*Destaque Esportivos Lançamentos Salões do Automóvel

Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

Muita gente acaba visitando o Salão do Automóvel de São Paulo só para ver os carrões que custam uma nota que, até pouco tempo atrás, marcavam presença em peso apenas nos estandes das marcas premium. Todavia, para chamar a atenção do público, algumas fabricantes mais tradicionais, como é o caso da Ford, também acabam mostrando seus bólidos no evento.



Na edição deste ano do Salão de São Paulo, há modelos esportivos por todos os lados. Neste caso, selecionamos os lançamentos mais importantes do segmento que estão presentes na mostra automotiva, sendo que alguns deles, infelizmente, não serão vendidos no Brasil. Confira:

Audi R8 V10 Plus

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

A segunda geração do Audi R8 foi apresentada aos brasileiros no Salão e começa a ser vendida em dezembro (os preços ainda não foram divulgados, mas estima-se algo em torno de R$ 1 milhão). O novo bólido na versão V10 Plus é equipado com um motor central-traseiro e sistema de tração integral quattro, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e alcançar velocidade máxima de 330 km/h.

O propulsor que equipa o novo R8 V10 Plus consegue entregar 610 cavalos de potência. Junto a ele, além do sistema de tração nas quatro rodas, está a transmissão automatizada S tronic de sete velocidades e dupla embreagem. Em comparação com a geração anterior, o novo superesportivo está 50 kg mais leve, graças ao uso de novos materiais como alumínio e fibra de carbono.

Porsche Panamera Turbo

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

O novo Porsche Panamera está sendo lançado no mercado brasileiro e marca presença no estande da fabricante alemã no Salão de São Paulo em sua versão topo de linha Turbo, que custará R$ 981 mil (haverá ainda o modelo 4S, mais “manso”, por R$ 758 mil). O cupê de quatro portas foi totalmente renovado, com ênfase para o visual inspirado no 911, interior mais moderno e mecânica mais eficiente.

A variante Turbo do Panamera 2017 é equipada com um motor 4.0 V8 biturbo a gasolina, que rende 550 cavalos de potência, a 5.750 rpm, e 78,5 kgfm de torque, entre 1.960 e 4.500 rpm, associado a um câmbio automatizado PDK de oito velocidades e dupla embreagem e tração integral. O modelo atinge os 100 km/h em 3,8 segundos e tem velocidade limitada a 306 km/h.

Audi RS6 Avant e RS 7 Sportback performance

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

A Audi mostra também em seu estande a versão performance dos esportivos RS6 Avant e RS 7 Sportback. Tanto a perua como o cupê de quatro portas são equipados com o motor 4.0 litros V8, que receberam melhorias para entregar 605 cavalos de potência, entre 6.100 e 6.800 rpm, e 71,4 kgfm de torque, de 1.750 a 6.000 rpm, ou 76,5 kgfm com o modo overboost.

Os dois modelos vão de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, o que representa uma melhoria de 0,2 s em comparação com os modelos RS básicos. A velocidade máxima é de 305 km/h. Há ainda suspensão esportiva RS Plus com amortecedores ajustáveis em três níveis, direção dinâmica, rodas aro 21, freios de carbono-cerâmica, controle de estabilidade com modo Sport, entre outros.

Nissan GT-R

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

O GT-R demorou, mas chegou ao Brasil. O novo superesportivo da Nissan já está disponível nas concessionárias com preço inicial de R$ 900 mil e inclusive pode ser visto pelo público no Salão de São Paulo. Ele chega na versão 3.6 V6 Premium, com cinco opções de cores para o acabamento interno, importado do Japão.

O motor do novo Nissan GT-R é um 3.8 V6 biturbo de 24 válvulas, que consegue entregar 572 cavalos de potência, a 6.800 rpm, e 64,9 kgfm de torque, entre 3.300 e 5.800 rpm, associado a uma transmissão automatizada de seis velocidades e dupla embreagem e tração nas quatro rodas (com sistema de vetorização de torque, que divide a tração entre os dois eixos ou entrega toda a força apenas para o eixo traseiro). O bólido japonês tem velocidade limitada a 313 km/h.

Ford GT

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

Superesportivo topo de linha da Ford, o novo GT também pode ser visto no Salão do Automóvel. Todavia, o carro está por aqui apenas de passagem. Lá fora, o modelo já está sendo oferecido (os preços ainda não foram divulgados) e se posiciona como um automóvel bastante exclusivo, devido a sua produção limitada a apenas 250 unidades/ano.

O novo Ford GT tem carroceria e rodas em fibra de carbono, aerodinâmica ativa, freios de carbono-cerâmica, suspensão ajustável e motor V6 EcoBoost que consegue desenvolver mais de 600 cavalos de potência. Há ainda mais de 50 diferentes sensores que coletam informações sobre o seu desempenho, a posição do motorista e o ambiente externo, analisadas por mais de 25 sistemas computadorizados ou microprocessadores.

