Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

O Pajero Full 2008 chegou ao mercado brasileiro trazendo mudanças no visual que o tornaram mais sofisticado e atual. Sete meses após a apresentação na Europa, o modelo desembarcou com visual atualizado e vários itens novos.


Concorrente da Chevrolet Blazer e da Toyota SW4, o SUV japonês reinava como a opção não premium para o segmento de off road, uma vez que reunia mais capacidades que estes modelos e também em relação ao Pajero Dakar.

O SUV da Mitsubishi trouxe novos faróis com parábolas múltiplas, assim como grade maior e dotada de barras cromadas. O para-choque é outro que recebeu modificações, mas preservou os faróis de neblina circulares.

Já os para-lamas abaulados receberam molduras na cor do carro, enquanto os retrovisores ganharam repetidores de direção, ampliando assim a informação para outros condutores.

Por dentro, o Pajero Full 2008 recebeu um novo painel, mais versátil, assim como os bancos foram remodelados e ganharam aquecimento, além de revestimento em couro.

Pajero Full 2008 – detalhes

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

Um sistema de som com disqueteira de seis CD’s fora introduzida, assim como comandos de mídia e volume no volante em couro. Oferecido em duas carrocerias, o Pajero Full também recebeu modificações no motor V6 3.8 a gasolina.

Este propulsor MIVEC tinha 250 cavalos e 33,6 kgfm, que era oferecido com o diesel 3.2 de quatro cilindros com turbo e injeção Common Rail, entregando 165 cavalos e 38,1 kgfm.

Nas duas motorizações, o Mitsubishi Pajero Full tinha transmissão automática de cinco velocidades com conversor de torque e mudanças manuais na alavanca, além de sistema de tração nas quatro rodas com quatro modos de operação.

Pode-se rodar com o 4×2, 4×4 para pisos escorregadios com 67% na frente e 33%, 4×4 com diferencial bloqueado (50%/50%) e 4×4 com reduzida. Com a transmissão automática sequencial era possível combinar 20 opções de marcha.

Além disso, o Pajero Full 2008 ganhou uma carroceria 15% mais rígida e a rolagem estrutural em curvas foi reduzida em 25%, melhorando assim a dirigibilidade, lembrando que o SUV tem chassi de longarinas.

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

Na suspensão dianteira, braços sobrepostos, enquanto a traseira era multilink, permitindo boa condução em terrenos acidentados. O Pajero Full tinha ainda a combinação de controles de tração e estabilidade, assim como assistente de subir.

Também havia controle de descida em recursos agregados aos freios ABS com EDB, que acionavam os discos nas quatro rodas. O SUV da Mitsubishi tinha rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 265/65 R17.

O modelo da marca dos três diamantes tinha uma série de itens de conforto e entretenimento, entre eles ar-condicionado automático, multimídia com navegador GPS e câmera de ré, acabamento geral em couro, teto solar elétrico, entre outros.

Com espaço para cinco ou sete pessoas, o Pajero Full 2008 tinha espaço de sobra, com ar-condicionado automático independente para os bancos traseiros. No bagageiro, 200 litros no 3D e 500 com cinco pessoas ou 150 litros levando sete.

Imponente, o Pajero Full chamava atenção pelos faróis grandes com várias parábolas, grade cromada, saias de rodas enormes, rodas aro 17 com pneus altos e estepe com capa na tampa traseira da versão maior.

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

Prático, o Pajero Full 3D era um jipinho bem caro, mas com muita capacidade no fora de estrada, tendo apenas duas portas. Já o irmão maior tinha quase cinco metros e muito espaço, levando sete pessoas com conforto.

Das duas variações mecânicas, a mais eficiente era a diesel, que garantia quase 1.000 km de autonomia, podendo aí sair de Goiânia e ir até à praia em Guarujá sem reabastecer no caminho. Tudo isso com muito conforto e desempenho.

Dotado de piloto automático, o Pajero Full 2008 na estrada conseguia uma boa performance com diesel, embora com gasolina fosse mais ágil. Este conseguia fazer de 0 a 100 km/h em 10 segundos no 3D e alcançar 200 km/h.

No mercado de carros usados, o Pajero Full dessa época ainda é um carro bem valorizado, especialmente no diesel, porém, neste caso, ele é um veículo muito rodado como a maioria dos Mitsubishi usados. Assim, requer atenção na compra.

Mesmo as versões a gasolina também apresentam quilometragem muito alta para um carro desse ano/modelo. Robusto, confiável, valente no 4×4 e bem valorizado, o Mitsubishi Pajero Full é um SUV que vale a pena ter na garagem.

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

O Pajero Full 2008 tinha um visual robusto com grade cromada, dotada de três barras, faróis grandes com parábolas separadas e projetor de faixo baixo, além de piscas e lanternas.

O para-choque tinha faróis de neblina circulares, protetores centrais e skid plade inferior. Nas laterais, rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 265/65 R17, retrovisores com repetidores de direção e maçanetas na cor do carro.

Havia ainda molduras de proteção integradas às portas, tendo a traseira, lanternas com lentes brancas, assim como estepe externo com capa. Por dentro, painel com cluster analógico e computador de bordo, assim como multimídia com GPS.

O sistema de som tinha ainda CD player, MP3 e Bluetooth, bem como câmera de ré. Havia ainda volante em couro multifuncional, bancos em couro com ajustes elétricos na frente e aquecimento, cinco ou sete lugares e luzes de leitura.

Com ar-condicionado automático na frente, havia opção do mesmo para os passageiros de trás, com controle independente. O bagageiro tinha 150 litros com sete lugares, 500 litros com cinco ou 200 no Pajero Full 3D.

Pajero Full 2008 – versões

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

  • Mitsubishi Pajero Full HPE 3D 3.8 automático 4×4
  • Mitsubishi Pajero Full HPE 3D 3.2 diesel automático 4×4
  • Mitsubishi Pajero Full GLS 3.8 automático 4×4
  • Mitsubishi Pajero Full GLS 3.2 diesel automático 4×4
  • Mitsubishi Pajero Full HPE 3.8 automático 4×4
  • Mitsubishi Pajero Full HPE 3.2 diesel automático 4×4

Equipamentos

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

Mitsubishi Pajero Full GLS/GLS 3D 3.8 automático 4×4 – Motor V6 3.8 e câmbio automático de cinco marchas, tração 4×4, mais faróis duplos, grade cromada, para-choques na cor do carro, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 265/65 R17, skid plate metálico, molduras protetoras nas laterais, maçanetas e retrovisores na cor do carro, barras longitudinais no teto, lanternas claras, estepe externo, engate para reboque, skid plate traseiro, refletores, lavador e limpador do vidro tarseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degrade, defletor de ar traseiro, sete lugares, bancos em couro, banco do motorista com ajuste em altura, computador de bordo, sistema de som com CD player, MP3, Bluetooth, ar-condicionado automático, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, porta-copos, porta-garrafas, luzes de leitura, banco traseiro bipartido e reclinável, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, iluminação no bagageiro, terceira fileira dobrável, piloto automático, sensor de estacionamento, sensor de chuva, sensor crepuscular. cinco lugares (3D), entre outros.

Mitsubishi Pajero Full GLS/GLS 3D 3.2 diesel automático 4×4 – Itens acima, mais motor diesel 3.2 litros.

Mitsubishi Pajero Full HPE 3.8 automático 4×4 – Itens da GLS 3.8, mais bancos dianteiros com aquecimento, retrovisores com basculamento elétrico, ar-condicionado automático para os bancos traseiros, teto solar elétrico, multimídia com navegador GPS, engate para reboque, entre outros.

Mitsubishi Pajero Full HPE 3.2 diesel automático 4×4 – Itens acima, mais motor diesel 3.2 litros.

Preços

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

  • Mitsubishi Pajero Full HPE 3D 3.8 automático 4×4 – R$ 163.990
  • Mitsubishi Pajero Full HPE 3D 3.2 diesel automático 4×4 – R$ 173.990
  • Mitsubishi Pajero Full GLS 3.8 automático 4×4 – R$ 156.990
  • Mitsubishi Pajero Full GLS 3.2 diesel automático 4×4 – R$ 164.190
  • Mitsubishi Pajero Full HPE 3.8 automático 4×4 – R$ 174.990
  • Mitsubishi Pajero Full HPE 3.2 diesel automático 4×4 – R$ 184.990

Pajero Full 2008 – motor

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

O Pajero Full 2008 era equipado com dois motores de origem da própria Mitsubishi. Um deles era o 6G75, um V6 3.8 litros. O outro era o diesel 4M41, um quatro cilindros 3.2 que servia também à L200 e Pajero Dakar.

O V6 3.8 também é conhecido como Cyclone e foi lançado originalmente em 1986. Com código 6G75, o motor do Pajero Full teve a última série desse propulsor com bloco de ferro fundido e cabeçote de 24 válvulas.

Ele surgiu com versões 2.0, 2.5, 3.0, 3.5 e 3.8 litros, sendo esse o maior. A série 6G teve cabeçotes com duas ou quatro válvulas por cilindro e ainda teve injeção monoponto e multiponto.

No Pajero, ele existe desde 1993 e na L200 a partir de 2008. Com 3.828 cm3, tinha comandos com variação de abertura e de tempo de admissão, sendo acionados por corrente. Uma atualização em 2008, fez a potência subir.

Antes com 218 cavalos, o 6G75 passou a dispor de 250 cavalos a 6.000 rpm e 33,6 kgfm a 2.750 rpm. Abastecido somente com gasolina, ele ainda ganharia uma variante flexível algum tempo depois, mas não no Mitsubishi Pajero Full.

Com anos de estrada, o Cyclone atendeu vários modelos da Mitsubishi ao redor do mundo, desde o insano V6 2.0 até os 3.8 mais recente, retirado de linha em 2021 com o próprio Pajero Full.

A outra opção do SUV da Mitsubishi era o diesel 4M41, que fazia parte da linha 4M4 que surgiu em 1994. Com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com duas ou quatro válvulas, tinha ainda comandos simples ou duplo.

Sem variação de tempo e abertura da válvulas, o 4M4 surgiu como um 2.8 turbo diesel, depois subindo para 3.2 litros em 1999 e, por fim, chegando ao 3.0 litros com injeção Common Rail.

No Pajero Full 2008, o motor era o 4M41 que teve tanto versões com bomba injetora como sistema Common Rail, da Denso, que equipou o modelo exportado ao Brasil. Dotado de turbina de geometria variável, tinha grande força em baixa.

Com exatos 3.200 cm³, algo raro em motores, tanto de ciclo Diesel quanto Otto, o 4M41 entregava 165 cavalos a 3.500 rpm e 38,1 kgfm a 2.000 rpm, mostrando vocação para uso em automóveis de passeio, apesar do tamanho.

Tendo esse propulsor, o Pajero Full era mais eficiente e tinha melhor desempenho, especialmente porque trabalhava com uma caixa automática de cinco velocidades e conversor de torque, a mesma do 6G75, tendo ainda mudanças manuais.

O Pajero Full 2008 tinha ainda um sistema de tração nas quatro rodas com modos 4×2, 4×4 permanente, 4×4 com bloqueio do diferencial traseiro e 4×4 com reduzida. Com as cinco marchas, tinha até 20 combinações de velocidade.

O 4×4 podia ser acionado até 100 km/h e o permanente rodava até a velocidade final. Já a reduzida era aplicada com o veículo parado e dedicada apenas ao off road extremo.

Desempenho

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

  • Mitsubishi Pajero Full 3D 3.8 automático 4×4 – 10,0 segundos e 200 km/h
  • Mitsubishi Pajero Full 3D 3.2 diesel automático 4×4 – 12,6 segundos e 174 km/h
  • Mitsubishi Pajero Full 3.8 automático 4×4 – 10,8 segundos e 200 km/h
  • Mitsubishi Pajero Full 3.2 diesel automático 4×4 – 13,4 segundos e 174 km/h

Consumo

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

  • Mitsubishi Pajero Full 3D 3.8 automático 4×4 – 4,5/6,5 km/l
  • Mitsubishi Pajero Full 3D 3.2 diesel automático 4×4 – 9,5/11,2 km/l
  • Mitsubishi Pajero Full 3.8 automático 4×4 – 4,0/6,0 km/l
  • Mitsubishi Pajero Full 3.2 diesel automático 4×4 – 9,5/11,0 km/l

Pajero Full 2008 – manutenção e revisão

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

A rede Mitsubishi tem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses para o Pajero Full 2008, porém, em caso de uso severo, o tempo das paradas cai pela metade. Assim sendo, serão 5.000 km ou 6 meses entre os intervalos.

O SUV japonês tem inspeção de diversos itens de suspensão, direção, freios, sistemas de segurança, motor, câmbio, sistema 4×4 e outros componentes eletro-mecânicos. Após isso, são providenciados as trocas de vários itens.

Entre eles óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, fluido de freio, velas, líquido de refrigeração, filtro de partículas, filtro separador de água do diesel, correia em V e palhetas do limpador.

Além disso, a rede MIT faz ainda troca de pastilhas de freio, discos de freio, buchas de bandejas e braços, pivôs de direção, batente das torres, amortecedores, molas, rolamentos, coxins de motor e câmbio, batentes de chassi, coifas, entre outros.

Fora isso, ainda existem serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem, rodízio de pneus, troca de pneus, funilaria, pintura, recall, instalação de acessórios, preparação para competição, lavagem geral, limpeza interna e oxi-sanitária.

Pajero Full 2008 – ficha técnica

Pajero Full 2008: motor, versões, equipamento, preço, manutenção

Motor3.2 diesel3.8 V6
Tipo
Número de cilindros4 em linha6 em V
Cilindrada em cm332003828
Válvulas1624
Taxa de compressão17:19,8:1
Injeção eletrônicaDireta, turboIndireta
Potência máxima165 cv a 3.500 rpm (diesel)250 cv a 6.000 rpm (gasolina)
Torque máximo38,1 kgfm a 2.000 rpm (diesel)33,6 kgfm a 2.750 rpm (gasolina)
Transmissão
TipoAutomático de 5 marchasAutomático de 5 marchas
Tração
TipoIntegralIntegral
Direção
TipoHidráulicaHidráulica
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseirosDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraBraços sobrepostosBraços sobrepostos
TraseiraMultilinkMultilink
Rodas e Pneus
RodasAço ou liga leve aro 17 polegadasAço ou liga leve aro 17 polegadas
Pneus265/65 R17265/65 R17
Dimensões
Comprimento (mm)4.385 (3D) 4.900 (5D)4.385 (3D) 4.900 (5D)
Largura (mm)1.8751.875
Altura (mm)1.850 (3D) 1.900 (5D)1.850 (3D) 1.900 (5D)
Entre eixos (mm)2.545 (3D) 2.780 (5D)2.545 (3D) 2.780 (5D)
Capacidades
Porta-malas (L)200 (3D) 150 (7L) 500 (5L)200 (3D) 150 (7L) 500 (5L)
Tanque de combustível (L)69 (3D) 88 (5D)69 (3D) 88 (5D)
Carga (Kg)480 (3D) 590 (5D)570 (3D) 575 (5D)
Peso em ordem de marcha (Kg)2.080 (3D) 2.275 (5D)1.990 (3D) 2.190 (5D)
Coeficiente aerodinâmico (cx)NDND

Pajero Full 2008 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.