PCD: com mudança no IPI, isenção plena apenas para seis carros

Com a recente mudança na regra do PCD, onde a isenção de IPI para carros acima do R$ 70.000 foi cancelada através da MP 1034/21, assinada pela Presidência da República, o mercado de carros para deficientes físicos de repente se encolheu drasticamente.

Agora, para se obter isenção plena (IOF, ICMS, IPI e IPVA), o consumidor PCD encontrará poucas ofertas no mercado nacional. Basicamente, seis modelos são oferecidos pelas marcas como ofertas para este perfil de cliente.


Ainda que a MP tenha que ser votada em até 120 dias no congresso e que sua validade seja até 31 de dezembro, até lá, muita gente precisará de um carro nessas condições.

No mercado, a Chevrolet oferece somente o Onix Turbo AT por R$ 65.390, que sai por R$ 53.265 (IPI e ICMS). No site, da GM mostra Onix Plus Turbo e Tracker Turbo, mas não se iluda, essas ofertas não existem. Basta clicar neles para ver o aviso de “indisponível”.

Já na VW, apesar de o Gol 1.6 AT estar custando R$ 69.930, a marca alemã mostra apenas o T-Cross como produto específico para PCD. Em teoria é possível comprar o Gol assim, desde que o preço seja o sugerido pela marca. Deve-se considerar, nesse caso, que o preço é nacional e que em São Paulo, o hatch sai mais caro.

Pelas novas regras, a Renault agora só tem o Logan Zen 1.6 CVT, que tem preço sugerido de R$ 69.190, saindo na prática por R$ 53.507,69. Na Honda, o Fit Personal é a única opção PCD com preço de R$ 68.190 na cor branca.

PCD: com mudança no IPI, isenção plena apenas para seis carros

A Caoa Chery, por sua vez, tem o Tiggo 2 EX 1.5 AT com ou sem pintura metálica, custando respectivamente R$ 69.990 e R$ 68.690. Com isso, o crossover acaba chegando ao consumidor PCD por R$ 53.745,38 e R$ 52.747,11, na mesma ordem.

Com a alta descontrolada dos preços, é possível que alcancemos dezembro sem nenhuma opção PCD no mercado nacional se a MP 1034 continuar valendo até lá. Destes, apenas o Onix Turbo parece o mais distante de alcançar o limite.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.