_Destaque Carros Conceito Salões do Automóvel

Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

carros-conceitos-salao-automovel-2016 Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

Nem só de lançamentos vive o Salão do Automóvel de São Paulo. A 29ª edição da mostra automotiva, que estará aberta ao público até domingo (20), conta com uma série de automóveis conceituais, sendo alguns deles que antecipam futuros carros de produção e outros que dão uma prévia do que poderemos encontrar nos modelos das respectivas marcas nos próximos anos (ou décadas).



Selecionamos abaixo os principais modelos conceituais apresentados pelas fabricantes no Salão de São Paulo. Confira:

Volkswagen Gol GT

volkswagen-gol-gt-concept Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

O conceito da nova geração do Gol GT é, sem dúvidas, a principal atração da Volkswagen no evento. O modelo foi desenhado pelo centro de design brasileiro da marca e é uma espécie de releitura do antigo GT. Além disso, o protótipo dá indícios de que a próxima geração do hatch compacto possa voltar a oferecer uma versão com apelo esportivo.

Entre as exclusividades, há carroceria duas portas pintada na cor metálica Cinza Volcano, detalhes em tom vermelho Lava Red, grade dianteira tipo colmeia em preto brilhante, para-choque frontal com formato mais esportivo, defletor de ar e luzes diurnas, faróis duplos tipo full LED, rodas diamantadas de 18 polegadas, faixa traseira que liga as lanternas, aerofólio duplo traseiro e teto e coluna central em preto brilhante.

O interior exibe ainda bancos do tipo concha, volante esportivo com o nome do conceito estampado, painéis de portas redesenhados tendo como referência o primeiro Gol GT, saídas de ar exclusivas, pedais em alumínio, nova alavanca de câmbio e soleiras de portas com o logo “GT”.

Hyundai Creta STC

hyundai-creta-stc-concept-1 Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

A Hyundai pode estar almejando o segmento da Fiat Toro. Além do Creta, a marca sul-coreana mostra no Salão o novo Creta STC, um conceito de picape que tem como base o novo crossover compacto, desenvolvido na Coreia do Sul em parceria com os designers da filial brasileira da empresa. O protótipo, assim como os carros de produção da Hyundai, abusa dos vincos marcantes e da aparência mais agressiva.

Há ainda como destaque a carroceria de quatro portas, sendo as duas traseiras com abertura tipo suicida. Detalhes mecânicos a respeito do Hyundai Creta STC, porém, ainda não foram divulgados. Segundo a fabricante, o modelo ainda é um estudo e, caso a recepção do público seja positiva, poderá chegar à linha de produção num futuro próximo.

BMW Concept X2

BMW-Concept-X2 Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

Um dos destaques da BMW no evento é o novo Concept X2, que foi apresentado recentemente no Salão de Paris. Trata-se de um protótipo que antecipa um futuro crossover para a linha da marca, que já foi confirmado para ser vendido no mercado brasileiro a partir de 2018 para se posicionar entre os atuais X1 e X3.

O novo BMW Concept X2 usa a mesma plataforma ULK, já empregada em carros recentes da empresa. Ou seja, o utilitário-esportivo vai dispor de tração dianteira ou nas quatro rodas. O conjunto oferecerá ainda os mesmos motores do X1, ou seja, um 2.0 litros turbo flex (pelo menos no Brasil).

Citroën Aircross

Citroen-Aircross-Concept Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

Mostrado pela primeira vez na edição do ano passado do Salão de Frankfurt, o Aircross Concept dá as caras no estande da Citroën no Salão de São Paulo. O novo modelo é um estudo de um crossover de porte médio, que deverá chegar à linha de produção em meados de 2018, usando a plataforma EMP2, a mesma do C4 Picasso e do novo 3008.

A versão conceitual do Aircross é equipada com um motor 1.6 THP de 218 cv e outro elétrico de 95 cv. Há ainda como destaque a ampla tecnologia a bordo, com um sistema de entretenimento que combina duas telas de 12 polegadas, sendo uma móvel para que possa ser usada também pelo passageiro.

Volkswagen T-Cross Breeze

Volkswagen-T-Cross-Breeze-Concept Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

Outro conceito de destaque da Volkswagen é o T-Cross Breeze, que também antecipa um modelo para o segmento de crossovers, nesse caso o de compactos. Ao que tudo indica, a versão de produção deverá seguir a mesma linha do protótipo, com exceção da carroceria com capota removível e do interior mais tecnológico, com comandos sensíveis ao toque por todos os lados.

O T-Cross Breeze é equipado com um motor 1.0 TSI, que rende até 110 cv e 17,8 kgfm, com câmbio DSG de sete marchas e dupla embreagem e tração dianteira.

Lexus LC 500h

Lexus-LC-500h-Concept Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

No estande da Lexus, o destaque fica por conta do LC 500h, um conceito de cupê esportivo que adianta o futuro dos carros da marca. O protótipo, revelado em março deste ano durante o Salão de Genebra, é equipado com um motor 3.5 litros V6 e outro elétricos, capazes de gerar 358 cv e 35,5 kgfm, a 4.900 rpm, com um câmbio automático de dez marchas. A Lexus diz que o esportivo alcança os 100 km/h em menos de cinco segundos.

O Lexus LC 500h dispõe ainda de faróis de LED, teto de fibra de carbono, capô, para-choques, braços do sistema de suspensão dianteira e portas fabricados em alumínio e a plataforma GA-L, desenvolvida pela Lexus para seus modelos de luxo.

Mercedes-Benz IAA

Mercedes-Benz-Concept-IAA Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

O conceito IAA (sigla de Intelligent Aerodynamic Automobile) pode ser o futuro dos carros da Mercedes-Benz. O modelo aposta na carroceria aerodinâmica, com coeficiente de até 0,19, se posicionando como uma das referências mundiais neste quesito. Ao alcançar 80 km/h, o carro adapta sua carroceria para um modo que prioriza eficiência e baixa resistência do ar, alterando seu coeficiente aerodinâmico de 0,25 para cd 0,19.

Esse resultado é devido ao design fluido da carroceria e outros elementos, como as câmeras nas laterais do veículo que substituem os espelhos retrovisores convencionais. Segundo a marca, o conceito “reforça o que será, na visão da Mercedes-Benz, a tecnologia para o futuro da indústria automotiva, com foco na capacidade de adaptação dos veículos para diferentes situações”.

Volkswagen Golf GTE Sport

Volkswagen-Golf-GTE-Sport-Concept-1 Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

A Volkswagen mostra ainda o Golf GTE Sport, um híbrido esportivo que pode antecipar o futuro do Golf. O modelo, além do design futurista com portas do tipo “asas de gaivota”, é marcado pelo conjunto mecânico híbrido, composto por um motor 1.6 TSI de 299 cv e outro elétricos, que juntos rendem 400 cavalos de potência. Segundo a marca, o carro vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem velocidade limitada a 280 km/h.

Há ainda diversas tecnologias, com três telas transparentes posicionadas uma atrás da outra. Na menor, mais próxima do motorista, são mostradas informações como a marcha selecionada e o status de recuperação energia. A central exibe informações secundárias, como a potência entregue no momento pelo sistema de propulsão e a intensidade da impulsão do sistema plug-in (electric boost). Por fim, a maior conta com informações como a velocidade e a autonomia.

Nissan Vision Gran Turismo 2020

Nissan-Concept-2020-Vision-Gran-Turismo Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

Do jogo Gran Turismo 6, do console Sony PlayStation, para a realidade, o Nissan Vision Gran Turismo 2020 é uma das atrações da montadora japonesa no Salão de São Paulo. O conceito, que foi mostrado pela primeira vez no Salão de Tóquio do ano passado, chama a atenção pelo visual bastante futurista, carroceria pintada na cor “Vermelho Cavaleiro do Fogo” e uma série de itens aerodinâmicos, como as entradas de ar dianteiras que direciona o fluxo de ar para a parte inferior das rodas e depois é “sugado” para fora devido ao escape sob as saídas dos para-lamas traseiros.

Há ainda um aerofólio traseiro ativo, elevado ou abaixado de acordo com a velocidade. A 300 km/h, o componente empurra 400 quilos de força descendente diretamente para o bloco do diferencial. O conceito é equipado com um sistema híbrido de alto desempenho, sendo um V6 biturbo e outros três elétricos, além de sistema de vetorização de torque e suspensão ativa.

Peugeot Fractal

Peugeot-Fractal Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

No estande da Peugeot, além da nova geração do crossover 3008, o destaque é o conceito Fractal. Este modelo é um esportivo de porte compacto, que foi revelado no Salão de Frankfurt em setembro de 2015, e aposta no visual futurista, além do interior mais moderno, com direito a detalhes em cobre polido e couro preto e um sistema de som com 13 caixas.

Assim como a maioria dos conceitos, o Peugeot Fractal tem um conjunto elétrico. Neste caso são dois motores, cada um com 102 cv, instalados nos eixos dianteiro e traseiro. A Peugeot fala que o Fractal atinge os 100 km/h em 6,8 segundos.

Toyota C-HR

Toyota-C-HR-Concept Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

A Toyota decepcionou ao deixar de lado o novo crossover compacto C-HR no Salão de São Paulo. O modelo foi anunciado recentemente no mercado norte-americano. Ao menos a fabricante japonesa trouxe o conceito do utilitário.

O novo Toyota C-HR Concept, que ainda não foi confirmado para ser vendido no Brasil, é construído a partir da plataforma global da marca, a TNGA (Toyota New Global Architecture), já empregada no híbrido Prius de quarta geração. Um dos destaques do conceito é o visual, projetado tendo como base os elementos-chave de design da Toyota – Keen Look e Under Priority.

Volkswagen Budd-E

Volkswagen-BUDD-e-Concept Os principais carros conceituais do Salão do Automóvel 2016

Você já deve ter notado que as atenções no estande da Volkswagen foram voltadas aos carros conceituais, não é mesmo? O último deles é o Budd-E, uma espécie de “Kombi do futuro”. Este é o primeiro carro da marca a usar a nova plataforma desenvolvida especialmente para carros elétricos, a MEB, e oferece dois motores elétricos (que chegam a 306 cv), capazes de entregar autonomia de até 533 km.

O veículo oferece ainda diversos itens tecnológicos, com os botões e interruptores convencionais substituídos por comandos sensíveis ao toque e um tablet “flutuante” no espaço à frente do motorista. Há ainda porta traseira que desliza com o uso de um gesto e um monitor de 34 polegadas para os passageiros dos bancos de trás.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend