Mercado

Os carros mais vendidos no varejo e venda direta em junho de 2019

Os carros mais vendidos no varejo e venda direta em junho de 2019

Em junho, o mercado nacional observou as vendas de automóveis no varejo com 56,69%, enquanto em vendas diretas – que inclui taxistas, locadoras, frotistas, clientes PCD e produtores rurais, entre outros – representaram os demais 43,31%.


Nas vendas de comerciais leves, 73,10% do total foram de vendas diretas, enquanto o restante (26,90%) foi vendida no varejo. No geral, o mercado em junho teve 52,2% no varejo e 47,80% nas vendas diretas.

Nas marcas, a GM liderou no varejo com 16,11%, seguida pela VW com 14,52%. Fiat, Hyundai e Toyota ficaram com 10,53%, 10,39% e 10,00%, respectivamente. Nas vendas diretas, a Fiat fica na ponta com 18,82%, enquanto a GM teve 18,19%. A VW ficou com 16,26%. Renault e Ford ficaram com 10,98% e 9,26%, respectivamente.

Confira abaixo os automóveis e comerciais leves mais vendidos no varejo e venda direta em junho de 2019:


VEJA TAMBÉM:

Vendas no varejo

Automóveis

1º GM/ONIX 10.604
2º HYUNDAI/HB20 6.581
3º RENAULT/KWID 6.442
4º FORD/KA 4.440
5º FIAT/ARGO 4.303
6º VW/POLO 3.992
7º HONDA/HR-V 3.422
8º GM/PRISMA 3.324
9º TOYOTA/COROLLA 3.209
10º FIAT/MOBI 2.914
11º TOYOTA/YARIS HB 2.476
12º HYUNDAI/CRETA 2.384
13º VW/FOX/CROSS FOX 2.269
14º HONDA/CIVIC 2.246
15º JEEP/COMPASS 2.151
16º NISSAN/KICKS 2.122
17º VW/GOL 2.061
18º VW/VIRTUS 1.956
19º VW/T CROSS 1.933
20º HYUNDAI/HB20S 1.643
21º RENAULT/SANDERO 1.393
22º FORD/ECOSPORT 1.345
23º HONDA/FIT 1.319
24º JEEP/RENEGADE 1.296
25º TOYOTA/YARIS SEDAN 1.286
26º FIAT/CRONOS 1.166
27º FORD/KA SEDAN 1.132
28º TOYOTA/ETIOS HB 1.118
29º FIAT/SIENA 977
30º VW/UP 946
31º NISSAN/VERSA 945
32º RENAULT/CAPTUR 940
33º HONDA/WR-V 832
34º GM/TRACKER 781
35º VW/TIGUAN 740
36º GM/CRUZE SEDAN 737
37º RENAULT/DUSTER 714
38º HONDA/CITY 695
39º VW/JETTA 691
40º TOYOTA/HILUX SW4 674
41º CHERY/TIGGO 5X 649
42º GM/SPIN 647
43º CHERY/TIGGO 475
44º NISSAN/MARCH 474
45º TOYOTA/ETIOS SEDAN 421
46º CITROEN/C4 CACTUS 414
47º BMW/X1 387
48º GM/EQUINOX 366
49º HYUNDAI/IX35 353
50º RENAULT/LOGAN 302

Comerciais leves

1º TOYOTA/HILUX 1.684
2º FIAT/TORO 1.325
3º GM/S10 790
4º VW/AMAROK 748
5º FORD/RANGER 506
6º FIAT/FIORINO 460
7º MITSUBISHI/L200 433
8º HYUNDAI/HR 351
9º NISSAN/FRONTIER 304
10º FIAT/STRADA 269
11º VW/SAVEIRO 257
12º RENAULT/OROCH 235
13º VW/EXPRESS 218
14º KIA/K2500 202
15º GM/MONTANA 168
16º RENAULT/MASTER 155
17º IVECO/DAILY 35S14 114
18º M.BENZ/SPRINTER 313 107
19º FIAT/DUCATO 70
20º IVECO/DAILY 30S13 47
21º PEUGEOT/PARTNER 33
22º IVECO/DAILY 22
23º JAC/v260 19
24º IVECO/DAILY 5516 18
25º RAM/2500 16
26º M.BENZ/SPRINTER 12
27º CITROEN/JUMPY 11
28º EFFA/K01 11
29º CITROEN/BERLINGO 10
30º PEUGEOT/EXPERT 9
31º M.BENZ/SPRINTER 415 8
32º EFFA/V21 8
33º EFFA/V22 5
34º FOTON/AUMARK 1039 5
35º WILLYS/OVERLAND 4
36º RENAULT/KANGOO 3
37º M.BENZ/SPRINTER 515 2
38º HAFEI/RUIYI 2
39º DODGE/DODGE 1
40º FORD/F150 1
41º FORD/PAMPA 1
42º M.BENZ/SPRINTER 311 1
43º PEUGEOT/BOXER 1
44º TOYOTA/BANDEIRANTE 1

Vendas diretas

Automóveis

1º GM/ONIX 8.896
2º JEEP/RENEGADE 4.616
3º VW/GOL 4.595
4º FORD/KA 3.958
5º FIAT/ARGO 3.236
6º RENAULT/CAPTUR 2.958
7º JEEP/COMPASS 2.929
8º FORD/KA SEDAN 2.923
9º GM/PRISMA 2.745
10º NISSAN/KICKS 2.581
11º VW/VOYAGE 2.315
12º RENAULT/DUSTER 2.305
13º HYUNDAI/CRETA 2.254
14º VW/VIRTUS 1.748
15º FIAT/MOBI 1.725
16º TOYOTA/COROLLA 1.706
17º GM/SPIN 1.675
18º RENAULT/SANDERO 1.614
19º FIAT/UNO 1.573
20º HYUNDAI/HB20 1.566
21º RENAULT/KWID 1.440
22º VW/POLO 1.436
23º RENAULT/LOGAN 1.323
24º FORD/ECOSPORT 1.039
25º VW/T CROSS 985
26º HYUNDAI/HB20S 981
27º GM/COBALT 835
28º CITROEN/C4 CACTUS 740
29º TOYOTA/YARIS SEDAN 684
30º TOYOTA/ETIOS SEDAN 554
31º FIAT/SIENA 543
32º FIAT/DOBLO 497
33º HONDA/HR-V 475
34º NISSAN/VERSA 473
35º VW/JETTA 457
36º PEUGEOT/2008 445
37º HONDA/FIT 434
38º GM/CRUZE SEDAN 427
39º GM/TRACKER 420
40º TOYOTA/YARIS HB 401
41º FIAT/CRONOS 387
42º PEUGEOT/208 378
43º VW/FOX/CROSS FOX 376
44º HONDA/CITY 371
45º TOYOTA/ETIOS HB 318
46º VW/UP 300
47º VW/TIGUAN 286
48º TOYOTA/HILUX SW4 278
49º GM/TRAILBLAZER 259
50º VW/SPACE FOX 259

Comerciais leves

1º FIAT/STRADA 6.148
2º FIAT/TORO 3.598
3º VW/SAVEIRO 3.000
4º GM/S10 2.081
5º FORD/RANGER 1.365
6º TOYOTA/HILUX 1.359
7º RENAULT/OROCH 1.088
8º GM/MONTANA 896
9º FIAT/FIORINO 881
10º VW/AMAROK 763
11º MITSUBISHI/L200 478
12º RENAULT/MASTER 465
13º NISSAN/FRONTIER 377
14º FIAT/DUCATO 358
15º HYUNDAI/HR 157
16º PEUGEOT/EXPERT 130
17º CITROEN/JUMPY 128
18º PEUGEOT/PARTNER 60
19º VW/EXPRESS 36
20º PEUGEOT/BOXER 33
21º IVECO/DAILY 35S14 31
22º CITROEN/BERLINGO 17
23º M.BENZ/SPRINTER 313 15
24º M.BENZ/SPRINTER 9
25º RAM/2500 7
26º CITROEN/JUMPER 6
27º FIAT/UNO 4
28º IVECO/DAILY 3
29º AGRALE/AGRALE MARRUA 2
30º RENAULT/KANGOO 2
31º TOYOTA/BANDEIRANTE 1

[Fonte: Fenabrave]

Os carros mais vendidos no varejo e venda direta em junho de 2019
Nota média 4.9 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • EGITO

    FORD ladeira abaixo logo fecha as portas,por outro lado a RENAULT que soube “entender” o mercado ja se posiciona como integrante das “4 grandes” fora isso UP e UNO dando os ultimos suspiros ate que “deliguem os aparelhos”

    • Ricardo

      Entendeu o mercado, fazer lixos de carros um pouco mais baratos que os concorrentes.

      • 1945_DE

        É isso que o Mercado consegue comprar, e essas pessoas não se importam em morrer quando sofrem um acidente. Fórmula perfeita essa da Renault. Quem esta ganhando dinherio vendendo o Kwid, não dirige Kwid.

        • Ricardo

          Bem isso!

        • Emanuel Schott

          Kwid tem 3 estrelas, não é “bateu, morreu”.

          Mas de qualquer forma a coisa não é tão simples assim não. Não é porque o carro zera no crash teste que você vai morrer em qualquer acidente e não é porque tem 5 que você tá num blindado. Tudo depende de circunstâncias.

        • newuserandhiscrew 22

          Quem compra um Kwid usa na cidade, normalmente tem outro carro para a estrada.

      • Valdek Waslan

        Exatamente… UM POUCO MAIS BARATO! Esse é o segredo!!!

        • Cesar

          Porque lixo, todas fazem.

    • Luis Burro

      Soube entender???Renault só tá ganhando pq agora tem mais modelos à venda!

    • Jackson

      o gola ainda vende bem juntando as vendas diretas e no varejo ainda passa de 6.600 unidades nada mal pra um veterano de guerra quer um carro de pobre? compre gol…..

    • Emanuel Schott

      Renault aproveitou a falta que o Mille fez no mercado. Carro simples e barato.

      • Verdades sobre o mercado

        Verdade, as escadas estão trocando o Mille pelo Kwid.

  • Ronam Alves Fernandes

    Me surpreendi com os números apresentados sobre vendas no varejo e vendas diretas. Quase meio a meio. Se mantiver o crescimento as vendas diretas podem significar o fim das concessionárias como pontos de vendas, ficando as mesmas apenas com os serviços de oficina. Não é à toa que as garantias já estão chegando aos seis anos. Quanto mais tempo, mais vínculo com a oficina e com a marca. Já o consumidor terá um menor custo de aquisição do veículo. São os tempos! Tô certo ou tô errado?

    • Zé Mundico

      Só não concordo com a parte que diz que o consumidor terá um menor custo de aquisição, pelo menos estamos vendo justamente o contrário.

    • RodrigoTM

      Mesmo na venda direta, as concessionarias também ganham.

    • Luiz Felipe S. Silva

      Na verdade se você observar a proporção de vendas diretas está baixando. No auge da crise econômica chegou a superar os 50% se não me engano.
      Mas acho que a tendência é essa mesmo, as concessionárias tendem a se focar só pra manutenção.

    • Verdades sobre o mercado

      Apenas nas vendas para as grandes locadoras as ccs não tem ganhos com a Venda Direta. Mas a longo prazo as ccs realmente vão ter que mudar o foco, visto que cada vez menos o mercado venderá veículos ao consumidor final, que será um tomador de serviços seja alugando um veículo, seja contratando um serviço com motorista. A tendência realmente será focar na manutenção e possivelmente na prestação destes serviços que serão demandados de forma cada vez mais intensa.

    • Hodney Fortuna

      Menor custo de aquisição digo que discordo: a cada dia os carros estão ficando absurdamente mais caros. Nunca se pensou há um ano que um carro mais simples da Chevrolet alcançasse o patamar dos 70 mil reais por um Ônix top de linha.

      • Emanuel Schott

        Negócio é que de “simples” só resta o nome. Esses carros são tão equipados quanto carros de 70 mil de uns anos atrás.

        • Hodney Fortuna

          Não sou contra a tecnologia embargada nesses carros atuais, mas além de terem resultado em preços absurdos o que temos é uma grande dor de cabeça quando esses mesmos carros começam a dar problemas daqui uns anos, principalmente na parte eletrônica. Fico imaginando o valor do painel de um Virtus Highline por exemplo, já que em 2008 um simples painel do Gol GIV com velocímetro e odômetro digital custava 860 reais!

          • Vitor C

            Mas o natural é que com o uso amplo de novas tecnologias os custos sejam cada vez menores, mas para isso a maioria das marcas tem que começar a adotar esses novos itens.

          • Emanuel Schott

            Essas coisas ou dão problema na garantia ou dão problema com o carro indo por ferro velho.

            Peças como suspensão, freios, câmbio e tudo mais costumam apresentar bem mais falhas que um painel.

    • Emanuel Schott

      Grande parte das vendas diretas não são tão diretas assim. PCD, produtor rural e PJ que compra uma ou outra unidade compram em concessionárias. Só as vendas no atacado são feitas diretamente com a montadora.

      Além disso manutenção de todos esses veículos durante a garantia são feitos em concessionárias. Elas não vão morrer tão cedo.

    • Jackson

      mas as vendas diretas são realizadas para concessionarias tbm é que chega uma Panco,Ambev, Coca cola da vida negocia lá aí um gol que custa 43 mil pra uma consumidor comum sai por 35 36 no máximo na venda direta não que seja uma compra direto da fábrica mas sim uma compra de um grande lote negociado no atacado a preços bem abaixo do varejo para um CNPJ..

  • saulo

    Os carros da Honda sobem muito de posição qdo é varejo, pois não vendem para locadoras (pelo menos é o que eu ouvi falar)

    • Realmente não vendem mesmo, desde o Civic 9.

    • Verdades sobre o mercado

      Honda e Toyota vendem pouco por venda direta para PJ. Quando vendem por VD é mais PCD e taxi que são vendas onde não sacrificam a margem.

    • Hodney Fortuna

      Assustador é quando vc chega numa concessionária Honda e vê um Fit na versão EX e com o preço “promocional” de 85 mil reais. E ainda chamam isso de OFERTA!

  • TijucaBH

    Bem legal essa forma de divulgar os mais vendidos. Olhar essa lista detalhadamente dá pra fazer altas analises, como VW Voyage que praticamente só vende VD e nem aparece na lista dos 50 mais vendidos no varejo. Jeep Renegade com mais de 75% das vendas totais em venda direta, HB20 em segundo no varejo e em 20º em vendas diretas…

    Particularmente nao compro nunca mais carro que locadora compra com grandes volumes. Uma vez comprei uma Duster zero km com um bom desconto. No ano seguinte precisei vender o carro e custei a vender e por um valor bem baixo porque a Localiza tinha centenas de carros exatamente iguais ao meu por um preço bem menor e alguns com menor quilometragem também, além de flexibilizarem a forma de pagamento.

    • Emanuel Schott

      Quando você ver um carro sendo anunciado com um preço absurdo, pode saber que ele é campeão de venda direta. Quem paga mais de R$70.000 numa Strada 1.4 ou R$55.000 em um Voyage 1.0? Ninguém. Os preços são altos pra dar desconto alto, só isso. Strada Freedom 1.4 sai por R$54.000 e Voyage 1.0 não sai por mais de R$45.000 na prática.

      • Verdades sobre o mercado

        Toro e SAveiro também tem descontos gordos para VD.

  • Rafael Schissi Teixeira

    Achei impressionante as vendas do Kwid no varejo, a Renault acertou mesmo com esse carro.

    • Ricardo

      Carrinho legalzinho, mas ainda deveria ser muito mais barato!

    • Verdades sobre o mercado

      Esitve na capital paulista final de semana e me chamou a atenção a quantidade de escadas com um Kwid amarrado embaixo.

      • Jackson

        estão surrando eles na Icomon Empresa que presta serviço pra vivo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Freaky Boss

      Carro barato. EStratégia do “esquece detalhe e foca no custo”, total. Para um país onde poder de compra para automóvel ainda é pequeno para muita gente, isso faz sucesso . Decisão certa da Renault.

    • Emanuel Schott

      Ele tomou o lugar do Mille como carro simples e barato.

  • Feliphe Santos

    Muito boa essa matéria. Se o NA puder fazer todo mês, agradecemos.

  • zekinha71

    As vendas diretas já estão beirando os 50%, logo pra comprar um carro a pessoa terá que ter um CNPJ ou alguma doença, senão a venda será proibida.

    • Ricardo

      Aumentam as vendas diretas, muitas feitas por “espertões” e consequentemente ferram com os consumidores de varejo que cobrem a conta.

      • vi.22

        O que ferra é o governo, aproveitar desconto não ser espertao, e uma boa oportunidade de um bom negócio, e hipocrisia qualquer pessoa dizer que prefere pagar mais caro…

        • Ricardo

          E pode ter certeza que esses carros com desconto já têm lucros enormes encima.

        • Lucas

          Você não entendeu. Ele se refere como “espertão” a quem frauda esse tipo de benefício e adquire carros mais baratos sem exatamente obedecer aos requisitos legais.

    • João Holmes

      Essa é uma disfunção desse mercado. Eu não compro carro novo, mas me sentiria um otário pagando o preço cheio sabendo que metade paga com desconto.

      • Elizangela Oliveira

        Mas isso é muito fácil de resolver. Basta tirar um CNPJ de MEI.

        • Emanuel Schott

          MEI não pode ter carteira assinada, ser servidor público ou ter outro CNPJ. A não ser que você seja autônomo e seu ramo se enquadra como MEI e seu faturamento seja inferior ao limite, é inviável ter só pra possuir um CNPJ.

    • Jackson

      kkkk vendas diretas aí são Coca-cola,localiza,movida,Prefeituras governos estaduais … compra de cada tacada 100 200 carros ….

    • Emanuel Schott

      Conheço gente que não sabe a diferença de boi pra touro, fazem um arrendamento de gaveta qualquer, fazem a inscrição de Produtor Rural e saem de camionetão zerado com um bom desconto.

  • Baetatrip

    ….. Bandeirantes ainda vive?!
    nao morreu em 2001?!

  • Ricardo

    Engraçado que nunca vi Onix de empresas por aí, agora Gol tem de monte.

    • Verdades sobre o mercado

      Onix é campeão para vendas ao consumidor final e para empresas, vendeu este ano o dobro que o Gol para empresas.

    • Marcelo Nascimento

      Basta olhar os pátios das locadoras. Só vejo Onix!

  • Ricardo

    Se não fosse as vendas diretas a FIAT estaria ferrada!

  • Ricardo

    Para onde vai tantas Renegades de vendas diretas!?

    • Verdades sobre o mercado

      Locadoras, PCD e PJ para uso particular.

      • Ricardo

        Produtores rurais para irem ao shopping também. Hahaha

    • Creio que pelo valor venda muito para o dito profissional liberal, dentista, advogado, médico, arquiteto entre outros. A maioria desses profissionais tem cnpj para emitir nota.

      • Alexandre souza

        O médico do posto de saúde aqui do bairro acabou de comprar um Renegade zero km, com esse desconto ele fez um ótimo negócio.

      • MauroRF

        Isso mesmo, sou profissional liberal e tenho CNPJ para dar nota. Comprei meu carro usando o CNPJ.

    • Emanuel Schott

      PCD e locadora.

  • James

    Qualquer pessoa que tenha 1 CNPJ consegue comprar via VD, desconto interessante.

    • Verdades sobre o mercado

      é interessante para veículos mais caros (em especial pick-ups e alguns SUVs). PAra veículos abaixo de 80k na maioria dos casos não tem muita diferença de preço para as promoções ofertadas em veículos de estoque.

  • Freaky Boss

    É moçada, muita gente dizendo isso e agora eu começo a acreditar: estamos entrando na era onde o verbo TER vai ser muito substituído por USAR.
    E para mim faz sentido…Pra que ter um BMW ou uma pick up para viajar em rodovias em férias 2 vezes por ano apenas, se vc pode alugá-los?

    • th!nk.t4nk

      No resto do mundo já é assim faz tempo: chama-se leasing.

      • Freaky Boss

        Mas no leasing tradicional no fim vc fica com o carro

      • Ernesto

        Creio ser bem diferente a locação que ele quis dizer com o leasing que você menciona. Por acaso no leasing, após usar o veículo no fds, você devolve para a locadora? Não, né?

    • Vitor

      Um financiamento não é praticamente uma aluguel? Quem financia um veículo não o tem de fato até liquidar o pagamento, com imóveis idem.
      Quando o verbo TER é substituído por USAR por opção, acho perfeitamente aceitável. Mas no caso do Brasil o verbo TER é substiutuído por USAR porque TER é inviável.
      No segundo caso não há escolha, há desistência.

      • Emanuel Schott

        Não, aluguel é a fundo perdido. As parcelas que são pagas são suas, mesmo havendo desvalorização.

        O que eu pago de parcela + manutenção + seguro + imposto não da metade do que eu pagaria por um aluguel do mesmo modelo menos equipado. Sendo que no final de tudo vou recuperar pelo menos metade desse dinheiro ao vender o carro. Se fosse alugado seria um dinheiro perdido, não recupero nada ao devolvê-lo para a empresa.

    • Guedes

      Exatamente. Eu estou pensando seriamente em vender meu carro e ficar só no aluguel. Só uso no fim de semana. Apesar de alguns incovenientes, aluguel é vida.

    • vi.22

      Um dos comentários mais racionais ué já vi aqui

  • Andrei Vieira

    quase metade das vendas é com desconto. ou seja a outra metade otária paga preço dobrado. Brasil é maravilhoso.

    • Eduardo 1981

      É por causa da venda direta que se paga tão caro no varejo…
      Não tem almoço grátis!

      • vi.22

        Se paga caro porque os impostos são absurdos..

      • Andrei Vieira

        O preço da venda direta, com isenção/diminuição de ALGUNS impostos deveria ser o preço base pra todo mundo.

        Mas como tudo no Brasil tem o coitadismo, o privilégio para alguns, em detrimento a outros.

    • vi.22

      Pagar o preço normal não é ser otario, ser otario e ter a grana pra comprar e apenas ficar desejando
      O desconto é uma vantagem que o governo oferece em alguns casos e não se aplica a todos..

  • Hodney Fortuna

    Observando a situação de vendas da Ford dá para perceber que não se pode mais investir em um modelo da marca! Fujam dessa marca: é mais viável comprar um Chery que um Ford!

  • Leonardo Caiana

    Como consigo ver essas informações por estado?

    • Emanuel Schott

      Por estado só as parciais no item “Mais Vendidos” no site da Fenabrave.

  • dogmarley

    há tempos já acompanho as listas e vira e mexe aparece uma Bandeirante
    eu quero !!

  • Alexandre souza

    eu não vejo diferença entre varejo e venda direta, pra mim venda é venda, a montadora ganha do mesmo jeito.

    • Verdades sobre o mercado

      Depende… existem vendas diretas e Venda$ Direta$… as para locadoras tem margem bem sacrificada, as demais são $audávei$. Se fosse tudo a mesma coisa a Honda e a Toyota estariam bem atuantes neste mercado, mas elas normalmente focam apenas nas vendas para taxi e PCD onde o desconto é apenas dos impostos. Lá de vez em quando a Toyota vende um lote pequeno de Corolla para locadora ou faz uma promoção de Hilux para PJ e PR.

  • João Senff

    Ford Pampa ? Toyota Bandeirante ? Willys Overland ? Essa lista é do século passado ? Queria saber que achou esses carros zero km a venda.

    • Emanuel Schott

      Esse ranking é de emplacamentos, não de vendas. Se por um acaso alguém tem um carro antigo que por algum motivo precisou trocar a placa, entra no ranking.

  • ocampi

    Ford parou com o Fiesta porque o mercado compra apenas carro ruim. Fiesta com controle de estabilidade e tração, sistema de assistência em rampa, ar digital automático o brasileiro não entende. O que vende no Brasil é um carro 2 mil reais mais barato que a média com segurança de 3 estrelinhas quando o air bag funciona……Onix quando vejo na rua saio da frente. E está praticamente impossível não ver um hoje.

    • Ernesto

      Só você entende de carro.

      • ocampi

        Por que? Você não entende?

        • Ernesto

          Eu não entendo não. Inclusive, vou sugerir ao pessoal que, quando forem comprar um carro 0Km, consultem você. Afinal, os critérios que eles usam estão errados e os seus sim, estão certos.

          • ocampi

            Ok fico a disposição para tentar ajudar…fico aguardando.

            • Ernesto

              Vamos ver se o pessoal vai querer opinião sua para gastar o dinheiro deles. Rsrssrs

              • ocampi

                Opinião para gastar dinheiro ? Explica isso ?

                • Ernesto

                  Ué, você não é O CARA que entende de carros? Que sabe qual o melhor? Então, faz uma consultoria pra galera aí.

                  • ocampi

                    Por falar nisso cobra consulta.

  • Andre Canfora

    Como a Toyota conseguiu vender uma Bandeirante, se a produção se encerrou em 2001.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email