Audi Crossovers Finanças Mercado Montadoras/Fábricas

Paraná: Volkswagen pode anunciar investimento para produção de dois modelos

audi-q2-buenos-aires-NA-2 Paraná: Volkswagen pode anunciar investimento para produção de dois modelos

A Volkswagen pode em breve anunciar um novo investimento na fábrica de São José dos Pinhais-PR. Após os R$ 750 milhões aplicados pela Renault no estado, a fim de produzir o compacto Kwid, a montadora alemã deve ser a próxima. O dinheiro, de acordo com o jornal Gazeta do Povo, deve ser subsidiado pelo governo paranaense.



Com a reorganização das quatro fábricas instaladas no país, a Volkswagen reservará uma parte importante da produção para a planta paranaense, que deverá assumir finalmente a fabricação do Audi Q2, menor crossover da marca de luxo e que foi visto no Salão de Buenos Aires (confira aqui o vídeo). Além dessa opção de acesso para o segmento dentro da Audi, a VW deve levar para São José dos Pinhais mais dois modelos de carros.

Comenta-se de modo geral que um deles é o T-Roc, SUV compacto que a Volkswagen irá revelar nas próximas semanas, na Alemanha. No entanto, é o T-Cross o derivado direto dos Polo/Virtus com a plataforma modular MQB-A0. O SUV compacto terá um papel importante na recuperação de mercado da marca, entrando diretamente no segmento que mais cresce no país.

audi-q2-buenos-aires-NA-1 Paraná: Volkswagen pode anunciar investimento para produção de dois modelos

Atualmente, a fábrica faz os modelos Audi A3 Sedan e Q3, bem como Golf e Fox. Este dois, embora utilizem plataformas diferentes (PQ24 e MQB), são feitos na mesma linha de montagem. O Q3 ainda usa a antiga PQ35 do Golf V. Com T-Cross e Audi Q2, a planta de São José dos Pinhais somaria seis modelos diferentes, aumentando bastante a capacidade local e gerando mais empregos na região.

Nos dois casos, embora feitos com versões diferentes da mesma base, a fábrica teria que atender um demanda muito maior, especialmente no caso do SUV da VW, por conta do preço menor que o equivalente da Audi e devido ao mercado aquecido. Se tiver um preço competitivo, o Q2 também terá chance de vender bem.

vw-t-cross-nurburgring-3 Paraná: Volkswagen pode anunciar investimento para produção de dois modelos

O Volkswagen T-Cross será um SUV compacto menor que o T-Roc. Sua plataforma modular MQB-A0 vai permitir que ele bata de frente com os franceses Renault Captur e Peugeot 2008, isso na Europa. Com 4,15 m de comprimento e 2,56 m de entre eixos, ele compartilhará muitas peças com Polo e Virtus, que serão feitos aqui na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP. Além disso, uma picape cabine dupla derivada do projeto deverá ser feita na Argentina, fechando assim o quarteto da alemã.

Já o Audi Q2 é um pouco maior, medindo 4,19 m de comprimento, mas sua plataforma é mais larga e tem entre eixos maior: 2,60 m. Isso acontece porque a base MQB é a mesma do Golf e Audi A3, sendo na verdade um SUV compacto com chassi de médio, que em realidade sustenta até o “gigantesco” Atlas, feito nos EUA.

[Fonte: Gazeta do Povo]

Agradecimentos ao Luiz Carlos.

  • Ednei Gonçalves

    Será que a cogitação da produção do T-Roc em SJP tem a ver com o rumor de descontinuidade da produção do Golf (Volkswagen Golf pode deixar de ser produzido no Brasil, segundo presidente). Assim os modelos que seriam produzidos são: T-Roc, T-Cross, Fox, A3 Sedan, Q2 e Q3).

    • invalid_pilot

      Provável! Pelos preços pedidos no Golf nacional e pelo volume de vendas, compensa trazer do México/Alemanha

      O Fox poderia ser feito na Argentina (onde se faz a Space) e abriria mais espaço.

      • Djalma

        Deve melhorar os níveis de venda do Golf, agora que a VW vai adotar o cambio AT de 6 marcas no 1.0 TSi.

        • Luciano RC

          Alem disso, ela precisa acertar as versões. O carro está cheio de versões, cheio de pacotes. O Golf ficou misturado demais. Precisa tirar o 1.6 de linha, acertar o 1.4 com bom pacote e melhorar os preços. Só assim ele vai brigar com o Cruze.

          • PrGirafales

            a grande verdade que a VW só fez merda quando trouxe o golf pro Brasil, esse 1.6 foi uma tremenda de uma cagada, ai lançaram esse otimo 1.0 mas que sim, tem gente que recusa comprar um golf sendo 1.0, e quem pensa em comprar teria que ser com cambio AT, é muita cagada, era só continuar como era, trocando o DSG pelo tip e deixar como era, CL 1.4 e HL 1.4 nas duas versoes de cambio manual e at, estaria vendendo bem com certeza, ou na pior da hipoteses lançar esse 1.0 mas com versao AT, lançar esse 1.0 manual é muita burrada da VW, atualmente brasileiro que compra um carro acima de 60k pra mais quer carro com cambio AT

            • Luciano RC

              Concordo contigo… ela só foi estragando o Golf ao logo do tempo. Era o melhor do mercado e hoje é só mais um.

    • Deadlock

      O T-Roc deve ser produzido em SJP porque compartilha a plataforma com o Golf. Agora seria estranho é o T-Cross ser produzido em SJP, pois o Polo, do qual deriva, será produzido em SP. Talvez não seja complicado produzir o MQB0 junto com o MQB.

      • Luciano RC

        Parece que o problema nem é produzir em plataformas diferente… veja que isso já acontece com o Golf e o Q3.

    • André

      o Golf já vende pouco, com Polo, SuV do Polo e Q2 vai vender menos ainda.

      • Pedro Neto

        Todos os hatchs médios despencaram de 2015 para cá. Motivo? Os lançamentos de SUVs compactos

        • Victor Hugo

          Em se falando do Golf, não acho que foi só a questão do SUV´s. Detonaram o carro aqui, colocaram motor lixo (pelo preço do carro) 1.6 MSI, tiraram o DSG, empobreceram o visual, tiraram o Multlink, botão start stop. E mais um milhão de coisas. Enfim, detonaram o carro!

          • Luciano RC

            O carro ficou mais caro e mais simples… ele retrocedeu ao invés de evoluir.

        • Gran RS 78

          Não foi só por isso não. A VW subiu demais os preços do Golf e hj quem domina esse segmento é a GM com o Cruze sport6 que é mais barato e tem motor turbo.

    • Pedro Neto

      Golf será descontinuado, mas não esta geração que está chegando com a linha 2018 reestilizada como aconteceu Europa. De fato, quem será descontinuado é a atual geração do Fox, e aposto que o T-Cross se chamará Cross Fox ou Fox mesmo

      • Luciano RC

        Não duvido de nada disso viu.

  • Marcel

    “deve ser subsidiado pelo governo paranaense.”

    Sempre isso, o estado, ou seja nós, financiando essas montadoras.

    • Wellington Myph13

      As montadoras ainda dão retorno pro país, com empregos, giro de capital e etc. Isso é natural no mundo todo.
      Agora o que não é normal, somos nós bancarmos os políticos… O nível de imposto que pagamos, era pra esse pais ser 10x melhor…

      • Marcel

        Ah não como aqui, nos EUA por exemplo o Trump cobra sobretaxa de importado para forçar produção nacional, aqui além de fazermos isso ainda dão dinheiro via BNDES, cortam alíquota de IP e etc, nenhum lugar tem tanta vantagem para oferecerem preços tão exorbitantes.

        • Wellington Myph13

          Trump esta forçando as empresas locais a ampliar a produção interna. Ele quer fortalecer os EUA, ele quer Apple fabricando iPhone lá também, mas não vai rolar, os outros países ainda tem muitas negociações melhores do que o que ele esta propondo.
          Ele vai melhorar alguns pontos sim, mas já esta afastando em outros também. Só não ferra logo de cara porque o país é muito forte e se alguma coisa sair do trilho, eles se ajustam rápido. Aqui a coisa já saiu dos trilhos faz tempo, e a população não consegue fazer nada pra mudar.
          Nós damos muitas vantagens porque cobramos demais perto de outros países, e eles sabem muito bem disso. Se não tivesse o que fazem hoje, não teríamos mais fábricas aqui ou no máximo, só carro porco mesmo (mais) só pro nosso mercado…
          Os descontos em impostos que tanto dão pra eles, é pra cobrir os demais impostos, como os de funcionários por exemplo. Um funcionário de 1500 custa na verdade 2700 pra empresa (+80%). Pra ter 100.000 funcionários, são 150mi de receita só no salário + 120mi em impostos e etc… Se fosse como lá fora, em torno de 40%, seria metade disso, e assim a fábrica poderia ter mais funcionários…
          É um buraco sem fim. Nós nos achamos explorados por essas empresas, mas eles trazem o padrão de negócios que tem lá fora, se o país quer eles aqui pra gerar empregos e fazer o país virar, eles tem que igualar as coisas pra eles…

          • Marcel

            Sim, já disse aqui que a mão de obra no Brasil é uma das mais caras e uma das maiores responsáveis por altos preços, então que façam uma reforma trabalhista que diminua esses custos, o que não dá é cobrir um alto custo dando dinheiro para empresa e ela repassa o alto custo para o consumidor. Eles estão cada vez mais elitizando os carros, não pesquisei para me certificar mas no último ano que tivemos uma queda na inflação e os preços subiram acima dela, é o que me parece, além disso me parece que tem empresa que em vez de vender 10 cobrando 1 prefere vender 1 cobrando 10, com a mesmo custo.

            • Wellington Myph13

              Esse pais precisa de uma remodelada por completo. Se fosse pra manter do jeito que esta e um grupo extremista (Poderia ser os militares mesmo) viesse pra tirar todo esse governo corrupto, alinhar esse monte de cargo absurdo, já dava um folego pro pais e em pouco tempo estaríamos com tudo em dia e começando a investir em maiores evoluções pro país. Mas não acontece, e se acontece, o povo vai pra rua pra mandar tirar porque acham que vai ser igual a 40 anos atrás, que o país vai regredir e etc. Não tem segredo, é muita gente sem instrução, e os que estão lá em cima só querem saber de colocar dinheiro no bolso. Vide Lula que tem trocentos casos em cima, varias provas, e tem gente achando absurdo, que o cara é inocente, e se deixassem tomava o lugar dele pra ir pra cadeia se fosse preciso.

              Essa parte que as empresas estão cobrando mais cada vez que vende menos é uma coisa que o governo devia intervir, mas não o fazem. Tenho certeza que a baixa venda fez com que elas adotassem esse método, e continuam vendendo, e pra ajudar, quando lançam carro de 80mil pra cima, é mais sucesso do que lançar carro de 50mil, vide Argo que evoluiu em segurança no nível dos compactos, mas 50mil é muito pra nós hoje, então continuam nos baratinhos, e quem tem grana, o segundo carro do cara pode custar 80mil que ele não liga… Nisso eu concordo que elas deviam receber uma punição.

              • Marcel

                Isso dos militares daria um longo debate e iria desviar o foco, mas a política econômica deles não era muito diferente do Lula não, ambos seguem um cara chamado Keynes.

            • Renato Duarte

              você está redondamente equivocado. DISCORDO totalmente de você. Temos a mão de obra mais barata entre os países industrializados, encargos trabalhistas são a única forma de segurança que o coitado do trabalhador possui. O que acarreta os altos preços dos carros são, ICMS, IPI, IOF (quando financiado), IR, CIDE, isso por que eu não mencionei as outras taxas e tributos totais que no final variam de 40% até 60% do valor do carro.

              • Ernesto

                Você está equivocado. Dizer que nossa mão de obra é barata é não enxergar a realidade. Quem paga os encargos trabalhistas? É a empresa! Pense que esse encargo vai para o Governo. E o que o Governo faz? Empresta dinheiro para outros países, faz obras superfaturadas, cria mais e mais cargos…
                Além do mais, nossa mão de obra é muito menos capacitada que a de muitos países. Estamos ficando cada vez mais para trás e achando que com esses direitos estaremos seguros. Não, não há segurança se não há emprego! Acorde para a realidade!

                • Renato Duarte

                  ah, então você mora no conto de fadas onde empresário não paga tributos por cada empregado??? Brasil não é Estados Unidos, bota isso na cabeça. Você vive no conto de fadas que patrão irá pagar melhor sem uma CLT???
                  hahahaha Prove que sem CLT há alguma possibilidade do dinheiro brasileiro sustentar uma casa,, que aí sim eu concorde com você.

                  • Ernesto

                    Eu vivo o conto de fadas? Renato, estou querendo dizer o que é melhor e não o que vivo.
                    Acho que você sim vive um conto de fadas achando que a CLT é a melhor coisa para o trabalhador. Vou dar um exemplo: Imagine que o dinheiro que é recolhido para o FGTS poderia ser pago direto para o trabalhador e não para o Governo. O trabalhador pode muito bem investir muito melhor que o Governo e isso é fato! Outro fato? Qual o reajuste do FGTS? Você sabe? Ela perde até para a Poupança!
                    E volto a escrever o que escrevi acima: não há segurança se não há emprego. Cada vez mais o empresário é pressionado com impostos e outros custos. Não sei o que você faz, mas deveria chegar num estabelecimento e perguntar se o dono está satisfeito em pagar tantos impostos. E outra coisa, sem o empreendedor, onde as pessoas vão arrumar emprego?
                    O Brasil cada vez mais esmaga o empreendedor e você me falando que CLT é bom. Acorda, garoto!

                    • Renato Duarte

                      Então você quer dizer que, se eu recebo 1000 e a empresa paga mais 1000 em encargos,, ela me daria esses outros 1000 caso o governo acabasse com a CLT??? hahahahahaha
                      amham,, eu moro mesmo em um conto de fadas. Cê tá ”sertim” !!!

                    • Ernesto

                      Continue achando que a CLT e o Estado querem seu bem. A não ser que você seja um mamador de tetas, claro! Rsrsrsrs

                    • Renato Duarte

                      continue aí achando que um empregado custa caro pro patrão…. rsrsrsrs

          • Forçando como? Ele nunca mudou a carga tributaria kkk ele so deu incentivos e ameaçou algumas empresas. So, nunca fez nada alem disso ate pq o congresso não aprovaria.

        • Trump cobra? Pelo que vi ele nunca impos esse imposto, ele so ameaçou. Nem o imposto de importação que temos aqui eles tem la, o deles não chega a 2%. Aqui é 35% + 30% de IPI mais cotas pra cada montadora limitando a importação.

      • Handlay P.B.

        O Governo explora muito o povo brasileiro, prefiro sair do país do que sustentar esses corvos.

        • Djalma

          Basta o povo querer que reverte isso!

          • Luciano RC

            Parece que o povo gosta do que vê. Precisava voltar as ruas, cobrar a classe politica e exigir mudança.

      • Único retorno são preços altos, pelo que vejo.

      • Nicolas_RS

        Retorno ? Qualquer carro no Brasil é cobrado 6 vezes mais do que vale !

    • thi

      filhão as montadoras ainda fazem o giro do capital.

  • Cincinato

    Quero ver os preços desses suvs da volks, o polo vira caro, então esses poderam começar em 90k.

    • Handlay P.B.

      Provavelmente o Polo 6 200 TSI custará cerca de R$ 80 mil ou pouco + e logo acima estará o Golf 7 1.0 TSI reestilizado.

  • Wellington Myph13

    Esse Q2 é o T-Roc da VW que usará a MQB mas será menor que o Tiguan Allspace.
    E se confirmarem essa volta do Taigun, vai ser na plataforma do up!, que deve ganhar uma modificada no cofre pra poder usar o TSI com AT6…
    Vamos ver os preços… O lançamento final do Polo vai ditar tudo isso, porque é dele pra cima. Se tiver uma Comfortline TSI AT6 por 68990,00, o Virtus viria na casa de 75990,00 e o SUV por 78990,00. É algo pra fazer o mercado rebolar realmente.
    Mas baseando em algo mais “realista”, chuto Comfortline TSI AT6 por 75k – Virtus 82k – SUV 85k… Mais dentro da realidade de preço dos SUV com o nível de equipamentos que ele viria, como o Polo, 4 Airbags, ESP, 1.0T e AT6…
    Ainda assim, é um valor pra fazer o povo rebolar, porque um 1.0 TSI AT6 por 85k em um SUV, e se vier com um porta-malas na casa dos 400L, já vai ganhar muitos olhares…

    EDIT: Outra coisa, esse Q2 vem pra substituir o Q3 em questão de tamanho e preço vai ser só um pouco abaixo, já o Q3 vai adotar a MQB e ganhar opção de 7 lugares, igual a Tiguan Allspace…

    • th!nk.t4nk

      O Q2 é pequeno e baixo. O novo Tiguan (versao normal) parece um gigante perto dele. Mas por outro lado o Q2 tem um refinamento construtivo muito bom, é um SUV compacto de bom gosto. O ruim é que custa o mesmo que um A3 sedan, mas é uma alternativa pra quem prefere esses altinhos.

      • Luciano RC

        Se custasse o preço do HR-V, com 1.0 TSI e AT6, venderia muito bem.

    • Guedes

      Creio que não vai ter Polo Comfortline TSI. TSI só Highline.

  • Nicolas97

    Vi o Q2 no aeroporto de Buenos Aires está semana, tá bonito, se lançarem por aqui vai vender bem.

  • Handlay P.B.

    O negócio é tacar carros altos para aumentar as vendas. Creio que o sucesso desses novos carros dependerá muito dos preços que a VW cobrará por eles. Espero que o T-Cross seja tão futurista quanto o Polo 6.

  • afonso200

    VW desde 2010 querendo fazer um SUV aqui, kkkkkk. todas marcas ja fizeram 1-2-3 SUV no portfolio e a VW nada ainda

    • Luciano RC

      Ela parou no tempo… parece que ano passado acordou e começou a dar uma melhorada. Vamos ver se desperta.

      A Fiat que anda na mesma linha… completamente apagada, sem nada que atraia o consumidor.

  • Será que a engenharia da VW vai tirar leite de pedra e conseguir com 4,15m um espaço interno e porta malas similares aos do concorrentes Creta, Kicks e HRV? Ou será que mesmo chegando atrasada vai escorregar nisso?

    • Wellington Myph13

      O Polo com 4,05 já vai ter 300L de mala e bom espaço interno. O Virtus vai ter 2,6 de entre-eixos e provavelmente fariam o mesmo no SUV, garantindo bom espaço interno. A mala é que fica mais difícil de imaginar, eu chuto que conseguem chegar em 400L…

      • Eh… só esperando a apresentação do modelo para saber para o Brasil, acho que o ideal seria o T-Cross com tamanho de T-Roc.
        Se mantiver esses 4,15m, imagino que tenha porta-malas entre o Tracker e o EcoSport. Enfim, sempre um carro tem seu ponto fraco, normalmente nos VW atuais é o preço (para alguns também o design), eu torço para que seja o porta-malas, ehehehe

        • Wellington Myph13

          Acho que não vão errar no porta malas… De 300 pra 400 com a altura extra e uma “bunda” mais saltada como padrão dos novos SUVs da VW, são fáceis de chegar.

        • Wellington Myph13

          Acho que não vão errar no porta malas… De 300 pra 400 com a altura extra e uma traseira mais saltada como padrão dos novos SUVs da VW, são fáceis de chegar.

          • Luciano RC

            Se vier com uns 300l está ótimo, por que o Renegade tem um bem pequeno e isso nunca atrapalhou as vendas dele.

            • Ernesto

              Sei lá Luciano, as vendas do Renegade caíram bem.
              O início eu acredito que muita gente relevou, mas agora, vendo os concorrentes, inclusive da própria Jeep com o Compass, o Renegade está vendendo cada vez menos.

              • Luciano RC

                Ele vende menos por que o Compass é mais negocio que ele. E nas concessionárias Jeep, o pessoal está direcionando os clientes para o Compass.

  • Whering Alberto

    Horrível essa coluna C do Q2.

    • thi

      eu achei o charme

    • th!nk.t4nk

      Na verdade a coluna do Q2 é ao gosto do freguês. Pode pedir com o acabamento preto brilhante, fosco, prata, etc. Nao é obrigado a levar tal como está na foto.

  • thi

    vw traz logo o audi q2, deixa de ser lerda

    • Luciano RC

      E deveria vir com preço de HR-V. Usar a Audi para entrar nos SUV.

  • Pedro Neto

    Estou apostando que este T-Cross irá substituir o Cross Fox e Space Fox juntos. Quanto ao Fox “comum”, este será descontinuado provavelmente. Canibalismo interno, Polo irá roubar 80% ou mais de suas vendas, uns 20% do Gol e até mesmo uma parcela do UP!

    • Mario

      Bem provável.

    • Luciano RC

      Não duvido de ele vir como Novo Fox.

  • Djalma

    Já que usa a plataforma do Polo, o mais lgico seria produzir o T-Cross e em São Bernardo do Campos e o T-Roc, se for feito aqui, poderia ser em São José dos Pinhais, já que usa a plataforma do Golf, que é feito lá.

  • Mario

    Nossa! Está bem confuso. T-roc, T-cross, … parece sopa de letrinhas.

    • Luciano RC

      Só falta o T-Rex. KKKKKK

  • Luciano RC

    Esse Q2 com bom preço, poderia acabar com o reinado de Compass e HR-V por aqui. Mas a Audi vai estragar e colocar ele caro.

  • Gurgelando

    Cara, eu já tô fazendo uma confusão danada com essa história de T-Cros, T-Roc e Tharus (não citado nesta reportagem, mas já citado em outras). Já estou achando melhor esperar para ver qual é, kkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend