Mercado

Os carros mais vendidos em janeiro de 2016

jeep renegade longitude flex

O mês de janeiro tradicionalmente é um mês fraco e este ano, por conta da crise, ficou mais abaixo do que geralmente registra. A queda foi de 32,15% em relação a dezembro, enquanto que na comparação com 2014, o volume ficou 38,62% menor. Foram emplacados 149.699 automóveis e comerciais leves.

A GM liderou entre os automóveis com 19,11%, seguida da Fiat com 13,71% e a VW com 12,48%. A Hyundai abriu vantagem para a Ford com 11,05% contra 8,20% da americana. Por pouco a Honda, em sexto, não a ultrapassa, tendo registrado 7,90%.

volkswagen-amarok-dark-label-impressões-NA (44)

Nos comerciais leves, a Fiat manteve a ponta com 27,36%, enquanto a VW surpreendeu com 23,65%, fruto das boas vendas da Saveiro e Amarok. Algo parecido ocorreu com a Toyota, cuja Nova Hilux ajudou a marca no posicionamento em terceiro com 15,45%. GM e Renault ficaram com 10,99% e 8,18%. A Ford teve apenas 3,82%.

No geral, a GM ganhou a ponta com 18,11%, seguida pela Fiat com 15,39% e a VW com 13,85%. A Hyundai ficou em quarto com 9,89% e a Ford amarga a sexta posição com 8,00%, perdendo inclusive para a Toyota. Nota-se que Fiat e Ford perderam suas posições anteriormente consolidadas. A Mercedes ficou no topo das luxuosas e a Lifan foi a única chinesa do grupo, ficando em 19º.

Entre os automóveis, destaque para o Onix com quase 4 mil unidades de diferença para o HB20. Renegade em quinto, HR-V em oitavo e Corolla em nono. Ex-líder, o Gol ficou em décimo. Destaque para o City em 19º.

O Golf assumiu a ponta entre os hatches médios. Nos comerciais, a vantagem da Strada já não é tão grande em relação à Saveiro. A Hilux ficou em terceiro e com boa vantagem para a S10. A Oroch aparece em sexto, depois da Amarok. A RAM 2500 ficou em 20º.

Confira abaixo as 20 marcas, 50 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em janeiro de 2016:

Marcas

1º GM 27.110 18,11%
2º FIAT 23.039 15,39%
3º VW 20.738 13,85%
4º HYUNDAI 14.803 9,89%
5º TOYOTA 11.974 8,00%
6º FORD 11.468 7,66%
7º HONDA 10.369 6,93%
8º RENAULT 8.728 5,83%
9º JEEP 5.079 3,39%
10º NISSAN 4.180 2,79%
11º CITROEN 2.155 1,44%
12º MITSUBISHI 1.839 1,23%
13º PEUGEOT 1.575 1,05%
14º KIA 1.032 0,69%
15º M.BENZ 883 0,59%
16º AUDI 799 0,53%
17º BMW 783 0,52%
18º LAND ROVER 738 0,49%
19º LIFAN 354 0,24%
20º SUZUKI 330 0,22%

Automóveis

1º GM/ONIX 12.952
2º HYUNDAI/HB20 8.988
3º FIAT/PALIO 8.012
4º GM/PRISMA 5.467
5º JEEP/RENEGADE 4.991
6º VW/FOX/CROSS FOX 4.709
7º FORD/KA 4.345
8º HONDA/HR-V 4.283
9º TOYOTA/COROLLA 4.243
10º VW/GOL 3.942
11º HYUNDAI/HB20S 3.592
12º FIAT/UNO 3.333
13º VW/UP 3.325
14º FIAT/SIENA 3.219
15º RENAULT/SANDERO 3.003
16º TOYOTA/ETIOS HB 2.538
17º HONDA/FIT 2.456
18º VW/VOYAGE 2.206
19º HONDA/CITY 1.836
20º FORD/ECOSPORT 1.807
21º TOYOTA/ETIOS SEDAN 1.803
22º NISSAN/MARCH 1.800
23º GM/CLASSIC 1.781
24º GM/SPIN 1.665
25º HONDA/CIVIC 1.561
26º FORD/FIESTA 1.524
27º NISSAN/VERSA 1.515
28º RENAULT/CLIO 1.411
29º FORD/KA SEDAN 1.394
30º RENAULT/DUSTER 1.246
31º VW/GOLF 1.229
32º GM/COBALT 1.211
33º FIAT/PUNTO 1.120
34º GM/TRACKER 1.039
35º CITROEN/C3 1.012
36º RENAULT/LOGAN 983
37º HYUNDAI/IX35 742
38º PEUGEOT/208 693
39º FORD/FOCUS 664
40º HYUNDAI/TUCSON 646
41º NISSAN/SENTRA 595
42º PEUGEOT/2008 590
43º RENAULT/FLUENCE 577
44º FIAT/WEEKEND 528
45º MITSUBISHI/Outlander 520
46º FIAT/DOBLO 495
47º VW/JETTA 481
48º CITROEN/AIRCROSS 478
49º LAND ROVER/DISCOVERY 473
50º MITSUBISHI/ASX 412

Comerciais Leves

1º FIAT/STRADA 3.991
2º VW/SAVEIRO 3.263
3º TOYOTA/HILUX 2.838
4º GM/S10 1.265
5º VW/AMAROK 1.093
6º RENAULT/OROCH 862
7º GM/MONTANA 760
8º FORD/RANGER 702
9º FIAT/FIORINO 632
10º MITSUBISHI/L200 563
11º RENAULT/MASTER 518
12º FIAT/DUCATO 355
13º HYUNDAI/HR 303
14º NISSAN/FRONTIER 263
15º RENAULT/KANGOO 128
16º IVECO/DAILY 3514 123
17º PEUGEOT/BOXER 105
18º CITROEN/JUMPER 95
19º KIA/K2500 88
20º DODGE/RAM 71
21º M.BENZ/SPRINTER 311 71
22º LIFAN/FOISON 57
23º M.BENZ/SPRINTER 45
24º M.BENZ/VITO 39
25º FOTON/AUMARK 1039 37
26º FIAT/DOBLO 31
27º FIAT/TORO 31
28º JAC/T8 17
29º PEUGEOT/PARTNER 13
30º RELY/RELY PICK-UP 12
31º TOYOTA/BANDEIRANTE 7
32º SHINERAY/P TRUCKS 6
33º JINBEI/TOPIC 6
34º HAFEI/MINIVAN 4
35º HAFEI/RUIYI 4
36º IVECO/DAILY 3
37º SHINERAY/DTRUCK 3
38º FIAT/UNO 2
39º M.BENZ/SPRINTER 415 2
40º VW/KOMBI 2
41º SHINERAY/TRUCK 2
42º JINBEI/M35 2
43º EFFA/START PICK UP 2
44º AGRALE/AGRALE MARRUA 1
45º ENGESA/EE34 1
46º FORD/ENGERAUTO SPARTAKUS 1
47º GM/EL CAMINO 1
48º M.BENZ/SPRINTER 515 1
49º TOYOTA/RIBEIRAUTO 1
50º TOYOTA/TUNDRA 1

[Fonte: Fenabrave]





  • Supernescau

    WV e Ford colhendo o que plantaram: uma achou que seria líder para sempre e se acomodou e a outra achou que nunca chegaria a conta do péssimo atendimento no pós vendas.

    • Feliphe Santos

      O que mais me “irrita” na ford é que ela foi a que mais atualizou sua linha, trouxe o que de há mais moderno em todos os segmentos e não melhorou uma das coisas que o consumidor mais exige.

      • Supernescau

        E teoricamente uma das coisas mais fáceis de se implementar, já que depende apenas de variáveis controláveis: um bom serviço.

        • Fala isso pra PSA. kkkkkk. Só o Etios vende mais que toda gama da PSA juntas. Isso sem falar no mico do 2008 e Aircross.

          42º PEUGEOT/2008 590
          48º CITROEN/AIRCROSS 478

          478 num carro que custa apartir de “apenas” 49mil reais, impressionante.

          • Brinquedos

            O Pug 2008 vendendo 590 carros acho mico mesmo… Jah o Aircross c quase 500 nao acho tanto mico nao…foi soh uma reestilizacao e pelo valor acho um custo beneficio melhor que muito hatch metido a CROSS… Jah o 2008 eh um carro todo novo, merecia vender mais mesmo…

      • afonso200

        nao trouxe Mustang, falta o V6 Ecoobost na Ranger como nas F-150, cade cambio AT no Ka ????

      • CharlesAle

        A Ford tem excelentes produtos na minha opinião. O problema são os preços mesmo. 50 mil em um Fiesta 1.5 é muita coisa! Ecosport tá apagada..Ka, satisfaz à aquele que quer um compacto econômico e completo! Espero que com os motores 3 cilindros turbo, as vendas melhorem..Pois bons produtos ela já tem..

        • Andre

          Tenho um Focus modelo anterior a este à venda em que a embreagem parece de trator, dura. Meu outro carro, uma Duster, tem a embreagem bem mais macia. Apesar do Focus ser mais carro, de outra categoria, prefiro andar com a Duster por causa da embreagem e por ser maior ter mais como vou dizer controle do carro, já que o Focus é mais “arisco” e baixo, raspa embaixo toda hora. A Duster nunca pegou embaixo.

    • Bruno

      Rapidamente li “encolhendo”, mas não deixa de ser…rs…

      • Supernescau

        Sim, também encolhendo.

  • Feliphe Santos

    Se a GM acertar no facelift do Ônix, já era concorrência,teremos um “gol” da GM líder por anos. A NÃO SER que o Fiat MOBI faça um baita sucesso, o que eu nem duvido.

    A liderança do Golf nos médios já é reflexo da versão nacional? E não é que foi bem aceito pelo povo? Ah, se todo mundo frequentasse o NA…

    • Derek

      O Onix sobrevive de belas promoções, ele é um carro inferior em vários aspectos frente aos concorrentes, principalmente em motorização, segurança, potência e consumo. Se a GM não se mexer neste sentido, este sucesso todo do Onix não vai durar muito.

      • Andre

        Não sei como vende 12 mil unidades de um carro com painel de moto. Deve ser gente que tem moto também.

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      O Golf acredito ser fruto das promoções de 6mil de bonus e taxa 0 que estavam rolando pra vender o fim do estoque mexicano.

      • Daniel

        começo do ano ainda tinha muito 14/15 encalhado… subiram o preço pra dar o bonus… pelo jeito bastante gente caiu no “golpe”

    • tjbuenf

      Essas vendas não são do Golf nacional. basicamente o carro alemão vendeu melhor que seus concorrentes pelos descontos nas concessionárias. Há relato por aí de gente que comprou por R$ 8 mil abaixo da tabela.

    • CharlesAle

      Onix tá com muito desconto. Onix LTZ 1.4 ,aqui em SBC, à partir de 39 mil,segundo um amigo que andou por CSS semana passada..

    • Clayton Martins

      Na verdade as vendas do Golf estão refletindo as promoções da desova do modelo feito no México, além dos emplacamentos do modelo BR para todas as concessionárias.
      O mercado de hatch médio tende a virar nicho, todos irão despencar ainda mais.

  • Rick76

    Ford vendendo menos que Ônix isoladamente. Estratégia furada de preços abusivos. Os revendedores Ford devem estar preocupados.

    • Cyro

      só consigo pensar no fiesta a 50 mil de entrada….!!!

      • Dávisson Húdson

        Pois é… do meu ponto de vista, subir o preço do Fiesta para colocar no mercado o Ka com o preço que veio, fez com que a Ford perdesse bastante espaço. E o problema do Powershift agora deve agravar ainda mais a situação.

    • MauroRF

      Sim, a vendedora com a qual comprava na Ford me ligou no celular falando de um monte de facilidades, taxa zero daqui, dali e o escambau. Ela perguntou “não quer aproveitar para trocar seu Fiestinha”? Detalhe: eu tinha um New Fiesta Titanium 14/15 com o malfado câmbio PS que só me deu dor de cabeça. Respondi: “então, devido ao problema do câmbio PS e mau atendimento do pós-vendas, eu já troquei sim, mas por um Honda City”. Ficou aquele minuto de silêncio, do tipo “fodeu, perdi mais um cliente”, rsrs. Em seguida, ela disse “bom, qualquer coisa, se precisar, estamos aqui”. Ela achou que eu ainda estava com aquela bomba.

      • Napoleão

        Ela não deve gostar de você, powershift é uma coisa que só empurramos para os nossos piores inimigos.

        • MauroRF

          Ela só me ofereceu modelos manuais, por incrível que pareça.

  • Elton Lopes

    27°FIAT/TORO 31 provavelmente são para concessionárias.

    • Artur

      Acho que são emplacamentos das unidades de frota de imprensa.

  • jaspion

    16-Etios

  • Elton Lopes

    Prisma em 4°. A dupla Onix e Prisma caiu no gosto do brasileiro.

    • Filipe Augustus

      Acho o Prisma bem mais acertado de design que o Onix, quando o facelift do Onix/Prisma for feito e se ficar bem realizado, vai ficar um carro bem interessante, em especial se lançarem uns motores mais modernos!

      • Andre

        Painel de moto

  • R1 – o comentário nº1

    02 VW Kombi, 01 GM El Canino e 01 Toyota Tundra

    • Claudio Abreu

      Justo, Daqui a pouco vão ter que diminuir o ranking pra 40, senão não vai ter o que mostrar.

    • Cyro

      Vi a foto da nova Tundra chegando no Brasil… tem no instagram… se achar eu posto aqui!!

    • Marcelo Nicolossi

      AUSHAUSHAUSASHH a hora que li isso pensei, estou mesmo em 2016?

    • jkpops

      engraçado não ter aparecido aí o JAC T140….. esse mesmo pouco deve conseguir vender uns20 por mês…

  • sushi man

    16-Etios

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      O carro apesar de feio é honesto com direção leve, que agrada a maioria, e motor surpreendentemente bom e econômico apesar da baixa potencia. Fora promoção de 39900 e taxa 0 com 50% de entrada.

      • afonso200

        falta cambio AT

  • Claudio Abreu

    Cadê o Fiat Idea? (Alguém mais aí lembra de outros ilustres sumidos?)

    • R1 – o comentário nº1

      Linea e Bravo, a Fiat acabou de vez com o design deles que assusta mais que o preço.

      • Murilo Soares de O. Filho

        Não há como vende los, pois nem propaganda fazem.

    • Andre

      Ainda fabricam Idea? A Fiat já foi uma lançadora de inovações, mas atualmente… Uma pena.

  • Bruno

    Mesmo com preços absurdos, o corolla e a hilux vendem que nem água…

    • Feliphe Santos

      Toyota é Toyota, diz quem compra

    • Filipe Melo

      Bruno, me admira também o Renegade, Corolla, carros acima de 70, 80/e até 90k com quase o dobro vendas de carros de 30 e 35k.

  • Bruno

    Senti falta da 320i…. Será que é pq passou de 130k para 160k?

    • afonso200

      acho que sim, dai vao migrar pra C180 que esta 144mil

  • Joildo Dias

    Se em janeiro já vendeu pouco carro, imagina no mês do carnaval….

    • Daniel

      pelo jeito vai ser bom pra negociar! vamos ver!

  • Mr. Car

    “Renegado”, né? Sei. He, he, he!

  • Flavio de Castro

    toma, Duster, tiveram a chance e tempo para modernizar o motor, gasta igual a veracruz na cidade, mas preferiram sugar mais de nós.. tá ai.. com o preço da gasolina ninguém mais anda neste trambolho. E dona ford, custa colocar o ecoboost? Renegade tirando o diesel já se deu conta do erro com este motor morno da fiat.. por isto em breve o 2.0 tomará lugar ao sol.. com isto creio que assumirá definitivamente a liderança

    • Andre

      Na Duster só tenho andado a 80 km/h na estrada, faz 14 a 15 km/l. Esta droga fazia 10 a 11 andando a 100, 120. E o giro do motor ía a 3500 a 4000 rpm, ficava quase surdo. A 80 km/h a 2500rpm é um ótimo carro!

  • EDUVINHAS

    Creio eu que o HB so nao vende mais que o Onix por causa das promoçoes que a Gm faz e o maior numero de concessionarias que possui e a Hyundai estar no limite de produçao do HB. Particularmente acho o HB muito mais carro que o Onix.

    • Daniel

      A capacidade da fabrica da Hyundai é 15mil veiculos/mes… não é a fabrica que tá limitando as vendas. É o preço mais em conta do Onix… e, mesmo com motor mais antigo, o Onix agrada os proprietários. Só tenho ouvido elogios ao carrinho…
      Estou pra comprar um carrinho mais economico pra rodar no dia a dia… estava praticamente decidido pelo up! Mas, pela diferença de preço, talvez venha um Onix…
      Sei das limitações do carro… mas, para “carro barato e economico pra rodar na cidade” o Onix atende.

      • afonso200

        veja custos de revisoes de cada um, vai na CCS mesmo e veja o custo com a MO de cada CCS perto de voce,,,, a MO é que mata,,,,,, eu iria de Onix mas só na versao AT,,,,,ja o UP nao tem AT apenas i-motion (cai fora disso),,,,, estou esperando a nissan botar CVT no versa e march no 1.0 e no 1.6, faz 7 meses que ouvi essa noticia

  • Tosoobservando

    E as vendas estao indo ladeira abaixo…

    • CharlesAle

      Sim, enquanto o pessoal fica cada um torcendo por sua marca, não percebe que, na realidade, as vendas estão cada vez mais pífias..

    • Louis

      Auge da crise será no 2.semestre, com seguro-desemprego dos petistas acabando…Vai ter eleitor do pt matando pomba pra não passar fome.

  • tjbuenf

    Só o Renegade vende mais que todo que todo o line up da Nissan. Não a toa Gosn está chorando por aí dizendo ser culpa do governo e da economia…
    Mais uma vez a Chery nem aparece na lista. vamos ver quanto tempo aguentam…

    • Robinho

      acho que vc quis dizer Ghosn…certo?

    • Andre Volpato

      Detalhe pro March na frente do Versa sendo que sempre foi o contrário.
      Subiram tanto o preço pra isso?

  • Pedro Evandro Montini

    A queda vertiginosa da Strada deve-se à iminência do lançamento da Toro. Suposição minha. Sendo assim, a picapinha da Fiat será a mais prejudicada pelo lançamento da irmã maior. Quero ver o somatório de vendas das duas para comparar com a participação média de mercado da Strada nos meses homólogos do ano anterior. A esperar…

    • invalid_pilot

      Fiat descontinua a Adventure e foca nas versões de trabalho… E aos poucos ela vai morrendo

  • azardo

    Ford em quinto. Também, vendendo KA a mais de 40 mil…

    • MauroRF

      O problema maior é o atendimento e o pós-vendas. Tem muita gente tomando ciência do péssimo pós-vendas deles. Vez ou outra alguém fala que é bem atendido em uma CSS Ford, mas isso é exceção, quando deveria ser a regra.

      • Rodrigo

        Isso eh verdade.
        Os carros sao bons, mas o atendimento deles, eh bem fraco na maioria das vezes.

    • invalid_pilot

      42 quase aquele Ka pelado e mal montado…
      Pelado digo que vem so com o mínimo aceitavel (ar e direção) enquanto isso todos os concorrentes tem opção abaixo ou mais perto de 40k bem mais equipados

      • Rodrigo

        Quais equipamentos? E quais concorrentes se encaixam nesta descricao?

        • invalid_pilot

          HB20 Confort (tem Computador de Bordo e vidro nas 4), Move Up! (Tem seta, Computador de Bordo, ajuste de banco e volante), Nissan March 1.0 SV (Tem o mesmo dos outros e mais roda)… só falando os que lembro de cabeça aqui

          • Rodrigo

            Espere ai, mas e o Take up? Vidro manual nas 4… sem radio, nem Bluetooth, nem AC. Tem quem montar pra saber o que vai comprar.
            O Ka ja vem com radio Bluetooth e nao existe versao com vidro manual na frente. Sempre vem com vidro eletrico nas portas dianteiras. Alem disso, 42 mil eh na tabela, mas todos sabemos que sai mais barato, ainda mais agora com a crise.
            Todos os citados tem demeritos e tambem tem suas qualidades.
            Mas chamar o Ka de pelado nao eh justo. Eh basico, ai da pra concordar.
            Se eh para falar de versoes, entao compare o Move com o SEL. Ka SEL eh mais completo que o Move up, tem tudo o que o Move oferece mais comando no volante e assistencia.
            Vai depender do gosto de cada um.
            Mas a rasteira da Ford ocorre por que eles nao sabem tartar do cliente no momento e nem depois da compra. Isso sim eh o pecado deles.

            • invalid_pilot

              MOVE UP ! não o TAKE, ele custa 40k na versão MPI e vem mais equipado que o Ka.

              Move hoje vem com pacote e A/C de Série – rádio com Bluetooth e Viva Voz – inclusive com ligação via voz

              Take custa 35K negociado com A/C e mesmo nível de equipamento do KA SE – Ford se perdeu no preço e acha que o Ka vale tudo isso

  • rcostaramos

    reflexo da espera pela toro, pelos donos da strada… assim que lançar, vai ser um sucesso pelo jeito!

  • zekinha71

    Pode ser que essa queda na Strada, seja o pessoal esperando a Toro chegar, pra decidir qual comprar.

  • Ken

    Eu sempre disse isso aqui, com a crise a Ford cai muito, pq só compra Ford quem não tem grana para comprar a referencia do segmento, até mesmo a Toyota com praticamente 3 produtos vende mais que a famigerada ford.

  • Freaky Boss

    GOLF com quase o dobro que o Focus…E isso ainda sem a versão de entrada 1.6MSI. E teve época que o Focus vendia bem mais..
    Será que o GOLF na tabela contabiliza a variant também?

    • Leandro

      Queima de estoque das versões mexicanas pra dar espaço ao brasileiro.. Focus passa o ano todo na frente, aí perde um mês e o pessoal acha que já consolidou, rs

  • Marcel Oliveira

    Nos momentos de crise e dinheiro limitado, os brasileiros olharão para carros que:

    1 – tenha robustez e qualidade;

    2 – tenham não apenas um “bom”, mas um ótimo serviço de pós-venda (preço de manutenção competitivo, concessionarias bem treinadas, assistência técnica de qualidade, etc)

    • carnero

      Google diz: Você quis dizer Toyota?

      • Marcel Oliveira

        kkkk….boa…com certeza, mas no geral tenho ouvido falar bem das asiáticas (exceção das chinesas que não ouvi nem bem nem mal).

  • Mario

    Strada caiu bastante! O que justifica a queda? A Saveiro encostou!

    • Artur

      O pessoal que compra Strada deve estar esperando o lançamento da Toro.

  • carnero

    Quem comprou a Toyota Tundra????
    Monstro!!!

  • Artur

    E a Ford caiu ladeira abaixo, como já imaginava. Era realmente questão de tempo. Acho que a Hyundai vai tomar o seu quarto lugar em definitivo, a partir de agora…

  • GPE

    Cruze sumiu! Pra quem tava figurando entre o 4 e 5 lugares, agora a coisa ficou muito feia

  • jkpops

    agora é sentar na calçada e chorar a VW tirou kombi não trouxe nada pra cobrir o espaço, há muito a mesma retirou o santana que era a preferencia dos taxista e também nunca colocou um carro a altura no lugar, e até desistiu de trazê-lo novamente. se eles tivessem a agressividade do pessoal que comanda a Vw trucks & bus estariam na liderança.A Ford sempre é a ultima em tudo foi nos carros flex,nos furgões trouxe e já desistiu da transit só vejo bons produtos Ford nas picapes fora só M….. se chery e lifan conseguissem trazer modelos com bom preço e um pôs venda bom poderiam chegar rapidamente na Ford que foi ultrapassada pela Hyundai e a toyota só não passa pq insiste nos horríveis etios hatch e sedan. vejam o lifan X60 um carrinho honesto vale o que se paga por ele e aqui em SP o pôs venda é até bom falta pra esse modelo decolar nas vendas e vender pelo menos uns600 por mês um câmbio AT e um pôs venda mais abrangente no sul e norte do país….

  • Sergio Bertoni

    Os comercias leves a Amarok já está em quinto, eu já tive duas, uma manual e outra at e garanto que o carro vale a pena, nem parece um utilitário.



Send this to friend