e no olx tem várias motos da cor q vc ker já q a azul n te satisfaz. O q n posso fazer é abaixar o preço da minha moto só pq n é da cor q vc ker, pois o q desvaloriza mesmo a moto (ou carro) é o estado de conservação. Moral da história, ele caiu fora e 5 dias depois vendi a moto a outra pessoa pelo preço q eu keria q era o valor de mercado dela na época.”
              Aquele velho ditado “quem desdenha quer comprar”.

      • th!nk.t4nk

        O grande problema é que independente da cor, já se perde muito dinheiro tanto na compra, quanto na revenda de carros no Brasil. Aí ninguém quer arriscar e vai no arroz-com-feijao pra não piorar ainda mais a situação. Só pra comparar, aqui na Alemanha tem carro de tudo que é cor porque nao é algo que pese tanto no orçamento das pessoas. É um bem mais acessível. Um vizinho aqui perto, por exemplo, tem um Focus RS verde-limão que seria impensável no Brasil (pensa num carro MUITO chamativo). Os BMW têm aos montes na cor azul, assim como Mercedes vermelhos, Audis verdes, etc. Eu também achava que cansa rápido, mas na prática é interessante ver as ruas bem coloridas. E apesar do meu carro atual ser cinza, penso seriamente em pegar algo colorido também na próxima troca pra variar um pouco. A vida é curta demais pra só tomar a decisao mais racional o tempo todo.

        • PEDAORM

          Concordo totalmente, mas sobre Focus RS, acho que o único exemplar que roda no Brasil é justamente um verde limão kkk da geração 2,5

          • th!nk.t4nk

            Esse não tem como confundir!! A Ford chutou o balde nessa cor haha.

            • fschulz84

              Apesar de eu o achar interessante, o Imperial Blue do RS pra mim é insuperável!

        • Renato Duarte

          Fora do brasil,, um carro popular custa 7 meses de trabalho,, aqui no brasil custa em torno de 50 meses de trabalho. Talvez justamente por isso ninguém se arrisca em cores emocionais.

      • Incitatus

        Quem define carro bom, cor bonita é o modelo em comodato liberado para o jornalista.

      • Geraldo Xavier

        Se bem que esse vermelho é metálico. Vermelho sólido é horrível, mancha muito. Branco virou moda recentemente, antes era carro de empresa ou táxi.

      • Tyrion Lannister

        Tenho vermelho, é bonito, mas suja e risca que é uma beleza, então quem é preguiçoso prefere prata.

        • kleber peters

          Me senti representado no seu comentário… Acho bonito o vermelho, mas meu Prisma é prata… e pensa numa preguiça que dá de manter limpinho…

          • Tyrion Lannister

            Ultimamente até eu ando com preguiça de lavar. Suja muito, acho que só não é pior que o preto ou azul escuro.

        • Renato Duarte

          Receita para ter carro no brasil = Trabalhar cedo e de tarde,, e a noite ir pra faculdade. Resultado?? não é preguiça de manter limpo,, e sim falta de tempo.

      • Wilson Junior

        As vezes é melhor não arriscar.
        Pra uma cor tradicional a desvalorização já é altíssima.
        Imagina vermelho, azul, etc…

      • Renato Duarte

        Aqui no brasil, o carro precisa ter a cor que o “próximo” dono deseja. Essa é a realidade do brasileiro,, e prata preto e branco são as cores mais aceitas no mercado de revenda.

    • Rodrigo

      Eu não acho o Onix bonito, mas essa foto realmente deixou o carro bonito.
      Muito bem tirada.

    • Joaquim Grillo

      Pois é critiquem o que for mas é um dos mais bonitos da categoria na minha opinião.

    • Rodrigo

      Ônix, lindo???? Olho pra esse carro e vejo uma carroça (assim como qualquer popular), lindo é somente o fato do carro evitar ou diminuir a necessidade, de “você” andar de ônibus no RJ.

      Não me desperta qualquer tipo de emoção ter um carro polular brasileiro.

      • Geraldo Xavier

        Continuo achando lindo. Como acho o hb20 bonito, como acho bacana o fox, o fit e tantos outros populares nacionais. Infelizmente pra adorador da vw só os da alemã prestam.

        • Rodrigo

          Cidadão, esse é seu argumento? “pra adorador da vw só os da alemã prestam”

          Como informei acima assim com o Onix, não tenho (QUALQUER EMOÇÃO) em comprar um popular, seja (QUAL FOR A MARCA), pra mim são meros meios de locomoção, INSEGUROS e COM PÉSSIMO CUSTO BENEFICIO.

      • Geraldo Xavier

        Você não é o mesmo que andou uns 5 anos de golzinho 1.0? Só porque recentemente comprou um sedã médio acha que o restante não presta?

      • Marcos Souza

        Uma coisa é a beleza do carro, outra coisa é a segurança, tecnologia e etc.
        Também acho o Onix bonito! Mas isso não quer dizer que eu teria um por causa de outros fatores que mencionei acima. Mas também existem carros modernos, com grande tecnologia embarcada e feios na minha visão. Como por exemplo o Jetta, o corola e etc.

  • Louis

    Com o Yaris acredito que a Toyota chegue em quinto no ranking das montadoras, passando a Hyundai.

    • PEDAORM

      Vai vender pq os consumidores da Toyota realmente praticamente nem olham para as outras marcas, mas o carrinho em si não me agradou.

      • Tico

        Sou mais o Polo.

        • PEDAORM

          Muito! Fui conhecer ambos esse fds, resultado: Fechamos um Polo Highline com todos os pacotes opcionais para a patroa.

          • Louis

            KKK eu fechei um Yaris top para a patroa… Só por curiosidade, pagou quanto?
            Eu vou desembolsar quase 80 pilas, preço tabela do hatch mais R$ 1700,00 só pelo DRL. Toyota pegou pesado no preço deste acessório.
            Ah, parabéns pelo Polo, carrão também.

            • PEDAORM

              Kkkkk que parada amigo, peço até desculpas pelo comentário! Esse Yaris não deve dar dores de cabeça à vocês, sucesso com ele e parabéns pelo carro! Mas eu realmente ja estava de olho no Polo mesmo, só fomos lá na Toyota cumprir tabela. Pagamos 77.5k sem o emplacamento.

              • Louis

                Tranquilo, eu não ligo, o forum não teria graça se não criticássemos outras marcas hehehe

              • Djalma

                Com certeza comprou um carro superior, com motor melhor, com mais tecnologia e mais barato. Acho que a Toyota pisou na bola com esse motor 1.5. Esperava sinceramente que ele viria com o 1.8 do Corolla pelo menos na versão TOP.
                Pena que essa mesma configuração agora na linha 2019 custe praticamente 80 mil e inclusive não leva mais o couro.

            • Ricardo Diniz

              Ainda bem que vc comprou o Yaris…Esse mês a revista Quatro Rodas, na seção Autodefesa, com o título “Crise da água” vem contando um problema que tem aparecido no VW Virtus e Polo com motor turbo. E são muitas pessoas relatando esses problemas….á agua do radiador está sumindo…fora que está aparecendo um barulho de água borbulhando atrás do painel e vazamento de água dentro do carro. A VW já emitiu dois comunicados á rede. Tenho muito receio desse motor 1.0 TSI dar problema. No youtube, tem muitos vídeos de proprietários reclamando tanto desses problemas da agua quanto do motor 1.0TSi do UP.

              • PEDAORM

                Ficarei atento. Agradeço o comentário. Mas considerando o volume de vendas de carro, tem que verificar o tamanho dessa amostragem.

                • marcos rissato

                  Fique tranquilo, seu carro não terá esse problema, se a VW emitiu comunicados sobre o problema certamente nos carros zero Km já corrigiram o problema. O amigo acima só mostrou interesse pelo colega que comprou o Toyota, poderia ter sido ele mais cortes e ter feito um aviso diretamente a vc, mas só preocupou-se com quem se identificou. Abraço e parabéns pela escolha assim como também parabéns ao comprador do Yaris, o que importa no final é realizar algo para si ou para alguém.

              • Louis

                O loco, valeu pela informação. Mas eu também acho que no longo prazo (pretendo ficar 10 anos com o carro), o 1.0 TSi tende a dar manutenção mais cara.

          • Filipo

            Parabéns pela compra, melhor escolha não há! Felicidades ao casal.

        • Renato Duarte

          O Polo já sentiu a presença do Yaris,, caiu pra oitavo no mês de junho,, e sinceramente,, não se recupera mais.

      • Tyrion Lannister

        Você já viu um ao vivo? Estou curioso pra ver, porque pela lista de equipamentos acho que ficou devendo, pelo preço cobrado. Eu particularmente, nas fotos não curti a traseira (hatch).

        • PEDAORM

          Vi sim, chegou na Toyolex aqui de Recife no sábado. Não acho o design bem resolvido também e

    • Lucas086

      Fui agora pela manhã conhecer o Yaris, e gostei mais do Do Xl manual em detrimento ao polo Msi… Mas quando parti pro xl cvt e o polo tsi, aí da polo, o xl cvt é muito pelado, já o tsi confortline de entrada é bem mais digno. E se for o xl Plus tech e o tsi tech 2, aí fico de polo com certeza

      • Djalma

        Eu já não faço concessões nesse aspecto; acho que dá Polo de A a Z. Apesar de algumas restrições ao acabamento, não vai aparecer nada melhor durante muito tempo.

        • Lucas086

          A percepção do polo msi é triste, o Yaris xl nesse aspecto aparenta melhor cuidado e também achei o Yaris um pouco mais espaçoso no banco traseiro. Mas nas outras versões, é polo na cabeça sem duvidas

      • Louis

        O que mais pesou na minha decisão é que o carro é para esposa, e ela não gosta do desenho do Polo, fala que é um Gol.
        E também pesou a favor do Yaris: teto solar, 7 air-bags, farol com projetor elíptico, lanternas e freio em Led, luz de posição em led, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave presencial, cambio CVT.

        • Lucas086

          A xls se dar bem frente ao polo, mesmo eu preferindo o polo, mas as intermediária, fico com o polo… 70 mil um xl Plus tech e nem sensor traseiro tem, sem falar no motor 1.3

        • Jackson A

          faz sentido, o visual do polo realmente remete a gol.

          • kleber peters

            Ou o do Gol remete ao Polo… Ovo ou galinha?

      • Paulo Sósthenes Pereira

        Em termos de design, o Yaris é mais bem resolvido que o Etios, mas ainda fica devendo em relação ao Cronos e Virtus.

        • Lucas086

          Isso, ele é beeeeeeem melhor que o éticos… já o polo mais largo e baixo, ficou melhor que yaris

    • Paulo Sósthenes Pereira

      Pelo que vi, até agora, dos comparativos de sedans médios, o Yaris perde em custo/benefício para Cronos e Virtus.

  • Tico

    Acho que a Jeep nunca imaginou que iria vender mais que uma Nissan da vida. Considerando que o carro mais barato da Jeep custa 77 mil, deve estar salvando a lavoura da FCA.

    • Maycon Farias

      A Jeep devia ganhar um Oscar por ter tido a maior entrada direto ao topo entre as marcas existentes aqui.

    • beto

      E olha que o Renegade de 77mil deve ter pouca procura, o automático mais barato começa em 89mil. A julgar pelos últimos meses a Jeep deve fechar o ano com seus 2 suv´s como os 2 mais vendidos do mercado.

      • Ernesto

        No mês passada eu vi no site da Fenabrave que mais da metade das vendas de Renegade e Compass é de vendas diretas, então o preço cai de 9% a 11%.

  • Evaldo Avelar Marques

    Será que esses números do Doblô (2.346 unidades) vão se manter iguais até final do ano? Afinal, agora o seu preço passou dos 100 mil…

    • Emanuel Schott

      Só preço de tabela. Vai lá na concessionária e paga R$60.000 com PJ (não vejo mercado pra ele no varejo).

  • Ricardo

    Cerca de 95 mil unidades de Up+Fox+Gol+Polo, mais que os 90 mil do Ônix, a variedade de produtos da VW mostra respeito aos consumidores.

    • Tibúrcio

      A variedade dos produtos VW que indicou mostra que investiram 4 vezes mais para obter menos retorno que a GM investindo em um produto só.

      • Ricardo

        E isso não demonstra respeito!?

        • Tibúrcio

          Não. demonstra erro de estratégia.

          • Jefferson Ferreira

            Exato, ela mantém produtos defasados que já se pagaram e lança produtos novos como se fosse premium… vide polo que é um carro de entrada que é para substituir o gol e o fox!

          • Ricardo

            Erro de estratégia de não faturar mais explorando consumidores sem opções.

            • Tibúrcio

              Claro… só existe a VW para alguns…

              • Ricardo

                Com certeza, existem fãs de marcas que não gostariam de mudar.

      • Djalma

        Nada disso, Gol e Fox já estão com custos amortizados a muito tempo.

        • Tibúrcio

          E por isso não considera investimento?

    • Lucas086

      Será que é bom ter 4 modelos, 4 estratégias de vendas, dividir show room em 4 carros E outras coisas , pra vender quase como só 1?

      • Sam_Van

        Pra nós, consumidores, creio que sim.

        • Lucas086

          Com certeza, mas a matéria diz os carros mais vendidos… Então para as montadoras, creio que não.

      • Ricardo

        Para montadora não, para o consumidor sim.

      • Djalma

        Tem um ditado que nunca se deve colocar todos os ovos numa mesma cesta; acho que isso vale para modelo de automóveis também. Vamos supor que essa remodelação futura do Onix não de certo, pois certamente o carro vai encarecer pelos novos motores e novas tecnologias, o que a GM fará? É claro que vai manter 2 Onix diferentes, como já faz hoje, o novo e o antigo, mas mesmo assim é um risco.

        • Lucas086

          Aí concordo, é um risco mesmo, tem que saber trabalhar muito bem o produto

          • Retrato do Papai

            garanto que nesse último facelift do onix o pessoal de design da gm ficou com o boga na mão… fechou tanto que não passava nem micróbio hahaha

            • MarcioMaster

              kkkkkk verdade, aliais acertaram em cheio, ficou muito bom, não gostava do anterior e eu acho que esse é o verdadeiro motivo das boas vendas.

      • Tyrion Lannister

        É claro que para qualquer fabricante, não somente de veículos, mas de qualquer coisa, o mundo ideal seria um único produto capaz de atender a todos. Racionalização faz parte da maximização do lucro e minimização dos custos. O que é bom pra empresa, porém, é nocivo ao consumidor, tal como a monopolização, cartel, trust, dumping, etc.

    • th!nk.t4nk

      Pra empresa, a atitude da GM é mais rentável. Já pelo lado do consumidor concordo que a variedade da VW oferece mais vantagem. É chato demais quando a montadora fica empresa de 1 carro só.

      • Ricardo

        Sim, um fã da GM que tem Ônix e decide passar para outro carro um pouco melhor não tem opção, de 1.0 passa para 1.4 e de 1.4 passa para o que? Cruze! Inviável!

    • Jefferson Ferreira

      Que respeito ? Ela tá pagando pelo erro dela… Ela vende 3 carro DA MESMA CATEGORIA! Gol, Fox e Polo, se fosse uma empresa séria já teria aposentado o gol e o fox e deixado somente o polo que de premium não tem nada e é um bom carro de entrada! A pá de cal foi querer vender um carro como o up em uma categoria que ele não é… só matou o que já estava na uti

      • Djalma

        Seguindo seu raciocínio, ela teria parado com Fox e Gol, perderia vendas de 8 mil carros mês e os clientes desses carros teriam ido para a concorrência pois muito poucos iriam para o Polo, pela diferença de preços.

        • Jefferson Ferreira

          Se ela aposentasse o fox e o gol o polo teria outra versão de entrada! Poderia até vender mais!

          • Ernesto

            Fico imaginando se a VW usasse essa sua estratégia. O Polo 1.0 atual já é bem pelado. Como seria um para ficar mais barato ainda, para substituir Fox e Gol? Viria sem Ar Condicionado? Sem Direção hidráulica?

      • Ricardo

        Gol é mais popular, Fox é para quem gosta de altinhos e Polo é outro nível. Up é outra categoria.

      • Emanuel Schott

        Polo 1.0 já é bem pelado e caro. Não tem espaço pra rebaixa-lo ainda mais.

        Talvez manter Gol e Polo, mas o Fox ainda vende razoavelmente bem, ela não vai desistir. Sem contar que depender de um dois carros é arriscado. A Chevrolet praticamente só vende Onix e Prisma. Se algum dos dois perde mercado, ela perde muito. Com vendas pulverizadas a perda é bem menor.

  • Fabão Rocky

    Saudades dos tempos dos “esportivos” dos anos 90. Tínhamos Vectra, Kadett e Corsa GSi, Gol GTi, EScort XR3, etc. Hj de “esportivo” só temos um kit de adesivos fajuto e teto e capa dos retrovisores em black piano tipo q os manolos gostam de fazer; ou então a VW c/ a linha Pepper c/ retrovisores vermelhos de gosto duvidoso. Queremos de volta os Gti’s, GSi’s, XR3’s.

    • Filipo

      Também sinto falta deles! Mas atualmente, o custo de tudo aumentou, então essas versões praticamente desapareceram.
      Mas muita gente critica o Sandero RS e compra os esportivos de adesivo, tem isso também.
      Torço para que em breve (parece que seria no ano que vem) a VW lance o tal Polo GTS, com motor 1,4L de 150 cv e 25,5 kgfm. O preço deve ultrapassar os R$ 80.000,00 com certeza, isso que pega. Deve custar cerca de 85k.

