Elétricos Governamental/Legal

Paraná ganha primeira rodovia com pontos de recarga para elétricos

copel-eletrovia Paraná ganha primeira rodovia com pontos de recarga para elétricos

A BR-277, que liga Paranaguá à Foz do Iguaçu, se tornou a primeira estrada com pontos de recarga para carros elétricos ao longo do percurso. Gerenciada pela concessionária de energia elétrica Copel, a rede de eletropostos tem oito unidades distribuídos pela rodovia para abastecimento de veículos movidos por energia ou híbridos plug-in.



Os pontos de recarga Paranaguá, Curitiba, Irati, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Medianeira e Foz do Iguaçu. Com isso, já é possível a um carro elétrico atravessar todo o estado do Paraná sem deixar de carregar suas baterias. O primeiro ponto de recarga foi inaugurado pelo governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba Rafael Greca, no chamado Polo KM3.

O governador disse: “Nessa troca de automóveis convencionais por carros elétricos, nós saímos na frente na transformação tecnológica que o setor energético vai passar pelos próximos anos. Já saímos com visão de futuro e, com a competência da Copel, estamos fazendo a primeira eletrovia do país, com energia renovável”.

Antônio Guetter, presidente da Copel, comentou: “O que estamos inaugurando hoje é o futuro. Temos três grandes tendências que nos levam a imaginar esse futuro: a grande velocidade de inovação tecnológica, a mudança de comportamento do consumidor, cada vez mais preocupado em tomar conta dos seus insumos e fazer parte das decisões, e o esforço internacional de redução de emissões de carbono”.



copel-eletrovia Paraná ganha primeira rodovia com pontos de recarga para elétricos

Com potência de 50 kVA (kilovoltampere), cada eletroposto possui três conectores para carga em carros elétricos ou híbridos plug-in, sendo essa energia suficiente para abastecer 10 chuveiros elétricos, por exemplo. Todos os pontos ao longo da BR-277 serão de carga rápida e, o melhor, com energia gratuita para quem precisa percorrer o trecho. Elas provêm 80% de carga da bateria nesse tipo de carregamento, suficiente para garantir autonomia extra entre 150 e 300 km, dependendo da tecnologia e densidade das baterias do veículo.

O investimento feito pela Copel é de R$ 5,5 milhões e tem a participação da Itaipu Binacional na implantação dos postos de recarga na BR-277. O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas do governo paranaense visando o uso de energia alternativa e sustentável. Beto Richa destacou: “Assinamos esse protocolo e estamos vendo a inauguração da primeira eletrovia do país. Em breve, vamos inaugurar no Santa Cândida o primeiro conjunto habitacional da capital movido a energia solar, e a Copel nos ajudou com expertise dos seus técnicos”.

Segundo o Detran-PR, o estado possui 178 carros elétricos e 1.350 híbridos registrados em circulação pela região. O número ainda é pequeno, mas deve aumentar a partir de 2019, quando ocorrerão os primeiros lançamentos da nova geração de carros elétricos e híbridos da Chevrolet, Nissan, Toyota e Volkswagen, por exemplo.

[Fonte: Copel]

Agradecimentos ao Emerson.

 

 

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  • CanalhaRS

    Nem parece uma notícia de algo feito no Brasil. Uma medida “pra frente”, que pensa no consumidor.
    Infelizmente, esse carregamento gratuito deverá durar pouco tempo, já que a frota tende a aumentar.

    • Franco da Silva

      O Paraná sempre na frente. É um estado bem interessante. Penso em conhecer Curitiba para, quem sabe, me mudar.

      • Leonardo

        Olha que se você for você não vai querer sair. Sou do RJ mas atualmente moro em SE, olha, conheço os 3 estados do sul, te digo que em nada se parecem com o resto do país (talvez só floripa, se pareça um pouco com o Rio).

        • Franco da Silva

          E olha que eu moro no RS, mas o Paraná parece bem melhor.

          • klaus

            também sou do RS e curti muito conhecer Curitiba/Paraná

          • Luis Burro

            Faz tempo q o estado ultrapassou o gaucho no pib,mas estão proximos.Só o idh do RGS é melhor ainda.

        • Ricardo

          Até na bandidagem , kkkkkk …

        • Luis Burro

          Já foi maior a diferença.Mas é por causa da colonização alemã.As cidades do interior de SC não sao muito grande mas tem boa qualidade de vida a maioria.

    • José Barbosa

      Um dos maiores problemas do Brasil é a excessiva intervenção da União.

      Se o país fosse pensado num modelo mais independente, como os EUA, tenho certeza de que TODOS os Estados, sem exceção, estariam mais desenvolvidos.
      Alguns EXCESSIVAMENTE mais desenvolvidos.

    • lmp7

      Já é um bom incentivo, para aumentar a frota de elétricos no Brasil.

    • Edson Fernandes

      Mas me parece que é estrategico: É de uso voltado nesse primeiro momento aos carros das empresas de energia eletrica.

      • Emerson

        Não, neste caso é para uso de qualquer cidadão que tenha um carro elétrico e esteja na região do eletroposto. Trata-se de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa. Por isso os consumidores não terão custo para abastecer na eletrovia.

  • ObservadorCWB

    Esse pedágio é considerado um dos mais caros do MUNDO pela extensão e valores. Deveria ter recarga de “grátis”…..

    • edgar__rj

      Acho que é “de Grátis”…
      ‘Todos os pontos ao longo da BR-277 serão de carga rápida e, o melhor, com energia gratuita para quem precisa percorrer o trecho.’

      • ObservadorCWB

        Você está certo. Será gratuito. Minha ênfase é na lenga lenga que os paranaenses ouvem entra governo e sai governo. De que o pedágio ou “abaixa ou acaba”..kkkkk e isso nunc acontece. HOJE o PR conta com menos de 200 veículos elétricos emplacados pelo Detran. Os híbridos (sem maiores detalhes da configuração) são em número bem maior. Melhor seria ter escrito: só podia ser “de grátis” mesmo….kkk

        • JOSE DO EGITO

          Ai fica facil é so puxar “um gato de itaipu” quero ve aqui na Castelo Branco,Bandeirantes,Anhanguera

        • afonso200

          e geralmente quem tem esses eletricos andam só no final de semana, o compraram só pra dizer que tem algo diferente na garagem….. durante a semana é com seus Porsches, M.Benz ambos SUV’s

    • FocusMan

      Grátis para quem? Também quero litros de gasolina free para rodar lá.

  • Pedro Evandro Montini

    Muito bonito o layout do eletroposto. Bem moderno!

    • Erick da Silva

      extao. pensei a mesma coisa quanto vi aquela fotinha pequena da maéria(desculpa não sei como chama qntaão vai assim mesmo heheheehe).

  • Unknown

    Muito boa a iniciativa. O estado do Paraná também tem coisas boas, apesar de tudo!

  • Franco da Silva

    Recarga de elétrico em rodovia não é “o negócio”. Nunca será tão rápido. Se bem que, em pouco tempo, nos 15 minutos de comer um pastel, vai dar uma boa carga…

  • Alexandre TRE

    Parabéns governador e parabéns a Copel.

  • Schack Bauer

    Agora só faltam os carros…

  • Lucas

    Que bela notícia! Outros estados deveriam fazer o mesmo, principalmente os da região sudeste e sul, que provavelmente terão maior número de vendas de carros elétricos/híbridos com o passar do tempo.
    É um belo incentivo.

  • FocusMan

    Interessante os contribuintes que pagam IPVA de carro a combustão mais caro financiando o transporte de quem não precisa de dinheiro. Esse mundo está realmente ficando impossível…

  • Ducar Carros

    A maior parte dos 1.350 híbridos provavelmente não é plug-in, ou seja, não usará os postos.

  • Santos Santão

    uma tomada com um telhado em cima custou quase 690.000 cada uma…..TÁ ESQUISITO ISSO DAÍ!!!!

    • Alexandro Henrico

      Se você parar para pensar, a energia não chega lá por osmose… Tem uma estrutura toda para aquele eletroposto funcionar….

    • Emerson

      O valor investido está relacionado a um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Os eletropostos são uma parte do projeto.

  • FrankTesl

    Centenas de bilhões são gastos com despesas militares para assegurar áreas de produção e transporte de petróleo, e ninguém pergunta se todo mundo concorda

    —- vamos fazer meia dúzia de eletropostos ?
    —- Não pode, é o meu dinheiro!!!

  • FrankTesl

    https://exame.abril.com.br/tecnologia/o-que-fazer-com-baterias-de-carros-eletricos-a-nissan-ilumina-as-ruas/

    São Paulo – Os carros elétricos podem reduzir a emissão de poluentes enquanto são usados, mas suas baterias têm potencial para poluir o meio ambiente quando descartadas de forma irregular. A montadora Nissan encontrou um novo uso para suas baterias recicladas do veículo elétrico Leaf: iluminar as ruas com energia solar.

    Na implementação da Nissan, as luzes não estão ligadas à rede elétrica da cidade, elas têm funcionamento independente. A iniciativa ainda é um teste e acontece somente na cidade de Namie, no Japão. A região foi abandonada pela população após o acidente na usina nuclear de Fukushima. A meta da empresa é colocar as lâmpadas de ruas que usam as suas baterias em toda a cidade a partir deste ano.

    A montadora também já experimentou com baterias recicladas para armazenagem de energia solar em imóveis, algo parecido com a PowerWall, da Tesla.

    A Renault também tem um projeto semelhante. A ideia é usar energia limpa na ilha da Madeira, em Portugal, em seu programa chamado Smart Island.

  • afonso200

    só vai aumentar se tiver iniciativa em impostos

  • luiz

    Sul do brasil sempre na frente. Uma pena o governo federal sempre querer meter a mão em tudo e dar pouca liberdade aos estados

  • Luis Burro

    Interessante,estava justamente a pensar sobre isto esta semana.Mas não é tão surpreendente,há muito tempo existe versões elétricas de carros através de Itaipu e outras iniciativas.

  • FrankTesl

    aos que reclamam que “estão sendo dados subsídios injustos” para a eletrificção.
    Por maiores que sejam, nunca se compararão aos volumosos, infindáveis, impossíveis de serem rastreados e contabilizados dados ao setor petrolífero em nível federal e estadual.

    Os investimentos em petróleo estão isentos de impostos federais até 2040, segundo lei sancionada pelo presidente Michel Temer em dezembro, que estendeu o prazo de vigência do regime especial tributário do setor, chamado Repetro.

    Estados como São Paulo e Espírito Santo já estenderam a isenção para o ICMS, conforme acordo no Confaz (conselho que reúne as secretarias estaduais de Fazenda).

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