Os carros mais vendidos em junho de 2018

As vendas do mercado interno em junho saltaram 3,18% em relação ao mesmo período de 2017, sendo apenas uma leve alta de 0,08% numa comparação com maio. No acumulado do ano, as vendas subiram 13,17% em relação ao ano passado. Foram 195.066 automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado e 1.127.217 nos primeiros seis meses do ano.

Nos automóveis, a GM liderou com 17,27%, seguida pela VW com 14,49%. A Renault deu uma acelerada e ficou em terceiro com 10,82%, enquanto a Ford registrou 10,30% de participação. A Fiat ficou em quinto com 9,22%. Nos comerciais leves, esta última aparece em primeiro com 39,16%. VW e GM ficaram com 16,71% e 13,25%. Já Toyota e Renault fecharam com 9,45% e 6,73%.


No geral, a GM ficou mais uma vez na frente e com 16,62%, enquanto a VW se posicionou em segundo com 14,85%. A Fiat não conseguiu chegar na rival alemã e ficou com 14,06%. A Renault ficou no quarteto com 10,16%, enquanto a Ford caiu para 9,61%. A Jeep ficou em nono e a Nissan ficou bem mais atrás. A Mercedes-Benz novamente foi a luxuosa mais vendida e a Chery apareceu na frente da JAC. Na frente das duas, a Volvo.

Os carros mais vendidos em junho de 2018

E o Onix, hein? O hatch da GM vendeu praticamente o dobro do segundo colocado, o HB20. O Ka também vendeu bem e ficou na cadeira cativa de terceiro lugar. Já o Sandero veio e atropelou o Argo, enquanto o Compass passou o Gol por pouco. Aliás, o mesmo entre este e o Kwid. Antes em quinto, agora o Polo aparece em sexto, tendo o Mobi para fechar o Top 10.

Mas quer ver uma situação diferente? É a do Corolla. O sedã da marca japonesa caiu para 11º lugar após muito, muito tempo… Quem colou na traseira dele foi o Virtus, que passou pelo Prisma. O Ka Sedan poderia estar em seguida, mas tinha o Renegade. Com custo-benefício aceitável, o Fox vendeu mais que o HR-V, que sem mudanças substanciais, parece ter perdido o apelo de antes. Está se despedindo do Top 20?

O Cronos aparece em 18º lugar, enquanto o Creta – outro que está meio morto – se junta ao Etios para fechar o grupo. O Kicks é outro que não aguentou e caiu para 25º. O Cruze hatch ainda é o médio mais vendido, mas o Golf conseguiu vender 6 unidades a mais que o Focus. E o Yaris? O novo compacto da Toyota emplacou 4 sedãs e 212 hatches no período. Interessante também é a duplicação das vendas do Tiguan.

Nos comerciais leves, deu Toro na primeira posição, com a Strada como vice. A Saveiro só observa e a S10 manteve a posição diante da Hilux. A Ranger emplacou mais que a Amarok, que quase empatou com a Oroch. Fiorino e Montana na fronteira do Top 10. L200 ficou isolada, mas Master, HR e Frontier venderam no mesmo patamar. A Ducato já se mostra mais em 15º e o Iveco Daily caiu para 18º lugar.

Confira abaixo as 21 marcas, 80 automóveis e 50 comerciais leves mais vendidos em junho de 2018:

Marcas

1º GM 32.421 16,62%
2º VW 28.968 14,85%
3º FIAT 27.435 14,06%
4º RENAULT 19.813 10,16%
5º FORD 18.744 9,61%
6º HYUNDAI 15.536 7,96%
7º TOYOTA 14.208 7,28%
8º HONDA 9.420 4,83%
9º JEEP 8.738 4,48%
10º NISSAN 7.139 3,66%
11º PEUGEOT 1.810 0,93%
12º MITSUBISHI 1.746 0,90%
13º CITROEN 1.417 0,73%
14º M.BENZ 1.394 0,71%
15º BMW 1.028 0,53%
16º KIA 858 0,44%
17º AUDI 768 0,39%
18º LAND ROVER 620 0,32%
19º VOLVO 537 0,28%
20º CHERY 490 0,25%
21º JAC 388 0,20%

Automóveis

1º GM/ONIX 16.218
2º HYUNDAI/HB20 8.292
3º FORD/KA 7.833
4º RENAULT/SANDERO 6.139
5º FIAT/ARGO 5.485
6º JEEP/COMPASS 5.054
7º VW/GOL 5.029
8º RENAULT/KWID 5.004
9º VW/POLO 4.974
10º FIAT/MOBI 4.435
11º TOYOTA/COROLLA 4.288
12º VW/VIRTUS 4.205
13º GM/PRISMA 3.977
14º JEEP/RENEGADE 3.628
15º FORD/KA SEDAN 3.269
16º VW/FOX/CROSS FOX 3.265
17º HONDA/HR-V 3.139
18º FIAT/CRONOS 2.999
19º HYUNDAI/CRETA 2.913
20º TOYOTA/ETIOS HB 2.907
21º FORD/ECOSPORT 2.761
22º NISSAN/VERSA 2.696
23º HYUNDAI/HB20S 2.669
24º VW/VOYAGE 2.644
25º NISSAN/KICKS 2.629
26º RENAULT/LOGAN 2.497
27º HONDA/CIVIC 2.166
28º GM/SPIN 2.039
29º RENAULT/DUSTER 2.016
30º GM/TRACKER 2.014
31º RENAULT/CAPTUR 2.013
32º TOYOTA/ETIOS SEDAN 1.850
33º VW/UP 1.792
34º HONDA/FIT 1.740
35º GM/COBALT 1.634
36º FORD/FIESTA 1.426
37º GM/CRUZE SEDAN 1.345
38º HONDA/WR-V 1.310
39º FIAT/SIENA 1.300
40º TOYOTA/HILUX SW4 1.207
41º NISSAN/MARCH 1.038
42º HONDA/CITY 1.021
43º HYUNDAI/IX35 654
44º PEUGEOT/2008 604
45º M.BENZ/CLASSE C 529
46º PEUGEOT/208 529
47º VW/TIGUAN 501
48º KIA/SPORTAGE 488
49º VW/SPACE FOX 471
50º CITROEN/C3 466
51º TOYOTA/RAV4 454
52º CITROEN/AIRCROSS 431
53º FIAT/UNO 427
54º FORD/FOCUS SEDAN 411
55º FORD/FUSION 411
56º LR/DISCOVERY 407
57º CITROEN/C4L 403
58º GM/EQUINOX 396
59º HYUNDAI/TUCSON 387
60º BMW/X1 358
61º MITSUBISHI/ASX 347
62º GM/CRUZE SPORT6 343
63º FIAT/DOBLO 333
64º BMW/SERIE 3 306
65º VW/JETTA 302
66º TOYOTA/PRIUS 293
67º VW/GOLF 290
68º JAC/T40 288
69º FORD/FOCUS 284
70º AUDI/Q3 280
71º NISSAN/SENTRA 271
72º PEUGEOT/3008 270
73º VOLVO/XC60 263
74º MB/GLA 258
75º GM/TRAILBLAZER 248
76º CHERY/QQ 239
77º CHERY/TIGGO 2 236
78º FORD/FIESTA 217
79º TOYOTA/YARIS 208
80º MITSUBISHI/LANCER 204

Comerciais Leves

1º FIAT/TORO 5.500
2º FIAT/STRADA 5.474
3º VW/SAVEIRO 3.745
4º GM/S10 3.019
5º TOYOTA/HILUX 2.974
6º FORD/RANGER 1.907
7º VW/AMAROK 1.478
8º RENAULT/OROCH 1.414
9º FIAT/FIORINO 1.205
10º GM/MONTANA 1.161
11º MITSUBISHI/L200 873
12º RENAULT/MASTER 555
13º HYUNDAI/HR 509
14º NISSAN/FRONTIER 505
15º FIAT/DUCATO 177
16º KIA/K2500 166
17º RENAULT/KANGOO 154
18º IVECO/DAILY 3514 146
19º PEUGEOT/PARTNER 108
20º M.BENZ/SPRINTER 313 90
21º RAM/2500 79
22º CITROEN/JUMPY 73
23º PEUGEOT/EXPERT 56
24º VW/EXPRESS 46
25º M.BENZ/SPRINTER 23
26º JAC/v260 15
27º IVECO/DAILY 14
28º CITROEN/BERLINGO 8
29º M.BENZ/SPRINTER 415 7
30º JAC/T8 6
31º IVECO/DAILY 30S13 5
32º M.BENZ/SPRINTER 311 5
33º TOYOTA/HIACE 5
34º EFFA/K01 5
35º CITROEN/JUMPER 4
36º LIFAN/FOISON 4
37º EFFA/V22 4
38º FOTON/AUMARK 3.5-14DT 4
39º IVECO/DAILY 5516 3
40º M.BENZ/VITO 3
41º EFFA/V21 3
42º DODGE/DODGE 2
43º VW/KOMBI 2
44º SHINERAY/TRUCK 2
45º EFFA/K02 2
46º FORD/F1000 1
47º FORD/F150 1
48º M.BENZ/SPRINTER 515 1
49º TOYOTA/BANDEIRANTE 1
50º SHINERAY/P TRUCKS 1

[Fonte: Fenabrave]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.