América Latina Finanças Minivans Montadoras/Fábricas Veículos Comerciais

Paraguai ganha mais uma montadora de veículos

jmc-paraguay Paraguai ganha mais uma montadora de veículos

O Paraguai vem ocupando cada vez mais espaço na imprensa brasileira e internacional por conta do crescente aumento de investimentos no país, que recebeu também diversas empresas nacionais nos últimos anos, gerando um importante impulso econômico no país vizinho. A atração é pelo baixo custo de mão de obra local e por facilidades na burocracia local.

Entre as novas operações no Paraguai, a montagem de veículos está ganhando cada vez mais força. Desde 2012, o país do Mercosul vem montando utilitários leves de uso comercial. No ano passado, a empresa Reimpex começou a produção em CKD do JAC S2 (T40 aqui), além do J2, que iniciou-se poucos meses antes.

changan-honor Paraguai ganha mais uma montadora de veículos

Agora, a empresa Chacomer pretende iniciar a partir de abril a montagem de utilitários leves das marcas chinesas JMC e DFSK (Dongfeng), em um processo CKD que deve empregar mais de 117 pessoas e produzir 780 veículos em 2017.

Mas além dessa operação, a AM Reguera – outra empresa local – pretendia iniciar em fevereiro a montagem de um modelo para táxi, chamado Changan Honor 1.5, que é uma minivan de sete lugares, que custará até 75 milhões de guaranis ou R$ 37.500.

jac-s2-2016 Paraguai ganha mais uma montadora de veículos

A fábrica emprega atualmente 2.000 pessoas, mas o quadro deve aumentar com essa nova produção. A empresa já comercializa um monovolume chamado Eulove, que é importado da China.

No Paraguai, além de Reimpex, Chacomer e AM Reguera, o país possui também a Alex S.A., que monta motocicletas e também pequenos caminhões leves chineses de até 1.0 tonelada.

Essas operações podem fazer o país latino assumir futuramente o lugar do Uruguai na montagem de veículos em SKD e CKD dentro do Mercosul. Teremos alguma exportação ao Brasil? Por enquanto, a ênfase das montadoras paraguaias é atender o mercado local, o que é um bom termômetro para a economia do país.

[Fonte: La Nación/Hoy/Ultima Hora]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend