Peruas

Peruas: espécie em extinção

peruas-volkswagen_parati_1-2-700x525 Peruas: espécie em extinção

São 8h da noite no Brasil, sexta-feira, e os chefões das principais montadoras brasileiras estão juntos em uma sala, prontos para uma reunião absolutamente sigilosa. Nada do que será tratado pode ser divulgado pela imprensa automotiva. Mas a decisão afetará muito o mercado, e não se trata de nenhum pedido de ajuda ao governo federal. O tema da reunião é: como acabar com as peruas.



É claro que este tipo de reunião nunca ocorreu, todavia, a falta de opções no segmento de station wagons, ou peruas, me faz imaginar este tipo de situação. É incrível como este segmento de carros familiares e de fácil desenvolvimento pode ser abandonado de tal forma pelas montadoras.

peruas-toyota_corolla_wagon_1-700x525 Peruas: espécie em extinção

Quando digo “de fácil desenvolvimento” refiro-me ao fato de a maioria das peruas ser derivada diretamente de carros sedans ou hatches. Carros muito interessantes, e em algum momento muito bem sucedidos no mercado, não receberam mais atualizações ou até já saíram de linha. Como esquecer de exemplos recentes tais como Parati, Fielder, Megane Grand Tour, i30 CW ou nem tão recentes como Omega Suprema, Marea Weekend, Escort SW, etc?

Em alguns casos o carro do qual a perua deriva foi atualizado, mas a perua não recebeu o mesmo tratamento, como no caso Gol/Parati. Em outras situações, o carro foi substituído e a perua simplesmente saiu de linha, como no caso Megane /Fluence. Ou seja, se havia uma Megane Grand Tour onde está a Fluence Grand Tour? Enfim, peruas são uma espécie em extinção.

peruas-hyundai_i30_cw_fifa_wm_1-700x525 Peruas: espécie em extinção

E o que sobrou no mercado? Sem falar nos belos modelos importados mais caros, como a Jetta Variant ou a Audi A4 Avant, não se encontram muitas opções: a Fiat continua com a Palio Weekend, que não acompanhou a evolução do Palio, apesar de manter a Adventure 1.8 16v como uma opção competitiva. A Volks disponibiliza a SpaceFox, mas apenas com motor 1.6. E a Peugeot vende a 207 SW, que pouco evoluiu desde o seu lançamento há mais de 8 anos.

A aposta das montadoras agora é nos SUVs. Há tantas opções no mercado, que às vezes cogito comprar algo como Hyundai Ix35, Kia Sportage, Chevrolet Tracker, Ford EcoSport, Fiat Freemont, Volkswagen Tiguan, Renault Duster, Honda CRV, Toyota RAV4, Suzuki Grand Vitara, etc. Mas aí, sempre penso na eficiência desses carros. Não acredito que SUVs possam ser eficientes como uma perua ou mesmo um sedan. Estou certo ou é só implicância?

peruas-renault_megane_grandtour_49-700x525 Peruas: espécie em extinção

Dou uma olhada em alguns números e encontro uma contradição inegável: Apesar de estarem na moda, creio que SUVs são mais caros, andam menos e disponibilizam o mesmo espaço de uma perua. Se compararmos, por exemplo, um Renault Duster 1.6 com a finada Renault Megane Grand Tour 1.6, descobrimos que o Duster anda menos (0-100km/h em 13,6s x 13s), gasta mais (11,9km/l x 14km/l – médias com gasolina, dados da montadora), e tem porta-malas de menor capacidade (475 litros x 520 litros). Onde está a vantagem de se ter um SUV?

Além disso, não posso deixar de comentar uma forte impressão pessoal sobre a utilização destes carros: para andar na estrada, a perua é mais “no chão”, transmite mais segurança, resultado do melhor comportamento dinâmico. Mas é verdade que se o uso for em estradas muito ruins, ou off-road, um SUV leva a vantagem da maior altura do solo. Mas até nisso tenho uma ressalva: quando o assunto é off-road, a fantasia corre solta na cabeça das pessoas. Em alguns casos, acho que o jeito de “camionetinha” não resolve nada. Em que tipo de terreno posso andar melhor com um EcoSport ou um Tracker do que com uma perua? E tem mais: muitos SUVs que estão por aí, enchendo os centros das cidades nunca viram uma estrada de terra na vida.

E vocês, o que acham? Será que o mercado atual está certo optando por SUVs em detrimento das peruas?

Abiatar Mantovani
33 anos, representante comercial, vive em Caxias do Sul-RS

  • Louis

    Só uma correção, 207sw não fabrica mais…

    • XST150

      Isso é verdade.

    • Magno

      É uma pena a falta de interesse das montadoras nessa categoria de automóveis, porque na minha opinião, ainda é o melhor carro familiar.

      • Kohlsgrün

        Na verdade é falta de interesse do consumidor.

    • alexhmoraes

      Outra correção, colocaram ali a foto da Renault Megane Grand Tour, ela ainda tem 0km

      • Leandro1978

        Megane GT zero? Só se for refugo, pois ela saiu de linha em agosto de 2012.

        • alexhmoraes

          Então complicou de vez mesmo, de todas que ainda estavam sendo produzidas era a única que me chamava atenção!

      • Fabio D.

        Me diz onde estão vendendo que eu compro agora! É sério, eu adoraria ter uma GT 0km, eu a acho linda!

    • Junoba

      Jetta Variant também não é mais importado para o Brasil a muito tempo.

    • JPaulo10

      Freemont não é SUV, é Crossover, tal como o 3008.

  • José

    Só um comentário: PARABÉNS !!!!!!
    Concordo absolutamente em todos os aspectos!

    • SuperSincero

      Acho que o abandono das peruas e o apreciamento por SUVs falsos só tem uma explicação: STATUS… Se vc chegar em qualquer lugar com uma perua e o outro com um "SUV", quem chamará mais atenção em todos os aspectos? o SUV, claro…. e Branco…

      • granrs78

        Acho que não é só isso não, pois quem procura um Suv ou Crossover, quer um modelo com mais altura para enfrentar buracos e lombadas, e principalmente pelo fácil campo de visão que esses carros tem, facilitando e muito em uma situação de risco, isso sem falar que em uma colisão, são mais seguros que carros menores.

        • Potenza

          não vou entrar no merito de por que compram ou nao Suv/crossover, entretanto não posso ficar calado:

          Suv/crossovers só tem um campo de visão melhor a frente, a visão lateral e traseira é péssima, muitos pontos cegos, eu digo isso com propriedade, já dirigi quase todos os carros até 100mil e digo que os Suvs/crossovers tem os piores campos de visão

          Eles não são mais seguros que carros menores, na verdade um crossover/suv SEMPRE é menos seguros que um equivalente "normal"

          EX: up! que é um carro pequeno e baixo tirando 5 estrelas, new fista tem 4 para adulto e criança e ecosport tem 4 / 3 sendo que são basicamente o mesmo carro

          Nos EUA por exemplo da pra contar de dedo quantas pick-ups tiraram 5 estrelas.

          • granrs 78

            Olha, eu tenho uma Captiva, e o campo de visão dela, na minha opinião é melhor que a maioria dos outros carros que tive, concordo que a parte traseira é o pior canto mesmo. Quanto a segurança, não me referi a camionetes, que realmente são inseguras, pelo menos as mais antigas, mas nos testes de impacto nos EUA, foi constatado que os SUVs e Crossover em uma batida com carros menores são mais seguros que eles.

          • DCald

            num pais onde a maioria coloca fita isolante nos vidros laterais e traseiros, vc acha que tem alguem preocupado com visibilidade?

  • Juniorfillingam

    salvem as SW!

    • granrs78

      De que adianta salvar, se os consumidores não querem mais saber delas, e isso não é só no Brasil não, pois o único lugar que ainda se vende SW, é na Europa.

  • Angelo

    Concordo plenamente. Mas é mais uma questão de tendência, e estratégia de mercado. Acredito que por parte das montadoras haja esta preferência, principalmente pelo valor que pequenos SUV's podem alcançar em configurações melhores, e que uma perua não alcançaria.
    No mais, concordo com o texto.

  • mariostefa

    Abiatar tbm sou fã das peruas. Já tive parati,palio week, e continuo com uma marea week turbo. Penso em troca-la,mas tô sem opções. Quer dizer, até tem as Jetta, mas aí o preço é alto para o meu bolso.

    • Marcelo

      A Jetta agora só usada, mas é díficil achar uma pouco rodada…

    • tem as passat tambem… 2007 45 mil…

    • MarcosBittencourt

      Qualquer coisa é melhor que um marea rsrs…
      Brincadeiras a parte, Passats Variant costumam ser mais baratas mais usadinhas e continuaras com um carro "forte".

  • A minha vontade de ter um carro mais alto se deve a poder passar em ruas com um pouco de agua pq cade vez que chove é um Deus nos acuda.

  • Over1976

    Acho que é uma implicância… As montadoras em geral não abandonariam um segmento, em unanimidade, à toa!
    Quanto à diferença do Duster com a Grand Tour, de 0 a 100km/h entre 13s e 13,6 s… quem vai notar tal diferença? Mesmo se fosse 13s contra 16s, que diferença faz se tal performance não vai mudar a vida de ninguém?
    A SUV é uma tendência do mercado atual, assim como já foi com as peruas.
    Na Europa ainda existem muitas versões SW pois o mercado ainda assimila.
    Mas não recrimino quem compra SUV. Se gostou, compre! Não gostou, procure outra coisa!

    • thiagoat

      "Não gostou, procure outra coisa! "
      acho que a maior reclamação do texto esta ai, não tem a "outra coisa", a perua, não existem quase mais opções, só duas sobreviventes

      ahh, "performance não vai mudar a vida de ninguém" – eu não sei, conheço dois casos que performance fariam muita diferença, um foi colega meu em viagem em um fiesta 1.0, foi abordado por uma d-20 e os assaltantes o fizeram de refém, ele questionou pq os caras não pararam um civic, um corolla, ou outro carro de alto valor, a resposta?
      "amigo, a gente esta numa d-20, se chega em um carro desse e pede para encostar ele pisa a a gente perde de vista"
      outra foi comigo mesmo, situação parecida, na cidade de tururu/ce, diminui para passar por uma lombada/quebra-molas, qdo me aproximava um siena sai do nada me trancando, foi pisar no acelerador com força até tricar os dentes, só fui olhar para trás 60km depois, se não estivesse em carro rápido, poderia estar até morto

      • FelipeLange

        A diferença no desempenho afeta e muito: a rotação e o esforço do motor nas subidas (maior torque em menor rotação, menos esforço do motor e menor consumo), conforto e segurança nas ultrapassagens.

        Sinta a diferença em consumo e desempenho entre um Fiesta 1.0 e 1.6, Onix 1.0 e 1.4, Palio 1.0 e 1.4, HB20S 1.0 e 1.6. A diferença nestes casos é tão gritante, que o consumo entre eles é próximo e chegando a ser melhor em alguns casos.

        Agora compare o mesmo motor Sigma no Fiesta e outro no Ecosport. É claro que o monstrinho perde feio em eficiência e segurança, já que o Fiesta tem mais estabilidade nas curvas e é mais econômico e eficiente. Tudo por causa do peso e da aerodinâmica, duas coisas que não caem bem nesse tipo de carro.

      • Cao

        Mais cômico são os bandidos chamarem o caro de "amigo"…rsrsrs.

        • DCald

          nada pessoal, apenas negocios! hauha

    • Leandro1978

      O problema é achar a tal da "outra coisa", ou o consumidor opta por um sedan ou vai para um hatch. O primeiro geralmente tem porta-malas espaçoso, mas não tem a praticidade de um hatch ou perua, o segundo é mais prático, mas não tem o espaço (porta-malas) de um sedan ou perua. Ou seja, o consumidor que prefere perua, acaba "optando" pelo suv… Depois reclamam de hatch com porta-malas pequeno… Em tempo, não tenho nada contra suv, mas contra a falta de opção em nosso mercado. E esta falta de opção não se restringe a um segmento, mas a outros aspectos, como tipo de câmbio, portas, versões de acabamento, motorização…

  • Willian666

    No meu caso, as peruas não são opções devido a altura do solo, não ando em estrada de terra, mas hoje ao entrar em casa e vários locais as SW raspam demais… tive uma filder que amava mas era só viajar cheio ou entrar em vários estacionamentos que raspava muito, e com o tempo isso enche o saco, esses "SUV" de hoje só tem a vantagem de serem altos e pouco maiores que alguns sedãs.

    • Pedro_Rocha

      "Em que tipo de terreno posso andar melhor com um EcoSport ou um Tracker do que com uma perua?"

      Resposta: no trecho urbano de Aperibé/RJ, pois nunca vi tantos quebra-molas por m². Prefeituras do interior com amadores como secretários costumam fazer barricadas em vez de quebra-molas, além de ruas mal-conservadas.

      Não é a toa que os crossovers e compactos altinhos vendem bem, basta sair do trajeto casa x escola x casa x praia/shopping e conhecer um pouco mais do Brasil.

      • Bob Granna

        se o quebra molas estiver fora de norma, eles tem responsabilidade civil sobre os eventuais dolos e danos.
        Isso vale para condomínios também.

        • Pedro_Rocha

          Sei disso, mas o problema é processar uma prefeitura a começar pelo foro privilegiado, onde qualquer litígio devem ser feito na comarca da sede do órgão público. Depois disso ainda tem os prazos processuais maiores e a impossibilidade de acordo, já que qualquer processo tem que ir para o STJ ou mesmo para o escritório de advocacia do PT, digo Supremo Tribunal Federal.

      • Willian666

        exatamente, pessoal acha que quem compra carro alto é exclusivo para esse tipo de uso, o pessoal acha que somos "cegos", a grande maioria sabe que uma Eco ou outros, não é carro de trilha ou barro, é simplesmente um carro mais alto, consequentemente "menos pior" para ir para um sítio de final de semana ou andar no solo lunar do brasil.

      • hehe conheço bem Aperibé! É isso aí mesmo!

  • Gustavo73

    A Jetta Variant não é mais importada. A Palio Weekend como você disse ficou para trás. Tem Palio novo e Grand Siena, mas não devemos ter uma noava Weekend. A Spacefox corre o risco de seguir o mesmo caminho. Infelizmente e provavelmente mais cedo do que se pensa as peruas só existirão em alguns modelos importados acima dos 100 mil reais. Para as fabricantes as SUV tem um retorno maior, e se o consumidor prefere e paga mais por elas. Não há motivo para fabricar as peruas.
    Pessoalmente preferiria que a VWB por exemplo, fabricasse aqui a Jetta / Golf Variant. Mas pelo que foi dito teremos a nova geração da Tiguan. E Variant voltaria a ser importada do México se sobrar espaço nas cotas.

  • Ludley

    Eu gosto de Wagon. Eu cresci me lembrando de dois modelos de Quantums que meu pai tinha e ainda de outros que ele comentava que já teve antes de eu nascer.
    Não tenha nada contra SUV, mas tem uns carros atuais em modelo wagon que eu tenho achodo muito mais interessante que esses "fora de estrada". Atualmente tenho visto bastante mondeo wagon, mazda 6 wagon, commodoro sportwagon ainda aqui na Australia, espero que nao mude tao cedo. Eu mesmo agora com filho tenho intencao de juntar uma grana para pegar ou o mazda 6, mondeo(fusion) ou commodoro wagon.
    Essa nova geracao de SUV esta melhorando muito o consumo atualmente, mas os carros menores tambem estao.

  • shdn2010

    Sempre achei esses carros muito show, a jetta variant era uma que me chamava e ainda chama a atenção.

  • FelipeLange

    Só mulher, pra gostar dessas tranqueiras de SUV's compactos.

    Pra mim SUV de verdade começa a partir do Ford Edge, Jeep Grand Cherokee, BMW X1, BMW X3, GM Captiva, esses sim, não esses carros altinhos.

    Mas o mercado brasileiro prefere essas geringonças as peruas, mas o mercado deveria respeitar, quem gosta das peruas, como no acontece na Europa.

    Estão copiando os EUA o amor pelos SUV's. Mas esqueceram que lá não tem os desajeitados Duster, Ecosport e Tracker. E sim SUV's de segmento bem superior, como já citei.

    • 3ic

      nem a captiva me desce . estive pensando em pegar uma já que a gm matou a zafira e, quando vi o porta mala dela, desisti na hora.

    • Potenza

      sabe o mais engraçado? no Site da FORD o Eco sport esta na categoria SUV enquanto o EDGE esta na categoria Crossover, ridículo não?

  • Marcelo

    Enquanto isso na Europa Clio, Ibiza, Golf, Focus, Astra, Cruze e cia tem suas belas peruas. De todas a unica que deve chegar é a Golf, mas com preço que limita muito seu mercado. Tenho certeza que uma Golf Variant trendline a 65 mil venderia razoavelmente bem, ou uma Focus SW SE.

  • Sergio Cioban Filho

    Não é implicância não…

    Falta opções destes modelos aqui no Brasil.
    O seguimento estava tão carente que a Renault adiou umas 3 ou 4 vezes a aposentadoria da Grand Tour, as ultimas unidades por cerca de R$48K zero, venderam bem, por que não lançar um Fluence Grand Tour? Cadê o Cruze SW que não veio? Cadê o I30cw? dentre outros…

    Acho que todos que tem uma Wagon vão se sintir órfãos quando forem trocar de carro, este será o meu caso…. hehehehehehe

  • junior silva

    OMEGA SUPREMA dignissima sw que nos deixou.

  • MuriloSoares

    Gosto da Palio Weekend, a Adventure, apesar dos plásticos exagerados, é um excelente carro pra quem tem chácara, sítios, não é um 4×4 mas atende bem, melhor que sedans e pequenos SUVs de tração dianteira, Filder, era um carrão também, assim como Marea Weekend, outras tantas mais, é uma pena.

    • alexhmoraes

      Nesse caso qualquer outro carro atenderia, essa linha ADVENTURE o que tem de diferente são uns quilos a mais em plásticos e uns 3 elos a mais nas molas, nada além do normal!

  • Kenny_

    Acho que o que mais contribuiu para a morte das peruas não foram os SUV e sim os sedans . São carros muito similares em proposta então não compensa investir nos 2 tipos.

    Quanto aos SUVs um ponto que eles tem vantagem o aproveitamento de espaço. O Duster tem um pouco menos de porta malas que a Megane GT, mas é cerca de 20cm menor. SUVs médios como CR-V e IX35 tem espaço interno e pesos similares, porta malas maiores e são cerca de 30cm menores que Accord e Sonata.

  • viihbarreto92

    Meu primeiro carro foi uma Corsa Wagon GLS em 2011!
    Acho linda, e com certeza compraria uma perua hj em dia se o leque fosse maior…. Salvem as peruas!

    • alexhmoraes

      E cadê esse Corsa? Essa época a linha GLS da GM era top demais, completassa!!!!!

    • Ikaro

      Idem a você, meu primeiro e ainda atual é uma Corsa Wagon GLS 2001, nem penso em me desfazer. Mas infelizmente o mercado brasileiro não valoriza as peruas. Não é um carro legal para poder "exibir pro vizinho". Save the Wagons!

  • cleber_vargas

    É uma pena nosso mercado desprezar tanto as peruas, sou fã delas, acho muito mais bonitas e funcionais que um sedan.
    Sempre quando passo por alguma BMW, Audi ou MB perua, entorto o pescoço… hahaha

  • Bruno Alves

    Para quem tem curiosidade em saber, tá aqui a lista de todas as peruas que são vendidas no nosso mercado atualmente (em ordem de preço):

    Fiat Palio Weekend
    Volkswagen SpaceFox
    Volkswagen Passat Variant
    Subaru Outback
    Mercedes-Benz Classe C Touring
    Audi A4 Avant
    Volvo V60
    Audi A6 Avant
    Mercedes-Benz CLS Shooting Brake

    • Subaru Outback mais barata que Classe C e A4 Avant?!

      • Bruno Alves

        Realmente me enganei. O Outback quase chega no preço do V60.

      • Filipe

        Depende por onde ele tá nivelando os valores, por baixo ou por cima.

        Subaru Outback tem o preço aproximado de R$185mil;
        Classe C Touring parte de R$170mil e chega a R$230mil;
        Até a VW Passat Variant entra se ver que começa em R$140mil e bate R$190mil;

        • Bruno Alves

          Nivelei pelo preço base. O Passat Variant começa em R$ 124.350,00.

    • Ricardo

      As 2 primeiras são derivados de populares. A Variant e o Outback são médios-caros. Todo o resto é caríssimo!

    • 3ic

      a nissan não fabrica mais o livina?

      • XST150

        O Livina nunca foi uma perua.

        • 3ic

          pelo porte ( altura de uma grand tour e por não ser monovolume, parecia ser uma perua

          • DimitriDiegoli

            Se o Livina parece uma perua, então a Spin também seria…

            • 3ic

              mas a spin é alta

          • XST150

            Olha a Livina de 5 de 7 lugares são minivans, embora a de sete lugares pareça um perua ela não é ,tanto que é rival da Spin. então infelizmente ela é um "micro-ônibus".

        • HugoGYN

          Todo mundo vive confundindo,na verdade é uma monovolume.

          • XST150

            Olha eu chamo os monovolume de "Micro-ônibus" hehhehehe.

    • alexhmoraes

      Cadê a Renault Mégane Grand Tour???

      • Bruno Alves

        Cara, já faz um ano que a Grand Tour saiu de linha.

        • Edson Roberto

          Já faz quase 2 anos e meio já…rs

          • Bruno Alves

            Passa tão rápido…

  • VININITEROI

    E pensar que anos atrás existiam peruas 2 portas! Inimaginável nos dias de hoje.

    • MarcosBittencourt

      Carro familiar com 2 portas? Se já não vendem muitas peruas, imagina uma 2 portas.

  • ozawadeshi

    Eu acho uma pena a maioria dos fabricantes terem abandonado esse segmento. Imagina esses novos compactos: HB20, Novo gol, Novo palio, em versões com o bagageiro estendido, ou um Novo Corolla na versão Fielder. Ficariam muito interessantes, e acho que venderiam bem por todos os benefícios citados, o único problema é que talvez cobrariam um preço absurdo, igual o que acontece com o Palio Weekend.

  • Perua é o tipo de carro que mais gosto por um motivo, digamos, arquitetônico: nelas, toda a área útil sobre a estrutura do carro é aproveitada. A área interna com um banco deitado vira um latifúndio. Por um pouco a mais, são muito mais versáteis e usáveis que sedans e hatches.

  • Lá na Europa uma perua custa pouco mais que um hatch. Fiz um cálculo comparando quanto custaria a Golf Estate aqui e sairia no preço antigo por 69 mil e uns quebrados, isso na versão highline. Ou seja, coisa de 2mil reais mais caro. É uma pena que essa categoria esteja em extinção por aqui.

    • Rajeneesh

      Exatamente.
      Geralmente a perua tem mais capacidade volumétrica de carga do que seu análogo sedan, e geralmente com comprimento total do carro menor……..

      Minha mae tem uma Fielder 2006 e nao quer trocar por nada..

  • 3ic

    essa é mais fácil de responder do que roubar doce de criança:
    se você tivesse a chance de fabricar um carro de custo semelhante de fabricação, com metade dos itens de série e que se cobrasse 1/3 a mais em relação a seu par sedã ou uma perua que que custa praticamente o mesmo que seu par sedan e vem com os mesmos atrativos de série ou opcionais do sedã e com uma mala maior que a suv e o sedã, qual vc fabricaria? Para nos compradores a escolha mais racional seria a segunda mas para o fabricante adivinha????

  • johnnyburanelo

    Megane grand Tour *-* quem nunca se apaixonou pelo design dela ? hahaha

  • 3ic

    Nem as minivans sobreviveram (essas sim acho melhores que peruas em alguns aspectos) e não me causaria espanto a citroen tirar a Picasso de circulação e trouxer uma SUV tb.

  • Alexsandro

    Gosto dos SUV's, mais gosto mais ainda das "PERUAS".

  • mmcinza

    A minha primeira experiência com uma SW, foi na Europa, quando aluguei um Skoda Octavia SW e foi uma maravilha. Conseguiu acomodar todos e o mais importante, as imensas malas que geralmente levamos em viagens intercontinentais.

    Na época tinha um Megané Sedã e vi que eu tinha feito um péssimo negócio (além de ser um Renault).
    Não tive dúvida, vendi o sedã e comprei uma Toyota Fielder.

    Aí depois veio o nascimento do meu filho e a Fielder se mostrou ainda mais útil. Fiquei com esse carro por quase 4 anos.
    Troquei por uma Jetta Variant, que eu tenho até hoje e estou plenamente satisfeito.

    É um carro (no mais verdadeiro sentido), com um bom motor, recheado de itens de segurança (AB6, ABS, EBD, ESP, etc) e com um espaço formidável dentro. Sem contar que o acabamento dele é primoroso, coisa que na maioria dos SUVs na mesma faixa de preço, são de plastico duro.
    Enfim, um carro que dá prazer de dirigir.

    • kdluciano

      É por isso que estou trocando meu Fluence 2011 numa Jetta Variant 2010. Acabamento de primeira e não apresenta defeitinhos mil.

      • mmcinza

        não vai se arrepender.
        O Jetta tem o clube que é um dos melhores clube de carros que eu já vi http://www.clubedojetta.com

        Não sei se vc assiste o programa "Oficina Motor", que passa no GloboSat, aonde um dos apresentadores, o Felipe Paiga, comentou até no programa sobre esse forum e ele tbm tem um Jetta.

  • XST150

    Bom é uma espécie em extinção infelizmente. e vamos falar a verdade nenhuma montadora toma alguma inciativa nisso para ver o que dar e ficam nos "micro-ônibus" ou SUV que é triste.

  • O SUV traz o status que uma perua não dá. O de você "andar acima dos outros", olhando por cima, massageando assim o ego de seus donos, isso aplicavel para ambos os sexos. Pode perguntar para qualquer mulher, em sua maioria são apaixonadas pela Ecosport……..rs

  • mauricar23

    Não sei ai… mas aqui na minha cidade em um trecho de 4 km temos nada mais, nada menos que 32 lombadas! Pensa em poste atravessado na rua. As lombadas são assim. Tenho um Punto, e na maioria delas tenho que passar em primeira marcha. Quem tem um SUV ao invés de uma perua, com certeza sofre menos com esse câncer nas ruas.

    Fora, que não sei porque diabos, as mulheres preferem carros mais altos.

    • 3ic

      acho que sofrem do mesmo jeito. os SUV derivam de plataformas de carros sedans

      • mauricar23

        Não sofrem não, pois normalmente são bem mais altos. Meu vizinho tem uma Ecosport e as vezes pego carona com ele. Bemmmmmm diferente.

        Nosso asfalto padrão lunar, péssimo.

  • Arthur_r

    É so uma tendencia de mercado, o consumidor esta valorizando ate demais as SUV e fez as montadores correrem atras e oferecer este produto. As peruas nunca tiveram otimas vendas aqui no Brasil e ela pode quebra um galho para as pessoas que gostavam de peruas.

    Mas realmente quem gosta de perua, uma SUV nao quebra o galho.

    • JPaulo10

      O consumidor está valorizando ou as montadoras impõem essa "valorização"?
      Eu acho que é a mesma estória das cores, quando elas diziam que "o consumidor valorizava mais o preto e o prata", quando na verdade era uma simples questão de economia de custo de fabricação.
      Acho que a perua disputa espaço com o sedã, na produção e no preço. O SUV é mais barato e dá maior lucro à montadora.
      Como exemplo, cito a Toyota, que matou a Fielder porque a perua disputava espaço de produção com o Corolla. E o Duster da Renault, mais barato de produzir e vendido ao mesmo preço do Fluence (versão 2.0).
      Não foi o consumidor que não valorizava a perua.

  • Eu também curto as peruas e odeio essa nova fase do mercado! O amigo colocou bem, em nada um SUV(zinho) substitui uma perua.

    • alexhmoraes

      Também sou dessa opinião…. Lembro quando a GM descontinuou o Corsa Wagon dizendo que a Meriva o substituía, nada a ver cara… nada a ver!!! a Fiat manteve o Palio Weekend mesmo com o Idea em linha de produção.
      A VW tirou a Parati de linha por conta de que? Spacefox???? puts!

  • Marcio

    pois é falta no mercado..
    por faltar perua vou de sedan

  • João Cagnoni
  • BrunoST

    Infelizmente está em extinção, e no Brasil o mercado de SUV's apresenta maior número de vendas pois o pessoal prefere a "fantasia" de estar seguro (devido à posição elevada de dirigir) do que estar mais seguro em um carro mais estável (peruas são mais estáveis que SUV's devido ao centro de gravidade mais baixo)….
    Digo isso por experiência pois estávamos na dúvida de qual carro comprar lá pra casa SPACEFOX ou ECOSPORT… na volta com a ECO, virou um ECO mesmo, nas curvas o carro arrasta todo… já no SPACE, além do espaço maior dentro do carro, nas curvas ele parece (só parece) instável, mas depois que você acostuma a andar com o carro, sabe que pode pisar que ele se mantém… fora que o carro ainda te passa uma sensação melhor de segurança devido à parecer um carro GIGANTE por dentro como prega a propaganda da VW do FOX (irmão menor)….
    sinceramente, apoio o uso de PERUAS… e que retornem alguns mitos como Marea Weekend TURBO….

  • Xeneize87

    Estou louco para comprar uma Jetta Variant 2012. Como o motor/câmbio é o mesmo do Jetta sedã, só me preocupa o seguro que é o olho da cara, além das peças de funilaria, já que a Variant 2012, tem a bela frente (acho a mais bonita de todas as gerações) do Golf VI…

    Para um seguro no meu perfil, o Jetta sedã saiu 3,5K e a Variant, pasmem, 8,5k!

    Curiosidade: O outro que tinha vontade, saiu por apenas 18K! (Chevrolet Malibu 2012)

    • mmcinza

      para o meu perfil (37 anos, casado, com filho) o seguro da Variant 2009 saiu por R$1800 (porto seguro)

      • JPaulo10

        E a franquia, é alta?

        • mmcinza

          R$2.800

      • Xeneize87

        Mas qual cidade? Porque para o meu perfil ( 26 anos, solteiro, sem filho, São Paulo) a minha corretora disse que é de alto risco a relação Carro x perfil…

        • mmcinza

          moro em SP tbm, na Zona Oeste.
          Tbm tem o fator de qual bairro vc mora, se vc usa o carro como forma de trabalho (vendedor) e se usa para ir a faculdade, por exemplo.

          Ontem acabei de renovar. Vai ser novamente com a Porto Seguro e agora vai sair R$1550,00 e com R$2800 de franquia.

  • EFG

    Ótimo texto!! me fez querer ainda mais uma Subaru Outback que ando namorando faz um tempo.

  • phaelrj

    eu acho uma tendência ruim para nós consumidores, pois com as peruas no mercados temos mais opções……em uma família que vai viajar por exemplo, uma perua é muito melhor do que um sedan ou um SUV em questão de espaço para bagagens……..sem falar que existem ainda belas "peruas" no mercado……exemplo audi RS6…

  • esse ano vamos ver a ultima perua compacta receber uma pesada reestilizacao "spacefox" e no inicio de 2015 a palio weekend sera mais uma a sair de linha entre as sw, seu sucessor? o 500L e 500X

    • alexhmoraes

      Puts… a Palio Weekend foi bonita até meados de 2005 por ai, já as novas o vidro traseiro parece uma montagem mal feita

  • Mak06

    Creio que esse tipo de carro tem a fama de carro de cemitério e de carregar defunto,muito comprado por funerária.

  • driguetto

    Se 1 dia a Audi parar de fabricar a RS4 ou RS6, vai ser muito revoltante, pois são as peruas mais estonteante de todos os tempos………

  • Andres

    Gosto dos SUVs, por causa da altura maior do chão e do estilo. De peruas, só gostei da Parati que era linda, a Palio Weekend, só na versão Adventure e da Volvo V70 XC.

  • Bruno Alves

    Aconteceu isso comigo a uns 2 anos atrás com minha outra conta do IntenseDebate "brunocarros". Lembro que começou a aparecer de vez em quando, e depois começou a aparecer sempre, até que chegou um dia que aparecia em todos os comentários. A minha unica solução foi criar outra conta.

  • WWW

    Independente da "opção" das montadoras, o mercado para as peruas se tornou menor com o advento dos pequenos SUVs, que tem crescido mundialmente, não só aqui. A meu sentir, por três motivos:
    – Carro mais alto dá maior sensação de segurança, principalmente para o público feminino (não que eu concorde);
    – Sua suspensão mais alta enfrenta melhor nossas ruas lunares;
    – Maior sensação de status (que também não concordo).
    Mesmo assim, faço coro com a campanha: Salvem as peruas!

  • Kaian Reis

    Não gosto de peruas, prefiro os SUV´S ha menos que sejam peruas da Audi, mercedes-Benz, BMW ou o Porsche Panamera

  • Julio Cesar Damasceno Alvim

    Vocês são muito bobinhos, não tenho tanta certeza que essa reunião não tenha acontecido. rsrsrs
    Renault Duster – acabamento de popular, mecânica de popular, plataforma popular, muitos dirão que é robusto, mas a realidade que é todo simples pra custar barato, preço R$ 60 mil
    Megane Gran Tour – acabamento de médio, mecânica de médio, plataforma de médio, preço dos últimos vendidos, R$ 45 mil.
    Agora a pergunta, qual dá mais lucro para a montadora, SUV´s ou SW´s?

  • cezar

    Temos em casa uma sportage intermediária e uma jetta variant top (menos xenom e gps). Ambas são 2011 e foram compradas usadas entre o final de 2012 e janeiro de 13. A jetta é muito, muito, mas muito mais carro que a Sportage, tem mais espaço de porta-malas, mas recursos de conforto e segurança, melhor acabamento, muito mais motor e estabilidade, só perde em espaço traseiro para as pernas dos ocupantes, mas como temos 2 crianças pequenas, o que mais influi é o porta-malas. Estou à espera do novo golf variant ou ficarei com uma passat variant como próximo carro, mas isso ainda demora, pq a jetta me deixa com um belo sorriso no rosto, toda vez que viajo. Ah… e pagamos menos na jetta variant do que na sportage, o seguro da jetta é mais barato, o ipva também…

  • André Caravaca

    beleza… mas isso só acontece aqui no Brasil. Vai lá na europa tu fica de cara com a quantidade de mercedes, bmw, peugeot, citroen, renault, etc, etc, etc… e outras tantas marcas que fazem PERUAS lindas e vendem tanto quanto sedans e cia. O problema são os preços dos carros aqui no Brasil aliado ao alto custo de fabricação, que inviabilizam o mercado, e fazem as "montadoras" optarem apenas por oferecer apenas o que está vendendo mais. E como aqui no Brasil só carro pé de boi fica no topo da lista, porque é mais barato, ficamos a mercê apenas do que sobra. Quanta gente que conheço que optaria por uma PERUA para levar a familia, ou os cachorros, num passeio de final de semana, ou para ter um porta-malas para colocar as bicicletas dos filhos, etc, etc, etc… e pessoas que não migrariam para um SUV pelo custo de manutenção que fica muito maior que um carro PERUA. Me incluo nesse cenário. De PERUA mesmo, no mercado brasileiro, só está sobrando a Palio Weekend, SpaceFox e olhe lá… SALVEM AS PERUAS!!!!

  • baetatrip

    Quando eu li essa reportagem…… Bela SW que marcou a minha infância….
    Pena que durou so 3 anos….. Maioria acha que carro de rabecão…. Para mim e bela… E nacional…!
    GM Suprema…. O que e aquilo…. Linda…. Conforto… Bem acabada….!

    • jonasperola

      O que desanima o que é fato que grande parte dos omega suprema foi usados em serviços funerarios. Ou seja há um enorme receio em se adquirir um exemplar.

      • Bruno Alves

        Receio porque? Medo de fantasma? Kkkk.

      • baetatrip

        Pois e…. Maioria que compram… Levam defuntos no carro…… Acho sacanagem…. (Pega um Saveiro e adapta….)
        Ate Fielder esta entrando no ramo funerário… Vi 1 em petropolis… Ultima linha e flex…!

        Versao CD 3.0 (165cv…23,4 kg) alemao e 4.1(168cv…29kg) nacional sao show… Andam d
        E carro duravel…. Nao quebram mesmo…. Considerado tanque! Eixo atras com conforto inigualável… Melhor que as peruas que tem hoje em dia…. Montagem parece carro de lego… Hehe!
        Teve versão a alcool….. diferença era de 15cv …. 116cv (2.0) e 130cv (2.0)…!
        Tenho NF dela ate hoje…. Compramos em 95… Custava nem um Up! (30 mil reais)… Hoje custaria uns 115 mil reais…

        Meu pai teve 2: GLS 2.0 93 cinza e CD 3.0 94 azul marinho (Pegamos em 95 pois o dono esperou a versão auto com painel digital e cansou de esperar e desistiu… Olhamos e compramos la em Av Brasil)
        Mas adorava uma estrada….. Porem sofria muito nas estradas de terra… Pois era baixa… E batia o fundo direto….. Ficamos 1 ano….Indo e vindo com ela e ela sofreu d …. Comecou a dar probleminhas… Curtos…. E vendemos com do… Como ela era boa de estrada….

  • jonasperola

    É um nicho interessante a ser explorado, as montadoras nem se interessam em trazer novamente. Temos SpaceFox e Palio Weekend, ou seja não existem concorrentes diretos. Fiat e VW estão nadando braçadas a frente das concorrentes.

  • CanalhaRS

    É um absurdo abandonar um segmento destes. Um dia a economia vai entrar em crise e os tão idolatrados SUVs vai entrar em declínio e as peruas farão falta.

    A marca que mais "pateteia" neste segmento foi sem dúvida a VW, que abandonou as peruas (hoje é somente aquela aberração meio van da Space Fox), só que nunca trouxe uma minivan e nem tem um SUV decente para vender aqui. Ou seja o chefe de produtos da marca deveria ser enforcado em praça pública.

    • Bruno Alves

      VW vende o Passat Variant aqui também.

      • CanalhaRS

        Eu me referia produtos nacionais.

    • Marcelo

      Até Dezembro passado tinhamos a Jetta Variant, lembra-se?

    • Fabio

      A VW é a marca que mais "pateteia"? Passat e Jetta não contam? E a Ford que não tem uma SW desde a Escort, A GM abandonou as peruas há uns10 ou 12 anos, a Fiat só oferece a Dinossauro Weekend…acho que você tem que rever seu conceito.

  • alexhmoraes

    Sou amante das Station Wagon's, deveriam voltar a fabricar….. Hoje não temos opções no mercado!!!!
    Parati, Onix Wagon, HB20 S.W., Palio Weekend, Fiesta SW e etc

  • Gabriel

    Parati 1.0 16V Turbo era o sonho de consumo de quase todos nos anos 2000.

    • Alysson

      Um amigo possui um gol com esse motor e hoje em dia ele é um pesadelo!!

      • Gabriel

        Hahahahahahaha! Verdade!

      • Bruno Alves

        Porque não soube cuidar. Se tivesse feito as revisões na hora certa e tivesse feito a troca de óleo corretamente o motor estaria ótimo. É o que eu sempre digo, motor nenhum dá problema se for bem cuidado.

      • Stark

        Com certeza ele não sabe cuidar de um belo motor que é o EA111 1.0 16V Turbo !

  • lucca

    Isso se chama uma ótima campanha de marketing (lavagem cerebral mesmo) somada com um povo fútil e que gosta de se exibir para outros, afinal com a vinda dos "SUV fakes" as montadoras conseguem agregar um valor que antes não conseguiriam; afinal você pagaria R$ 70000 em um Fiesta ou em um Corsa/Sonic???
    Pois é justamente o preço de EcoSport e Tracker.

  • Ricardo

    Peruas sempre foram mais bonitas que seus respectivos sedans!

  • Edson Roberto

    Na minha opinião, alguns fatores levaram a extinção das peruas:
    – Menor valor agregado sobre o produto
    – Menor valor de revenda se comparado ao que o Crossover representa
    – Menor produçao e nicho no Brasil

    Aí vc conta que no Brasil, as peruas médias, sempre tiveram na grande maioria, versões especificas que nem sempre agradaram os interessados. As vezes um 307 SW poderia ter cambio manual, mas deixou de ter, como no caso da Grand Tour que deixou de ter o motor 2.0 e por aí vai. Acredito que a soma disso ajuda. Além do que, "ser mais altinho" além da fama, conquistou quem sempre raspou a frente do carro por culpa de calçadas e chãos irregulares, assim como obstaculso. Tudo isso ajuda.

    O "gostar" das mulheres é polemico: Pois vejo a grande maioria de donos homens. Conclusão… se o segmento não oferta opções, ninguem consegue comprar com nunmero alto de vendas. Caso dos Crossovers compactos que ofertam uma gama relativamente grande de versões se comparado as peruas. infelizmente essa é nossa realidade.

  • Renato

    Tive essa sequencia : Corsa Wagon 1.6 2001 (foi o melhor ar condicionado que já vi na vida !), Palio Weekend 1.4 2006 e agora uma Megane GT 2011 , somente o Corsa não comprei 0km , e hoje quando penso em trocar de carro fico com a minha GT amarradão !!!! Espero que essa tal "tendência" mude novamente pois as SW fazem uma falta danada….

  • Cao

    Eu prefiro uma station wagon a um SUV fake de longe. Carros tipo Duster, Ecosport etc são uma bomba nas estradas. Basta pegar um ventinho qualquer que estes carros sacodem. As peruas têm melhor dirigibilidade e muito mais espaço. As pessoas (principalmente mulheres) gostam de SUVs fake somente porque são "altinhos". Acho que é uma questão de tempo até elas voltarem. Esses movimentos são cíclicos.

  • Peraldiano

    Infelzmente o consumidor brasileiro se julga moderno e acha que andar trepado em SUV é coisa de gente chique e bacana. Vejo gente comprar esses SUV repleto de bugingangas eletrônicas,frisos de plástico,pneu pendurado na porta,santo antonio,protetor de barro…tudo isso para fazer off-road no estacionamento do shoping center! Já estie Europa 4 vezes e vejo que TODO sedã grande ou médio tem sua versão perua.São carros práticos,multifuncionais,levam bagagem, treco de criança e são belíssimas e econômicas.Mas aqui é coisa cafona,ultrapassada….fazer o que?

  • David

    Suv que apresenta maior status é Edge para cima. Em um comparativo dos valores, o que uma 328i oferece menos que um Evoque por ex.? isso é medido pela altura em relação ao solo? Ou melhor ainda, o que um Passat Variante top oferece menos perante a um Kia Sorento top? Se é que podemos chamar de status Kia Sorento e Edge…

  • Sérgio

    SUV oscila. Você anda e o carro fica balançando. Isto é claro comparando como qualquer carro.

    Acontece que SUV dá status e para as fábricas muito lucro. Vide ECOSPORT x FIESTA, TIGUAN x JETTA, TRACKER x SONIC, mesma plataforma e preços maiores nas SUV, se é que alguns podemos chamar de SUV.

  • marcioTb13

    Eu sou apaixonado por peruas. Acho o carro mais versátil que um sedan e muito mais que um hatch. Não compraria, jamais, um SUV. Não me traz vantagem em nada, a não ser no preço mais elevado. E acho que é nisto que as fábricas apostam. E acho que foram elas mesmas que mataram as peruas, por falta de atualizações, lançamentos e, principalmente, de preços competitivos. Assim, compro qualquer tipo de carro, desde que seja hatch ou sedan, nunca um SUV. Infelizmente, é um modismo que pegou e as fábricas estão deitando e rolando em cima disso.

  • ARISTEU

    Eu gosto das SW, tenho uma e não trocaria pelas versões hatch ou sedan do 207.

  • Vitor

    Só passei pra dizer: Como é bom um artigo bem escrito… Não me admira que seja um gaúcho.

  • Antonio JS

    Talvez projetos novos como o Up! maximizem a plataforma com uma Van, Pick up, Uma kombi, um três volumes pequeno e porque não uma perua. Seria muito interessante para o mercado.

  • Urbano

    Espero que o novo Golf Variant chegue logo, mas, com opções de versões mais acessíveis que a Highline. O Jetta Variant não é importado desde janeiro/2013.

  • Geovani

    eu tenho um megane Grand Tou e minha mãe um Duster… eu nunca trocaria minha Grand Tour pelo duster, meu carro é mais economico, mais confortavel, mais bem acabado, mais completo, mais bonito e o mais importante – MAIS SEGURO. nos teste obeteve 5 estrelas enquanto o Duster 4… Ahhh esqueci um detalhe paguei pela Grand Tour 0km em 2012 – R$ 47.140,00 com cor metálica e minha mãe no mesmo mês pagou R$ 58.990 pelo Duster. Eu trocaria fácil minha grand tour por um fluence wagon.

  • Clenilson Araujo

    Eu não acredito que o NA classifica o suster como SUV pensei que só renault queria enfiar esse equívoco goela abaixo do consumidor, outra chamar SW de perua e um negócio meio ultrapassado na minha opinião

  • Valdek Waslan

    Em extinção??? como assim???
    Tem várias sendo fabricadas e vendidas!!!
    Só a VOlks que eu me lembre tem duas.

  • Jason

    Cresci vendo Caravan, Omega Suprema, Parati, Quantum e fico com muitas saudades de ver as boas SWs como sonhos de consumo das famílias. Mas a sua decadência vem desde o início da década de 2000, quando as minivans começaram a virar trend, e agora começam a cair para os mini-suvs e SUVs.

    Não gosto nem um pouco de SUV. Sim, já andei em um não fiquei espantado com o conforto, tampouco achei o carro 'foda', ou 'é bom andar elevado'. Pelo contrário.

    Uma pena as SWs estarem morrendo.

  • GUILAVINA

    é exatamente isso que penso.. a extinção das peruas.. é muito triste pois a ultima que vi legitima foi a Grand Tour espaçosa e muito linda por sinal.. morreram parati e a fielder .. realmente me deixa triste pois curso muito esses tipos de carros

  • careca

    Dentro do pensamento de um Gestor de Montadora: dinheiro, dinheiro, dinheiro, bons produtos, dinheiro, dinheiro, dinheiro + 30 vezes, bons produtos, dinheiro, dinheiro…

  • Thiago_NCO

    Um dos melhores e mais certeiros artigos publicados no NA nos últimos tempos. PARABÉNS!
    Quero ver agora os argumentos dos SUV fanboys!

  • Jonas

    Já tive Quantum e atualmente tenho uma Fielder (o melhor carro que já possuí) e olho no horizonte com tristeza ao ver que está chegando a hora de trocá-la e não terei opção no mesmo nível, afinal, weekend, 207 e spacefox estão em um patamar muito distante. Então só sobrarão as caras de adquirir e de manter que ainda resistem. Que pena!

  • Paulo Rossi

    Tenho uma Mégane Grand Tour, comprei por 47k zero km e as pessoas que estiverem contra eu desafio a encontrar um veiculo com todas as qualidades que este carro tem por este preço!!!!
    A Grand Tour vendia +- 1300 unidades mês antes de parar de ser fabricada e aumentando o numero de vendas!!! Isso me faz pensar em como se para de fabricar um carro que vendia tanto!!
    O VW UP que é um sub compacto de entrada, completo está quase o preço da Megane!!!! E ainda é metade do carro se contarmos pelo tamanho.
    Acredito que as SUV foram uma jogada aproveitando tendências para cobrar mais caro como em vários outros seguimentos em que se matam tipos de veiculos para conseguir maior lucratividade.
    E muita gente que conhece história de carros deve lembrar oque aconteceu no passado com Gurgel e DKW.
    E mesmo que queiramos uma opção não temos só pra lembrar quem é contra essa ideia.

  • LEOFX182

    Eu prefiro as Peruas sem pensar.

  • Ergoroin

    Opinião personalíssima: invariavelmente, sem nenhuma exceção, veículos com esse design são horrorosos. Invocam CARROS FUNERÁRIOS à primeira, segunda, terceira e última vista. Não gosto. De forma alguma.

  • Renato

    Tenho um Passat Variant 1995 e não troco ele mais por qualquer carro. Se tiver que trocar tem que ser melhor do que ele. Em 1995 o carro já vinha com Abs e Airbag, sem falar no espaço incrível no interior. No banco de trás dá para cruzar as pernas sem encostar no banco da frente. Outro dia viajei com minha esposa, deitamos o banco de trás e dormimos, como se estivéssemos em casa. Motor 2.0, Injeção eletrônica, mecânica tranquila, consumo bom para o ano do carro. Amo meu carro…

  • Stark

    Ainda acho a Parati G3 a mais bonita, tanto por fora quanto por dentro.

  • toss

    me agrada muito c5 tourer e 407 sw…

  • kiko_da_bahia

    Só uma ressalva: DUSTER não é SUV.

  • Cleber Eduardo Souza

    Falou e disse tudo. tenho Uma Fielder, e não consigo achar um outro carro que esteja a altura para subistitui-la.. o carro é maravilhoso, só quem tem uma fielder sabe do que estou falando.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend