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Perodua Axia mostra como poderia ser o Etios no Brasil

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Apesar da dirigibilidade e da segurança elogiáveis, o Toyota Etios carece de um item muito importante no mercado brasileiro, um estilo atraente. Na Índia, isso não faz muita diferença, mas no Sudeste Asiático, a coisa é um pouco diferente.

Na Indonésia, por exemplo, a Toyota valeu-se da parceria de sempre com a Daihatsu para lançar a dupla Axia/Ayla, cujo visual é bem mais moderno que aquele visto no compacto indiano. Como também acontece, a malaia Perodua tem sua cota nipônica garantida e baseado no carro da Toyota, terá em breve um novo compacto local.

Esta imagem mostra exatamente isso, um Perodua Axia sem camuflagem e praticamente pronto para ser produzido na terra da rival Proton. Se a opção indonésia fosse considerada para o Brasil, em qualquer dos dois casos, teria sido mais agradável aos olhos do consumidor nacional. Enfim, vamos esperar pelo próximo Etios, que deverá dar as caras por aqui nos próximos dois anos.

[Fonte: Funtasticko]





  • pedro rt

    a mudança q o etios vai passar e a mesma q o sandero vai passar agora, mudara totalmente o visual interno e externo mas a maioria das peças usadas serao as mesmas

    • Magnus Cordeiro

      O que eu não acho um problema pois são carros comprovadamente robustos e confiáveis , e o único problema está mesmo no Design externo/interno .

    • Andrex2501

      Não sei qual é pior, o atual ou esse! Parece um Frankstein, grade do Sonic, faro que lembra o Jac T6. Ousaria dizer que o atual é ainda um pouco melhor (opinião pessoal)

      • Edson Fernandes

        Eu também não gostei. Para mim, o Yaris (ou seria o Auris? sei la…rs) seria perfeito como o comapcto da marca e justo nos preçosque hoje de tabela assustam.

        • Daniel Perim

          O Auris é um pouco maior, aparentemente um hatch médio. Em relação ao Yaris, que realmente é um compacto excelente, eu me sinto envergonhado com o fato da Toyota achar que ele não seria uma opção melhor que o Etios para o Brasil… Triste!

          • Edson Fernandes

            Para mim, a Toyota tentou colocar guela abaixo dos brasileiros tal opção. Se foisse realmente feito uma pesquisa mais profunda para trazer o modelo compacto, creio que a opção poderia até ser de um carro de baixo custo, mas ao gosto do Brasileiro.

  • AlvinhoV8

    Continua estranho.

  • Mazembe 2X0

    Qual a dificuldade de fazer um compacto bonito, mesmo os europeus Aygo e Yaris eu acho eles feios.

    • Pedro Jungbluth

      Tem muita coisa envolvida. Aygo e Yaris seriam mais caros que o Etios. As chapas complexas são muito mais caras de desenvolver e fabricar, e os vidros mais retos são bem mais baratos.

      • Edson Fernandes

        Pois bem… pelos preços de tabela (esquece desconto, pelo preço CABE o Yaris) é totalmente valido ter ele em nosso mercado. Numa rapida pesquisa de mercado comparando VISUAL, de cara o pessoal saberia escolher dentre as opções qual o que mais agradaria o consumidor antes mesmo de trazer qualquer uma das opções para o Brasil.

  • inuyasha

    quanto custaria no BR

  • Francisco J Aquino Carvalho

    A frente parece um Sonic.

  • Diego Lip

    Etios, único modelo nacional da Toyota que não é desejado e não sucesso.

  • Bartolomeu

    O que acho estranho é investirem bilhões de dólares, uns 5 anos de desenvolvimento e sair um negocio por unanimidade horrível como é o Etios. Será que não existe um mínimo de bom senso ou bom gosto? Qualquer concurso de desenho saem design excelentes a custo quase zero.

    • Pedro Jungbluth

      o desenho não é caro, mas o desenvolvimento e a produção são.
      O Etios é o compacto mais seguro do Brasil, por exemplo. Isso faz o capô dianteiro dele ter um desenho estranho, porque a curvatura da ponta é necessária para machucar o mínimo em casos de atropelamento.

      Mas como aqui no Brasil coisas como estilo são muito mais importantes e urgentes para a população do que preservação da vida, o carro não tem vendas significativas.

      • Guilhe

        O Etios não é o compacto mais seguro do país, o UP, HB20 e NF tiveram notas maiores, derrubando seu argumento que o ETIOS é feio para ser seguro.

        • Pedro Jungbluth

          Bem, não para passageiro traseiro né? Fodam-se as crianças. E também segurança em caso de atropelamento. Fodam-se os outros.

          Além disso, o conjunto todo, o triangulo segurança, consumo, desempenho, supera dois do que você falou. E em estilo, supera o up.

          Além disso, o Etios é feito na única fábrica ecologicamente correta da industria automobilística brasileira. Mas foda-se o meio ambiente também.

          Por fim, compare preço de peças de reposição.

          • GPE

            “…o Etios é feito na única fábrica ecologicamente correta da industria automobilística brasileira…”
            A única? Qual é a fonte?

        • Bruno Wendel Marcolino

          o up é bonito?

          • LeandroBalmant

            Mais que o Etios eu tenho certeza!

          • Edson Fernandes

            Mas se for citar compactos, o mais seguro é o up. E eu tbm acho feio e não gostei do interior.

            • Bruno Wendel Marcolino

              com certeza, porém o Etios também é seguro, não é o mais seguro, mas é.
              tem 4 estrelas se não me engano, o que é um bom índice, ganhou 4 de 5 estrelas.

              • Edson Fernandes

                Eu só disse sobre falar que o Etios é o mais seguro, mas ele não deixa de ser seguro. Só que o HB20 também é tão seguro quanto (lembre-se que ele teve revisão) e poderia ser minah opção a depender do modelo comparado.

          • Guilhe

            Ser bonito ou não é relativo para quem avalia, não existe um padrão

            • Bruno Wendel Marcolino

              então concorda que o Etios pode ser bonito para alguns correto?

          • automotivo

            Parece q pra ele é bonito!

      • ObservadorCWB

        Pode citar a fonte que diz ser o mais seguro ?

        • Matheus Lelis

          é toyota kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • tjbuenf

      Não é questão de não saber, mas de não querer. Design bonito custa mais caro, tanto em desenvolvimento quanto em produção (este principalmente).

    • CorsarioViajante

      Não. O custo do design não é zero. Transformar aquele desenho super-legal que um cara qualquer faz em um produto real não é fácil e muitos vezes impossível. POr isso existem enormes equipes de estilo, inclusive renomadas, que custam fortunas.

  • Leoncio

    Chevrolet fazendo escola.

  • Leandro1978

    Ainda acho que o maior problema do Etios está no seu painel. Feiura externa por feiura, Agile e o antigo Logan também o eram e tinham boas vendas. Este Axia até que é bonito, mas foge da identidade da Toyota, acho que dificilmente fariam um facelift para deixar o Etios nacional parecido com este indonésio. E o Vios, foi esquecido?

    • CorsarioViajante

      Tbm acho. Eu, por exemplo, toparia por fora. É meio bizarrão, mas é tipo aquele cara que é tão feio que fica engraçado. Já por dentro… Ter dificuldade para saber a velocidade e giro para mim é dureza.

      • Bruno Wendel Marcolino

        nem velocidade, a dificuldade maior é ver se tem gasolina, o que é extremamente ridículo num carro que chega a custar 50 mil.

        • CorsarioViajante

          É ridículo em qualquer carro de qualquer valor! É invisível!

    • RTEC30

      Se o Etios fosse bonitinho venderia mais que HB20 e Onix, mas não tem capacidade de produção para isto. Então se ele tivesse um design legal, seria mais caro =/ (algo como que o Corola é para a categoria).
      Verdade triste

  • Renan21

    Muito estranho. Lembrou o sonic com farol de jac j3

  • Pedro Jungbluth

    Etios é um ótimo carro. É retinho porque isso economiza em chapeamento e vidros. É seguro, um dos mais seguros do Brasil principalmente para quem tem filhos, e vemos um monte de donos de Palios, Milles, etc criticando o modelo.

    Brasileiro é uma merda. Faz questão de vidro tortinho, lataria “da hora” mas na hora de comprar prefere cortar segurança, tecnologia, poluição e consumo pra ter isso.

    O Logan, um dos melhores carros do Brasil, ao receber uma reformulação não evoluiu nem em mecânica, nem em segurança, nem em consumo. Só ficou mais “estiloso” o único apelo de vendas que os Brasileiros conhecem.

    • DevXav

      Só se for pra você que gosta de pagar caro em LIXO.

      Vai lá fomentar essa indústria de lixo automotivo, pagar caro em produto barato.

      Lembrando já que em momento algum falei sobre outros “carros”, pois sabemos bem que existem vários lixos por aqui, mas dizer que “Logan é um dos melhores carros do Brasil”, você forçou a amizade.

      Eu fico sem carro, junto 10k a mais pra comprar outro veículo mas não coloco meu dinheiro em um lixo desses.

      HUEBR.

      • Pedro Jungbluth

        pois é, qualidade é apenas estilo.

      • Pedro Jungbluth

        Antes de falar, pesquise sobre o carro, seu desempenho, seu torque, sua leveza, os resultados de crash test, como a fábrica dele é ecologicamente correta, não polui água e tem baixo consumo de energia, verifique os preços de peças (me diga onde se pode comprar um para choque dianteiro por menos de 300 reais em concessionário hoje em dia), ele tem conjunto. Se é lixo ou não, é subjetivo, ele é adequado as nossas condições, mas não é adequado a nossa mentalidade. Se você considerar um uso de 10 anos com 10 mil km por ano, ele é o compacto mais barato do Brasil, no total.

    • Edson Fernandes

      Po, eu nao sabia que já teve novas baterias de teste para o Logan atual.

      Vc pode divulgar informações a respeito?

  • Anderson

    Achei que fosse um clone chinês do Sonic.

  • zeuslinux

    Fazer carro feio é que nem fazer azulejo feio. O custo de fazer um feio é exatamente o mesmo de fazer um bonito e o bonito venderá muito mais.

    • CorsarioViajante

      Não é o mesmo custo.

      • Yago G.

        Para uma empresa que já tem projetos para até a #3 geração, o custo é praticamente o mesmo.

        • CorsarioViajante

          Bom, uma coisa é ter custo, outra coisa é se a empresa poderia ou não pagar este custo.

    • Edson Fernandes

      Não é o mesmo custo não.

      Para facilitar o entendimento… qual dos dois tipos demotores seriam mais baratos? Um 8v como do Onix, ou um 12v como da Hyundai?

      Agora, perceba as melhorias implementadas em um e no outro. agora… coloque tudo que um e o outro produto recebeu para ser vendido em nosso mercado.

      Se reparar, antes inclusive, o HB20 custava R$32500 porque tinha ar condicionado e outros itens que o Onix não tinha. Ou seja…. parte do quanto será vendido e a demanda da empresa. Enquanto hoje sobra Onix a Hyhundai vende o que pode de HB20. O que eu quero dizer é que sim… tem diferenças no custo e o tamanho do negocio.

      • zeuslinux

        Eu falei em DESIGN bonito e feio, não em termos de diferenças mecânicas. Fazer a carroceria de um carro feio como o Etios ou um carro bonito como o HB20 custa a mesma coisa.

        • Edson Fernandes

          Isso sim, mas de custo para fazer o desenho dos dois com certeza tem custo.

  • CorsarioViajante

    Nem na ìndia o Etios vende bem, e não vejo pq ficar falando em dirigibilidade excelente, a mim pareceu uma dinâmica correta e ponto final.

  • ultimate_rr

    Esse carro tem um estilo diferente do Etios. Olha a altura do teto. É o mesmo que comparar Etios com Yaris. Nada a ver. O segundo compete com Fit e Fiesta nos EUA, porém mais precisamente com o Fit.

  • Igor

    Parece uma cópia do Sonic hahaha.

  • Agnaldo Gastaldi

    Prefiro o Etios…

  • Jonathan Iury

    com exclusivas super calotas de papel

  • HenriqueHJ

    o que esta errado não é o design, é o preço. se quer ficar parecido com o sandero, que custe um pouco acima do sandero. querer cobrar quase um new fiesta, HB20 é zoeira sem limite.

  • edbil

    Aff… pegar o Picanto e mudar alguns detalhes e botar como projeção.

  • edbil
  • Anderson SP®
  • johnnyburanelo

    feio tb
    menos feio que o etios
    mas tb nao agrada
    sinceramente o Etios deveria ser extinto para sempre!!!!
    lixo, porcaria inútil!

  • M Helena Sorlu

    Gente…o etios precisa de uma reforma total, dos pés (plataforma) a cabeça (design).Além da estética (tanto interno qto o externo) ser muito ruim, as quatro estrelas do crash test não vão ser novidade nenhuma daqui dois anos (não garantindo nenhum destaque ao carro) já que atualmente o New Ka já tá incluindo ESP em algumas versões. Não basta o carro ser japonês e ter um pós venda caríssimo (como o Fit), ou ser mais ou menos bonito ter segurança mediana e pós venda ruim ( Hb20). É preciso ter todo um conjunto da obra, que os carros populares no Brasil simplesmente não tem.

    Exemplo disso é o Up! que tem uma plataforma moderna e (talvez) segura unida com um motor moderno. Mas aonde está o espaço interno? Porque boa dirigibilidade tem de sinônimo de carro duro? E por que o carro precisa parecer tão sem sal? A Das auto sabe desenhar carros, veja o exemplo do Scirocco ou o Old Beatle, então porque não caprichar um pouquinho mais no irmão mais novo?

    Outra decepção foi o New Ka, por que o carro tem que ser uma união sem inspiração de Gol com Fiesta quando o conceito Start é muito mais interessante? Além disso porque insistir nesse formato de hatch clássico quando a outras possibilidades como o formato hatch van do Fit que agrega um outro nível de utilidade ao segmento, ou hatch crossover como o maravilhoso peugeot 3008. Adoraria ver o KA ser uma Mini B-max bonita, com o desenho dos conceitos Start/Evo. Aliás a ausência da coluna b facilitaria e muito a minha vida e a de vários brasileiros que têm de estacionar em lugares apertados e utilizar cadeirinhas de bebê. Claro que eu vejo os pontos positivos do New Ka
    como segurança (ESP seu lindo!/Isofix/ 6 airbags), motor talvez super econômico (mas cadê o ecoboost dona ford ?) e uma dirigibilidade herdada do New Fiesta. Mas como sempre falta conjunto da obra, não adianta o carro me fazer sorrir para depois me dar raiva.

    E aí que eu espero que a nova geração do Toyota Etios entre. O mercado precisa de um sacudida, precisa de um carro que tenha um bom espaço interno mas seja compacto, moderno, econômico, seguro, bonito e acessível. Que Inclua desde apoio de braço para o motorista (com porta objetos), ganchos e rede no porta malas, excelente visibilidade e dirigibilidade, boa distância do chão, etc. Basicamente daqui a 2 anos, eu espero que a segunda geração do Etios me surpreenda e me faça querer comprar um carro e não ter de escolher entre os menos ruins

  • DiMais

    bem que poderia ter alguma empresa Brasileira interessada a fazer o mesmo, pegar a plataforma/tecnologia da Toyota e lançar um produto local (que nos casos citados pela matéria, saíram bem melhores que o original)



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