Palio 2008: versões, motores, consumo, equipamentos

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O Palio 2008 estava no mercado nacional com uma presença de 12 anos, mas ainda muito longe de seu fim definitivo. O modelo ainda estava na primeira geração, que durou quase 20 anos.

Com mais uma atualização no visual, o Palio 2008 ainda fazia parte do acordo entre Fiat e GM, o que garantia o acesso ao motor Família I da Chevrolet, fabricado pela GM em São Caetano do Sul.

Feito em Betim-MG, o Palio 2008 foi oferecido nas versões ELX e 1.8 R, tendo o motor Fire 1.0 e 1.4 na primeira versão, mas o 1.8 R tinha propulsor da General Motors.

O compacto da Fiat, do projeto 178, era produzido junto aos irmãos Fiat Siena, Fiat Palio Weekend e Fiat Strada, usando uma plataforma desenvolvida localmente.

Com visual ainda em dia para atendimento ao mercado nacional, o Fiat Palio 2008 ganhou poucas novidades para continuar brigando com o Volkswagen Gol, Ford Fiesta e Chevrolet Corsa.

Veja também: Palio 2010

Palio 2008 – novidades

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O Palio 2008 ganhou a primeira grande atualização nessa época e teve como novidades, além do visual, a mudança da versão EX para ELX, enquanto a versão HLX passou 1.8 R.

O hatch foi oferecido nas versões ELX 1.0 2 portas, ELX 1.0 4 portas, ELX 1.4 4 portas, 1.8 R 2 portas e 1.8 R 4 portas.

Além disso, o Palio 2008 recebeu de série terceiro apoio de cabeça no banco traseiro, volante com regulagem de altura, luzes de neblina e ganchos para rede porta-objetos no porta-malas.

Já a atualização visual do Fiat Palio, teve leve inspiração no Gol e ganhou faróis arredondados com lentes simples, bem como molduras escurecidas.

O capô mais elevado recebeu grade em duas partes e traseira com lanternas horizontalizadas, que deixaram o visual até certo ponto mais largo.

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O Palio 2008 manteve o painel da atualização anterior, porém, o acabamento melhorou.

Com nova padronagem, o hatch compacto ficou mais agradável e pronto para enfrentar a terceira geração (de fato) do Gol, que surgia na mesma época.

Na carroceria de duas portas, a Fiat introduziu uma nova vigia lateral, que ganhou um desenho mais fluido.

Esta vinha com linha de cintura elevando-se em direção às colunas C, dando assim ao Palio 2008, um visual mais fluido e esportivo com duas portas.

Tanto é que, fora a versão ELX, apenas a 1.8 R tinha essa opção de carroceria.

Palio 2008 – detalhes

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O Palio 2008 tinha frente com faróis curvados com lentes simples, com piscas e lanternas integradas, tendo linhas fluidas.

A grade fora ampliada com uma barra no central, onde fica a placa de registro do veículo, com a parte superior com logotipo da Fiat, a parte inferior invertida com o mesmo design.

Entre as duas partes, havia grelha horizontalizada e frisos cromados. No para-choque, os faróis de neblina tinham frisos cromados e molduras pretas.

Nas laterais, um vinco pronunciado na parte superior e outro na base, marcam o Palio 2008, que tinha ainda maçanetas na cor do carro e retrovisores igualmente pintados na mesma cor.

Saias laterais estilizadas foram introduzidas na base das portas, deixando o visual mais elaborado.

Na traseira, a Fiat adicionou defletor de ar pronunciado sobre a tampa do bagageiro, com lanternas horizontais e para-choque liso, bem como friso metalizado na base da tampa.

No teto, antena pronunciada e as rodas eram de aço ou liga leve, com aros 14 ou 15 polegadas.

Já no interior, o Palio 2008 tinha painel do modelo anterior e como destaque, o cluster tinha fundo branco com conta-giros, velocímetro e nível de combustível, bem como display do computador de bordo.

O volante, contudo, era bem simples e não tinha comandos de mídia, tendo ainda ajuste de altura da coluna de direção.

Com direção hidráulica, o Palio tinha ainda console central verticalizada com difusores de ar na parte inferior, assim como comandos físicos no ar condicionado.

No topo, um sistema de rádio integrado com CD player e MP3, mas sem Bluetooth ou entradas auxiliares.

No lado do passageiro, havia um compartimento com tampa sobre o porta-luvas, que tinha bom espaço.

Tendo dois porta-copos e alavanca de câmbio com pomo na cor cinza, o Palio 2008 tinha o mesmo acabamento cinza, a mesma tonalidade que existia na parte central do painel.

As portas ficaram mais elaboradas e tinham acabamento em tecido idêntico ao dos bancos, tendo comandos dos vidros elétricos, bem como ajuste dos espelhos retrovisores elétricos na coluna A.

O assento do motorista tinha ajuste em altura e apoio de braço retrátil, enquanto o banco traseiro era inteiriço com três apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos nas laterais.

O quinto passageiro era servido por cinto de segurança subabdominal, enquanto os cintos dianteiros tinham ajustes em altura.

Com encosto rebatível, o Palio tinha 290 litros de volume e iluminação, com abertura interna junto ao assoalho e com alavanca de abertura do bocal do tanque.

No teto, alças e luz de leitura, assim como para-sois e retrovisor interno dia e noite.

Já o Palio 1.8 R tinha frente idêntica aos demais, não tendo nenhuma identificação diferenciada, mas os retrovisores eram de cor cinza, assim como nas colunas B e defletor de ar na tampa traseira.

As saias laterais são as mesmas, mas na base das portas, faixas decorativas com tonas de cinza e laranja, além do “1.8” estilizado.

Diferente dos faróis, as lanternas traseiras tinham lentes escurecidas, enquanto a tampa do bagageiro vinha com faixa em tons de cinza.

O para-choque era liso e o escapamento tinha ponteira esportiva com acabamento cromado.

As rodas de liga leve não eram necessariamente esportivas e tinham aro 15 polegadas, com pneus 185/60 R15.

No interior, o painel não tinha mudanças em relação às demais versões, mas o console central era escurecido e o cluster tinha fundo preto, diferente da versão ELX, em branco.

Contudo, os bancos eram personalizados, revestidos por antracite e tecido com costura dupla vermelha.

Os cintos de segurança eram vermelhos e reforçavam a proposta do Palio 1.8 R, que não era necessariamente uma versão esportiva, apesar da potência do motor.

Versões

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  • Fiat Palio ELX 1.0 2 portas
  • Fiat Palio ELX 1.0 4 portas
  • Fiat Palio ELX 1.4 4 portas
  • Fiat Palio 1.8 R 1.0 2 portas
  • Fiat Palio 1.8 R 1.0 4 portas

Equipamentos

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Fiat Palio ELX 1.0 2 portas – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, para-choques na cor do carro, maçanetas na cor do carro, retrovisores na cor do carro, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas e antena no teto.

Vidros verdes, vidro térmico traseiro, para-brisa degradê, acabamento interno em tecido, banco do motorista com ajuste em altura, banco traseiro inteiriço e rebatível, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e retrovisores externos com controle interno.

Alças no teto, retrovisor interno dia e noite, para-sois com espelho e porta-documento, abertura interna do porta-malas e do bocal do tanque, cluster com conta-giros e ar condicionado.

Direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, preparação para som com alto-falantes, computador de bordo, fonte de 12V, porta-copos, cinzeiro móvel, porta-objetos, porta-objeto no painel.

Cintos de segurança de três pontos (4), apoios de cabeça (5), porta-malas com iluminação, cobertura do bagageiro, estepe sob o assoalho, pneus 175/65 R14, defletor de ar no teto, entre outros.

Opcionais: rodas de liga leve aro 14 polegadas, alarme, retrovisores externos com controle elétrico, faróis de neblina, airbag duplo, freios com ABS e EDB e rádio com CD player e MP3.

Fiat Palio ELX 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras, vidros traseiros manuais e travas de segurança para crianças no banco traseiro.

Opcionais: vidros traseiros elétricos, rodas de liga leve aro 14 polegadas, alarme, airbag duplo, freios com ABS e EDB e rádio com CD player e MP3.

Fiat Palio ELX 1.4 4 portas – Itens acima, mais motor 1.4 litro, alarme, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos e retrovisores externos com controle elétrico.

Opcionais: rodas de liga leve aro 14 polegadas, airbag duplo, freios com ABS e EDB e rádio com CD player e MP3.

Fiat Palio 1.8 R 1.0 2 portas – Itens do ELX 2 portas, mais rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 185/60 R15, faixas decorativas, lanternas escurecidas, defletor de ar e escape esportivo.

Rádio com CD player e MP3, retrovisores externos com controle elétrico, retrovisores e colunas em cinza e faróis de neblina.

Opcionais: airbag duplo e freios com ABS e EDB.

Fiat Palio 1.8 R 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras, vidros traseiros manuais e travas de segurança para crianças no banco traseiro.

Opcionais: airbag duplo e freios com ABS e EDB.

Preços

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Palio 2008 preço:

  • Fiat Palio 1.0 2 portas – R$ 28.700
  • Fiat Palio 1.0 4 portas – R$ 30.260
  • Fiat Palio 1.4 4 portas – R$ 31.980
  • Fiat Palio 1.8 R 1.0 2 portas – R$ 40.300
  • Fiat Palio 1.8 R 1.0 4 portas – R$ 41.850

Palio 2008 – motor

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O Palio 2008 teve duas famílias de motores, sendo uma delas a Fire e a outra a Família I, esta da General Motors.

A segunda é conhecida por pertencer à linha do Opel Corsa A, a partir de 1982, usando a mesma arquitetura do Família II do Chevrolet Monza, que chegou aqui em 1983.

Com a mesma arquitetura do propulsor do Monza, o Família I é menor em tamanho para caber no compartimento de carros compactos, diferente do II, visto em modelos maiores.

O propulsor tinha bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com tuchos hidráulicos, além de comando único com acionamento por correia dentada.

Originalmente com distribuidor na extremidade do comando, o mesmo foi substituído por um módulo eletrônico com bobina combinada.

Robusto e durável, o GM Família II foi usado pela Fiat tanto com cabeçotes de 8V quanto com 16V, mas no Palio 2008, somente o primeiro foi oferecido.

Com 1.796 cm³, o 1.8 litro da GM tinha 10,5:1 de taxa de compressão e injeção eletrônica de combustível com sistema de partida a frio do dispositivo flex.

O motor no Palio 1.8 R entregava 113 cavalos na gasolina e 115 cavalos no álcool, ambos a 5.500 rpm.

Já os torques eram de 18,0 kgfm no primeiro e 18,5 kgfm no segundo, ambos obtidos a 2.800 rpm.

Com alto torque em baixa rotação, o Palio 1.8 R assim ganhava em performance, tendo ainda transmissão manual de cinco marchas.

Já o Fire era conhecido como Fully Integrated Robotized Engine, o propulsor pequeno tinha 999 cm³ no 1.0 litro, onde seus quatro cilindros no bloco de ferro fundido, moviam um virabrequim de ferro forçado.

O cabeçote era de alumínio e duas válvulas por cilindro, acionadas por comando único com correia dentada.

Com taxa de compressão de 11,65:1, o Fire 1.0 entregava 65 cavalos na gasolina e 66 cavalos no etanol, ambas a 6.000 rpm.

Já os torques do Fire 1.0 eram de 9,1 kgfm na gasolina e 9,2 kgfm no etanol, ambos a 2.500 rpm.

Esse era o motor usado no Fiat Mille, tendo transmissão manual de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico.

O Fire 1.4 era outra opção do Palio 2008, que tinha a mesma arquitetura do 1.0, porém, com 1.368 cm³ e taxa de compressão de 11,35:1.

Ele entregava 85 cavalos na gasolina e 86 cavalos no etanol, ambos 5.500 rpm, com torques de 12,2 kgfm no derivado de petróleo e 12,4 kgfm no combustível vegetal, obtidos a somente 2.250 rpm.

Trata-se de um dos menores giros de torque máximo do mercado nacional em motores aspirados.

Na época, apenas o EA113 2.0 8V da Volkswagen obtinha seus 17,3 kgfm em iguais a 2.250 rpm.

A transmissão manual C513 tinha cinco marchas e era a mesma do 1.0 litro, assim como embreagem de acionamento hidráulico.

Desempenho

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  • Fiat Palio 1.0 – 15,9 segundos e 155 km/h
  • Fiat Palio 1.4 – 12,2 segundos e 166 km/h
  • Fiat Palio 1.8 – 9,2 segundos e 191 km/h

Consumo

  • Fiat Palio 1.0 – 7,8/9,9 km/l e 10,2/13,2 km/l
  • Fiat Palio 1.4 – 7,4/9,5 km/l e 9,8/12,8 km/l
  • Fiat Palio 1.8 – 6,3/9,6 km/l e 8,8/13,0 km/l

Palio 2008 – manutenção e revisão

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A Fiat tem um plano de manutenção para o Palio 2008 com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, com serviços gerais e outros específicos.

Nas revisões da Fiat, o Palio tem óleo do motor e filtro do lubrificante trocados, o serviço conta ainda com troca de velas, correia em V, correia dentada, fluido de freio e palhetas do limpador.

Além do líquido de arrefecimento, a revisão do Palio tem ainda troca de itens de desgaste natural, tais como pastilhas de freio, lonas de freio, amortecedores, molas, batentes das torres, discos de freio e rolamentos.

Também podem ser trocados pneus, buchas das bandejas, coxins de motor e câmbio, buchas das barras estabilizadoras e pivôs de direção.

Nas revendas da Fiat, os serviços para o Palio incluem alinhamento, balanceamento, cambagem, funilaria, pintura, limpeza, recall, limpeza oxi-sanitária, instalação de acessórios, entre outros.

Palio 2008 – ficha técnica

Motor1.01.41.8
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm399913681796
Válvulas222
Taxa de compressão11,65:111,35:110,5:1
Injeção eletrônicaIndiretaIndiretaIndireta
Potência máxima65/66 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)80/81 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)113/115 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo9,1/9,2 kgfm a 2.500 rpm (gasolina/etanol)12,2/12,4 kgfm a 2.250 rpm (gasolina/etanol)18,0/18,5 kgfm a 2.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchasManual de 5 marchas e automatizada de 5 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteiraDianteira
Direção
TipoHidráulicaHidráulicaHidráulica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço aro 14 polegadasAço e liga leve aro 14 polegadasLiga leve aro 15 polegadas
Pneus175/65 R14175/65 R14185/60 R15
Dimensões
Comprimento (mm)3.8473.8473.847
Largura (mm)1.6401.6401.640
Altura (mm)1.4331.4331.433
Entre eixos (mm)2.3732.3732.373
Capacidades
Porta-malas (L)290290290
Tanque de combustível (L)484848
Carga (Kg)400400400
Peso em ordem de marcha (Kg)9509861.005
Coeficiente aerodinâmico (cx)NDNDND

Palio 2008 – fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.