Matérias NA Tecnologia

Para que serve a embreagem?

Para que serve a embreagem?

A embreagem é um item bem popular na manutenção dos veículos, sendo mais falada nos automóveis, onde a troca é mais frequente.


Nesse caso, mais os carros manuais, embora alguns CVTs também exijam a substituição da embreagem. Conexão entre motor e câmbio, muitos ainda não sabem qual sua função. Então, para que serve a embreagem?

A embreagem é um dispositivo muito importante que fica instalado entre motor e câmbio, fazendo a ligação entre os dois.

Dependendo da marca e modelo do carro, o kit é até barato e fácil de trocar, especialmente nos carros Volkswagen com motor traseiro refrigerado a ar.


Outros, porém, exigem um trabalho muito maior e até mais complicado, como as picapes médias, por exemplo.

Trata-se de um componente do conjunto motor que tem décadas de existência e até hoje tem funcionamento simples, mesmo com as tecnologias mais atuais.

Para que serve a embreagem?

Para que serve a embreagem?

O motor a combustão do carro produz energia através da explosão da mistura ar-combustível, empurrando assim os pistões contar as bielas, que fazem a ligação dos mesmos com o virabrequim.

Essa árvore de manivelas transmite esse movimento para um volante de massa, preso na parte traseira do bloco, olhando a partir da engrenagem do comando de válvulas. Este volante é a saída da energia cinética produzida pelo propulsor.

Para que essa energia alcance a caixa de transmissão, que fará a desmultiplicação dessa rotação variável produzida pelo motor, existe um componente que faz a ligação entre estas duas peças, sendo ela chamada embreagem.

Basicamente, a embreagem transfere a força gerada pelo motor para o câmbio, interrompendo essa ligação durante as trocas de marcha, onde é acionada para desconexão das partes citadas.

Veja também: embreagem, como funciona?

O que é a embreagem?

Para que serve a embreagem?

A embreagem é um conjunto de peças que permite a conexão de duas partes que estejam girando em velocidades diferentes ou mesmo com uma delas parada.

Esse elo se dá através de fricção e para isso o kit é composto por itens que são fundamentais nesse processo.

Propriamente dita, a embreagem tem um kit composto por platô, disco e rolamento.

O platô é uma carcaça de aço com uma mola de formato membranoso e cuja parte interior é composta de uma superfície de contato lisa.

Suas extremidades possuem pontos de fixação de parafusos, que à prende ao volante de massa do motor.

Assim, o platô gira junto com o volante do motor e na rotação que o propulsor está trabalhando.

No centro do platô, passa o eixo-piloto, que é uma haste circular ligando o movimento do volante até a engrenagem primária da caixa de transmissão. Esse eixo é fixo no câmbio, mas a ponta dele não se acopla ao centro do volante do motor.

Disco

Para que serve a embreagem?

Embora o platô tenha uma função muito importante na embreagem, o disco de fricção é o que mantém as duas partes ligadas fisicamente. Sem ele, o movimento do motor para a caixa de mudanças não existiria.

A embreagem permite o acoplamento do câmbio ao motor e quando a marcha está engatada ou não, as duas partes trabalham juntas.

Porém, para mudar de marcha é preciso desligar o giro do motor e para acoplar a engrenagem correta em relação à velocidade do automóvel.

Rolamento

Para que serve a embreagem?

Quando se aciona a alavanca, uma engrenagem diferente precisa se ligar ao eixo principal do câmbio, mas esse movimento só é feito de forma sincronizada, suave e precisa com a desconexão do motor.

Então, a embreagem é acionada por meio de um pedal com cabo ou atuador hidráulico, movimentando um braço ou “garfo”, onde está preso o rolamento, terceiro componente do kit.

Ele permite que o garfo empurre as molas do platô num contato suave.

Quando esse braço empurra para frente o rolamento, fixado em volta do eixo-piloto, a membrana do platô exerce pressão e dobra as extremidades dentro da carcaça externa da embreagem, afastando a superfície lisa (placa de pressão) do disco, que assim fica parado enquanto o restante do conjunto gira com o motor, desligando o movimento dentro do câmbio, que permite o acoplamento de uma engrenagem de marcha sem atrito entre as partes.

O disco dentro do platô corta a ligação imediatamente quando desconectado, mas ao se reconectar, ele possui um conjunto de molas que reduzem o atrito entre as duas partes com velocidades diferentes, evitando assim patinar.

Quando está desgastado, o indicado é trocar todo o kit.

Para que serve a embreagem?
Nota média 3 de 4 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • David Diniz

    Embreagem serve para estourar joelho,criar folga axial dentro do motor e fazer gastar horrores na oficina mecânica. Resumindo era para estar no museu em exposição ao lado da caixa manual, ventarola,carburador e outras velharias automotivas. Viúvas da embreagem e caixa manual não me torrem a paciência.

    • ViniciusVS

      Você é muito chatinho.

      Ainda não aprendeu que sua opinião não tem relevância alguma?

      Enquanto você fica chorando as fabricantes continuam vendendo carros manuais pelo mundo e aumentando o seu faturamento, se você não quer carro manual é só não comprar, ninguém vai te obrigar. O que precisa ir para o museu é a sua mentalidade limitada que por sinal não da lucro algum para as montadoras, logo é irrelevante.

      Está na hora de aprender como o mundo funciona, só porque não atende a sua limitação física não vai atender mais ninguém? metade do mercado ainda compra carro manual, o que é mais importante o seu choro ou o real consumidor que entra na concessionária e fecha negócio?

      Para de passar vergonha que está ficando feio…

      • Luis Burro

        Eu sou meio a meio,sou preguiçoso e curto a comodidade do automático mas acho massa vc ter a opção de trocar as marchas e a eficiência do manual,é por isto q o a mais gosto é o DCT!

      • David Diniz

        toma meu joinha só para você aquetar ai… HAHAHAHA que engraçado seu chilique.

      • Zé Mundico

        Pelo menos aqui no Brasil, muita gente compra carro com câmbio manual por incapacidade financeira de ter um automático. Pessoal pouco está ligando prá ter controle, “emoção” ou outra coisa do gênero. Gente que trabalha se locomovendo não tá nem aí prá isso e não aguenta mais ficar pisando em embreagem e passando marcha em cada esquina ou a cada 20 metros de engarrafamento.

        • ViniciusVS

          Quem da R$ 50.000 em um carro manual tem inúmeras opções de carros automáticos populares ou não para comprar. Nem todo mundo mora em uma capital ou pega trânsito todo dia.

          Eu tenho um carro automático e moro em uma cidade com trânsito pesado, o que estou questionando é que a minha realidade não é a mesma realidade de pelo menos metade do mercado, se um carro manual não me atende então deve virar item de museu? quem sou eu nesse imenso universo? sou tão importante assim para ser a referência de algo? essa é a questão Zé Mundico, eu não sou ninguém, você não é ninguém e ele também não é. Sendo assim cada um compra aquilo que melhor atende as suas necessidades, repito o que deve ir para o museu é esse egocentrismo besta e esse pensamento limitado onde só presta aquilo que me serve ou aquilo que é meu, o resto é dispensável… o mundo não gira em volta de indivíduos e quem vive dessa maneira além de fechar portas passa vergonha na vida.

          • SDS SP

            Com até 50k praticamente não há opções de carro 0km automático. Aliás, acho que nem existe. É uma mera questão de mercado. Conforme vai se popularizando a tendência é de ficar mais acessível.
            Pessoalmente, eu não ligo, pois praticamente não pego circuito urbano no meu dia dia.

          • Fernando Oliveira

            Amigo, não ligue para o que o rapaz do “museu” fala. É só mais um que acha que sua preferência é a verdade absoluta do mercado e para o bem ou para o mau, acaba tendo voz em espaços como este… viva a internet e a democracia… kkkkk
            Agora, falando sério, esse negócio de que algo do setor automotivo deveria estar em um museu é muito relativo. Se formos radicais, poderíamos considerar motores a combustão como algo obsoleto e que deveríamos só ter automóveis elétricos, ou ainda que carros que não tem a opção de alçar voo são ultrapassados… Percebe a relatividade?
            Se a indústria continua a oferecer veículos equipados com câmbio manual, é muito plausível que exista um público alvo que consumirá esta opção. Público tal, que de repente, gosta de ter o controle total do veículo, ou sente prazer em passar as marchas, ou ainda considera que os custos de se manter um câmbio automático não compensam o eventual conforto proporcionado, afinal de contas, estamos no Brasil e infelizmente a manutenção de um câmbio automático ainda é muito cara.
            Portanto, de “sabichões” e “entendidos”, a internet está cheia, todavia, não possuem habilidade ou aptidão de conduzir um veículo com um simples câmbio manual…

      • Natán Barreto

        Na verdade quem está chorando é vc né? Buaaaaw não podem falar do carro manual do neném só pq pra ele carro de verdade é o manual.

        Metade do mercado ainda compra carro manual por questões financeiras. Conforme as montadoras foram tornando os automáticos mais acessíveis o próprio mercado foi absorvendo.
        Prova disso é que a previsão é de que os automáticos passem os manuais no Brasil muito em breve.
        Na Europa também ainda usam esse câmbio, mas os automáticos já são maioria igualmente.

        Para de chorar e ser grosseiro. Se vc curte ficar se cansando passando marcha fique a vontade, mas que carro manual é algo cada vez mais obsoleto é um fato vc querendo ou não.

        Está na hora de vc aprender como o mundo funciona, afinal pelo seu texto vimos que vc falando que o colega tem limitação física, mas aparentemente sua limitação é mental.

        • ViniciusVS

          Eu não tenho carro manual, eu hoje tenho dois carros automáticos até porque o manual não me atende, mas a questão não é o produto em si e sim a ação.

          Só porque EU quero comprar carros automáticos então ninguém mais pode comprar carro manual? o que vale é o que EU acho que presta? cada um tem a liberdade de comprar o que quer e acabou. Como falei, eu não sou ninguém e você também não é, a nossa opinião não importa, o que importa é quem entra na concessionária e fecha negócio, enquanto tem gente comprando carro manual ele não vai para o museu você querendo ou não. Repito para ficar bem claro “a nossa opinião não vale de nada.”

        • invalid_pilot

          Essa de que carro automático é de rico é a maior prova de que o brasileiro é preconceituoso, burro e compra bens para mostrar maior status social.

          Parabéns por pensar assim!

          Existem N fatores pessoais para preferencia de um ou outro sistema – cada um compra o que preferir e segue o jogo.

    • Mendes

      Câmbio manual é mais barato de comprar.
      O automático é uma peça de engenharia muito mais refinada.

      Manual também é mais barato de manter a longo prazo e/ou se der algum BO.
      Isso porque a embreagem exige troca após certo período, mas é um serviço simples (embora caro).
      Só que mais caro ainda é abrir uma caixa automática. É para poucos.

      Portanto, há público para ambos.
      Tem também os subjetivismos, uns dizem que gostam de dirigir manual, e outros acham mais prazeroso dirigir um carro com trocas automáticas. Mas aí o papo vai ao infinito

    • Zé Mundico

      Concordo e digo mais: quem dirige um carro automático nunca mais quer saber de pisar em embreagem e passar marcha.

      Tenho carro automático há uns 10 anos e quando tenho que dirigir um manual, prefiro mandar a mulher ou minha filha pedalarem embreagem e puxar manivela….rsrsrsrsrs

      • David Diniz

        Dirijo carro automático desde 2009 e nas poucas vezes que dirigi um carro manual quase causei acidente de trânsito…

        • ViniciusVS

          Nesse caso não se trata de um problema no veículo e sim na peça entre o volante e o banco.

      • Matheus Girelli

        Assino embaixo. Depois da auto escola fiquei quase um ano sem dirigir, até comprar meu primeiro carro, que é automático e sempre digo que não sinto falta nenhuma da embreagem e do cambio manual, principalmente com o trânsito que enfrento pra ir pra faculdade

      • EGITO

        Engraçado é que o cambio automatico tem opçao de trocas manuais ,quem gosta de dirigir prefere o manual

    • Adrian

      Concordo, detesto carro manual pra min aquele pedal ali não faz sentido algum; meu atual carro só é manual porque automático e mais carro.

    • invalid_pilot

      Cada um compra o que quiser comprar… simples assim

      A sua preferência não é absoluta – aliás ela é apenas pessoal

  • Marcelo Nascimento

    Isso já deveria ter virado passado junto com o século XX…

  • Luis Burro

    Eu sempre tive uma curiosidade e fascínio pela transmissão e só faz um pouco mais de um ano q consegui entender a participação da embreagem (pq o câmbio em si ainda tenho dúvidas),sempre achei q o funcionamento fosse o contrário do q é com ela funcionando como um freio pra desacoplar o câmbio do motor e ñ o atrito como o elemento transmissor do movimento pro câmbio!
    Sem ser este princípio ñ tem como fazer outro e pq o câmbio automático ñ usa este em vz do conversor de torque?

    • FrankTesl

      Por que aí seria câmbio automatizado

  • globonãotemjapa

    Eu prefiro automatico mas é mais caro

    • David Diniz

      Hoje em dia não muda muita coisa na parcela final e já existem carros 1.0 com câmbio automático.

      • Unknown

        Carro 1.0 automático, credo!

        • David Diniz

          Polo/Virtus 1.012V turbo mandaram fortes abraços e ainda tem Renegade 1.012V turbo, Onix HB20 e mais uma boa leva de 1,0 turbo com transmissão automática.

          • Unknown

            No Brasil só a dupla da VW, mas mesmo assim, passo!

  • Eskarmory .

    Vocês não chegarão a lugar algum discutindo qual câmbio é melhor. Não existe um pior que outro. Câmbio manual não é melhor nem pior que automático pois são DIFERENTES, para finalidades DIFERENTES cuja necessidade cabe ao dono decidir, não vocês. Parecem fanáticos religiosos brigando pra provar que o seu deus é o verdadeiro.

  • A embreagem serve para descansar o pé esquerdo enquanto se dirige…

  • gtry

    Este tapete desgracido vem em qual carro? Fiat?

    • Vinicius Santos da silva

      tapetão borcol de uno mille

  • IPZ.4

    MT >>>>>>>>>>>>> DCT >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Planície abissal >>>>>>>>>>>> Tédio >>>>>>> pose de rainha >>>>> trânsito lixo >>>>> AT >>>>>>>>>>>>>>>>>>> Pré-Sal >>>>>>>>> Vasco >>>>>>>>>>>>>> CVT.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email