Mercado Montadoras/Fábricas

Para Anfavea, vendas devem cair 7,5% em 2016

mercado-NA11.jpg.pagespeed.ce.pbXr6RycTZ

Com queda de 26,55% nas vendas de veículos em 2015, as projeções da Anfavea não são nada animadoras para 2016. A entidade que reúne os fabricantes, estima que o mercado encolherá 7,5% este ano.

Mesmo não sendo uma queda tão expressiva em relação ao ano passado, o ´percentual negativo mostra que a recuperação ainda vai demorar no mercado nacional. De 2,56 milhões, o Brasil deve consumir 2,37 milhões em 2016.

A expectativa das montadoras é manter uma média diária de vendas registrada no terceiro trimestre de 2015, o que dá 9,42 mil veículos, pois no último período de três meses o volume subiu para 9,93 mil, o que é normal nessa época do ano, não servindo assim de referência para 2016.

Com o baixo volume de 2015, a Anfavea compara o ano passado com 2007. Na Fenabrave, a perspectiva de vendas para 2016 sugere uma queda de 5,8%, previsão um pouco mais otimista que a das montadoras, mas a entidade espera grandes perdas no setor de distribuição com centenas de lojas fechadas e a demissão de milhares de pessoas.

[Fonte: Automotive Business]





  • Cyro

    7,5% comparado ao ano de 2015 ne!?
    pq se for comparar a média dos ultimos anos… a queda deve ser de uns 30% kkkkk

    • Lucas Oliveira

      Sim, uma redução de 7,5% comparando com o ano de 2015 que teve uma de 26,55% com 2014.

    • Junoba

      É obvio. E se comparado a outros anos pode chegar a uns 40%.

      • Pacheco

        Eu ainda acho que essa porcentagem ai ta baixa. Pessoal não ta comprando nem comida, quanto mais carro. Acredito que esse ano será o pior do mercado.

        Sem falar que esse ano são poucos lançamentos, então deve atrair pouco os consumidores. O unico mesmo que pode ter um otimo aumento de vendas é o Civic.

        • Junoba

          Serão 60 lançamentos esse ano, eu não acho pouco.

          • Pacheco

            Modelos novos ou inclui os tapas que as marcas dão? Pq de lançamento mesmo eu só consigo lembrar do Civic e Cruze… o resto só tapa q pode dar só um sopro em vendas.

    • moncorongo

      Mas os preços só sobem, então pode cair mais uns 20% esse ano!

  • Vattt

    Quer dizer as vendas caen 20% e o lucro cae 7,5%. acho que a meta é cair as vendas em 25% e o lucro subir 20% a té o fim do ano!!! bom d+++

  • BillyTheKid

    Se as vendas aumentam, o preço sobe. Mas se as vendas diminuem, o preço sobe também. Enfim, pra mim não muda muita coisa, não…

    E nem tenho pena das montadoras, pois na hora de entregar tecnologia ultrapassada, carros depenados e projetos locais de baixo custo (não para o consumidor, lógico), elas também não tem pena…

    • Nelson Oliveira

      Elas deitam e rolam na cara do povo porque, antes do fechamento das importações, as quatro grandes tavam tomando pau da Kia e da Hyundai (CAOA). E, além disso, perceberam que brasileiro ainda só liga em ar-condicionado, bancos em couro, dh e rádio incluso.

      • Tomavam pau? A única que ameaçou o número de vendas das 4 só o fez com produtos nacionais!

  • Mauricio

    Ora bolas, tão chorando e os preços aumentando?

  • arzanette

    por min pode cair 75% to nem ai. mesmo com baixa venda a festa continua …. neste baile eu nao entro

    • Anderson Lemos

      Concordo com vc sob todos os aspectos!!! Mas tem uns “comentaristas” ai que acham que o preço está “bão” e tem que comprar mesmo!!! Vai gostar de dar dinheiro pra gringo assim lá longe!!

      • Você conseguiria citar um comentário que fosse que afirma que o preço está bom? Leio todas as matérias e não vi ninguém escrever isso.

