Europa Finanças Ford Governamental/Legal Mercado Montadoras/Fábricas

Para Ford, Reino Unido tem que fechar com África do Sul e Turquia após Brexit

ford-fiesta-2013-europa-72 Para Ford, Reino Unido tem que fechar com África do Sul e Turquia após Brexit

Não há como voltar atrás, o Brexit está às portas e o Reino Unido precisa encontrar novos parceiros comerciais. Com esse pensamento, a Ford diz que o país precisa fechar acordos de livre comércio com África do Sul e Turquia após sua saída da União Europeia.

A Ford é o maior fabricante de automóveis da Grã-Bretanha e é mais um dos players do setor que pressionam o governo por soluções após a saída do bloco econômico. A montadora tem duas fábricas por lá e disse que uma retirada com restrições comerciais, significará automaticamente um aumento nos custos e possíveis demissões.

Um sindicato do País de Gales acusou a Ford de estar preparando a demissão de 1,1 mil funcionários na região até 2020, mas a empresa negou qualquer intenção nesse sentido. A sugestão da montadora por acordos com Turquia e África do Sul, ocorre porque no primeiro caso, a filial britânica exporta motores para a “Ásia Menor”, onde é fabricada a van Transit. No sul do continente africano, a Ford produz a Ranger, que é exportada para o Reino Unido.

Mas, de todos os acordos, a Ford vê um livre comércio entre Reino Unido e UE como fundamental para o país sobreviver comercialmente após o Brexit. A empresa, no entanto, vê que o tempo é curto demais para se fechar um acordo tão complexo com o continente no prazo que ainda resta, antes da saída oficial.

A Ford, em nível britânico, pleiteia uma redução tributária para o setor, a fim de amortizar o impacto da retirada. A Nissan, por exemplo, busca uma aceitação maior dos carros elétricos para reduzir a necessidade de importações e exportações com alto peso tributário, que deixariam sua operação inglesa cara demais. A empresa fabrica o Leaf no país.

[Fonte: Reuters]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend