Crossovers Linha 2018 Peugeot

Peugeot 2008 2018: fotos, detalhes, versões, preço, equipamentos, motor

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O Peugeot 2008 2018 está no mercado nacional com preços entre R$ 72.990 e R$ 89.990, oferecendo duas opções de motor – 1.6 Flex de até 118 cv e 1.6 THP Flex com até 173 cv – e três de câmbio – manuais de cinco ou seis marchas e o novo automático de seis marchas – bem como vários itens de conforto, segurança e conectividade.



Nascido em 2013 na França, o Peugeot 2008 foi um desenvolvimento com base na plataforma PF1 da PSA, a mesma do Peugeot 208 e Citroën C3. Compartilhamento diversos elementos com o hatch da marca do leão, o crossover chamou a atenção logo de cara com teto elevado, frente com cara agressiva e porte bem compacto, não passando de 4,15 m.

De início, o Peugeot 2008 já atraiu o consumidor europeu, que começou a fazer filas. Isso porque ele tinha como rival o Renault Captur francês, que é do mesmo tamanho. Assim, ambos brigaram desde o início. O modelo rapidamente vendeu 200.000 unidades em menos de dois anos. Pouco tempo depois chegou ao Brasil, sendo feito em Porto Real-RJ. Atualmente ele é feito também na França, China, Malásia e Irã.

Com o Peugeot 2008, a marca francesa deu um impulso nas vendas dentro do mercado brasileiro, mas não muito. O problema ainda é a imagem da marca, muito desgastada por anos de pós-venda ruim e outros problemas. Nesse período, o crossover ainda não foi renovado, ganhando apenas a edição especial Crossway, com visual personalizado. Recentemente, ganhou câmbio automático de seis marchas, mas ainda falta o motor 1.2 Puretech Turbo e a versão esportiva GT, que assim cumpriria melhor a tarefa de portar o motor THP.

No primeiro caso, isso só deve ocorrer se o Rota 2030 exigir metas quinquenais mais rígidas, obrigando assim a introdução do pequeno três cilindros com turbo e injeção direta flex, podendo entregar 110 cv ou 130 cv. O motor casaria bem com uma atualização, ainda mais com ajustes de suspensão.

Já o Peugeot 2008 GT poderia chegar como uma alternativa ao Griffe THP, adotando elementos estéticos e calibração semelhantes aos do Peugeot 208 GT 2018. Com uma pegada mais esportiva, seria o primeiro SUV esportivo feito no Brasil, adotando rodas aro 18 polegadas, pneus de perfil baixo, suspensão 20 mm mais baixa e firme, câmbio curto, bancos esportivos, escape duplo cromado e cada ponta do para-choque, aerofólio maior, faróis de LED, cluster e volante esportivos, programação de performance no lugar do Grip Control, entre outros. Sem dúvida, seria um SUV muito interessante de se acelerar.

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Peugeot 2008 2018 – detalhes

O Peugeot 2008 2018 chama atenção pelo teto elevado da coluna B até a C. Outro destaque é o teto panorâmico, que dá um charme a mais ao crossover, mas que já é comum aos carros da marca francesa. Na frente, os faróis chanfrados com LEDs tem excelente visual. Com o leão no capô, a grade cromada tem o nome Peugeot estampado.

Na traseira, as lanternas em bumerangue tem a assinatura visual da três garras do leão, enquanto detalhes cromados envolvem as janelas e dão ao crossover um aspecto mais premium. O Peugeot 2008 2018 vem com o i-Cockpit – painel elevado, volante pequeno e multimídia voltada para o condutor, colocando os olhos na mesma altura do cluster, que é largo e de ótima visualização. Tudo isso fica sobre o pequeno volante de “kart”.

O volante tem acabamento com detalhe cromado muito bom, além de controle de cruzeiro/limitador na coluna de direção, embora tenha tirado de lá os comandos de áudio e telefonia, típicos dos franceses. Com tela de 7 polegadas, ela tem navegador GPS e informações de mídia e telefonia. Câmera de ré e o indicador de modos de terreno do Grip Control estão presentes.

O sistema tem ainda Android Auto, Car Play e Link MyPeugeot, que permite ao proprietário localizar seu veículo através de GPS em seu smartphone, armazenar histórico de condução e performance. Os bancos com couro e tecido brilhante, chamam atenção, enquanto existem outros detalhes cromados e em tonalidade tungstênio na parte central e nas portas.

Teto e colunas em tonalidade clara. Já alavanca cromada e freio de estacionamento tipo manete, ar-condicionado dual zone em preto brilhante, iluminação branca do cluster e pedais esportivos são oferecidos na versão Griffe THP. O espaço no porta-luvas é generoso. Bom de forma geral, o espaço interno é apenas razoável para quem vai atrás, mas o porta-malas tem espaço com seus 355 litros.

No Peugeot 2008 Crossway, o crossover apresenta novas cores e grafismos estilizados, que deixam o visual mais atraente. Com rodas aro 17 polegadas exclusivas, essa opção ainda tem uma padronagem em couro e tecido nos assentos.

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Peugeot 2008 2018 – novidades

O Peugeot 2008 2018 passa a ser ofertado com o novo câmbio automático de seis marchas da marca Aisin. Os modelos com o propulsor 1.6 THP segue com o câmbio manual, também de seis marchas. Outra novidade é o Peugeot 2008 Crossway, a nova versão especial que se diferencia por suas rodas de liga-leve de 17 polegadas com novo desenho e novas opções de cores, além de bancos parcialmente em couro e jogo de tapetes personalizados. Este tem motor 1.6 litro flex e câmbio automático de seis velocidades.

Outra novidade é a caixa automática Aisin de seis marchas. De acordo com a Peugeot, essa “nova transmissão automática de seis velocidades, de acordo com a Peugeot, oferece “trocas de marchas, sequenciais, bem programadas e com escalonamento preciso, tornam-se mais rápidas, suaves, lineares e agradáveis”. Ela substitui a antiga transmissão de quatro velocidades.

Essa nova caixa automática Aisin de seis marchas oferece os modos Drive (para uso no cotidiano), Eco (foco na economia de combustível), Sport (voltada para a performance) e Sequencial (trocas manuais por paddles shifts no volante).

Peugeot 2008 2018 – versões

  • Peugeot 2008 Allure 1.6 MT
  • Peugeot 2008 Allure 1.6 AT
  • Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT
  • Peugeot 2008 Crossway 1.6 AT
  • Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP MT

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Peugeot 2008 2018 – equipamentos

De série, o Novo Peugeot 2008 entrega quatro airbags (dois frontais e dois laterais), ar condicionado dual zone, direção elétrica, trio elétrico, freios a disco nas quatro rodas, ABS, sensor de estacionamento, alarme, piloto automático, rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/60 R16, LEDs diurnos, faróis de neblina, multimídia com GPS, entre outros.

Destaque para ESP e Grip Control na versão Griffe 1.6 THP StartFlex. As versões Griffe vêm com seis airbags. Outro destaque é o app Link MyPeugeot, que permite ao proprietário localizar seu veículo através de GPS em seu smartphone, bem como armazenar um histórico de condução com o veículo, inclusive com gráficos de performance.

Peugeot 2008 Allure 1.6 MT – Detalhes do painel em preto brilhante, maçanetas e difusores de ar cromados, freio de mão estilo aviação cromado, alarme, quatro airbags, ABS, freios a disco nas quatro rodas, trio elétrico, piloto automático (com limitador), faróis/lanterna de neblina, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 16, LEDs diurnos, ar condicionado dual zone, direção elétrica, grade/aerofólio/detalhes externos cromados, barras longitudinais no teto prateadas, repetidores de direção nos retrovisores, cintos de três pontos traseiros com dois apoios de cabeça, cluster com ponteiros vermelhos, computador de bordo, chave canivete, volante multifuncional em couro, coluna de direção regulável em altura e profundidade, luzes de leitura, banco do motorista com ajuste de altura, multimídia com GPS/MP3/USB/Aux/Buetooth/Link MyPeugeot, seis alto-falantes, tela de 7 polegadas touchscreen, entre outros.

Peugeot 2008 Allure 1.6 AT – Itens acima, mais volante com paddle shifts.

Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 16 diamantadas, volante com paddle shifts, frisos cromados nas janelas, colunas em preto brilhante, ponteiros brancos na instrumentação, airbags de cortina, três apoios de cabeça traseiros, banco bipartido, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro, teto panorâmico e bancos em couro/tecido.

Peugeot 2008 Crossway 1.6 AT – Itens acima, mais rodas de liga-leve de 17 polegadas com novo desenho, bancos parcialmente em couro e jogo de tapetes personalizados.

Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP MT – Itens acima, mais retrovisores e faróis de neblina com molduras cromadas, pedais de alumínio, ESP, Grip Control (TCS em cinco modos), faróis de neblina com função curva e Hill Assist (assistente de partida em rampa).

Peugeot 2008 2018 – preços

  • Peugeot 2008 Allure 1.6 MT – R$ 72.990
  • Peugeot 2008 Allure 1.6 AT – R$ 78.590
  • Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT – R$ 85.190
  • Peugeot 2008 Crossway 1.6 AT – R$ 87.190
  • Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP MT – R$ 89.990

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Peugeot 2008 2018 – motor

No Peugeot 2008 2018, o propulsor de entrada ainda é o antigo 1.6 Flex de quatro cilindros atualizado, que agora desenvolve 115 cv a gasolina e 118 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm e 16,1 kgfm tanto na gasolina quanto no etanol, obtidos a 4.000 rpm. Além da transmissão manual de cinco marchas, há opção do câmbio automático de seis marchas com os modos Drive, Sport, Eco e Sequencial.

Esse propulsor já não é mais usado na Europa, onde deu lugar ao mais moderno Puretech Turbo 1.2, que entrega de 110 cv a 130 cv. É esse motor que se espera no modelo por aqui. Por ora, a Peugeot decidiu atualizar o motor, a fim de obter melhor rendimento energético, baixando consumo e emissão de poluentes, para atender as exigências do Inovar-Auto.

Mais forte da marca no Brasil, o motor 1.6 THP Flex equipa o Peugeot 2008 2018 apenas na versão Griffe. Ele entrega 166 cv na gasolina e 173 cv no etanol, ambos a 6.000 rpm, enquanto o torque é de 24,5 kgfm a partir de 1.400 rpm. Só há transmissão manual de seis marchas nesta configuração. Este propulsor é a base da gama alta da marca francesa, equipando inclusive o importado Peugeot 3008 2018.

Peugeot 2008 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Peugeot 208 1.6 MT – 10,2 segundos e 190 km/h
  • Peugeot 208 1.6 AT – 11,9 segundos e 186 km/h
  • Peugeot 208 1.6 THP MT – 8,1 segundos e 209 km/h

Nos dois motores disponíveis, o Peugeot 2008 2018 tem uma boa performance, notadamente bem superior na versão com motor THP, mas as versões com propulsor aspirado, não reclamam tanto em serviço, visto que o peso do veículo não é assim tão elevado. O propulsor 1.6 16V StartFlex oferece 115 cv a gasolina e 118 cv, além de 16,1 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol.

Pesando em torno de 1.200 kg, ele entrega boa disposição no modelo e apresenta um desempenho moderado, mas suficiente para o foco do carro. Embora não seja tão macio ou preciso nos engates, o câmbio de cinco marchas tem relações adequadas. Rodando a 110 km/h, a rotação atinge 3.200 rpm.

Com esse propulsor, ele Peugeot 2008 2018 vai de 0 a 100 km/h em 8,,1 segundos e com máxima de 209 km/h. O consumo urbano é de 7,3 km/litro no etanol e 10,2 km/litro na gasolina. Na estrada, o crossover entrega 8,2 km/litro no etanol e 11,6 km/litro na gasolina.

Na versão com novo câmbio automático de seis marchas, o utilitário esportivo vai de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com final de 186 km/h. No consumo, porém, os números são melhores: 7,5 km/litro no etanol e 10,7 km/litro na gasolina, quando em cidade. No ciclo rodoviário, ele faz 9,2 km/litro no etanol e 13,0 km/litro na gasolina, sendo aí muito mais eficiente. Ou seja, se você viaja muito, o Peugeot 2008 1.6 AT 2018 é a melhor escolha.

Suspensão e direção mantém as mesmas características, enquanto os freios – apenas com ABS – tem desempenho razoável. O nível de ruído é um pouco alto, ficando um pouco acima do desejável. Com motor 1.6 16V, o SUV entrega um conjunto equilibrado para seu porte e potência.

No caso do Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP, a coisa é diferente. O crossover tem uma oferta de força muito boa em qualquer condição, trazendo assim um comportamento excelente no dia a dia. Flex, o propulsor da PSA entrega 166 cv com gasolina e 173 cv com etanol, enquanto o torque é de 24,5 kgfm a partir de 1.750 rpm, que significa todo torque praticamente na saída. O consumo é de 7,1 km/litro no etanol e 10,7 km/litro na gasolina, no ciclo urbano, e 8,5 km/litro no etanol e 12,4 km/litro na gasolina, no rodoviário.

Para quem prefere desempenho e conforto ao dirigir, apenas o primeiro estará disponível, pois o modelo é oferecido apenas com transmissão manual de seis marchas – um grande defeito do modelo – que poderia ser melhor explorado em termos de performance. Com bom escalonamento de marchas, o câmbio é longo a ponto de deixar o motor girando abaixo de 2.000 rpm.

Em sexta, a 110 km/h na estrada, ele gira em 2.350 rpm. Ainda assim, o 1.6 THP Flex é disposto e apresenta boas respostas, garantindo retomadas excelentes para um pequeno crossover, que não foca na esportividade. Ou seja, o Peugeot 2008 2018 tem até motor demais para suas pretensões. Há somente conjunto de pedais esportivos e mais nada que indique essa proposta. O modelo tem apenas rodas de liga leve aro 16 e um discreto defletor de ar na tampa do porta-malas.

Com 1.231 kg de peso, Peugeot 2008 2018 não poderia de deixar de andar muito, fazendo de 0 a 100 km/h e 8,1 segundos e com máxima de 209 km/h. Tudo sem chamar a atenção. No entanto, a suspensão é muito macia. Focando mais no conforto do que ao desempenho, ela nem se aproxima de um equilíbrio entre os dois, além de absorver de forma razoável as imperfeições do solo. Por conta disso, ela bate no fim do curso. Na estabilidade, o conjunto faz a carroceria inclinar além do desejado em curvas mais fechadas ou desvios de trajetória. Pelo menos há controle de estabilidade para manter tudo sob controle.

O Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP tem um diferencial no fora de estrada, que nem o Peugeot 3008 possui, apesar de ter apenas tração dianteira. O sistema Grip Control oferece cinco modos de terreno: desligado, normal, barro, areia e neve. O normal atua no dia a dia, enquanto barro, areia e neve são mais específicos. Há opção que desliga o controle de estabilidade e tração, deixando o veículo livre para rodar em terrenos adversos.

Em estradas de terra, pode-se altera-los de forma livre e sem receio da velocidade. No desempenho nesse ambiente, alguns buracos ressoam bem no interior. O Peugeot 2008 2018 se sai bem na lama, modulando a força entre as duas rodas e impedindo que o veículo fique atolado. Dá para ir a sítios, praias e outros locais com estrada de chão batido. No geral, o crossover se comporta bem até, apesar dos detalhes negativos.

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Peugeot 2008 2018 – consumo

Cidade

  • Peugeot 2008 1.6 MT – 7,3 km/litro no etanol e 10,2 km/litro na gasolina
  • Peugeot 2008 1.6 AT – 7,5 km/litro no etanol e 10,7 km/litro na gasolina
  • Peugeot 2008 1.6 THP MT – 7,1 km/litro no etanol e 10,7 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Peugeot 2008 1.6 MT – 8,2 km/litro no etanol e 11,6 km/litro na gasolina
  • Peugeot 2008 1.6 AT – 9,2 km/litro no etanol e 13,0 km/litro na gasolina
  • Peugeot 2008 1.6 THP MT – 8,5 km/litro no etanol e 12,4 km/litro na gasolina

Peugeot 2008 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.6 Flex

Preços 1.6 THP Flex

10.000 km

R$ 464

R$ 496

20.000 km

R$ 734

R$ 772

30.000 km

R$ 464

R$ 496

40.000 km

R$ 734

R$ 1.156

50.000 km

R$ 636

R$ 496

60.000 km

R$ 734

R$ 772

Peugeot 2008 2018 – ficha técnica

Motor

1.6 Flex

1.6 THP Flex

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Turbo, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1587

1598

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

12,5:1

10,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 115 cv @ 5750 rpm / Etanol: 118 cv @ 5750 rpm

Gasolina: 166 cv @ 6000 rpm / Etanol: 173 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 16,1 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 16,1 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 24,5 kgfm @ 1400 rpm / Etanol: 24,5 kgfm @ 1400 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / Automático 6 marchas

Manual 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16  polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas

Pneus

205/60 R16

205/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4159

4159

Largura sem retrovisores (mm)

1739

1739

Altura (mm)

1583

1583

Distância entre os eixos (mm)

2542

2542

Capacidades

Porta-malas (litros)

355

355

Tanque (litros)

55

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1183 (MT) 1215 (AT)

1231

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

Peugeot 2008 2018 – fotos

5.0

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