Palio 98: Ano teve grande variedade de versões

palio 98 11

Com grande variedade de versões e motores, o Palio 98 buscava uma forma de se equilibrar no mercado, dominado pelo Volkswagen Gol, tendo ainda forte competição.

Contra Chevrolet Corsa, Ford Ka, Ford Fiesta, Renault Clio e outros produtos que se apresentavam no mercado nacional, o Fiat Palio precisava se reinventar já no início de carreira.

Projetado na Itália exclusivamente para o Brasil, numa parceria entre o Centro de Estio Fiat em Turim e o estúdio I.DE.A, o projeto 178 contemplou ainda os modelos Fiat Siena, Fiat Weekend e Fiat Strada.

Sua chegada deveria encerrar a carreira do Fiat Uno, porém, o mesmo acabou convivendo com ele, através do Fiat Mille até 2013.

Assim, o Palio teve a proeza de criar mais versões e até pegar um motor desatualizado até para a época, trazendo de volta a injeção monoponto.

Leia também: Palio 97, Palio 99

palio 98 10

O Palio 98 teve algumas novidades importantes, sendo que uma delas foi a introdução da versão EX com motor Fiasa 1.0, sendo essa uma versão acima da EDX, igualmente equipada com o mesmo motor.

Outra novidade foi a versão EL com motor 1.6 8V, sendo esse propulsor conhecido como Sevel e importado da Itália. É importante frisar que se trata do Torque italiano, porém, com 2 válvulas por cilindro.

Esse 1.6 da Sevel era conhecido como SPi por ter injeção eletrônica monoponto e a Fiat empurrou isso para cima do Palio EL 1.6, entregando assim 82 cavalos e 13,3 kgfm a 2.750 rpm.

Interessante é que se trata do motor do Fiat Tipo importado, mas também chamava atenção na gama por causa da versão ELX 1.6 8V MPi.

O mesmo motor, mas vindo da Argentina, tinha injeção multiponto e entregava 92 cavalos e 13,1 kgfm, nas mesmas rotações.

Todas as versões tiveram também freios ABS como opcionais, antes exclusivos da versão 1.6 16V MPi.

Todos os Modelos

palio 98 9

  • Fiat Palio ED 1.0 MPi MT 2 portas
  • Fiat Palio ED 1.0 MPi MT 4 portas
  • Fiat Palio EDX 1.0 MPi MT 2 portas
  • Fiat Palio EDX 1.0 MPi MT 4 portas
  • Fiat Palio EX 1.0 MPi MT 2 portas
  • Fiat Palio EX 1.0 MPi MT 4 portas
  • Fiat Palio ELX 1.0 MPi MT 4 portas
  • Fiat Palio EL 1.5 MPi MT 2 portas
  • Fiat Palio EL 1.5 MPi MT 4 portas
  • Fiat Palio EL 1.6 SPi MT 2 portas
  • Fiat Palio EL 1.6 SPi MT 4 portas
  • Fiat Palio ELX 1.6 MPi MT 4 portas
  • Fiat Palio 1.6 16V MPi MT 2 portas
  • Fiat Palio 1.6 16V MPi MT 4 portas

Itens de fábrica

palio 98 6

Fiat Palio ED 1.0 MPi MT 2 portas – Motor 1.0 e câmbio manual, mais para-choques pretos, retrovisores e maçanetas pretas, ventilador, rodas de aço aro 13 polegadas e sem calotas, fonte 12V e bancos em tecido, entre outros.

Fiat Palio ED 1.0 MPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.

Fiat Palio EDX 1.0 MPi MT 2 portas – Itens da ED, mais vidros verdes, limpador e lavador traseiro, desembaçador traseiro, rodas com calotas, para-brisa degradê, preparação para som e ar quente, entre outros.

Fiat Palio EDX 1.0 MPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.

Fiat Palio EX 1.0 MPi MT 2 portas – Itens acima, mais vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, sistema de som, antena no teto, padronagem diferenciada, entre outros.

Fiat Palio EX 1.0 MPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.

Fiat Palio ELX 1.0 MPi MT 4 portas – Itens do EX, mais rodas de liga leve aro 13, ar condicionado, retrovisores elétricos, rodas de liga leve, entre outros.

Fiat Palio EL 1.5 MPi MT 2 portas – Itens do EX, mais motor 1.5 litro.

Fiat Palio EL 1.5 MPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.

Fiat Palio EL 1.6 SPi MT 2 portas – Itens acima, mais motor 1.6 com injeção monoponto e direção hidráulica.

Fiat Palio EL 1.6 SPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.

Fiat Palio ELX 1.6 MPi MT 4 portas – Itens do ELX, mais motor 1.6 MPi e freios ABS.

Fiat Palio 1.6 16V MPi MT 2 portas – Itens EL, mais vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, teto solar, airbag duplo e faróis de neblina.

Fiat Palio 1.6 16V MPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança e vidros elétricos com bloqueio eletrônico.

Palio 98 – Mecânica

O Palio 98 teve duas famílias de motores, sendo a Fiasa, de fabricação nacional, e a outra Sevel, feita tanto na Argentina quanto na Itália.

O motor Fiasa no Palio era composto das versões 1.0 MPi com 61 cavalos a 6.000 rpm e 8,1 kgfm a 3.000 rpm, enquanto o 1.5 MPi tinha 76 cavalos a 5.000 rpm e 12,1 kgfm a 2.750 rpm.

Já o Sevel 1.6 SPi tinha injeção monoponto e entregava 82 cavalos a 5.750 rpm com 13,3 kgfm a 2.750 rpm, enquanto o 1.6 MPi tinha injeção multiponto com 92 cavalos e 13,1 kgfm, nas mesmas rotações.

Por fim, o Sevel importado da Itália, chamado Torque, era um 1.6 16V com duplo comando acionado por correia dentada, entregando 106 cavalos a 5.750 rpm e 15,1 kgfm a 4.500 rpm.

O câmbio era manual de cinco marchas em todos, sendo o C513 apenas nos motores Fiasa e Sevel com 8V, enquanto o Torque tinha um câmbio diferente.

Dados de performance

  • Fiat Palio 1.0 MT – 18,7 segundos e 150 km/h
  • Fiat Palio 1.5 MT – 12,8 segundos e 165 km/h
  • Fiat Palio 1.6 MT – 10,3 segundos e 179 km/h
  • Fiat Palio 1.6 16V MT – 9,5 segundos e 188 km/h

Médias de consumo

  • Fiat Palio 1.0 MT – 13,2/14,1 km/l
  • Fiat Palio 1.5 MT – 10,0/13,0 km/l
  • Fiat Palio 1.6 MT – 11,0/13,3 km/l
  • Fiat Palio 1.6 16V MT – 10,0/13,6 km/l

Palio 98 – Informações técnicas

Motor 1.0 8V 1.5 8V 1.6 8V 1.6 16V
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 994 1497 1580 1580
Válvulas 2 2 2 4
Taxa de compressão 9,35:1 9,35:1 9,5:1 9,3:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta Indireta Indireta
Potência máxima 61 cv a 6.000 rpm (gasolina) 76 cv a 5.000 rpm (gasolina) 82/92 cv a 5.750 rpm (gasolina) 106 cv a 5.750 rpm (gasolina)
Torque máximo 8,1 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) 12,1 kgfm a 2.750 rpm (gasolina) 13,3/13,1 kgfm a 2.750 rpm (gasolina) 15,1 kgfm a 4.500 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Mecânica Mecânica Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 13 polegadas Aço aro 13 polegadas Liga leve aro 13 polegadas Liga leve aro 13 polegadas
Pneus 145/80 R13 175/70 R13 175/70 R13 175/70 R13
Dimensões
Comprimento (mm) 3.735 3.735 3.735 3.735
Largura (mm) 1.614 1.614 1.614 1.614
Altura (mm) 1.445 1.445 1.445 1.445
Entre eixos (mm) 2.361 2.361 2.361 2.361
Capacidades
Porta-malas (L) 280 280 280 280
Tanque de combustível (L) 48 48 48 48
Carga (Kg) 400 400 400 400
Peso em ordem de marcha (Kg) 890 947 990 960
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,33 0,33 0,33 0,33

Palio 98 – fotos

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X