      • Fabão Rocky

        O Sandero RS é o único representante do segmento. Teve uma época q a Fiat até tentou c/ o Palio 1.8R, acho q foi p/ lembrar do Uno 1.6R. Q a VW traga o Polo GTS!!! E a GM bem q poderia aproveitar o belo design do novo Cruze e fazer um Cruze SS cupê de 2 portas p/ disputar c/ o Civic Si. E p/ quem n tem tanta grana assim a GM poderia fazer um Prisma SS cupê de 2 portas tbm, ia ficar show (pois ele já tem uma traseira curta, já ajuda)!

        • Ernesto

          Único? Não existe mais Golf GTi?

          • Fabão Rocky

            Pelo q eu saiba, a versão GTi do Golf é importada.

            • Ernesto

              Será? Pelo que leio em matérias falando do Golf 2019, dá a entender que a versão GTi também é feita em São José dos Pinhais.

    • Incitatus

      Todas essas letras foram substituídas por SUV.

      • Fabão Rocky

        É a infeliz realidade mas tenho q concordar c/ vc.

    • Geraldo Xavier

      Quando eu era criança eu brincava de contar escort na rua. O xr3 valia 3 pontos e o conversível 5 pontos. Xr3 era top demais

  • Leonardo azevedo

    Renault venderia mais com CVT para Logan/Sandero. E se Duster ganhasse painel igual do Sandero atual ao inves de permancer com o painel antigo da dupla. Essas medidas nem custaria tanto assim para por em pratica.

    • Incitatus

      A renault bem que poderia vender carros de verdade e não esses dacias.

  • cepereira2006

    O Civic já passou o Cruze, demonstrando que os aumentos abusivos da GM diminuiram seu mercado. Está na hora dos preços voltarem ao planeta terra.

    • Incitatus

      Sei não. O ponto bacana dessa virada é que os compradores não estão indo na onda do turbo. Turbo, turbo aqui. Porque no civicão turbo tem preço de bmw. Então quem está comprado vai de aspirado e fica na “confiabilidade” da honda. Mas do meu ponto de vista, o que pesa contra o cruze não é o preço, o honda é mais caro. O que pesa é o estilo, essa frente é poluída e sem personalidade. A do honda também poluída, mas tem personalidade. Até o ônix tem personalidade.

      • cepereira2006

        Para mim o que está pesando é o preço e não o fato do Cruze ser turbo ou o desenho dos carros. Isso porque no ano passado o Cruze vendeu mais que o Civic pois a GM sempre dava bons descontos.

      • Djalma

        Eu acho esse Civic Sport CVT uma boq opção.

  • Classe C vendendo mais que Jetta…

    • Djalma

      Jetta deve estar com suas últimas unidades em liquidação, pois agora nos segundo semestre chega o novo. Acredito que se a VW não errar nos preços e não se limitar a trazer uma só versão, deve ter um bom volume de vendas.

    • Rodrigo

      Tenho um, gostei tanto do carro que cogito pregar um 2.0 TSi se conseguir um bom desconto, com a chegada do modelo novo.

    • Wellington Myph13

      Jetta já esta morto, só algumas CSS tem, estão aguardando finalizar igual ao Golf pra lançar o novo…
      E também tem o fato de que o Classe C é comprado por locadoras como sedan de luxo né. Não estou desmerecendo a venda como falam por ai, só apontando mesmo que o Classe C é o modelo Premium procurado por eles, o BMW vende pouco nessa modalidade também…

      • Mambo Ted

        A locadora visa lucro , como qualquer comércio, jamais farão uso de bmw. Carro que a revisão é feita conforme a pisada. Quando tive uma 320 fiz revisão com 4200 km de uso e não usei de maneira inadequada. Sem contar que o valor da revisão é 50 % maior que Audi e mb.

    • Maycon Farias

      E deve continuar vendendo pouco quando a nova geração chegar. Não acho que vai baratear e sim prosperar.

  • Wellington Myph13

    VW Hatches compactos: 95.174
    GM Hatch compacto: 89.620

    VW Sedans compactos: 32.219
    GM Sedans compactos: 40.324

    Voyage precisava melhorar a oferta pra reduzir a diferença…

  • Maycon Farias

    Quem ti viu quem ti vê em Uno. Vendendo menos que a SW4 que alcança valores de 200 mil da 5º moeda mais desvalorizada do mundo chamada Real ou Surreal.

  • Paulo Sósthenes Pereira

    Esse Onix está top mesmo. E o vermelho cai muito bem para ele!

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