Crossovers Peugeot SUVs

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Versão topo de linha do crossover compacto da francesa Peugeot no Brasil, o Peugeot 2008 Griffe oferece a maior oferta de equipamentos dentro da linha do carro e também é o único da gama que dispõe da opção do bom motor 1.6 THP turbo flex com transmissão automática.


O carro tem preços que variam de R$ 91 mil a R$ 105 mil e, apesar da cifra elevada, é um dos mais em conta considerando as configurações topo de linha dos principais crossovers compactos à venda no Brasil.

Para se ter uma ideia, a configuração intermediária do Honda HR-V, a EX, custa R$ 103 mil, com motor 1.8 aspirado e uma dose a menos de equipamentos.

Abaixo, você pode conferir todos os principais detalhes do 2008 Griffe no Brasil:

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Peugeot 2008 Griffe – história

2008 Griffe chega ao Brasil em 2015

O Peugeot 2008 foi apresentado aos brasileiros no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014 e chegou às concessionárias em abril de 2015. O modelo Griffe era o mais caro e completo da gama. O 2008 Griffe foi lançado nas configurações 1.6 manual por R$ 71.290, 1.6 automática por R$ 74.990 e 1.6 THP manual por R$ 79.590.

Havia também a configuração de entrada Allure, com preços de R$ 67.190 com câmbio manual e R$ 70.890 com câmbio automático.

Tinha motor 1.6 flex aspirado de até 122 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades, ou 1.6 THP turbo flex de até 173 cv, ainda só com transmissão manual de seis velocidades.

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Peugeot lança série 2008 Crossway em 2016

Em setembro de 2016, a Peugeot passou a vender o 2008 Griffe na nova série especial Crossway, limitada a 500 unidades. O modelo foi lançado com motor 1.6 flex aspirado de 122 cv e câmbio automático, com preço de R$ 83.690.

Entre os diferenciais, oferecia rodas de liga-leve aro 16 pintadas na cor cinza, adesivos laterais, caixas de roda pintadas em preto, bancos em couro com o nome da versão bordado nos encostos e tapetes personalizados. Além disso, o 2008 Crossway foi vendido somente na cor branca.

Peugeot 2008 ganha câmbio automático de seis marchas em 2017

Pulando para agosto de 2017, a Peugeot lançou uma nova transmissão automática para o 2008. O modelo com motor 1.6 flex aspirado de 122 cv abandonou a caixa de quatro velocidades e adotou um novo câmbio automático de seis marchas da japonesa Aisin, ofertada também no hatch 208.

Com o novo câmbio, o 2008 Griffe AT passou a custar R$ 85.190, enquanto o 2008 Crossway AT passou para R$ 87.190.

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

2008 com novo visual e versão Griffe THP automática em 2019

A linha reestilizada do Peugeot 2008 chegou ao Brasil em agosto de 2019. O crossover compacto ganhou uma nova grade frontal, para-choques redesenhados, capô com linhas mais horizontais, molduras pretas nas caixas de roda, novas rodas de liga-leve, entre outros.

A principal novidade, porém, foi a chegada do 2008 Griffe THP com transmissão automática de seis velocidades, algo aguardado desde a estreia do carro por aqui. Com essa nova configuração, o carro acirrou a sua briga com modelos como Citroën C4 Cactus, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e Honda HR-V.

Novo Peugeot 2008 Griffe THP In Concert em 2020

Mais recentemente, em fevereiro de 2020, a Peugeot lançou uma nova série especial para o 2008 Griffe. Por R$ 104.990 (ou R$ 1.500 a mais que o Griffe THP convencional), o 2008 In Concert by JBL se diferencia pelo sistema de som assinado pela marca norte-americana.

Ele traz um conjunto composto por quatro alto-falantes de 180 watts, dois tweeters de 135 watts, amplificador de áudio e subwoofer slim de 200 watts. Traz também um badge da versão nos para-lamas dianteiros e o logotipo da JBL no painel.

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Peugeot 2008 Griffe – detalhes

O Peugeot 2008 tem um visual agradável e interior com desenho moderno. O principal destaque do carro fica por conta do painel do tipo “cockpit”, com volante pequeno e painel de instrumentos com visualização acima do volante. Trata-se da mesma solução encontrada nos outros carros 0 km da Peugeot.

O acabamento é dentro do padrão da categoria, com plástico por todos os lados, mas com materiais com boa textura e encaixes benfeitos. O volante na configuração Griffe tem revestimento em couro e um detalhe em alumínio na parte inferior.

É possível citar ainda como destaque alguns recursos como o teto de vidro panorâmico fixo, ar-condicionado automático digital de duas zonas, sensores de chuva e de luminosidade, entre outros.

Todavia, ele peca pelo espaço um tanto quanto limitado e pelo porta-malas com capacidade para 355 litros de bagagens, um dos menores do segmento. O espaço é suficiente para dois adultos e duas crianças ou, no máximo, quatro adultos e uma criança.

Outro grande deslize do 2008 Griffe é a ausência dos controles eletrônicos de estabilidade e tração no modelo com motor 1.6 flex. Estes recursos podem ser vistos somente no modelo Griffe THP, que passa dos R$ 100 mil. Ao menos eles vêm com seis airbags de série.

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Peugeot 2008 Griffe – versões

A versão Griffe do Peugeot 2008 2020 está disponível em três configurações diferentes, sendo uma com motor 1.6 flex aspirado e câmbio automático e outras duas com o 1.6 THP turbo flex e transmissão automática. Destas, uma delas é uma série especial com produção limitada.

Veja abaixo todas as configurações do crossover compacto:

  • Peugeot 2008 Griffe 2020
  • Peugeot 2008 Griffe THP 2020
  • Peugeot 2008 Griffe In Concert by JBL THP 2020

Peugeot 2008 Griffe – equipamentos

Peugeot 2008 Griffe 2020

Segurança: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), freios com sistema ABS (antiravamento) e REF (distribuição eletrônica de frenagem), faróis de neblina dianteiros com cornering lights, lanterna traseira de neblina, luzes de condução diurna em LED, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, cinto de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, limpador e desembaçador do vidro traseiro, sinalização de frenagem de emergência, repetidores de seta laterais nos retrovisores, alarme perimétrico, entre outros.

Conforto: ar-condicionado automático digital de duas zonas, vidros elétricos nas quatro portas com sistema one touch e antiesmagamento par o motorista, direção elétrica progressiva, retrovisores externos elétricos, travas elétricas, faróis com acendimento automático, piloto automático e limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, chave tipo canivete, sensor de chuva, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de liga-leve de 16 polegadas com desenho “Áquila” e acabamento diamantado, teto de vidro panorâmico, volante com revestimento em couro, freio de mão tipo “aviação”, barras de teto na cor Preto Onyx, moldura nas caixas de roda, bancos revestidos em couro, entre outros.

Tecnologia: central multimídia Peugeot Connect Radio com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, comandos no volante para rádio e Bluetooth, modo de condução “Eco”, indicador de mudança de marcha, computador de bordo, câmera de ré, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

Peugeot 2008 Griffe THP 2020

Segurança: recebe controle eletrônico de estabilidade e controle de tração.

Tecnologia: ganha seletor de modos de terreno Grip Control (com os modos padrão, areia, neve, lama e ESP Off).

Peugeot 2008 Griffe In Concert by JBL THP 2020

Visual e acabamento: agrega o logotipo da versão nos para-lamas dianteiros e um logotipo JBL no canto direito do painel.

Tecnologia: traz sistema de som premium JBL com quatro alto-falantes de 180 watts, dois tweeters de 135 watts, amplificador de áudio e subwoofer slim de 200 watts.

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Peugeot 2008 Griffe – preços

Veja abaixo os preços do Peugeot 2008 2020 nas versões Griffe:

  • Peugeot 2008 Griffe 1.6 Flex AT 2020: R$ 90.990
  • Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP Flex AT 2020: R$ 103.490
  • Peugeot 2008 Griffe In Concert by JBL 1.6 THP AT 2020: R$ 104.990

Peugeot 2008 – cores

Confira a seguir as cores disponíveis para o 2008 Griffe na linha 2020:

  • Vermelho Rubi (sólida, sem custo adicional)
  • Preto Perla Nera (metálica, por R$ 1.290 adicionais)
  • Cinza Aluminium (metálica, por R$ 1.290 adicionais)
  • Marrom Dark Carmin (metálica, por R$ 1.290 adicionais)
  • Cinza Grafito (metálica, por R$ 1.290 adicionais)
  • Branco Nacré (perolizada, por R$ 1.690 adicionais)

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Peugeot 2008 Griffe – motores

Debaixo do capô, o 2008 Griffe em sua configuração de entrada esconde o motor 1.6 EC5 VTI flex de quatro cilindros em linha, bastante conhecido entre os modelos nacionais da Peugeot. Ele consegue gerar 115 cavalos de potência na gasolina e 118 cv no etanol, a 5.750 rpm, e torque de 16,1 kgfm com ambos os combustíveis, a 4.000 rpm.

Junto a ele está uma transmissão automática de seis velocidades, que dispõe dos modos Drive, Sport, Eco e Sequencial.

Já o 2008 Griffe THP é equipado com o bom 1.6 THP flex de quatro cilindros, equipado com recursos como duplo comando de válvulas no cabeçote, turbocompressor do tipo twin-scroll com bomba eletrônica de alta pressão, injeção direta sequencial de combustível, cabeçote com dois eixos de comando de válvulas, bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo.

Tal propulsor é capaz de entregar potência de 166 cavalos quando abastecido com gasolina e 173 cv com etanol no tanque de combustível, sempre a 6.000 rpm. Já o torque é de 24,5 kgfm independente do combustível utilizado, que surge já a partir de 1.400 giros.

A transmissão também é a automática de seis velocidades, com os modos Drive, Sport, Eco e Sequencial. Outro recurso desta configuração é o Grip Control, um sistema com cinco modos de ajustes (padrão, areia, neve, lama e ESP Off) que auxilia o motorista na direção ao otimizar o conjunto mecânico de acordo com o terreno.

Ainda falando sobre o conjunto mecânico, o carro tem suspensão dianteira do tipo McPherson independente, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra estabilizadora. Já a traseira é formada por travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra estabilizadora.

Ele conta também com freio a disco nas quatro rodas, sendo discos ventilados no eixo dianteiro e discos sólidos no eixo traseiro. A direção conta com assistência elétrica variável.

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Peugeot 2008 – consumo

Conforme os números do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do 2008 são os seguintes:

Peugeot 2008 Griffe 2020

  • Consumo de 7,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,5 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “C” na comparação relativa na categoria e na comparação absoluta geral do Inmetro.

Peugeot 2008 Griffe THP 2020

  • Consumo de 7,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,6 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “C” na comparação relativa na categoria e na comparação absoluta geral do Inmetro.

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Peugeot 2008 – desempenho

A Peugeot divulga os seguintes números de desempenho do Peugeot 2008 nas versões Griffe e Griffe THP:

Peugeot 2008 Griffe 2020

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,7 segundos com gasolina;
  • Velocidade máxima de 186 km/h com etanol e 185 km/h com gasolina.

Peugeot 2008 Griffe THP 2020

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos com etanol e 8,3 segundos com gasolina;
  • Velocidade máxima de 209 km/h com etanol e 206 km/h com gasolina.

Peugeot 2008 Griffe: preços, equipamentos, motor, consumo, desempenho

Peugeot 2008 – garantia e revisões

A Peugeot comercializa toda a linha 2008 com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

Fora isso, a marca dispõe do programa “Peugeot Total Care”, com 10 benefícios para o consumidor. Entre eles, revisões agendadas com entrega do carro em até 24 horas (se não cumprir, o cliente não paga), apresentação das peças substituídas no carro no momento da entrega, entrega do veículo lavado após a revisão e em data e hora combinada, empréstimo de outro Peugeot nos casos em que o reparo ultrapasse mais de quatro dias (mesmo com o veículo fora da garantia), serviço de reboque gratuito durante oito horas em casos de pane ou colisão, entre outros.

Abaixo, você pode conferir os preços tabelados das revisões do 2008 2020:

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.6 Flex

Preços 1.6 THP Flex

10.000 km

R$ 472

R$ 560

20.000 km

R$ 820

R$ 926

30.000 km

R$ 472

R$ 560

40.000 km

R$ 1.087

R$ 1.326

50.000 km

R$ 472

R$ 560

60.000 km

R$ 820

R$ 926

Peugeot 2008 Griffe – ficha técnica

Motor

1.6 Flex

1.6 THP Flex

Tipo

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Dianteiro, transversal, turbo, gasolina e etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.587

1.598

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

12,5:1

10,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima

115 cv com gasolina e 118 cv com etanol, a 5.750 rpm

166 cv com gasolina e 173 cv com etanol, a 6.000 rpm

Torque Máximo

16,1 kgfm com gasolina ou etanol, a 4.000 rpm

24,5 kgfm com gasolina ou etanol, a 1.400 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de 6 marchas

Automático de 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 16  polegadas

Liga-leve de 16  polegadas

Pneus

205/60 R16

205/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.159

4.159

Largura sem retrovisores (mm)

1.739

1.739

Altura (mm)

1.583

1.583

Distância entre os eixos (mm)

2.542

2.542

Capacidades

Porta-malas (litros)

355

355

Tanque (litros)

55

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1.216

1.248

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

Peugeot 2008 Griffe – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Christian

    Exemplo clássico da (falta de) estratégia da Peugeot no Brasil.

  • Daniel Pirolli

    Eu quis esse carro com essa configuracao desde quando foi lançado com as outras configuraçoes, isso deve ser a uns 4 anos sei la kkkk hj nao da mais ne. Muito atrasado, mas muito mesmo.

  • Raul Amoretti de Souza

    Eu tenho um Peugeot 2008 e ele sofre com um barulho no ar-condicionado que me irrita muito. Ao ligar o AC começa um ronquinho metálico e conforme a rotação do motor ele aumenta! Achei muito vergonhoso iss. Levei na Peugeot e me falaram que é uma característica do produto. Peguei um carro de teste drive e analisei e realmente o barulho está lá! Dá para perceber bem este barulho quando se está em alta rotação e se desliga o AC.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email