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Para que serve a válvula termostática?

Para que serve a válvula termostática?

A válvula termostática faz parte do sistema de arrefecimento do motor, que é um dos mais importantes de um veículo.


Ele é essencial para que o motor funcione em temperatura adequada, evitando assim superaquecimento e danos catastróficos ao propulsor.

Mas, um item é essencial nesse conjunto e se trata de uma válvula. Afinal, para que serve a válvula termostática?

Um motor refrigerado a água precisa trabalhar numa determinada faixa de temperatura. As explosões na câmara de combustão geram uma energia térmica muito elevada e é necessário que haja uma troca de calor entre cabeçote/bloco e o ar atmosférico.


Neste último caso, a válvula termostática é o dispositivo que fará toda a diferença no equilíbrio entre esses dois pontos.

A válvula termostática consiste em um dispositivo térmico localizado entre radiador e motor, geralmente próxima do primeiro.

Ele permite ou não a livre circulação de água do sistema de refrigeração do motor dentro do radiador. Ela utiliza uma cera expansiva que, em temperaturas mais altas, aumenta seu volume e empurra um pino de passagem, tensionado por uma mola.

Com esse movimento, o pino permite a passagem da água do motor para o radiador.

Para que serve a válvula termostática?

Para que serve a válvula termostática?

Então, para que serve a válvula termostática? A válvula termostática tem como função permitir que a troca de calor ocorra entre motor e a atmosfera através do radiador.

Em níveis de temperatura mais baixos, a água ou líquido de refrigeração circula dentro das galerias do bloco e do cabeçote, permitindo aquecimento até o nível adequado de funcionamento.

Esse pré-aquecimento é rápido e necessário para que o motor possa funcionar numa temperatura adequada. Só então, a partir de 90° C, é que geralmente a válvula termostática entra em ação, deixando que o radiador possa fazer uma troca de calor do líquido de arrefecimento, retornando este para o propulsor em temperatura mais baixa.

Calibrada para determinada faixa de temperatura, quando esta abaixa, a válvula termostática se fecha novamente. Mas, por que ela não fica aberta direto? Se isso acontecer, a temperatura do motor nunca atingirá a faixa adequada de funcionamento e isso prejudicará seu desempenho e consumo.

Num carro com injeção eletrônica, a válvula termostática travada aberta obrigaria o sistema a enriquecer a mistura ar-combustível e isso acarretará em falhas, bem como consumo elevado e alto índice de emissão de poluentes. Se ficar fechada, então, ocorre o contrário.

Com a passagem sempre fechada, o motor irá superaquecer, podendo queimar a junta de cabeçote e outros componentes mecânicos. Por isso, é fundamental que qualquer alteração na temperatura do motor, um dos itens que devem ser verificados é a válvula termostática.

Para que serve a válvula termostática?

Este dispositivo possui temperaturas pré-determinadas, então, em caso de substituição, a nova válvula termostática tem que ter a mesma indicação de temperatura da anterior.

Normalmente, ela inicia a abertura por volta de 80°C e fica completamente aberta aos 95°C.

No passado, quando os carros eram carburados, muitos trocavam a válvula própria para álcool por gasolina, pois, a temperatura inicial de abertura era menor que no caso do combustível vegetal, evitando assim que o motor superaquecesse.

Obviamente, isso alterava bastante o funcionamento do motor e para o lado negativo.

Para que serve a válvula termostática?

Existem dois tipos de válvula termostática. A primeira é do tipo By-Pass – que possui uma flange com mola, como descrito acima – ou Refil, onde a válvula é inserida dentro de uma carcaça de plástico ou alumínio, podendo ser substituída de forma rápida.

Nesses dois casos, o processo de abertura é termomecânico. No caso da chamada eletroválvula, esta possui acionamento elétrico através de sensor de temperatura da água. Em carros abastecidos com 100% de gasolina, a abertura ocorre aos 97°C.

No caso do etanol, a temperatura de abertura da válvula é de 100°C.

Para que serve a válvula termostática?
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Louis

    Uma coisa que sinto falta é que vários carros atuais estão vindo sem o marcador de temperatura. Meus 2 carros só têm a luz-espia, ou seja, quando acender já pode ser tarde. No meu antigo carro, detectei defeito na válvula termostática porque via que a temperatura caía demais na estrada. E posteriormente também detectei o problema na junta do cabeçote por causa do padrão anormal da temperatura.

    • Retrato do Papai

      parece que alguns (poucos) carros também possuem a indicação de “motor frio”, que poderia indicar problemas na válvula termostática… mas é fato que com o ponteiro a tarefa é muito mais fácil

      mas tem um detalhe, muitos marcadores de temperatura dos carros atuais são “maquiados”, no meu fox por exemplo quando marcando 90 graus, as variações de temperatura em torno de 10 graus para mais ou para menos não são informadas, o ponteiro continua cravado no 90, apenas quando fora dessa faixa que ele começa a se mover (assim que eu descobri que a minha válvula termostática estava travada aberta)

      • leandro

        Verdade! Tive um Ford Focus 2011 que o indicador de temperatura de enfeite, ou ele marcava 0, 90 ou 100.. não tinha variação!

    • leandro

      Eu também sinto muito a falta! Detectei problema em um antigo carro meu observando as variações de temperatura! Consegui eliminar o problema com 25 reais trocando a válvula termostática!

  • Luan Moro Vargas

    O autor deve ser proprietário de motor rocam HAHA, nunca vi rocam dar tanto problema com válvula termostática. Apesar de ser um motor super robusto e de baixa manutenção, sempre dá problema na válvula termo

    • El Gato!

      Tive Rocam na garagem por sete anos (mesmo carro) e nunca deu problema na válvula termostática. Aliás, nunca deu problema nenhum em 97 mil km rodados.

    • El Gato!

      Tive Rocam na garagem por sete anos (mesmo carro) e nunca deu problema na válvula termostática. Aliás, nunca deu problema nenhum em 97 mil km rodados.

    • Fabio Marquez

      Tive um Ka 1.6 e era uma pedra no sapato esse problema, todo ano eu precisava trocar a válvula (eletrônica), pois o motor dava ferrugem que travava o sistema, fora a vez que o ar quente que vazou(foi isolado), e em outra vez que o reservatório estourou e o carro viajou sem água…

  • Wendel Cerutti

    Ai o cara vai no mexanico e ele diz , olha se fosse eu tirava a valvula porque ela só da probelma ….

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