Na semana passada, listei alguns modelos fabricados no Brasil dos quais nem todos os entusiastas e simpatizantes se lembram.
Desta vez, falaremos sobre os Fora-de-Série, veículos feitos muitas vezes a mão por pequenos fabricantes para atender nichos de mercado específicos.
Dividi os nichos em cinco. Vale lembrar que algumas das empresas atendem a mais desses segmentos.
Assim, poderão ser citadas mais de uma vez. Este ramo de negócios foi mais forte nas décadas passadas, porém algumas fábricas ainda resistem. Boa leitura!
BUGRES (BUGGIES)
Baja
Beach
BRM
Buggy
Bugre
Bugway
Cheda
Coyote
Dunnas
Fibravan
Fyber
Glaspac
Wake
Walk
ESPORTIVOS DE FIBRA, RÉPLICAS E CONVERSÍVEIS
Adamo
Americar – réplica do Shelby Cobra e do Jaguar XK
Aurora
Beep
Bianco
Emis
EMME Lotus
Brasinca – fez o Uirapuru
Caracha
Chamonix
Dankar
Dacon – ficou famosa pelas transformações do VW Passat. Também customizou Brasilias e outros VW. Desenvolveu projetos próprios com auxílio de Anisio Campos, como os pequenos Mini Dacon e Pag Nick 2.0.
Envemo – transformou carros como Ford Del Rey e Chevrolet Monza em conversíveis e criou a Monza Camping SW. Também fez réplicas de Porsche. Muitas exportadas.
Farus
Glaspac
Grancar – Fez a Minivan Futura , quase uma réplica de Renault Espace
Griffon
GT Malzoni
Hoffstetter
L’Automobile – fez o Ventura
L’auto Craft (LC) – fez o Sabre 4.1, que lembra bem o Santa Matilde
Lobini
Lorena
Miura
MP – Fazia réplicas dos MG ingleses. Muitas foram exportadas.
Puma
Ragge
San Vito
Santa Matilde
Short – produziu esportivo com mecânica VW desenhado por Anisio Campos, o Short Turbo
Souza Ramos – Customizava modelos Ford, a princípio. E depois, de outras marcas também.. Havia versões SR de vários modelos com spoilers, aerofólio, rodas especiais e interior em couro com novos volantes, por exemplo. Uma boa ousadia: fez do Ford Verona uma BMW
Sulam – fazia conversíveis e criava versões cover de carros europeus famosos usando nacionais como base. Exemplo: Fazia do Passat um Audi Quattro. Customizou muitos outros modelos nacionais. Inclusive Fusca e Brasília. Ainda faz versões conversíveis do Ford Ka e do Fusca sob encomenda.
Tanger
Trivellato – produziu o raro esportivo Shark
Villa
WM
WW Trevis – fabrica, em fibra-de-vidro, réplica do Mercury 51 (o carro do Stalone Cobra) e por falar em “Cobra”, também faz réplicas do Shelby Cobra.
JIPES E 4X4
CBT
ENGESA – montadora nacional de jipes, tratores e caminhões civis e militares com tração 4×4 e 6×6.
Envemo – Fabricou o interessante SUV Camper, inspirado do Jeep Cherokee.
Matra – marca que produz picapes rústicas de fibra 4×4 a diesel
TAC
Troller
CUSTOMIZADORAS (TRANSFORMADORAS) DE PICAPES
A importação de veículos estava proibida. A solução foi criar uma solução brasileira. Em sua maioria, estas empresas transformavam as picapes grandes F-1000 E D-20 cabine simples, transformando-as em cabine dupla de 2, 3 e 4 portas ou em vans. Pampas também foram “cabinadas”. As transformações (ou customizações) foram muito populares nos anos de 1980 a 1995. Depois disso, algumas das companhias ainda continuaram fazendo as transformações em menor escala, dando manutenção e reformas nos veículos que produziram ou mudando de ramo. A Sulam, por exemplo, existe até hoje e faz customizações ao estilo tuning, blindagem e conversíveis sob encomenda. As mais conhecidas:
Brasinca
Demec
Engerauto
Envemo
Furglaine
Sidcar
SR (Souza Ramos) – Além de picapes, modificou veículos Ford de passeio, como o Escort.
Sulam
Tropical – Uma das poucas que continuam customizando picapes modernas como Dodge RAM e Ford F-250
Walk
OUTROS
Versões que concessionárias criaram. Houve algumas Caravan 4 portas feitas pela autorizada Guaporé de SP Capital; Maverick 4 portas SW pela Souza Ramos e Grand Saveiro Estendida by VW Sopave, para citar dois exemplos. E algumas empresas que se especializaram em transformar Monza em Mercedes 190 E, apelidados de” Moncedes” – alguns até com limpadorzinho de parabrisas nos faróis.
Por Gerson Brusco Gonzalez
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!