Audi Crossovers Finanças Mercado Montadoras/Fábricas

Paraná: Volkswagen pode anunciar investimento para produção de dois modelos

audi-q2-buenos-aires-NA-2 Paraná: Volkswagen pode anunciar investimento para produção de dois modelos

A Volkswagen pode em breve anunciar um novo investimento na fábrica de São José dos Pinhais-PR. Após os R$ 750 milhões aplicados pela Renault no estado, a fim de produzir o compacto Kwid, a montadora alemã deve ser a próxima. O dinheiro, de acordo com o jornal Gazeta do Povo, deve ser subsidiado pelo governo paranaense.



Com a reorganização das quatro fábricas instaladas no país, a Volkswagen reservará uma parte importante da produção para a planta paranaense, que deverá assumir finalmente a fabricação do Audi Q2, menor crossover da marca de luxo e que foi visto no Salão de Buenos Aires (confira aqui o vídeo). Além dessa opção de acesso para o segmento dentro da Audi, a VW deve levar para São José dos Pinhais mais dois modelos de carros.

Comenta-se de modo geral que um deles é o T-Roc, SUV compacto que a Volkswagen irá revelar nas próximas semanas, na Alemanha. No entanto, é o T-Cross o derivado direto dos Polo/Virtus com a plataforma modular MQB-A0. O SUV compacto terá um papel importante na recuperação de mercado da marca, entrando diretamente no segmento que mais cresce no país.

audi-q2-buenos-aires-NA-1 Paraná: Volkswagen pode anunciar investimento para produção de dois modelos

Atualmente, a fábrica faz os modelos Audi A3 Sedan e Q3, bem como Golf e Fox. Este dois, embora utilizem plataformas diferentes (PQ24 e MQB), são feitos na mesma linha de montagem. O Q3 ainda usa a antiga PQ35 do Golf V. Com T-Cross e Audi Q2, a planta de São José dos Pinhais somaria seis modelos diferentes, aumentando bastante a capacidade local e gerando mais empregos na região.

Nos dois casos, embora feitos com versões diferentes da mesma base, a fábrica teria que atender um demanda muito maior, especialmente no caso do SUV da VW, por conta do preço menor que o equivalente da Audi e devido ao mercado aquecido. Se tiver um preço competitivo, o Q2 também terá chance de vender bem.

vw-t-cross-nurburgring-3 Paraná: Volkswagen pode anunciar investimento para produção de dois modelos

O Volkswagen T-Cross será um SUV compacto menor que o T-Roc. Sua plataforma modular MQB-A0 vai permitir que ele bata de frente com os franceses Renault Captur e Peugeot 2008, isso na Europa. Com 4,15 m de comprimento e 2,56 m de entre eixos, ele compartilhará muitas peças com Polo e Virtus, que serão feitos aqui na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP. Além disso, uma picape cabine dupla derivada do projeto deverá ser feita na Argentina, fechando assim o quarteto da alemã.

Já o Audi Q2 é um pouco maior, medindo 4,19 m de comprimento, mas sua plataforma é mais larga e tem entre eixos maior: 2,60 m. Isso acontece porque a base MQB é a mesma do Golf e Audi A3, sendo na verdade um SUV compacto com chassi de médio, que em realidade sustenta até o “gigantesco” Atlas, feito nos EUA.

[Fonte: Gazeta do Povo]

Agradecimentos ao Luiz Carlos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend