Com grande variedade de versões e motores, o Palio 98 buscava uma forma de se equilibrar no mercado, dominado pelo Volkswagen Gol, tendo ainda forte competição.
Contra Chevrolet Corsa, Ford Ka, Ford Fiesta, Renault Clio e outros produtos que se apresentavam no mercado nacional, o Fiat Palio precisava se reinventar já no início de carreira.
Projetado na Itália exclusivamente para o Brasil, numa parceria entre o Centro de Estio Fiat em Turim e o estúdio I.DE.A, o projeto 178 contemplou ainda os modelos Fiat Siena, Fiat Weekend e Fiat Strada.
Sua chegada deveria encerrar a carreira do Fiat Uno, porém, o mesmo acabou convivendo com ele, através do Fiat Mille até 2013.
Assim, o Palio teve a proeza de criar mais versões e até pegar um motor desatualizado até para a época, trazendo de volta a injeção monoponto.
Leia também: Palio 97, Palio 99
O Palio 98 teve algumas novidades importantes, sendo que uma delas foi a introdução da versão EX com motor Fiasa 1.0, sendo essa uma versão acima da EDX, igualmente equipada com o mesmo motor.
Outra novidade foi a versão EL com motor 1.6 8V, sendo esse propulsor conhecido como Sevel e importado da Itália. É importante frisar que se trata do Torque italiano, porém, com 2 válvulas por cilindro.
Esse 1.6 da Sevel era conhecido como SPi por ter injeção eletrônica monoponto e a Fiat empurrou isso para cima do Palio EL 1.6, entregando assim 82 cavalos e 13,3 kgfm a 2.750 rpm.
Interessante é que se trata do motor do Fiat Tipo importado, mas também chamava atenção na gama por causa da versão ELX 1.6 8V MPi.
O mesmo motor, mas vindo da Argentina, tinha injeção multiponto e entregava 92 cavalos e 13,1 kgfm, nas mesmas rotações.
Todas as versões tiveram também freios ABS como opcionais, antes exclusivos da versão 1.6 16V MPi.
Todos os Modelos
- Fiat Palio ED 1.0 MPi MT 2 portas
- Fiat Palio ED 1.0 MPi MT 4 portas
- Fiat Palio EDX 1.0 MPi MT 2 portas
- Fiat Palio EDX 1.0 MPi MT 4 portas
- Fiat Palio EX 1.0 MPi MT 2 portas
- Fiat Palio EX 1.0 MPi MT 4 portas
- Fiat Palio ELX 1.0 MPi MT 4 portas
- Fiat Palio EL 1.5 MPi MT 2 portas
- Fiat Palio EL 1.5 MPi MT 4 portas
- Fiat Palio EL 1.6 SPi MT 2 portas
- Fiat Palio EL 1.6 SPi MT 4 portas
- Fiat Palio ELX 1.6 MPi MT 4 portas
- Fiat Palio 1.6 16V MPi MT 2 portas
- Fiat Palio 1.6 16V MPi MT 4 portas
Itens de fábrica
Fiat Palio ED 1.0 MPi MT 2 portas – Motor 1.0 e câmbio manual, mais para-choques pretos, retrovisores e maçanetas pretas, ventilador, rodas de aço aro 13 polegadas e sem calotas, fonte 12V e bancos em tecido, entre outros.
Fiat Palio ED 1.0 MPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.
Fiat Palio EDX 1.0 MPi MT 2 portas – Itens da ED, mais vidros verdes, limpador e lavador traseiro, desembaçador traseiro, rodas com calotas, para-brisa degradê, preparação para som e ar quente, entre outros.
Fiat Palio EDX 1.0 MPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.
Fiat Palio EX 1.0 MPi MT 2 portas – Itens acima, mais vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, sistema de som, antena no teto, padronagem diferenciada, entre outros.
Fiat Palio EX 1.0 MPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.
Fiat Palio ELX 1.0 MPi MT 4 portas – Itens do EX, mais rodas de liga leve aro 13, ar condicionado, retrovisores elétricos, rodas de liga leve, entre outros.
Fiat Palio EL 1.5 MPi MT 2 portas – Itens do EX, mais motor 1.5 litro.
Fiat Palio EL 1.5 MPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.
Fiat Palio EL 1.6 SPi MT 2 portas – Itens acima, mais motor 1.6 com injeção monoponto e direção hidráulica.
Fiat Palio EL 1.6 SPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança.
Fiat Palio ELX 1.6 MPi MT 4 portas – Itens do ELX, mais motor 1.6 MPi e freios ABS.
Fiat Palio 1.6 16V MPi MT 2 portas – Itens EL, mais vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, teto solar, airbag duplo e faróis de neblina.
Fiat Palio 1.6 16V MPi MT 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança e vidros elétricos com bloqueio eletrônico.
Palio 98 – Mecânica
O Palio 98 teve duas famílias de motores, sendo a Fiasa, de fabricação nacional, e a outra Sevel, feita tanto na Argentina quanto na Itália.
O motor Fiasa no Palio era composto das versões 1.0 MPi com 61 cavalos a 6.000 rpm e 8,1 kgfm a 3.000 rpm, enquanto o 1.5 MPi tinha 76 cavalos a 5.000 rpm e 12,1 kgfm a 2.750 rpm.
Já o Sevel 1.6 SPi tinha injeção monoponto e entregava 82 cavalos a 5.750 rpm com 13,3 kgfm a 2.750 rpm, enquanto o 1.6 MPi tinha injeção multiponto com 92 cavalos e 13,1 kgfm, nas mesmas rotações.
Por fim, o Sevel importado da Itália, chamado Torque, era um 1.6 16V com duplo comando acionado por correia dentada, entregando 106 cavalos a 5.750 rpm e 15,1 kgfm a 4.500 rpm.
O câmbio era manual de cinco marchas em todos, sendo o C513 apenas nos motores Fiasa e Sevel com 8V, enquanto o Torque tinha um câmbio diferente.
Dados de performance
- Fiat Palio 1.0 MT – 18,7 segundos e 150 km/h
- Fiat Palio 1.5 MT – 12,8 segundos e 165 km/h
- Fiat Palio 1.6 MT – 10,3 segundos e 179 km/h
- Fiat Palio 1.6 16V MT – 9,5 segundos e 188 km/h
Médias de consumo
- Fiat Palio 1.0 MT – 13,2/14,1 km/l
- Fiat Palio 1.5 MT – 10,0/13,0 km/l
- Fiat Palio 1.6 MT – 11,0/13,3 km/l
- Fiat Palio 1.6 16V MT – 10,0/13,6 km/l
Palio 98 – Informações técnicas
Motor | 1.0 8V | 1.5 8V | 1.6 8V | 1.6 16V |
Tipo | ||||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 994 | 1497 | 1580 | 1580 |
Válvulas | 2 | 2 | 2 | 4 |
Taxa de compressão | 9,35:1 | 9,35:1 | 9,5:1 | 9,3:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Indireta | Indireta | Indireta |
Potência máxima | 61 cv a 6.000 rpm (gasolina) | 76 cv a 5.000 rpm (gasolina) | 82/92 cv a 5.750 rpm (gasolina) | 106 cv a 5.750 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 8,1 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) | 12,1 kgfm a 2.750 rpm (gasolina) | 13,3/13,1 kgfm a 2.750 rpm (gasolina) | 15,1 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) |
Transmissão | ||||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas |
Tração | ||||
Tipo | Dianteira | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||||
Tipo | Mecânica | Mecânica | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | ||||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | ||||
Dianteira | McPherson | McPherson | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||||
Rodas | Aço aro 13 polegadas | Aço aro 13 polegadas | Liga leve aro 13 polegadas | Liga leve aro 13 polegadas |
Pneus | 145/80 R13 | 175/70 R13 | 175/70 R13 | 175/70 R13 |
Dimensões | ||||
Comprimento (mm) | 3.735 | 3.735 | 3.735 | 3.735 |
Largura (mm) | 1.614 | 1.614 | 1.614 | 1.614 |
Altura (mm) | 1.445 | 1.445 | 1.445 | 1.445 |
Entre eixos (mm) | 2.361 | 2.361 | 2.361 | 2.361 |
Capacidades | ||||
Porta-malas (L) | 280 | 280 | 280 | 280 |
Tanque de combustível (L) | 48 | 48 | 48 | 48 |
Carga (Kg) | 400 | 400 | 400 | 400 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 890 | 947 | 990 | 960 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,33 | 0,33 | 0,33 | 0,33 |
Palio 98 – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!