Gadgets Mercado Veículos Comerciais

Para o Cade, Uber não concorre com aplicativos de táxi

Taxi Elétrico

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) concluiu que a entrada do Uber no Brasil não diminuiu a procura por aplicativos de táxi.

Através de pesquisas feitas pelo DEE (Departamento de Estudos Econômicos) em cidades onde o Uber opera, verificou que o aplicativo não teve influência significativa no mercado de apps para táxis.

Não houve impacto direto sobre a demanda de serviços de outras empresas, tais como 99táxi e Easy Táxi, por exemplo. Para o DEE, a entrada do Uber no Brasil provocou um aumento de demanda por aplicativos de transporte, criando assim uma competição saudável entre apps de táxi e de carona paga.

Até mesmo o serviço tradicional de táxi recebeu alteração com a chegada do app americano, tal como os chamados “táxis pretos” de São Paulo, por exemplo.

[Fonte: Valor]





  • Bruno

    Viva a livre concorrência! Viva a corrida com preço justo!

  • invalid_pilot

    Chola mais taxistas

  • Tosca16

    Eu acho que sou um dos poucos a usar o Táxi hoje, mas também meu uso é para Táxi Lotação, saindo do interior para a capital, um percusso de aproximadamente 65KM a um custo de R$ 13 reais, 6 reais a mais quê a mesma passagem de ônibus e que a depender do local aonde vc ficará sairá bem mais caro, levando em conta quê tem que pegar outra condução e o táxi lhe deixaria mais próximo ou até mesmo no local … Agora mesmo nesse trajeto há diferentes carros, e variado perfis de motoristas; a maioria é Spin hoje em dia mas tem de Mile à Corolla, todos fazendo esse mesmo percusso interior-capital . No meu percusso eu pago R$ 14,00, vou de Itabaiana pra São Cristóvão local onde estudo na UFS, de onde moro para a grande Aracaju demora em torno de 40min, de coletivo pela Coopertalse (micro-ônibus Volares W9) demoraria com as paradas em torno de 1h e iria para a rodoviária velha, tendo que pegar mais uma condução ao custo de R$ 2,70; somando a passagem de R$ 7,00 daria praticamente R$ 10,00, mais exato R$ 9,70 contra R$ 14,00 do Táxi, sendo quê da rodoviária para a UFS no mínimo, isso por quê só uso esse transporte no sábado, onde o trânsito é menor aqui, 20min; fora a espera de passar a linha que leva ao terminal UFS. O UBER só será uma realidade em grandes centros, em diversas partes do país o táxi ruim ou não é ainda a melhor solução .

    • duhehe

      Cara … R$ 13,00 por esse serviço é quase de graça.
      Só para você ter uma ideia, esses dias locamos ( eu e amigos) uma van para para 15 pessoas, para nos levar de um bairro a outro aqui em SP, a mais barata que achamos foi por R$ 600,00.

      • Tosca16

        E ainda acham caríssimo; se eu pegar da rodoviária por causa da enorme concorrência consigo vir por menos de 10 reais, uma vez o agenciador me disse só falta um pra sair, VC tem quanto ? Eu disse que tinha 8 reais, bora disse ele, só não diga as demais por quê acertei com eles 10 reais .

      • wagner

        é o preço desse serviço aqui em SP ! Não pagou caro não…. Lembrando que nesse preço que pagou deveria ser por um período de no mínimo 8 horas a disposição e van executiva com AC, bancos reclináveis, TV/DVD….e com sorte até frigobar com água gelada. Quando precisar novamente contate-nos…

      • wagner

        é o preço mesmo…..por esse valor a van deveria ser executiva, com AC, bancos reclináveis, TV/DVD e com sorte ainda um frigobar com água gelada. Trabalho nesse ramo e posso assegurar que o valor cobrado foi justo.

        • duhehe

          Era uma Ducato, ar condicionado, somzão e um motorista gente bonissima.
          To acostumado com esses valores, fiquei assustado com o amigo que roda 65km por R$ 13,00
          R$ 13,00 não paga nem a gasolina do meu carro nesses 65 km, por mais que tenha mais 4 pessoas, da 52.
          Aqui daria 52 para cada um no minimo.

          • Edson Fernandes

            Tem que ver como ele roda esses 65km. Se colocarmos a realidade de SP, o cara teria um prejuizo absurdo. Mas se lá as vias são tranquilas e rapidas (sem transito) talvez o parametro mude. Não consigo enxergar como ele paga as contas de casa, pq somando o quanto ele perde no dia, ele para pagar contas deve rodar muito no mesmo dia.

    • Fábio Henrique

      Eu pego taxi sempre pq tenho pressa kkkk, não vou ficar esperando 5/10 min em média só pra andar em carro melhorzinho e ter um motorista mais educado. Minha prioridade é chegar rápido, só peguei uber em situações que estava com margem de tempo.

      • Tosca16

        Depende muito do quê vc acha ser “melhorzinho e educação”; prefiro esperar bastante tempo quê ser maltratado por exemplo, além é claro quê todos nós haveremos de preferir um conforto melhor se é claro for possível . Aqui mesmo sendo táxi há diferença de tratamento e não é pouca não, depende muito de motorista pra motorista; aê vc ver táxistas rodando o dia todo e outros que mal conseguem duas viagens por dia, qual é o motivo disso tudo ? Qualidade no serviço…

        • Edson Fernandes

          Sabe do curioso? Alguem já ouviu falar em agendamento?

          Aqui no Brasil é complicado porque as pessoas não querem SE PLANEJAR, querem tudo em cima da hora. Aí vem o taxista que sabe disso e se aproveita da situação. Eu qdo preciso de um “taxi” seja um Taxi mesmo ou uber, eu marco o horario desejado e pronto. Nem na esquina preciso ficar esperando.

          Entretanto, na empresa que estou, há um convenio em que eles me fornecem voucher para uso em uma empresa de taxi. Portanto, não pego uber. Nada que me planejar esolicitar no horario combinado para que eles apareçam.

          • Tosca16

            Planejamento e Brasil são palavras que não usaria na mesma frase rsrsrsrs

            • Edson Fernandes

              kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

              Poxa, mas pense: Você geralmente tem momentos que vc sabe que horas vc irá sair e com base nesse horario vc pode definir alguns minutos a mais que lhe daria o tempo necessário para pegar o taxi ou uber.

              É só fazer isso. Eu saio do cliente todos os dias as 17:00, então marco as 17:05 e o taxi chega exatamente nesse horario. qdo preciso e não há como agendar paciencia, mas agendado até Uber aparece.

              • Tosca16

                Perfeitamente, eu por exemplo só uso táxi aos sábados, por quê a associação universitária não tem ônibus nesse dia . Como tenho tempo vou até o ponto e pego o primeiro que sair, mas se quisesse agendaria ou ligaria para lá, em no máximo 15 min estaria um já na minha porta . Agora pra vc ver como são as coisas meu caro, brasileiro no geral é acomodado, aqui numa repartição pública, onde faz a identificação das pessoas, tem agendamento no site mas praticamente ninguém agenda, preferindo passar horas e ter quê madrugar na fila do quê agendar sua ida para de hj a quinze por exemplo .

  • Fabio Marquez

    Utilizei o Uber pela primeira vez neste fim de semana na cidade de Belo Horizonte junto com duas amigas. Estamos todos impressionados com a qualidade do serviço. Nos buscaram na porta do hotel e nos deixaram na porta do local pretendido em um Fluence manual com limpeza impecável, espaço parra três adultos no banco traseiro, motorista que não reclamava do trânsito um pouco caótico, viagem tranquila, com música ambiente, ar condicionado ligado. No fim da viagem, o valor da “corrida” que durou cerca de 1 hora: R$30,00… Enquanto os usuários dos táxis chegavam em Sienas e Uno’s certamente pagando uma cifra maior. Como não se apaixonar?

    • Louis

      O que mais irrita realmente é o mau humor de alguns taxistas.

    • Fico imaginando o lucro do carra ganhar R $ 30,00 por uma hora. Considero um valor baixo pra você usar teu carro que não é popular. Imagina trabalhar 10 horas equivale a 300,00 . Isso se tiver serviço direto.

      • wagner

        Ganha no volume…..nem todas são R$ 30. Existem “corridas” bem melhores do que essa de R$ 30.

        • Edson Fernandes

          E que ele não pega transito inclusive.

  • zekinha71

    Os taxistas bandidos vão querer matar o autor dessa matéria.

  • Curitiba sofre uma deficiência muito grande de táxis em horários de pico e o preço também já não está nem um pouco convidativo.

  • klaus

    “…não diminuiu a procura por aplicativos de táxi”. E se tivesse diminuido? qual o problema, uai?

  • Cyro

    Por mais livre concorrência e MENOS intervenção do Estado.

  • wagner

    máfia….

  • Emerson

    Ao usar taxi já fui lesado por motoristas que faziam caminhos propositadamente mais compridos ou outros que não queriam ligar o taxímetro e cobrar um preço fechado acima do normal, se aproveitando de uma falta de taxi circunstancial (como saídas de eventos). Não tive confiança nenhuma em reclamar para orgãos públicos ou polícia. Quanto ao Uber, em caso de mau atendimento (o que nunca ocorreu comigo), o usuário pode fazer uma reclamação ao próprio aplicativo ou avisar outros clientes sobre aquele motorista. Concluo que o Uber possui a melhor e mais eficiente fiscalização de todas, a do mercado consumidor.

    • wagner

      Sem falar que aqui em SP existe a “fama” dos taxistas mesmo com AC nos veículos eles não ligam….aí se o passageiro pedir para ligar o AC, os taxistas disfarçadamente mudam a corrida de bandeira 1 para bandeira 2 ……

      • Fernando Marques

        Mas isso é ilegal e deve ser denunciado. Sou taxista, e isso não pode em hipotese alguma acontecer. Tem o telefone de reclamação exposto em todos os carros e uma chamada nesse sentido dá uma puta dor de cabeça ao condutor.
        E outra, há sim reclamações sobre o Uber, mas uma delas que nos deixa preocupado é o descontrole do tamanho da frota.
        Ele pode chegar a ter 500 mil, um milhão de carros trabalhando pra ele, sendo que o taxi tem apenas 34 mil.
        Foda-se o taxi?
        Imagina a vida do cidadão das grandes capitais tentando dirigir com uma frota gigantesca dessa na rua. Será igual os motoboys antes da legalização, ou as vans (na época das kombis clandestinas aqui em SP, onde a quantidade era absurda).
        O Uber mostrou que o serviço de taxi pode e deve ser melhorado. Mas precisa haver um limite de carros trabalhando, pois com o desemprego rolando solto, muita gente vai entrar nesse mercado saturando o transito e todo tipo de trabalhador, independente do ramo de atuação.
        Exagero?
        Cai um motoboy na marginal vcs já sabem o transito que fica. Bate um carro a mesma coisa.
        Com 300 mil carros Uber na rua, a chance de acontecer frequentemente e parar o transito todo é muito grande.
        Quebra um onibus na rebouças e já sabe…
        Apoiem, escolham o melhor serviço, mas pensem no todo e não na satisfação momentanea. O impacto será na vida de todos e não só do condutor de taxi.

      • Guilherme Batista

        Já aconteceu isso comigo em SP também, o Taxista tinha uma SW4 novinha, do modelo mais básico e se recusou a ligar o AC. Sem contar que em SP tem a taxa absurda de 50% a mais na corrida para quem vai para o aeroporto de Guarulhos

        • sepchampions

          Paguei 64 reais do aeroporto de Guarulhos pra Barra Funda Uber x um Versa com ar ligado, táxi daria 120 no mínimo. De onde eu moro pra o aeroporto de Brasília da 64 reais de taxi, se eu for de Uber black 46 e se for o X da 34.

          • Guilherme Batista

            Paguei 92 reais num Uber X da zona Sul de SP até Guarulhos. Era um Etios Sendan completo. Antes disso tentei negociar co, vários taxistas e o que que cobrou menos queria 170 reais

  • William

    Aqui em Florianópolis para eu usar um táxi da rodoviária até a minha casa que leva em média 10 minutos, pago o valor de 22,50…23,00 reais. Certamente com o UBER pagaria no máximo uns 15 reais. Sendo que, a maioria dos táxis é um classic bem surrado, pois os taxistas aqui acham que são o Ayrton Senna. Não sei se o Uber funciona aqui na capital catarinense, mas se o serviço estiver disponível certamente usarei.

    • Rubem

      olha, ja discuti com um amigo sobre tarifa de uber x taxi. ele num mesm otrajeto que o meu paga de uber em média 23 reais e eu de taxi em média 19 reais. carro mais top que ele ja andou no uber segundo ele: corolla do modelo antigo; carro mais top que ja andei de taxi : honda civic 2015. Pior carro que ele ja rodou segundo ele: um pallas aparentemente 2009 segundo ele e eu, um cobalt 2014. Acho que o serviço de taxi do rio ta melhor que muita cidade ai ou eu sempre estou dando sorte.

      • Guilherme Batista

        Ta dando sorte.
        O rio foi a pior cidade que já andei de taxi.
        Turista então, aí que abusam mesmo, ficam dando voltinha, são mal educados e só andei carro velho, como Meriva, Corsa Sedan e Siena.

        • Edson Fernandes

          heheheeh eu também experiencias no Rio ruins.

          Cheguei a andar em um taxi Classic sem a quinta marcha! Horrivel!

          Mas falei para os taxistas de Niteroi: Se a qualidade do taxista do Rio fosse igual a de Niteroi seria otimo. Mas não é.

          No Rio até por não ter convenio qdo preciso usar lá, prefiro usar o Uber. E não tenho dó deles não. Mal atendimento qdo acontece, é péssimo e eu já fui mal atendido. Quero ver se Uber se nega a me levar para o Galeão estando no centro do Rio.

          • Guilherme Batista

            Tem isso também, Uber não recusa te levar a lugar nenhum, agora taxista…

      • sepchampions

        Que estranho tarifa de táxi mais barato que o uber. Aqui em Brasília o Uber black da rodoviária pro meu trabalho varia o preço, 2 reais pra cima ou pra baixo em relação ao taxi

  • CanalhaRS

    Que sindicato e/ou máfia vai querer perder o controle de mercado?
    É claro que eles não querem sair da zona de conforto e o Uber mexe com a coisa toda. Felizmente para nós consumidores essa tecnologia, assim como muitas outras, não tem volta.



Send this to friend