Brasil Mercado Preços

Para Anfavea, carro brasileiro é um dos mais baratos do mundo

mercado-carros

A Anfavea, entidade que reúne as montadoras, disse que o carro brasileiro é um dos mais baratos do mundo por conta da defasagem cambial do real em relação ao dólar. Com alta de quase 50% em 2015, a moeda americana acabou tornando os carros nacionais mais baratos em uma comparação com o mercado internacional.

A Anfavea frisa que há modelos no mercado brasileiro sendo vendidos por menos de US$ 7 mil (R$ 28,5 mil), tendo como base a atuação cotação de R$ 4. A entidade ainda diz que o valor agrega também US$ 2 mil em impostos.

A declaração da Anfavea é uma resposta à declaração da imprensa, que disse que o carro brasileiro era o mais caro do mundo quando o dólar estava em R$ 1,50 (2012), no entanto, a entidade não leva em conta a defasagem salarial dos brasileiros, que não recebem em dólar.

Quando confrontada sobre o assunto, a Anfavea diz que a inflação de 2004 a 2015 foi de 85%, enquanto a alta nos preços dos carros ficou em 4%. A associação das montadoras diz ainda que o mercado brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, agregando 3 mil marcas, modelos e versões.

Em 2015, as vendas caíram 26,55%, gerando um volume de emplacamentos comparável ao de 2007. A produção caiu 22,8% no ano passado e a previsão da própria Anfavea para 2016 não é nada otimista, prevendo queda de 7,5% e alta de apenas 0,1% na produção.

De nada adiante termos alguns dos carros mais baratos do mundo, quando cotados na moeda americana, se o ganho do consumidor é em real. Quando comparado com a renda do brasileiro, o automóvel nacional é ainda bem caro.

[Fonte: G1]

Agradecimentos ao Vitor Amaral.





  • Floma08

    Quando vi o título da matéria parei tudo o que estava fazendo e vim aqui ler…. Um dos mais baratos do mundo? HAHAHAHAHAHAHAHAAAHAAHA
    É por essas e outras, que a Anfavea só serve pra fazer lobby em Brasília e atrasar regras de segurança automotiva mesmo kkkkkk

    • saulo

      Realmente nao entendi uma coisa “a Anfavea diz que a inflação de 2004 a 2015 foi de 85%, enquanto a alta nos preços dos carros ficou em 4%” ………..como assim, alta de 4% em 10 anos??? O que esse cara tomou??

      • ricardo alves de carvalho

        foi justamente o trecho da materia que fiquei sem entender nada….

        • Aumentou 4% só nessas semanas, imagina em 10 anos. kkkkkkkkk

          • xyzR2

            O que precisa mostrar pra essa “entidade” é algo assim:

            • GPE

              Tenso!

            • DINEIROO

              Austrália está bem na foto.

              • Gabriel

                Sim, realmente, alem do preço, é um excelente pais para se morar, povo super educado, ruas limpas, etc, é outro mundo, meu irmão morou um ano e pouco la, quer voltar a todo custo kkkkkkkk

                • Tosoobservando

                  Australia é o Brasil que deu certo!

              • kikofar

                A Austrália cresce há 25 anos ininterruptos. Mas lá não tem o estado-babá que ‘cuida’ de todos como aqui.

            • Allan Victor Kaiser da Silva

              Isso porque o dolar ali está em 2.26

            • Leo

              Para ser mais preciso, mudaria duas coisas nesta matéria da Car and Drive…
              1- Atualizaria a cotação do dólar de R$2,26 para R$4,00
              2- Usaria a média do salário mensal do trabalhador neste país e não o valor do salário mínimo.
              Qual seria o resultado com estes dados em!?!? Fiquei curioso agora

              • Tosoobservando

                Mas se atualizar o salario medio dos outros países tambem essa conta sobe, por isso que nos Eua as pick-ups que custam a partir de 25 mil dolares sao as mais vendidas (lembrando que Camry, Civic, Corolla, Accord, etc.. tudo custa menos). So 5% dos americanos ganha o minimo de la. Entao essa conta subiria pra todos, acho que ficaria igual proporcionalmente.

        • Luis Burro

          Provelmente ele quis dizer em relação ao salario minimo!

      • Também não consegui entender, será que foi 4% de aumento em relação ao preço em dólar de 2004?

      • Cristiano N. Silva

        Foi o Luiz Moan (presidente da ANFAVEA) que viajou na maionese em uma reunião com ministros em Brasília… Fiz uma conta meio por alto pegando por referência o Palio 1.0 Fire, que já existia em 2004, e o aumento até 2015 foi de aproximadamente 80%. Poderia ser maior se a majoração do imposto sobre os importados ocorresse antes de 2011.

        • Luis_Zo

          Então, nese caso o modelo vendido teve queda de 5% em relação a inflação, diferente da media dos veículos, que teve a correcao da inflação + aumento real de 4%. A matéria esta mal escrita mesmo…

      • Cara, não entendi esse 4% de aumento… Seria 4% de aumento do valor em dólar? Porque se for em real, isso significa que um carro que custava R$ 40.000 há 10 anos atrás, hoje está custando R$ 41.600… o.O

        • Luis_Zo

          Aumento real (inflacao mais reajuste). Matéria mal escrita e tendenciosa

      • sadogoat

        Deve ser no comparativo dele com o dolar na cotação nova, se vc converter o preço do carro de hoje com o de 2004 vai ver esse aumento mágico de 4%. Esse japones é um canalha.

      • Floma08

        Também queria saber kkkk

      • Luis_Zo

        Esta confuso mas é o seguinte: Aumentou, em media, inflacao(85%)mais 4% (aumento real). A matéria esta mal escrita e tendenciosa.

        Considerando que o conteúdo dos veículos atuais é muito maior, é uma performance excelente de otimização de custos de fabricação.

        • SDS SP

          Realmente, mas carro aqui no Brasil ainda é sonho para muitos, pois ainda é caro para o nosso poder de compra. Não é por menos que carro usado ainda é tão caro por aqui, pois em outros lugares é muitas vezes tratado como sucata.

          Ah, outra coisa, o pessoal esquece que as nossas taxas de inflação são as maiores do mundo…

    • Eduardo

      Pra terminar a piada, só faltou dizer que os carros daqui tb são os melhores do mundo huehuehuah

      • Gabriel

        claro que são, me diz em que outro pais desenvolvido, vc consegue comprar um carro 1.0 pelado sem conforto e que gasta mais do que deveria??? e isso pagando mais de 30mil reais (aprox uns 35-36 salários minimos) kkkkk

    • Martini Stripes

      No mundo inteiro ela faz isso, junto com as big oils. Já viu Quam Matou o Carro elétrico? recomendo.

    • Gilcimar China

      Bom, eu realmente concordo que o carro brasileiro é um dos mais baratos do mundo… desde que você ganhe em dólar ou euro.

      Tá certo mesmo!

      Agora para quem ganha em real, é outros quinhentos.

    • Miguel

      Primeiro, nada do que vem desse LOBBY de cafetões merece credibilidade. O mundo de hoje anda muito cinico, as pessoas são capazes de mentir e contar lorotas com a maior cara lavada, e na cabeça deles a gente engoliu tudo!
      É uma piada!

    • Pedro coimbra

      só faz a conta brother
      58900 (preço de um fit EXL) dividido por 4 (preço do dolar hoje) dá 17.225
      entrando no site da honda USA e procurando quanto esse mesmo carro por lá você irá descobrir que o nosso fit que custa 17 mil e 225 custa mais de 20 mil dolares por lá!
      ou seja: o lucro da honda é maior se vender um carro em outro lugar do que aqui no BR!
      tudo nunca esteve tao barato! o problema é que nossa moeda nao vale nada….. fica a dica … faça as contas

  • Jackson A

    Analisando com uma moeda que vale 4x mais é fácil.
    Real totalmente desvalorizado.

  • Eduardo Almeida Santos

    A piada do século!

  • rodpe

    Fala sério, da vontade de bater num cara que tem coragem de falar uma coisa dessa.

    • Anderson

      Pensei a mesma coisa

  • Yamaha Mt-09

    O imbecil que fez essa comparação esqueceu de falar do salario lixo do Brasil, Brasil é o país mais imbecil do mundo, governado por lixo, e a entidades que ajudam o governo só tem ladrão e lobista no controle, é tamo perdido.

    • Gabriel

      E quem colocou eles la?? Pode nem ter sido a maioria de nos brasileiros, afinal o BR o pais da corrupção garante que suas urnas eletrônicas são seguras e a prova de maracutaias, engraçado que os EUA e outros países dessentes as reprovaram e ainda usam o bom e velho papel.

  • gregorioalan

    HAHAHAHAHA o cidadão só esqueceu que ganhamos em real né! Ontem sai comemorar o aniversário de um amigo, apenas uma janta, simples. A conta deu quase R$ 130,00. Por curiosidade, na hora de pagar, meu amigo comentou sobre essa diferença de realidade e valor BR/EUA. Com base no salário mínimo dos EUA, um trabalhador precisaria laborar 3,5 horas aprox. para pagar a conta, aqui no BR, com base já no novo salário mínimo, seriam QUATRO DIAS trabalhados, 32 horas para pagar a mesma conta! Isso sim é uma comparação justa… E o cara me vem com essa de “mais barato do mundo”?

    • Gabriel

      Sim, é só procurar no you tube cheio de videos de BR no eua mostrando suas maquinas (carros esportivos que no BR só a elite pode comprar, como por ex, mustang lancer evo entre outros, claro, compram seminovos, mas mesmo assim é outra realidade) que compraram com dinheiro do seu trabalho, e trabalhos simples como por ex balconistas, atendentes garçons etc , trabalhos que la tem mão de obra mais valorizada, pois como eles tem um bom sistema de ensino, tem muito mais trabalhadores com formação superior ocasionando em menor procura por esse tipo de trabalho valorizando a mão de obra.

  • Fanjos

    É por isso que o povão lacrou o 13 do amor! Tem o carro mais barato do mundo, é o filho do pobre andando de Audi R8 sim!
    Opaaaa deu bad … aqui o pessoal recebe em Hueais que valem menos que um pedaço de estopa velha! Mas eu não como dólar e não bebo petróleo e Muda Mais!

    • Junoba

      Sim, sim, e o Google ta valendo mais que todas as empresas do Brasil juntas !…kkkk…

    • JonathamRJ

      hahahahahahhahahahah! #coraçaumvalente #mudamais #maisCPMF #nãocomopetrobrás #nãobebogasolina

    • “HUEAIS” kkkkkkkkkkkkkkkkk. Essa é boa, vou começar a usar. kkkk

      • Fanjos

        Sim, esse é o nome da moeda da Nova Republica Bolivariana da Banânia

      • Iran Borges

        Pérola mesmo kkkkkkk

    • duhehe

      é culpa da crise internacional

      • Fanjos

        Vamos escolher a culpa de Hoje!

        • A culpa é minha pohhhhhhhhhhh. kkkkkkkkkk

          • Fanjos

            Vc é o próximo!!! Fica ligeiro O___O

            • Fanjos é esquizofrênico.. Deu para falar com ele mesmo…

              • Fanjos

                É o que eu sempre digo: não é necessário duas pessoas para se iniciar um diálogo

                • Outro que é meio estranho é esse tal de Bruce Wayne. Porque ele não comenta de noite? Parece que tem outra atividade…

                  • Fanjos

                    No minimo suspeito o__O

    • Redpeak77

      filho do pobre de R8? filho do Lula, isso sim!

      • Fanjos

        Isso é inveja da zelite branca burguesa, o Lula não tem culpa de o filho dele ser o ronaldinho dos negócios!

        • Redpeak77

          WhUEUhEUHueHuEHuehUHEHuEHue
          maldito Fanjos! nem consigo ver seus movimentos!

  • Cristiano N. Silva

    Té parece que eu ganho meu salário em dólar!!! Aaaaaaaaa… fala sério!!!!

    • Fanjos

      Esquerda diz : calma rapaz….. Mais amor por favor!

      • Cristiano N. Silva

        Esquece esse negócio de esquerda e direita… Pra mim isso morreu junto com o fim da Guerra Fria… Nunca vi um governo que se diz esquerdista dar tanto arrego para montadoras instaladas aqui. Ao invés de se manter firme ao não aumentar os impostos de importados que estava dando competitividade e aumentando as vendas a cada ano, vem a Anfavea fazer choradeira que as vendas iam cair no futuro, que isso e aquilo, deu no que deu…

        • Pedro Rocha

          E desde quando existe esquerdista que não vai na aba de alguém? A começar por Marx que vivia às custas de Engels.
          Acho que Stálin foi o único grande esquerdista que não viveu na aba de outrem, porque ele roubava a aba: era ladrão de banco!

          • Cristiano N. Silva

            Por isso que não confio em ideologias e outras coisas similares! Governo bom é aquele que beneficia a população como um todo.

          • kikofar

            Pedro, o problema é que muitas pessoas que votaram no status quo têm essa coisa de ideologia na cabeça. Eles acham que o psdb é de direita… Vivem fazendo comparações desse naipe. Concordam com toda essa política do politicamente correto (medidas pró-miniorias, ajudando a segregar ainda mais o nosso povo!), concordam com o MEC e sua tara por ideologia de gênero, concordam com o SUS fud… (trabalho em hospital público e em 15 anos nunca vi a situação tão caótica como agora), concordam com tarifa zero no transporte público, concordam que os ricos são muito ricos e por isso eles têm que ganhar menos, repartir com os mais pobres, julgam as pessoas e não os atos em si (negro destratando negro não existe pra essa gente, mas branco destratando negro, é matéria de capa do Fantástico)… Acham que o Banco Central está aí para nos proteger dos bancos mesquinhos (que só ganharam dinheiro na era FHC, na era Lula/Giuma, nunca! Tadinhos!). Não concordam com a população poder ter direito a usar uma arma (pois haveria brigas no trânsito… morrer assassinado num assalto é aceitável pra essa gente!), mas são contra a polícia reprimir protesto, são a favor da desmilitarização dela… Então, meu caro, essa de esquerda-direita ainda existe sim. Toda essa agenda dita progressista (marxismo ou socialismo cultural) implementada por esses imbecis que (DES)governam o país é oriunda do pensamento da esquerda.

            • Pedro Rocha

              Nem fale sobre os descalabros e corrupção, já que sou concursado da Petrossauro.
              Acho que a última esperança para o Brasil é o Partido Militar Brasileiro, em vias de homologação. Vou ver qual é a deles e, se me agradar, serei filiado.

      • Junoba

        Fanjos, essa noite eu sonhei que o Euro estava a R$4,57 ! É esse nosso PT mudando cada vez mais !

    • duhehe

      Meu salario em dolar e sem IR
      Rapaizzzz …

  • Renato Valente

    kakakakaakakakaka perai só mais um pouco. kakakakakaakaka. não to aguentando de tanto rir. akakakaakakakakakakaka

  • Bugrezilla

    Pior que eles não estão errados, realmente os nossos carros em dólar estão mais baratos que nos EUA, e isso não tem como se manter por muito tempo. Acredito que nos próximos dois anos nossos carros serão reajustados em cerca de 40% para equilibrar a desvalorização da moeda.

    Não adianta aquela conversa de calcular pelo salário mínimo, isso não funciona assim, a fábrica tem custos altos, precisa de lucro em dólar pra mandar pra matriz, e não tem culpa se as pessoas ganham mal. Se fosse assim não existiria país pobre e país rico, o preço dos produtos se ajustaria pelo salário mínimo e as pessoas teriam o mesmo poder de compra nos mais diversos países. Os carros em algum país miserável da Africa teriam que ser quase de graça para se adaptar à renda local. Mas não é isso que acontece na prática. Em países pobres as pessoas simplesmente não tem acesso aos bens de ponta, e é exatamente isso que a dilma está fazendo com o nosso país. Só os ricos terão acesso a carros novos e modernos, enquanto a classe média cada vez mais terá que comprar carros usados mais antigos. É assim em qualquer país pobre, não sei por que acham que aqui milagrosamente seria diferente. Lacra 13 e vamos todos de mãos dadas!

    • Pedro Rocha

      Muitos não querem enxergar isso porque seria uma frustração. Somos tão atrasados que automóveis por aqui ainda são sonhos de consumo, enquanto em países desenvolvidos sonho de consumo é iate, helicóptero, mansão, ilha privativa etc..

    • Derek

      Excelente comentário. O povo confunde que o preço do carro tem relação com o quanto podemos pagar. São coisas que podem ser explicadas de forma separada. O problema no Brasil é que ganhamos muito pouco por diferentes motivos.

      Mas, devemos reforçar que a Anfavea foi desleal em se pronunciar justamente AGORA e não antes do aumento do dólar, onde o cenário era exatamente o oposto. Se fosse na Argentina, os preços já estariam 40% mais caros, mas no Brasil este reajuste vai ser diluído durante os mesas/anos. De fato, as montadoras devem estar tomando certo prejuízo agora por causa do dólar.

    • Louis

      Até que enfim um comentário sensato! A Anfavea desta vez tem razão. Montadora não tem culpa se banânio ficou pobre. Ela tem que precificar de acordo com seus custos, e não por salário mínimo. Se carro fosse precificado por poder aquisitivo da população, os EUA teriam os carros caríssimos.

    • Redpeak77

      não estão errados, mas foi uma declaração infeliz, na hora e local errados!

    • Cvrtlik

      Cara, produtos são vendidos por preços diferentes até dentro do país, muito de acordo com a situação econômica da região sim. Alguns lugares tem custo de vida maior como São Paulo e Brasília…
      Vamos abrir as planilhas de custos. Vamos jogar aberto aí saberemos por que aqui se vende automóveis duas vezes e até 3 vezes mais caro, como exemplo de um Sandero, que custava a partir de 8 mil euros…e aqui parte de 36 mil reais…Há custo que justifique essa total diferença de poder de compra?
      Não defenda algo que ninguém sabe ao certo…
      Se você tem informação total sobre custos de produção nos informe.
      E eu pouco me importo se eles têm que enviar lucros em dólar….mercado é oferecer o melhor produto no melhor preço possível para o consumidor…
      Quanto a carros serem questões de luxo, realmente, mas Gol, Palio, Clio e afins não são artigos de luxo em lugar algum…

    • SDS SP

      Excelente comentário! Essa de calcular via salário mínimo é furada e só complementando, esse método ignora à informalidade de cada país (sabemos que no Brasil é muito alta). Mas até a própria imprensa insiste nisto, disseminando à desinformação.

      Mas de qualquer forma, que bela hora de fazer um pronunciamento deste, hein Sr. Moan? Kkk

  • Junoba

    No EUA, o salário mínimo varia de uns U$1.200 a US$1400, dependendo do estado, o que da uma média de 1300 obamas. Mas aqui no Br, com apenas 880 dilmas, o mínimo a ser faturado será de US$220, fazendo a conversão cambial. Ou seja, recebemos apenas 17% do que eles ganham. Isso sem falar que o poder de compra do americano é bem maior, e as taxas de financiamento são bem menores.

    Ps: Pra um BR ter o mesmo poder compra de quer recebe um salário mínimo nos EUA, ele tem que receber pelo menos 8k por mês.

    • joao

      Exato, tem que analisar cambio, media salarial, carga tributária e mais algumas coisas pra poder definir se é barato ou não.

  • As montadoras são malandras, mas a culpa não só delas não.

    A culpa maior é do Estado inchado e ineficiente, com suas regulações idiotas, tributos absurdos e “incentivos” que só servem pra terminar de matar a concorrência e encher as contas das montadoras.

  • Gustavo Miranda

    É a velha história do poder de compra… moedas diferentes, porém os valores intrínsecos dos produtos, bens e serviços são os mesmos. Pensar assim não vai ajudar a sustentar as vendas…

  • Pedro Cunha

    Na verdade, o título da notícia deveria ser:
    “PARA ANFAVEA, FAZER E VENDER CARROS NA BANÂNIA É O MAIOR BARATO!”
    Haja visto que vendem carros por, no mínimo o dobro do quê valem e o triplo do quê custam. E nem vamos falar das motos(Abraciclo), como exemplo Honda Biz custando acima dos R$7k.

  • Marcos

    Entidade sem credibilidade!!! Estão sempre contra o interesse do consumidor que quer carros seguros e mais barato!

  • Navaman

    Quaquaquá!!!
    Inflação em reais (85%) e carros dolarizados (4%). Isso é uma piada.
    Deviam ficar mudos a respeito do preço, como ficaram na época do dólar barato.

  • Rodrigo

    ANFAVEA e suas piadas… Alguém ainda a leva a sério?

  • Paulo_Lustosa

    Claro, o real não vale nada, por isso é barato no mundo, porém pros brasileiros que mal ganham 150 dólares por mês, de barato não tem nada… conta outra Anfavea

  • Diego Drafter

    “Em 2015, as vendas caíram 26,55%, gerando um volume de emplacamentos
    comparável ao de 2007. A produção caiu 22,8% no ano passado e a previsão
    da própria Anfavea para 2016 não é nada otimista, prevendo queda de
    7,5% e alta de apenas 0,1% na produção.”

    ISSO, PORQUE TEMOS OS CARROS MAIS BARATOS DO MUNDO.
    E O QUE DIZER DA ARGENTINA? QUE IMPORTA NOSSOS CARROS E VENDEM MAIS BARATO DO QUE AQUI?

  • Emerson

    ” mercado brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, agregando 3 mil marcas, modelos e versões”
    Claro, aqui é um mercado onde tem montadora que vende 6 carros por mês, e com a margem exorbitante, ainda consegue manter uma rede de concesionária e auto peças e ainda ter lucro.

    • Vattt

      Vendia 6 e lucrava 12, agora vende 4 e lucrar os mesmo 12 mas com a pretenção a curto prazo de vender os mesmos 6 e lucrar 18!!!

  • Bikudin

    nem comecei a ler… absurdo

  • durango

    se for no sentido de vulgar, aí cabe.

  • fschulz84

    Isso só confirma ainda mais que a ANFAVEA nada mais é que uma agência que só serve para fazer lobby e defender interesses de quem pagar mais.

  • Essa ANFAVEA é muito cara de pau mesmo.

  • zekinha71

    Para resolver esse problema a Anfavea está solicitando urgentemente a ajuda do Fanjos.

    • Fanjos

      Eu concordo que esta barato demais também, os carros de entrada ainda não chegaram a 100 mil HuEs e isso é um absurdo!
      Empresas não vivem somente de pão com embutido feito de carne de bovinos, suínos, de aves e de cubos de gordura.

  • sadogoat

    Antes com o dolar baixo não valia a comparação e agora eles usam a favor. ANFAVE sendo ANFAVEA. Tem que comparar com o valor do salario mínimo.

  • Zé Mundico

    Podem até ser mais baratos em Dólar, mas a gente vive em Real.

    • Fanjos

      No me devoro dólar!

  • Gabriel Torque

    mercado fechado da nisso

    o dólar dobrou de preço, energia, salários, inflac’ão,impostos, tudo subiu

    e os preços dos carros subiram muito pouco comparado a tudo isso ( sim )

    o que se conclui disso?

    que o lucro anterior era GIGANTE… façam um calculo simples, a margem de lucro batia fácil na casa dos 50%

    agora deve estar na casa dos 10%

    E se a anfavea não está satisfeita, pode fechar todas as fábricas e tirar o imposto de importação que teremos carros melhores e mais baratos

    • Vattt

      E o salário ó – – – – – -.

  • Nando380

    Nossa carro brasileiro é barato hahahaha piada é velha conta outra Anfavea.
    Eu lembro que quando meu pai foi compra o Gol 1.0 16v turbo 0km ele saia a partir de R$ 17.500 no ano de 2000 completo ele ficava em torno de 23 mil se não me engano. Então veio LULAdrão e PT dai começou a ficar tudo caro.

    • Por mais que Lula e o PT são um câncer, comparar valores de épocas diferentes esquecendo a inflação é passar diploma da mesma faculdade que ele se formou.

      • Nando380

        Você se formou com ele então.

        • Ahan….. Fui em quem comparou preço de anos atrás com os de agora sem considerar a inflação? É exatamente isso que ele faz com os dados. Por favor, melhore os argumentos. Se tiver capacidade para isso é claro.

          • Nando380

            Belo português.

      • SDS SP

        Me lembro como se fosse hoje, que em 1999/2000 (Tem um comentarista que era espermatozoide nessa época rs), eu pagava cerca de 0,55BRL em um pacote de bolachas Trakinas (minha preferida kkk).
        E lá se foram mais de 16 anos e o mesmo pacote (agora com menos bolachas rs), custa por volta de 2,50BRL. Agora eu pergunto para esse povo: O que é isto? Será que somente os carros é que estão caros, ou esse pessoal não faz compras, não pagam suas contas e por ai vai?

  • Gustavo73

    A ANFAVEA aprendeu direitinho o discurso do governo.

  • Anderson

    Anfavea para variar rindo da nossa cara

  • Guilhe

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • Alexandre Furtado

    Perai,,,,,ANFAVEA contratou o Pessoal do Pânico,, Rafinha BASTOS, Gentíli ou o Pessoal da Zorra ,,pra fazer esse tipo de Piada,,,,, só pode pode,,,ou o cara tomou Absinto com Vodga….

  • everton nogueira

    É piada?

  • Vattt

    Piada de péssimo gosto! Por essas e outras é que o brasil tá ferrado, abre as pernas pra esses matemáticos de macacos. Calculo MENTIROSO e TENDENCIOSO. Para uma associação que defende seus próprios interesses assim como os políticos brasileiros, e não a nada de bom nisso!
    .
    É ISSO AI BRASIL, É COMO PAGAR UMA FORTUNA EM LAMPADAS DE LED E TENHAM DE BRINDE UMA CONTA LUZ MAIS ALTA, AFINAL AS COMPANHIAS TEM DE MANTER SEUS NÚMEROS SEMPRE EM ALTA. GASTANDO MENOS E GANHANDO SEMPRE MAIS!!!

  • Vattt

    Se for assim, o brasileiro recebia por mês U$ 430,00 e hoje U$ 220,00!!! “tamo rico”, kkkkkkkk e se eu estiver errado com meus calculos, podem corrigir por favor!!

  • Mr. Car

    Avisem estes idiotas da Anfavea que nós ganhamos em reais.

  • Leonardo Teixeira

    Ganhamos em dólar agora? Alguem avisa meu patrão?

  • Blessa

    Essa foi boa, sempre fazem essa conta burra de converter em Dollar, oque realmente importa é o poder de compra da população, o brasileiro ganha em Real, ganha muito pouco e está ganhando cada vez menos, com isso o poder de compra de um brasileiro é infinitamente mais baixo do que europeus, americanos e alguns países asiáticos.

  • Brasileiro

    Esse cara ta de sacanagem né?

    • Maycon Farias

      Tá sim só pode. Eles adoram mostrar que os brasileiros estão na pior sociedade econômica do mundo. Kkkk

  • Felipe

    O carro sofreu reajuste de 89%, ou seja 4% a mais que a inflação, é isso que da pra entender!!!

  • Wendel Cerutti

    fanfarroes ……………..

  • Felipe Carvalho

    Vende carro por 7mil dolares, carroças que só existem aqui, Palio, Gol, Etios, etc… Se pelos mesmos preços nossos carros fossem equiparados ao mercado Europeu….

  • Willian

    Não adianta maquiar essa besteira toda, vocês não vão aumentar a venda de automóveis enfiando uma besteira dessa. A gente não recebe salário em dólar e 7 mil doláres do no que? Um Pálio velho? Tá louco, por 7 mil você compra um carro decente lá fora.

    Absurda essa Anfavea

  • lucas

    SÓ FALTA FALAR QUE A GASOLINA NO BRASIL É BARATA. MENOS DE US$1,00. E NOS ESTADOS UNIDOS ESTÁ US$0,55 (Depende do estado). o PT destruiu o Brasil. Mais 20 anos para tentar sair da cratera lunar.

  • Ramon

    so pode ser brincadeira desse povo da anfavea num é possivel, esse povo ta doido gente???? essa ai valeu pelo ano de 2016!!!

  • Zé Carioca

    Vou lá comprar um carro por 28 mil papéis higiênicos
    EPA!!!!!! Só que não!!!!!!!!!!

    Tem que meter um soco nessa Anfavela

  • thiagobs

    A ANFAVEA tem que tomar cuidado com esse tipo de comparação… Dando essa brecha, nada impede de os funcionários das fábricas de automóveis fazerem a mesma conta e reclamarem que são, em dólar, os funcionários mais mal pagos do mundo!

  • Alvaro Guatura

    Eles só esquecem que não ganhamos em dólar, ganhamos 4x menos que isso

  • CorsarioViajante

    Que bobagem, não importa o “preço”, importa sim o poder de compra.
    Mas enfim, Anfavea defendendo seus interesses.

  • João Silva

    Piada infame do dia. qdo o dolar era 2,00 o civic já custava quase 70k.

  • Pedro Henrique

    de 2004 a 2015 4% só? krl, acho que 4% foi oque a gm aumentou em dezembro, sozinha.

  • Cassio

    Piada!

  • Bruce Wayne

    Entendi, a culpa é nossa que não ganhamos em dólar.

    • Maycon Farias

      Kkkk verdade.

  • iamdix

    nosso vizinhos ganham 3.000$ e com 30.000$ compram uma cherokee
    nos ganhamos 3.000R$ e com 200.000R$ compramos uma cherokee.

    Parabens “analfavea” para saber fazer as contas certas!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Maycon Farias

    Não posso xingar… Mas me dá vontade de mandar um carta como o dedo do meio para a pessoa que fez essa declaração, vou dizer para o abençoado que o brasileiro ganha em Real e não em dólar. Affff….

  • alemãoVP

    Eu to cansado de tanto deboche e de ser subjulgado neste país! Você liga a TV e são os Cunhas, Lulas, Aécios, Sarneys, Samarcos, Petrolões e Mensalões que riem da cara do brasileiro o tempo todo…. agora abro a internet e me deparo com uma conta esdrúxula dessas sendo defendida por um “dito” executivo com a maior desfaçatez do mundo…. ano após ano, isso cansa e desanima até o mais crédulo – e talvez outrora ignorante – cidadão!

  • th!nk.t4nk

    Tecnicamente, não está errado… De fato na maioria dos países (incluindo toda a Europa e a maior parte da Ásia) o preço dos carros brasileiros em Dólar é mais baixo. Já a cara de pau em usar este argumento, é absurda sim.

    • Tosoobservando

      Nao é mais baixo pq nao é o mesmo modelo vendido aqui vendido la, se vc pega os modelos aqui e equipara pra fica igual, ae nao fica mais tao barato assim em dolar.

  • Gran RS 78

    KKKK, o que a Anfavea e a Dilma falam pra mim é tudo a mesma mentira e ilusão, pois acho que eles estão em outro país, pois no Brasil é que não é.

  • Gian

    Beleza, ANFAVEA!

    A gente parou de comprar carro só de pirraça mesmo.
    Nós decidimos, assim do nada, não comprar mais os tais “carros mais baratos do mundo”.

  • PerobaC

    Anfavea antecipou o 1º de Abril, só pode!

    Porque se a entidade descreveu isso com algum teor de seriedade, sinceramente, esse país não é sério …

  • GPE

    Essa Anfavea é uma brincante!

  • Rafael Henrique Oliveira

    Ta aprendendo com a CAOA já!!

  • Luis Burro

    É pra rir ou pra chorar (de rir)?
    Soh se for pra qm compra lá fora! Por volta de R$ 30 000 é barato?Há 20 anos atras era por 11 000 sendo q o dolar custava ali por 2,15 e a carga tributaria uns 38%, um aumento de quase 20 000.E neste mesmo periodo na Europa e EUA, msmo com crise o aumento foi por volta de 5 000!
    Sem noção!

  • Ricardo

    E o prêmio de “fanfarrona do ano” vai para a… Anfavea!

  • Alex

    Nem vou zoar, vai que é doença…

  • FocusMan

    Mais uma notiícia para gerar comentários…

    Pessoal, o comentário mostra que podemos nos tornar competitivos de novo para exportar veículos.

    Isso manterá os empregos na indústria e o mercado com pessoas empregadas ganhando salários bons.

    Imaginem o impacto em nossa sociedade se a indústria automotiva sucumbir? Isso aconteceu nos EUA e lá o governo fez o que não poderá fazer aqui, pois também não tem dinheiro.

  • kravmaga

    O problema e que os nossos salários, em dólar, também estão ficando os mais baratos do mundo…

  • Gustavo Santos Lopes

    São os mais baratos do mundo mesmo…ele não falou nada de errado..são os mais baratos de serem produzidos..com os componentes mais baratos e de pior qualidade, com uma rede de concessionárias precária, que não garante um serviço de qualidade e sim um conta altíssima. Brasil, no meio automotivo, é chamado mercado LC, low cost, baixo custo, o mais barato possível. Carro brasileiro só tem tecnologia velha. Enquanto câmbio automático já era comum nos EUA desde os anos 70, agora que está se “popularizando” no Brasil. Air bag e ABS só estão em todos os carros agora porque são obrigados. Lei que chegou mais atrasada do que coito interrompido. A bem da verdade é que brasileiro é trouxa..pra não baixar o nível da conversa. Paga por um produto medíocre um preço absurdo e não questiona sua qualidade, seu preço, seu custo de produção. Enfim, carro no Brasil é super barato, pra quem vende.

    • Tosoobservando

      Mas isso tem mais a ver com o fato do país nao ter tecnologia propria em produzir carros, do que com o preço. Se aqui tivessem montadoras locais proprias, estes tecnologias teriam chegado. É tipo celular. É igual na China qualquer carrinho popular chines tem estas coisas ae.

      • Gustavo Santos Lopes

        As montadoras e sistemistas podem não ser nacionais..mas suas fábricas são nacionalizadas e voltadas para o mercado interno. A tecnologia todas elas tem. A questão de demorarem para aplicar aqui é que primeiro o Brasil é um pais atrasado em termos de leis de emissoes e segurança veicular. O inovar auto..programa q estimula o investimento em novas tecnologias so foi aplicado agora para valer em 2017..enquanto isso a europa ja está no Euro7 em termos de emissões..e seus governos não esperam a tecnologia ser inventada..eles investem e cobram por leis que incentivem a geração de novas tecnologias…
        O outro problema é q alem do nosso governo não fazer nada disso…os brasileiros aceitam caladinhos…

        • Tosoobservando

          Entao elas sao estrangeiras voltadas para o mercado interno e nao nacionais voltadas para o mercado externo. Veja que se fossem marcas locais elas se esforçariam naturalmente pra vender la fora e isso nos ajudaria, mas como é o contrario (elas capam os modelos de fora quando os trazem pra ca), ae ficamos com o refugo. Pega o ex de Hyundai e Kia na Coreia do Sul, e a evolução que elas tem, hoje os kras tem carros tops a preços modicos (mais vendidos la sao sonata, optima, Azera, etc..)

          • Gustavo Santos Lopes

            Kia e Hyundai são empresas que copiam tecnologias ou compram elas prontas de sistemistas. Elas não investem e pesquisa e desenvolvimento como grandes montadoras fazem. A questão é pura e simples. O mercado vende o que o consumidor procura e cobra pelo que o consumidor aceita pagar. Ninguém é bonzinho e vai vender baratinho..cheio de tecnologia..se ninguém está exigindo isso. Empresas querem lucro, baixo custo e a maior margem de lucro possível. Se ninguém exigisse cores as televisões seriam em preto e branco até hoje..ou de tubo…enfim…O mercado tem que exigir o que se quer e o governo tem que assumir a responsabilidade de melhorar a segurança e os níveis de emissões. Se estes quesitos forem seguidos…qualquer lugar teria bons carros.

            • Tosoobservando

              Como nao investem se eles tem studios na Europa, America e na propria Coreia? Os kras acabaram de lançar uma montadora de luxo e no mercado mundial ja rivalizam com as grandes Toyota, GM, Ford, vendem mais ate que Renault-Nissan.
              Mas eu quis dar exemplo de uma montadora nacional daquele país que investe pesado pra ter carros no nivel mundial e nao “capam” seus carros para o consumidor local, o mesmo vendido la é o modelo exportado. Aqui fazem o contrario.

              • Gustavo Santos Lopes

                Estúdios de design né? E quem desenha é designer…desenhista..cadê a pesquisa e desenvolvimento…cadê os quase 50% do lucro que uma BOSCH ganha e investe em P&D..As chinesas e koreanas realmente investem em design..pagam fortunas para a Pininfarina..e vendem bem seus carros onde se exige beleza..adsivinho..rodinha bonita..Não que eu não goste..mas não é a prioridade. Espere para ver daqui um ano essas koreanas e chinesas que não tem fábricas aqui e não participaram do Inovar Auto. Pagarão 30% a mais de IPI e o preço de seus carros irão superar o de marcas melhores..ou terão que reduzir seu lucro..podendo chegar ao ponto de não venderem mais no país.

                • Tosoobservando

                  Hyundai tem fabrica aqui e investe pesado em tudo isso ae sim, eles sao um conglomerado ate navio fabricam amigo.

                  • Gustavo Santos Lopes

                    Oooo amigo..a fabrica que é da hyundai no Brasil só monta o hb20..a unica coisa q eles fazem na fabrica é estampar a lataria..soltar o chassi e pintar o carro..o resto é montagem de peças fornecidas por empresas terceiras. A fabrica em Anápolis que monta veiculos hynduai é do grupo Caoa…que é cliente da Hyundai.
                    “Tudo isso ae sim”??? Você sabe sobre oque está falando??? A HYUNDAI tem fabrica de navio no Brasil? Qual foi a ultima tecnologia que ela lançou no Brasil? Quanto ela investe aqui por ano? Vc deve saber disso tudo para afirmar isso que diz.. Não entre em uma discussão com alguém se você não sabe o que está falando..

                    • Tosoobservando

                      Kra estou falando do que ela faz mundialmente kkk Claro que nao montam navios no Brasil, alias aqui tem fabrica de navios de grande porte? Petroleiros? Ou é tudo comprado de fora?
                      Sim ela so monta aqui o HB20 e a Caoa o Tucson em Anapolis e dae? É o que eles viram como rentavel. Vc ja viu como é caro para estas empresas fabricar aqui? Nenhuma delas é louca de fazer aqui pra exportação. So fazem mesmo pro mercado local, por isso sao apenas alguns modelos, voltados para o mercado interno, e isso vale pra TODAS as montadoras que tem aqui.

  • Pablo Silveira

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Parece matéria do sensacionalista! Kkkkkkkkkkkkkkk

  • Carolina Vieira

    Gostei da piada… me conte outra.

  • zeh

    …com certeza…certissimo..mais barato no mundo…Paraguai/ Uruguai/ Argentina/ Chile/ Mexico…todos compram mais barato que aqui…..FORA OS QUE NÃO QUEREM….fala sério…ri pra não chorar…

  • pedro rt

    e barato? imagina se fosse caro nao e anfavea, acho q eles pensam em vender popular custando 300mil se for por isso

  • Gabriel

    Cara, que ridiculo essa anfavea kkkkkkkkkkkkkk
    1- Pra começar, um brasileiro tem que trabalhar bem mais pra ganhar os 7mil dolares que um americano,
    2- Esse carro que o BR compraria com 7 mil dolares, deve ser um carro do nível do Classic da GM (que custa no minimo 32 mil, ou seja mais de 7mil dolares) faremos de conta que custa 7 mil dolares, é um carro que não é ofertado no mercado americano, e se fosse, provavelmente custaria menos que 7mil dolares, pq se não ninguém compraria.

    Esses caras da ANFAVEA só podem estar drogados ushaushuashausaus

  • Giovani

    A notícia procede pra QUEM RECEBE EM DÓLAR e recebe um salário que seja pelo menos 10 dólares a hora..

  • wagner

    Tô com dor de cabeça, só de vê isso. Esses empresários devem ter certeza que somos todos retardados, essa é a única explicação para alguém fazer uma declaração desse tipo. Um histórico de carros caros e alguém aparece para dizer que é o mais barato do mundo. Não adianto o carro ficar mais barato 50% eu fiquei mais pobre 50%, não mudou nada.

  • Rudi S Junior

    kkkkkkkkkkk Anfavea, PT, briga grande para ver quem fala mais besteira.

  • Celso

    Brasil era o país do pleno emprego de 2 salários mínimos. Agora nem isso. O Brasil vive uma crise de confiança e essa falta de confiança se chama Dilma Roussef. Se ela sair a confiança volta, mesmo q seja o Temer. Isso é devido á sua insistência, teimosia em adotar uma política econômica q foi catastrófica e não vai funcionar. Assim ninguém faz investimentos, os empresários não são idiotas.

  • Alexandre Maciel

    Rsrsrsrs… essa associação é o capo di tutti capi da indústria automobilística. Num país com população menos comodista, uma declaração dessas provocaria uma reação imediata e equivalente do povo.

  • leitor

    Mais pelados do mundo. Isso sim.

  • Luis Burro

    gostaria de compartilhar esta materia no face,mas nao sei como!algm pode me ajudar?

  • Diogo Oliveira

    As vezes as Brasileirisses passam dos limites.



Send this to friend