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Os carros mais vendidos em dezembro de 2017

toyota-corolla-xrs-2018-avaliação-NA-24 Os carros mais vendidos em dezembro de 2017

Como já divulgado, o mercado brasileiro em 2017 fechou com alta de 9,36% e 2.172.235 de automóveis e comerciais leves vendidos (confira aqui os mais vendidos do ano passado), mas como foi o resultado em dezembro, último mês do ano e do Inovar-Auto? Com 204.852 unidades emplacadas, o mês passado registrou alta de 3,85% em relação à novembro e 2,95% de alta numa comparação com o mesmo período de 2016.



Os automóveis subiram 1,84%, mas os comerciais leves tiveram alta de 15,86%. No primeiro segmento, a GM liderou com 18,97%, seguida de VW e Hyundai com 12,26% e 10,81%, respectivamente. Ford e Toyota ficaram com 9,73% e 8,65%. A Fiat só conseguiu 8,40%, ficando em sexto. Nos comerciais, a italiana não teve rivais como no restante do ano, fechando com 37,05%. GM, VW e Toyota ficaram com 14,56%, 13,97% e 12,93%. Em quinto, a Ford com 7,49%.

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No geral, a GM fechou com 18,26% contra 13,00% da Fiat e 12,54% da VW, tendo ainda Ford e Toyota quase empatadas com 9,37% e 9,33%, respectivamente, além da Hyundai com 9,27%. Assim como no acumulado do ano, Jeep fechou na frente da Nissan e as marcas da PSA sobrepujaram a Mitsubishi. Mas nas luxuosas, a ordem em dezembro foi invertida, ficando a Audi em primeiro, BMW em segundo e a Mercedes-Benz em terceiro. A Land Rover vendeu mais que a Kia e entre as chinesas, a JAC se posicionou acima da Lifan.

Nos carros de passeio, o destaque foi o Corolla em quarto, Argo em sétimo e o Polo em décimo. O Compass fechou na frente tanto no mês quanto no ano. O Top 20 viu seis utilitários esportivos e, para quem considera como o fabricante, o Kwid resolveu aparecer em vigésimo. Voyage e up!, ainda distantes de um fim, ficaram fora do grupo, assim como o Fox, este sim já com aviso prévio.

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Nos comerciais, a Strada cruzou a linha final com uma boa margem para a Toro, que vinha ameaçando com passadas largas ao longo do ano. A Hilux ficou em terceiro e a Saveiro chegou a ser ameaçada pela S10. Até a Ranger se animou em aproximar-se da picape da Chevrolet. A Oroch subiu de posição e a Fiorino desceu.

Master e HR fecharam bem dezembro. A SW4 aparece na lista, podendo ser alguma opção para empresa ou instituição pública não divulgada no site, pois agora se tornou presença permanente. Mas o mais interessante de todos os 50 comerciais leves mais vendidos em dezembro é o último da lista e que ainda nem é vendido oficialmente: Renault Alaskan, com um exemplar.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em dezembro de 2017:

 

Marcas

1º GM 37.416 18,26%
2º FIAT 26.629 13,00%
3º VW 25.680 12,54%
4º FORD 19.203 9,37%
5º TOYOTA 19.122 9,33%
6º HYUNDAI 18.981 9,27%
7º RENAULT 15.315 7,48%
8º HONDA 11.323 5,53%
9º JEEP 8.473 4,14%
10º NISSAN 8.147 3,98%
11º PEUGEOT 2.337 1,14%
12º CITROEN 2.055 1,00%
13º MITSUBISHI 1.749 0,85%
14º AUDI 1.192 0,58%
15º BMW 1.163 0,57%
16º M.BENZ 1.144 0,56%
17º LAND ROVER 775 0,38%
18º KIA 743 0,36%
19º JAC 641 0,31%
20º LIFAN 415 0,20%
21º SUZUKI 412 0,20%

Automóveis

1º GM/ONIX 17.508
2º HYUNDAI/HB20 8.770
3º FORD/KA 7.881
4º TOYOTA/COROLLA 6.568
5º VW/GOL 6.054
6º GM/PRISMA 5.737
7º FIAT/ARGO 5.590
8º JEEP/COMPASS 5.121
9º HYUNDAI/CRETA 5.099
10º VW/POLO 4.898
11º FIAT/MOBI 4.799
12º HONDA/HR-V 4.267
13º RENAULT/SANDERO 3.913
14º TOYOTA/ETIOS HB 3.769
15º NISSAN/KICKS 3.713
16º JEEP/RENEGADE 3.345
17º FORD/ECOSPORT 3.193
18º TOYOTA/ETIOS SEDAN 2.991
19º HYUNDAI/HB20S 2.922
20º RENAULT/KWID 2.818
21º VW/VOYAGE 2.809
22º VW/UP 2.733
23º HONDA/FIT 2.694
24º RENAULT/LOGAN 2.603
25º VW/FOX/CROSS FOX 2.591
26º NISSAN/VERSA 2.389
27º GM/SPIN 2.374
28º FORD/KA SEDAN 2.234
29º RENAULT/CAPTUR 2.105
30º GM/TRACKER 2.074
31º GM/COBALT 2.046
32º RENAULT/DUSTER 1.929
33º HONDA/CIVIC 1.851
34º FIAT/SIENA 1.713
35º FORD/FIESTA 1.677
36º GM/CRUZE SEDAN 1.601
37º HONDA/WR-V 1.378
38º NISSAN/MARCH 1.355
39º FIAT/UNO 1.346
40º TOYOTA/HILUX SW4 1.240
41º HONDA/CITY 1.118
42º CITROEN/C3 1.096
43º PEUGEOT/208 1.004
44º HYUNDAI/IX35 972
45º PEUGEOT/2008 826
46º FORD/FOCUS SEDAN 700
47º VW/JETTA 626
48º FIAT/DOBLO 581
49º CITROEN/AIRCROSS 568
50º BMW/X1 567
51º GM/CRUZE 567
52º HYUNDAI/TUCSON 537
53º VW/SPACEFOX 508
54º MITSUBISHI/ASX 503
55º FORD/FUSION 494
56º JAC/T40 482
57º VW/TIGUAN 477
58º GM/EQUINOX 420
59º FORD/FOCUS 406
60º AUDI/Q3 390
61º KIA/SPORTAGE 380
62º LR/DISCOVERY 368
63º BMW/SERIE 3 361
64º MB/GLA 341
65º LIFAN/X60 341
66º CHERY/QQ 332
67º GM/TRAILBLAZER 298
68º AUDI/A3 SEDAN 288
69º NISSAN/SENTRA 243
70º HYUNDAI/ELANTRA 237
71º CITROEN/C4L 232
72º FIAT/WEEKEND 219
73º MITSUBISHI/PAJERO 209
74º MB/CLASSE C 205
75º MITSUBISHI/OUTLANDER 202
76º VW/GOLF 200
77º TOYOTA/PRIUS 199
78º LR/EVOQUE 197
79º FIAT/PALIO 188
80º SUZUKI/VITARA 187

Comerciais Leves

1º FIAT/STRADA 6.903
2º FIAT/TORO 4.229
3º TOYOTA/HILUX 4.019
4º VW/SAVEIRO 3.273
5º GM/S10 2.996
6º FORD/RANGER 2.459
7º GM/MONTANA 1.788
8º VW/AMAROK 1.317
9º RENAULT/OROCH 1.133
10º FIAT/FIORINO 982
11º MITSUBISHI/L200 834
12º RENAULT/MASTER 616
13º NISSAN/FRONTIER 446
14º HYUNDAI/HR 387
15º IVECO/DAILY 3514 293
16º TOYOTA/HILUX SW4 229
17º M.BENZ/SPRINTER 313 149
18º KIA/K2500 141
19º PEUGEOT/EXPERT 98
20º CITROEN/JUMPY 91
21º PEUGEOT/PARTNER 83
22º RENAULT/KANGOO 82
23º M.BENZ/SPRINTER 81
24º FIAT/UNO 40
25º LIFAN/FOISON 37
26º IVECO/DAILY 31
27º FIAT/DUCATO 20
28º M.BENZ/VITO 20
29º EFFA/K01 11
30º JAC/v260 11
31º M.BENZ/SPRINTER 415 9
32º IVECO/DAILY 5516 6
33º EFFA/V21 4
34º EFFA/V22 4
35º FOTON/AUMARK 3.5-12DT 4
36º CITROEN/JUMPER 3
37º M.BENZ/SPRINTER 515 3
38º RENAULT/RENAULT 3
39º AGRALE/AGRALE MARRUA 2
40º FIAT/DOBLO 2
41º FORD/F250 2
42º VICR/SAVEIRO 2
43º HAFEI/RUIYI 2
44º FOTON/AUMARK 3.5-14DT 2
45º RELY/RELY PICK-UP 2
46º RAM/2500 2
47º FIAT/TECFORM 1
48º M.BENZ/SPRINTER 311 1
49º PEUGEOT/BOXER 1
50º RENAULT/ALASKAN 1

[Fonte: Fenabrave]

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  • Marcio H. SCOTT

    42º VICR/SAVEIRO 2, gostaria de saber se isso é uma saveiro ou que tipo de trem é esse !!!! se a verdadeira vw saveiro ta logo ali no top 5 …

    • Filipe Lawrence

      Acho que é a saveiro adaptada

  • Fanjos

    O hatch médio que vende mais, vende menos que a BMW X1…
    Duro Golpe

    • BillyTheKid

      Outra comparação interessante: o Golf tá vendendo o mesmo que o Prius.

      Uma pena ver esse segmento definhando. O Cruze hatch, por ex., é bem completo, só vem com motor turbo, tem versões com muita tecnologia legal, mas no fundo, o que o povo quer mesmo é carro mais altinho, mesmo que ele seja menos equipado e com motor aspirado.

      • Uranium

        Segmento que não tem lançamento nenhum e poucos concorrentes acaba morrendo por falta de interesse. Só nos últimos dois anos surgiram uns 6 ou 7 SUVs compactos. O segmento de Hatch médio inteiro só tem 4 carros, já teve uns 8 ou 9 até uns anos atrás. Se as marcas voltassem a investir no segmento, as vendas subiriam a patamares aceitáveis de novo.

        • fschulz84

          Na verdade é o contrário. As marcas pararam de investir nos hatches (antes disso foram as Minivans e SWs) porque viram que os crossovers compactos são mais lucrativos… Pega um projeto de um hatch compacto emergente, eleva a altura dele, faz ele parece maior do que é de fato e voilá! Sucesso garantido!

          • Luciano RC

            Pior que mesmo quando investiu: Lançou o Golf, Focus e Cruze recheados e com preço na média do segmento, e mesmo assim não vende. Pelo jeito, o mercado não aceita mais hatch.

            • Gomes

              Exatamente, como já disse outras vezes, as montadoras investem naquilo que o cliente quer e no que é mais rentável. O resto é discurso apaixonado de blogs. É só pensar um pouco para ver que um SUV compacto custa menos para fabricar que um Hatch médio e vende pelo mesmo preço ou Mais, além de estar na moda e ser desejado. Está mais fácil as montadoras pararem de fabricar Hatch que investir neles.

              • Luciano RC

                Exatamente… ela entendeu que é um mercado mais promissor e rentável, então investe. Tentaram trazer modelos acima, porém o mercado não absorve.

            • FocusMan

              São carros que não tem espaço interno grande, não tem porta – malas grande e não vão a mais lugares do que poderia ir um hatch pequeno. Gosto desse tipo de carro pois gosto de fazer curva rapido, mas agora que as pequenas Crossovers fazem curva de maneira parecida.

              • Luciano RC

                Por isso eles começaram a sumir no Brasil.

                • FocusMan

                  Infelizmente… Ainda mais aqui que só se fabrica o que vende muito.

                  • Luciano RC

                    Questão do nosso mercado. As fábricas trabalham ofertando somente dentro do seu volume mínimo.

                    • FocusMan

                      Sempre sonho com um Focus Titanium Manual hahah

                    • Luciano RC

                      Nunca viria… infelizmente o nosso mercado é bem restrito e questão de poucos anos e teremos o carro automático como padrão. Eu prefiro AT, então nem ligo do fim do cambio manual.

        • FocusMan

          Rapaz todos os carros do segmento são modernos, os mesmos vendidos em outros lugares do mundo. Seu argumento é super bom!

          • Uranium

            Só existem quatro hatches médios no resto do mundo? O 308 vendido no Brasil hoje é o mesmo da Europa? Se a resposta for sim para ambas as perguntas, eu admito que estou errado.

            • FocusMan

              O segmento esta em queda no mundo todo

      • Luciano RC

        Querendo ou não, em breve o Tracker vai começar a roubar as venda do Cruze e do Cruze Hatch. Agora com a versão Premier bem equipada, é só questão de tempo pra saber quem a Chevrolet vai priorizar. Eu iria de Tracker.

        • Gran RS 78

          E o Tracker não terá mais cotas esse ano. Acho que o modelo vai decolar de uma vez por todas em 2018.

          • Luciano RC

            Ainda espero uma produção nacional dele… com versões mais recheadas e certos itens que ainda faltam. O carro tem tudo para enterrar o Cruze e brigar de vez com o HR-V e Creta.

      • Igor Pricandi

        O Golf vende nada por três razões: o preço, os opcionais, o seguro. Vende menos que seu primo Audi Q3.

        A vw quis transforma-lo em carro de griffe, conseguiu. E quem queria ser fiel a marca agora pode optar pelo polo, não é um golf, mas como ela diz, é um mini-golf. O polo pode até ser um bom carro, mas pra mim que já tive o antigo polo e também golf, ele não tem nem o requinte e nem a personalidade do antigo polo. Mas enfim, já é algo melhor que o gol. Porque se não vender a vw dependerá cada vez mais de exportações e compras de PJ. E olha que sou fã da marca, mas não fanático. Hoje estou no meu terceiro passat, e será o último, o preço ficou proibitivo, a manutenção idem, e o pós venda é de gol. Sem contar a depreciação gigante. Ser fã é uma coisa, ser otário é outra.

        • FabioH

          O Polo poderia ter chegado como um substituto de Gol e Fox, assim como a Fiat fez com Argo. Até entendo que a marca Gol é muito forte, mas ele não é mais o “campeão de vendas” de outrora.

      • afonso200

        epoca que vendia mais de 4mil i30 mes

    • Handlay P.B.

      O povo brasileiro prefere SUVs, o segmento de hatches médios no Brasil deve está sucumbindo.

  • saulo

    Tracker surpreendeu hein com mais de 2mil unidades……e Golf com 200…afff…VW matou um grande carro, brincadeira viu.

    • Luciano RC

      O Tracker vai matar o Cruze no Brasil… primeiro o Hatch e depois o Sedan… principalmente se a Chevrolet nacionalizar a produção e melhorar as versões. Depois da Premier, o Tracker só tende a crescer.

    • Fábio Henrique

      Eu tinha duvidado q eles iam conseguir dobrar as vendas como a Gm anunciou, mas conseguiram

    • Charlis

      Embora eu prefira o Cruze, ou qualquer outro Hatch Médio (R.I.P.), e tirando a gafe do ESP, é justo ela ter melhorado as vendas.
      O carro está bonito (pelo menos para meu gosto), um excelente motor e câmbio (acima das concorrentes), opcionais interessantes, e o preço, bem mais atraente que algumas concorrentes.

      []s

      • FabioH

        Gostei do facelift na dianteira, mas acabou não conversando bem com a traseira, mesmo assim tem um desenho bonito.

  • No_Name

    Gol bastou ganhar cmm que voltou a subir no ranking. Só não sobe mais pelo nítido desfasamento visual que certamente é notado pelos clientes desses carros. Mas que o Gol é um nome forte, não resta dúvidas. Se eu fosse dirigente da VWBR anteciparia a vinda da nova geração.

    • Evandro

      E pra mim o nome gol sempre significou carro pobre vendido a preço de rico….

      • No_Name

        Qual carro da classe que não é assim? O menos low cost seria o HB20. Mas são todos essencialmente projetos de baixo custo vendidos a preços de carros “normais”. O mercado nacional é deturpado e os responsáveis por isso são os consumidores.

        • Evandro

          Então, sempre qdo fui comprar um carro popular, o gol foi sempre o que menos agregou benefícios, podem ser carros pelados de tudo, mas qdo vc vai comparar um gol a um concorrente direto dele, o concorrente sempre oferece algumas coisinhas a mais, visual mais arrojado e o preço sempre menor, em 2014 precisei de um básico pra minha empresa e comprei um palio, que vinha mais coisas e era mais bem acabado que o gol, agora recentemente comprei um ka, que tbm vem mais coisas que um gol, mesmo sendo básico do básico….

    • Handlay P.B.

      A VW já deve está projetando a nova geração do Gol cujos rumores dizem que ele será lançado em 2020 usando a nova plataforma MQB-A00.

      • No_Name

        Sim, a própria VW confirmou a nova geração para 2020 e na plataforma MQB A00. Mas dois anos é tempo e é pra quando estão previstas as novas gerações do Ka, HB20 e Onix. Se a VW antecipasse o novo Gol (que já está muito cansado nesta atual geração), poderia ganhar mercado e talvez voltar a se consolidar como um dos líderes.

        • Handlay P.B.

          Creio que se a VW fizesse o próximo Gol custar entre R$ 30.000,00 e R$ 49.900,00 (onde começa o Polo 6) como carro baixo custo com manutenção barata (como o Gol G4) talvez poderia fazer muito sucesso e ficar em 1º no ranking.

      • Filipe Augustus

        Se os rumores estiverem certos e o Gol passar a ser um carro mundial no lugar do Up!, claramente teremos o melhor Gol de todos os tempos e talvez o posicionamento encima do Polo seja um problema!

        • Handlay P.B.

          É só deixar o próximo Gol abaixo de R$ 49.900,00 onde começa o Polo 6. Mas admito que se a VW fizesse a nova geração do Gol na mesma faixa de preço e mesmo nível de equipamentos do HB20 e Onix, poderia chegar a liderança do mercado. Porém, a VW lançou o Polo 6 no Brasil, então não dá mais para fazer isso.

        • No_Name

          A plataforma MQB A00 surgirá para servir carros low cost da VW na China, Índia e Brasil. Não espere o Gol como carro de classe mundial, para isso há o Polo. E o Up é um produto fora da curva, feito para europeu e que mesmo lá não está tendo dias fáceis. Não sei como será o futuro deste, mas certamente não será o Gol a sucedê-lo por lá.

          • Luciano RC

            O up! vai morrer no Brasil e o Gol com a nova plataforma deve ficar somente com motores 1.0 e quem sabe um 1.6 na versão top. A VW quer limpar o terreno para o Polo ficar no top 5.

          • Filipe Augustus

            Não sou eu quem estou falando, li isso acho que no Motor 1, que o Gol vai suceder o Up! mundialmente em sua próxima geração em 2020! Talvez tenha uma versão simplificada para os emergentes!!!!!

      • konnyaro

        Seria para se posicionar no lugar que era para ser do Up (carro de entrada), e com isso retirar este fracasso de vendas da linha.
        Se a VW tivesse lançado o Taigun no lugar do Up, garanto que as vendas seriam bem melhores.

  • Handlay P.B.

    . O Onix, a carroça superfaturada da Chevrolet, sendo absoluto.

    . O Argo, aumentou nas vendas, mas como certos sites ficam mudando as metas de vendas desse carro (uma hora falam que é 6.000 unidades/mês, depois falam 6.500, depois falam 6.000 de novo, depois de um tempo falam que é 5.500) não posso falar se está vendendo bem ou não. Porém, está acima do Polo 6 que no geral é melhor que o Argo, resta saber os resultados de 2018 para saber se o Polo 6 (cuja meta de vendas é chegar ao menos na 5º posição) merecidamente passará do carro jabuticaba da Fiat.

    . O Kwid estranhamente não está vendendo bem, queria saber o porquê.

    . Hyundai Elantra na lanterna, quase ninguém se lembra dele.

    . O Peugeot Jumpy e o Citroën Expert venderam abaixo de 100 unidades cada e a Fiorino fazendo bem mais sucesso, deve ser porque é mais barato.

    • CharlesAle

      O Kwid foi vitima do próprio “oba oba” feiot em cima do carro. E ao lançar, o público se decepcionou com a baixa qualidade do carro. A ponto de sequer ter freios decentes. Nas redes sociais, espalhou-se vídeos criticando sua construção( discos de freio pequeníssimos, enforca gatos etc) Enfim, queimou a imagem do carrinho que prometia enormes vendas..

      • Luciano RC

        A Renault é especialista em queimar seus carros. Queimou o Captur e agora queimou o Kwid. Quer dizer, só se lasca.

        • Alexandre Viotto

          O futuro da Renault no Brasil (e no mundo) é sombrio! Empresa só está dando bola fora ultimamente…

          • Luciano RC

            No mundo ela até acerta bem, o problema é aqui no Brasil. Parece que a direção local não entende do mercado.

            Me fala… quem em sã consciência lançaria um carro no segmento mais disputado com cambio de 4 marchas enquanto toda concorrência oferta CVT ou AT6? Até o pacote de equipamentos está errado.

            • Alexandre Viotto

              Realmente, além de defasado tecnologicamente, o Captur é muito feio, na minha opinião!

              • Luciano RC

                Eu acho ele lindo, o problema é aquele interior frio e feio e o motor terrível. Confesso que se tivesse uma boa promoção no 1.6 CVT Top, eu até pegaria na troca do Fit de casa.

                • Alexandre Viotto

                  Todo acabamento interno dos veículos da Renault são horrorosos e de péssima qualidade!

                  • Luciano RC

                    Concordo… isso que estraga os carros dela. Sem falar que a direção hidráulica é dura e tudo range.

          • Danilo

            Eles nem esquentam com isso pois praticamente não temos Renault no país e sim os carros Dacia com emblemas Renault. Então pra eles tanto faz. Até o captur aqui é falsificado, o que mostra o quão estão se importando com o mercado nacional.

          • Stéfano

            Qual bola fora no mundo?

      • Berkautren

        Comparativamente o kwid freia mais ou menos no mesmo nível que up e mobi. O tamanho do disco é proporcional entre outras coisas ao peso do veículo. Sendo o kwid mais leve, o disco pode ter menor diâmetro, sem que isto afete a frenagem. Ocorre que houve problema de material com os discos, o que é outra história, e o pedal que é algo esponjoso ao pisar, mas não afeta a qualidade da frenagem, apenas a sensação dela.
        NO mais, é um carro realmente com algumas economias justificáveis, outras questionáveis que poderiam ter sido evitadas.

      • Stéfano

        Povão leigo é assim mesmo. Nem paciência pra ver o vídeo inteiro do ADG tem.

      • leomix leo

        ADG não teve pena, mais tem muito carrão aí com enforca gato( amarra gato), abraçadeira plástica por aí, basta a galera colocar no elevador. Eu teria um Kwid, só para rodar dentro de minha cidade.

        • konnyaro

          Realmente o Kwid para a cidade é perfeito. Possuo um e digo que o carro é bem esperto, apesar de ter o motor capado em relação ao Sandero.
          Em estradas ruins o bicho surpreende, pois consegue passar de boa em alagado, pois rodei trechos longos na enchente (trecho mais fundo tinha uns 40 cm) aqui no sítio e não teve problema posterior no alternador ou motor de arranque, comuns em outros carros. Como é leve, consegue subir ladeiras de terra com erosões na boa (com embalo e sem ter dó do carro), coisa que minha saveiro cross com bloqueio eletrônico no diferencial não conseguia subir (uma roda ficava no ar e a outra patinava mas não conseguia subir). O fato de não ter barra estabilizadora na frente ajuda em muito o desempenho no fora de estrada, pois não limita a ação da suspensão e com isso se consegue mais tração (Os dois pneus dianteiros ficam sempre em contato com o solo).
          Já em rodovias, o curso longo da suspensão sem barra estabilizadora e o entre eixos curto não ajuda na estabilidade, ou seja, não dá para entrar rasgando nas curvas como estava acostumado com a saveiro (que tinha controle de tração e de estabilidade), mas andando de forma normal não haverá problemas.
          No geral, como carro de trabalho não tenho o que reclamar por enquanto, pois é bem econômico (média de 18 km/l), mas teria que ver por quanto tempo o carro vai aguentar os meus maus tratos, pois não tenho dó de buraco e lombada, e na terra onde outros andam a 20 km/h eu rodo a 60 km/h, tendo cuidado apenas nas curvas com cascalho, pois o entre eixos curto deixa o carro mais sensível à transferência de peso, ou seja, se você quiser fazer curvas de lado tem como fazer a traseira sair de forma fácil.

  • Josê Fagundes

    Ka no top3 mesmo sem central multimídia e câmbio automático. Carro com muito potencial. Focus importado da argentina vendendo mais que Golf fabricado no brasil, e focus sedan vendendo mais que jetta. Gol reagiu e agora parece que está com forças para brigar com o top3, e o argo estabilizando-se no top10. É louco ver o Creta esmagando o HR-V, que antes era líder isolado. O Regenade está cada vez mais renegado.

    • CharlesAle

      Como o concorrente direto do Ka no pódio, HB20, está em decadência em termos percentuais. E o Ka em ascensão. Creio que o Ka fecha 2018 como segundo mais vendido, perdendo somente para o Onix mesmo…

      • Geraldo Xavier

        Fruto do alto índice de sinistros com o hb20. Apólice negada em várias regiões do rj. É um excelente produto porém ninguém quer ter um carro muito visado por assaltantes e com seguro altíssimo. O que está travando o carro é a violência

        • Robinho

          é, um amigo deixou de comprar um, exatamente por isso.

        • carroair30

          Sempre achei o HB20 somente um “rostinho bonito” na verdade é um carro “bolha” logo vai estourar,enquanto isso seu concorrente o ETIOS se mantem num linear de vendas,com seguro barato,manutençao barata,e gozando da boa reputaçao da marca,agora se é um carro bonito ou feio,ai,cada um o enquadre como quiser

          • Alexandre Viotto

            É horrível, isto é inegável! Se fosse mais bonito, com certeza venderia mais, pois tem uma boa e confiável mecânica Toyota.

            • Luis Carlos Saccon

              Não sei por quê se fala tanto que o Etios é um carro feio ….. eu o acho muito bonito …..questão de gosto ….. e gosto não se discute !!!!

              • Alexandre Viotto

                Se a fama pegou, é porque algum fundamento tem! Kkkkkkk

                • Luis Carlos Saccon

                  Alexandre ….como falei , a beleza é muito subjetiva …. eu o acho bonito , um bom carro , e do tamanho certo prá se usar nas cidades ….. abcs

          • Dherik

            5 anos de bolha? O carro vende bem desde o lançamento.

          • Ernesto

            Como assim é um carro bolha? Desde o lançamento o HB20 vende bem.

        • Gomes

          A diferença é que Ka faz muitas vendas diretas principalmente para locadoras, já HB20 é bem mais comedido. Se colocar só as vendas de show Room HB20 da um baile

          • Geraldo Xavier

            O que mais vejo aqui no rj são hb20 com placas de bh. Tudo locadora. Não procede tanto seu comentário

        • Marcelo Amorim

          Seguro muito mais alto que os concorrentes,aqui em Natal o melhor dos perfis nao consegue menos que R$2.200.

          • Retrato do Papai

            e vou te falar que esse preço está muito bom… conheço gente aqui no RJ que paga quase 5 mil de seguro num SANDERO huehuehue

        • Malvino Jose Moreira Junior

          A menina dos olhos do ladroes aqui no RIO Hb20 , City , Fox , Onix foram mais de 50 mil carros roubados em 2017.

      • Alexandre Viotto

        Tbm aposto. Apesar do HB20 ser um excelente carrinho, sua mecânica já está ficando defasada e os preços são bem acima da concorrência…

      • Danilo

        Creio que o que está amarrando o HB20 é o estrangulamento da fábrica da Hyundai no Brasil que transbordou sua linha de produção com o Creta. Então, não tendo sobras, não se faz promoções. Sem preços chamativos, as vendas estacionam ou caem, o que no caso da Hyundai está sendo bom, pois sobra mais espaço pro Creta ser produzido.

    • Alexandre Viotto

      Brasileiro é trouxa, mas nem tanto… Óbvio que o Ka é um dos melhores compactos de entrada, por isso se consolidou em terceiro. Focus tem preço bem melhor que o Golf, além de ser um excelente carro! O Argo tem um ótimo custo/benefício. O Creta é muito mais bonito e bem acabado do que o HRV! E o Renegade perdeu o encanto da estreia da Jeep e suas deficiências, principalmente do motor FIAT 1.8, começaram a ser percebidas pelo consumidor…

      • Miguel

        Não foi o renegade quem perdeu o encanto, é que o encanto mesmo foi todo pro irmão maior, que está vendendo mais que qualquer outro SUV no mercado, mesmo sendo mais caro!!! Rs
        Nem Creta ou HRV estão sendo páreo pro Compass, que diga-se de passagem, é um bom carro.

        • Alexandre Viotto

          Concordo, mas acredito que as vendas iniciais do Renegade foram mais altas devido ao fator “novidade” e por ser um Jeep. E agora, analisando os pontos fracos do carro, ele perde para a concorrência em espaço e motorização!

          • Miguel

            Quanto à motorização ele deixa mesmo a desejar. Uma pena, já dirigi um, e com o motor embalado ele até vai bem, inclusive na cidade, mas é pouco motor pra ele.
            Com relação ao espaço interno ou porta malas é relativo. Quem sabe a FCA se anime e prepare um motor novo pra ele na reestilização de 2019…

    • Maycon Farias

      O renegade está incrivelmente estável a um longo tempo. Quando era só ele e o Hrv no ranking eles tinham médias de 4 mil unidades. Hoje temos meia dúzia de concorrentes e mesmo assim eles ainda continuam com um margem não muito longe do que era antes. Eu ainda acho que mais de 3 mil para ele e mais de 5 para o irmão mais caro faz deles um dos maiores sucessos dos últimos tempo. O Duster por exemplo que brigou com eles no passado não conseguiu se manter nos 20.

  • Freaky Boss

    “JEEP ultrapassa Nissan”.
    Como eu já me perguntei várias vezes: o que a Nissan está esperando para trazer seus SUVs?????

    Qashqai (principalmente) e X Trail fariam um bom papel aqui nesse momento.

    • Gomes

      Simples…para fabricar aqui precisa investir muito. Para trazer importado precisa posicionar num preço sem muita margem. Logo, é preferível manter um line up de plataformas baratas e falar para a Jeep “vai e seja feliz”

      • Luciano RC

        Exatamente… e como ela não tem um pós-vendas estruturado, pode se queimar mais ainda e prejudicar os poucos modelos que fazem sucesso no mercado (Kicks e Versa).

      • Freaky Boss

        concordo em partes, mas se ela quiser ter presença grande aqui no longo prazo (Será que quer?) vai ter que trazer por margem baixa e aí ir formando sua “clientela” e aumentando o preço devagar.

      • Freaky Boss

        E a JEEP investiu. Será que está valendo a pena? Se está, a Nissan poderia fazer o mesmo. Falta coragem e vontade.
        Mas se para a JEEP não está compensando, aí é outra conversa.

    • Alexandre Viotto

      A verdade é que a Nissan nunca entrou de cabeça no mercado brasileiro. Até a Renault, sua parceira, já investiu mais aqui no seu line up.

      • Freaky Boss

        também vejo dessa forma. Não estão ligando muito para o BR.

  • Adriano Silva

    ADEUS PALIO!!!

  • Oberon de Megrez

    Nissan Sentra vendendo menos que um Chery QQ…. Menos que a Frontier. Para quem foi 3º no ranking de sedans, que lastima

  • RVM

    200 golfs.. RIP

  • Oberon de Megrez

    Nissan… não precisa nem parar de importar o Sentra, pois é um bom carro mas, trás logo a Rogue para passar pelo menos a Honda rs

  • Diego G. de Lima

    7 mil fucking Stradas sendo vendidas. Clap, clap, clap.

  • Berkautren

    Aumento das chapas de aço para as montadoras, na ordem de 23%, já acertado. Aumentos consideráveis nos carros à vista.
    Será que as vendas irão se manter em crescimento neste cenário?

  • CARnivoro

    Nossa o Jac t40 vendeu bem esse mês!! 482 unidades foi um grande crescimento

  • Dherik

    Problema do Golf é preço. Se tivesse um manual com bom preço eu já teria um.

  • FocusMan

    Não me conformo com os números de vendas do Civic 33º HONDA/CIVIC 1.851
    Focus Sedan vendendo mais que Hatch o ano todo. 46º FORD/FOCUS SEDAN 700
    Trailblazer vendendo menos que X1 67º GM/TRAILBLAZER 298
    Sentra que já vendeu 2000 carros em um mês vendendo nada…. 69º NISSAN/SENTRA 243

  • hinotory O

    É duro ver vender tantos Cretas, com um motor ultrapassado e gastão e um desenho horrível.

  • afonso200

    civic nao vende nada, bahhhhhhhh

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