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Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

Embora conserve o mesmo nome, o Mitsubishi Pajero Sport não tem ligação direta com o Pajero Full, que faz parte da linhagem direta do primeiro modelo com essa designação, lançado em 1982 e que gerou ao mesmo tempo um modelo maior e outro menor, de duas portas.


Neste artigo, falaremos dessa variante diferente do Pajero, que compartilha a plataforma com a picape L200 Triton Sport.

Mas, antes de contarmos sua história, vamos falar diretamente da nova geração do Pajero Sport, que está chegando ao Brasil na versão HPE-S e com preço sugerido de R$ 259.990.

O utilitário esportivo já era aguardado por aqui e chegou dois anos depois de seu lançamento na Tailândia, onde rapidamente teve sucesso.


Com o Pajero Sport 2019, a Mitsubishi enterra de vez a geração anterior do utilitário esportivo, que aqui chegou a ter versões próprias, como o Pajero Outdoor, além do bem conhecido Pajero Dakar.

De versões básicas de frota até um pacote mais completo, o SUV foi o maior modelo de seu segmento feito pela marca no Brasil, pois Pajero Full e Outlander são importados.

Pajero Sport 2019

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

A atual geração do Pajero Sport corresponde à da picape média L200 Triton Sport, que igualmente adicionou novos motores e design diferenciado.

Assim como esta última, o SUV manteve sua proposta em relação ao modelo anterior, focado em um veículo robusto, montado sobre chassi de longarinas e com total capacidade 4×4 com reduzida.

Aproveitando a estrutura básica da L200, o Pajero Sport 2019 tem como diferencial o distanciamento em termos de design, anteriormente compartilhado com a picape.

Quando surgiu, o utilitário esportivo chamou tanto a atenção do público asiático que logo os clientes de Triton começaram um movimento que culminaria na atualização da picape.

Graças ao visual expressivo, o Pajero Sport rapidamente virou um sucesso e fez com que donos de L200 Triton Sport simplesmente clonassem a frente do SUV na picape, o que inspirou a atualização da mesma, recentemente revelada na Ásia.

Embora pareça um veículo muito grande, na verdade o modelo é menor que o Pajero Full.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

Com 4,785 m de comprimento, 1,815 m de largura, 1,805 m de altura e 2,800 m de entre-eixos, o Pajero Sport está longe dos quase 5 m do Pajero Full.

Mesmo assim, apresenta bom espaço interno para sete pessoas.

O modelo compartilha parte dos motores da L200 Triton Sport, mas se destaca mais pelo uso de uma caixa de câmbio automática da Aisin com 8 marchas.

Produzido atualmente na Tailândia, Indonésia e Bangladesh, o Pajero Sport 2019 deverá ser feito também em Anápolis-GO, iniciando um processo de nacionalização que deverá incluir versão flex, assim como edições especiais ou focadas exclusivamente no mercado brasileiro.

Chamado também de Montero Sport e Shogun Sport em alguns países, o Pajero Sport 2019 tem basicamente três motores disponíveis no mercado mundial.

Em países do Oriente Médio, por exemplo, o modelo tem o propulsor V6 3.0 6B31 com injeção eletrônica indireta e 222 cavalos, contando com torque de somente 28,6 kgfm.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

Esta variante tem consumo médio de 10,5 km/l com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e máxima de 190 km/h.

É pouco provável que essa variante venha ao Brasil, pois sua potência e torque são inferiores aos da Chevrolet Trailblazer, que chega a 279 cavalos e 35,7 kgfm. A versão V6 da Toyota SW4 não é mais vendida.

Com diesel, o Pajero Sport tem duas outras opções de motor.

A primeira é a 4D56, que é um propulsor turbo diesel com sistema de injeção Common Rail e 136 cavalos, entregando um torque de 31,9 kgfm. Essa é a opção de acesso no mercado asiático e tem opções de tração 4×2 ou 4×4, tal como a versão V6 a gasolina.

A topo de linha tem motor diesel 4N15 MIVEC de quatro cilindros com turbo e injeção Common Rail, entregando 181 cavalos e 43,7 kgfm.

Aqui, esse propulsor chegará no primeiro semestre de 2019 com transmissão automática de 8 marchas e sistema de tração Super Select II com quatro modos: 4×2, 4×4, 4×4 parcial e reduzida e também 4×4 com reduzida.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

O Pajero Sport tem ainda câmbio manual de cinco ou seis marchas no exterior, bem como a transmissão manual de cinco marchas, já conhecida da picape média L200 Triton Sport.

Com o novo câmbio, o SUV terá desempenho melhor, assim como eficiência energética ampliada, atendendo assim as exigências de consumo e emissão mais baixos.

Pesando 2.100 kg, o Pajero Sport tem ângulo de entrada de 30 graus, ângulo de saída de 23,1 graus e inclinação lateral de 45 graus.

O SUV tem capacidade para suportar até 70 cm de lâmina d´água, bom para travessias de cursos de água ou áreas alagadas. A capacidade de reboque é de 750 kg sem freio e 3.100 kg com freio próprio.

Pajero Sport 2019 – Design

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Apesar de ter conseguido um bom resultado na parte frontal, a Mitsubishi não foi tão bem no desenho da traseira.

O Pajero Sport apresenta um aspecto apreciável na dianteira, onde aplicou com sucesso o layout Dynamic Shield com a fusão do conjunto ótico de LED – e de tamanho compacto – com a mescla de lâminas cromadas da grade.

Essa base brilhante sustenta com destaque os três diamantes do logotipo da Mitsubishi, criando um visual mais imponente.

Com arcos laterais cromados, o conjunto deixa que as laterais invadam o espaço frontal, centralizando a área de grade principal, que tem elementos estéticos interessantes.

O para-choque se une ao conjunto com lâmina cromada na parte inferior e faróis de neblina circulares, bem como protetor central discreto, que permite um bom ângulo de entrada.

A frente como um todo é bem futurista e ao mesmo tempo suaviza parte da robustez do veículo, embora não seja um demérito para o Pajero Sport 2019.

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Nas laterais, chama atenção as saias de rodas cortadas verticalmente, criando assim uma boa área lisa na própria lataria do veículo, o que deve ser coberta por apliques pretos e plásticos quando surgir alguma versão mais aventureira por aqui.

Também se destaca as saias laterais integradas ao desenho e ainda por cima ostentando um útil estribo.

As maçanetas são cromadas, assim como os grandes retrovisores com repetidores de direção e rebatimento elétrico.

Bem aerodinâmica, a carroceria possui portas mais bem delineadas que as da L200 Triton Sport e vigias laterais grandes, que se elevam até as colunas D, reforçadas por um detalhe cromado e pelas lanternas triangulares.

Estas, por sinal, são controversas.

O Pajero Sport 2019 contam com lanternas que se estendem para baixo, até o para-choque, mas em um filete vermelho.

Se isso já não bastasse, sendo nada harmônico com o conjunto, o SUV tem ainda um para-choque traseiro bem rente à carroceria, praticamente fundindo-se com a tampa do bagageiro.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

Para termos uma ideia, isso é mais liso que o para-choque traseiro do Honda Fit antes da atualização atual.

Nesse caso, o protetor foi sabiamente ampliado na mudança da linha 2018, mas o Pajero Sport 2019 ousa mante-lo rente à traseira.

Além de esteticamente ruim, pois mata parte da aparência de robustez do veículo, também contribui para danos maiores na tampa do porta-malas em caso de pequenas colisões.

Essa traseira “chupada” pode não agradar há muitos, mas o conjunto do SUV no geral é muito melhor que o anterior, já bem cansado após 10 anos de mercado.

A vigia traseira é ampla e livre de obstáculos, como um estepe, por exemplo.

Há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com alcance lateral, assim como estepe externo sob o chassi e limpador traseiro com lavador. As rodas de liga leve aro 18 polegadas têm aspecto esportivo e vem com pneus 265/60 R18.

Pajero Sport 2019 – Interior

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

O habitáculo do Pajero Sport é bem amplo e caracterizado por linhas contemporâneas e com assentos largos, dotados de abas altas para segurar bem o corpo e revestimento em couro.

O painel tem linhas que se assemelham aos da picape L200 Triton Sport, sendo em realidade o mesmo conjunto de multimídia e ar-condicionado dual zone.

Aliás, o Pajero Sport 2019 vem com sistema de entretenimento com aplicativos dedicados, assim como os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, ambos com Waze e Maps.

O dispositivo tem ainda navegador GPS nativo, bem como hot spot Wi-Fi, Bluetooth, TV Digital, USB e câmera de ré.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

O painel tem linhas em preto e cinza que se une ao conjunto do túnel central, mais vistoso e largo que o da Triton Sport.

Neste, a alavanca metalizada tem uma base semelhante e centralizada, com o botão do sistema Super Select II e o freio de estacionamento eletrônico, um importante diferencial em relação à picape.

Os porta-copos são em preto brilhante e o apoio de braço central com espaço embaixo, é integrado ao desenho.

O volante é multifuncional e revestido em couro, sendo mais encorpado e moderno que o usado na Triton Sport. Este tem comandos de mídia, telefonia, controle de cruzeiro e computador de bordo.

O Pajero Sport tem ainda um cluster exclusivo, embora compacto, oferecendo mostradores analógicos com grafismo próprio, assim como um display colorido para o computador de bordo. Recentemente a L200 2019 recebeu algo parecido.

Puxadores das portas em L e revestidos junto ao console, criam um ambiente mais envolvente e moderno no SUV.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

Também é destaque no Pajero Sport os difusores de ar no teto para segunda e terceira fileiras. Todos os cintos de segurança possuem três pontos e são retráteis.

O banco da segunda fileira é bipartido e tem apoios de cabeça completos, assim como ajustes de distância e encosto. A terceira fileira é bipartida e totalmente dobrável para frente, ampliando o espaço para bagagens.

Há um vistoso teto solar elétrico, assim como revestimento em couro também nas portas. A iluminação geral vai até junto da tampa traseira.

O Pajero Sport tem ainda apoio de braço com porta-copos na segunda fileira, além de espaços semelhantes nas portas e no compartimento de bagagem.

Pajero Sport 2019 – Conteúdo

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Além dos itens já mencionados, o Pajero Sport em sua versão HPE, chegará ao mercado com conjunto ótico completamente em LED, incluindo luzes diurnas, mas com faróis de neblina comuns.

O modelo tem direção assistida e ajustes em profundidade ou altura, bem como o assento do condutor, que possui ainda ajustes elétricos.

Fora isso, conta também com sensor de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e vidros one touch completos.

Com partida por botão, tem acesso sem chave e travamento remoto. Na segurança, o Pajero Sport vem com conteúdo generoso.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

Além de seis bolsas infláveis, possui controle de tração, controle de estabilidade, assistente eletrônico de partida, controle de descida, alerta de ponto cego e tráfego lateral, detector de pedestres com frenagem automática, monitoramento em 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa e de colisão, entre outros.

O SUV tem freios a disco nas quatro rodas com ABS e EDB.

A carroceria possui estrutura reforçada com vigas de aço de alta resistência e apliques adicionais para aumentar a rigidez torcional e resistir melhor aos impactos com zonas de deformação mais abrangentes.

O Pajero Sport conta ainda com suspensão atualizada com braços duplos na frente e eixo rígido atrás com molas helicoidais e múltiplos braços de estabilização.

Pajero Sport – História

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

Lançado em 1996, o Mitsubishi Pajero Sport (PA) surgiu como um rival para o Toyota 4Runner (SW4), Ford Explorer e Chevrolet Blazer.

Derivado da picape L200, o utilitário esportivo recebeu o sobrenome “Sport” para se diferenciar do Pajero original, aqui chamado Full. Com entre-eixos mais curto que a Triton, foi fabricado no Brasil de 2006 a 2010.

Esta geração PA teve diversos motores em vários países, entre eles dois V6 a gasolina, sendo um 3.0 e outro 3.5. Também teve um 2.4 de quatro cilindros MIVEC.

No diesel, usou o 2.5 (4D56 usado atualmente na Ásia), 2.8 e 3.2. Este último seria amplamente usado no Brasil, inclusive na geração seguinte.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços

Em 2008, surgiu a geração PB e deu ao Pajero Sport visual semelhante ao da Triton, mas obviamente sem a chamada linha J da cabine dupla.

O modelo foi fabricado aqui entre 2010 e 2018, tendo surgido como Pajero Dakar (foto acima) para se diferenciar da anterior, também ganhando uma versão chamada Outdoor (foto no alto), exclusiva do Brasil.

Os Pajero Dakar e Outdoor usavam motor diesel 3.2 com 180 cavalos e tinha transmissão automática, além da tração 4×4. Mesmo já desatualizado, o primeiro foi vendido até recentemente com preço elevado, custando quase R$ 200 mil!

Espera-se por versões mais baratas do Pajero Sport 2019, especialmente após o início da produção local em Catalão-GO.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores e preços
Nota média 4.4 de 5 votos

  • CanalhaRS

    Frente bonita, traseira horrorosa. Já preço nem vou comentar…

    • Ric53

      vi pessoalmente no salão do automóvel e essa traseira não parece nada com nada! kkk

      • CanalhaRS

        Aquelas lanternas são bizarras, a diretoria devia estar com muito saquê na cabeça para aprovar aquilo.

      • Lucas Ranfer

        parece sim.. um rabecão de funerária

    • Alfredo Araujo

      E o interior insosso ?

  • Itamar

    esse carro é muito feio, como pode uma coisa dessas…Mitsubishi parou no tempo.

  • Medonho de feio. Impossível querer competir com a SW4 desse jeito (não que a SW4 seja grande coisa, mas isso então…).

  • Dod, o verdadeiro

    Frente bonita, mas a traseira é intragável. Demorou tanto tempo pra chegar aqui que logo deverá ficar desatualizado, uma reestilização deve estar perto de ser implantada.

  • Paulo

    Tem que ser muito corajoso para comprar isso

  • José Orlando Beretta

    E eu achava que a Honda tinha errado feio na traseira da WR-V, ai vem a Mitsubishi e faz isso…

    • Matthew

      Curioso que os dois modelos têm o mesmo problema do para-choque traseiro ser rente a tampa do porta-malas, solucionado no Fit 2018 com uma peça mais bojuda. A quinta porta fica extremamente vulnerável à colisões traseiras. De vantagem acho que melhora um pouco o ângulo de saída.

  • Felipe Rocha de Assis

    DEUS ME LIVRE DESSA COISA. AMÉM!

  • kasato maru

    a moda picape e SUV vai continuar?

  • Alvaro

    essa traseira parece aquele emoji chorando hahaha

  • Junoba

    A Mitsubishi nunca mais fará o mesmo sucesso quando lançou a L200 Triton. Essa Pajero parece mais um carro chinês.

  • Junoba

    R$260 mil ? Fracasso decretado. Vai vender uma média de 50 unidades por mês, não passará disso.

  • Fanjos

    É a traseira mais feia que venho em décadas!

  • Victor Freire

    260 mil nessa ssangyong? passo.

  • octavio cesar godoy

    Tive uma pajero sport 2009, baita carro, depois disso nunca mais saiu algo que prestasse

  • Mambo Ted

    Parabéns ao designer de carro de funerária.

  • José Luiz Júnior

    Walter White mandou lembranças… Entendedores entenderão…

  • Marco Correa

    Horrível! Parece um daqueles desenhos de carros chineses pré “carros chineses bonitos” (os novos da Chery e da JAC etc) com nome estranho tipo “GrandlandWind”… kkkk

  • Stunt

    Essa traseira é uma das maiores aberrações estilísticas dos últimos tempos, pau a pau com Prius…

  • Raul Cotrim de Mattos

    Além de feio, parece um carro defasado…

  • carlos rodrigues

    Essa traseira deixou essa Pajero com cara daquelas pickups com capotas de fibra.

  • carlos rodrigues

    Esse câmbio AT8 é o mesmo ZF da Amarok?

  • Marcio LJ

    A frente ta bacana. A traseira ta vampiresca. Agora, a foto dela na areia ta linda demais!

  • Everton de paula

    Minha família tem um Dakar diesel 2012, 110 mil km rodados, inteira original, só trocamos óleo, filtro, óleo transmissão e diferenciais e paletas limpadores. Impressão que dá que ela vai chegar no 200 mil sem trocar nada. Suspensão intacta. Na pista a 120km/h carro assentado no chão, mais estabilidade que muito carro de passeio. 10 e 11 km/l cidade e Estrada. Passa em qualquer lugar, nem precisa engatar tração.
    Recentemente fomos a um hotel fazenda em monte verde e havia uma ladeira de cascalho pra subir. Na nossa frente ma Ecosport antiga 4wd não subia nem a pau, cara tentou umas três vezes e voltava de ré. A Pajero subiu dando risada, nem precisou traçar as rodas. Carro FANTÁSTICO.
    Infelizmente não poderemos trocá-la numa zero, esse preço está proibitivo, provavelmente iremos de trailblazer.

    • José Orlando Beretta

      Troca a dakar 2012 numa 17/18 !

      • Everton de paula

        Pensei nisso, mas esbarramos no seguinte: 1. Ninguém troca esse tipo de carro com menos de dois anos. Carro feito pra andar e aproveitar. 2. Carro zero tem aquela sensação indescritível, né….

  • Fernando Orlandi

    Por favor pesquisem mais. o motor 4D56 é um motor EURO2, que era da L200 até a bolinha, nem pode ser mais comercializado no brasil. Presta atenção não adianta enxer de texto se não tem conteúdo. E falando do carro parce Mahindra ou SangYong, novas tendências da Mitsubishi, cada vez pior. SUV do Jaspion.

  • Miguel

    Eu só entrei pra ler a reportagem e ver mais uma vez como é que pode alguém deixar esse carro entrar em produção com essa traseira HORROROSA, MEDONHA, GROTESCA e etc., rsss

    Eu ainda não acredito nisso. E ainda vem com aquele defeito básico no parachoques(!!!!) traseiro, tipo: encostou, perde a tampa!

    Ah! E mais um defeito: 259.000,00

    • Randy Marsh

      Este parachoque só me lembro do primeiro palio. E todo lugar havia um palio com a tampa amassada

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