Jaguar F-Type SVR

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

O novo Jaguar F-Type SVR, preparado pela divisão da Jaguar Land Rover, faz sua estreia em solo nacional no Salão do Automóvel de São Paulo e já está disponível em pré-venda no mercado (os preços ainda não foram anunciados). A versão topo de linha do superesportivo é equipada com um motor V8 5.0 litros supercharged, com até 575 cavalos de potência e 71,3 kgfm de torque.

Segundo dados da marca, o F-Type SVR atinge os 100 km/h em 3,5 segundos e tem velocidade máxima de cerca de 321 km/h.

Chevrolet Camaro

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

O Camaro é, sem dúvidas, o esportivo de maior sucesso no mercado brasileiro. E para seguir vendendo bem, a Chevrolet trouxe ao País a nova geração do muscle-car, que faz sua primeira aparição pública no Salão. O novo bólido estará disponível inicialmente na versão especial Fifty, limitada a 50 unidades, com preço de R$ 297.000, mas em breve contará com a variante SS nas carrocerias cupê e conversível.

A nova geração do Chevrolet é equipada com um motor 6.2 litros V8, que desenvolve 461 cv, a 6.000 rpm, e 62,9 kgfm, a 4.400 rpm, com câmbio automático de oito velocidades (com aletas atrás do volante para trocas manuais de marcha) e tração traseira. De acordo com a marca, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

Mercedes-AMG S 63 4Matic Cabriolet

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

Um dos carros mais bacanas da linha da Mercedes-Benz, o AMG S 63 4Matic agora está disponível também na carroceria conversível. O novo modelo é equipado com um motor V8 biturbo de 585 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 91,7 kgfm de torque, entre 2.250 e 3.750 rpm, associado a um câmbio AMG Speedshift de sete velocidades e dupla embreagem e tração nas quatro rodas.

Segundo a marca, o Mercedes-AMG S 63 4Matic Cabriolet vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima de 300 km/h, limitada eletronicamente. A capota do carro é de tecido com isolamento acústico otimizado, que pode ser aberta ou fechada (cada operação leva cerca de 20 segundos) em velocidade de até 50 km/h. O preço do conversível é de “apenas” R$ 1.017.900.

Ford Mustang GT e Shelby GT350

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

Além do Ford GT, a nova geração do Mustang na versão GT e na Shelby GT350 também está no Salão de São Paulo. O novo muscle-car será vendido no mercado brasileiro a partir do último trimestre de 2017, mas apenas na versão GT, que é equipada com um motor 5.0 V8 de 441 cv, a 6.500 rpm, e 55,2 kgfm, a 4.250 rpm, com transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades.

Já o Ford Mustang Shelby GT350 usa um 5.2 V8 de 533 cv, a 7.500 rpm, e 59,3 kgfm, a 4.750 rpm, associado a um câmbio manual de seis marchas. O conjunto oferece ainda freios da marca Brembo e suspensão Magnetic Ride.

Dodge Challenger SRT Hellcat

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

A principal atração da Dodge no Salão do Automóvel de São Paulo é o novo Challenger SRT Hellcat, que também está por aqui apenas de passagem. A versão mais “apimentada” faz dele “o muscle-car produzido em série mais rápido e poderoso da história”. O bólido usa um motor V8 HEMI Hellcat de 6.2 litros, que rende 717 cv, a 6.200 rpm, e 89,8 kgfm, a 4.800 rpm, com câmbio automático TorqueFlite de oito marchas ou manual Tremec de seis velocidades.

Segundo dados da marca, o Dodge Challenger SRT Hellcat acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Já a velocidade máxima é de 320 km/h.

 

Jeep Grand Cherokee SRT

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

Eis o único SUV esportivo a ocupar esta lista. O novo Jeep Grand Cherokee SRT é uma das atrações principais da montadora norte-americana no Salão de São Paulo e, pelo menos por enquanto, ainda não foi confirmado para ser vendido no mercado brasileiro.

O novo Grand Cherokee na versão SRT é o modelo topo de linha, dotado de um motor HEMI V8 de 6.4 litros, que consegue desenvolver até 481 cavalos de potência e 65 kgfm de torque. De acordo com o fabricante, o utilitário-esportivo vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Já a prova de 0-160-0 km/h é cumprida em 16,3 s. O modelo tem velocidade limitada a 257 km/h.

O conjunto oferece ainda oito modos de condução, que conseguem controlar a tração integral, câmbio, controle de estabilidade, suspensão e direção. Um deles, o Valet (para deixar o carro com manobristas), limita o motor a 4.000 rpm para reduzir potência e torque, e adianta as subidas de marchas, evitando esticadas.

Mercedes-AMG E 43 4Matic

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

O estande da Mercedes-Benz conta ainda com o AMG E 43 4Matic, versão de alta performance do novo Classe E. A novidade usa um motor 3.0 V6 biturbo, de até 401 cv, a 6.100 rpm, e 53 kgfm, entre 2.500 e 5.000 rpm, com câmbio 9G-Tronic de nove velocidades e tração integral permanente. O sedã esportivo vai de 0 a 100 km/h em 4,6 s e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

O novo Mercedes-AMG E 43 4Matic já está disponível nas concessionárias e custa R$ 499.900.

Audi S8 Plus

esportivos-salao-automovel-2016 Os principais lançamentos de esportivos no Salão do Automóvel 2016

Outro esportivo mostrado pela Audi no Salão é o novo S8 Plus, que como o próprio nome indica, trata-se da versão esportiva do sedã topo de linha A8. O novo modelo estará disponível nas concessionárias a partir de dezembro, com preço de R$ 889.990. O motor do sedã esportivo é um 4.0 V8 biturbo, que rende 605 cv, entre 6.100 e 6.800 rpm, e 76,5 kgfm, entre 2.500 e 5.500 rpm com o modo overboost.

Este propulsor V8 trabalha em conjunto com o câmbio Tiptronic de oito marchas e sistema de tração integral quattro com diferencial esportivo. A marca diz que o carro alcança os 100 km/h em 3,8 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h (ou 305 km/h como opcional), limitada eletronicamente.

COMPARTILHAR:
  • Mr. Car

    Vou ser modesto: já estaria satisfeitíssimo com um gato do inferno, he, he!

  • Tosoobservando

    Não tinha um Mercedes la?

    • ‘Eduardo Oliveira

      Tinha o AMG-GT, O C63 Coupé, SL 63.

  • Confesso que sempre tive curiosidade de como é a vida de quem paga mais de 500 mil em um automóvel. Fora o fato desse alguém ter mais de um na garagem.

  • francis

    Tem SUV pra todo gosto, flex, gasolina, diesel, bonito, feio, caro, barato(se é que se pode assim dizer), e até SUV esportivo, agora vcs podiam fazer uma lista daqueles que realmente podem andar na terra, ou é tudo pra andar em shopping e ficar desviando dos buracos da cidade rsrsrs

  • Diogo Augusto

    Só eu que acho que seria uma boa ideia colocarem o motor do Hellcat na Grand Cherokee? Mesmo que fosse uma edição limitada a 10 unidades… seria muito foda…

    • Lucas Duarte Martins

      Já fizeram.

      Aliás, já colocaram esse motor em tudo que podiam.
      cherokee, Ram, Grand Cherokee..

  • Flavio Cassaro

    Ford GT Shelby GT350 tava cheio de riscos pneu careca… Poderia melhorar a apresentação Nota 4.

  • GPE

    Pro tamanho e peso, esse S8 anda demais! É o Sedan de ultraluxo que mais anda

  • Alexandre Furtado

    Ford e FCA micando como sempre!!!! Por isso que Mercedez Audi e companhia deitam e rola nesse segmento premium luxo

  • João R

    Gente, sinceridade… Que maneira mais “”ridícula”” de jogar dinheiro fora!!! Até para quem tem grana… posvenda de um carro desses é F&%A justamente pela demora e burocracía de ter pouquísimas concessionárias oficiais e tempo para trazer peças do exterior (e LOGICO que ninguém vai se expor a colocar um carro desses na oficina do lado de casa pela falta de capacitação em mexer com o que não está acostumado a mexer!!!!). Quem compra, geralmente em RJ ou SP, curte e revende, deprecia horrores e quem recompra (menor power económico-financeiro)… se expõe a ter uma posvenda ainda mais crítica (porque o tempo passa e os novos modelos chegam, de novo, com um índice de estoque mínimo).
    Brasil continúa sendo uma piada em matéria de alfándega, logística, competitividade e agilidade em comercio exterior. Em nosso país, com o nível e qualidade das estradas NÃO vale a pena ter um carro acima de 300CV. Qualquer carro nessa potência citada oferece capacidade de resposta e retomada (uns 35-50Kgmf de torque) suficientes para curtir, ultrapassar e acelerar sem esforço, sendo que aos poucos a estrada começa mostrar suas limitações… todas elas impactando na suspensão, conforto e segurança das pessoas que vão dentro do veículo.
    Quem fica com grana sobrando… numa BOA, melhor gastar até um máximo de 200-300mil no carro e utilizar o que sobra para viajar com a mulher (que vai agradecer horrores) e aí, caso a doença por carros seja enorme, vá para alemanha, aluga uma porsche ou similar e pisa a fundo o acelerador num outro patamar de estradas e infraestrutura. Ainda irá sobrar grana e faltar tempo para continuar curtindo, simples assim!

  • Martins Junior

    Se pudesse comprar um desses teria que ser o Grand Cherokee SRT…
    Tenho 1,95 m de altura e dificilmente caberia nos outros, só com contorcionismo!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email