Etc

Os carros nacionais fora-de-série que nem todos sabem que existem

passat-dacon Os carros nacionais fora-de-série que nem todos sabem que existem

Na semana passada, listei alguns modelos fabricados no Brasil dos quais nem todos os entusiastas e simpatizantes se lembram. Desta vez, falaremos sobre os Fora-de-Série, veículos feitos muitas vezes a mão por pequenos fabricantes para atender nichos de mercado específicos.



Dividi  os nichos em cinco. Vale lembrar que algumas das empresas atendem a mais desses segmentos. Assim, poderão ser citadas mais de uma vez. Este ramo de negócios foi mais forte nas décadas passadas, porém algumas fábricas ainda resistem. Boa leitura!

BUGRES (BUGGIES)
Baja
Beach
BRM
Buggy
Bugre
Bugway
Cheda
Coyote
Dunnas
Fibravan
Fyber
Glaspac
Wake
Walk

ESPORTIVOS DE FIBRA, RÉPLICAS E CONVERSÍVEIS
Adamo
Americar – réplica do Shelby Cobra e do Jaguar XK
Aurora
Beep
Bianco
Emis
EMME Lotus
Brasinca – fez o Uirapuru
Caracha
Chamonix
Dankar
Dacon – ficou famosa pelas transformações do VW Passat. Também customizou Brasilias e outros VW. Desenvolveu projetos próprios com auxílio de Anisio Campos, como os pequenos Mini Dacon e Pag Nick 2.0.
Envemo – transformou carros como Ford Del Rey e Chevrolet Monza em conversíveis e criou a Monza Camping SW. Também fez réplicas de Porsche. Muitas exportadas.
Farus
Glaspac
Grancar – Fez a Minivan Futura , quase uma réplica de Renault Espace
Griffon
GT Malzoni
Hoffstetter
L’Automobile – fez o Ventura
L’auto Craft (LC) – fez o Sabre 4.1, que lembra bem o Santa Matilde
Lobini
Lorena
Miura
MP – Fazia réplicas dos MG ingleses. Muitas foram exportadas.
Puma
Ragge
San Vito
Santa Matilde
Short – produziu esportivo com mecânica VW desenhado por Anisio Campos, o Short Turbo
Souza Ramos – Customizava modelos Ford, a princípio. E depois, de outras marcas também.. Havia versões SR de vários modelos com spoilers, aerofólio, rodas especiais e interior em couro com novos volantes, por exemplo. Uma boa ousadia: fez do Ford Verona uma BMW
Sulam – fazia conversíveis e criava versões cover de carros europeus famosos usando nacionais como base. Exemplo: Fazia do Passat um Audi Quattro. Customizou muitos outros modelos nacionais. Inclusive Fusca e Brasília. Ainda faz versões conversíveis do Ford Ka e do Fusca sob encomenda.
Tanger
Trivellato – produziu o raro esportivo Shark
Villa
WM
WW Trevis – fabrica, em fibra-de-vidro, réplica do Mercury 51 (o carro do Stalone Cobra) e por falar em “Cobra”, também faz réplicas do Shelby Cobra.

JIPES E 4X4
CBT
ENGESA – montadora nacional de jipes, tratores e caminhões civis e militares com tração 4×4 e 6×6.
Envemo – Fabricou o interessante SUV Camper, inspirado do Jeep Cherokee.
Matra – marca que produz picapes rústicas de fibra 4×4 a diesel
TAC
Troller

CUSTOMIZADORAS (TRANSOFORMADORAS) DE PICAPESA importação de veículos estava proibida. A solução foi criar uma solução brasileira. Em sua maioria, estas empresas transformavam as picapes grandes F-1000 E D-20 cabine simples, transformando-as em cabine dupla de 2, 3 e 4 portas ou em vans. Pampas também foram “cabinadas”. As transformações (ou customizações) foram muito populares nos anos de 1980 a 1995. Depois disso,  algumas das companhias ainda continuaram fazendo as transformações em menor escala, dando manutenção e reformas nos veículos que produziram ou mudando de ramo. A Sulam, por exemplo, existe até hoje e faz customizações ao estilo tuning, blindagem  e conversíveis sob encomenda. As mais conhecidas:

Brasinca
Demec
Engerauto
Envemo
Furglaine
Sidcar
SR (Souza Ramos) – Além de picapes, modificou veículos Ford de passeio, como o Escort.
Sulam
Tropical – Uma das poucas que continuam customizando picapes modernas como Dodge RAM e Ford F-250
Walk

OUTROS
Versões que concessionárias criaram. Houve algumas Caravan 4 portas feitas pela autorizada Guaporé de SP Capital; Maverick 4 portas SW pela Souza Ramos e Grand Saveiro Estendida by VW Sopave, para citar dois exemplos. E algumas empresas que se especializaram em transformar Monza em Mercedes 190 E, apelidados de” Moncedes” – alguns até com limpadorzinho de parabrisas nos faróis.

Por Gerson Brusco Gonzalez

 

COMPARTILHAR:
  • yuricalmon

    Tá na hora de alguma dessas marcas voltar com um modelo urbano inspirado no Renault TWIZY com motor de CG flex !!!!

  • AndredeAzambuja

    Eber, sei que deve ser meio chato e trabalhoso, mas seria interessante tentar buscar as fotos de cada veículo…

    • JackCastilla

      ficou faltando as fotos mesmo

    • LEOFX182

      Comcordo só por nome nem rola!!!

    • pedropto

      Concordo, e acho que faltou o nome do carro da única foto… fiquei curioso sobre ele e queria buscar outras fotos e informações.

      • daniloporta

        me parece ser o audi quatro.me corrigam se estiver errado, passat transformado em audi quatro

        • RMN14

          Parece uma mistura de passat com del rey…faltaram fotos mesmo…

    • Filipe_GTS

      a maioooooor parte desses nomes ai ja ouvi falar mas nunca vi, umas fotos pelo menos de alguns seria uma boa ideia mesmo pra ilustrar o post ; )

  • Diens_mg

    Muitos deles a gente vê rodando por ai, o Farus tem na minha cidade, e as Pick ups são as mais populares… Esse Passat Del Rey ficou mto louco… kkkkkk

  • Guilherme1daSul

    A matéria ficou meio vaga sem fotos

    fica a dica…

  • asteka05

    Meu vizinho tem o carro da foto á cima… eu achava que ele mesmo tinha feito o carro aHAahahahhaHA Lanterna de brasília, parece um Voyage de frente de lado um Corcel 2 sei la aHAAHAHha e ta novinho ainda…

  • Leandro1978

    Eu não lembrava do "Moncedes", eu fiz uma busca e vi que era horrível. O Verona BMW era bem mais bonito. Eu lembro muito das caminhonetes transformadas, realmente era o sonho de consumo da classe média da época. Sempre havia propaganda das empresas nas revistas de automóveis da época. Inclusive algumas tinham a opção de tv e geladeira!

    • _biolog_

      Na verdade é Monza-Benz.;)

  • RBuriti

    a grand saveiro estendida http://forum.temprabr.com/viewtopic.php?p=381819 acho que foi um belo carro, se a vw tivesse produzido em séria teria feito sucesso em cima da strada.

    Se tivesse grana e estivesse atrás de uma picape pequena, eu compraria na época.

  • fernandoklippel

    Passat normal é mais legal, que estranho que ficou.

  • juninhoco

    Uma vez vi uma saveiro cabine dupla provavelmente 91/92 e achei muito estranho e meu pai disse que tinha sido uma cuestomização

    • EEQ1100

      tinha várias ford Pampa que eram transformadas em cabine dupla com unns adesivos engerauto duo…

      meu pai recebeu um desses uma vez numa negociação com imóvel… o carro tinha uns 5 anos de uso, muito bem conservado mas foi difícil de revendê-lo… esses dias mesmo encontrei uma foto antiga da picape vovó da strada cab dupla…

      acho que quem fazia a operação era a SR cabines, divisão da Souza Ramos concessionária Ford

  • Sias

    Transformadoras de pickup tem a Cioato e a Chapemec aqui no RS.

  • johnnyburanelo

    é seria bem legal as fotos hehe

  • BlueGopher

    Ainda adiciono:
    Buggy: Kadron (pioneiro, e eu o acho o mais bonito de todos)
    Réplica: Avallone (réplica do MG TF com mecânica Chevette ou Opala)

  • kaey

    Gosei do Delssat !!! Seria um modelo que não foi revelado, na época da união entra a Ford e VW ?????

  • Fábio Vicente

    Vixe… só pérolas!!!! Lembrou da minha infância!!! :S
    Se me permite, vou listar alguns aqui:
    FNM Onça;
    Passat Wagon (feito pela Dacon);
    Toppazio (feito em 1989 sobre um chassi de Ford Pampa – procurem na Quatro Rodas);
    Willis Capeta (fizeram 2 protótipos só para competição);
    Willis Interlagos (não necessariamente fora de série, mas uma raridade);

    Ah… deve ter mais!!! Vamos postar aê galera!!!! ahuahuahuahuahua

  • rafa_marcao

    Poxa pessoal, falar que faltam as fotos? Só de fazer essa lista já deve ter sido dificilimo! Agora é só colocar o nome dos carros no Google e ir em busca! Parabéns Eber!

    • Zenorev

      Se for só para pesquisar no google não precisaria abrir o NA, só dar uma busca por carros fora de série, concordo que a iniciativa é boa mas faltou as fotos.

  • ctr2cv

    Faltou incluir o Phoenix 280SL, uma réplica da Mercedec-Benz 280 SL da década de 60 que era feita com mecânica GM. Usava o motor 4.1/S do Opala. Para quem tiver curiosidade, é só seguir o link: http://www.jsautosantigos.com.br/index.php?option

  • João Paulo Vizioli

    Gente, os textos e as fotos são de responsabilidade do autor. Não do Eber, entendam isso! Da mesma forma que eu havia esquecido de colocar a identificação dos carros no post do Nostalgic Car Show… (mas depois eu coloquei).

  • mikaelbrian

    muitas pessoas sabem oq é troller,tropical, ou mesmo a lobini, chamonix, SR,baja,buggy, L’Automobile, miura,puma, tac
    pelo – essas acho q são essenciais

  • Fla3D

    Já que citou a CBT, podia ter comentado do Javali, um jipe bem interessante com um pequeno motor 3 cilindros diesel turbo. Como a CBT era produtora de trator como diz o nome, Compania Brasileir de Tratores, o conjunto era bem forte pois muitas peças vinham de tratores, o problema era o motor que as vezes dava problema, amigo meu teve um e se divertia muito (quando ele funcionava). Se procurar no acervo da quatro rodas tem o teste dele lá.

  • Sparcow

    A Tropical é da minha cidade, anda fazendo uns monstros ultimamente à base de caminhões F-22000/Ford Cargo.
    Meu pai tá restaurando um Engesa EE-34, comprado em leilão do exército e emplacado! Também restaurou esses tempos dois jipes JPX, antiga fabricante do Eike Batista que faliu.

  • Muito bacana, faltaram fotos realmente, mas quem é curioso tem o google para ajudar ;) abraços

  • UaDaFak

    vc deve ter uma NASA Endeavour pra poder fazer esse tipo de comentário…. afff….

  • Doidim2011

    Há dois meses havia um EMME LOTUS a venda no Mercado Livre.
    Uma super-pickup feita sobre um caminhão:
    – F-MAXX
    http://www.fmaxx.com.br/verVideo.php?v=2

  • Eduardo Costa

    Bom, esqueci de mencionar no outro post um carro rarissimo que tem aqui em Recife. Pesquisando na internet nunca achei outro igual no Brasil. É um Suzuki X90. Um pequeno jipe targa com mecânica de virara 1.6. Ele é vermelho, e outro dia o vi de novo e ainda estava muito bem conservador. Diz história que quem conheceu o proprietário que o carro pertenceu a Ivete Sangalo e foi trazido por um importador de SP.

  • X11auto

    Gostei da matéria, demonstra quantos fabricantes se aventuram nese país por um sonho, muitos que eu nem conhecia!
    O Griffon éra surpreendente para a época, deve ter fotos dele e de outros por aqui!Também tem uma Camper perto do meu serviço que esta conservada!
    Boas épocas, lembro quando apareceu o Passat Dacon!

  • X11auto

    Com todo respeito ao NA, mas quem quiser conhecer estes carros e outros entrem neste link que mostra a história dos nossos automóveis! http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/cur

  • Diegosam666

    Eu sei de um:

    Lafer LL

  • RSM

    Alguns eu não conhecia, agora porque não foi comentado os pumas e santa matildes?

  • macumba_online

    tem uma fábrica em Sp, chamada cobramotorsport, cujos carros parecem ser muito bem feitos, e o proprietário da empresa, Sr. Wagner Valentim, sempre me atendeu muito bem na época em que pensava (e ainda penso) em montar uma réplica do Cobra… a pagina é: http://www.cobramotorsport.com.br/
    e seus carros são realmente muito bonitos (ainda não tive a felicidade de experimentar nenhum, mas pretendo nos proximos anos montar o meu)
    Aliás, bem que o NOTICIAS AUTOMOTIVAS podia experimentar um carro desse né Éber.
    Se estiver sem tempo pra testar tantos carros, posso começar uma lista de possíveis testadores.. (me colocando na lista, é claro ahahahaahah) abraços.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email