*Destaque Mercado Segurança

Os carros vendidos no Brasil com alto nível de segurança

volkswagen-golf-highline-2 Os carros vendidos no Brasil com alto nível de segurança

Equipamento de segurança nem sempre foi uma das prioridades das fabricantes de veículos no mercado brasileiro. Não fosse a legislação, provavelmente muitos carros defasados ainda estariam à venda sem oferecer sequer airbags frontais e freios ABS (antitravamento), como é o caso do Fiat Mille e Volkswagen Kombi – que só foram descontinuados após a nova lei entrar em vigor. Entretanto, essa situação vem mudando aos poucos.



Atualmente já é um tanto quanto fácil encontrar modelos equipados com airbags laterais, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas de série. E, ainda melhor, com uma série de reforços estruturais para provocar uma menor deformação da carroceria num impacto provocado por um acidente.

Selecionamos abaixo, por categoria, os carros com alto nível de equipamentos de segurança dentro de seus segmentos, comparável aos mesmos modelos oferecidos nos Estados Unidos e na Europa. Consideramos apenas os modelos de marcas tradicionais, deixando de lado as fabricantes premium, visto que essas empresas costumam oferecer carros com alto nível de segurança em qualquer mercado, modelos esses que são bem mais caros.

A lista destaca modelos de preços mais acessíveis, se comparados com modelos importados e mais caros.

Confira:

Hatches de entrada com alto nível de segurança

Volkswagen-up-Pepper-2018-2 Os carros vendidos no Brasil com alto nível de segurança

Na categoria de hatches de entrada, os famosos populares pelados, o modelo que mais se destaca é o Volkswagen up! – há ainda o Renault Kwid, que se diferencia pelos airbags laterais de série em todas as versões. O subcompacto da marca alemã é dotado de uma carroceria formada por aços formados a quente de ultra-alta, de alta resistência e de estampagem profunda nas áreas de alta carga. Segundo a marca, 75% da carroceria tem seu peso composto por aços especiais.

Além disso, ele oferece sensor de impacto atrás da grade frontal, que pré-ativa sistemas de retenção antes do impacto real, como os pré-tensionados dos cintos de segurança. O conjunto inclui também coluna de direção deformável, limitadores de força nos cintos e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro. Vale lembrar que o carro recebeu cinco estrelas nos testes do Latin NCAP.

Hatches compactos com alto nível de segurança

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Entre os carros hatches compactos, o Ford Fiesta se sobressai em relação aos demais. Na versão topo de linha Titanium Plus, o modelo oferece sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, entre outros. A Ford diz que o hatch traz estrutura com aços de alta resistência e mais de 55% com aços de ultra-alta resistência.

Hatches médios com alto nível de segurança

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Do lado dos hatches médios, o modelo com segurança equiparável ao oferecido lá fora é o Volkswagen Golf. A carroceria do carro traz aços de alta e ultra-alta resistência com conformação a quente em sua estrutura. O hatch ganhou cinco estrelas nos testes do Latin NCAP. Nos equipamentos o Golf também se destaca, embora boa parte dos itens sejam ofertados como opcionais.

Entre os recursos, há controle de cruzeiro adaptativo com função “Stop & Go”, assistente de luz para farol alto, monitoramento frontal e freio de emergência automático para trânsito, sistema de proteção proativa dos ocupantes, detector de fadiga do motorista, sete airbags, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, alerta de perda de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, sistema Isofix, entre outros.

Sedãs compactos com alto nível de segurança

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O Ford Fiesta volta a aparecer nesta lista, mas desta vez em sua versão três-volumes. A exemplo do hatch, o Ford Fiesta Sedan dispõe de uma série de recursos em sua configuração mais cara, a Titanium Plus. Ele é dotado também de sete airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sistema Isofix, entre outros.

Sedãs médios com alto nível de segurança

chevrolet-cruze-2018-1 Os carros vendidos no Brasil com alto nível de segurança

Entre os sedãs médios, o modelo que se sobressai é a nova geração do Chevrolet Cruze. A versão topo de linha LTZ 2 oferece alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, assistente de permanência na faixa, farol alto adaptativo, indicador de distância do veículo da frente, seis airbags, controles de estabilidade e tração, sistema Isofix, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. De acordo com a Chevrolet, o novo Cruze traz materiais mais nobres, como o alumínio e ligas de aço mais resistentes.

Peruas com alto nível de segurança

volkswagen-golf-variant-impressões-NA-11 Os carros vendidos no Brasil com alto nível de segurança

Assim como o Fiesta, o Golf também aparece nesta lista em duas configurações diferentes. Do lado das peruas e/ou monovolumes, o Volkswagen Golf Variant é o carro que mais se destaca. Seguindo a mesma linha do hatch, a perua alemã pode ser equipada com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de luz para farol alto, monitoramento frontal e freio de emergência automático para trânsito, sistema de proteção proativa dos ocupantes, detector de fadiga, sete airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de perda de pressão dos pneus, bloqueio eletrônico do diferencial, Isofix, sistema de frenagem automática pós-colisão, entre outros.

Crossovers compactos com alto nível de segurança

Nissan-Kicks-SL-1 Os carros vendidos no Brasil com alto nível de segurança

Um dos segmentos de maior sucesso no mercado brasileiro, a categoria de crossovers compactos tem como destaque o Nissan Kicks quando o assunto é segurança. A versão topo de linha do modelo, a SL com o Pack Tech, é equipada com uma série de recursos.

Entre eles, há seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem, bloqueio de ignição através de imobilizador do motor, detector de objetos em movimento, controle inteligente em curvas e de freio motor, estabilizador inteligente de carroceria, sistema Isofix, entre outros. O modelo traz também aço de alta resistência em boa parte de sua construção.

Crossovers médios com alto nível de segurança

chevrolet-equinox-2018-impressões-NA-68 Os carros vendidos no Brasil com alto nível de segurança

Pulando para os crossovers de porte médio (ainda considerando as marcas mais tradicionais), a Chevrolet se destaca com o recém-lançado Equinox. A versão Premier do carro, que inclusive é a única disponível em nosso mercado, é equipada de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de frenagem de emergência, alerta de colisão frontal, faróis full LED com faixo alto inteligente e função de pré-ativação dos freios.

Há ainda banco do motorista com alerta tátil de segurança, alerta de ponto cego, aviso de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro, assistente de partida em rampas, conrole de velocidade em declive.

Em sua construção, o carro tem 35% de aços de alta resistência, 31% de ultra-alta resistência e 11% de aços endurecidos pela estampagem na estrutura e gaiola de proteção com aços estampados a quente nas colunas A e B e assoalho.

Picapes com alto nível de segurança

ford-ranger-2017-NA-19 Os carros vendidos no Brasil com alto nível de segurança

Por fim, o destaque do segmento de picapes é a Ford Ranger. A configuração Limited (topo de linha) do utilitário é equipada com sete airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de frenagem de emergência, controle automático em descida, assistente de partida em rampas, controle adaptativo de carga, piloto automático adaptativo com alerta de colisão, sistema Isofix, farol alto automático, sistema de permanência em faixa, entre outros.

5.0

  • Mauro Schramm

    Não entendi os critérios utilizados pelo autor. Diversos modelos apontados como referência sequer foram aferidos pelo teste de colisão público promovido pelo LatinNCAP. Relacionar o controverso Kwid sem que o mesmo passe pelo referido teste chega a soar como anedota. O mesmo vale para o Nissan Kicks, baseado na plataforma do March, recentemente “rebaixado” pelo LatinNCAP em função da inconsistência nos resultados obtidos nos testes de colisão.

    Em contrapartida, modelos muito bem avaliados no Latin NCAP e que contam com ampla gama de equipamentos de segurança passiva e ativa, ficaram de fora como Renegade, Fit (este último no modelo (2018).

    • Eng Turbo

      Segundo a Renault, o Kwid brasileiro conseguiu em testes independentes 4/4 estrelas, vamos ver no LatinNCAP

      • Dula Bude

        Se confirmar essa nota, seria impressionante!
        Espero que consiga, seria um murro na cara das concorrentes…

        • Edson Fernandes

          E deveriam até promover o emprestimo de dois modelos para fazer o mercado ficar ainda mais pegando fogo. MAs só acredito vendo.

      • Wellington Myph13

        Não consegue 4 estrelas pelo fato de não ter ESP.
        Se fizer 3 já esta EXCELENTE pra um carro de entrada, super leve e com aquele Q de desconfiança por ser projeto indiano “melhorado”.
        Eu acho que tira 1 adultos e 3~4 crianças. Vai saber quando eles vão avaliar um…

      • Mauro Schramm

        Tomara. Mas sou cético. Se ele tivesse bom desempenho no teste de colisão, a Renault teria patrocinado o teste do LatinNCAP para usar como propaganda no lançamento (como a VW fez com Up! e Polo).

    • pedro

      Cara, falou tudo. Totalmente furada esta lista.

    • Maycon Farias

      Concordo, acredito que o foco da matéria foi quem tinha mais* equipamentos tecnológicos apenas, porque em relação a nota máxima de segurança nem todos da matéria foram avaliados de fato, e esses que você comentou também tiraram nota máxima. A verdade é que paga-se bem caro na maioria dos citados na matéria porque são as versões top de linha se eu entendi bem, ou seja eu duvido muito que são completinhos desde a versão básica. Esse tipo de lista tem muitas variáveis. Mas de qualquer forma parabéns as citadas e as não citadas também.

      • Vinícius

        Sim, também fiquei com essa impressão. Os modelos que possuem mais opcionais de segurança em cada segmento. Porém sem considerar a estrutura, já que nem todos os veículos foram testados no Latincap. Porem, por mais que os modelos citados que já foram testados pela Latincap tenham tido boas notas, é inegável que possuem menos equipamentos de segurança que os citados pela NA, por isso não estão na lista (já que foi esse o critério, pelo jeito).

      • Francisco Helio

        No caso da Ranger, acho que desde a XLS já oferta full airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade.

    • A lista não é de modelos com boas avaliações no LatinNCAP e sim de modelos com alto nível de equipamentos de segurança. Kicks tem mais equipamentos neste sentido do que o Renegade, Cruze tem mais que Civic e Corolla, e assim por diante.

      • Mauro Schramm

        Nope. O título é claro: “Os carros vendidos no Brasil com alto nível de segurança”.

        E de mais a mais, a pura e simples adição de equipamentos não garante um alto nível de segurança. Um Uno Mille com 7 airbags, abs e controle de tração não teria “alto nível de segurança”.

        • Hiboria

          Concordo, o título deveria ser como dito acima :”modelos com alto nível de equipamentos de segurança.”

        • Luis Gustavo

          sim, concordo com vc….

          palhaçada essa matéria… Desde quando airbag é sinônimo de alta segurança!?
          Isso foi uma piada e leva o consumidor ao erro..

          NA tá parecendo carblog agora…p.qp

      • Tibúrcio

        Realmente, o título da matéria indica outra coisa.
        Está desalinhado com o que foi apresentado.

    • ObservadorCWB

      Mesmo assim. NENHUM FIAT.

    • Romulo’

      Realmente bem inconsistente a matéria. Não relaciona título e conteúdo e os critérios foram bem mais os escritos em fichas técnicas do que testes reais.

  • Jesse James

    Sinonimo de segurança no Brasil sao veiculos da Volkswagen, Golf , Golf Variant, Up!, Novo Polo, Amarok…

    • Leonardo

      Gol e voyage esqueceu kkkkkkkkkkkkk

      • thi

        esqueci essa linha ..a vw hoje é:up, polo,golf e assim vai

    • Cleidson

      Claro, kwid com airbags laterais e ja e uno com esp, coisas q o up! brasileiro não tem nem como opcional.

      • ALR

        Entre aços a quente de ultra-alta resistência e airbags laterais é óbvio logicamente que o aço ganha disparado.

    • Augusto

      Faltou o mais seguro de todos: o Passat !!!.

      • Juarez Veras

        Aguardando sua babação de ovo Igor…….

    • GTIke (GTIke)

      Os Volkswagen europeus, né…A linha nacional não. Mas é impressionante o resultado do Polo. Um tapa na cara da concorrência.

    • tech76

      E Ford, todos os carros da Ford possuem controle de estabilidade em pelo menos uma versão e fora o Ka todos possuem airbags laterais e de cortina. Além disso, os modelos mais caros, a partir do Focus, possuem equipamentos a mais, como assistente de frenagem de emergência, entre outros.

