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Os motores de cinco cilindros disponíveis no Brasil

audi-5-cil-700x524 Os motores de cinco cilindros disponíveis no Brasil

O bloco de cinco cilindros já foi bastante utilizado no mercado automotivo mundial, mas recentemente quase entrou em processo de extinção com a chamada tendência downsizing, que reduziu o tamanho dos motores, adicionando turbo e injeção direta basicamente.



Com diesel ou gasolina, este tamanho de propulsor ainda marca presença no mercado nacional, equipando geralmente carros de luxo, esportivos e utilitários importados. Antes, a opção mais barata com esse motor era a perua VW Jetta Variant, mas ela foi retirada. Importada do México, ela tinha um bloco 2.5 de 170 cv.

Ainda disponíveis no mercado, temos os Audi TT RS Coupé e Roadster 2.5 TFSI (essencialmente o mesmo motor da perua) com 340 cv. O propulsor só deverá existir a partir de agora para mover os esportivos da Audi e Volkswagen, provavelmente também o próximo RS3 Sportback.

rexton-motor-27-diesel-700x525 Os motores de cinco cilindros disponíveis no Brasil

Também da Europa, outro fabricante que ainda utiliza motores de cinco cilindros é a Volvo, que no Brasil retirou o bloco do mercado, presente nas versões T5 anteriores e o substituiu pelo 2.0 de quatro cilindros com turbo e injeção direta, adquirido da Ford.

No entanto, o recente V40 retornou com o propulsor original de cinco cilindros. Este é um 2.0 com 180 cv ou 210 cv, que curiosamente não está disponível em grande parte do mercado europeu, onde um quatro cilindros 1.6 de 180 cv é utilizado em seu lugar. Este também é de origem Ford e é o mesmo que equipa do S60 T4 no Brasil.

Mas não são apenas os europeus que oferecem opção de cinco cilindros no Brasil. Há também um bloco de ciclo diesel no mercado, equipando o sul-coreano SsangYong Rexton. O motor 2.7 do utilitário esportivo de 7 lugares entrega 161 cv. Ele é de origem Mercedes-Benz, mas não é mais usado pelo fabricante alemão. Além dele, o mais famoso é o cinco cilindros 3.2 diesel TDCi da Ford Ranger 2014, que entrega 200 cv.

Então, confira abaixo mais detalhes e preços dos modelos equipados com motor de cinco cilindros no Brasil:

audi-tt-rs-coupe-700x525 Os motores de cinco cilindros disponíveis no Brasil

• Audi TT-RS Coupé – R$ 399.000
2.5 TFSI de 340 cv a 5.400 rpm e 45,7 kgfm entre 1.600 e 5.300 rpm

audi-tt-rs-roadster-700x358 Os motores de cinco cilindros disponíveis no Brasil

• Audi TT-RS Roadster – R$ 419.000
2.5 TFSI de 340 cv a 5.400 rpm e 45,7 kgfm entre 1.600 e 5.300 rpm

Ford-Ranger-XLT-20121-700x410 Os motores de cinco cilindros disponíveis no Brasil

• Ford Ranger 3.2 TDCi – A partir de R$ 92.900
3.2 Duratorq de 200 cv a 3.000 rpm e 47,7 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm

ssangyong-rexton-w-europa-02-700x378 Os motores de cinco cilindros disponíveis no Brasil

• SsangYong Rexton – R$ R$ 149.900
2.7 D27DT de 161 cv a 4.000 rpm e 34,7 kgfm entre 2.000 e 3.000 rpm

volvo-v40-2014-211-700x525 Os motores de cinco cilindros disponíveis no Brasil

• Volvo V40 T4 Dynamic – R$ 122.950
2.0 Turbo de 180 cv a 5.000 rpm e 30,5 kgfm entre 2.700 e 4.000 rpm

volvo-v40-r-design-121-700x525 Os motores de cinco cilindros disponíveis no Brasil

• Volvo V40 T5 R-Design – R$ 138.950
2.0 Turbo de 210 cv a 6.000 rpm e 30,5 kgfm entre 2.700 e 5.000 rpm

  • tiagocbl

    Faltou a ranger, com o seu 3.2 5cilindros diesel…

    • Bruno Alves

      Pois é, esqueceu do mais popular.

    • PedroTelles

      Justamente.

    • Dr. Samuel Melo

      entrei na matéria pensado nesse motor

    • dafomg

      Leiam o texto até o final.

    • Igor

      Tá de sacanagem… postou sem ler td matéria!

      • sabbathbh

        O texto original não tinha a Ranger, depois que atualizaram mas não colocaram nenhuma nota. Para quem usa um leitor de RSS que carrega a matéria em cache para leitura offline pode acontecer do leitor carregar a matéria original. Foi o que aconteceu comigo por exemplo, por isso sei que o texto foi modificado depois dos comentários.

  • PedroTelles

    O ronco de um 5-L é muito gostoso em altas.

    Pena que é raro de se ver agora.

  • stefanoz

    Pq o v40 t4 tem 5 cilindros?

    Antes a volto respeitava as siglas T = turbo, 4 = 4 cilindros

    • Diggo

      Não faz mas sentido algumas siglas, ao longo dos anos vão se perdendo. Inclusive porque a Volvo vai adotar somente motores de quatro cilindro, segundo notícias recentes.

      • zemarreta

        Exato, li algo assim também. E manter a nomenclatura T5 e T6, mesmo com apenas 4 bocas.

  • Bruno Alves

    Só duas correções aí (não querendo ser chato, só quero ajudar):

    – Torque correto do motor 2.5 do Audi TT RS é 45,9 kgf.m;
    – Torque correto do motor 3.2 da Ranger é 47,9 kgf.m.

  • bem que o NA poderia avaliar o ssangyong rexton w 2013 !

  • MecanicoDigital

    Me lembro de uma vez, quando eu estava conversando com um amigo mecânico, um japa muito gente boa… naquela ocasião ele estava com a cabeça enterrada dentro do capô de um Marea 5 cilindros, fazendo uma pequena retífica (o cabeçote tinha sido danificado por excesso de borra), então eu perguntei pra ele:
    – E aí, o que vc acha deste motor de 5 cilindros?
    E ele me respondeu sem pestanejar:
    – Mais um cilindro pra encher o saco!

    Apesar do ronco bonito, na prática um motor de 5 cilindros é mais um exercício de engenharia do que benefícios práticos, já que ele pode ser substituído tanto por um de 4 (se a proposta for mais leveza, motor mais compacto e menos peças de manutenção) ou um de 6 (maior cilindrada, mais folga pra aumento de potência).

    Sem contar que o ronco do 6 cilindros é muito mais bonito ;)

    Não por acaso a indústria vai aos poucos abandonando esta configuração.

    • Igor

      Não concordo… engenharia é engenharia! não me interessa o número de cilindros… se existisse um motor de dois cilindros 1.0 que fizesse 50 km com um litro, entregando 250 cv de potencia e 30 kg de torque e que fosse barato e viável, quem não ia querer? Acontece a arquitetura do motor já facilita a engenharia… afinal de um V8 é muito mais fáci se tirar potência, em contrapartida fazer com que bebam pouco é bem dificil… ao passo que nos 1.0 4cc acontece justamente o contrário.

    • ARISTEU

      Mecânico gosta é de moleza!
      Pergunta dele qual motor é melhor; Um boxer 1.6 ou um tsi 1.4!

      • MecanicoDigital

        Mecânicos de verdade não.
        Mecânicos de verdade gostam de ver um belo trabalho de engenharia, projetos bem pensados e produtos que, quando apresentam um problema, sua solução seja prática, correta e sem retorno.

        Mecânicos não gostam de coisas malfeitas, mal projetadas e que, mesmo depois de resolver o problema, o mesmo volta a dar defeito pouco tempo depois.

        Ah, e bons mecânicos também não gostam de ter que ficar desmontando um monte de coisas que não tem nada a ver com o problema pra chegar no defeito, normalmente carros mal projetados são assim, e o custo disso obviamente é repassado para o proprietário.

        E isso não tem nada a ver com moleza, pois temos tantos modelos de carros no mercado, que acaba ficando fácil distinguir um bom projeto de uma encrenca.

        E ainda falando de engenharia, as escolas alemãs, japonesas e americanas são as melhores, cada uma a seu modo. O resto, salvo raríssimas exceções, ou copiam destas três, ou ficam tentando reinventar a roda, …..

        • Fabio_Tex

          Aplauso para o comentário excelente e bem redigido.

          • MecanicoDigital

            Obrigado Fabio.

    • Castle_Bravo

      Acho que o maior benefício prático é o mesmo que acontece para com os de três cilindros, a economia para o fabricante, já que um cilindro a menos significa economia na hora de fabricar. Há toda uma engenharia para trazer maior equilíbrio a uma configuração ímpar de cilindros, mas não saberia dizer até que ponto isso poderia ser melhor (considerando os custos) do que forçar a arquitetura de quatro cilindros acima de 2,4 litros ou adicionar turbocompressores a uma litragem menor.

      O mecânico pode até não gostar, mas para as fábricas deve haver um belo motivo econômico que justifique sua existência. :)

  • Arthiola

    Para mim, compensa um 4 cilindros turbo ou um 6 cilindros aspirado no lugar de um 5 cilindros…

  • Antonio Js

    O Próximo passo seria o interessante uso do sV4 e ou a volta dos motores planos como os da Subaru
    principalmente para diminuir o centro de gravidade dos carros e instalar melhor a injeção direta, intercooler
    supercharged, coletores menores e melhor distribuição do peso!!!

  • tiagocbl

    Posso estar enganado e, caso esteja, peço até as minhas desculpas pelo comentário de que faltava a citação ao 5cilindros 3.2 diesel da Ranger, mas quando eu li a reportagem não havia menção à Ranger, por isso que coloquei!

  • Dimitri Diegoli

    E o Marea 5 cilindros? hahahahahahahaha #ironicmodeon

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