Carros mais vendidos Mercado

Os carros mais vendidos em dezembro e no ano de 2011

volkswagen-black-gol-20 Os carros mais vendidos em dezembro e no ano de 2011

No mês de dezembro, o mercado registrou 7,85% em relação a novembro, mas houve queda de 8,87% diante do mesmo período de 2010.



Foram emplacados 329.198 automóveis e comerciais leves, contra 361.228 “vendidos” em 2010. Sabemos bem que no final do ano retrasado, as vendas foram através de rapel, onde as montadoras faturam mais veículos do que as vendas reais.

Isto tudo apenas para bater cota ou recorde de vendas no fechamento do ano. Será que novamente o rapel atacou no mercado em dezembro passado?

Bom, no acumulado de 2011, o mercado brasileiro absorveu 3.425.596 unidades. Ou seja, foram 99.995 a menos do que a estimativa da Fenabrave. Mesmo assim, a alta foi de 2,90% em relação ao vendido em 2010.

No geral de todas as categorias, exceto motos e implementos, foram vendidos 3.514.905 veículos. Com estes dois segmentos citados, o Brasil consumiu 5.497.836 unidades.

Entre as montadoras, Fiat, VW e GM lideraram nos segmentos de automóveis e comerciais leves em dezembro, tendo Ford e Renault na quarta e quinta colocação entre os automóveis e Mitsubishi e Ford respectivamente nos comerciais leves.

strada-dualogic-1 Os carros mais vendidos em dezembro e no ano de 2011

No acumulado do ano, a Fiat liderou com 22,02%, seguida pela VW com 20,39%, GM (18,45%) e Ford (9,17%). Renault, Hyundai, Toyota, Honda, Citroën, Peugeot, Kia, Nissan, Mitsubishi, JAC, Chery, Hafei, Mercedes-Benz, BMW, Land Rover e Suzuki fecharam as 20 mais vendidas.

Em dezembro, o Uno deu um último golpe no popular da VW, roubando a liderança 32 carros à frente do rival Gol. O Palio em quarto surpreendeu, bem como a reação das picapes S10, Hilux e Montana, que botaram o Duster para correr. Mesmo assim, o romeno continua na frente do velho EcoSport.

No acumulado de 2011, o Gol pode soltar fogos, pois chegou a um quarto de século na liderança de vendas no país. Mas até quando? Uno e Palio se armaram bem para derrubar o campeão da VW.

Outro que deu show foi a Strada, emplacando mais de 47.000 exemplares à frente de sua rival Saveiro, liderando de forma absoluta entre os comerciais leves.

Abaixo, as tabelas com os carros mais vendidos de dezembro e no acumulado de 2011:

Dezembro

tabela-12-11-3 Os carros mais vendidos em dezembro e no ano de 2011tabela-12-11-4 Os carros mais vendidos em dezembro e no ano de 2011

2011

tabela-12-11-1 Os carros mais vendidos em dezembro e no ano de 2011tabela-12-11-2 Os carros mais vendidos em dezembro e no ano de 2011

[Fonte: Fenabrave]

  • SOBRINHO

    o corollão dominando os sedâs médios. Imagina quando tiver um modelo novo….com o fiasco do CIVIC vai bombar….

  • thezum

    Nissan subiu muito de posicao com a chegada do nissan march.O palio ja esta em 4°.Falta o HB para esta na frente do fox.civic so vendeu +-500 unidades, muito fraco.Agora na lista eu me pergunto como o golf consegue vender mais que o bravo!?se o novo ecoesporte chegar com valor prox o duster ja era.

  • thezum

    Eber esse novo sitema de mensagem ficou muito ruim, prefiro o antigo!!!!!!!!!!!!!!!

  • gustavo_bf

    Eber, o outro sistema de mensagem era muito melhor e mais intuitivo. Coloca ele de volta por favor.

  • André

    Esse sistema de mensagem realmente ficou ruim,era muito melhor como antes

  • flamm

    Nos meses de nov e dez a Nissan disparou com March e Versa. Caramba. 5600 somando os dois em dezembro. Se realmente quiser, a Nissan tem tudo p crescer daqui em diante. Que venham novos Tiida, Sentra, Frontier… Quem sabe Qashqai, Altima e Pathfinder.

  • José Carlos

    E em dezembro o aumento do IPI parece que fez a diferença. Nenhum KIA nos top 50 e apenas o i30 da Hyundai/CAOA neste quadro.

  • Nissan March ta subindo aos poucos. Acho que pode chegar perto do Top 10.

    Renault Fluence começa a se destacar.

    Duster parece que chegou no seu limite, assim como a Freemont.

  • VT

    Volta como era o espaço para mensagens! Sobre as vendas, tô de olho no crescimento do Versa. Com raiva apenas do Ágio que andam cobrando nele.

  • Douglas

    Tá pra nascer um sedan para bater o Corolla. Estou muito satisfeito com o meu 2.0. Ontem o meu fez 17.5 km/l na EPIA de Brasília. Obs. O carro estava a 80 km/h média e no plano.

  • Maycon Farias

    O linea me surpreendeu! gostei tb do numero do 500…
    parabens fiat

  • Luis

    O mercado andou muito bem em 2011, torço pra que tudo em 2012 ocorra o mesmo :D

  • thdmarques

    Da medo da quantidade de “carros” jogados na rua do 1 ao 12 colocado, como tem gente que nao da valor ao seu dinheiro…o menos pior da lista é o sandero e o novo palio…

  • marcos

    depois o pessoal do noticias automotivas acha ruim quando dizem que voces sacaneiam a toyota..
    o noticias não postou uma unica linha sobre o mito corolla que terminou 2011 como o carro mais vendido do mundo o carro mais vendido do Brasil o carro mais vendido de dezembro com mais de 6 mil emplacamentos e de quebra é o mais vendido do mundo em todos os tempos.
    como se não bastasse nos ultimos 10 anos ganhou 8 no Brasil..em dezembro o corolla vendeu igual a cruze, jetta e fluence somados haha

  • marcelo b8

    o versa vendeu muito bem em dezembro mas este mes parece q ele perdeu um pouco o folego q tinha, ja o cobalt começou fraco e agora esta forte mas vendas encostou no corsa hatch e ja esta entre os 20 mais vendidos deste mes…

  • rajkoothra

    Algumas tendencias para 2012:

    – Uno passa Gol como mais vendido
    – Palio deve se tornar o terceiro ou quarto mais vendido
    – March deve se estabilizar entre a 12a e 15a posicao vendendo mais ou menos 5.000 /mes
    – Versa e Cobalt vendendo 3.000 / mes cada junto com o Logan

    • thezum

      acho a a briga entre gol e uno vai continuar, porem o gol vai ter vantagem.
      o palio vai ficar em terceiro
      espero q o versa esteja na frente do cobalt.e venda masi q o logan tbem.
      espero que o march fique na frente de ka e fiesta.e que a nissan coloque abs no carro.se eu fosse comprar o march seria o 1.6.
      tomara que o 207 caia bastante em vendas paraa peugeot deixar de ser burra.

      • Edson Roberto

        E ainda terá o Gol 2 portas que vai baratear um pouco mais o Gol podendo mante-lo na liderança.

        Se a VW tomasse hoje a postura de eliminar o Gol G4 de linha para o Gol G5 duas portas, ela mataria de vez o Uno. Mas creio que por ganho por produção não seria tão viavel assim.

        • Tripa-Seca

          Se a pessoa for fazer seguro, o Gol GiV é o PIOR NEGÓCIO DO PAÍS. Pior que Celta e Mille.

        • rafa_marcao

          Talvez com a chegada do UP, o Gol G4 deixe de existir.

          • Tripa-Seca

            Mais que a chegada do UP, as pessoas terão que deixar de comprar o Gol..

            • pedro_bh

              Mas a VW brasil só sabe vender GOL!! e agora?

  • Pedro Evandro

    Nissan March ta subindo aos poucos. Acho que pode chegar perto do Top 10.

    Renault Fluence começa a se destacar.

    Duster parece que chegou no seu limite, assim como a Freemont.

  • EduardoPGR

    HILUX: 4248. Enfim, superando qualquer tipo de expectativa. Eu que sou proprietário de uma não acreditei quando li que foram vendidas tantas Hilux assim. Surpreendente!

    • fip_mengo

      e ainda mais caro, passou a vender muito mais!!! Vai entender!!!

      • bcaixetta

        antes fosse só mais cara, mais feia também né!

      • BestCarBrazil

        A tal da inflação elaiá !

  • rogeriulima

    Destaque para o Fluence vendendo quase 2 mil unidades, merecia estar na frente do Jetta.
    O Cruze vai se firmar na segunda posição.
    Bravo vendendo relativamente bem, merecia vender mais só que precisa de uma forcinha extra da Fiat.

    • expresso222

      O Fluence não vende mais do que o Jetta por não ter tantas concessionárias e ainda ter o fator preconceito com os franceses.

      • rafa_marcao

        E quando vencem a barreira do preconceito, muitas vezes não tem o carro disponível.

    • TecoPadaratz

      Bravo não vende relativamente bem…..Os concorrentes vendem quase 3 x mais.

      O i30 vendeu mais de 2700 e focus vendeu quase 2500. Até o Golf que está décadas desatualizado, está vendendo mais que o bravo.
      E tem mais, o bravo só vende 1000 porque citroen deixou o c4 acabar, a peugeot deixou o 307 acabar e aí faltam opções.

      E um recado pra fiat: fique esperta que o cruze hatch tá chegando. Será o enterro do bravo ? E quando o novo i30 chegar ?
      O bravo vai continuar sendo esse mesmo de sempre, sem câmbio automático ? Aí pode enterrar de vez !!! Aí pode começar a vender versões peladas para tentar sobreviver !!!!!

  • Renault Duster a frente do Ecosport.
    Renault Megane Grand Tour batendo novo recorde seguido.
    Renault Fluence novo recorde.
    Nissan March continua aumentando as vendas.
    Nissan Versa a frente do Cobalt. Adoroooooo!!!!!!!!!!
    Nissan Livina batendo recorde de vendas.
    Nissan Frontier batendo recorde de vendas.
    Mitsubish ASX um recorde de vendas incriveis. Aumento de 50%;
    Toyota Hilux batendo recorde de vendas.
    Hyundai Santafe batendo recorde de vendas.
    Journey a frente do Freemont. Adoroooo!!!

    É, as 4 grandes já era. Novos carros, para um novo Brasil. Pra 2012 vamos ver como vai si sair o Civic e Mitsubish Lancer. O Lancer já está começando a vender muito, e já está colado no Citroen C4 Pallas, Peugeot 408 e Ford Focus Sedan.

    • experientdriver

      não existe este negócio de 4 grandes, é da cabeça limitada do brasileiro que nunca foi informado

      todas as montadoras atuando no mercado brasileiro, com fábrica ou não, são multinacionais que tratam o brasileiro com os carros que ele merece, inclusive as 4 que vc citou renault, nissan, mitsubishi e toyota

      • Tripa-Seca

        Exatamente isso…Essa de que "As 4 grandes são responsáveis pelos preços altos" para mim não cola.
        Venda seu carro mais barato. Não deixam? Denuncie! A Renault já enfrentou o exército Nazista, vai se curvar diante de um cartel desses?