        • Anderson Lemos

          Achar não é afirmar…
          Ex. Eu posso achar que vc posta muita baboseira sem, necessariamente, afirmar isto…

      • Pacheco

        Eu acho que os preços estão muito elevados, porem não concordo que deve parar todas as vendas. O resultado é muito ruim para o pais.

        • Anderson Lemos

          Também acho o mesmo que você. A ideia central seria quem entende a problemática dos preços boicotar e quem e quem não entende continuar comprando para alimentar nosso maravilhoso mercado de semi-novos. Agora, se você entender a problemática e mesmo assim achar a compra do zero um bom negócio aí o buraco é mais em baixo!!

          • Pacheco

            Eu entendo o q vc quis dizer e acho os valores no Brasil um roubo. Igual da Gasolina e de tudo o q se comercializa no Brasil.

            Porem parar de vender só prejudica o mercado. Sei lá, não gostaria de ver funcionarios pagando pelo abuso das empresas.
            O certo seria uma auditoria em busca de numeros e saber onde pode reduzir tudo.

            O buraco é muito mais embaixo, estamos todos f…

            • Anderson Lemos

              Se isso fosse possível seria perfeito!!

  • tjbuenf

    O cartel tem que se preocupar em desovar os carros 2015…

  • Gustavo73

    Com o dólar em alta talvez a salvação seja as exportações. Mesmo assim acredito em uma queda maior 10/15% frente a 2015

    • duhehe

      Exportar oq ?
      Pra china já era, acabou a demanda por la
      Todo o resto nossa industria é sucateada, só sobra havaianas e roupas de banho de bom.

      • Gustavo73

        Pra região mesmo. Já hoube um aumento nas exportações de uns 20%. Se não fosse por elas a queda na produção seria maior.

        • Pacheco

          Sim, elas que seguraram os empregos nas montadoras, porem o Brasil exporta poucos modelos, pq a qualidade de produção aqui é inferior.

          Acredito que na VW mesmo o Unico popular que pode ser exportado é o Up. Depois o Golf e mais nada.

          A Chevrolet tem uma linha exclusiva aqui, então não exporta pra Europa, somente aqui na America Latina.

          Fiat pode exportar, já todo mercado dela é doido e ela gosta de enviar uns trecos estranhos para uns paises ai. A Ford tbm pode exportar pq tem produto global. Mas sei lá, acho que a qualidade aqui é inferior e ninguem vai aceitar.

          • Gustavo73

            Mas as exportações são oara a AL mesmo A VW exporta todos os seus compactos up, Gol e derivados e Fox. Não estou falando para o primeiro mundo. África é outro lugar que pode ser. Em dólares os carros estão ficando baratos.

            • Pacheco

              A VW exporta mesmo daqui do Brasil? Passava no Porto e via muito poucos VW lá.

              • Gustavo73

                Sim do Brasil Gol é vendido em vários países assim como os outros.

  • CanalhaRS

    Como disse o amigo aqui abaixo, se a vendas estão bombando os preços não param de subir, se despencam os preços seguem subindo, então não faz diferença nenhuma para nós consumidores ter um mercado desenvolvido. Somos sempre prejudicados.

    • Gran RS 78

      Somos reféns do cartel com o aval do desgoverno.

  • Filipo

    Que tal abaixarem os preços? Mas isso não ocorre na Banânia! Aqui é mais fácil o inverso, que é pra pagar os custos da perda, sem diminuir qualquer margem de lucro.
    Proponho a criação do “índice Corolla”, nos moldes do indice Big-Mac. E já estamos em R$ 104.000,00!

    • Pedro Rocha

      Porque no país de Dilma, o preço já abaixa sozinho com a inflação de quase 11%.

  • Murilo Karlos

    7,5% nada! Creio eu que a queda vai ser de seus 18% pra lá!

  • johnnyburanelo

    não entendo,
    26,55% menos vendas,
    qual a solução, TODAS AS MONTADORAS BRASILEIRAS aumentaram os preços, que já estão fora da realidade!

    • tjbuenf

      Não fala essas coisas aqui que tem uma trupe que vai querer te chicotear. Vão falar que o mercado é fechado, que o dólar está alto e que os coitados são os fabricantes…

      • Tango

        O dólar não está alto a energia não aumentou 50% e nem temos uma.inflação oficial de dois dígitos…

        • tjbuenf

          Explica para a gente como a Renault
          – usa moeda própria e não depende do dólar,
          – não usa energia elétrica, e
          – tem inflação zero no seu mundo particular
          a ponto de ter reduzido o preço do Fluence em até R$ 4300. Vai lá no post da reportagem comentar…

          • Tango

            Assim que você me explicar os aumentos dela de ontem

            Confira abaixo os antigos e os novos preços da Renault para janeiro de 2016:

            • Clio Expression 1.0 5P – R$ 34.873 – R$ 32.990
            • Sandero Authentique 1.0 – R$ 38.250 – R$ 38.950
            • Sandero Authentique Plus 1.0 – R$ 38.950 – R$ 39.650
            • Sandero Expression 1.0 – R$ 40.600 – R$ 41.300
            • Sandero Expression 1.6 – R$ 43.850 – R$ 44.500
            • Sandero Expression Easy´R 1.6 – R$ 47.650 – R$ 48.300
            • Sandero Dynamique 1.6 – R$ 47.000 – R$ 47.650
            • Sandero Dynamique Easy´R 1.6 – R$ 51.200 – R$ 51.850
            • Sandero Stepway 1.6 – R$ 53.000 – R$ 53.800
            • Sandero Stepway 1.6 – R$ 55.800 – R$ 56.600
            • Sandero GT Line 1.6 – R$ 48.990 – Sem aumento
            • Sandero RS 2.0 – R$ 58.880 – Sem aumento
            • Sandero Rip Curl – R$ 54.650 – Sem aumento
            • Logan Authentique 1.0 – R$ 41.600 – R$ 42.200
            • Logan Authentique Plus 1.0 – R$ 42.300 – R$ 42.900
            • Logan Expression 1.0 – R$ 43.950 – R$ 44.550
            • Logan Expression 1.6 – R$ 47.200 – R$ 47.950
            • Logan Expression Easy´R 1.6 – R$ 51.000 – R$ 51.750
            • Logan Dynamique 1.6 – R$ 50.350 – R$ 51.100
            • Logan Dynamique Easy´R 1.6 – R$ 54.550 – R$ 55.300
            • Duster Expression 1.6 – R$ 59.990 – R$ 63.590
            • Duster Dynamique 1.6 – R$ 68.040 – R$ 69.990
            • Duster Dynamique 2.0 – R$ 74.290 – R$ 79.490
            • Duster Dynamique 2.0 AT – R$ 76.390 – R$ 80.490
            • Duster Dynamique 2.0 4×4 – R$ 78.890 – R$ 82.490

            • tjbuenf

              “…a ponto de ter reduzido o preço do Fluence em até R$ 4300″

              • Tango

                Exatamente aumentou o dos outros e reduziu o que estava já acima do preço e margem dela. Não existe almoço grátis. Os custos aumentaram e isso é fato. Ou você acha que ela está perdendo dinheiro no Fluence? Só me responde uma coisa você consegue comprar hoje com a mesma quantidade de dinheiro o que você comprava há um ano? Esqueça carro e outros produtos de grandes e malvadas empresas internacionais. O faz tudo da esquina, o vendedor ambulante. Te garanto que ao longo do anoo Fluence recupera esse desconto. A GM nessa mesma época ano passado fez isso com o Cruze. E em pouco tempo o desconto já tinha sido superado.

                • tjbuenf

                  Os custos aumentaram mas não quer dizer que eles suprimiram os lucros, tanto que o Fluence não fará a Renault perder dinheiro. É fato que a inflação deteriora a renda do trabalhador e o lucro dos empresários, mas os preços dos veículos estao alcançando patamares absurdos para um país pobre feito o Brasil. Vejamos os próximos capítulos do Fluence então…

                  • Tango

                    Carro no Brasil nunca foi barato. Essa ilusão aconteceu pelo acesso a créditos menos abusivos, assim financiar algo que não seria possível antes deu a ilusão do “barato). E não é difícil explicar, a 4R tem uma seção wue mostra carros brasileiros de outros tempos. Comos valores e moedas da época e ajustados para os dias de hoje. Um Gol GTS lá nos anos oitenta/noventa custava tanto quanto um Golf GTi hoje. Usando o mesmo carro mas de outra geração, o GTi do Golf IV no final de sua vida no meio dos anos dois mil custav 100 mil reais. Nem precisa dizer bem menos equipado e tecnológico. Joje ele custa pouco mais. Mas te garanto que na época os 100 mil eram bem mais dinheiro do que são hoje. Carro é artigo de luxo em qualquer pais pobre. Só estamos voltando a realidade e junto com ela a inflação e o derretimento do valor de compra da nossa moeda de maneira acelerada só agravam isso. Veja não acho que as montadoras sejam santas ou vítimas. Mas elas não vão deixar de lucrar para o brasileiro andar de carro novo. E n vão diminuir o risco Brasil colocando margens de lucro de primeiro mundo. Ainda mais agora que o risvo está aumentando. A galinha deu o seu vôo mais uma vez. Mas dessa vez ela vai bater no chão com mais força.

                    • tjbuenf

                      Nunca foi barato, disso muitos ou todos sabem, mas não se pode negar que o ritmo de aumento tem ficado cada vez mais acelerado. É aumento com vendas altas, com vendas baixas, com dólar alto, com dólar baixo, com crescimento, com recessão. As montadoras não devem fazer filantropia, de fato, mas esta estrutura vai se tornar insustentável.

                    • Tango

                      Opa concordo 100%. Se as coisas continuarem assim alguns fabricantes sairam do nosso mercado ou irão importar só os produtos mais caros. A aceleração dos aumentos só mostrou a aceleração da deterioração da nossa economia. Estamos recuando aos anos oitenta. A pessoa compra o carro por um valor e vende ele tempos depois mais caro. Mas é só ilusão pois mesmo vendendo mais caro a diferença para um novo é ainda maior. É algo sério e que me preocupa bastante.

  • Paulo Andre Zardo

    Estamos falando de 36% de queda em relação a 2014, o ano que vem veremos várias notícias de aumento de vendas, mas sempre se comparando a 2015, que foi um desastre para o setor.

    • Junoba

      Foi 26%.

    • Gustavo73

      Esse ano ainda vai vender menos que o ano passado.

      • Pacheco

        Em todos os mercados… o pessoal ainda sobreviveu 2015 com as reservas da poupança. A inflação aumentando e o desemprego batendo na porta. Se não mudar agora, já era.

  • Eng Turbo

    “A Anfavea apresentou ainda suas previsões para 2015 para produção, licenciamento e exportação de autoveículos e também, nos mesmos quesitos, de máquinas agrícolas e rodoviárias. Os dados de autoveículos apontam estabilidade no licenciamento com relação a 2014, pequena elevação nas exportações e, consequentemente, ligeira alta na produção.” DATA Jan/15

    Resumo, em 2016 teremos uma queda em torno de 10% na PRODUÇÃO e em VENDAS ficará acima de 15% de queda.

    A ANFAVEA sempre é extremamente otimista, isso se reflete nas distorções das previsões apresentadas.

  • Gabriel M. Vieira

    Acho que é a terceira ou quarta matéria que o NA usa essa mesma foto com a frota de Fiestas… hehehhe pow Eber, ano novo, foto nova! :-)

    • Willian

      Quem sabe esses Fiestas realmente ainda estejam presos no pátio, haha.

