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Para fabricante de baterias, Start&Stop estará em 70% dos carros em 2017

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Para a fabricante de baterias Moura, será uma questão de tempo para que o sistema de desligamento automático do motor Start&Stop se popularize entre os consumidores no Brasil. A empresa estima que 70% dos modelos oferecidos no mercado terão o dispositivo em 2017.

O Start&Stop – dependendo do modelo e da tecnologia – pode representar entre 5% e 20% de redução no consumo de combustível. Se o dispositivo já atua com eficiência e conforto tanto em carros com transmissão manual quanto automática.

Com turbocompressor, injeção direta flex, motores compactos, transmissão mais eficiente, freios regenerativos e Start&Stop, o Brasil deverá atingir rapidamente um nível tecnológico semelhante ao de países com mercados mais desenvolvidos.

A Moura já prepara uma bateria especial para fornecer ao Jeep Cherokee – que será fabricado em Goiana/PE. Atualmente, apenas o Fiat Uno Evolution 1.4 dispõe de Start&Stop de série, utilizando uma bateria fornecida pela Heliar.

Galeria de fotos do Novo Fiat Uno Evolution 2015:

[Fonte: Auto Data]





  • Allan Victor Kaiser da Silva

    Carros com Start&Stop necessitam bateria diferentes? porque?

    • Bruno Silva

      Porque a todo instante é necessário dar “partida” e a bateria precisa ser bem mais reforçada que o normal, inclusive o sistema de partida do carro em geral (ignição).

    • Gustavo73

      “Não basta criar um sistema para decidir quando desligar ou não o motor, o carro também precisa passar por adaptações no sistema de ignição, como um motor de partida mais resistente, um alternador mais potente e baterias especiais compatíveis com o sistema, as EFB, que recarregam mais rápido”

  • Gustavo73

    Bem a economia vai depender de vários fatores. E acho que o número mágico de 20 % não chegará no mundo real. Pelo menos não só com o start&stop. Agora só quero ver o pessoal que acha que este sistema não serve para o Brasil, vai reagir. Principalmente quando seu fabricante colocar em seus modelos.

    • Acho que chega nos 20%. A tendencia é o transito ficar cada vez mais travado. Mas quanto mais travado, mais eficiente fica o Start&Stop.

      • Gustavo73

        Nessa situação específica pode ser. Mas a AE testou o Uno e no geral houve uma economia de 8%. O que é bom, mas longe dos 20%. Com injeção direta e turbo aí eu creio em uma economia maior. Mas se continuarem a aumentar o índice de etanol não vai adiantar muito.

        • Sim, acho que para uma hora sem transito, 8% já é bom. Mas quando o transito fica intenso e travado, a economia aumenta sim.

          • Rafael

            Em dias quentes a economia é ínfima por conta do ar condicionado ligado. Sem ar condicionado a economia é boa.

    • CorsarioViajante

      Depende muito do caso. Ao contrário do Alex Kid, eu acho que o sistema funciona melhor em trânsito moderado. Quando vc anda, para num farol, anda de novo, e assim por diante. Nos engarrafamentos imensos de SP, em avenidas, onde se está constantemente andando e parando, o sistema me parece melhor desativado.

      • Gustavo73

        Realmente não tenho uma opinião formada. Mas acho que seu pensamento bem lógico. Mas é bom podemos começar a debater sobre o start&stop, antes tarde do que nunca.

        • Marcelo Nascimento

          Pois é, também imagino utilidade apenas quando não há engarrafamentos. Aqui no Rio, por exemplo, no verão é totalmente inviável o uso do start & stop sem o ar refrigerado elétrico. Ainda não conheci ninguém que use esse sistema para ter uma opinião real…

          • Gustavo73

            Segundo um comentarista que tem o carro. O ar condicionado não desliga direto, e o sistema funciona a contendo.

    • leomix leo

      Tenho uma dúvida em relação a este sitema, quando eu fico prado 1:30 min na sinaleira no sol escaldante de Ssa, o Ar desliga junto com o motor ou ele funciona de forma independente???

      • Gustavo73

        Pelo que entendi. Você programará vários padrões. Inclusive a temperatura em que o ar-condicionado funciona. O carro desliga, mas a ventilação continua. Caso a temperatura suba, o motor volta a funcionar. Então podr ser que em uma parada de 1:30 o carro fique desligado 45 seg. Parece pouco mas já ajuda. Fora que há não ser que você só anfe de carro de dia, e nos dias de calor. O sistema funcionará também na chuva e há noite.

  • afonso200

    mas nao fizeram start stop no dualogic, grande porcaria,,,,nas verdade tinha é que ter dupla embreagem ou cambio AT de verdade esses cambios aee ta loko 7mil pra arrumar

    • Diego Demarchi

      7 mil só na concessionária, hoje em dia existam várias especializadas em câmbio automatizado que dão jeito nos problemas por uma fração desse valor, sem falar que com a popularização, as peças tendem a ficar menos caras. Eu denho um Stilo Dualogic 2009 e até agora zero problema, não é tão bom quanto um AT ou um Dubla Embreagem mas também não é esse horror todo que fazem não.

      • Edson Fernandes

        Mas se for falar que o custo é inferior, isso também vale para cambios AT.

        Ou seja… vc gastaria R$10000 e gasta R$2000.

  • Adenão Issoque

    E o motor de arranque, aguenta o tranco? Deveria, mas em se tratando da qualidade dos produtos fornecidos pelas nossas montadoras tenho minhas dúvidas. Imagina um anda e para no trânsito de SP ou uma subida de serra daquelas de começo de ano após as festas, com acidente, obras, chuva e tudo que existir para piorar….se for para desligar o sistema perde o sentido ter o mesmo.

  • Davi Reis

    Que venham mais carros com Start/Stop! Mas que sejam acompanhados também de baterias e motores de arranques devidamente preparados para o maior desgaste e também de novos motores e recursos tecnológicos. Parabéns para a Fiat por inaugurarem seu uso, mas acho que perderam pontos em aplicá-lo em um motor ultrapassado como o Fire 1.4. Que as outras marcas não repitam o erro e não deixem só pro Start/Stop a missão de diminuir o consumo e se esqueçam de investir no resto…

  • Minerius Valioso

    O start-stop do Uno funciona com 100% de lixonol no tanque?

  • pedroo

    A moura deve estar adorando essa história de start-stop, vao vender baterias mais caras à rodo.

  • GPE

    No máximo é 5%. Onde o sistema faz a diferença é no trânsito médio pra pesado. E justamente nesse momento de peso no trânsito o sistema não funciona pq fica ligando e desligando direto.

  • Antonio_Brust

    Espero que venha como opcional para só ter quem realmente quiser.

  • Sics César

    A tecnologia em prol da eficiência do consumo. É possível colocar o startstop em praticamente qualquer carro.

  • Alexandre Maciel

    Se não morasse em Fortaleza, talvez o sistema tivesse valia… por aqui, 10 segundos de AC desligado durante o dia significa perda quase completa de refrigeração.

  • Vattt

    Não sei se o Honda Fit novo dispões de nova bateria, por que o meu Honda 2009 tem uma bateria de Honda Pop, com baixíssima amperagem, se tivesse um Start&Stop, não duraria seis meses.

    • GPE

      É menos de 40 amp se não me engano

      • Edson Fernandes

        O primeiro modelo veio com bateria (especial) de 35 amperes. Depois foi para 45 e 50 para motorização 1.5.

  • Marcelo Ricardo

    Acho que deveriam investir no ESP antes do startstop… esse Uninho poderia ter ESP por um preço similar.

    Veja que o startstop precisa de uma bateria muito mais cara (uma Heliar AGM custa R$900 e uma comum R$280).

    Além disso você força o sistema de ignição a todo momento (mesmo ele sendo projetado para isso).

    Moramos num pais tropical… o start stop não funciona se a temperatura do ar (condicionado) diminuir muito.

    Também não funciona até o carro atingir a temperatura ideal de funcionamento do motor (em geral 90º), ou seja, totalmente useless em cidades pequenas que o povo faz trajetos inferiores a 5km.

    • Pablo Lourenço

      Mimimi não sei dirigir ESP. Chega.

      • Marcelo Nascimento

        Cara, considerando que a média dos motoristas brasileiros não sabem mesmo dirigir, acho que os argumentos dele são válidos.

        • Pablo Lourenço

          “Também não funciona até o carro atingir a temperatura ideal de funcionamento do motor (em geral 90º), ou seja, totalmente useless em cidades pequenas que o povo faz trajetos inferiores a 5km”

          Argumenta que o startstop não e valido pois a maioria usa o carro em cidades pequenas dentro do transito e em percursos menores que 5km. Queria saber então como o ESP ajudaria nessa situação TB.

          ESP é bom? É. Mas não e a ultima maravilha do mundo não. Ideal seria o carro vir com tudo ne. Mas ai os mimizeiros iam reclamar que ia aumentar o peso do carro. Eles sempre arrumam algo para reclamar. Abraços

          • Marcelo Nascimento

            Ele não falou de maioria. Mas para quem mora em cidades pequenas, que certamente viajam sempre para cidades perto, o ESP é mais importante que o start & stop. Nos grandes centros ainda é discutível…

          • Marcelo Ricardo

            Não é um mimimi e também não disse em maioria (apontei pontos falhos do start stop).
            Essa de “sei dirigir não preciso de ESP” é a maior tolice.
            Algumas situações o ESP aciona apenas um lado do freio (exemplo roda esquerda traseira) para corrigir a trajetória… como você faria? Pode ser o melhor piloto do mundo que não escapa.

            Uma simples mancha de óleo pode tirar seu carro de trajetória, isso vale para qualquer trajeto (curto ou longo, algo óbvio).

            Vou tentar resumir o que disse…

            Digamos que o start stop tenha o custo de R$1000 em um veiculo e o ESP um valor similar.

            Não acho que a economia gerada no start stop, com todas as falhas que apresentei, seja mais compensatória que a segurança trazida pelo ESP.

            Fim

  • Fabricio

    Para um famoso fabricante de Redes Cearense: “não há porque existirem Camas”….

  • CorsarioViajante

    Que bom! Espero que se torne cada vez mais comum!

  • Daniel Bezerra

    Meu carro possui Start&Stop e eu, particularmente, acho um saco. O sinal fecha, o carro desliga e nem dez segundos depois liga de novo. E fica essa marmota de desligar e ligar logo em seguida. Isso se deve ao ar-condicionado. De manhã, quando está mais frio e o ar numa opção mais quente, ele até passa um tempo desligado, mas no sol de 30º é totalmente inútil. Se era para oferecer essa opção, ou vem com uma bateria que sustente o compressor do ar condicionado por uns 5 minutos ou não ativa a opção Start&Stop com o ar condicionado ligado. E toda vida que liga e desliga o carro, ele se ativa de novo.

    • GPE

      Sustentar o ar por 50 seg é mais q suficiente. São poucos os semáforos que duram mais q isso



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