História Linha 2020 Matérias NA Mitsubishi SUVs

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Embora conserve o mesmo nome, o Mitsubishi Pajero Sport não tem ligação direta com o Pajero Full, que faz parte da linhagem direta do primeiro modelo com essa designação, lançado em 1982 e que gerou ao mesmo tempo um modelo maior e outro menor, de duas portas.


Neste artigo, falaremos dessa variante diferente do Pajero, que compartilha a plataforma com a picape L200 Triton Sport.

Mas, antes de contarmos sua história, vamos falar diretamente da nova geração do Pajero Sport, que está chegando ao Brasil na versão HPE-S e com preço sugerido de R$ 259.990.

O utilitário esportivo já era aguardado por aqui e chegou dois anos depois de seu lançamento na Tailândia, onde rapidamente teve sucesso.


Com o Pajero Sport 2019, a Mitsubishi enterra de vez a geração anterior do utilitário esportivo, que aqui chegou a ter versões próprias, como o Pajero Outdoor, além do bem conhecido Pajero Dakar.

De versões básicas de frota até um pacote mais completo, o SUV foi o maior modelo de seu segmento feito pela marca no Brasil, pois Pajero Full e Outlander são importados.

Pajero Sport 2019

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

A atual geração do Pajero Sport corresponde à da picape média L200 Triton Sport, que igualmente adicionou novos motores e design diferenciado.

Assim como esta última, o SUV manteve sua proposta em relação ao modelo anterior, focado em um veículo robusto, montado sobre chassi de longarinas e com total capacidade 4×4 com reduzida.

Aproveitando a estrutura básica da L200, o Pajero Sport 2019 tem como diferencial o distanciamento em termos de design, anteriormente compartilhado com a picape.

Quando surgiu, o utilitário esportivo chamou tanto a atenção do público asiático que logo os clientes de Triton começaram um movimento que culminaria na atualização da picape.

Graças ao visual expressivo, o Pajero Sport rapidamente virou um sucesso e fez com que donos de L200 Triton Sport simplesmente clonassem a frente do SUV na picape, o que inspirou a atualização da mesma, recentemente revelada na Ásia.

Embora pareça um veículo muito grande, na verdade o modelo é menor que o Pajero Full.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Com 4,785 m de comprimento, 1,815 m de largura, 1,805 m de altura e 2,800 m de entre-eixos, o Pajero Sport está longe dos quase 5 m do Pajero Full.

Mesmo assim, apresenta bom espaço interno para sete pessoas.

O modelo compartilha parte dos motores da L200 Triton Sport, mas se destaca mais pelo uso de uma caixa de câmbio automática da Aisin com 8 marchas.

Produzido atualmente na Tailândia, Indonésia e Bangladesh, o Pajero Sport 2019 deverá ser feito também em Anápolis-GO, iniciando um processo de nacionalização que deverá incluir versão flex, assim como edições especiais ou focadas exclusivamente no mercado brasileiro.

Chamado também de Montero Sport e Shogun Sport em alguns países, o Pajero Sport 2019 tem basicamente três motores disponíveis no mercado mundial.

Em países do Oriente Médio, por exemplo, o modelo tem o propulsor V6 3.0 6B31 com injeção eletrônica indireta e 222 cavalos, contando com torque de somente 28,6 kgfm.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Esta variante tem consumo médio de 10,5 km/l com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e máxima de 190 km/h.

É pouco provável que essa variante venha ao Brasil, pois sua potência e torque são inferiores aos da Chevrolet Trailblazer, que chega a 279 cavalos e 35,7 kgfm. A versão V6 da Toyota SW4 não é mais vendida.

Com diesel, o Pajero Sport tem duas outras opções de motor.

A primeira é a 4D56, que é um propulsor turbo diesel com sistema de injeção Common Rail e 136 cavalos, entregando um torque de 31,9 kgfm. Essa é a opção de acesso no mercado asiático e tem opções de tração 4×2 ou 4×4, tal como a versão V6 a gasolina.

A topo de linha tem motor diesel 4N15 MIVEC de quatro cilindros com turbo e injeção Common Rail, entregando 181 cavalos e 43,7 kgfm.

Aqui, esse propulsor chegará no primeiro semestre de 2019 com transmissão automática de 8 marchas e sistema de tração Super Select II com quatro modos: 4×2, 4×4, 4×4 parcial e reduzida e também 4×4 com reduzida.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

O Pajero Sport tem ainda câmbio manual de cinco ou seis marchas no exterior, bem como a transmissão manual de cinco marchas, já conhecida da picape média L200 Triton Sport.

Com o novo câmbio, o SUV terá desempenho melhor, assim como eficiência energética ampliada, atendendo assim as exigências de consumo e emissão mais baixos.

Pesando 2.100 kg, o Pajero Sport tem ângulo de entrada de 30 graus, ângulo de saída de 23,1 graus e inclinação lateral de 45 graus.

O SUV tem capacidade para suportar até 70 cm de lâmina d´água, bom para travessias de cursos de água ou áreas alagadas. A capacidade de reboque é de 750 kg sem freio e 3.100 kg com freio próprio.

Pajero Sport 2019 – Design

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Apesar de ter conseguido um bom resultado na parte frontal, a Mitsubishi não foi tão bem no desenho da traseira.

O Pajero Sport apresenta um aspecto apreciável na dianteira, onde aplicou com sucesso o layout Dynamic Shield com a fusão do conjunto ótico de LED – e de tamanho compacto – com a mescla de lâminas cromadas da grade.

Essa base brilhante sustenta com destaque os três diamantes do logotipo da Mitsubishi, criando um visual mais imponente.

Com arcos laterais cromados, o conjunto deixa que as laterais invadam o espaço frontal, centralizando a área de grade principal, que tem elementos estéticos interessantes.

O para-choque se une ao conjunto com lâmina cromada na parte inferior e faróis de neblina circulares, bem como protetor central discreto, que permite um bom ângulo de entrada.

A frente como um todo é bem futurista e ao mesmo tempo suaviza parte da robustez do veículo, embora não seja um demérito para o Pajero Sport 2019.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Nas laterais, chama atenção as saias de rodas cortadas verticalmente, criando assim uma boa área lisa na própria lataria do veículo, o que deve ser coberta por apliques pretos e plásticos quando surgir alguma versão mais aventureira por aqui.

Também se destaca as saias laterais integradas ao desenho e ainda por cima ostentando um útil estribo.

As maçanetas são cromadas, assim como os grandes retrovisores com repetidores de direção e rebatimento elétrico.

Bem aerodinâmica, a carroceria possui portas mais bem delineadas que as da L200 Triton Sport e vigias laterais grandes, que se elevam até as colunas D, reforçadas por um detalhe cromado e pelas lanternas triangulares.

Estas, por sinal, são controversas.

O Pajero Sport 2019 contam com lanternas que se estendem para baixo, até o para-choque, mas em um filete vermelho.

Se isso já não bastasse, sendo nada harmônico com o conjunto, o SUV tem ainda um para-choque traseiro bem rente à carroceria, praticamente fundindo-se com a tampa do bagageiro.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Para termos uma ideia, isso é mais liso que o para-choque traseiro do Honda Fit antes da atualização atual.

Nesse caso, o protetor foi sabiamente ampliado na mudança da linha 2018, mas o Pajero Sport 2019 ousa mante-lo rente à traseira.

Além de esteticamente ruim, pois mata parte da aparência de robustez do veículo, também contribui para danos maiores na tampa do porta-malas em caso de pequenas colisões.

Essa traseira “chupada” pode não agradar há muitos, mas o conjunto do SUV no geral é muito melhor que o anterior, já bem cansado após 10 anos de mercado.

A vigia traseira é ampla e livre de obstáculos, como um estepe, por exemplo.

Há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com alcance lateral, assim como estepe externo sob o chassi e limpador traseiro com lavador. As rodas de liga leve aro 18 polegadas têm aspecto esportivo e vem com pneus 265/60 R18.

Pajero Sport 2019 – Interior

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

O habitáculo do Pajero Sport é bem amplo e caracterizado por linhas contemporâneas e com assentos largos, dotados de abas altas para segurar bem o corpo e revestimento em couro.

O painel tem linhas que se assemelham aos da picape L200 Triton Sport, sendo em realidade o mesmo conjunto de multimídia e ar-condicionado dual zone.

Aliás, o Pajero Sport 2019 vem com sistema de entretenimento com aplicativos dedicados, assim como os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, ambos com Waze e Maps.

O dispositivo tem ainda navegador GPS nativo, bem como hot spot Wi-Fi, Bluetooth, TV Digital, USB e câmera de ré.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

O painel tem linhas em preto e cinza que se une ao conjunto do túnel central, mais vistoso e largo que o da Triton Sport.

Neste, a alavanca metalizada tem uma base semelhante e centralizada, com o botão do sistema Super Select II e o freio de estacionamento eletrônico, um importante diferencial em relação à picape.

Os porta-copos são em preto brilhante e o apoio de braço central com espaço embaixo, é integrado ao desenho.

O volante é multifuncional e revestido em couro, sendo mais encorpado e moderno que o usado na Triton Sport. Este tem comandos de mídia, telefonia, controle de cruzeiro e computador de bordo.

O Pajero Sport tem ainda um cluster exclusivo, embora compacto, oferecendo mostradores analógicos com grafismo próprio, assim como um display colorido para o computador de bordo. Recentemente a L200 2019 recebeu algo parecido.

Puxadores das portas em L e revestidos junto ao console, criam um ambiente mais envolvente e moderno no SUV.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Também é destaque no Pajero Sport os difusores de ar no teto para segunda e terceira fileiras. Todos os cintos de segurança possuem três pontos e são retráteis.

O banco da segunda fileira é bipartido e tem apoios de cabeça completos, assim como ajustes de distância e encosto. A terceira fileira é bipartida e totalmente dobrável para frente, ampliando o espaço para bagagens.

Há um vistoso teto solar elétrico, assim como revestimento em couro também nas portas. A iluminação geral vai até junto da tampa traseira.

O Pajero Sport tem ainda apoio de braço com porta-copos na segunda fileira, além de espaços semelhantes nas portas e no compartimento de bagagem.

Pajero Sport 2019 – Conteúdo

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Além dos itens já mencionados, o Pajero Sport em sua versão HPE, chegará ao mercado com conjunto ótico completamente em LED, incluindo luzes diurnas, mas com faróis de neblina comuns.

O modelo tem direção assistida e ajustes em profundidade ou altura, bem como o assento do condutor, que possui ainda ajustes elétricos.

Fora isso, conta também com sensor de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e vidros one touch completos.

Com partida por botão, tem acesso sem chave e travamento remoto. Na segurança, o Pajero Sport vem com conteúdo generoso.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Além de seis bolsas infláveis, possui controle de tração, controle de estabilidade, assistente eletrônico de partida, controle de descida, alerta de ponto cego e tráfego lateral, detector de pedestres com frenagem automática, monitoramento em 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa e de colisão, entre outros.

O SUV tem freios a disco nas quatro rodas com ABS e EDB.

A carroceria possui estrutura reforçada com vigas de aço de alta resistência e apliques adicionais para aumentar a rigidez torcional e resistir melhor aos impactos com zonas de deformação mais abrangentes.

O Pajero Sport conta ainda com suspensão atualizada com braços duplos na frente e eixo rígido atrás com molas helicoidais e múltiplos braços de estabilização.

Pajero Sport – História

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Lançado em 1996, o Mitsubishi Pajero Sport (PA) surgiu como um rival para o Toyota 4Runner (SW4), Ford Explorer e Chevrolet Blazer.

Derivado da picape L200, o utilitário esportivo recebeu o sobrenome “Sport” para se diferenciar do Pajero original, aqui chamado Full. Com entre-eixos mais curto que a Triton, foi fabricado no Brasil de 2006 a 2010.

Esta geração PA teve diversos motores em vários países, entre eles dois V6 a gasolina, sendo um 3.0 e outro 3.5. Também teve um 2.4 de quatro cilindros MIVEC.

No diesel, usou o 2.5 (4D56 usado atualmente na Ásia), 2.8 e 3.2. Este último seria amplamente usado no Brasil, inclusive na geração seguinte.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)

Em 2008, surgiu a geração PB e deu ao Pajero Sport visual semelhante ao da Triton, mas obviamente sem a chamada linha J da cabine dupla.

O modelo foi fabricado aqui entre 2010 e 2018, tendo surgido como Pajero Dakar (foto acima) para se diferenciar da anterior, também ganhando uma versão chamada Outdoor (foto no alto), exclusiva do Brasil.

Os Pajero Dakar e Outdoor usavam motor diesel 3.2 com 180 cavalos e tinha transmissão automática, além da tração 4×4. Mesmo já desatualizado, o primeiro foi vendido até recentemente com preço elevado, custando quase R$ 200 mil!

Espera-se por versões mais baratas do Pajero Sport 2019, especialmente após o início da produção local em Catalão-GO.

Pajero Sport 2019: visual, versões, equipamentos, motores (e preços)
Nota média 4.4 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • CanalhaRS

    Frente bonita, traseira horrorosa. Já preço nem vou comentar…

    • Ric53

      vi pessoalmente no salão do automóvel e essa traseira não parece nada com nada! kkk

      • CanalhaRS

        Aquelas lanternas são bizarras, a diretoria devia estar com muito saquê na cabeça para aprovar aquilo.

      • Lucas Ranfer

        parece sim.. um rabecão de funerária

    • Alfredo Araujo

      E o interior insosso ?

  • Itamar

    esse carro é muito feio, como pode uma coisa dessas…Mitsubishi parou no tempo.

  • Medonho de feio. Impossível querer competir com a SW4 desse jeito (não que a SW4 seja grande coisa, mas isso então…).

  • Dod, o verdadeiro

    Frente bonita, mas a traseira é intragável. Demorou tanto tempo pra chegar aqui que logo deverá ficar desatualizado, uma reestilização deve estar perto de ser implantada.

  • Paulo

    Tem que ser muito corajoso para comprar isso

  • José Orlando Beretta

    E eu achava que a Honda tinha errado feio na traseira da WR-V, ai vem a Mitsubishi e faz isso…

    • Matthew

      Curioso que os dois modelos têm o mesmo problema do para-choque traseiro ser rente a tampa do porta-malas, solucionado no Fit 2018 com uma peça mais bojuda. A quinta porta fica extremamente vulnerável à colisões traseiras. De vantagem acho que melhora um pouco o ângulo de saída.

  • Felipe Rocha de Assis

    DEUS ME LIVRE DESSA COISA. AMÉM!

  • kasato maru

    a moda picape e SUV vai continuar?

  • Alvaro

    essa traseira parece aquele emoji chorando hahaha

  • Junoba

    A Mitsubishi nunca mais fará o mesmo sucesso quando lançou a L200 Triton. Essa Pajero parece mais um carro chinês.

  • Junoba

    R$260 mil ? Fracasso decretado. Vai vender uma média de 50 unidades por mês, não passará disso.

  • Fanjos

    É a traseira mais feia que venho em décadas!

  • Victor Freire

    260 mil nessa ssangyong? passo.

  • octavio cesar godoy

    Tive uma pajero sport 2009, baita carro, depois disso nunca mais saiu algo que prestasse

  • Mambo Ted

    Parabéns ao designer de carro de funerária.

  • José Luiz Júnior

    Walter White mandou lembranças… Entendedores entenderão…

  • Marco Correa

    Horrível! Parece um daqueles desenhos de carros chineses pré “carros chineses bonitos” (os novos da Chery e da JAC etc) com nome estranho tipo “GrandlandWind”… kkkk

  • Stunt

    Essa traseira é uma das maiores aberrações estilísticas dos últimos tempos, pau a pau com Prius…

  • Raul Cotrim de Mattos

    Além de feio, parece um carro defasado…

  • carlos rodrigues

    Essa traseira deixou essa Pajero com cara daquelas pickups com capotas de fibra.

  • carlos rodrigues

    Esse câmbio AT8 é o mesmo ZF da Amarok?

  • Marcio LJ

    A frente ta bacana. A traseira ta vampiresca. Agora, a foto dela na areia ta linda demais!

  • Everton de paula

    Minha família tem um Dakar diesel 2012, 110 mil km rodados, inteira original, só trocamos óleo, filtro, óleo transmissão e diferenciais e paletas limpadores. Impressão que dá que ela vai chegar no 200 mil sem trocar nada. Suspensão intacta. Na pista a 120km/h carro assentado no chão, mais estabilidade que muito carro de passeio. 10 e 11 km/l cidade e Estrada. Passa em qualquer lugar, nem precisa engatar tração.
    Recentemente fomos a um hotel fazenda em monte verde e havia uma ladeira de cascalho pra subir. Na nossa frente ma Ecosport antiga 4wd não subia nem a pau, cara tentou umas três vezes e voltava de ré. A Pajero subiu dando risada, nem precisou traçar as rodas. Carro FANTÁSTICO.
    Infelizmente não poderemos trocá-la numa zero, esse preço está proibitivo, provavelmente iremos de trailblazer.

    • José Orlando Beretta

      Troca a dakar 2012 numa 17/18 !

      • Everton de paula

        Pensei nisso, mas esbarramos no seguinte: 1. Ninguém troca esse tipo de carro com menos de dois anos. Carro feito pra andar e aproveitar. 2. Carro zero tem aquela sensação indescritível, né….

  • Fernando Orlandi

    Por favor pesquisem mais. o motor 4D56 é um motor EURO2, que era da L200 até a bolinha, nem pode ser mais comercializado no brasil. Presta atenção não adianta enxer de texto se não tem conteúdo. E falando do carro parce Mahindra ou SangYong, novas tendências da Mitsubishi, cada vez pior. SUV do Jaspion.

  • Miguel

    Eu só entrei pra ler a reportagem e ver mais uma vez como é que pode alguém deixar esse carro entrar em produção com essa traseira HORROROSA, MEDONHA, GROTESCA e etc., rsss

    Eu ainda não acredito nisso. E ainda vem com aquele defeito básico no parachoques(!!!!) traseiro, tipo: encostou, perde a tampa!

    Ah! E mais um defeito: 259.000,00

    • Randy Marsh

      Este parachoque só me lembro do primeiro palio. E todo lugar havia um palio com a tampa amassada

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email