*Destaque Sedãs Segredos-Flagras Toyota

Perto do lançamento, Toyota Yaris Sedan já roda com pouca camuflagem

yaris-sedan-flagra-sp-1-1024x696

O Toyota Yaris está bem perto do lançamento, que ocorre em junho. O compacto da marca japonesa será o próximo impulsionador de vendas da empresa, após a chegada do Etios. Feito para mercados emergentes, o modelo já roda quase sem camuflagem, agora mais para chamar a atenção do público nas ruas.


Não por acaso, um exemplar do Yaris Sedan foi visto em São Paulo, pelo leitor Vinícius Rocha e seu amigo Leonardo Garbin, que fez as fotos. Próximo da avenida Paulista, o sedã compacto da marca japonesa desfilava tranquilamente apenas com camuflagem leve na frente e atrás, apenas para deixar a surpresa (pouca, se seguir os demais países onde foi lançado) para o lançamento.

yaris-sedan-flagra-sp-5-1024x596

Apesar da placa verde de Indaiatuba-SP (que mais adiante estará em outro carro, de outra marca…), o Toyota Yaris Sedan 2019 não será feito na casa do Corolla, mas em Sorocaba, também no interior paulista, onde o Etios é fabricado. Com investimento de R$ 1 bilhão, a empresa se prepara para um salto de 108 mil para 160 mil carros por ano.


Com isso, espera-se que o Yaris e Yaris Sedan façam o mesmo que Polo e Virtus na Volkswagen, ou seja, passem seus irmãos menores e assumam volumes mais importantes, mas no caminho da dupla existe o Corolla. Existe a possibilidade do best seller da Toyota perder o posto para o Yaris hatch, que vem para brigar com Polo e pode ir mais além.

yaris-sedan-flagra-sp-2-1024x670

No caso do sedã compacto, o médio pode perder parte das vendas devido ao novo modelo, um pouco mais barato e ocupando a faixa de preço que era da versão GLi com bancos em tecido. De qualquer forma, quem ganhará a disputa interna será mesmo a Toyota, pois isso significará a captação de novos clientes, que antes vislumbravam o Corolla, mas desistiram diante da subida de preços e não possuem qualquer apego pelo Etios Sedan.

O mesmo deve ocorrer no caso do Yaris hatch, embora com certo prejuízo para o Etios hatch nas versões mais caras. No final, o saldo ainda será bem positivo para a Toyota. A nova dupla deve chegar com motor 1.5 Dual VVT-i recalibrado para alcançar potências e torques maiores, além de oferecer um câmbio manual de seis marchas e o CVT. O 1.8 de até 144 cavalos, usado no Corolla, não seria nada ruim, mas não poderia ser vendido nas faixas de preço que Polo/Virtus e Argo/Cronos mais se destacam.

yaris-sedan-flagra-sp-3-1024x662

A vantagem é que trará de fábrica controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, além de uma estrutura bem reforçada para alcançar 5 estrelas no Latin NCAP. Já os sete airbags podem ser oferecidos nas versões mais caras apenas, ficando o duplo ou triplo airbag nas mais em conta. Bom, agora é esperar para ver…

Toyota Yaris Sedan 2019 – Galeria de fotos

Agradecimentos ao Vinícius e ao Leonardo.

COMPARTILHAR:
  • Eskarmory .

    Parece ter um porte similar ao Corolla. Dificilmente não venderá muito bem…

    • marc west

      Ele tem um comprimento similar ao do Corolla Brad Pitt.

  • Maycon Farias

    Tenho a sensação de que o Corolla não irá perder absolutamente nada para ele. No máximo ficará Corolla e Yaris juntos como a dupla da Jeep. O mais lógico é o Yaris tirar vendas do Polo, Cronos e até mesmo do Etios.

    • Ducar Carros

      Você esqueceu do City, que, acredito, será proporcionalmente mais afetado que o Cronos.

      Já o hatch deve bater de frente com Polo, Fit e versões mais caras do Argo, além, claro, das versões mais caras do Etios.

    • Eric PB

      Concordo contigo. Quem pensa no corolla, já esta pensando em um sedã maior, estabilizado no mercado e ”premium” nos moldes brasileiros. É mais correto ele tirar vendas de rivais diretos.

  • sigma7777777

    Este sedan compacto está parecendo grande, mas já percebi que é moda do momento tentar beliscar versões de entrada do segmento de sedans médios. Vai vender muito!

    • Tosca16

      Corolla e Corollinha.

  • elrafah

    Parece que atrás é freio a tambor…

    • Tosca16

      Vc acha que a Toyota ia por freio a disco nas 4 rodas? kkk

      • elrafah

        Sei lá, né… Vai que…

        • vicegag

          …Vai que, ela começa a ter uma consideração maior para com o brasileiro.

          • elrafah

            …considero isso meio difícil…

      • th!nk.t4nk

        Freio a tambor pra esse carro tá bom demais. É só um compacto pra cidade.

        • Tosca16

          Não é necessário ter disco nas quatro, concordo, um bom freio a tambor resolve, mas custa? Tem carros aí de 100 mil que não tem freio a disco atrás, certas horas a crítica vem pelo preço e não pela ineficiência do conjunto.

    • Edilson

      parece mesmo, mas a versăo tailandesa tem disco nas quatro.

      • vicegag

        Eu vi vídeos nos quais aparecia os discos na traseira, mas acabei de checar, tanto no México quanto na Tailândia, os modelos só possuem tambor na traseira.

    • Rafael Lima

      Se nem o Corolla tem freio a disco, tá pedindo muito pro Yaris

      • Caio Lucas Andrade

        O Corolla tem freio a disco traseiro desde o modelo 2003.

        • Rafael Lima

          Ops! Tens razão, pensei nos modelos mais caros como a SW4 que não possui e acabei fazendo conexão com o Corolla

  • Tosca16

    Se eu fosse a Toyota faria o seguinte, quando chegar a nova geração do Corolla eu superfaturaria ainda mais os preços e deixava a antiga geração convivendo no mercado, quem duvida que o Corolla de geração passada venderia mais que Virtus e companhia limitada? É só ter preço kkkk. (ironia a parte, não duvido que daria certo)

    • Pedrov

      A tendência é o Corolla ir perdendo espaço aos poucos (ficando mais caro) e o Yaris ir assumindo o seu lugar. Não estou dizendo que isso seja justo, mas é um movimento que parece estar acontecendo em várias montadoras. Os médios decolam de vez para além dos 100k e para colocar no lugar antigo, as marcas criam esses compactos mais espaçosos e “refinados”.

      • vicegag

        Qual tempo que este Yaris para pobre levará para custar o que o Corolla custa hoje?
        Façam suas apostas.

    • Matthew

      Sei lá, pelo menos a Toyota está oferecendo um produto de padrão global (ao menos nas Américas; já sei que vai aparecer um monte de zé frizinho contando como a versão europeia é ridiculamente superior em todos os aspectos). O que não dá pra engolir é a linha Hyundai HB20 que muda frisos e lanternas a cada ano-modelo e está cada vez mais cara. 72 mil pratas na linha 2019 é uma comédia. E nem precisa ir muito longe pra encontrar coisa melhor. Só olhar o Accent recém-lançado na América do norte e como ele está anos-luz à frente do famigerado HB20S, tendo praticamente o mesmo porte (pouca coisa maior) e sendo um dos carros mais baratos dos EUA, concorrendo com o Versa.

      Essa estratégia de manter duas gerações do mesmo carro sendo vendidas ao mesmo tempo já foi bastante comum por aqui até os anos 2000, mas a ideia tem caído em desuso com raras exceções. Se eu não me engano na África do Sul ainda vendem o Corolla da geração anterior junto com o modelo atual. Eu particularmente preferiria que mantivessem o atual Jetta com opção única de motor 1.4 TSI do que o Virtus.

      • JOSE DO EGITO

        Me pareçe que a “mascara” da HYUNDAI esta caindo,passado a euforia da novidade que foi o HB20 agora estao parecendo uma marca chinesa melhorada,quanto a TOYOTA ,acho que esse YARIS vai ser um sucesso absoluto,pois a confiança conquistada por anos se mantem em alta nao so aqui mas no mundo todo,muito refletido na qualidade mecanica com sua robustes e baixo custo de manutençao.

        • Cosi fan Tutti

          Sim, Toyota é diferente, Etios que o diga kkk

        • Tosca16

          Vc tem uma cisma com os chinas né?

          • JOSE DO EGITO

            Tenho nao,so nao concordo com a baixa qualidade dos produtos oferecidos e das copias feitas de outros carros feito na cara de pau

        • thi

          Hunday? Marca q considero é VW,GM,Toyota, Ford e so!!

          • JOSE DO EGITO

            Dessas que vc citou somente VW e TOYOTA sao boas que tem uma certa qualidade

    • Eric PB

      E pior que vai viu. Pois pelo que parece a futura geração será hibrida (+$). Não sei se aqui no Br, mas no EUA vai!.

    • carlos4carros

      A Toyota não precisa fazer isso porque a produção tá acima do limite. As montadoras fazem isso quando as fábricas estão ociosas, que não é o caso da Toyota.

    • Ernesto

      Melhor você se ater a falar sobre os chineses. Em lugar nenhum no mundo a Toyota faz isso que você falou.

  • Danillo Barros

    Esse sim vai balançar o mercado… pena que vai ser mais pelado que Adão e Eva.

  • kravmaga

    Com esse motorzinho 1.5 aspirado, vai ameaçar somente o City nas versões mais caras.

    • Luis Carlos K.

      Igual o Corolla com “motorzinho” 2.0 aspirado ameaça os concorrentes

  • Augusto

    Os taxistas vão adorar

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Se decidam, é o 1.5, 1.6 ou 1.8 nessa bagaça?

    • Ricardo Diniz

      Já vi reportagens com todas essas opções…acho que ninguém sabe ao certo ainda…mas se vier com o 1.8/CVT do Corolla dominará o mercado

      • Edson Fernandes

        Tranquilamente. Infelizmente prevejo que a Toyota será bem conservadora em não ofertar o 1.8 em todas as versões. Porque se o fizesse, a depender do que ele oferece, até eu iria me interessar.

    • Eduardo Sad

      Imagino que será na mesma estratégia do Etios: dois motores no Hatch (mas neste caso, 1.5 é 1.8) e um motor maior no sedã (1.8). A Toyota sempre usa dois motores nos seus carros, vide Etios e Corolla. Deve fazer o mesmo no Yaris pra justificar a distribuição dos preços.

  • V12 for life

    Com essas linhas de mini Corolla, deve assumir a liderança da categoria assim que a euforia do lançamento passar e as entregas ne normalizarem.

  • Leandro

    Se tiver um preço decente, vai balançar o mercado.

  • Alexandre

    Podiam tirar o Corolla de linha e deixar só esse, vendendo-o pelo mesmo preço do maior. Assim o lucro da Toyota seria maior e todo mundo continuaria tendo um carro da marca.

    • Kevin Gabriel Wommer

      Não tem porque tirar um carro que vende o mesmo que somados todos seus concorrentes? Já o fato de supervalorizar ele irá sim ocorrer, mas não de inicio.

      A intenção da Toyota é semelhante à da VW, antes da chegada da nova geração do corolla e do Jetta criaram modelos que ficam no meio termo, beliscando a categoria dos médios e compactos, enquanto os irmãos maiores adotam porte e equipamentos de categorias superiores.

      Assim o yaris e Virtus vão sendo cada vez mais “valorizados”, até chegarem com preço das atuais gerações do Jetta e corolla assim sem ter que tirar nenhum modelo de linha.

      É confuso porém faz sentido e é bem pensado!

  • JOSE DO EGITO

    Alguem sabe dizer do futuro do ETIOS ?

    • Luis Carlos K.

      Provavelmente irá perder as versões mais caras, Platinum e XLS. Continuará sendo o carro de entrada da Toyota e o carro AT mais barato do Brasil

  • Mauro Banqueiro

    Parece robust0

  • Salim Mahmood

    o Sucesso esta aterrando

  • Samluzbh

    Pelo visto a base será o Etios, já esta mecanicamente testado e recentemente ganhou os controles de estabilidade e tração, ou seja será um Etios Gourmet, bom, mas mais caro do que deveria!

  • Dod

    Se for como todo Toyota (não é o melhor em nada mas é bom em tudo), o sucesso é certo. City sem ESP e o Virtus com aquele acabamento lixoso já podem tremer na base.

  • Wellington Myph13

    Ninguém tira da minha cabeça que o Hatch não fará todo esse sucesso que todo mundo pinta, deve vender no máximo 2000 unidades mês… Agora o Sedan… Se a Toyota não realinhar a produção, e só deixar 5000 unidades para os dois modelos, ele não passaria de 3000 unidades mês por conta da fabrica, mas se ela ajustar isso, pode apostar em 4-5mil vendas de Yaris sedan, deixando Virtus pra trás e brigando com Prisma pela liderança… Aguardemos, rs…

    • Edson Fernandes

      Depende. Brasileiro está carente por hatches com um meio termo de itens de série bem destacado no carro.

      Veja que interessante…. se o Yaris vir com farol eliptico, ar digital (dizem que virá tal item em todas as versões), ESP (segundo o Etios é obrigação do Yaris vir), 4 air bags (por causa do Polo), se melhorar o acabamento em relação ao Polo e ter a opção do motor 1.8, por mais que seja uma motorização menos moderna, ele fará muito sucesso.

      Isso se a versão de topo do Yaris nõa vir com 7 air bags… a considerar que a Toyota poderá deixa-lo em pé de igualdade ou até superior em itens, isso fará sucesso imediato. Eu mesmo quero ver esse Yaris qdo for lançado.

  • arts eduardo

    Rapaz, se for igual este vídeo do Youtube, acredito que facilmente será lider no segmento, agregando credibilidade e confiança que a marca tem, a um produto bem atual, pois fui ver o Chronos e o Virtus, eles são ótimos produtos, só falta um Q a mais para você tirar os Pocotós do bolso … https://www.youtube.com/watch?v=fZb_DsWUzc4

    • ADJR

      Um ótimo vídeo. Uma edição para deixá-lo com 30 segundos seria suficiente para seduzir os potenciais compradores. E pra quem acha esse carro feio: Feio é sua vó de ceroula.

  • Augusto Brum

    Fico feliz que a Toyota está expandindo a linha aqui no Brasil. Nem parece que é a mesma Toyota que só fabricava dois modelos aqui no país, o Bandeirante e depois o Corolla.

  • yurieu

    Se preparem… O maior lançamento Toyota do Brasil em anos, o Toyota YARIS!!!

  • Fernando

    só não assume a liderança se a fábrica não tiver capacidade para tal. pq se os preços forem compatíveis com polo e virtus, então a toyota vai vender tudo que conseguir produzir.

  • Luis Burro

    Este carro é tão diferente q nem camuflado é bonito!

  • DrG

    Está aí a fenomenal oportunidade de os preços do Corolla dispararem. Provavelmente Yaris 65-90k e Corolla vai pra faixa dos 100k, ainda mais qdo trocar de geração…

  • thi

    Corolla perderá e muito

  • thi

    Acho q esse mata de vez o Etios sedan q foi um fracasso em vendas , e tenho certeza q esse yaris vai vender bem , a Toyota e uma marca mais voltada ao público da 3° idade , é sua tradição até pq seu país é composto na sua maioria por uma população mais velha.

  • ADJR

    Acredito que o Yaris venha a ser o líder do segmento pois, assim como o Cruze tem mais tecnologia que o Corolla e este vende mais, o Polo talvez tenha mais tecnologia mas vai vender menos. E a razão é simples: sofisticação. E aqui também se inserem a percepção de qualidade e a imagem da marca.

  • Razzo

    Freios traseiros à tambor, que mancada, Toyota…

  • FocusMan

    A Toyota está fazendo no mercado brasileiro o que fez no americano há muitos anos e o que fez no mercado nacional com os modelos médios:

    1 – Lança um carro simples e confiável
    2 – Capta clientes e entende suas necessidades
    3 – Reprojeta o modelo com as modificações necessárias
    4 – Domina o mercado.

    Ainda não conseguiram fazer isso com o mercado de Pickups americanos… se conseguirem acabou a indústria local por aqui.

  • FocusMan

    Esse carro tirará mercado de todos os médios, menos do Corolla…

    Sinto que teremos dias ainda piores em nosso mercado, composto apenas por Toyotas prata, preto e branco….

    Que futuro chato….

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email