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Peugeot 208 GTi terá motor 1.6 Puretech Turbo de 225 cavalos

Peugeot 208 GTi terá motor 1.6 Puretech Turbo de 225 cavalos

O Peugeot 208 de nova geração apareceu em Genebra, mas de forma incompleta. Afinal, a desejada versão esportiva GTi não deu as caras na mostra suíça, aumentando os rumores sobre sua motorização e cavalaria. Mas, agora parece que o mistério acabou, pois num configurador de cotação de peças online da Peugeot, surgiu a identificação do propulsor.


Na lista de motores do Novo 208, apareceu o código EP6FADTX/EU63. Esta designação se refere ao motor 1.6 Puretech Turbo de 225 cavalos, o mesmo usado pelo Peugeot 508 em sua versão mais potente. Trata-se de uma evolução do 1.6 THP, que conhecemos muito bem. Na versão mais fraca, ele oferece 180 cavalos.

Com este propulsor e, evidentemente, transmissão manual de seis marchas, o Peugeot 208 GTi 2020 deverá ser bem rápido. A escolha do motor parece seguir a lógica de não criar mais variantes custosas no portfólio da marca francesa e se espera que este Puretech Turbo 225 seja usado em outros carros do portfólio.

Peugeot 208 GTi terá motor 1.6 Puretech Turbo de 225 cavalos


Tendo quatro cilindros com turbo e injeção direta, o Puretech Turbo 225 exclui então as chances de um Puretech Turbo 1.2 com 200 cavalos, um projeto que surgiu junto com a plataforma CMP em 2013. Inicialmente, previa-se que os compactos com essa base modular usariam somente motores de três cilindros a gasolina.

Hoje, porém, isso já é realmente passado, pois o Novo 208 usa até motor diesel de quatro cilindros, algo que era considerado quase fora de cogitação há pouco tempo atrás. Em contrapartida, o hatch ganhou o 1.2 Puretech Turbo de 156 cavalos, que irá substituir o antigo 1.6 THP de 165 cavalos, usado atualmente no Brasil.

Por aqui, o Peugeot 208 GT usa o THP Flex padrão com até 173 cavalos e devidamente manual, mas a próxima geração, que será feita na Argentina, poderia estrear o Puretech Turbo 180, que daria um plus no desempenho do hot hatch localizado e, quem sabe, iniciar a substituição do THP Flex.

[Fonte: L´Argus/Projeção: Kleber Silva]

Peugeot 208 GTi terá motor 1.6 Puretech Turbo de 225 cavalos
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Gabriel

    Golf GTI Killer

    • Ricardo

      Haha. Pode ser do Polo GTi, mas do Golf nunca!

      • Gabriel

        Só não vai bengar aqueles Golf cabuloso la, tipo Golf R.
        do GTI para baixo vão tomar (pelo menos na geração atual do Golf)
        É meu palpite, aguardo agora sair os videos dos rachas no futuro próximo para comprovação.

        208 é leve pra car4lho, e tem quase a mesma potencia maxima (resta saber a distribuição de potencia durante a faixa de giro que é o que realmente importa na questão de motor)

        • Ricardo

          Apesar da potência, num 1.6 isso fica difícil, vide o Civic Si.

          • Gabriel

            Em plena era turbo, é fod4 ver que ainda tem gente que acha que cilindrada importa tanto assim.
            É bonita e nostálgica a frase “não há substituto para o deslocamento” mas na verdade existe e se chama pressão.
            Esse 1.6 ai tem maior deslocamento que o 1.5 do SI, é mais potente, provavelmente tem maior disponibilidade de potencia em toda a faixa principalmente em baixa, e o 208 é bem mais leve que o SI, para performance faz toda a diferença.

            • Ricardo

              Para um 1.6T chegar na potência de um 2.0T, o turbo tem que ser maior, mas normalmente na prática, o desempenho não se assemelha e a durabilidade diminui.

              • Gabriel

                Desempenho pode ser superior tranquilamente, certamente não vai ser tão duravel quanto um aspirado ou algo com menor pressão.
                Eu mesmo sou fã de motor maior .
                Mas esse 208 é mto consistente a possibilidade de bengar (nao por mto) os golf 220 e 230cv

      • Thiago

        Mini JCW anda na frente de GTI com potência parecida.

        • Ricardo

          E é mais caro, menor e mais feio!

          • Gran RS 78

            Mais feio? Nunca!

    • Dudu Pimentel

      Nem são concorrentes kra…quer comparar, compare com os concorrentes.

      Clio RS, Fiesta ST, Polo GTI…

      • Gabriel

        Por um acaso eu disse que são concorrentes?
        Interpretação de texto fera.

        • Cláudio Modesto

          Quando vc diz killer, quer dizer concorrente, fera.
          Senão as McLaren, Ferraris é Teslas entram na brincadeira.

          • Gabriel

            Não.
            Apenas que vai bengar, que vai ser um “assassino” de Golf Gti nos rachas.
            Assim como Up TSI assassina meio mundo e não são seus concorrentes.

            Não necessariamente os carros precisam ser concorrentes direto para ter performances parecidas.

        • Dudu Pimentel

          Ah tá…Mercedes A250 killer Golf GTI

    • andrei petreira

      MINI JOHN COOPER WORKS Killer o Golf GTI

    • Zaskia Gotik

      veja “Green Book” neste site! todos os filmes disponíveis !! copie o blog aqui: FAMILYSERIESHD.BLOGSPOT.COM

    • Cláudio Modesto

      Killer é um termo meio forte.
      308 GTi talvez.
      Mesmo assim são alhos e bugalhos, certo?

  • Vitor

    Tanto o Sandero RS quanto o Peugeot 208 GT vendem pouco no Brasil, principalmente o Peugeot que é raro de se ver. Nem sei se o GT tem fôlego para justificar sua continuidade no Brasil, a Peugeot vem enxugando sua produção que mesmo possuindo bons carros não consegue deslanchar em vendas.
    A Renault por sua vez é das marcas francesas até agora a única que conseguiu se estabelecer no mercado brasileiro. Interessante notar que a Renault é muito criticada por Trazer pra cá produtos para mercados emergentes baseados na marca Dacia, mas graças também aos seus preços mais competitivos vendem relativamente bem.
    A Peugeot que ao longo desses anos manteve as vendas aqui de carros com configurações interessantes, bons motores e equipamentos ficou semi esquecida. Detalhe, as duas tem fábrica aqui.

    • Danillo Santos

      Acho que o 208 só ressuscita quando vier a nova plataforma. Será um player interessante no nosso mercado

      • Dudu Pimentel

        E quem disse que ele saiu de linha? Procure se informar melhor!

        • Gabriel

          Ele é que não disse.
          Procure aprender a interpretar texto antes.

          • Ernesto

            Na verdade quem está errado nessa “discussão” é você. O Danillo falou “o 208 só ressuscita”, ou seja, para ressuscitar, precisa estar morto. Então o Dudu Pimentel perguntou: “E quem disse que ele saiu de linha?”. Se você não entendeu a pergunta, então pense que morrer = sair de linha.
            Procure aprender a interpretar texto antes.

            • Gabriel

              Mais um com problemas de interpretar, o Danillo Santos se refere a estar morto no mercado, baixas vendas.
              Não é uma frase denotativa e sim conotativa. até pq se você for analisar dessa forma, então o carro teria de ser um ser vivo, o que obviamente não é.
              Você e o outro cara interpretam as coisas pela metade.

              O ditado “para um bom entendedor meia palavra basta” não se refere a vocês dois.

              • Dudu Pimentel

                Não realmente…vc está certo…
                Estar morto sempre significou que “não está mais” (no caso, não está mais à venda) e ai de repente pq VC disse, deixou de ser isso…kkkkkk, vc está fazendo uma salada, misturado sentido figurado com realidade, uma coisa distinta da outra…não tem nem foto, como poderia saber argumentar? Argumentos fracos, sem nexos = perda de tempo de discutir. Fica na paz, amigo! :D

            • Dudu Pimentel

              Obg…kra, finalmente alguém que sabe das coisas…as pessoas tem mania de pensar uma coisa e dizer outra e querer que vc advinhe oq que ele pensou…nós NÃO podemos ler mentes, então, pense e leia antes de digitar…se achar que não é aquilo que vc queria dizer, mto simples: edite (conhece essa função, sr Danilo? Um tão instruído feito vc, deveria conhecer né)

          • Dudu Pimentel

            Vc quem devia voltar para as aulas de interpretação de texto…ele pode até pensado no “vender pouco”, mas ao escrever “ressucitar”, ficou subentendido que o carro parou de ser comercializado, oq não é vdd.

            • Gabriel

              Interpreta as coisas pela metade e não entende nada.
              É mais burro do que eu tinha achado kkkkkkkkkk

              • Dudu Pimentel

                Percebe-se que a pessoa carece de argumentos quando começa xingar os outros…e com gente assim eu vou fazer oq pessoas maduras fazem: não discutir e deixar que seja fique feliz por ganhar uma discurssão…então fique na paz ;)

        • Danillo Santos

          Acho que me expressei mal, quando disse “ressuscitar” não quis dizer que o carro saiu de linha, mas que vende pouco. Talvez tenha sido uma figura de linguagem sofisticada demais pra vc….

          • Dudu Pimentel

            Meu amigo, até aonde eu sei, ressucitar, significa voltar a viver e no caso vc usou uma metáfora aonde ressucitar da a ideia de voltar a vender, ou seja, atualmente não vende mais, oq que não é verdade, pois ele (208) vende pouco, que é diferente de não vender.

            • Eric PB

              Concordo com a argumentação do Daniel e do Danilo Santos. Que a treta começe.

            • Danillo Santos

              ressuscitar
              verbo
              1.
              transitivo direto
              restituir à vida.
              “Jesus ressuscitou os mortos”
              2.
              intransitivo
              tornar a viver; ressurgir.
              “para os homens sem fé, ninguém ressuscitará”
              3.
              transitivo direto
              FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE
              tornar mais vivo, mais desperto.
              Partindo do pressuposto de que um carro não é um ser vivo, o termo ressuscitar não se aplica no sentido próprio, sentido denotativo. Assim sendo, nos resta o sentido conotativo (também conhecido como sentido figurado) expresso no tópico 3 “tornar mais vivo, mais desperto”.

              • Dudu Pimentel

                Pagar de letrado na internet é fácil…qualquer um faz meu amigo…mas pelo menos faça direito né prá não passar vergonha na internet…mas vamos lá…

                Vc mesmo comprovou que eu estou certo, pois vc usou errado o verbo ressucitar de forma figurada, pois pela definição, ressucitar em outras palavras quer dizer “estava morto e voltou a viver” (justamente como Jesus e o pássaro Fênix), e como no mundo automotivo, dá-se como “morto” um carro que não vende mais e o carro em questão apenas vende muito pouco, ele não morreu, mas sim está morrendo.

                • Danillo Santos

                  Cidadão, eu não usei o verbo errado no sentido figurado, se vc é burro e não entendeu, estude mais e não fique arrotando valentia na internet!
                  Ressuscitar admite SIM o sentido de reanimar, de reerguer! Leia a definição ou procure outro dicionário! Aff

                  • Dudu Pimentel

                    Ah tá, vlw…em 25 anos ressucitar sempre foi = voltar a viver, e agora VC veio aqui e vai mudar isso…vc é o bichão mesmo hein, doido…

                    • Danillo Santos

                      Vai procurar uma escola seu analfabeto! Falando esse monte de gírias de aprendiz de office boy e vem querer dar aula de gramática!

                    • Dudu Pimentel

                      E dai que eu estou flando gírias? Por acaso tem regras prá usar gírias? Que eu saiba não…agora se fosse um ditado, ai sim tem…vc não sabe conversar pq é metido a culto e acha que sabe tudo (mas na realidade, quer ser o maioral e ninguém pode discordar de todo o seu conhecimento magistral…hahahaha)…a típica pessoa que quando lhe falta argumentos, xinga os outros para querer ficar por cima, que aqui é conhecido como imaturo.E com gente assim, não vale a pena conversar…então fique ai com seus conhecimentos, com seu jeito metido, mas tb na paz, blz? Um grande abç e um domingo prá ti ;)

    • Essas versões esportivas são muito voltadas ao marketing do produto. A intenção não é volume de vendas para ela.
      Eu tinha muita vontade de ter um 208 GT na garagem. Mas é um carro complicado para uso familiar. Na venda para CNPJ dá pra levar um para casa desembolsando coisa de R$ 74 mil.

    • Gabriel

      Lembre-se, não é atoa que Onix vende pra caramba por aqui.

    • João Vitor

      Justamente o fato da Renault trazer os Dacia para cá ,que fazem eles serem ‘ bons de venda’. Os PSA são feitos mais próximos ao padrão europeu,em tecnologia,acerto mecânico, ai quando começa a rodar aqui nas condições brasileiras de vias e manutenções porcas dos donos o carro começa a dar pau direto.Ai o dono em vez de colocar pecas de qualidade ,dar uma devida manutenção no carro , acha mais fácil falar que a marca é uma porcaria, se a Renault trouxesse os projetos dela de primeira linha, também sofreria o mesmo problema dos PSA.

    • FREDRED

      Estou muito feliz com meu Rs, nunca dirigi na vida um carro que faça curva de forma espetacular e uma estabilidade idem, se o 208 vier com um puretech Turbo de pelo menos uns 150 cv e tiver uma calibração de estabilidade parecida com o Rs eu troco de carro! Ah quase esqueci, sendo câmbio manual, se for at não compro nunca.

    • T1000

      Podem colocar um motor de ouro que este carro ainda vai ter um problema: ser um Peugeot

  • Ricardo

    Bonito hein! Mas não consigo mais ter vontade de ter um Peugeot, era fã nos anos 90.

  • Essas molduras das caixas de roda não colaram no desenho desse carro. São adereços voltados para a roupagem SUV, não acho de bom gosto para um hatch “normal”.

    • Felipe Rocha de Assis

      Pior que eu gostei..

    • Foonoslew

      Também achei estranha desde a primeira vez que vi… Mas de certa forma parece que se simplesmente tirarem também não ia ficar legal…

    • Gomes

      é uma imagem “randerizada” ainda

    • Jurandir Filho

      Achei legal, o Argo HGT eu acho bacaninha… :)

  • Ric53

    Agora que a PSA é a dona da Opel, vou deixar um pedido aqui: ressuscitem o Calibra e RCZ de uma vez usando a mesma plataforma e powertrain! pfv nunca te pedi nada e isso seria o máximo!

    • Gabriel

      Amem!!
      Maior pecado do RCZ é ser manco, todo aquele visual lhe inspira a crer que debaixo do capo deve ter ao menos algo como um 5 ou 6 cilindro turbo na faixa dos 300cv.

      • Ric53

        Aí pega um 2.0 turbo da Opel na prateleira e BUM! Sucesso

      • leomix leo

        Aqui na minha rua passa um RCZ, lindo, o ronco do escape modificado entrega o seu motor, kkkkkk
        Só faz barulho, andar que é bom nada…

      • Gran RS 78

        Na verdade o RCZ é “manco” o modelo que a Peugeot importou para o Brasil, pois na Europa ele era vendido com 200cv.

        • Gabriel

          To ligado, mas 200cv ainda é pouco pela aparência, que nem o audi TT.

      • Gomes

        Manco aqui, pq por questões de custo, usaram o mesmo motro do resto da gama, na Europa o RCZ-R chegou a ter 270cv…. mas a PSA/Opel abandonou projetos que são custosos de mais e não muito lucrativos. Vejam que o 208, a contrário do Clio, não tem sequer a variante SW.

        • Gabriel

          Tenho ciencia disso, la fora era vendida em 2 versões, uma mais de boa e outra mais apimentada.
          Mas pelo que o carro inspira, a versão de 270cv tinha que ser de entrada e ter algo maior, é um desperdício ser só isso kkkkkkk

  • Jurandir Filho

    Esse 208 tá matador, com certeza entrará na minha lista de aquisição daqui alguns anos, uma configuração ideal seria 1.2 thp com uns 130 cv, esp e toda sopa de letrinhas, além daquela painel digital maravilhoso…

  • andrei petreira

    Se o atual 208 GTI já é divertido, esse deve ser sensacional.

  • Vitor

    Se a anfavea não conseguir matar o livre mercado (por deus que não consiga) vai vir importado e vai valer a pena.

    • Jurandir Filho

      a versão “civil” virá da Argentina, acredito que a PSA não irá importar da frança o GT, mais fácil adaptar o nosso thp flex e adicionar o cambio automático, como o cactus

      • Vitor

        Seria uma pena se acontecesse mas BRAZEL né.

        • Jurandir Filho

          O 1.6 thp (173cv) já é mais que suficiente pro peso do carro e outra, versão esportiva não vende, é só pra marketing mesmo…

  • Diego Honorato

    Cosplay de Audi A1….

  • Gran RS 78

    Essa porta traseira pequena demais ficou meio estranho no desenho desse novo 208, pelo menos nas fotos, espero que ao vivo isso seja diferente.

  • Dreidecker

    Ah o Puretech 1.2 Turbo de 156 cavalos no Brasil…

  • 4lex5andro

    Muito bonito esse padrão de design dos Peugeot mais novos, tanto no 301, quanto no 308 e agora no 208.

    Entretanto esse hatch, assim como os outros dois modelos, dificilmente vem pro BR.

  • Edson Fernandes

    E pensar que essa variante no 508 é automatica….poderiam dar essa opção no 208 “GT”.

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