      Ford e VW são as que se destacam entre as marcas comuns no quesito segurança, pena a Ford ter se queimado com o câmbio PowerPoint.

      • Robinho

        exatamente a própria Ford disse que investiriam em segurança e estão cumprindo a promessa.

    • rafael morozini

      Veículos Ford : ka , fiesta , focus , fusion , ranger e edge …

    • Robinho

      desculpe mas são VW e Ford.

  • Luis Burro

    Correção:Segurança nunca foi prioridade das fabricantes de veículos em nenhum mercado.
    A não ser a Volvo (unica declarada a favor) nenhuma outra fabricante investiria se não fosse pela lei.
    Qlqr motivo ou regra q possam interpretar da maneira mais deturpada possivel o fazem.Tdo pela economia e ganância.

  • TT 230

    Brasileiro geral quer apenas Central multimídia, faróis de “minha”, rodas de liga e um carro que pareça bonito.

    • Jose Antonio

      Concordo plenamente com você

  • thi

    brasileiro fica toda saltitante com um desenho sem harmonia,luizinha e cromadinho , pq pra “nós” isso tem um nome ..ESTILO ..ha ha ha…até nisso somos uma piada… agora imagine se ligamos pra esse lance de segurança… pra “nois” tem q ser grandao, chamar atenção..só isso q vale. sou brazuca ..mais tenho vergonha de muita coisa. e dizer q brasileiro é apaixonado por carro?? ..não não..apaixonado por carro é alemão , nós não..somos apaixonados por uma coisa futil chamada :ostentar. mas isso só vale para quem é desinformado..por exemplo digamos q tenho um up! o cara compra um onix e acha q tem um carro melhor que o meu..quem rir.. eu claro..de pena . por ver um ser ignorante por exemplo. deixar de levar um motor moderno,projeto moderno e seguro pra levar um onix?? temos q ser estudados. e pior que tanta propaganda e informação na nossa cara.

  • thi

    desci a barra de rolagem e parei na golf variante e fiquei sonhado, viagens, prancha no teto, ferias, porta mala pra levar ate churrasqueira… pq pai esse povo ignorante esta matando essa categoria..pq ?

    p.s. ainda vou tirar uma dessas. nem q tenha q comer ovo todo dia

    • Luccas Stringger

      …e comendo ovos todos os dias,vai economizar na churrasqueira…..

      • thi

        vc entendeu fera;)

  • Renato Dias

    Rapaz, alguém entendeu alguma coisa? O quê que esse maluco fumou?
    Coloca o Kicks e não coloca o Renegade? O Renegade é um tanque perto do Kicks.

  • Renato Dias

    Alto nível = mais seguro
    Independente de qual item o carro possua o não.

  • REDDINGTON

    Isofix deveria sair de fábrica em todos os veículos agora, o custo é zero, não aumenta em nada o custo, quem conhece o sistema sabe que é muito simples, porém prático e muito seguro.

  • Louis

    Bom lembrar que estes equipamentos todos são em versões topo, normalmente com todos os opcionais, e preços caríssimos. Nas versões mais vendidas, provavelmente a lista seria bem diferente.

  • Will

    “Entre seus nacionais, a marca do oval azul se vale do aço boro na coluna central B do EcoSport e New Fiesta. Porém, a estrutura do hatch europeu, que contava com o aço a quente nas colunas dianteiras (A), foi alterada no brasileiro, como revelamos em maio de 2013.”

  • Leonardo

    Poderiam colocar no subtítulo de cada modelo citado o preço?

  • Tibúrcio

    Kicks? O Renegade tirou 5 estrelas no NCAP e colocam o Kicks como referência?

  • Roberto Lopes

    O interessante é que de todos os modelos mencionados, nenhum é líder em seu segmento. O preço ainda é fator predominante na aquisição de veículos no país e isso faz com que toda essa tecnologia demore mais para estar em todos os modelos.

  • El Gato Negro

    Cadê o Ônix?

    Opa, desculpa. Li errado, achei que era “insegurança”.

    • Danilo Siqueira

      Acho que insegurança teria um empate entre Onix e Ford Ka

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