    • Anderson Lemos

      kkk a quarta em 2016 né!!!! pq no total deve ter umas 40…

  • Gran RS 78

    Duvido que as vendas desse ano só caiam 7,5%. Com aumentos mensais nos preços dos carros Okm, pode colocar pelo menos uns 20% menos em relação ao ano passado.

    • Junoba

      Exato. Acho que é muito otimismo. Eles disseram que no início do ano passado que o mercado encolheria apenas 0,5% em 2015, e veja o resultado, queda de 26,55%.

      • Wellington Myph13

        Se for nessa base de 0,5 virar 26,55 nós teremos uma queda de uns 50% então, kkkk (Se fizer a conta da muito mais, claro… apenas fiz uma “base”)

        • Junoba

          Concordo. Parece mais para acalmar o mercado do que divulgar o real. Ninguém tem como prover o futuro, tudo pode acontecer.

  • Willian

    Mas fazer alguma coisa pra prevenir isso eles não querem, né? Acorda galera, continuar aumentando os preços não resolve nada. Primeiro abaixa os impostos e façam preços mais acessíveis para o consumidor.

  • inuyasha

    Dilma aumentou impostos carros importados,diminuiu dos “nacionais”..

  • Arthur Lima

    Nem se congelassem os preços de todos os carros por todo o ano de 2016 a queda seria apenas 7,5%.
    Com recessão, desemprego ameaçando geral, combustível subindo mês sim, outro também, inflação, e ainda os preços atuais já absurdamente altos contribuem para que a queda seja bem maior que isso.

  • duhehe

    Eu estava pretendendo trocar de carro esse ano
    Tinha em mente um Civic, atualmente o dinheiro compra um City, até chegar a data programada, vai dar para comprar um Fit
    Logo, vou ficar com o meu carro mesmo, não vou trocar minhas economias por um popular superfaturado.
    (pode aplicar esse conceito em qualquer marca, o valor que outrora comprava um medio, hj compra o popular completo)

    • Wellington Myph13

      Depende do Fit que “estamos” falando, da pra comprar muitos outros bons carros aos preços altíssimos da Honda… Isso até mesmo pensando em 0km, se cair pra usado então…

    • CignusRJ

      Comigo isso se deu ano passado, em 2014 trocaria meu carro um ano 2006 por um ano 2010. como a situação do país não tava boa, não troquei de carro ano passado e em 2015 foi pior ainda.
      E acredite, 2016 será ainda pior.
      Como eu digo, feliz 2019 pq 2015, 2016, 2017, 2018 o PT já FU*** mesmo.
      .

  • Walter Augusto

    Eu fico muito triste por isso:
    “…lojas fechadas e a demissão de milhares de pessoas…”

    Mas por outro lado quero que essas montadoras se explodam…..pra eles brasileiro é trouxa…………..

    • Pacheco

      A direção da montadora sim, mas doi demais saber o numero de desempregados e o buraco que isso vai jogar a economia brasileira.

  • MarcelloHSouza

    Dilma ainda vai dobrar essa meta e a queda será de uns 15% em 2016.
    Laaaacra o 13!!!

  • Luiz Carro

    Ninguém da Indústria tá nem aí. Eles querem que o povo se exploda. Fui até uma concessionária trocar meu carro seminovo 2014 tabela fipe R$49.000,00 por um carro zero. Eles não quiseram meu carro, ou ofereceram menos de R$ 30.000,00. Pô meu, quase 40% de desvalorização no meu usado. E ainda dizem que querem melhorar as vendas. Mandei um e-mail pra Empresa falando sobre a disparidade de preço e a dificuldade encontrada, e me responderam que não interferem no funcionamento das concessionárias. Conclusão: NÃO QUEREM VENDER! NÃO QUEREM VENDER PRA BRASILEIRO! Vão vender pro exterior por preço menor do que vendem no Brasil. E o nosso (des)governo não fala nada. Não compro mais carro zero neste país.

  • Luiz Carro

    E olha que iria pegar um carro de quase R$90.000,00.



Send this to friend