Embora conserve o mesmo nome, o Mitsubishi Pajero Sport não tem ligação direta com o Pajero Full, que faz parte da linhagem direta do primeiro modelo com essa designação, lançado em 1982 e que gerou ao mesmo tempo um modelo maior e outro menor, de duas portas.
Neste artigo, falaremos dessa variante diferente do Pajero, que compartilha a plataforma com a picape L200 Triton Sport.
Mas, antes de contarmos sua história, vamos falar diretamente da nova geração do Pajero Sport, que chegou ao Brasil em duas versões e com preços nas alturas.
O utilitário esportivo já era aguardado por aqui e chegou dois anos depois de seu lançamento na Tailândia, onde rapidamente teve sucesso.
- Mitsubishi Pajero Dakar 2019: preço, motor, versões (detalhes e consumo)
- Mitsubishi L200 Triton 2021: preço, motor, equipamento (e detalhes)
- Mitsubishi Outlander 2021: fotos, preços, versões (e detalhes)
Com o Pajero Sport 2021, a Mitsubishi enterra de vez a geração anterior do utilitário esportivo, que aqui chegou a ter versões próprias, como o Pajero Outdoor, além do bem conhecido Pajero Dakar.

De versões básicas de frota até um pacote mais completo, o SUV foi o maior modelo de seu segmento feito pela marca no Brasil, pois Pajero Full e Outlander são importados.
Índice
Pajero Sport 2021
A atual geração do Pajero Sport corresponde à da picape média L200 Triton Sport, que igualmente adicionou novos motores e design diferenciado.
Assim como esta última, o SUV manteve sua proposta em relação ao modelo anterior, focado em um veículo robusto, montado sobre chassi de longarinas e com total capacidade 4×4 com reduzida.
Aproveitando a estrutura básica da L200, o Pajero Sport 2021 tem como diferencial o distanciamento em termos de design, anteriormente compartilhado com a picape.
Quando surgiu, o utilitário esportivo chamou tanto a atenção do público asiático que logo os clientes de Triton começaram um movimento que culminaria na atualização da picape.
Graças ao visual expressivo, o Pajero Sport rapidamente virou um sucesso e fez com que donos de L200 Triton Sport simplesmente clonassem a frente do SUV na picape, o que inspirou a atualização da mesma, recentemente revelada na Ásia.
Embora pareça um veículo muito grande, na verdade o modelo é menor que o Pajero Full.
Com 4,785 m de comprimento, 1,815 m de largura, 1,805 m de altura e 2,800 m de entre-eixos, o Pajero Sport está longe dos quase 5 m do Pajero Full.
Mesmo assim, apresenta bom espaço interno para sete pessoas.
O modelo compartilha parte dos motores da L200 Triton Sport, mas se destaca mais pelo uso de uma caixa de câmbio automática da Aisin com 8 marchas.
Produzido atualmente na Tailândia, Indonésia e Bangladesh, o Pajero Sport 2021 deverá ser feito também em Anápolis-GO, iniciando um processo de nacionalização que deverá incluir versão flex, assim como edições especiais ou focadas exclusivamente no mercado brasileiro.
Chamado também de Montero Sport e Shogun Sport em alguns países, o Pajero Sport 2021 tem basicamente três motores disponíveis no mercado mundial.
Em países do Oriente Médio, por exemplo, o modelo tem o propulsor V6 3.0 6B31 com injeção eletrônica indireta e 222 cavalos, contando com torque de somente 28,6 kgfm.
Esta variante tem consumo médio de 10,5 km/l com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e máxima de 190 km/h.
É pouco provável que essa variante venha ao Brasil, pois sua potência e torque são inferiores aos da Chevrolet Trailblazer, que chega a 279 cavalos e 35,7 kgfm. A versão V6 da Toyota SW4 não é mais vendida.
Com diesel, o Pajero Sport tem duas outras opções de motor.
A primeira é a 4D56, que é um propulsor turbo diesel com sistema de injeção Common Rail e 136 cavalos, entregando um torque de 31,9 kgfm. Essa é a opção de acesso no mercado asiático e tem opções de tração 4×2 ou 4×4, tal como a versão V6 a gasolina.
A topo de linha tem motor diesel 4N15 MIVEC de quatro cilindros com turbo e injeção Common Rail, entregando 181 cavalos e 43,7 kgfm.
Esse propulsor tem transmissão automática de 8 marchas e sistema de tração Super Select II com quatro modos: 4×2, 4×4, 4×4 parcial e reduzida e também 4×4 com reduzida.
O Pajero Sport tem ainda câmbio manual de cinco ou seis marchas no exterior, bem como a transmissão manual de cinco marchas, já conhecida da picape média L200 Triton Sport.
Com o novo câmbio, o SUV terá desempenho melhor, assim como eficiência energética ampliada, atendendo assim as exigências de consumo e emissão mais baixos.
Pesando 2.100 kg, o Pajero Sport tem ângulo de entrada de 30 graus, ângulo de saída de 23,1 graus e inclinação lateral de 45 graus.
O SUV tem capacidade para suportar até 70 cm de lâmina d´água, bom para travessias de cursos de água ou áreas alagadas. A capacidade de reboque é de 750 kg sem freio e 3.100 kg com freio próprio.
Pajero Sport 2021 – Design
Apesar de ter conseguido um bom resultado na parte frontal, a Mitsubishi não foi tão bem no desenho da traseira.
O Pajero Sport apresenta um aspecto apreciável na dianteira, onde aplicou com sucesso o layout Dynamic Shield com a fusão do conjunto ótico de LED – e de tamanho compacto – com a mescla de lâminas cromadas da grade.
Essa base brilhante sustenta com destaque os três diamantes do logotipo da Mitsubishi, criando um visual mais imponente.
Com arcos laterais cromados, o conjunto deixa que as laterais invadam o espaço frontal, centralizando a área de grade principal, que tem elementos estéticos interessantes.
O para-choque se une ao conjunto com lâmina cromada na parte inferior e faróis de neblina circulares, bem como protetor central discreto, que permite um bom ângulo de entrada.
A frente como um todo é bem futurista e ao mesmo tempo suaviza parte da robustez do veículo, embora não seja um demérito para o Pajero Sport 2021.
Nas laterais, chama atenção as saias de rodas cortadas verticalmente, criando assim uma boa área lisa na própria lataria do veículo, o que deve ser coberta por apliques pretos e plásticos quando surgir alguma versão mais aventureira por aqui.
Também se destaca as saias laterais integradas ao desenho e ainda por cima ostentando um útil estribo.
As maçanetas são cromadas, assim como os grandes retrovisores com repetidores de direção e rebatimento elétrico.
Bem aerodinâmica, a carroceria possui portas mais bem delineadas que as da L200 Triton Sport e vigias laterais grandes, que se elevam até as colunas D, reforçadas por um detalhe cromado e pelas lanternas triangulares.
Estas, por sinal, foram bem controversas na chegada do modelo ao Brasil, o que obrigou a marca a lançar uma reestilização de emergência apenas um ano depois de seu lançamento.
A mudança diminuiu o tamanho das lanternas, que antes chegavam quase até o final do para-choque, que também mudou e passou a abrigar os refletores em outra posição.
Essa mudança também alterou a dianteira, adotando o visual “Dynamic Shield” da Mitsubishi, com faróis duplos.
Essa traseira ainda pode não agradar há muitos, mas o conjunto do SUV no geral é muito melhor que o anterior, já bem cansado após 10 anos de mercado.
A vigia traseira é ampla e livre de obstáculos, como um estepe, por exemplo.
Há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com alcance lateral, assim como estepe externo sob o chassi e limpador traseiro com lavador. As rodas de liga leve aro 18 polegadas têm aspecto esportivo e vem com pneus 265/60 R18.
Pajero Sport 2021 – Interior
O habitáculo do Pajero Sport é bem amplo e caracterizado por linhas contemporâneas e com assentos largos, dotados de abas altas para segurar bem o corpo e revestimento em couro.
O painel tem linhas que se assemelham aos da picape L200 Triton Sport, sendo em realidade o mesmo conjunto de multimídia e ar-condicionado dual zone.
Aliás, o Pajero Sport 2021 vem com sistema de entretenimento com aplicativos dedicados, assim como os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay, ambos com Waze e Maps.
O dispositivo tem ainda navegador GPS nativo, bem como hotspot Wi-Fi, Bluetooth, TV Digital, USB e câmera de ré.
O painel tem linhas em preto e cinza que se une ao conjunto do túnel central, mais vistoso e largo que o da Triton Sport.
Neste, a alavanca metalizada tem uma base semelhante e centralizada, com o botão do sistema Super Select II e o freio de estacionamento eletrônico, um importante diferencial em relação à picape.
Os porta-copos são em preto brilhante e o apoio de braço central, com espaço embaixo, é integrado ao desenho.
O volante é multifuncional e revestido em couro, sendo mais encorpado e moderno que o usado na Triton Sport. Este tem comandos de mídia, telefonia, controle de cruzeiro e computador de bordo.
O Pajero Sport tem ainda um cluster exclusivo, embora compacto, oferecendo mostradores analógicos com grafismo próprio, assim como um display colorido para o computador de bordo. Recentemente a L200 recebeu algo parecido.
Puxadores das portas em L e revestidos junto ao console, criam um ambiente mais envolvente e moderno no SUV.
Também é destaque no Pajero Sport os difusores de ar no teto para segunda e terceira fileiras. Todos os cintos de segurança possuem três pontos e são retráteis.
O banco da segunda fileira é bipartido e tem apoios de cabeça completos, assim como ajustes de distância e encosto. A terceira fileira é bipartida e totalmente dobrável para frente, ampliando o espaço para bagagens.
Há um vistoso teto solar elétrico, assim como revestimento em couro também nas portas. A iluminação geral vai até junto da tampa traseira.
O Pajero Sport tem ainda apoio de braço com porta-copos na segunda fileira, além de espaços semelhantes nas portas e no compartimento de bagagem.
Pajero Sport 2021 – Conteúdo
Além dos itens já mencionados, o Pajero Sport em sua versão HPE chegou ao mercado com conjunto ótico completamente em LED, incluindo luzes diurnas, mas com faróis de neblina comuns.
O modelo tem direção assistida e ajustes em profundidade ou altura, bem como o assento do condutor, que possui ainda ajustes elétricos.
Fora isso, conta também com sensor de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e vidros one touch completos.
Com partida por botão, tem acesso sem chave e travamento remoto. Na segurança, o Pajero Sport vem com conteúdo generoso.
Além de seis bolsas infláveis, possui controle de tração, controle de estabilidade, assistente eletrônico de partida, controle de descida, alerta de ponto cego e tráfego lateral, detector de pedestres com frenagem automática, monitoramento em 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa e de colisão, entre outros.
O SUV tem freios a disco nas quatro rodas com ABS e EDB.
A carroceria possui estrutura reforçada com vigas de aço de alta resistência e apliques adicionais para aumentar a rigidez torcional e resistir melhor aos impactos com zonas de deformação mais abrangentes.
O Pajero Sport conta ainda com suspensão atualizada com braços duplos na frente e eixo rígido atrás com molas helicoidais e múltiplos braços de estabilização.
Pajero Sport – História
Lançado em 1996, o Mitsubishi Pajero Sport (PA) surgiu como um rival para o Toyota 4Runner (SW4), Ford Explorer e Chevrolet Blazer.
Derivado da picape L200, o utilitário esportivo recebeu o sobrenome “Sport” para se diferenciar do Pajero original, aqui chamado Full. Com entre-eixos mais curto que a Triton, foi fabricado no Brasil de 2006 a 2010.
Esta geração PA teve diversos motores em vários países, entre eles dois V6 a gasolina, sendo um 3.0 e outro 3.5. Também teve um 2.4 de quatro cilindros MIVEC.
No diesel, usou o 2.5 (4D56 usado atualmente na Ásia), 2.8 e 3.2. Este último seria amplamente usado no Brasil, inclusive na geração seguinte.
Em 2008, surgiu a geração PB e deu ao Pajero Sport visual semelhante ao da Triton, mas obviamente sem a chamada linha J da cabine dupla.
O modelo foi fabricado aqui entre 2010 e 2018, tendo surgido como Pajero Dakar (foto acima) para se diferenciar da anterior, também ganhando uma versão chamada Outdoor (foto no alto), exclusiva do Brasil.
Os Pajero Dakar e Outdoor usavam motor diesel 3.2 com 180 cavalos e tinha transmissão automática, além da tração 4×4. Mesmo já desatualizado, o primeiro foi vendido até recentemente com preço elevado, custando quase R$ 200 mil!
Espera-se por versões mais baratas do Pajero Sport 2019, especialmente após o início da produção local em Catalão-GO.