        • Euzi0

          A Renault não reclama de vender seus carros com preços e lucros altíssimos , por isso não fala nada. Quem entra no Brasil para vender carro, sabe que vai lucrar o dobro que em outros mercados.

          Denunciar para que? Se assim lucram um monte

          • Tripa-Seca

            Pois é…o pessoal não é contra o lucro abusivo. É contra 4 montadoras específicas.

            • experientdriver

              corretíssimo… essa é a forma birrenta de pensar que não vai levar o brasileiro a lugar algum

        • Pedro_Rocha

          Enfrentou de que forma? A despeito da controvérsia sobre o papel de Louis Renault, eles foram constrangidos a colaborar com a máquina de guerra alemã assim como várias empresas de países ocupados.

          • Tripa-Seca

            Assim como a Ford. Segundo o próprio Renault, eles foram forçados..E agora? As 4 grandes estão forçando eles a vender os carros pelo dobro do preço de outros países?

      • Marcelo_Machado

        Exatamente, o que enche meu saco nesses blogs sobre carros é esse povo com esse papinho sem fundamento de boicote às ditas 4 grandes, que elas são as culpadas de tudo de ruim que temos no setor.
        Colocar a culpa nos outros é sempre mais fácil……

        • experientdriver

          é birra de alguns que usam tapa-olho, mas felizmente estão aí vários colegas de blog com capacidade de enxergar além

    • Maycon102

      Felismente amigo, esse começo de mes o Freemont ja vende o Dobro do Journey srsrsr
      Freemont 65
      Journey 31.

    • vitimsl

      Kra, o Cobalt vendeu quase o mesmo que o Versa mesmo com o atraso na entrega e racall logo de cara… Sei não hein, vamos ver esse mes agora como vai ser… Eu aposto no Cobalt.

    • MM_

      Qual a diferença entre as "4 grandes" e as outras? As outras não tem CCS suficientes para chegar perto do número de vendas das 4, nada mais.

      Sobre o Lancer:
      1) Não está começando a vender muito, como nunca vai vender. Estar colado em Pallas, 408 e Focus não é mérito, muito pelo contrário. São os "lanternas" do segmento. Focus e Pallas estão no fim da vida. 408 tem conjunto mecanico obsoleto do Pallas, o que por si só já lhe tira qualquer pretensão de vender bem.

      2) Não "torço" para nenhum carro ou marca, mas espero que o Lancer venda pouco mesmo. Já temos muitos carros pelados e mal acabados vendidos a preço de ouro.

      • Tripa-Seca

        Mas ele não é das "4 grandes do mal"…Se fosse da Nissan então (Aquela do carro japonês revolucionário de 2 estrelas no crash-test)..

        • ricpts

          March: passou por 5000 testes, mas foi reprovado no principal, o de segurança… só na América Latina.

    • p_h

      Sem querer ser chato, mas está meio incoerente o teu user ser "lucrobrasil_boicote" e você ficar feliz pelo Mitsubishi Lancer supostamente estar vendendo bem (não está… mas enfim).

  • Alex_JW

    Lamentavelmente 2012 reserva um domínio amplo especialmente das 4G's, vez que os importados ficarão (alguns já estão) com um preço irreal e proibitivo face ao aumento do IPI.

    Isso resultará numa queda da concorrência, e nós pagaremos essa conta.

    Esse conjunto de fatores pode ensejar um aumento de preço nos carros "nacionais", pois os "importados" ficarão tão mais caros que permitirão uma margem de lucro ainda mais pornográfica especialmente de VW, Fiat, GM e Ford. Nissan e Renault se mantiverem seus preços, já que seus carros não foram afetados pelo aumento do IPI, terão uma oportunidade impar de vender muuuuito.

    • Tripa-Seca

      Quem mais importa são as 4G. E para acabar com o domínio delas é fácil: Coloca Sandero e March a 21 mil, Clio a 19, Logan a 21.500, 206² a 23, Versa a 32…
      Ah, as 4 grandes não deixam? Que peninha dessas montadoras…Ou será que elas não querem vender mais barato e perderem seu lucro exorbitante?

      • MajorAutomotivo

        Pois é. O Clio todo completo ficaria imbatível com um preço entre R$ 26.000 a R$ 28.000,00.

        • Tripa-Seca

          Voltando com ABS e Air-bag, de fato sim.

  • fip_mengo

    Meus destaques de fim de ano…

    – Corolla, vendas ótimas!!
    – Jetta, foi tão desconfiado, tanta gente achou qe ia encalhar, tá em 3º entre os sedans medios!!
    – Hilux, foi renovada, ficou mais cara, e vendeu mais!!!
    – Palio, ano que vem pra mim passa o celta fácil!!
    – Sandeiro, deixou o Agile pra tras, merecidamente!!!
    – Duster, já chegou chegando!! Só falta ver o qe a ford vai fazer com o novo ecosport ano que vem!!

    Se esqueci de algum, digam aí!!!

    • Tiago_brito

      vc so esqueceu que ja estamos em 2012 kkkkkkkkkkk
      e tbm o march passa o ka jaja….

    • Oyama Almeida

      É lógico que o Sandero passou o feioso Agile….táxis e viaturas e o fato de ter 1.0 ajudam aumentar as vendas do Sandero !

      • ricpts

        Nunca vi um taxi Sandero! Já vi Logan da Renault, pelo menos em São Paulo.

  • Alex_JW

    Já que a FIAT mais uma vez não conseguiu emplacar boas vendas com Bravo , Linea e Freemont, vivendo cada vez mais só de Palio e Uno (lembrando que nesses segmentos de entrada chegarão logo japoneses e coreanos) é bom ela caprichar bem no novo Linea ou trazer logo o Dodge Dart, caso contrario seguirá pagando mico nos segmentos mais "elitizados".

    Quanto aos carros citados, o Bravo precisa de um câmbio AT de verdade (o Dualogic enfrenta forte preconceito, apesar de grande melhora), o Linea foi péssimamente posicionado (um Punto sedã não pode ter pretensões de bater de frente com Corolla, Cívic e Cruze, quando deveria ser posicionado pra brigar com Polo e afins), e o Freemont merecia um cambio AT de 6 marchas e um motor um pouco mais forte, caso contrario seguirá sendo vista como um Jorney de entrada.

    • zemarreta

      brasileiro está aprendendo a gostar de câmbio AT. Realmente, enquanto a Fiat não colocar um AT que preste no Bravo, e principalmente no Linea, eles já perdem por WO.

      • mho

        Em dezembro a Fiat deve ter feito alguma promoção com o linea, pois teve um desempenho bem melhor que o habitual.

        • experientdriver

          a fiat sempre teve um portfolio limitado a derivados do palio e não consegue fazer sucesso com nenhum segmento considerado mais premium… a visão que as pessoas tem da fiat é que fabrica carros populares e só

          por isso ser lider de market share onde vender 1 uno de 20 e poucos mil conta o mesmo que vender 1 SUV de 100 e tantos é algo com pouca importancia

          para qualquer montadora vale mais alcançar lucratividade e qualidade do que market share

    • Marcelo_Machado

      Não acho que um A/T com com conversor de torque faça tanta diferença assim nas vendas. O "preconceito" Fiat nesse segmento atrapalha muito mais.
      Qto aos automatizados, eles estão vendendo cada bez mais, tanto na Fiat qto na VW.

      • Tripa-Seca

        Mas o curioso que o Stillo não sofreu tanto com esse preconceito.

        • Marcelo_Machado

          Lógico que sofreu e ainda sofre. A diferença é que o Stilo tinha menos concorrentes no segmento como tem agora.
          Se o Stilo não fosse da Fiat, qdo foi lançado no Brasil, pela tecnologia que tinha nele e não tinha nos outros, ele faria o mesmo estardalhaço que o i30 fez. Mas como era Fiat…….

      • zemarreta

        A VW vende bem gols e Jettas. Essa explicação da montadora do carro popular que não vende sedã médio pra mim não cola. Prova disso, é que a Freemont tem fila de espera.
        Quanto aos automatizados, eles pertecem claramente a um segmento inferior, de menos de uns 45 mil reais. Acima disso já há muita opção de automáticos normais e qualquer um que não comprador exclusivo da Fiat e fizer um TD num desses vai sentir a diferença brutal entre os sistemas.

        • TecoPadaratz

          Freemont tem fila de espera ? E porque vendeu bem menos que a journey ?

          • zemarreta

            A de 7 lugares tem sim, a de 5 é que está encalhada.

      • YoOdEx

        Pra mim o grande problema da Fiat começa no Linea: carro que não convence ninguem. Um comprador de Corolla, Fluence, Civic, Cruze, não se dá nem ao luxo de ir conhecer o Linea pois o carro não aparenta ser sedan médio pra ninguem. É um carro inferior que a Fiat tenta forçar a barra em cima. Supondo que o sujeito resolveu dar uma conferida no Linea. É só dar uma volta com o cambio dualogic e sentir diferença até pro 4 marchas do Corolla muito superior. O cara abre mão do Linea, mesmo sendo 10 mil reais mais barato.

        O Bravo chegou atrasado, mas é um carro maravilhoso, com um interior muito bonito e bem acabado, apesar de espaço ruim na traseira. Mas quem compra Hatch médio? Normalmente é um publico mais jovem, que busca maior esportividade. E o Bravo com motor 1.8 16v dá uma desanimada, perante a i30 2.0, Focus 2.0, e até mesmo o Golf 2.0 ( que por ignorância tem gente que acha que é o carro que mais anda no país). Claro, tem o 1.4 turbo, mas se acham que o Golf 2.0 já anda muitoo, o que dizer de um motor 1.4?

        Fremont é um carro bacana que dizem estar em falta em concessionárias. Porém acho que para o publico alvo dele, a logo-marca Fiat na frente não transmite tanto Status quanto um Hyundai, Kia, Chevrolet, Honda etc…

        • zemarreta

          Mesmo entre os mais baratos o Linea e seu Trancologic não convencem. Não estou tão a par do mercado de sedãs médios, mas imagino que pelo mesmo preço do Linea dê para pegar pelo menos um Focus Sedã ou Fluence ambos com câmbios infinitamente melhores.

        • pedro_bh

          A Fiat tinha q trazer ou fabricar aqui. o Dogde Charger…. esse sim seria briga boa com o corolla e civic.

  • Racer2001

    A rápida ascensão da Nissan no mercado brasileiro é algo notável. Duvido que a própria fábrica acreditava que March e Versa pudessem ter esses números poucas semanas após seus lançamentos.

    E as vendas do Corolla são realmente impressionantes. Incrível como esse carro vende tão bem no Brasil, mesmo tendo um custo-benefício no mínimo discutível.

    • Tripa-Seca

      Desculpa, mas que fabricante colocaria um carro importado do México (=menos impostos) por 27 mil e não esperaria que ele vendesse 3 mil unidades por mês?

      • Racer2001

        Veja o exemplo do QQ e do Clio. São mais baratos que o March e não vendem nem isso por mês (em regra vendem menos de 1.000 e 2.000 unidades, respectivamente). O March mal foi lançado e já ultrapassou QQ, Clio e 207. Eu considero isso um feito e tanto, considerando o baixo número de concessionárias e o fato de o preço de revenda (ainda ruim, no caso da Nissan) ser muito valorizado por quem compra carro popular.

        • Tripa-Seca

          Bom, o primeiro é Chinês, sujeito a rejeição e a problemas de importação. E o Clio vendeu quase 3 mil exemplares esse mês, e tem média de mais de 2000 por mês (Portanto, ele não só chega nesse limite, como ultrapassa. Só ver a média mensal através do ano). E ele só ultrapassou 2 projetos com mais de década, e um deles sem versão 1.0 e mais de 10% mais caro, uma diferença considerável na categoria. Acho que o carro está tendo bom desempenho até, mas nada de excepcional e fora das projeções da Nissan.

          • Racer2001

            Colega, você está falando de 3.000 ou 2.000 unidade mensais? O Clio raramente chegou a 3.000 unidades em 2011. Houve mês em que vendeu 1.500 unidades. Além disso, em dezembro ele foi vendido por R$ 22.990,00 nos feirões da Renault. E estamos tratando de um popular consolidado no mercado, conhecido pelos consumidores, pelas concessionárias e pelos mecânicos de oficinas de rua.

            Considero a idade do projeto irrelevante para a discussão, do contrário o March teria que passar Gol, Mille e Celta também. Brasileiro não liga pra isso, como você sabe. O "Trio Parada Dura" que lidera o nosso mercado de populares tem que ser deixado de lado quando se avalia esse segmento, pois a discussão sobre o expressivo número de vendas desses três carros envolve inclusive aspectos culturais.

            Estou me referindo à penetração de mercado, e nisso a Nissan se saiu muito bem com o March, considerando, repito, o baixo número de concessionárias que tem. Aliás, fui em uma delas para conferir o Versa e fiquei impressionado com o número de pessoas. Tinha fila para test drive e para atendimento. Até há pouco tempo ninguém sabia o que era Nissan no Brasil. Os caras estão mandando bem e vieram pra ficar.

            De qualquer forma, entendo que você considere 3.000 unidades um número baixo, considerando os líderes do mercado. Mas, avaliando o contexto, foi um número muito bom, na minha opinião.

            • Tripa-Seca

              Sobre a média de vendas do Clio, ele vendeu 27 mil carros, o que dá mais de 2000 por mês.
              No mais, é isso aí que você falou. Abraços!

  • ambrosio1974

    O Corolla sempre surpreende! Vendeu mais que Civic e City juntos; veremos como ficará com a chegada do New New Civic.
    O ASX realmente está vendendo bem, gostaria de ver uma avalição do consumo e câmbio automático.
    O Gol será reestilizado e conseguirá manter a liderança fácil.
    O Fiat 500 vendeu pouco, reflexo da falta de carros nas concessionárias.
    O March está surpreendendo, vai aumentar as vendas com a versão 1.6 recém chegada.

    • Alex_JW

      Quanto ao Fiat 500, um amigo meu montou sua configuração, já que os disponíveis (poucos) para pronta entrega eram os mais caros, resultado: vai ter de esperar 4 meses do carro chegar.

      A versão que ele escolheu foi a de entrada – Cult – com câmbio Dualogic.

      Ou seja, um absurdo, eu não esperaria 120 dias por um carro.

      Quanto ao Corolla, só o pós-venda pode explicar, pois mesmo sendo um ótimo carro, seus números de vendas são irreais para o seu alto preço.

      • Tripa-Seca

        Olhe, de todos os males que os fabricantes possam causar ao mercado nacional, essa demora na entrega de carros importados é com certeza a que eles são menos responsáveis. Por questões óbvias, seria interessante para Fiat mandar "descer 10 mil 500 para o Brasil". Mas aí, eles são vítimas, assim como nós, da ineficiência de nossos portos.
        Claro, vão ter sempre aqueles que não conhecem o processo e falarão "Mas as fabricantes tem que se planejar melhor"….Como se houvesse falha delas nesse processo.
        O pior de tudo é que os portos são assim por questões óbvias também.

  • higojoseph

    queria um fiat 500, ix o novo ecosport é bonitão e ta chegando será que o duster vai aguentar o tranco, x1 ta vendendo d+,
    evoque é muito lindo e ta vendendo bem,quero um

  • zemarreta

    Fiquei impressionado com os mais de mil tiguans vendidos em dezembro. Acho que o pessoal deve ter corrido para pegar algum preço promocional ou coisa parecida… Com os preços novos dele, duvido que esse desempenho vá se manter.

  • zemarreta

    Aliás, falando em IPI, o classe C da MErcedes sumiu dos 50 mais vendidos. Provavelmente aquele resultado é porque muita gente antecipou a compra.

  • guiboracini2

    caramba, 670 BMW X1 esses mes…
    vendia media de 250…..

    • rafa_marcao

      Comprando antes do aumento do IPI

  • renan60

    Nossa mas quanto City no acumulado do ano, mesmo o carro sendo uma porcar!@, muito inferior a Cerato, Fluence e Sentra (carros com versão de entrada abaixo de 60.000), ele continua vendendo bem, to torcendo pro Lancer conseguir pelo menos 1000 unidades ao mes, e o Bravo perdeu pro Golfssauro em vendas, o que mais espero pra 2012 são carros globais e motores globais (ouviu dona VW), esses dois itens eram encontrados em 90% dos importados e agora com IPI só nos restam 95% carroças e 5% carros de verdade, espero tambem propagandas descentes e não essas merd@$ de propagandas deste nosso país, se vocês montadoras não tem a capacidade de fazer um comercial descente peguem um dos EUA ou Europa, O UNICO COMERCIAL AUTOMOTIVO DESCENTE PRODUZIDO NO NOSSO PAIS ANO PASSADO FOI PONEIS MALDITOS, o resto foram PORCAR!@$ SEM A MENOR CRIATIVIDADE

    • Tripa-Seca

      Agroboys, do Uno, Focus vs Tiida…

  • RicRB

    Chevrolet Cruze se firmando no concorrido segmento dos sedans médios!!! (17º: 3.266 unidades)
    Land Rover Evoque veio com tudo mesmo ( linda que só ela rsrs- 33º: 600 unidades)!!!
    Peugeot 3008 aparecendo no ranking!!! ( 50º: 242 unidades-com potencial de vender bem mais…uma pena)

  • brunoxeca

    É Honda a sra se complicou esse ano!

  • FAELTIMAO

    O Sandero mais um ano sobrou pra cima do Agile……

    • Tripa-Seca

      Mas o Sandero tem versões mais baratas. É obrigação ficar na frente. Vergonha é o Ká estar atrás do Fiesta, sendo esse mais caro.

      • Marcelo_Machado

        Quem tem ou já teve um Ka sabe muito bem pq ele esta tão mal nas vendas. Eu fico até impressionado, achava que deveria vender bem menos.

        • Tripa-Seca

          Ká se juntou a Gol GIV, Celta e Palio "GIV" (Esse em menor nível), como falta de respeito com o consumidor. Tínhamos um carro diferenciado, de visual diferente, rodar esportivo, e com algumas melhorias, poderia continuar sendo vendido como era. Mas pioraram o carro para estar no nível do Celta, que já era uma ofensa tendo em vista o primeiro Corsa. No caso do Gol, trocaram o painel de carro de categoria superior (Embora de qualidade péssima), a forração das portas, motores 16V e Turbo, pelo interior do Fox que a própria VW estava rejeitando. E continuou líder (O pior é ver os "entendidos" dizendo que essa falta de respeito é melhor que o G5)! O erro do Palio foi tão grande que a Fiat voltou o farol duplo e tentou melhorar a laterna traseira. Se o Gol GIV tivesse sido rejeitado como esse Palio foi, nosso mercado estaria bem melhor.

          • rattrap587

            Mas o custo-benefício do Ka Sport tá bacana. Vc consegue um por 35K – O interior é honesto, com rádio/CD/USB, painelzinho simples, mas maneiro, com iluminação branca. O espaço interno é similar (um pouco menor) que um Gol GV, mas o motor 1.6 rende 117 cv… Para o peso dele, deve andar muito… Fora as perfumarias na pintura, saias laterais e rodinhas esportivas… Se eu tivesse recursos para um segundo carro, catava um com certeza.

      • FAELTIMAO

        No Brasil preço já não manda mais nas vendas…..como exemplo temos Voyage vendendo mais que Logan….Mini Cooper mais que Lifan 320……Corrolla mais que Sentra…….

  • ZEKINHA71

    Na lista completa da FENABRAVE aparecem premio, elba, marea, chevette, santanta, monza, kadett, escort, logus, alguém sabe me dizer porque? Será que existe ainda essas tranqueiras 0 km em algum lugar?

    • MajorAutomotivo

      ??????????
      Estranho mesmo.
      Mas eu compraria um Santana ou Kadett 0km.

      • ricpts

        Eu compraria um Escort ou um Kadett.

  • Tripa-Seca

    Não é questão de preferir Uno ou Gol (Não importa quem vença, nós perderemos), mas esse resultado mostra que brasileiro não liga mesmo para segurança. Que valha o mesmo número de estrelas obtido, a pontuação do Fiat foi menor que do Celta! Quando resultados desse tipo determinarem o que compraremos, nosso mercado estará dando um passo importante.

    • rogeriulima

      Verdade seja dita quem não tem pelo menos 50 mil pra comprar um carro está perdido em caso de acidente.

      • Tripa-Seca

        Na verdade, tem opções razoáveis por menos, como Palio, Gol, 500…O crash-test deixou muito carro de fora, como Fiesta, Punto, Cobalt, Ágile, Novo Palio, Versa, Tiida Sedan, Picanto..

  • MrWaideman

    Focus perdeu do i30 no ano e no mes de dezembro.. Será que foi efeito do "Corram, ultimas unidades sem IPI!!" ?

    • rafa_marcao

      Acho que sim. Os números "reais" serão contabilizados no primeiro trimestre de 2012.

  • rattrap587

    Muitos não vão gostar do que vou escrever aqui, mas… Vou escrever… Essas vendas do Uno são incríveis!!! Como um carro tão porco e vagabundo consegue rivalizar em vendas com o Gol, que apesar dos pesares, tem melhor design, acabamento, motor, transmissão, instrumentos, tudo dez vezes melhor que o Uno… Parabéns Fiat. Isso é um verdadeiro milagre!!! Tomara que o novo Palio (esse sim parece ser um bom projeto) passe a ser o segundo colocado e o Uno caia pra caramba em 2012… Quem sabe se assim a Fiat melhora esse carro medíocre…

    • ricpts

      Vende porque é barato e gasta pouco combustível. Brasileiro não liga se o carro é seguro, também não pesquisa a satisfação dos consumidores, porque o que tem de gente reclamando do motor desse uno…

      • Tripa-Seca

        Olha, ele estava na frente do Gol nas minhas preferências de carro. Mas quando em uma promoção, o Gol igualou o valor dele (E do Celta), a escolha ficou mais fácil.
        Acho que o Uno seria um carro interessante: Tem um visual externo legal, um interior decente, vamos dizer, criativo…Não sei se lembram, mas na década de 90 a 4 Rodas fez um crash-test com o Palio, e esse foi um dos melhores, mas teve um problema crítico com os pedais. No ano-modelo seguinte, os pedais saíram desarmáveis. Não sei se o problema do assoalho no crash-test foi um problema da unidade testada, ou se o carro de fato tem um problema de projeto. Se a Fiat melhorasse a segurança, e ele fosse o substituto do Mille, inclusive em valor, seria um dos melhores negócios da categoria.

        • vitimsl

          Kra… Um dos piores carros que já dirigi foi um novo uno wai 4 portas 1.0. Nunca vi carro tão manco… Celta, Gol, Mille parecem 1.4 perto dele… E detalhe: esse 1.0 EVO bate pino com forca com gasolina, pior que os motores GM!

          • Tripa-Seca

            Meu tio está frustado com o 1.4 dele, mas por causa de defeitos…Para você ter uma idéia, faz 1 ano, e ele não conseguiu se desfazer do Fiestinha Rocam 2001 dele, porque acha mais confiável.

    • YoOdEx

      Temos um novo Uno em casa (eposa do meu pai), e concordo em partes com você. O Gol é mais carro.. suspensão mais firme sem ser duro (o Uno é muito molenga pra mim), cambio do Gol infinitamente superior, motor do Gol parece maior e mais esperto, visual do Gol é mais sóbrio, enquanto o Uno é mais "carro fofinho". A vantagem do Uno está no preço na minha opnião e do interior que apesar de não ser melhor que do Gol, transmite a sensação de ser criativo e aconchegante.

      Mas tenho em mente: Uno é um caro mais confortável, mais macio para quem gosta de um carrinho para rodar na cidade. O gol é um carro que dá maior prazer de dirigir, é mais sóbrio e encara melhor uma estrada. Normalmente mulher escolhe o Uno, e homem pega o Gol, não é questão de preconceito mais sim de necessidade que cada gênero normalmente prefere.

      • Tripa-Seca

        Em casa tenho um dilema parecido. Tenho Gol e Palio. Não acho a questão de um ser melhor que outro. Mesmo a questão da superioridade do câmbio do Gol é discutível: Detesto o fato de você ter que abaixar a alavanca para entrar ré, porque isso faz que a alavanca possa abaixar em qualquer marcha, aumentando o curso do câmbio. O volante do Gol é péssimo, do Palio é ótimo…Porta-malas e espaço interno os dois são ruins. Palio tem bancos melhores, mas não gosto do seu comportamento molenga. Nisso acho o Gol superior. O VHT anda bem e é econômico, mas gasta mais que o Palio que é 1.3. Sobre defeitos, é complicado comparar, porque um é 2011 e outro 2005. É óbvio que o Palio dará mais oficina. Eu vejo os dois como complementares, de estilos diferentes…Não é uma questão de superioridade, como de qualquer um desses teria para um Celta, por exemplo..E quando fui comprar, o Chevrolet estava no preço do Gol.

        • marciors01

          Tripa, experimente o clio por algum tempo.
          A supensão proporciona mas o carro não inclina como o palio.
          O cãmbio não é lá muito leve mas é preciso, o curso também é um pouco longo.
          Se quiseres fazer o carro anda basta reduzir marchas, se o motor estiver em aproximadamente 3500rpm para iniciar uma ultrapassagem ele anda MUITO mais do que gol e palio, e posso afirmar isso porque dirigi os dois úlitmos recentemente e tive um clio 1.0 16v por três anos.
          O banco do clio hojé é melhor do que os bancos do megane que tenho, é um dos melhores do pais, largo, assento longo e as laterais do encosto envolvem o corpo, parece um banco esportivo, estão melhores do que na época que eu tive clio.
          Um amigo comprou ontem e fui na css com ele, sentei no banco e fiquei surpreso, encaixei no banco quase como se estivesse em um recaro.
          Outro ponto que chama a atenção é a largura da cabine na parte frontal, march ou uno parecem estreitos.
          Desconsiderando o visual é o melhor popular do mercado para ser dirigido, dou muito valor aos bancos já que são um ponto fundamental e nisso ele ganha disparado, ganha até de compactos premium e alguns médios que possuem bancos ruins.

          • Tripa-Seca

            "…dou muito valor aos bancos já que são um ponto fundamental e nisso ele ganha disparado.."

            Está corretíssimo! Outra coisa que acho importante é alavanca de câmbio e volante. E desses 3 itens, o Gol GV é ruim em dois!

            • marciors01

              O volante do gol é a coisa mais bizarra que já vi, o aro não é redondo mas oval r fica apertando a mão entre o indicador e o polegadar, bem na "almofadinha", é horrível.

  • marciors01

    Realmente este uno é horrivel, interior feio, suspensão inclina demais, o cãmbio é borrachudo, não anda (parece estar atolado) e o motor geme de forma desagradável ao ser acelerado com vontade, vende somente pelo visual moderninho.
    O cobalt tem o problema da dianteira e do motor um pouco fraco mas o interior é muito, mas muito mais agradável do que o interior do versa, visual interno mais bonito, o interior cinza foi muito bem escolhido, plásticos que visualmente passam mais qualidade e são mais agradáveis ao tato, mais silencioso e mais espaçoso, interior tão grande quanto o do megane.
    O problema atual é o ágio, aqui estão cobrando algo entre 3k e 4k acima do valor de tabela, o sujeito que compra é louco.

  • rpasini1

    Hyundai veloster, o carro mais rápido em cair as vendas, no mundo!

    • rattrap587

      Adorei isso… Um carro que só tem design e é vendido como esportivo puro-sangue… Já chegou a custar ridículos (no sentido de ridiculamente caro) R$80.000,00 em concessionárias de SP… É o cúmulo da idiotice comprar esse carro por esses valores. Não vale nem 50K. Que dirá 80K!!! – Que continue sua queda-livre de vendas. Acorda Caoa… Os consumidores brasileiros são otários sim, mas até certo ponto… E vc´s ultrapassaram o limite do bom-senso faz tempo com esse carrinho "bonitinho e ordinário".

    • Macaws

      Também notei que o Veloster (e o Elantra, claro) estão com números ridiculos a ponto de não aparecerem nos 50 mais vendidos, certamente devido à política de preços bizarra da Hyundai caoa…
      Eu tenho muito interesse em comprar um Veloster, pena que a caoa não tem interesse em vender… não pago 1 centavo acima de R$ 65K nesse carro… não que valha isso, mas é o quanto estou disposto a pagar

  • YoOdEx

    Não sei se vocês repararam, mas as vendas da HONDA despencaram! Comparando com os resultados de dezembro 2010:

    15º HONDA/FIT 5.520 – Em 2011: 33º 1.860
    18º HONDA/CITY 4.257 – Em 2011: 36º 1.671
    26º HONDA/CIVIC 3.407 – Em 2011: Não está entre os 50 mais vendidos, ou seja, menos de 980 unidades.
    7º HONDA/CRV 2.500 – Em 2011: 10º 1.888

    As vendas despencaram assustadoramente! Pasmem, CRV foi o Honda mais vendido mês passado! E mais, não acredito que o Honda Civic 2012 possa melhorar muito essa situação. Parece que a Honda não está tão mais no gosto do brasileiro. Acho que isso é resultado de uma politica arrogante de preços altíssimos em seus automóveis que nem sempre apresentam qualidade superior à concorrentes mais baratos!

    Ps.: torço para que aconteça algo semelhante com a Toyota, para termos preços mais justos em seus veículos!

    • Tripa-Seca

      Cara, para que a Toyota abaixaria o preço? Tem é que subir mais!! Vai lá no post sobre a liderança mundial do carro, e leia:

      "Vale cada centavo pago"..
      "Não gosto dessas frescuras, porque são apenas para dar problemas (Se referindo a itens de conforto).
      "O melhor carro da categoria (Deixando claro que não conhece os outros).

    • Douglas36

      Como já disse antes. Para mim o Honda Fit era o tipo do carro que só vendia por consequencia do Civic e por insistencia da patroa, acabava deixando de levar o civic. Com a queda do civic, o fit caiu junto.

  • HugoBorgesOliv

    Hyundai amargando péssimas vendas com o i30, Elantra e Veloster mas continua bem nos utilitários.

    • MajorAutomotivo

      Realmente. Podemos dizer que o i30 salvou o 13º dos vendedores.
      Mas, quanto aos Veloster, Elantra, Sonata e Azera … um verdadeiro fiasco no mês de dezembro. Colhendo os "bons frutos", sem dúvidas.

  • MajorAutomotivo

    Minhas impressões:
    O GM/Cruze ficará sendo o 2º ou 3º sedan médio do Brasil. Tudo depende do sucesso ou fracasso conseguido pelo Civic 2012.
    Renault Fluence, está vendendo razoavelmente bem, mas parece fadado a ser um figurante nesse segmento. Não sei o que a Renault terá que fazer para avançar nas vendas desse modelo.
    É possível que o meu próximo carro, em 2014, seja um Fluence. Mas, também tenho interesse no Duster, Nissan Sentra (ou substituto) e grande curiosidade de conhecer o JAC J5.
    Quanto aos compactos de entrada:
    O Gol será ultrapassado pelo Uno, ou esta briga irá se alternar durante todo o ano?
    JAC MOTORS:
    Para mim, a grande decepção do ano. Poderia ter feito uma revolução. Penso que o Habib não teve visão de mercado suficiente. Posicionou os carros em um patamar de preço muito elevado. No primeiro movimento que as demais montadoras (Ford, GM, Citroen, …) fizeram, o produto chinês perdeu competitividade. Depois veio o IPI. Como reação a JAC reduziu R$ 1.000,00 no preço dos seus carros. Será suficiente? Vamos ver os primeiros meses de 2012.
    (CONTINUA)

  • MajorAutomotivo

    (CONTINUAÇÃO)
    VW/FIAT/GM/FORD:
    Vão continuar detendo a hegemonia sobre o mercado. Estão aqui há muitos anos e tradição conta em um mercado pouco esclarecido ou que tem medo de inovar.
    E não se pode esquecer o marketing delas.
    Hoje mesmo a GM está com uma nova campanha publicitária na TV, dizendo para as pessoas só comprarem carro no dia de amanhã, após ela – GM – revelar o que está sendo guardado.
    A VW por sua vez está “inundando” as tvs com um comercial dizendo que um vw tem uma ótima “construção” é mais carro em todos os momentos, até na hora da revenda, pois ele não se desvaloriza. E ainda tem gente que acredita nisso.
    A Fiat está anunciando o Uno 1.4 com um preço bastante atraente. Deve ser para bater o Gol novamente no mês de janeiro.
    E as demais, o que fazem? Nada. Se contentam com a fatia de mercado que foi conseguido.

  • rattrap587

    O que eu ODEIO no novo Uno é o painel… É a coisa mais porca, toska, espartana e POBRE que eu já vi num carro… Pior que isso, só mesmo um Fusca 66…

    • ricpts

      Na boa, os painéis daqueles chineses (QQ, Chery S18) fazem o painel do novo uno parecer com o de uma BMW.

    • Tripa-Seca

      Caramba, nunca entrou em um Gol GIV, entrou?

      • rattrap587

        Sim, sim… Outra vergonha. A diferença é que da versão IV para a V, o Gol melhorou demais o painel, fazendo uma releitura melhorada do III. E o Uno porco, remodelou a porcaria do carro e colocou esse painel imbecil na geração nova.

  • zemarreta

    Exatamente, Isso é um diferencial para um Palio ou um Gol, pois eles pegam uma fatia de consumidores que nunca tiveram AT. Mas no caso do Linea é só defeito mesmo, porque o consumidor nessa fx de preço é mais exigente (ou pelo menos vai comparar o Linea com os outros mais vendidos) e todos os outros concorrentes têm câmbios AT melhores, mesmo o ruinzinho de 4 marchas da PSA.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend