Ford Segurança Tecnologia Volkswagen

Pesquisa inglesa revela que VW Polo e Ford Focus podem ser hackeados

Pesquisa inglesa revela que VW Polo e Ford Focus podem ser hackeados

Uma apuração realizada pela revista inglesa Which? concluiu que alguns modelos da Volkswagen e da Ford apresentam falhas de privacidade e segurança. Os veículos envolvidos são o Polo SEL TSI Manual 1.0 e o Focus Titanium Automatic 1.0. De acordo com a investigação, hackers podem acessar sistemas de ambos os carros com equipamentos populares, expondo informações do proprietário e do computador de bordo.


A Which? mostra que no VW Polo, o hacker pode acessar o sistema infotainment e visualizar os dados dos proprietários, os contatos telefônicos recentes realizados no carro e também verificar o histórico do GPS. Os pesquisadores da Which? localizaram mais brechas, como ativar e desativar o controle de tração.

Já no modelo da norte-americana (Ford), a apuração mostrou que hackers conseguem invadir o sistema de monitoramento de pressão dos pneus e enviar mensagens falsas sobre a situação deles. Além disso, o criminoso pode usar essas informações para rastrear o carro. Segundo a Which?, esse tipo de ação é possível com notebook simples, comprado em lojas virtuais.

Pesquisa inglesa revela que VW Polo e Ford Focus podem ser hackeados

“A maioria dos carros agora contém sistemas de computador poderosos. O governo deve estar trabalhando para garantir que a segurança apropriada seja incorporada ao design dos carros e pôr fim a um sistema profundamente defeituoso de fabricantes que marca sua própria lição de casa em segurança tecnológica”, ponderou Lisa Barber, editora da Which?.

Procurada, a Ford informou que sistema de monitoramento dos pneus tem curto alcance e que a invasão feita pela revista foi possível devido ao uso de “antenas auxiliares facilmente visíveis”. A marca ainda disse que o sistema não é exclusivo do Focus.

Já a Volkswagen respondeu ressaltando que o sistema infotainment do Polo funciona de forma separada dos outros sistemas do veículo. No entanto, a montadora alemã concordou em analisar as informações reveladas pela Which? e vai checar o problema com o fornecer.

[Fonte: Which?]

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • Henrique12

    Imagine isso no futuro, vírus capazes de fazerem carros autônomos se acidentarem ou atropelar pessoas sem deixar culpados…

    • Marcelo Martins

      E tb roubo de carros e sequestros ..

      • Marcio Souza

        Imagina um sequestro sem o sequestrador. Como vai prender esse cara?

        • Marcelo Martins

          Sim vão poder sequestrar e roubar a distância !!

          • th!nk.t4nk

            Sejamos francos: carro autônomo será algo exclusivo pra países desenvolvidos por muito tempo. No Brasil a sinalização é horrível, e os autônomos dependem muito dela pra funcionarem bem (é só ver o quanto os Tesla piram em estradinhas rurais). Além disso um autônomo precisaria dirigir de forma muito agressiva pra conseguir se virar no trânsito brasileiro, e isso aumentaria demais o risco pras montadoras. Nenhuma empresa irá encarar isso (liability). Voltando a aplicaçao em países desenvolvidos, um exemplo: onde moro meu vizinho frequentemente deixa as janelas do carro abertas a noite toda, com o carro parado na rua. Durante o dia o povo deixa a capota aberta, mesmo na regiao central. Nenhum carro tem alarme. Por que raios alguém vai se dar ao trabalho de fazer um roubo super sofisticado, se é muito mais fácil roubar “ao vivo” e mesmo assim não fazem? O risco real é bem menor do que alguém pode imaginar quando lê uma matéria dessas no Brasil.

            • Marcelo Martins

              Sim tb acho que isso de carro autônomo é coisa para países desenvolvidos, ainda bem !!! Que bom que vc mora em lugar assim, se eu fizer o mesmo que seu vizinho provavelmente no dia seguinte devo encontrar um bilhete de agradecimento do ladrão no lugar do carro … kkkkk !!
              Acho sim que poderão ter o trabalho de fazer um roubo sofisticado se o modelo do carro for de interesse do ladrão, existem quadrilhas que agem roubando modelos previamente encomendados, principalmente carros de luxo !!

            • radiobrasil

              Mora nos EUA?

              • th!nk.t4nk

                Na Alemanha. Aqui tem boa sinalizaçao, mas nas estradinhas dos Alpes o Model 3 se perde com frequência. Se hoje o carro que tem o melhor sistema autônomo da atualidade já se atrapalha quando somem as faixas laterais, imagina numa rua de bairro no Brasil (com cachorro atravessando, crateras no asfalto, gente estacionada no meio da rua, etc). Tem que dar um prêmio pros engenheiros que conseguirem resolver isso. Acho que um dia a tecnologia chega nesse nível, mas vai demorar, tem muito chão pela frente ainda.

                • radiobrasil

                  São tantas, mas tantas variáveis/peculiaridades que o sistema precisa ser muito “inteligente” pra ser realmente seguro. Tesla sabe lidar com motoboys em congestionamentos? rsss

      • José Barbosa

        Não faz sentido. Veículos autônomos serão públicos, não terão donos. Não faz o menor sentido para boa parte do público todo o custo de propriedade de um carro quando você pode chamar um quando precisar, sem ter que pagar tributos, fazer seguro, abastecer, ter garagem etc.

        Inclusive acredito que este será um grande entrave para o Estado “liberar” e “legalizar” o carro autônomo.

        • Marcelo Martins

          Graças a Deus isso vai ser em um futuro distante e eu não estarei mais aqui !! sou das antigas quero o meu carro e eu dirigir, quero a minha liberdade e minha privacidade, esse negócio de carro autônomo não é para mim … não faço questão de muitas firulas que já existem hoje como chave presencial, central multimídia, acendimento automático de farol e para brisa (não sei qual é a dificuldade de uma pessoa ligar esses equipamentos), monitoramento de pressão dos pneus, para que isso ? é só fazer a calibragem periodicamente !! e etc … etc .. Para mim muitas dessas coisas só servem para encarecer o carro e ser mais uma fonte para dar defeito e manutenção. A única “modernidade” que acabei aceitando depois de muita resistência, isso faz somente um pouco mais de 2 anos, foi o câmbio automático !! sinto saudades do manual mas estou cansado e o conforto falou mais alto.
          Não acho que os carros autônomos serão públicos, transporte público é voltado para a massa e tem que transportar grande volume de pessoas, empresas particulares irão controlar e ao meu ver serão na sua maioria as próprias montadoras e o consumidor sempre vai pagar tributos, seguro e abastecimento mas
          fracionado e indiretamente através das tarifas cobradas para uso do carro.

  • radiobrasil

    E os veiculos da GM com on-star? Prato cheio pro Doria e Witzel rastrearem… usam chips de dados da Claro!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email