China Europa Lançamentos SUVs

Patrocinador do Inter de Milão lança SUV chinês na Itália

swm-g01-1 Patrocinador do Inter de Milão lança SUV chinês na Itália

Não. Não é aquela fábrica de pneus, que por sinal teve o mesmo destino… O nome é SWM e é sim, uma marca chinesa. Pelo menos agora ela pode ser considerada assim, pois em realidade, sua origem é italiana. E como aconteceu? Em 1971, Piero Sironi e Fausto Vergani, fundaram uma nova marca de motocicletas em Milão, a qual chamaram de Sironi Vergani Vimercate Milano, cujas iniciais formaram a conhecida (por lá) SVVM.



A SVVM durou até 1984, quando encerrou suas atividades após produzir alguns modelos de motocicletas de até 500 cm3. No limbo, a marca italiana entrou para a história motociclística local, até que a chinesa Shineray – com forte presença no mercado brasileiro – comprou os direitos da SVVM, mas decidiu mudar a nomenclatura para SWM ou Speedy Working Motors. Esse renascimento da antiga marca fez com que o fabricante chinês entrasse no mercado de motos da Itália.

swm-g01-1 Patrocinador do Inter de Milão lança SUV chinês na Itália

No entanto, buscando se firmar no mercado automotivo, no qual já vendia alguns modelos de utilitários leves, inclusive aqui no Brasil, a Shineray se associou com a Brilliance, que é conhecida por ser sócia da BMW na China. Então, a marca de motos usou a SWM para vender novos carros, entre eles uma minivan chamada X3 e um crossover batizado de X7, lembrando que os termos não possuem direitos por lá.



swm-g01-1 Patrocinador do Inter de Milão lança SUV chinês na Itália

O mais estranho é que a BMW que usa tais designações e a Brilliance não tem vergonha alguma de produzir carros conjuntamente, utilizando os mesmos termos, agora nas mãos da Shineray com a SWM. Recentemente, a marca lançou um novo produto, um SUV de porte médio chamado G01 ou Go One. O modelo é feito sobre uma plataforma nova, que chamam de “G”. Fala-se apenas que ele tem 2,75 m de entre-eixos, o que é um bom espaço.

swm-g01-1 Patrocinador do Inter de Milão lança SUV chinês na Itália

Visualmente, o Go One não impressiona e parecendo uma mescla de Audi Q3, Range Rover Evoque e Infiniti QX30. Comenta-se que ele terá motor 1.5 Turbo, além de opções aspiradas 1.8 e 2.0. Com a onda de SUVs que varre a China, o G01 surge como mais um para surfar. No entanto, para chamar a atenção do consumidor chinês, a SWM lança mão de uma estratégica que bem conhecida por lá, que é associar a marca à time de futebol ou jogador famoso, como a Chery já fez algumas vezes.

swm-g01-1 Patrocinador do Inter de Milão lança SUV chinês na Itália

Como um dos patrocinadores do Inter de Milão, não por acaso devido à SWM ser considerada uma marca local, a Shineray aproveita a exposição para promover o G0 One, que foi lançado no estádio Giuseppe Meazza, como parte das celebrações do 110º aniversário do clube. O produto é tido como importantíssimo para a empresa, pois foi idealizado por uma equipe de designers europeus que já trabalharam com Toyota e BMW. O próprio time que dirige a marca é bem europeu. E assim, os chineses se aproveitam da fama estrangeira para fazer a sua própria dentro de casa.

COMPARTILHAR:
  • Engraxate

    Basicamente um Q5 genérico

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    SWM Creta

  • Coffinator

    Go EcoCreta Sport.

  • Cosi fan Tutti

    Espertos, nem um pouco… [ironic on]

  • Rbs

    Povão metendo o pau na chinesada e os chinas só decolando! Toma vergonha braziu!!

  • Luis Burro

    Lembra bastante os Audi msmo!Mas um pouco melhor de frente.

  • Luis Burro

    O q será q deu nas fabricantes por esta obsessão com a grade hexagonal,parece até fetiche!

  • Natán Barreto

    Parece um Creta com a filosofia de estilo da JAC

  • pedro

    Pra nós é bem desconhecida, mas não tem cara de chino, apesar de ser meio genérico no desenho e não apresentar nada de impressionante.

  • Gustavo Adriano

    Eu geralmente defendo as marcas Chinesas porque acho que estão evoluindo, e sempre falo também que a questão de Design é inteiramente influenciado pelas vendas de carros mais caros ou mais vendidos, no entanto não dá pra discutir tamanho furo em Design deste “Xing Ling”.

    Se repararem bem, a dianteira tem uma “influência” direta do modelo Q7 da Audi, logo na lateral vocês irão reparar que a solução da terceira janela (próxima à coluna “C”) vem diretamente dos últimos modelos da Infiniti (onde fazer aquela curva, dando uma impressão dinâmica na lateral do veículo), por fim, se “inspiraram” mais uma vez em outra marca que tem dado o que falar ultimamente que é a Lexus, procurem na internet a imagem da lanterna e verão que possui silhueta idêntica ao do modelo NX, por exemplo, e que seu interior (da lanterna) remete ao que a Opel fez na traseira do facelift do último Insignia (anterior à geração atual, quero dizer)…

  • Ubiratã Muniz Silva

    Nem sabia que a Xinerai vendia moto na Itália. (ainda que com outro nome)

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email